sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O que é "um presidente que perceba de futebol"?

Assisti com atenção à entrevista concedida por Godinho Lopes à RTPi. E, antes de ir directo ao assunto, devo dizer que estranhei a estratégia seguida: se o momento a recomendava, como meio para explicar as decisões tomadas, (que redundaram na saída de Carlos Freitas e Luís Duque e até para sentir o seu efeito no ânimo do presidente)  não deixou de ser um risco fazê-lo a uma televisão e não a um jornal. Isto porque, como é mais ou menos consensual, Godinho Lopes não conta com a oratória no seu rol de qualidades. 

O risco acabou por compensar, uma vez que GL se apresentou bem preparado e combativo, naquele que foi o seu melhor registo dentro do género desde a campanha eleitoral. E essa foi a principal virtude da peça, tendo em conta a postura da entrevistadora, que deve ter falado tanto quanto o entrevistado. Os espectadores não podem ter deixado de se sentir defraudados, pois não teriam sintonizado o canal para ouvir a Fátima Campos Ferreira.

Da substância do que foi dito fica a redefinição do modelo até agora seguido, com Godinho Lopes a assumir toda a responsabilidade do futebol. Sobram mais uns quantos pormenores que, por comparação com esta decisão, perdem importância.

A medida parece-me correcta e deve ter resultado de uma avaliação inevitável, feita pelo próprio, face ao que têm sido os resultados da equipa de futebol, e que estão na origem da actual crise. Godinho Lopes já percebeu que no futebol os maus resultados têm um culpado - ele - e as vitórias, se as houvesse, veriam os seus méritos divididos por uma infinidade de parcelas devidamente personalizadas. Ao chamar a si a responsabilidade da condução do futebol GL toma a opção correcta, viverá e morrerá com as decisões que lhe serão exclusivas ou pelas que dará a cara.

"Mas o que percebe GL de futebol?" foi a pergunta que surgiu imediatamente. Nada, foi a resposta da maioria. Ora isto no mínimo é um pouco sobranceiro: quem é que valida a autoridade na matéria do adepto comum que, presumo, divide com GL a mesmíssima qualidade de treinador de bancada?

Sempre tive as minhas dúvidas sobre esta tão propalada necessidade de um presidente do clube perceber de futebol. Se isso fosse assim tão óbvio não deveríamos estar à procura de um treinador para presidente, resolvendo o problema de uma assentada?

Obviamente que não. Um presidente é essencialmente um decisor. É do acerto das decisões que toma que se constrói ou esboroa a grandeza de um clube. As áreas de intervenção de um presidente são tão diversas que, se usássemos da mesma exigência relativamente aos conhecimentos do futebol, um presidente para o Sporting teria, no limite, de ser licenciado em Economia e Gestão, Markting e Publicidade, Educação Fisica, nas mais diversas engenharias, até à Agronomia, (para resolver os problemas da relva), etc, etc. Um absurdo, como é bom de ver.

É inevitável que, quando se fala de presidentes e em regimes presidencialistas, que o nome que saia à colação seja o de Pinto da Costa,  ou de LF Vieira, e até mesmo de António Salvador, do Braga, pelos êxitos recentes. Mas será que eles percebem assim tanto de futebol? E o que é perceber de futebol?

O caso de Pinto da Costa merece análise. Todo o seu percurso profissional, anterior à presidência do seu clube é algo cinzento, e se razões parece haver para qualquer menção, diz-se nos mentideros que seriam a da mediocridade como gestor de empresas. Tenho sempre alguma dificuldade em elogiar alguém como PdC, que não olhou a meios para atingir os fins que se propunha, mas é indiscutível que encontrou na presidência do seu clube a sua verdadeira vocação. 

A sua capacidade de decidir não se esgota apenas no futebol, quem conhecia o que era o FCP antes da sua chegada e o conhece hoje percebe-o bem. A forma como rentabilizou o projecto imobiliário, as opções tomadas relativamente à academia, o pavilhão, etc, testemunham decisões de qualidade, mesmo nunca esquecendo a sua ética e moral duvidosas, e que podem ser enquadradas numa concorrência desleal. Provavelmente PdC ganharia sempre muitas vezes, mas talvez não tantas como ganhou.

Não podemos pôr LFV no mesmo nível. À procura do seu quarto mandato teve o seu golpe de asa quando foi buscar Jesus, tendo conseguido interromper um ciclo de 5 anos sem ganhar. Os benfiquistas fazem hoje o seu próprio balanço, mas parece-me consensual que a sua gestão está longe de poder ser considerada um modelo, e não apenas no futebol. 

Mesmo Salvador, que conseguiu por Braga no mapa do futebol, não colecciona apenas êxitos. Hoje já ninguém se lembra, mas quem escolhe treinadores como Rogério Gonçalves, Jorge Costa, António Caldas (interinamente) ou Manuel Machado pode muito bem ver questionados os seus conhecimentos de futebol. E foi ele também que não quis renovar com Domingos.

Concluindo, Godinho Lopes não precisa de "perceber de futebol". Precisa sim de montar uma estrutura profissional, multidisciplinar, capaz de lhe fornecer toda a informação que necessita para tomar boas decisões. Porque, no fim do dia, são elas que pontuarão o que resta do seu mandato.

Para concluir, acrescentaria apenas que essa estrutura multidisciplinar, na medida do possível, e dentro das normas de uma gestão transparente, deveria ser o mais resguardada possível, mesmo que com isso os seus elementos ficassem fora do conhecimento público. Isto porque, nesta fase da vida do Sporting, continua-se a preferir discutir mais nomes do que competências, e sempre numa lógica subordinada às compatibilidades e incompatibilidades de ordem pessoal. E, como bem sabemos, o termo "balcanização" no Sporting tem contornos únicos e refinados.

65 comentários:

  1. Concordo. Só acrescentaria uma coisa: O que percebe de futebol Reinaldo Teles? Durante quantos anos foi ele o braço direito de PC, o único que se manteve em todas as direcções de que fez parte PC, sempre na área do futebol profissional.

    ResponderEliminar
  2. Numa frase, um presidente que percebe de futebol é também aquele que quando não consegue receita através dos resultados desportivos não deixa de estar atento à despesa e age em conformidade.

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    O exemplo que dá do Salvador, é para mim um bom exemplo de um presidente que percebe de futebol.

    Todos erram, todos escolhem mal, mas nem todos não têm medo de agir e corrigir a tempo.

    Se calhar o Braga teve quase tantos treinadores como o Sporting nos últimos anos, mas o desempenho global é bem diferente.

    E eu sei que as condicionantes são diferentes mas bolas, os meios também são bem diferentes.

    ResponderEliminar
  4. Concordo em absoluto com o anónimo das 11:58 e por isso é que há bons e maus presidentes e ainda talvez a escala que os define e avalia em Portugal não seja suficientemente esclarecedora. E até pode ser que os tempos mais próximos iluminem mais essa escala de avaliação.

    Nenhum presidente ganha sozinho conforme às vezes se faz querer, da mesma forma que o futebol é um jogo colectivo, dentro e fora de campo, conforme o post deixa aliás bem claro.

    Exemplos extremos do que abordo também já aconteceram por cá, em Belém e no Bessa, só para referir dois mais mediáticos. Vamos ver o que os tempos mais próximos mostrarão.

    ResponderEliminar
  5. Nenhum presidente ganha sozinho mas a sustentabilidade financeira que assegura o futuro é uma responsabilidade só dele. Também concordo.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com este post que acho muito bom,como é habitual.

    Penso que GL perceberá até um pouco mais do que o adepto médio,mas não é um profissional ou ex-profissional.
    Faz toda a diferença.

    Simpatizo com a questão dos conselheiros.
    É um erro pensar que o presidente deve ser um especialista.
    Não é assim em muitas empresas, das maiores do mundo,mas o CEO é uma pessoa com fortes competências em gestão e está rodeado de uma estrutura profissional que o apoio na gestão do core business da empresa.

    Mas esses chamemos-lhe,conselheiro têm que ser
    conhecidos,devem é adoptar uma postura discreta.
    Fora do mundo empresarial,veja-se a presidência dos EUA.
    Tem múltiplos conselheiro,são conhecidos,mas trabalham na sombra.
    A figura é o presidente.

    Há o clássico modelo do "homem-forte" do futebol que é mais personalista e logo depende mais de um indivíduo, com os riscos inerentes.

    Também gosto do modelo em que o essencial da administração é entregue a ex-profissionais com forte ligação ao clube,sendo apoiados por uma estrutura administrativa(Presidente e um ou 2 administradores,p.ex.).

    A gestão do Sporting tem sido desastrosa.Um manual de más práticas.GL está a tentar reformular.Não é um perdedor.Tem uma vida empresarial assinalável Sabe gerir empresas.
    Saberá ser um gestor desportivo?
    A reposta vem aí.
    Mas está mais fragilizado sendo que nunca foi um presidente forte,devido sobretudo ás peripécias da noite eleitoral e a uma persistente oposição interna.
    A ver vamos ,como diria o cego.

    ResponderEliminar
  7. Acho que num clube como o Sporting, onde existem tantas facções, individualidades dispostas a opinar, tanto ruido á volta da equipa; que um modelo presidencial centrado numa pessoa faz todo o sentido.
    Soa a uma medida anti-democratica e parece um pouco despota dizer isso. Mas infelizmente é a cultura de management do nosso país.

    Tivemos há uns dias essa discussão no Sector

    http://www.sectorb32.blogspot.com/2012/10/em-busca-dos-carneiros-selvagens.html

    ResponderEliminar
  8. Eu não sei se o GL percebe alguma coisa de futebol, não sei de quem percebe.

    Mas há uma coisa que tenho a certeza: dá gosto vir aqui e sentir que há ainda quem se preocupe em fazer análises e propostas sem as habituais diatribes que dividem os sportinguistas.

    E ainda por cima uma boa análise bem fundamentada.

    Bem haja por isso.

    JPM

    ResponderEliminar
  9. Oceano saiu da Bélgica com o resultado a que se propunha, que era o de NÃO PERDER POR MUITOS.
    E assim foi, só perdeu por 2-1. Parabéns!!!
    Outro raciocínio não se pode fazer, pois quem joga com Insúa e Pranjic ao mesmo tempo, a outra conclusão não se pode chegar.
    CarrillO está doente? Está de castigo? Não serve nem para o banco? É mais um tiro no pé à Sporting, estar a pagar a um ativo caro (e com enorme margem de progressão) e não o utilizar?
    Bom fim de semana.

    DUARTE



    ResponderEliminar
  10. Coitadinho do Oceano teve a hipótese de treinar a equipe principal do "seu"Sporting e vai sair de fininho com 3 derrotas no bucho...e há pasme-se, quem afirme que a equipa com ele estava a jogar melhor...é pá que jogos foram esses que eu não vi nada que não fosse mamar golos de cantos e abébias dos defesas?

    ResponderEliminar
  11. Como deve saber (sendo tão especializado) as jogadas tácticas não se treinam em 3 ou 4 dias. São responsabilidade de quem passou nos últimos anos e devia ter deixado resolvidos aspectos básicos do treino.
    SL

    ResponderEliminar
  12. O post esta bastante bom mas peca por demasiada relativizacao dos sucessivos erros do presidente. Nunca na minha vida activa de sportinguista vi tanto erro, tanto logro mas sobretudo tanta incompetência. Achei , mesmo não tendo votado em GL que seria bem melhor que JEB, confesso que não seria dificil , no entanto este Presidente e o seu elenco (alguns a transitarem da direcção anterior) conseguem ser os piores gestores leoninos que tenho memória. Um ano e meio depois , toda a estratégia , todas as promessas e todos os trunfos apresentados foram desbaratados por completo. Se com companhia o presidente geriu mal então não quero imaginar daqui pra frente aquela cabacinha a liderar os destinos do Sporting completamente sozinho ou mesmo com aconselhamento dos que ficaram. É aqui que gostava que o MF me explica-se onde é que o GL percebe um pouco mais que o comum adepto? Por lá andar? O JEB andou lá uma década e foi o que se viu....

    SL

    ResponderEliminar
  13. O Sporting só vai lá se apostar na fruta.

    ResponderEliminar
  14. Andamos nós em guerras internas. Finalmente este abriu os olhos. Outros se seguirão.

    http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=45&did=82877

    ResponderEliminar
  15. Mas a estratégia de acabar com o Sporting não é de agora. Não é o braga que pode tirar títulos ao carnide e ao porco, é o Sporting. Não é o braga que concorre com o porco e com o carnide na luta por patrocínios e investidores, é o Sporting. Não é o braga que tem milhões de adeptos e milhares de sócios, é o Sporting.

    Antes do braga punha-se o boabosta nos píncaros. Um "modelo" de organização, fazendo muito com pouco. Dizia-se que o boabosta iria substituir o Sporting como um dos três grandes. O boabosta foi campeão e ganhou taças de Portugal. O boabosta pifou e o porco fez o braga actual. Braga que não ganhou nada e anda o capo dos arcebispos e falar que é o terceiro grande e ninguém se ri na cara dele?

    Que existe uma estratégia concertada para menorizar o Sporting é evidente até pela cobertura que a afirmação do braga tem na comunicação social. O braga quando perde passa incólume, quando ganha é um feito. Assim é fácil.

    Mas com a comunicação social sabemos com o que contamos. O que me preocupa muito mais é com o sistema financeiro e a sua actuação no meio desta crise, que pode ter efeitos devastadores no futebol. Aqui é que temos de ter MUITO cuidado e defender o Sporting. Não estamos distraídos, não somos sacrificáveis, nem nos menorizam face aos outros!

    ResponderEliminar
  16. Miguel este post não é um balanço do mandato de GL mas uma proposta para o que falta do mandato face à decisão tomada.

    ResponderEliminar
  17. Acho as declarações de Dias Ferreira importantes porque é alguém com uma voz importante no Sporting e fora dele, alertando para uma estratégia de bipolarização que muitos já percebem há algum tempo.
    Quanto ao repto de Miguel Damas só respondo que o que disse foi por convicção pessoal dado não conhecer GL pessoalmente(como penso também ser o seu caso).
    No caso de GL,ainda não acabou o mandato,no fim se verá.
    De JEB podemos fazer um balanço.
    Queria acrescentar que,na minha opinião falta gente ligada ao futebol na SAD.
    Peso que a remodelação ainda não está completa.

    ResponderEliminar

  18. Caro LdA,

    14 parágrafos para chegar a uma simplicíssima conclusão: Godinho Lopes percebe menos do que nada de futebol ( para isso é que tinha lá a dupla das comissões ( Duque+Freitas) que foi trunfo eleitoral decisivo. Godinho Lopes é uma fraude em toda a linha.

    Não compliquemos o que é fácil: "Perceber de futebol" é igual a: Experiência + palmarés + influência + poder + carisma. O único mencionado que tem tudo isso é o Pinto! O resto é paisagem!

    Só vi alguns excertos da entrevista da fraude! Também não valeria a pena ver um programa que trata dum tema eminentemente masculino e é conduzido por uma "burrinha" saloia que passa a vida a interromper o raciocino dos seus convidados! A Fátima é bem o reflexo do pseudo-jornalismo de intervenção e de fundo! É pra rir meterem-na a entrevistar o GL e cheira logo a esturro!

    A estória do "novo modelo" baseado na formação é uma estória da carochinha que é instrumentalizada pela enésima vez desde o tempo do grande Satã Roquette! Todos os Presidentes desta dinastia assassina se serviram desta farsa do "novo modelo" baseado na formação quando estavam em apuros! E os sócios e adeptos lá vão acreditando, quais ratinhos encantados pelo flautista de Hamelin.. .a caminho do precipício!

    Como fraude que sempre foi GL vê-se agora a fazer trapézio sem rede e em breve vai cair com enorme estrondo, porque a sua monumental incompetência ( que pede meças à de Bettencourt) vai sobressair e não haverá assessoria de comunicação nem Ricciardi que lhe valha!

    Os Sportinguistas adoram escrever intermináveis análises ao quotidiano leonino - e o Leão de Alvalade fá-lo com grande eloquência e qualidade literária - mas há temas que não merecem grande análise ou profundidade, e este é um deles! O tempo das palavras já lá vai, agora é tempo de acção!

    SL

    ResponderEliminar
  19. Sem dúvida que o Dias Ferreira sabe do que fala, até porque foi dos que integrou o mesmo plano para acabar com o SLB - o que era sempre muito mais difícil dada a sua imensa massa adepta, como ficou aliás demonstrado, para não dizer impossível como os egos que há em Alvalade também se encarregaram de mostrar mais à frente. E sem resultados desportivos fica tudo muito mais complicado.

    Quanto às exigências bancárias podem estar todos descansados que a banca, que não funciona propriamente como um CA qualquer, não está a exigir mais ao SCP que aos seus adversários, o problema aqui é a solvabilidade de cada um e sobretudo quem tem e quem não tem resultados desportivos. No que a receitas extraordinárias via Champions diz respeito o Benfica também já está arrumado esta época.

    Interessa e de que maneira saber quem vai marcar presença na Champions em 2013/14. E também é importante esclarecer as declarações gravíssimas e em sentido contrário por parte da MAG. Que ainda há dias e através do PMAG se ouviu que o SCP corria sérios riscos de desaparecer, com todas as implicações que advêm de tal afirmação e passadas apenas algumas horas foi o seu próprio vice que se viu obrigado a vir desmentir o PMAG, dizendo que tal nunca sucederá. Que se retirem e rapidamente as conclusões devidas.

    O que o Sporting precisa nesta altura é de voltar às vitórias o mais rápido possível com o novo treinador!

    Uma lição para todos a forma como o SCP foi utilizado na semana em que o rival SLB foi a votos. Que LFV ganhe ao menos daqui para a frente uma oposição vigilante. Já que nos direitos televisivos não se perspectiva nada que não seja mentira em tudo o que foi sendo dito.

    ResponderEliminar
  20. Na semana que cessa agora e a par com a entrevista de GL a uma Fátima Campos Ferreira, que como não é hábito desta vez se mostrou sempre muito impreparada a abordar uma matéria que não domina de todo, aconteceu outra entrevista também na televisão igualmente do interesse de todos os sportinguistas e do futebol em geral.

    O presidente do BCP, o maior banco privado português, Nuno Amado, teve oportunidade de abordar o relacionamento da instituição bancária a que preside com os maiores clubes portugueses, que são ao mesmo tempo uns dos maiores devedores da carteira de clientes do banco, tudo numa conversa com Judite de Sousa. Para quem não viu, presumo que já esteja on-line.

    ResponderEliminar
  21. MF e LdA

    Ao contrario de mim que tenho o "coração ao pé da boca" e disparo para todo o lado vcs têm comentado com muito mais calma e ponderação.

    Eu infelizmente já pouco vejo possivel deste presidente. Não tem a ver com sentidos de votos nem necessidade de campanhas (não votei nem irei votar BdC) Simplesmente não acredito na capacidade deste presidente e no seu staff. Se acompanhado de duas pessoas com algum know how foi o que foi não quero imaginar o que será daqui para a frente. Godinho Lopes em ano e meio não teve nenhum acto de liderança e foi sempre um presidente influenciavel, vai ser agora um "ditador" com capacidade superior para decidir? Como diz o outro a ver vamos....

    LdA

    Ano e meio já dá para balanço...nem que seja meio balanço.... ;-)

    SL

    ResponderEliminar
  22. Exemplos e testemunhos da fraude eleitoral podem ser vistos aqui:
    http://oantilampiao.blogspot.pt/2012/10/fraude-nas-eleicoes-da-agremiacao.html

    ResponderEliminar
  23. Justificar a leviandade com a má localização do coração já chegou aos adeptos.

    ResponderEliminar
  24. Anonimo das 10:52

    Quando falas de leviandade falas da gestão dos ultimos anos não é?

    SL

    ResponderEliminar
  25. Se calhar não era má ideia começar as fazer uns testes morfológicos antes de começar a comentar o Sporting, na televisão, nos jornais ou muito simplesmente nas caixas de comentários da blogosfera leonina. Evitava irresponsabilidades e a hipocrisia habitual de reconhecer algum "know-how" depois da saída.

    ResponderEliminar
  26. Damas
    A leviandade que ele fala é receber apenas a dia 7.
    Pelo menos é o que diz a circular interna do Sporting. E ao menos este mês é dia 7 porque já houve meses que só pagaram a dia 10 e a 12.
    É essa leviandade que esse anónimo se refere.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo das 11:06

    O unico Know How que GL tem é para avais na banca. Mas isso porque foi um caminho que ele quis seguir e porque mentiu aos sócios pois não tinha qualquer investidor com ele. Teve apenas mais um empréstimo da banca para comprar uma "carrada" de jogadores tão bons que estamos em todas as frentes a lutar por todas as competições. Isso sim é um know how tremendo. Quanto a minha morfologia , sobretudo mentalmente, está muito capaz para descortinar a incompetencia que grassa em Alvalade.

    SL

    ResponderEliminar
  28. Outro anónimo das 11:06

    Sobre isso não me pronuncio.

    SL

    ResponderEliminar
  29. Também não sei se o Freitas vai na cantiga do coração ao pé da boca. E para o Sporting pagar a dia 7 nesta altura é preciso muita credibilidade que poucos têm.

    ResponderEliminar
  30. Jeffren
    Elias
    Ricky
    Rodriguez
    Seba
    Xandão
    Turan

    Apenas para falar de alguns corações....

    SL

    ResponderEliminar
  31. Quanto ao pagar a dia 7 e a credibilidade que tem ou não. Quem endividou mais o clube não fui eu de certeza pois tenho as quotas em dia e o lugar de leão pago....

    SL

    ResponderEliminar
  32. O que vale Godinho Lopes como gestor no Sporting actual?

    Em menos de ano e meio conseguiu juntar muitos milhões de passivo ao clube (quanto logo veremos).

    Demitiu dois treinadores, um deles a base do projecto de 3 anos que tornaria o clube novamente campeão.

    Perdeu (demitiu?) CF e LD, bases da sua vitória eleitorial e do seu projecto para o futebol.

    Viu sair outros nomes pelas piores razões (PPC) ou em claro litígio (Barbosa).

    O clube esteve quase sempre longe do objectivo Champions para aliviar o acumular do défice.

    O plantel, que nos é vendido como um dos melhores de sempre, é um misto de juventude inexperiente com jogadores apelidados de vedetas mas que pouco ou nada demonstraram e alguns deles verdadeiros flops.

    O clube afasta-se dos sócios e adeptos pelos resultados, pela gestão, pela incompetência e amadorismo com que se lida no clube com assuntos como a escolha de um treinador (Vercauteren) ou o seu despedimento (Domingos e Sá Pinto).

    Pura e simplesmente, são cada vez mais os sócios e adeptos que não se interessam pelo clube, pelos seus resultados e isso basta ver no dia-a-dia, na rua, no local de trabalho, etc.
    Nem os nossos adversários mais directos se lembram do Sporting porque simplesmente o Sporting não é seu rival directo, sendo apenas alvo de piadas fáceis.

    Os sportinguistas pouco ou nada se interessam pelo que vai ser o resto do mandato ou projecto com este senhor à frente e que quando comparado com PC, LFV ou AS, não sabe mesmo nada de futebol e assim o tem demonstrado em menos de ano e meio.

    Mesmo depois disto tudo e sabendo-se que esta época só não acabou porque não se sabe o que pior ainda poderá vir, há ainda quem dê mais coragem ao presidente, achando correcta a sua decisão de tomar as rédeas do futebol, ao mesmo tempo que mais uma vez acusa quem está contra este rol de (in)decisões, de ser mau sportinguista.

    A gestão do futebol do Sporting vai continuar a ser feita de forma amadora e ao gosto das claques.
    A gestão do passivo do clube vai continuar a ser cada vez mais complicada e acredito que muito em breve as notícias vão ser as piores possíveis, com uma forte possibilidade de mais venda de activos (jogadores e património).

    Pedem-nos constantemente para apoiar o clube e mesmo não sendo apoiante desta Direcção, nunca tenho falhado em pagar cotas, gamebox e em arrastar amigos e família para o estádio com o intuito de ver os jogos do clube.

    Esta paixão está a desaparecer em mim e é cada vez menos interessante ir a Alvalade e muito menos ver o Sporting na televisão.

    Se querem continuar a apoiar esta espécie de projecto, estão no vosso direito.

    Eu estou no meu direito de não dar mais do meu tempo ou do meu dinheiro para quem não o sabe gerir.

    SL
    josé

    ResponderEliminar
  33. "Eu estou no meu direito de não dar mais do meu tempo ou do meu dinheiro para quem não o sabe gerir."

    Tanto palavreado inútil. Reacção típica de um criançola que se acha o centro do mundo, procurando chamar a atenção para si. Como aliás todos os outros da mesma linha de "raciocínio". Você não é assunto! Mas mesmo estando a desaparecer a sua "paixão" pelo Sporting, o seu blogue não desaparece. Porque será? Se não quer ir, não vá. Se não quer pagar, não pague. E sim estou no direito de apoiar o SPORTING e fá-lo-ei.

    ResponderEliminar

  34. LdA,

    O que é que aconteceu ao meu comentário????

    ResponderEliminar
  35. LMP, o comentário foi para spam sem qualquer intervenção da minha parte, como é óbvio. Por vezes acontece e, sem o alerta não me teria apercebido.

    ResponderEliminar
  36. Em relação a esta curiosa discussão nos comentários, eu acho que o Damas que subitamente conseguiu ver alguma know-how nas duas pessoas que saíram - depois de tudo quanto escreveu aqui e não só - expressou-se mal, ao invés do coração ao pé da boca que se aplica aos arrependidos da oralidade, devia querer dizer que no seu caso sente mais o coração ao pé dos dedos das mãos, sem duvida mais apropriado num sítio de expressão escrita.

    Mesmo sem saber se esta outra questão mais lateral não passa de mais um problema de sensibilidade ou perca dela, para além do problema óbvio de morfologia que decidiu vir agora confessar, um adepto tão exigente com os dirigentes tem a obrigação de ser também ele mais assertivo, não vá depois no futuro quando se voltar a arrepender tentar vir outra vez com uma desculpa tão esfarrapada.

    Acho que é obrigação de todos os sportinguistas tentar ajudar outros leões que expressem algum género de dificuldade, nomeadamente num momento difícil como este em que são notórias as dificuldades que o clube atravessa. Temos que demonstrar todos que estamos mais unidos.

    ResponderEliminar
  37. Obviamente que espero não ser mal interpretado por esta questão relacionada com as falanges que acabo de levantar.

    ResponderEliminar
  38. Já agora e só para que não restem duvidas, claro que tanto desejo as melhoras ao dr. Barroso como ao Damas, como é óbvio. É sempre um prazer ver um leão depois de devidamente restabelecido.

    ResponderEliminar
  39. Depois da falange e de me desejar as melhoras estou aqui estou a ir a ortopedia do hospital mais próximo....lol

    SL

    ResponderEliminar
  40. É mesmo esse o espírito que devia imperar sempre entre os leões caro Damas. Isto não está fácil para o Sporting e não vai ficar fácil de um dia para o outro.

    Falamos muito de quem está lá e que tenta fazer o melhor todos os jogos, mas na verdade não há garantia nenhuma que seria muito diferente com outros, senão ainda pior. Falamos muito de dinheiro mas esquecemos que temos um belíssimo plantel e que na medida do possível gastamos menos do que alguns clubes gastam com 1 jogador, a quem ainda queremos ganhar quando defrontamos nas competições europeias.

    Na verdade Sá, um verdadeiro leão como nós todos, teve tanta responsabilidade esta época como quem o convidou para assumir o banco e depois renovar ainda na época passada - onde até eliminou um desses gigantes - quando ainda há pouco tempo queria ser dirigente e não faço a mínima ideia do que vai fazer a seguir. Espero que tenha ao menos discernimento suficiente para pensar numa profissão alternativa, não vá o diabo tecê-las outra vez. E mesmo assim tudo de bom para o Sá.

    A verdade é que não há agora outro caminho tão seguro como prosseguirmos todos com o novo treinador e com os jogadores que integram o plantel actual.

    A verdade é que não podemos continuar a marcar passo muito mais tempo porque isto vai ficando cada vez mais complicado. Só quem está lá agora é que pode fazer alguma coisa para começar a alterar o que têm sido os últimos resultados e o mais depressa possível. Eles que façam o que lhes compete no campo assim como nós todos nas bancadas. Inimigos e adversários já temos coisa que chegue e nem todos primam pela lealdade que devia imperar sempre entre todos os adeptos leoninos.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo das 12h40.
    Ao contrário do que diz, não tenho blogue.

    A sua reacção é que foi claramente de uma criançola que não gosta de ouvir alguém dizer o que é inegável para a maioria dos sportinguistas.

    É sempre mais fácil insultar sob a capa do anonimato quando toda a argumentação a favor de um projecto falha por completo.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  42. Não tenho blogue mas gosto do mesmo nick que um gajo que não tem clube mas um blogue para depois escrever mil vezes que não tenho blogue.

    ResponderEliminar
  43. Anónimo que me dispensou atenção. Por muito critico que seja nunca irei virar as costas ao meu/nosso Sporting. Concordo que o momento é de longe o pior da nossa história. Confesso que preferia dar dois passos atras e apostar na nossa juventude mas com um treinador capaz de os potênciar. Prefiro construir um futuro que definhar um presente sabendo que irei morrer no futuro. Pelo menos é a minha visão.

    SL

    ResponderEliminar
  44. "Não tenho blogue mas gosto do mesmo nick que um gajo que não tem clube mas um blogue para depois escrever mil vezes que não tenho blogue."

    LOL

    ResponderEliminar

  45. LdA,

    Obrigado pela resposta. Não se pode recuperar o comentário?

    SL

    ResponderEliminar
  46. LOCAL julgo que o comentário já está recuperado. É o que começa por "14 parágrafos..."

    ResponderEliminar
  47. Onde se lê local deveria estar LMP. É o problema dos teclados ditos inteligentes.

    ResponderEliminar
  48. Pergunta Record? O Vercauteren deve ter umadjunto belga?

    Pergunta dum adepto? O Record precisa de jornalistas isentos e que percebam de futebol e respetiva análise tecnico, tatica, psicologica e fisica?

    Urgente a SPORTING TV?

    ResponderEliminar
  49. Desculpem o anónimo e o Damas a intromissão no debate de ideias com a elevação que nos caracteriza e sem perder muito tempo com a última vez em que se fez mais ou menos o que o Damas agora volta a protagonizar, vale no entanto sempre a pena dizer que não mereceu menos criticas que a actualidade - até ruir o edifício todo do futebol logo a seguir à eliminação da Taça de Portugal. Lembro-me bem e por ironia que na altura reclamava-se nas bancadas por mais investimento?!

    Em consequência assistimos a um ataque sem precedentes ao treinador para atingir as direcções eleitas, longe de imaculadas. Resultou ainda e já no fim naquele que muitos chamam o pior presidente da história do Sporting, ao não conseguir manter o dito treinador até à janela de mercado mais próxima a seguir ao acto eleitoral. E ainda mais importante, um clube perfeitamente dividido, assim como um estádio vazio.

    Parece que foram essas duas questões fundamentais que o actual presidente também tentou resolver até aqui. Evidentemente que sem resultados desportivos nada é possível. E quando digo nada também falo obviamente do problema mais estrutural e de origem financeira com que chegámos aqui. Um preço a pagar pelo défice estrondoso que só se resolve conforme tem sido anunciado capitalizando a SAD, que pode ser feito de várias formas. E quem opta por andar a discutir todos os dias as causas deste problema não é com o presente do SCP que está preocupado. Conforme também já foi dito por vários responsáveis o que é urgente é voltar a viabilizar financeiramente um clube que nesta altura é praticamente ingovernável. Nem há palavras para caracterizar quem está preocupado com os salários pagos ao dia 7.

    Deixando a situação financeira, que não é aqui que se vai resolver de certeza, também não me lembro de nenhuma direcção anterior colocar tanto ênfase no regresso da equipa B, não acredito que para vencer a honra. O enfoque na estratégia que o Damas e muitos leões, estou certo, protagonizam esteve sempre lá. O perfil do novo treinador só o vem confirmar ainda mais.

    Mas atenção que também se aprendeu com o passado, não podíamos começar a competir mais à séria só com a equipa B. Da mesma forma que um clube realisticamente vendedor muito dificilmente segura um jovem como Bruma e outros no passado, muito tempo, o SCP não pode descurar o mercado. Parece-me que há no actual plantel vários jogadores que vão desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da estratégia, desportivamente e financeiramente falando.

    Também me parece que faltam nomes mais ligados ao futebol no novo organograma, independentemente do regime mais presidencialista que agora se fala, mas eles estão lá. Alcochete tem profissionais mais que válidos para ajudar a suportar a nova estrutura e o novo treinador. É pelo menos disso que estou à espera, como também acredito que vamos chegar às soluções todas que precisamos através do que temos melhor e por isso somos conhecidos, a formação. A solução financeira inclusive.

    O que também acho que vale a pena referir nesta altura é que não me lembro de nenhuma nova direcção, em qualquer clube, que tenha feito muito mais em cerca de ano e meio, levando em linha de conta o ponto de partida. Mesmo com um percurso que está longe de estar isento de erros, também se fez muito trabalho válido já no imediato. E é a partir daí que tem que se começar a preparar já o futuro do SCP.

    Que o direito à diferença, mais do que legitimo sempre e em toda e qualquer ocasião, não se sobreponha ao dever do associado em apoiar o clube já e sempre. E se assim for, com mais ou menos dificuldades, com mais ou menos diferenças, sairemos deste impasse um clube mais forte, o que é sempre fundamental.

    Saudações Leoninas para todos aqui

    ResponderEliminar
  50. Comentários como os do Damas e do Magalhães são mato na blogosfera vide o Cacifo e outros. São feitos em função dos resultados, sem qualquer proposta séria para o futuro. No caso particular do Magalhães acho que à entrada de qualquer blogue deveria haver a dose certa de comprimidos porque quer a linguagem quer a substância anunciam profundos desequilíbrios.

    Como leitor assíduo do blogue pergunto onde paravam estas aves de arribação, estes profetas da desgraça o ano passado quando Domingos engatou 10 vitórias consecutivas ou quando encarreiramos na UEFA? É que não me lembro de nos virem aqui avisar que isto ia acontecer, embora não se escusem a dar o ar de quem sabe e adivinha tudo.

    Gente desta qualidade tropeçamos todos os dias, os profetas da desgraça que sabem as chaves do totoloto à 2ª feira, que vomitam a bílis em todos os comentários quando as coisas correm mal, que procuram a vingança e o permanentes ajustes de contas contam sempre pouco na hora de encontrar o caminho para um futuro melhor.

    Tal como disse no post anterior bem haja LDA por não se deixar levar pela corrente blogohistérica.

    JPM

    ResponderEliminar
  51. Hoje há aliás outro blogue que chama atenção oportunamente para os perigos que a blogosfera leonina veio preconizar, independentemente da sua relevância ou não. Já não me parece muito inteligente englobar nessa discussão blogues que não apresentam nenhum tipo de pensamento estruturado, onde a miudagem vai feliz da vida largar umas caralhadas escritas, é sempre uma forma nova, moderna e cool.

    Sabia bem vingar já amanhã a final da taça contra os de Coimbra. E bem precisamos!

    ResponderEliminar
  52. Há aqui muita gente a comentar que de sportinguista não tem nada! Alguns parece até que são dos presidentes (eleitos ou por eleger), e o Sporting é o que menos importa. Outros, ameaçam não pagar quotas e/ou não ir ao Estádio (grandes sportinguistas...). Eu também não estou contente com os resultados da equipa de futebol principal (a B vai em 1º na Liga de Honra), e com o que se tem passado de negativo no nosso Clube. Mas, também se passou algo de positivo, e os balanços fazem-se no fim. Faço um apelo a todos para que apoiem o Sporting Clube de Portugal, pois já bastam os nossos inimigos externos que querem acabar connosco. Não se distraiam com lutas internas. O que me preocupa é o futuro do nosso Clube. Vão a Alvalade, paguem quotas e se possível façam o Sporting crescer propondo novos sócios! É nos piores momentos que se vêem os verdadeiros LEÕES (estes não fraquejam ou desistem)!

    P.S - Quero esclarecer que não estou nada contente com a equipa principal de futebol. E nem sequer votei em GL. O que me leva a apelar à união é apenas um: O superior interesse do Sporting Clube de Portugal. S.L.

    ResponderEliminar
  53. Daqui a pouco o culpado da situação do Sporting sou eu....
    Iria fartar-me de rir com comentários com o JPM se não se tratasse do Sporting clube de Portugal. Acho piada até que se fale do Damas como se me conhecesse ou priva-se comigo de perto para saber como sou ou não como adepto. Alias basta olhar para os últimos anos e verificar que o futebol leonino transborda de vitalidade e que eu critico apenas e só porque gosto. JPM podes chamar-me aquilo que quiseres e até imaginares que me atinges. Não tens qualquer tipo de hipótese.....

    SL

    ResponderEliminar
  54. O PdC não olhou a meios para atingir os fins. Será que o Godinho olhou a meios para ganhar as eleições? Pois, não me parece.

    ResponderEliminar
  55. Se o Godinho tivesse a mesma competência para gerir o futebol que demonstrou a afinar as eleições, neste momento o Sporting já era campeão e ia em primeiro esta época.

    ResponderEliminar
  56. Realmente, tendo em conta que Godinho disse recentemente que caso se recandidatasse ganhava novamente as eleições, revela um elevado grau de confiança nos sócios ou então na sua capacidade de colocar em prática certas artimanhas...

    ResponderEliminar
  57. Hoje ainda não vale criticar o Godinho porque ainda lá está o Oceano. O facto de ter demorado várias semanas para contratar um treinador que aparentemente já estava escolhido há muito tempo não interessa para nada. Ainda para mais esse treinador foi apontado pela dupla Duque/Freitas que afinal deixou de ser credível (alguém para além mim vê aqui alguma contradição?).

    Depois quando começar o belga, também vamos ter de ter paciência porque afinal ainda só está a começar. Ou seja para o Sporting de Godinho a pré-época arrasta-se ao longo da época. Quando chegarmos ao fim da época e sem objectivos cumpridos, lá virá outra vez a história de que este foi o ano zero e agora é que vai ser. Portanto, mais um balão de oxigénio para Godinho. Entretanto, a história repete-se, chegamos ao final do mandato, Godinho mete o rabinho entre as pernas e dá de frosques como fez Roquette, FSF e JEB. Até lá, o tio Ricciardi arranja uma cara nova para vender aos sócios como "credível" fazendo-se acompanhar pelo "Nobre" Guedes como não podia deixar de ser. E os sócios vão na cantiga.

    E enquanto nos bastidores se decide o futuro do Sporting, nós por aqui vamos continuar a discutir o que é afinal um presidente que perceba de futebol. Talvez seja um dos mistérios do universo que os cientistas ainda não descobriram e talvez por culpa deles é que o Sporting não ganha absolutamente nada. Talvez, quem sabe...

    ResponderEliminar
  58. Anónimos,

    É pena que não se identifiquem com um nome (e já agora número de sócio, porque só verdadeira legitimidade para falar das escolhas dos sócios quem o é), para que saibamos identificá-los no próximo acto eleitoral.

    ResponderEliminar
  59. Já tínhamos as câmaras HD no estádio para identificar os adeptos que saiam da linha. Para a blogosfera arranjaram um PLF. Só rir com esta gente!

    ResponderEliminar
  60. Tantos anónimos a escrever, com relativamente poucos erros ortográficos e de sintaxe. Cheira-me a esturro.

    Vão lá trabalhar, que é para isso que vos pagamos 13 quotas por ano.

    ResponderEliminar
  61. Anónimo,

    terei muitos critérios para escolher em que depositarei o meu voto no próximo acto eleitoral. Um dos principais será que as pessoas que integrem uma qualquer lista não tenham repetido à nausea uma mentira, que é a da fraude no acto eleitoral, que foi inclusivamente desmascarada por um juiz quando o Bruno Carvalho - esse pelo menos teve coragem para se associar a essa mentira - procurou a anulação da AGE.

    Por mim é uma questão da mais elementar justiça: se o meu amigo vem aqui debitar esse tipo de discurso, pelo menos diga-nos quem é.

    Bruno Martins,

    É (também) mentira dizer-se que ninguém está satisfeito: há quem esteja (e muito) e esta "participação" deste espaço singular, também porque dissonante de grande parte dos fóruns existentes na Internet, principalmente neste período, não pode ser mais oportunista. "Esta gente" não tem direito a opinião.

    ResponderEliminar
  62. Escrevi o seguinte noutro blog num post sobre o mesmo assunto:

    "Gestores" responsáveis pelo futebol de um clube, que pensam em Scolari como hipótese para treinador, não podem se manter nesses cargos. Exemplo dos métodos de treino deste simpático senhor:

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1074503-apos-erros-na-bola-aerea-felipao-poe-jogadores-para-pular-no-palmeiras.shtml

    E agora pergunto, se BdC tinha um projeto fraco ou duvidoso apresentado em campanha eleitoral, que projeto apresentou os então candidatos de GL? Foi um bom projeto?
    Foi o facto de ter LD e CF (já não estão lá!)? Foi o treinador, que apesar de não ter sido apresentado, já se sabia quem seria (e também já lá não está!)?
    Foi o facto dos jogadores, se BdC ganhasse, não pertencerem ou não serem escolhidos pelo Sporting, mas sim por um "fundo russo"?
    E os jogadores que agora estão no Sporting, entretanto contratados, foram escolhidos pelo Sporting (CF) ou pelo(s) fundo(s) (p.e. Quality Sports Investments de Peter Kenyon, Jorge Mendes)?
    Exemplo: Valentin Viola custou 4M ao Sporting (comparticipado por um fundo de investimento). É um jogador com potencial que nada de novo acrescentou ao plantel.
    Lima, custou 4M ao Benfica. É um avançado garantia de golos e já o comprova em campo com a nova camisola.

    Paremos para pensar...

    ResponderEliminar
  63. Sobre o anonimato, subescrevo o que disse o PLF. E não comento anónimos. Mas naturalmente todos observamos que o número de comentários anónimos sobe em flecha quando o assunto é político, e não desportivo/futebolístico. E isso é lamentável.

    Sobre a fraude da "fraude eleitoral", isso ficou resolvido pelo próprio Bruno de Carvalho, que não impugnou coisa nenhuma. Não impugnou porque não tinha nada substancial para evocar.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)