sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Considerações sobre a equipa B

Decorreu ontem a apresentação da equipa B do Sporting em Rio Maior. O resultado não foi positivo - a Académica acabaria por ganhar por 1-2 - mas, retiradas as devidas ilações e ensinamentos, o jogo de ensaio só pode ser considerado tempo ganho.

NOTAS AVULSAS SOBRE O JOGO
Se considerarmos a aposta na equipa B como uma etapa imprescindível e, por isso, há muito necessária para o crescimento sustentado dos jogadores que formamos, o jogo deve ontem teve o "mérito" de demonstrar aos nossos jogadores uma realidade muito conhecida de todos nós: não basta jogar bem para ganhar, é preciso ser-se mais eficaz que o adversário. Foi talvez o único ponto em que fomos inferiores à AAC, não ignorando que a eficácia dos estudantes teve também um importante aliado no árbitro do encontro, que participou activamente na obtenção dos 2 golos. Também aqui fica uma lição importante na aprendizagem dos jovens jogadores.

Ficou evidente que, se dúvidas havia, há muito talento neste plantel e há até jogadores que já poderiam representar mais-valias em equipas de I divisão. A dupla de centrais Mendes - Reis impressionou-me particularmente pela maturidade e acerto, em nítido contraste com a sua juventude. Isto para lá de alguns valores individuais conhecidos de muitos que acompanham de perto a formação.

Do ponto de vista colectivo ficou patente que o trabalho realizado pela equipa técnica é positivo, embora, tal como nos mais velhos, seja evidente que falta também fazer o mais difícil e que, por isso mesmo, demora mais tempo, que é chegar mais vezes e melhor à baliza adversária.  Sem isso não é difícil advinhar grandes dificuldades para fazer golos

NOTAS AVULSAS SOBRE A EQUIPA B

Dificuldades da II divisão 
Retenho contudo algum receio no que possa vir a ser a campanha desta equipa como também já anteriormente aqui referi. Os jogos da Liga Orangina serão a sério e a acérrima disputa de pontos que lhe é peculiar trará dificuldades acrescidas à "miudagem", que terão que se bater com jogadores mais velhos e experientes, com equipas determinadas a ganhar de qualquer forma, sem grandes primores técnicos, não se inibindo em mandar a bola para o quintal mais próximo ou colocá-la directamente dos centrais nos avançados. O embate promete ser duro e pode ser traumático para os menos preparados. É também por isso que este estágio na B é tão importante na formação dos jogadores.

Financiamento / Despesas
A equipa B não deve ser vista apenas como uma municiadora de jogadores para a equipa principal. Se o projecto for bem articulado pode significar muito mais do que uma mera peneira onde se separa a farinha do farelo. 

Um dos aspectos mais notáveis e por sinal mais esquecido da nossa formação é a sua capacidade de fazer sair da Academia jogadores de futebol separados apenas pelo talento mas todos eles habilitados para o exercício da profissão. Nem todos eles chegarão à equipa principal, mas poderão criar mais-valias de forma a auto-financiar o projecto que agora nasce. Uns porque são muito bons e não conseguimos segurar, outros porque, sendo bons, têm a sua progressão no clube tapada por valores idênticos ou superiores. 

A alienação de passes com cláusula de recompra, julgo que já usada no caso Ié/Cá, e muito praticada por Barça e Real, nem corta as pernas aos jogadores nem obsta à rentabilização por parte do clube.A gestão de carreira dos jogadores, promessa eleitoral do actual CD, assume agora uma importância primordial.

A criação da equipa significa o acréscimo da despesas e uma maior pressão na tesouraria dos clubes que, como sabemos, está já há muito no vermelho. E, como é bom lembrar, não é fenómeno exclusivo do Sporting como quase diariamente nos querem impor. Os adeptos que gostam de acompanhar mais directamente a formação serão os que talvez o percebam melhor, ao ver as suas despesas acrescidas. A criação de uma Gamebox especifica, de custos adequados à realidade do País e da competição seria uma medida  a considerar, e uma atracção que combata o aspecto desolador de bancadas vazias.

A IMPORTÂNCIA DE COMUNICAR

Como bem sabemos a opção pelo complexo de Odivelas teve na base a criação da equipa B. Problemas com o estado depauperado do referido complexo, em particular do espaço reservado ao futebol terão obrigado a fazer as malas e a respectiva viagem para Rio Maior. A informação prestada pelo clube não foi clara relativamente à duração desta deslocação a Oeste, mas o município ribatejano já se encarregou de confirmar a duração desta época como se infere das palavras do responsável pelas instalações Carlos Coutinho.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA DESLOCALIZAÇÃO

Pessoalmente nada tenho a opor à deslocação, até pode ser vista como uma boa medida de expansão e divulgação da marca e da força do Sporting. Do ponto de vista competitivo também pode ser positiva a deslocalização, ao afastar os jogadores do centro da pressão, como é muitas vezes Alvalade, em particular para os da casa. 

Mas, tendo em conta a forma como o projecto de Odivelas foi apresentado (novo bastião verde, segundo palavras então proferidas), não teria sido preferível explicar claramente os fundamentos que estiveram na origem da alteração, até para que se possa verificar o acerto e a bondade da decisão? Esse esclarecimento seria útil para todos, mesmo descontando os que encontram sempre um bom motivo para desconfiar e protestar das razões não estão todas as bancadas simultaneamente à sombra ou ao sol...


Como é evidente a dispersão dos pólos de acção das equipas que nos representam acarretam inconvenientes para os que vivem mais próximo do miocárdio leonino, como gostamos de ver Alvalade. Mas também não é menos verdade que é vantajosa para outros, que não serão assim tão poucos, porque o Sporting, como dizemos com justificado orgulho, é de Portugal. No caso concreto da estadia da equipa B por Torres Vedras têm a palavra os Sportinguistas do Oeste que, também justificadamente, gostam de ser reconhecidos pelo seu número e fervor clubístico.

8 comentários:

  1. Alguns já conhecia outros impressionaram, como foi o caso do Fokobo.

    Acho que não são precisas grandes explicações para se perceber porque motivo não se joga esta época em Odivelas.
    Já agora temos de perder esta mania sportinguista de querer explicações pormenorizadas para tudo o que se passa no clube. Não faltariam explicações, tal como desmentidos sobre jogadores. Os sportinguistas têm de começar a perceber que o clube tem muito mais com o que se preocupar.

    PS: Torres Vedras também poderia ser, mas já está ocupado.

    ResponderEliminar
  2. "Já agora temos de perder esta mania sportinguista de querer explicações pormenorizadas para tudo o que se passa no clube"

    Não posso concordar. A informação é uma arma poderosa no caso concreto do nosso clube tem vindo a ser negligenciada ao longo dos tempos, dando azo a todo o tipo de especulações. Quanto mais vou conhecendo as nossas dinâmicas internas mais importante entendo esta área.

    O Sporting não tem que se preocupar em fazer desmentidos de noticias de jornais mas tem de o dever de informar os seus associados, que constituem o seu património mais valioso e inalienável.

    Não se pode simultâneamente que os Sportinguistas se envolvam e participem de forma activa na vida do clube e depois não os manter informados das decisões tomadas.

    ResponderEliminar
  3. Corre na blogosfera a possibilidade dum empréstimo do Hoyos para a equipa B.

    Não sei se tal será verdade ou não, mas questiono-me sobre qual o sentido de ir buscar um jogador emprestado para a equipa B.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Mas o clube informa e bem através dos meios ao seu dispor: Site, jornal, newlwtters, etc. Os sportinguistas é que viveram uns anos de falta de comunicação quase total e agora querem saber de tudo. É a velha máxima do 8 ao 80. Mas será que temos de saber permenorizadamente tudo?

    PS: As especulações são geradas pelos jornais e infelizmente amplificadas pelos blogues. Os sportinguistas mais distraidos deixam-se levar...

    ResponderEliminar
  5. Basta ver o comentário do AMendes para corroborar tudo o que atrás escrevi.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo, neste caso não se trata do desmentido do interesse dum jogador.

    não é esse tipo de informação que é pretendido.

    mas, ir para Rio Maior foi uma decisão do clube. e é esse tipo de informação que deve ser veiculada.

    algo do género "o Sporting informa os seus associados que durante a época de 2012/2013 durante a recuperação do espaço de odivelas, a equipa B terá a sua casa em Rio Maior" isto seria o pretendido. saber-mos das decisões do clube. e não algo do género (como fazem os galináceos) "o Sporting informa que não têm interesse no jogador A ou B ou C." não é isso que nos interessa nem é isso que o LdA refere.

    os sócios têm o direito de ser informados das decisões consumadas do clube. não interessam as decisões hipotéticas...

    ResponderEliminar
  7. Tiago:
    O problema é que os sócios/adeptos não querem saber somente isso, pelo menos uma grande parte. Nem todos são como nós. Muitos iriam querer saber todo ao pormenor e com todos os detalhes. Infelizmente criou-se uma espécie de sportinguistas que procuram até aos mais infimos pormenores para poder encontrar algo; mesmo que diminuto, para poder dizer mal e levantar especulações. Até poderiam ter informado tal como dizes, mas para a maioria iria ser sempre de menos.

    ResponderEliminar
  8. "Infelizmente criou-se uma espécie de sportinguistas que procuram até aos mais infimos pormenores para poder encontrar algo; mesmo que diminuto, para poder dizer mal e levantar especulações. Até poderiam ter informado tal como dizes, mas para a maioria iria ser sempre de menos."

    Concordo mas o Sporting é um todo feito por muitas partes. O CD deve-se preocupar com esse todo no que ao dever de informar diz respeito, independentemente de quem tem maior ou menor capacidade de se fazer ouvir, reclamar ou fazer barulho. Sob pena de se penalizar todos os que não querem mais do que ser pro-activos e estar informados.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)