A uma semana do inicio do campeonato o Sporting fez um jogo muito seguro, demonstrando alguma consolidação das indicações dadas anteriormente. A equipa está a ser construída de trás para a frente, com um processo defensivo já adiantado e com total privilégio para a segurança como se gere a posse da bola. É bom de notar que o adversário foi o mais exigente dos que se cruzaram connosco no inicio de época. Para lá da forma individual deste ou daquele jogador, e da afinação pontual da movimentação colectiva, parece claro que o Sporting está pronto para as exigências das primeiras jornadas.
Notas soltas sobre o jogo:
- O plantel deste ano está mais equilibrado, as aquisições parecem ter sido certeiras. É por vezes difícil perceber a "justiça" da titularidade de alguns jogadores, tal é a concorrência;
- Parece estar encontrada a dupla de centrais;
- A lateral direita está ainda em aberto mas Cedric parece estar à frente;
- É evidente o atraso de forma de Ínsua;
- Gelson Fernandes é uma opção válida para a posição 6, para jogos com adversários mais fortes como o de hoje, embora seja evidente que se perde na dinâmica colectiva na saída para o ataque;
- Elias, se mantiver a actual entrega ao jogo, com adversários grandes e pequenos, será uma arma importante e um dos jogadores mais valiosos do campeonato;
- A titularidade de Adrien deverá introduzir alguma serenidade nas análises ao tema. Ou talvez não...
- Carrillo está já em boa forma,o mesmo não se pode dizer de Capel. E, a avaliar pela amostra do que fez Labyad, ou melhora em relação ao que oferece à equipa, ou é um forte candidato ao banco;
- Wolfswinkel precisa de mais jogo para marcar os tais 30 golos, é preciso esticar o nosso jogo mais uns metros;
- Depois do que vimos ontem com a expulsão de Rúbio e hoje com a nomeação de Duarte Gomes é óbvio que é cedo para pensar que podemos contar apenas com o que podemos produzir em campo.
- É meramente simbólico, mas foi bom que a primeira edição do Troféu Cinco Violinos ficasse em casa. E foi bonita a homenagem que o grupo de trabalho prestou a Paulinho, que recebeu o troféu de braçadeira de capitão no braço.
Gostei do que vi. A dupla de centrais funciona, o Cédric não inventa e faz o corredor todo, gostei imenso do "miúdo". O Adrien esteve em grande, espero que fique. Também gostei do Carrillo. O Insúa está "esquisito", bem como o Wolf. O rapaz parece que anda triste, apagado. Uma das características dele no ano passado era que, mesmo não marcando, mexia-se e estava sempre muito mais em jogo. Está a precisar de marcar um ou dois golinhos de bola corrida para ganhar confiança e a alegria de jogar.
ResponderEliminarQuanto aos árbitros, que este ano já mostraram o que é de esperar deles, pelo menos a equipa B (vide jogos contra Académica e ontem, contra a Oliveirense), está-se mesmo a ver que estão a ver se arranjam já indisposições e provocam lamúrias da nossa parte. O que os dois atrás fizeram bem como esta nomeaçãodo parvalhão gomes para um jogo amigável promovido pelo Sporting, em Alvalade, cheira mesmo a provocação... É responder em campo. Jogar com o dobro da determinação. Só espero que dê para ganhar.
LdA:
ResponderEliminarConcordo completamente com os destaques. São esses os pontos fortes que a equipa já evidencia.
Defensivamente muito compactos e consistentes. Uma posse de bola muito segura, notaram-se mt poucas perdas para o adversário. É certo que os passes de risco, para já, tb ñ abundam. De qlq forma, das poucas perdas de bola que observamos a equipa reagiu sempre mt bem e de forma rápida, resolvendo a contento. O Olympikos qs nc incomodou Rui Patrício e as oportunidades consentidas aos gregos oram mt reduzidas. Elias e Gelson, destacaram-se nesse capitulo. Hj gostei do suiço. Do Elias sou fã, nc o escondi.
Tal como a Ana comentou o puto Cédric esteve impecável. Gostei mt do miúdo. E o Adrien está um senhor jogador. O folhetim de Verão à volta dele tb está como está pq tds sentimos que ele tem mt valor enquanto futebolista. Haja esperança em q td se resolverá a bem. Duque, finalmente falou, e o q disse dá azo a manter a esperança numa solução que nos satisfaça... Veremos.
E a dupla de centrais... Se com pcs jogos já demontram tamanha coesão e segurança, a tendência será para se tornarem intratáveis... Mt esperança desta dupla. Já tinha gostado mt do marcos Tojo, hj o Kalid Boulah tb esteve impecável.
O SCP não pratica um futebol de encher o olho, mas a espaços e sp que consegue romper aquele primeiro momento de construção, que se nota mais pêrro, conseguiu algumas combinações colectivas interessantes e vistosas.
O primeiro troféu "coinco Violinos" fica em casa, e como dizes essa conquista é mt importante. Não só simbolicamente. Na práticapermitiu mais ns momentos de partilha no plantel, alegria e aumento de confiança do grupo. Estas vitórias ajudam a consolidar o espírito de conquista.
Só mais uma nota: houve momentos, logo dps do golo, em q senti que o SCP poderia fazer melhor circulação de bola. Houve ali algumas decisões pc esclarecidas. Os gregos abriram espaços estavam encostados, nós motivados e poderíamos nssa altura ter provocado mais estragos. Ainda assim tivemos duas boas hipóteses para matar o jogo (uma de Capel e outro bom remate de Cedric numa boa defesa do GR). Mas foram uns dez minutos que podiam ter sido melhor aproveitados. Faltou talvez mais Killer instict... Há qe melhorar neste aspecto e aproveitar melhor os momentos de desacerto e desnorte adversários.
SCP, sempre!
Illuminator
ResponderEliminarO cedric esteve em grande. Capel na 2a parte no lado direito rendeu. Em guimarães penso que jogaremos com 10 destes jogadores que entraram de início(apenas sai g.fernandes e entra schaars ou rinaudo)
Vim de Alvalade e gostei bastante do jogo! Parece que esta equipa será a que vai em Guimarães.
ResponderEliminarAdrien está um senhor jogador. Fantástico! Acho que não fez nada mal no jogo. Recebeu a ovação da noite! Cédric é muito certinho, é inteligente e cruza muito bem. Elias fez mais um grande jogo! Gelson foi uma boa surpresa.
Rinaudo está sem ritmo competitivo e Labyad...é craque!
Uma facto interessante é que, perante os 5 jogos das próximas 2 semanas, podemos jogar com Gelson, Elias e Adrien em Guimaraes...e ir à Dinamarca jogar com Rinaudo, Schaars e André Martins...o que diz bem da qualidade deste plantel!
PS- Relativamente ao jogo dos B's gravei o jogo e tive a vê-lo todo. Temos uma bela equipa! Arias e Bruma (com 17 anos é um verdadeiro diamante!) foram quem mais gostei de ver. Rubio, sinceramente, continuo a não ver nada de especial. Nos próximos jogos veremos o Betinho em acção na segunda divisão.
PM
O jogo não me pareceu um grande jogo. O futebol jogou-se a um ritmo lento e no processo ofensivo o Sporting mostrou lacunas gritantes. Há uma evidente falta de criatividade e uma tendência para verticalizar muito o jogo sem que daí resulte capacidade para criar jogadas de perigo e muito menos ocasiões de golo. Neste contexto temo que o Sporting inicie o campeonato sem sofrer muitos golos, o que é bom, mas igualmente sem capacidade para os marcar, o que será péssimo. Elias é o grande jogador deste Sporting e se-lo-á seguramente do campeonato. Não existem muitos jogadores deste nível a actuar em Portugal. Gostava de o ver mais preocupado com o processo ofensivo e menos dedicado a tarefas defensivas. Antes de chegar ao Sporting tinha-se destacado por ser um médio com capacidade para marcar golos. Insua e Capell estão a léguas da sua melhor forma e o lado esquerdo do Sporting ressentiu-se disso. Adrien foi competente mas espero que a sua, eventual, afirmação não represente um atraso no processo de crescimento de André Martins, de cuja criatividade e capacidade de decidir o último passe a equipa carece como de pão para a boca.
ResponderEliminarUm pormaior: na equipa inicial apenas 6 jogadores transitaram da época passada.
eu diria "temos de estar preparados"
ResponderEliminarContinua a não me convencer a saída em posse, quando os médios não procuram dar linhas aos defesas e os nossos alas não têm a minima cultura de circulação de bola, tornando muito dificil o dominio e controlo do jogo. Não sei se Marat fica ou não, mas que fazia muita falta, fazia.
Rinaudo, infelizmente é outro, algo que não é virgem em casos de fratura do maléolo externo do tornozelo, vamos acreditar que ele um dia vai voltar...
Insua e Capel em claro sub-rendimento, sendo a saída do espanhol uma boa ideia numa equipa debil no controlo e dominio do jogo.
A ver vamos, mas gostava de chegar a esta altura um pouco mais optimista com o já observado e já agora, sem o Sá Pinto a embirrar com Onyewu
Felizmente ainda existem pessoas como o José Guinote e o Pedro O., que conseguem fazer uma analise correcta tanto do jogo de hoje como do actual Sporting.
ResponderEliminarEste Sporting é uma equipa irritante, sem ideias(tal como o seu treinador)e complicativa.
Tem jogadores que das duas uma, ou de uma época para a outra deixaram de saber jogar futebol ou na época passada brilharam de forma a serem incluidos nas suas seleções para o Europeu e Jogos Olímpicos.
Volto a dizer que este plantel não convence porque está desequilibrado, notando-se um excesso de centrais, médios e de segundos avançados e, peca na falta, de homens de área onde só tem o Rick. Mas isto é fácil acontecer porque quem faz as contratações não percebe minimamente de futebol para que saiba construir um plantel. É bom sim senhor só na procura de negócios de ocasião.
Por fim digo que na minha opinião pessoal Sá Pinto não é ainda treinador para o Sporting.
É um grande Sportinguista e aqui ninguém pode duvidar disso mas não chega.
É um homem de balneário e isso nota-se na grande união de todo o grupo de trabalho, consegue incutir na equipa aquela garra que lhe foi sempre tradicional mas, falta-lhe o mais importante, a parte técnica e táctica.
Espero bem vir a enganar-me mas, este Sporting de Sá Pinto, apesar de bem recheado de valores, não me convence, o que me leva a dizer que vamos estar perante mais uma época falhada.
PS.Para Guimarães o mais correcto era sentar no banco o Insua, Capel, Carrillo e porque não o Rick (apesar de este ser o menos culpado de não lhe chegar jogo em condições)
Temos o melhor lote de jogadores dos últimos anos. A minha grande dúvida é, se este treinador consegue fazer uma boa EQUIPA. Não basta ser grande sportinguista... A defesa está bem, mas o problema é depois. Não há dinâmica ofensiva. Com 3 a 4 remates (a sério) por jogo é difícil ganhar. Vamos ver, mas a continuar assim, ainda não é este ano.
ResponderEliminarPreocupam-me algumas coisas:
ResponderEliminar- Capel. Percebo a sua importância no "esticar/abanar" o jogo. Mas não tem conceito de jogo colectivo, não respeita as subidas e aberturas de espaços dos seus colegas (principalmente os laterais) e detem, durante muito tempo a bola, bloqueando jogadas de perigo.
Aliado a isto, só vemos Jefren a jogar quando já se espera pelo fim do jogo. Injusto.
- Gelson e Rinaudo. Juntos são um horror e deixa de existir futebol ofensivo ou sequer projecto disso. Com árbitros portugueses vão dar lugar, muitas vezes, a Carriço.
Rinaudo está lento e ambos fazem faltas que podem custar caro.
- Insua. Uma simples rotação de corpo e é logo batido pelo adversário (e ontem aconteceu muitas vezes). Subiu mal, destapando o seu lado. Preocupante, pois é muito importante na equipa.
- Até à pausa de Setembro o Sporting fará, pelo menos 5 jogos. Em todos Wolfs vai ter de jogar. Não há alternativa, nem essa tem sido trabalhada. É muito desgaste e pressão para o nosso jovem avançado. E o Sporting tem de ganhar esses jogos todos.
- Izmailov. Ele, ao menos, ainda treina?
E só um cego não percebe a inocência da nomeação de Duarte Gomes. Começou logo com um penalty aos 3 minutos sobre Wolfs.
ResponderEliminarE vendo o nosso relvado, já percebi a importância dos 3 jogos com Charlton, Getafe e Sheffield.
Nando, portanto acusas de ninguem perceber de futebol incluindo o Freitas, mas depois dizes que temos de ficar com capel, carrillo e Wolfs no banco... se capel e insua ainda consigo perceber, os outros 2 acho completamente ridiculo.
ResponderEliminarJanauira, e uma opinião...agradecemos e desvalorizamos...
ResponderEliminarCantinho, parece que o capel rapidamente vai perder o lugar....
Joel,
ResponderEliminarE onde é que vemos provas que isso possa acontecer? É que ele está lá sempre, a titular, com a sua cabeça no chão, caminhando isolado para a linha de fundo.
Sim, realmente ele continua a ser titular e os adeptos continuam a dizer que é o único que tem raça, mas o que faz-me pensar isso não é tanto as provas que o Sá Pinto dá, mas a melhoria de forma e chegada do Labyad e do Jeffren... Se calhar não é tanto uma ideia, é mais um desejo (sempre que vejo o sporting penso - O Capel está a mais nesta equipa)
ResponderEliminarJoel,
ResponderEliminaratenção! eu não digo que o Capel não seja útil e que não tenha características que podem ajudar o Sporting. Mas não pode ter tanta influência no nosso jogo...
E numa época com cerca de 50 jogos, pode bem jogar 20 a 30, mas nunca 40 a 45.
Não há dúvidas que estamos melhor. Já se discute a titularidade de Capel, Schaars, Insua, etc, etc.
ResponderEliminarTambém me parece que estamos prontos, venham lá os jogos a sério! Estou com elevadas expectativas para esta época, mas ainda me vou guardar para maiores análises após o dia 31 de Agosto, só nesse momento saberemos qual vai ser a formação final com que vamos à luta. Mesmo que saia alguém importante para consumo interno podemos fazer um grande resultado.
Coloquei Capel, Insua e Ricky como os jogadores fundamentais a manter no plantel para este ano e mantenho a opinião. Capel é vital pela sua ligação à bancada (não quer dizer que seja titular) mas vale o seu preço pelo entusiasmo que gera e consequente apoio incondicional.
Insua em forma é o melhor lateral a jogar em Portugal e Ricky precisa de concorrência séria para evoluir.
Nao vejo qualquer evolucao face ao ano passado. Vejam os jogos com sa pinto em que ganhamos pela vantagem mínima e aqueles que perdemos ( setubal, gil vicente ) para nao falar da taca de portugal. Diferenças ? Digam-me por favor que eu nao vejo. Olho para uma equipa a trocar a bola para o lado e para tras, a ter posse de bola, mas sem ponta de criatividade, sem criar oportunidades de golo exactamente como no ano passado....ganhamos este jogo porque o adversario nao marcou primeiro, conseguimos estar bem defensivamente, nao sofremos um contra ataque como com a academica no jamor nos primeiros minutos...agora recuperando esse jogo e vendo este com o olimpiacos, verificamos que la continuamos a passar a bola de um lado para o outro sem sentido....continuo sem expectativas para este ano, temos melhor plantel mas nao temos treinador so garra nao chega...alias deixei de ter expectativas quando sa pinto assumiu a lideranca da equipa e escrevi isso neste blogue....espero estar redondamente enganado....
ResponderEliminar