O futebol português está em alta. Nos anos anteriores a exposição mediática vinha por via indirecta, por via dos feitos individuais de Mourinho e Ronaldo, cada um na sua função considerados os melhores do mundo. Este ano, com 3 equipas nas meias-finais da Liga Europa, o feito é também colectivo, acrescido da consagração do treinador português: dos 8 treinadores nas meias-finais das competições europeias, metade são portugueses! Se esse é um mérito que deve ser realçado e celebrado convém também não esquecer que este é o mesmo futebol que há anos se contorce para aprovar os estatutos da FPF, dos ordenados em atraso, das pedras que caem dos viadutos, dos Olegários e Lucílios. Se o nosso futebol é o que é podia ser seguramente muito melhor. Parabéns ao Braga, ao Benfica e ao Porto.
O sucesso destes clubes passa muito pela competência dos seus técnicos e deve também ser tributado a quem teve a responsabilidade da escolha. Não deixa de ser curioso que este quarteto tem alguma ligação, mesmo que remota, ao Sporting. Mourinho foi profissional no Sporting ao tempo de Bobby Robson e foi “nosso” treinador por umas horas. Villas Boas terá mesmo sido contratado, sendo substituído por Paulo Sérgio, num erro histórico de consequências que se sabem e outras que nunca poderão ser quantificadas. Jesus, diz a lenda, é sportinguista e que estava de prevenção até ouvir o fatídico “Paulo Bento forever”, para de seguida assinar pelo SLB. Domingos é dado como certo mas carece de confirmação.
Sem querer diminuir o trabalho notável de AVB, e independentemente do que venha a ser o futuro, seja no Sporting ou noutro lado, Domingos é a grande surpresa e o grande vencedor neste lote. Por lutar com meios muito mais limitados que os outros dois clubes e mesmo assim ter conseguido arrumar ou “simplesmente” derrotar colossos como Sevilha, Liverpool, Arsenal, Dínamo Kiev. O jogo de ontem foi a confirmação que Domingos, além dos predicados técnicos possa ter ou não, é um líder. A eliminatória foi conseguida não só porque Domingos soube anular o melhor do Dínamo, soube superar as contrariedades sem lamechices – 13 jogadores disponíveis, defesa reconstruída, 1 hora a jogar em inferioridade – e soube ter sorte. Ficou a ideia que se Domingos pedisse aos seu jogadores para jogarem a meia-final imediatamente a seguir eles o fariam.
Obviamente que custa ver o Sporting fora deste lote mas convém lembrar que em 2005 estávamos nós sozinhos na final. Mas é bom que percebamos que o Sporting não precisa apenas de melhorar o seu plantel. É importante ter uma boa equipa, ter um bom treinador, um bom departamento de futebol, que tudo isto seja suportado por dirigentes competentes. Mas esta equação nunca estará completamente resolvida sem a participação dos adeptos. O Sporting no seu todo precisa de ser um clube melhor do que tem sido nos últimos anos para que os seus resultados possam também ser melhores. Nós precisamos de um Sporting melhor e creio que o futebol português também! Façamos por isso.
E pensar que perdemos a eliminatória com os Rangers, nos ultimos minutos do jogo...é muito frustrante.
ResponderEliminarE agora fazendo um pouco de especulação...o Sporting pode ter como novo treinador, o campeão da UEFA. Nesta fase, acho tudo possivel!
P.S Off topic, li hoje que o tribunal rejeitou a providencia cautelar interposta pelo BdC
SL
Todos nós gostaríamos de ver o Sporting neste restrito lote de semi-finalistas. Já lá estivemos e não foi há muito tempo. Talvez se tivéssemos tido uma semana de felicidade, hoje as coisas seriam diferentes ou talvez não.
ResponderEliminarO mundo do futebol é muito complexo e depende de muitas variáveis e as nossas variáveis têm andado muito arredadas dos lados de Alvalade.
O clube sofreu uma erosão a todos os níveis e não houve quem soubesse escutar a voz da razão ou sequer ver o definhamento.
Agora vai ser mais difícil de voltar a trilhar certos caminhos, mão não é impossível de todo. Seja a nível futebolístico ou a outros níveis.
Nós; os adeptos, sócios terão um papel muito determinante nesse percurso. Já se constatou que a união necessária não foi despoletada com o ultimo processo eleitoral, mas espero que determinados factos que hoje foram conhecidos sirvam para que doravante se trilhem caminhos conjuntos de sucesso.
Um clube sem sócios e onde os adeptos se demitem do apoio sempre necessário, nunca terá bases para se alcandorar a novos sucessos desportivos
Ainda à uns dias estava a pensar nisso, que depressão...
ResponderEliminarSó de pensar que tanto o JJ, como o AVB, como Domingos (já nem falo no Mourinho) já podiam ser treinadores do Sporting à muito tempo, mas infelizmente, por imbecilidade e incompetência total dos nossos dirigentes fazemos negócios ruinosos e opções desastrosas.
Ma o que conta é "apoiar quem lá está". Já quando o PB saiu do Sporting falei aqui no AVB, disseram que não, que não tinha experiência e tal e tal..... viu-se. Já com o patrício a mesma coisa, todos diziam mal e agora já é o maior.
E já nem falo de jogadores que aí ainda é pior.. desde varelas e companhias que saem a custo zero do nosso clube até pongolles que custam tanto como o falcão!!!!! como é possível. Cada vez que ele marca um golo só me vem isso à memória
É por isso que cada vez mais os sportinguistas estão apáticos. Custa ligar ao futebol sem nos vir estas ideias à cabeça.
Além do mais, para quem dizia que o bielsa e o rijkard é que são espectaculares. Estrangeiros é que sabem treinar e outras estupidezes que tal, basta ver como dizes no post. Em 8 treinadores de "meias finais" 50 % são portugueses e há zero Holandeses (digo de cabeça).
É triste e não me admiro nada que o Domingos nem venha a ser o nosso treinador. Mesmo nada.
Ou acham que ele fica em 3º lugar, faz uma época brilhante com o Braga e vêm-se enfiar neste clube que destrói jogadores e treinadores?
Desculpem mas já não consigo suportar tanta incompetência, é demais. Não consigo ver futebol, só tenho é pena dos nossos jogadores que não tem culpa nenhuma e levam por tabela.
Não acredito neste Sporting, vão ter que fazer muito para me convencer. Não consigo ler o jornal sem me sentir o mexilhão da europa. Desculpem mas não faz sentido estarmos como estamos , custa-me ver o meu (nosso) clube assim, não me identifico com ele..
Um abraço e desculpem o desabafo