sexta-feira, 3 de agosto de 2012
31 comentários:
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
Absolutamente de acordo!!Será o vira o disco e toca a mesma.
ResponderEliminarconcordo com os sinais preocupantes mas acho que nem o barcelona jogava decentemente neste batatal(o que nao abona nada a favor de quem preparou esta pre epoca).
ResponderEliminarJá percebi que fiz bem em não ver o jogo. Assim continuo na ilusão...
ResponderEliminarPois é. A ideia forte que retiramos deste jogo, medíocre, é a "mais elementar falta de artriculação colectiva". Pese embora o esforço de alguns jogadores -com destaque para Elias - a equipa não funcionou enquanto tal, mostrando uma estranha falta de articulação e de solidariedade. Ora aquilo que mais queremos nesta altura, não são os resultados, é perceber que há um projecto de equipa e de bom futebol a crescer. Hoje esse processo não foi visível.
ResponderEliminarNo golo do Getafe além da asneira de Prajic sobressaiu a passividade dos restantes elementos. Sá Pinto parece ter ideias definitivas sobre os centrais. O jogo de hoje não mostrou evidências de que a dupla utilizada seja inquestionável.
A dúvida sobre as ideias de Sá Pinto parece-me legítima. Por exemplo, qual o papel atribuído a um jogador como Ínsua? Como se articula no mesmo onze o argentino com o croata. E outras dúvidas que não foram até agora respondidas.
Mas este jogo mostrou outra coisa: sem Wolfsinkel jogamos, literalmente, sem avançado o que é muito preocupante.,
Não se vê um identidade de jogo normalmente associada a treinadores carismático
ResponderEliminarParece-me que o sá pinto deslumbrou-se e já anda com perseguições a jogadores
Antes do mais: tenho fé nesta equipa. Mas o que vi é o seguinte: O ataque não existe; jogadas com principio meio e fim, duas (É verdade que o batatal não ajudou) e Garra, só se viu nos últimos 15 minutos...Elias o melhor em campo! ou entram com outra atitude (só isso faz a diferença) ou então já não digo nada.S.Leoninas.
ResponderEliminarIlluminator
ResponderEliminarSinceramente no dia 12 é que veremos a preparação e a partir do dia 19 é que os pontos começam a somar
"Pensar que foi apenas um jogo parece-me demasiado optimista face ao que têm sido os jogos até agora realizados"
ResponderEliminarEsta frase parece-me das mais correctas que li até agora sobre o que se passa no íntimo dos sportinguistas, mesmo que não o queiram manifestar.
O Sá devia pôr a equipa a assistir ao Noruega -Dinamarca em andebol feminino,para lhes dar um exemplo do que é atitude e garra.
ResponderEliminarQue exemplo!!!
Digo o mesmo que referi em relação às más exibições na era Domingos Paciência. A bola está no lado de Sá Pinto, sem dúvida.
ResponderEliminarAs impressões deste jogo a retirar são negativas, de facto. Ao assistir ao jogo... o nosso meio-campo transmite a "falsa" ideia de que se está a jogar em inferioridade numérica! Jogadores afastados entre si, sem procurar o espaço. Longe uns dos outros. Quer a atacar, quer a defender. Quando atacamos, parece que não o fazemos com jogadores suficientes. Quando defendemos... a mesma coisa... mau posicionamento? Pouca frescura física?
Uma ou outra jogada boa... demasiado esporádicas. Pouca velocidade. Maus domínios, perdas fáceis de bola (pouco poder de choque), pouca solidariedade com o portador da bola.
A ideia que retiro de Sá Pinto é que privilegia a posse de bola contra equipas consideradas menos fortes. Mas essa posse é inofensiva. Quanto a mim, porque é demasiado lenta, resultando numa troca de bola entre os nossos defesas e médios recuados. O que pode ter a ver com o mau posicionamento e a pouca oferta de linhas de passe. Ao ser demasiado lenta, torna o jogo altamente previsível e confortável para o adversário. A defender, o meio campo parece posicionar-se mal, reactivo, sempre a correr atrás do prejuízo, pouca antecipação dos lances... mais uma vez mau posicionamento?
A melhor fase do Domingos, há quase 1 ano atrás, deveu-se à qualidade destes jogadores, a uma defesa subida e muita velocidade, velocidade de processos, logo desde o apito inicial. Demasiado arriscado?... muitas bolas nas costas?... Talvez. Mas é essa a táctica "suicida" do Jesus que até lhe tem dado aceitáveis resultados. A nossa táctica actual privilegiando a posse de bola lenta é a antítese e não nos permite criar muitas ocasiões de golo.
Apreensão ... é o meu sentimento no final deste jogo treino.
Nota positiva: Elias e Adrien.
Notas satisfatórias: a dupla de centrais. E ainda Pranic e Pereirinha: muito critério na construção, embora com pouca intensidade (de resto como os restantes colegas). Falta alguma agressividade na abordagem dos lances defensivos. Por vezes vezes o Pereirinha soube (e bem) antecipar-se ao adversário para rapidamente voltar a perder a bola em zona proibida, permitindo um ou outro cruzamento excusado. Por vezes vão ter mesmo de "despachar" para onde "estão virados", nestas zonas proibidas.
Creio que Cedric e Insua perdem no bom toque de bola destes dois, mas ganham na agressividade.
Nota negativa: Sá Pinto??
André Martins: que se passa, miúdo? És bom! Faz o favor de agarrar esse lugar!
Enfim... a rever... muita coisa... Sá Pinto não estará certamente satisfeito. Quero muito acreditar no Sá. Força nisso, Sá Pinto. Já falta pouco para os jogos a sério.
Esta inversão do triangulo, é um equivoco tremendo que tem de ser corrigido o mais rapidamente possível. Não é possivel ver a incapacidade de sair em posse (felizmente o Getaffe pressionou alto o que pos à evidencia as limitações referidas), a total confusão posicional de Schaars, as indefinições quanto ao papel de Elias e o facto de Andre Martins estar a KMs da construção de jogo. É ali na construção daquele triangulo que estará a chave do rendimento da equipa e Sá Pinto ainda vai a tempo de corrigi-lo, mesmo dando de barato que Rinaudo, infelizmente não será o mesmo pré-Vaslui.
ResponderEliminarObrigado.
O que se passa com o Insua?
ResponderEliminarSchaars não pode ir ao banco?
Rubio tem lugar no Sporting...B?
Não fará mais sentido ter claramente um 6, um 8 e um 10 (sendo que para mim o 8 tem de ser Elias)?
Pranjic não deveria ser testado mais à frente?
Labyad se gostar de jogar na esquerda não vai sentar Capel com grande facilidade?
O que falta para Adrien renovar?
PM
95 minutos sem um remate à baliza? querem ganhar jogos...vergonha...vergonha...vergonha...saudações sportinguistas...fp portalegre...REMATEM ...REMATEM...SÓ ASSIM SE MARCAM COLOS
ResponderEliminarAntes do mais: tenho fé neste plantel,por isso comprei 4 Gameboxes para a familia. Mas o que vi é o seguinte: O ataque não existe; jogadas com principio meio e fim, duas (É verdade que o batatal não ajudou) e Garra, só se viu nos últimos 15 minutos...Elias o melhor em campo! ou entram com outra atitude (só isso faz a diferença,joga-se a passo) ou então já não digo nada.Tenho a certeza que a equipa B que ontem jogou ganhava este jogo (se o árbitro não roubasse).Joga-se para trás e para os lados, tudo lento e previsível.Mas vamos melhorar.S.Leoninas.
ResponderEliminarinfelizmente falta -nos um treinador com qualidade para um grande como o sporting, a final da taça com a academica provou isso mesmo, mas enfim! há os que defendem sá pinto até à morte! continuem e vamos ver onde vamos parar (nem à Liga Europa vamos com Sá pintinho a treinador).
ResponderEliminarSL
Rui Dias
O único comentário decente, taxativo e necessário foi o anterior do Sr. Rui Dias. Quem não gosta da tonalidade esverdeada do carimbo futebolístico deste pseudo-treinador Pinto vai ter que esperar mais algum tempo para voltar a ter futebol jogado pelo maior clube desportivo de Portugal. Mas esse dia vai chegar quer as claques queiram, quer não. Até lá vão enfiando os barretes futebolísticos que quiserem.
ResponderEliminarSCP sempre!
SLeoninas
Sá Pinto não está ali porque é bom treinador, ele foi contratado para suportar toda a estrutura o máximo tempo possível.
ResponderEliminarMuitos elogiam o plantel, eu só vejo os melhores jogadores a saírem por meia-dúzia de tostões e os outros desaprendem quando aqui chegam. Não há qualquer motivação naquela equipa e os que correm fazem-no para ver se conseguem mudar de ares o mais rápido possível.
É vergonhosa a forma como tentam passar a ideia de que têm equipa para ser Campeões, há gente que sofre com isto e ainda sente o Sporting. Muita gente não foi de férias e faz vários sacrifícios para continuar a pagar as quotas e o bilhete de época.
Isto já há muito tempo que deixou de ser uma questão de ganhar os jogos, quando quem monta o plantel só quer comissões e contrata trutas que afinal são pescada podre num embrulho bonito... Não há nada a fazer.
Resta esperar pelos próximos 6 longos e penosos meses até virem umas novas eleições, ganharem os mesmos de sempre e iniciar-se novamente este ciclo.
Pessimista? Basta somar 2+2 e pensar pela própria cabeça face ao que tem acontecido, nem a propaganda dos jornais que só querem vender engana.
Pergunta que faz pouco sentido, dado que conhecemos as ideias de Sá Pinto - exprimidas pelo próprio e vistas no terreno de jogo.
ResponderEliminarNão me parece que delas tenha abdicado.
Podemo-nos perguntar se Sá Pinto consegue colocar totalmente em prática as ideias que tem (fê-lo apenas parcialmente na temporada passada).
Não o está a conseguir, como já conseguiu noutros tempos. Não sei porquê. O Sá Pinto também não, se não teria mudado. Espero que ele perceba como alterar a situação. Porque o que está mal não duvido que identifica.
Com poucas mexidas no plantel, quer em entradas e em saídas, prevê-se uma linha de Continuidade face à época que cessou em Maio passado. E essa continuidade, por si só, não é, necessariamente, má. Só que tem de ser acrescida de Evolução. E, sinceramente, não vejo, para já, evolução desde dos últimos jogos de Maio até ao jogo de ontem.
ResponderEliminarSe, por um lado, o mesmo ADN positivo se mantém (posse de bola; circulação em blocos baixos; construção desde trás com a presença de um 6 capaz de iniciar o processo ofensivo), na verdade é que os problemas identificados há meses atrás também se continuam a revelar, o que é preocupante. A dificuldade em criar oportunidades, a lentidão de processos, só ultrapassada com a demasiada dependência da individualização [Capel à cabeça] (o que é muito mau e desvirtua o conceito de Equipa), a presença de centrais confortáveis a defender bem atrás em detrimento de outros que permitiriam encurtar o campo (com capacidade física para recuperar as bolas nas costas), a demasiada lateralização do jogo aliada a um vazio na posição 10, com apoios e tabelas, bem como a inexistência de treino para situações com 2 avançados, elevam para índices negativos as expectativas para a longa temporada que está prestes a iniciar-se.
Muito fraquinho o treino de ontem...
ResponderEliminarOs centrais jogam demasiado atrás.. e quase sempre lateralizam o jogo, estes Laterais (BP e PRJ) procuram Elias e Schaars ou lateralizam para Carrillo/Capel, sempre de forma lenta e previsivel. Schaars e Elias vêm buscar do lateral para jogar sempre para o central, estão com muita dificuldade em virar. Além de que com bola pomos 6/7 jogadores antes do n/ meio campo, qq equipa que pressione bem, nao temos hipotses. Carrillo estica pouco o jogo e joga demasiado atrás, o que faz com que AM / DC e RW estejam sempre desamparados e sem hipotse da bola chegar.
Não percebo os encostos a Insua, Onyewu e a Rinaudo. O triangulo do meio campo invertido não nos beneficia...
Temos plantel, temos jogadores, adoro o Sá Pinto... tenho medo que não tenhamos treinador.
EM FRENTE SPORTING!!
É curioso que formules a pergunta sobre as ideias mas que a esmagadora maioria dos comentários no debate do post se centre no resultado da aplicaçao das mesmas :-)
ResponderEliminarAcho que conhecemos as ideias que o Sá Pinto quer implementar, tanto do seu trabalho nos juniores como do que disse ao assumir o cargo e do que pudemos ver nalguns momentos da época passada. Algumas podem nao estar muito claras (que organizaçao do meio campo vai ser predominante, que tipo de defesa, etc) mas também creio que esta é a fase de fazer experiências e de pôr à prova os jogadores novos e as diferentes variaçoes.
Nao vi o jogo de ontem, claramente as experiências de ontem e o treino de ontem nao tiveram um resultado positivo mas nesta altura também é muito útil cometer erros para se poder corrigir. Acho que todos vimos pré-épocas triunfais, com goleadas, algumas que se calhar mascararam a necessidade de correcçoes até ao início da competiçao. Isto está a começar agora, nao há sequer um mês de trabalho, tenhamos calma.
saudaçoes leoninas,
tiago
continuamos uma equipa previsivel, nao ha novidades jogamos demasiado longe e em passes longos nao faz sentido... porque nem os nossos avancados ou os nossos alas sao altos.
ResponderEliminarQuanto as contratacoes para mim nao fazem sentido o insua nao merecia ir para o banco o pranjic e bom jogador e veio a custo zero, entao porque fomos buscar o rojo por 4 milhoes!!! temos o xandao,onyewu,carrico e a custo zero o boulahrouz, gelson fernandes!!!!! aserio? rinaudo, carrico (melhor a 6 q a central)schaars e elias (melhor a 8) nao podem fazer essas posicoes? e o labyad nao sei aonde e q vai entrar no desenho estrategico (se e que ha algum) do sa pinto, vendemos o matias mas ficamos com o izmailov q joga 5 jogos numa epoca.
dar 5 minutos ao wilson nao ajuda e bom jogador e merecia mais tempo de jogo ir buscar o viola e deixar o rubio na bancada nao faz sentido.
sou sportinguista amo o meu clube mas acho q o grande sa pinto nao devia ser treinador do sporting o coracao vai pesar mais q a experiencia estamos a perder a nossa identidade nao vale a pena enchermos o clube de ex jogadores e simbolos se depois andamos a comprar jovens promessas de outras academias.
seleccao portuguesa-10 da academia
era paulo bento 9 portugueses tacas de portugal supertaca
saudacoes leoninas
Algo vai mal no reino do Leão.
ResponderEliminarPouco acompanho jogos de pré-época,mas pelo que vou lendo em blogues,o Sporting continua uma sombra daquilo que pode e deve mostrar.
Um mau início de época poderá ser o rastilho para mais do mesmo...
Abraço.
P.S. Já está aberta a temporada do totobola,sendo que nesta temporada iremos oferecer prémios aos 3 primeiros classificados.
http://vamosjogarnototobola.blogspot.pt/2012/07/1jornada-temporada-20122013.html
Realmente ainda estou para perceber o que é que o Sporting ganha de participar numa coisa destas. O relvado, os adversários.
ResponderEliminarUma jornada em tudo prestigiante!
O meu receio é que o treinador Sá Pinto não tenha capacidade de colocar a equipa a jogar futebol dentro dos padrões que devem ser exigidos a um clube com a grandeza do nosso. Na época passada fomos uma grande decepção quando tivemos que assumir o jogo, exemplos disso são os jogos com Setúbal e a própria final da Taça. Nos jogos contra adversários de maior valia e na liga europa o Técnico armava a equipa como fazem os treinadores do Rio Ave ou Beira Mar quando jogam em Alvalade: linhas recuadas, bem juntas para não dar espaço aos adversários e depois aproveitavam as brechas para em transições os surpreendermos. Ora, o Sporting Clube de Portugal, a quem se exige que seja campeão nacional, não pode jogar como o Rio Ave, tem que assumir os jogo em todas as partidas e isso eu não estou a ver que possa acontecer com Sá Pinto, pese o facto de ter à sua disposição atletas de grande valor.
ResponderEliminarOxalá me engane e seja surpreendido quando começarem os jogos a valer.
JJR
Desde o ano passado que penso o mesmo: o Sá Pinto ainda não deu provas que é treinador com qualidade para o Sporting!
ResponderEliminarO ano passado trouxe mais garra e entrega e isso foi suficiente para aguentar a equipa no campeonato. Na Liga Europa, isso e uma postura mais defensiva nalguns jogos foi o bastante para termos chegado às meias. Mas não vi um Sporting mandão, dominador, vi um Sporting de alma! E a alma é fundamental mas sozinha não faz milagres. Não se aguenta uma época toda nem se tem excelente resultados só com alma.
Acho que com a exceção do avançado, temos boas e várias opções para várias posições. Mas continuo a não saber se teremos treinador, por muito que eu goste do Sá Pinto.
Só agora li o comentário do JJR. Concordo a 100%! É precisamente o que penso do Sporting de Sá Pinto do ano passado.
ResponderEliminarJJR é exactamente isso . Acrescentava ai o jogo contra a União de Leiria , que ganhamos nos ultimos minutos e fizemos um péssimo jogo.
ResponderEliminarLimitamo-nos a fazer posse de bola no nosso meio-campo e pouco mais , por vezes são 45 minutos sem um único ataque ou remate.
Adorava estar errado , mas com o Sá Pinto não vamos lá.
Esta pré-época tem sido péssima , temos equipa para muito mais.
Virtuosa pre-época que coloca a nu as nossas vulnerabilidades. Têm 15 dias para ser corrigidas.
ResponderEliminarO principal problema de Sá Pinto e da equipa, na minha opinião, é a dinâmica ofensiva, falta criar ocasiões de golo.
Continuo a pensar que mais que compar mais um ponta de lança, o principal problema é o ultimo passe. Seja pelos extremos ou por os elementos mais ofensivos do meio campo, é preciso mais qualidade no ultimo passe, que rematem mais e melhor à baliza, sejam mais objetivos e atrevidos no 1x1.
Ed1963
Anónimo....o objectivo são todos os passes..se não houver o penultimo também não existirá o último...
ResponderEliminarO problema é que o ultimo passe é sempre feito ainda no nosso meio-campo e muitas vezes pelo GR.
ResponderEliminarUma equipa que queira ser ofensiva e ganhar jogos tem que trocar a bola entre os médios no meio-campo adversário, nós fazemos isso no nosso meio-campo e entre os defesas.
Vamos lá ver uma coisa : O Sporting de Sá Pinto jogou bem contra Man. City (porque não assumiu o jogo), depois fizemos um jogo em casa com o Metalist e jogámos mais uma vez em contra-ataque , fizemos um bom jogo contra os porcos e de resto sempre que jogámos contra equipas mais fáceis , foi horrivél. Um zero ao Paços , um zero ao Feirense, um zero Leiria derrota com Académica na final e derrota com o Setubal ( jogo em que mal rematámos á baliza)