domingo, 24 de julho de 2011

Cá e lá do Atlântico

Yannick bisa em Toronto


Esta madrugada decidiu-se muito do futuro próximo e a longo trecho do SCP.

Cá, no Pavilhão Atlântico, decorreu a AG que define o novo regime estatutário que regerá o funcionamento do clube enquanto organização associativa e desportiva para os próximos anos. A médio - longo prazo, portanto.

Lá, em Toronto, Canadá, do outro lado do oceano Atlântico, a equipa de futebol defrontou o adversário mais sério da pré-época, permitindo uma primeira impressão de como será o futebol do SCP durante a próxima temporada. Perspectiva do futuro próximo, no que à modalidade rainha diz respeito, claro está.

Da AG, que não assisti, apenas me limito a registar as ‘notícias’. Se se confirmar a rejeição da delegação de poderes (e aumento do número de membros) da AG para o Conselho Leonino, diria que correu bem. As outras alterações, serão, no meu entender, mais ou menos pacíficas.

E o futebol? Também correu bem, nomeadamente a primeira parte (sem as substituições e quebras constantes do ritmo de jogo). Seguem as primeiras sensações pessoais. Umas sobre os comentários que já tive a oportunidade de ler noutros sportinguistas, outras sobre o jogo propriamente dito:

Um Pereirinha “apagado” e “assim-assim”? Discordo absolutamente. Combinou excelentemente com João Pereira no flanco direito, ajudando a dinamizar o ataque do SCP que funcionou sempre muito bem por aquele lado... Com uma Juventus obrigada a defender em bloco baixo, queriam o quê do Bruno? Loucas correrias? E espaço para isso? Menos bem que Postiga esteve o Ricky... Mas há ódios difíceis de perceber... É como o Yannick: até quando é a figura do jogo se encontra algo para o criticar. O Rinaudo e Shaars parece que jogam juntos há anos. Quando se tem inteligência, cultura táctica, qualidade técnica e se a estas qualidades se lhes junta a RAÇA (como ambos demonstram ter) até parece fácil. O Oniewu faz uma boa dupla com Carriço: complementam-se nas suas características. O SCP demonstrou estar mais permissivo defensivamente pelas laterais. Este, pareceu-me ser o aspecto menos bom do jogo de ontem. O melhor: um colectivo coeso, com forte carácter, que mostra que sabe o que quer, para onde que ir, quando e como vai… Nota para a atitude após o golo sofrido: a boa reacção da equipa ao empurrar novamente a “Vechia Signora” para o seu meio campo e acabar o jogo em cima dos italianos.

Individualmente, destaque para Rinaudo. Este é daquele tipo de jogadores que se impõe naturalmente. Um verdadeiro líder raçudo, que contagia colegas, impõe respeito a adversários dentro do relvado e conquista adeptos nas bancadas. Shaars tem um notório sentido pragmático e objectivo do jogo. Ontem tivemos a primeira amostra de que não era à toa que estes dois homens capitaneavam as suas ex-equipas...

O SCP promete. E a esperança, mais uma vez, renasce.

12 comentários:

  1. Para mim, Pereirinha foi dos melhores, tal como já disse no vosso post anterior, mas receio pelo seu futuro, ainda mais por esta frase do Domingos, onde ele não está.

    "Yannick vai fazer parte de um leque de quatro jogadores que podem jogar nas alas. Tal como Marat, Capel e Carrillo, terá de lutar por um lugar." - Domingos, 24/7/2011

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a tua leitura do jogo, menos no destaque que dás ao Yannick, que jogou apenas meio jogo, na minha opiniao. Acrescentaria Schaars como figura do jogo, pêndulo, sempre à procura de linhas de passe e a ordenar os companheiros. Construtor numa equipa ainda coxa de fantasia, já que faltam 3 elementos cuja principal funçao é criar jogo.
    Sobre a AG, muitas expectativas sobre a quantidade de sócios que se unirao e começarao a participar na vida do clube como resultado desta alteraçao de estatutos e da consequente reformulaçao da relaçao de forças que vai resultar daí.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  3. Cantinho:

    Li o teu comentário do post anterior e concordo totalmente com as ideias que aí e agora aqui expressaste.

    Tiago:

    Obrigado pela tua opinião. É verdade que Yannick baixou de produção na segunda parte. O jogo foi mais 'confuso' durante esse período. Mas, quem marca dois golos à Juventus, um dos quais (o segundo) da forma como ele o fez merecerá sempre destaque. Na 1.ª parte esteve cheio de iniciativa.

    Qt à AG, aguardo com renovada expectativa o aumento de participação dos sócios do nosso SCP na vida do clube e nas suas AG's tb, claro.

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  4. E faltam Marat, Matias, Rodriguez e Capel, tudo jogadores com capacidade para o 11. Uma equipa de qualidade iremos ter...Dá para ganhar já? É outro assunto!

    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/07/juventus-e-bruno-de-carvalho.html

    ResponderEliminar
  5. enganaram-me bem enganado.ja a uma semana que andavam a dizer que nao havia bilhetes e afinal nem metade.a que proposito sairam essas noticias e porque?

    ResponderEliminar
  6. O problema do Djaló é que se engana de vez em quando. Mas para suplente não me importo de o ter lá, ainda nos pode ajudar.

    De resto, Rinaudo é craque daqueles que já não se via há muito em Alvalade. Parabéns pela contratação

    ResponderEliminar
  7. Foi uma primeira parte de nós deixar com água na boca. Mais que uma contratação sonante, e que venda camisolas, o que verdadeiramente cativa os adeptos são vitórias e bons jogos, nomeadamente com históricos como a Juventus. Concordo no geral com tudo o que foi dito, nomeadamente em relação aos patrões que temos no meio campo...fantásticos.

    Só tenho peno de ainda não ter visto o Ricky van Wolsfwinkel a mostrar-se... tenho muita fé nele!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Tenho, em primeiro lugar, agradecer o esforço feito pelo(s) responsavel deste blogue. Sou um novo leitor que promete estar atento no futuro.

    Não sendo um "entendido" do desporto, sou apesar de tudo um adepto do Sporting, devo dizer que com a nova direçao, equipa e treinador, tenho prestado mais atenção ao clube este ano... espero finalmente ver bons resultados, que nós como adeptos certamente merecemos.

    Gostei do jogo, e com a minha opiniao muito menos educada, gostei de ver Rinaudo e gostei de ver Oniewu (parece ter "caido" bem na equipa), gostei de ver Yannick, apesar de o achar pouco consistente, acho que com algum alinhamento das estrelas este ano, ele será sem duvida titular... gostaria de ter visto mais de Ricky.

    Continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  9. Virgilio,

    Pelo que percebi foram poucas as propostas rejeitadas entre as quais está a delegação de poderes. Sinceramente não me parece uma boa decisão, proposta muito à luz do que é hoje o CL, que como sabemos, nem sempre teve uma constituição tão alargada.

    Quanto ao futebol propriamente dito já não via o Sporting jogar de forma tão prometedora desde que 2006/07 e 08.Já lá vão uns anitos, não é?

    Quanto aos desempenhos individuais o destaque natural para Schaars e Rinaudo, que não conhecíamos e obviamente para Djaló pelos golos e jogo que fez contrastando com o jogo fraco que fez na Holanda. Estamos ainda no inicio e Djaló lembrou que quer entrar nas contas.

    Eu gosto do Pereirinha, acho-o um jogador dotado técnicamente e importante num plantel,pelas opções que representa. Se é para passar grande tempo no banco o melhor é sair para jogar mas não com o Machado ou equivalente.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo (das 20:49h):

    Bem-vindo e apareça mais vezes a comentar. Se possível com o seu nome, ou, querendo manter-se anónimo, com um nickname, sigla, etc. É mais fácil em caso de 'diálogo'. Agradeço-lhe os elogios em nome de todos os que contribuem com post's, aqui no 'ANorte'. :)

    LDA:

    Essa, a da pouca representatividade que normalmente (e ao contrário da sua configuração actual) o CL apresenta é uma das razões para que tb ache a reprovação da delegação de poderes naquele Órgão uma boa decisão. Continuo a achar que cabe aos sócios decidir em sede de AG sobre assuntos fundamentais na vida do Sporting.

    Concordo ctg sobre a qualidade do futebol que ontem nos foi dado a assistir pelo nosso SCP. Consistente, personalizado, descomplexado. Oxalá se confirme e, se possível, melhore esta tendência. Já suspeitava da qualidade (apenas analisando os respectivos perfis) de que Rinaudo e Shaars seriam as contratações mais certeiras. Ontem confirmaram-no.

    O Yannick é inconsistente, até ao longo de um mesmo jogo, mas a sua velocidade e a maneira como estica mts vezes o jogo ofensivo do SCP é útil. Noto-lhe tb evolução no que diz respeito à preocupação nas recuperações defensivas e no apoio ao lateral que vem demonstrando. São aspectos que não são tão 'visíveis', mas que têm muita importância no futebol 'moderno'. Um atacante não serva apenas para atacar. Mas isto já tu estás farto de saber... hehehe.

    Por fim o Bruno Pereirinha: acho que chegou o tempo de ficar no plantel e safar-se (ou não). Confio que perdendo alguma timidez, não foi o caso de ontem, mas ainda se lhe nota, ele vai conseguir mostrar a qualidade técnica que possui. Curiosamente, acho que o Pereirinha até tem respondido melhor nos chamados jogos grandes...

    Gde abraço.

    ResponderEliminar
  11. Boas,

    As alterações aos estatutos foram importantíssimas para o futuro do Sporting e fiquei muito contente com isso e com o ambiente cordial que segundo os relatos se passou (apesar de um episódio com Dias Ferreira mas que desvalorizo pois já o vomito só de o ver..)

    Quanto ao jogo, devo ser o menos entusiasmado dos Sportinguistas que aqui e em todo o lado me têm manifestado a opinião.

    Não estou especialmente entusiasmado apesar de achar que o Sporting este ano vai dar um grande salto qualitativo. Mas também não era difícil tal a mediocridade do futebol do ano passado. E não me cansarei nunca de chamar cretino e incompetente ao burro do P.Sérgio. Claro que só podíamos melhorar muito e já melhoramos do dia para a noite.

    Mas estou como o Domingos, há muito trabalho a fazer. Alguém escreveu aqui algo que partilho, temos fraquezas nas laterais e eu adoro ver bons laterais. O Evaldo é banal e burro. O J.Pereira é bom para o campeonato português, mais nada. Gosto muito do João Gonçalves e espero que ele este ano revele todas as capacidades que lhe reconheço. Espero que o Francês que vem para o lado esquerdo seja mesmo um jovem com muito potencial porque precisamos muito de melhorarmos essas posições.

    O sector central da defesa também me deixa comedido. Que pena não termos um central de categoria. Só me lembro do André Cruz e do Luisinho por exemplo. Era um descanso. Não fiquei esclarecido com o Americano. E ele teve um falhanço monumental que me deixou em estado de choque. A lentidão dos defess centrais preocupa-me muito. A jogar assim é preciso muito cuidado. Classe já vejo em Tiago Ilory e ele é bem rápido. Com experiência vai ser um senhor defesa.

    No meio campo Schaars é titular e Rinaudo promete muita capacidade de luta mas custa-me muito que tire o lugar a André Santos de quem sou um enorme fã e que acho que é muito mais completo que o argentino. São diferentes e o argentino é melhor em alguns aspectos mas como não podem jogar todos custa-me que André Santos perca a embalagem do ano passado.

    Pereirinha é para mim um jogador muito útil no plantel. André Martins devia ficar também porque é muito bom.

    Na frente preocupa-me que Bojinov não se revele ainda decididamente como um matador porque quanto a mim é o único com as características certas para o ser.

    Preocupa-me também o estado físico de Izmaloz do qual nao se tem muitas noticias porque acho que o Russo é o nosso melhor jogador, se tiver em condições fisicas e mentais.E seria uma enorme perda se nao tiver bem.

    Obviamente gostei da atitude e da disposição táctica.

    Espero que a defesa nao nos atraiçoe porque de resto temos matéria para sermos muito fortes.

    ResponderEliminar
  12. Positivo:

    O chumbo da Delegação de Poderes na Conselho Leonino - Entendo a pretensão dos proponentes querem agilizar a gestão do clube ao nível decisório tirando da AG algumas competências e delegando-as num forum mais restrito e onde, a discussão de questões por vezes bastantes complexas, pode ser feita com maior tranquilidade e de maneira mais produtiva, no entanto ainda é muito cedo ( o processo de auditoria externa ainda mal se iniciou ) para que os sportinguistas possam confiar a um grupo tão restrito e composto por algumas pessoas que, não raras vezes, pelas atitudes que tomam e declarações que proferem nem parecem sportinguistas, poderes tão relevantes como aqueles que se pretendia ver-lhes concedidos e que diziam respeito por exemplo à possibilidade de endividamento do clube acima de determinados limites ou da alienação de património.
    Não deixa aliás de ser curioso que sendo a questão de tão grande importância as cadeiras destinadas no Pavilhão Atlântico aos Conselheiros Leoninos, estivessem...quase vazias. Sintomático.


    Negativo:

    O chumbo da alteração estatutária que permitiria à Direcção negociar os direitos de naming do Estádio e tomar a decisão final nesta sede.
    Estou certo que é muito difícil para qualquer Direcção negociar com um parceiro um contrato de naming nestes termos pois nenhuma empresa envidará esforços sérios nesse sentido correndo o risco de ver depois o nome por si proposto chumbado pela Assembleia Geral.
    É verdade que era uma alteração não isenta de riscos, pois como um sócio bem lembrou na sua intervenção, no limite podíamos ficar com um Estádio WC Pato, por exemplo, no entanto quero acreditar que 1) a Direcção encarregue desta negociação teria algum bom senso e não aceitaria que fosse dado um nome exótico ou humilhante ao Estádio José de Alvalade ( sim, porque o Estádio teria sempre este nome mais o nome adicional contratado ) e 2) os patrocinadores que se movimentam nesta área de negócio são normalmente grandes grupos ligados à Banca, aos Seguros, aos Transportes, à Indústria Alimentar, etc ( vejam-se os casos da Allianz Arena; Emirates Stadium; Veltins Arena; etc ) pelo que as possibilidades de acabarmos com uma Tampax Arena, ou um Estádio Ginjinha de Óbidos eram diminutas.


    No final de contas penso que o processo foi positivo, pois decorreu de uma forma bastante cordial ( nada a ver com as duas últimas AG´s ) e se saldou por um passo em direcção ao futuro, e quando assim é estão todos de parabéns: Comissão de Revisão, Conselho Directivo e Sócios.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)