sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Que estratégia para a equipa B?

Se tivesse que definir numa palavra apenas o que, da minha posição de observador, vem sucedendo desde o inicio de época no plantel da equipa B ela seria: turbulência. Se  tivesse que adicionar uma adjectivação ela seria: excessiva.

Ainda no inicio dos trabalhos já aqui me havia referido a algumas opções de acerto mais do que duvidoso. Volto agora a algumas delas, a que junto outras de forma avulsa e que resultam de ideias que voltaram à agenda recentemente.

Problemas com o talento
Começo por realçar um notório problema com o talento e com jogadores que até agora não se conheciam problemas de empenhamento ou disciplinares: 


(i) A facilidade com que se prescindiu de Farley, um dos melhores, mais promissores e mais evoluídos do lote de recém-chegados a seniores. 

(ii) O súbito ocaso de João Mário, que de quase opção de reforço da equipa principal passou a aquecer o banco da B. 

(iii) O recente exílio de Tobias Figueiredo, um dos melhores na sua faixa etária e posição a nível nacional, para um clube que é mais conhecido pelas performances no hóquei em patins, não pode deixar de me espantar.

Gosto pelo ares do mercado
A tremenda facilidade de recorrer ao mercado contratando jogadores que acabam por fechar o espaço à progressão dos que já se encontravam em Alcochete, sem que a sua qualidade o justifique. Hugo Sousa, Sambinha, Dramé, Enoh. 


Um procedimento em tudo idêntico ao seguido pela gestão anterior com os resultados que se conhecem. Todas estas compras mesmo que a "custo zero" representam despesa. 

Não seriam por exemplo melhor aproveitados os recursos se continuassem a oferecer aos Sportinguistas a possibilidade de ver os jogos da equipa B em casa?

Dar os de fora o que não se concede aos da casa
O Sporting parece disposto a oferecer aos de fora o tempo e a paciência que vai negando aos que cresceram no seu seio. Veja-se a chegada de Enoh e o empréstimo de Betinho.
Veremos que produção atinge o primeiro e quantos minutos terá o segundo. Ou o de Tobias Figueiredo, que o Sporting estava disposto a trocar por um jogador que acabou por preferir a Académica. 

Elevador em constante sobe e desce
Mexidas constantes no lote de jogadores já no decurso da competição, com subidas de juniores do primeiro ano, acumuladas com descidas de elementos do plantel principal, num vaivém constante.

Que papel o de Abel?
Não posso deixar de falar em Abel, o actual treinador. Como é óbvio é muito fácil culpar o treinador mas depois do que foi dito acima é também injusto olhar para ele como único réu. É muito difícil de construir o que quer que seja quando a não existe estabilidade e se prescinde de jogadores de evidente qualidade em favor de outros cujo valor está ainda por provar. 


Mas quem vê a esta equipa B jogar facilmente percebe que há muita coisa a melhorar nos seus processos de jogo. Este não potencia o valor dos jogadores, não os tem feito evoluir, de tal forma que não se afigura com muita facilidade que alguns destes jogadores possam vir a constituir opção válida – isto é, sem grande perda – para Leonardo Jardim no próximo ano.

Politica de renovações chapa 5
Foi aqui também objecto de análise em post anterior. Tendo oferecido a quase todos os jogadores que acabaram de subir a seniores um prolongamento da ligação por mais 5 anos, sem distinções de valor,  o Sporting ver-se-á em breve a mãos com um problema:  falta de espaço para incorporar novos valores que saiam dos juniores, tendo em simultâneo que “aguentar” alguns dos “renovados” que, tendo contrato, não têm qualidade para jogar no Sporting. E são vários… 


Quantos jogadores dos juniores poderão subir em cada ano  à equipa B? Das duas uma: ou quase nenhum ou a equipa B terá nos anos que se seguem plantéis bastantes numerosos, ou, ou…

A maldição da braçadeira
Para o fim mas não menos importante o “caso Reis”. Dizer que foi emprestado é uma figura de estilo. Um jogador com o passado dele no clube e nas selecções, a que se abre a porta de saída sem se lhe ter concedido uma real oportunidade e ainda por cima se põe uma clausula de compra de ridículos 500 mil euros é dizer-lhe adeus e felicidades.

Já quase ninguém se lembra das reacções do ano passado aquando da venda de dois jogadores de qualidade (e pelo menos um de idade) por provar ao Barcelona por cerca de 1,8 milhões de euros.


Essa falta de memória tem uma grande componente selectiva porque não deve ser muito agradável ser-se confrontado com a ideia de quase se ter imolado pelo fogo de indignação por 2 jogadores que quase não jogaram desde que saíram. 

O que dizer agora de Reis ?

Há uma estratégia para a equipa B? Se há ela não é muito fácil de entender.

32 comentários:

  1. estou de acordo com o que escreveu, ainda vamos ver jogadores feitos na academia nos rivais.Não entendo esta politca. Sr Bruno não estrague o que fez até aqui, não tente ser campião a qualquer preço.Disse na campanha preparar o futuro apostando na nossa academia faça isso.Baixar custos sim .

    ResponderEliminar
  2. (Parte 1)

    Vários pontos de análise... deficitária, pelo menos.

    Por pontos:

    - Problemas com o talento: O Farley tinha, de facto, talento. Infelizmente, para ele, estava num clube quase falido e com um ordenado muito acima do aceitável para a sua valia. Não aceitou a redução, preferiu rescindir; João Mário teve uma atitude pública de desrespeito pelo treinador. Foi castigado, voltou a jogar e, em privado, repetiu a dose. O Tobias era titularíssimo indiscutível, um dos muito poucos que teve renovação até 2019. Fez algo grave o suficiente para nunca mais ser opção e agora levar este "castigo", claramente para ter um choque e ser obrigado a um boost de maturidade;

    - Gosto pelo ares do mercado: Hugo Sousa, Sambinha e Enoh deverão ter custos completamente marginais. Pouquíssimos milhares de euros. É absurdo falar-se disso. Quanto ao Dramé, bom, é uma aposta de risco. Ainda assim, 6 meses nos B's e subida aos A's será, teoricamente, o desejo. Quanto não teriam beneficiado desse processo de crescimento e adaptação, uma panóplia de miúdos jovens que lançámos directamente na nossa equipa A (o Carrillo, por exemplo) ?;

    - Dar os de fora o que não se concede aos da casa: Este ponto até me causa... enfim, nem sei como qualificar. O Betinho tem época e meia de equipa B, quase 3500 minutos. Subiu de patamar de competitividade e fará, certamente, a pré-época. Havendo boa vontade, que não me parece o caso, olhava-se para isso como "o processo ideal de evolução", como aconteceu com William, Adrien, Cedric, André Martins, Wilson, etc. A questão do Tobias já falei... mas fica a nota sobre o Elton Monteiro, uma vez mais a demonstrar a má fé evidente de quem escreve;

    - Elevador em constante sobe e desce: É uma das funções da equipa B: dar minutos a quem não os tem, nos A's. Parece-me mais do que óbvio. E agora critica-se a aposta nos juniores ? Então esses não são aposta nos da casa ? Ou agora já não interessa nada ?;

    ResponderEliminar
  3. Para já, o ritmo de estrangeiros a entrar e jogadores da nossa formação (portugueses) a sair parece convergir para algo preocupante. Levar um jogador para o Reus ou o Reis (na forma que foi) para o Cercle é o mesmo que dizer "não contamos com vocês!".
    As idas de Carriço para o Chipre, Adrien para Israel e Pereirinha para a Grécia deviam ter ensinado alguma coisa...

    Por outro lado, tanto estrangeiro, oriundos de mercados problemáticos (africano e sul americano) onde ninguém sabe quem é o dententor do passe do jogador, % e afins, não acarreta nada de bom. Ainda mais porque parece que aquele rótulo que se colocou perante a figura de Inácio (comissionista) poderá estar a ter lugar na Equipa B.

    Vamos ver...

    A próxima pré-temporada será mais elucidativa, vendo qual o destino dos que entraram mas, principalmente, os que sairam (João Mário, Betinho, Tobias, Zezinho, Rubio). E, também, quem se vai manter (Esgaio, Semedo, Iuri, etc).

    ResponderEliminar
  4. Mais uma coisa, não gosto do novo tipo de letra do corpo do texto dos posts. Está muito grande e carregado.
    É só uma opinião (ou então nada mudou e no meu comp é que se alterou).

    ResponderEliminar
  5. VeDrIx,

    Por razões que desconheço o seu segundo comentário não foi publicado pelo Blogger e por isso tive que o recuperar.

    Quanto aos comentários que faz às minhas opiniões não vou perder qualquer tempo com eles.

    (Parte 2)

    - Que papel o de Abel?: Dos titulares, saiu Betinho e Nuno Reis. O problema maior desta equipa é, acima de tudo, a falta de identidade de jogo, de processos, de uma ideia clara. Não é por, 27 jogos depois, saírem 2 jogadores. Houve lesões, houve trocas, houve mexidas... mas essa é a função de uma equipa B. E o treinador escolhido tem de estar preparado para isso, obviamente;

    - Politica de renovações chapa 5: Ai, a má vontade. Preferia novos Iloris ou Brumas ? É absurdo. E, agora, já não há espaço para os juniores ? Então há pouco o problema não era lançá-los ? Mais atenção para ser levado a sério. E, tirando o Salomão e o Kikas, que, de facto, não entendi as renovações, adorava compreender qual foi "chapa 5", de todos os outros.;

    - A maldição da braçadeira: O Nuno Reis faz hoje 23 anos. Após boas indicações lá fora, foi chamado para se mostrar mais perto. Depois, ainda mais perto. Se não teve oportunidades foi porque o Jardim achou que não se enquadrava com o que pretende. Ao contrário do William e do Wilson, que voltaram dos empréstimos e foram opção, ao contrário do Ruben Semedo, do Mané e mais recentemente do Esgaio. Assim sendo, empresta-se o jogador a quem o quis. A cláusula é baixa, é verdade... mas não foi emprestado a um clube qualquer. Foi emprestado a um clube com quem temos uma parceria, a qual teremos interesse em manter. Certamente que não seria aceite um negócio de 5 milhões (como aconteceu com outros casos) e poderia até trazer dissabores... mas que interessa isso, não é verdade ? Por fim, a cereja no topo do bolo: Cá e Ié.

    Estamos a comparar 2 miúdos de 18 anos e zero provas dadas, com outro que já leva 5 anos de profissional ? Estamos a questionar a saída de dois jogadores que roeram por completo a corda com o Sporting ? Estamos, sei lá, a tornar ainda mais ridículo o argumento dos "contratos chapa 5", os quais salvaguardam o clube contra estas saídas precoces ?


    Bom, oposição é sempre interessante. Mas, ao menos, que esta se esforce para ter o mínimo de decência e dois dedos de testa. É que quando se aponta um dedo, tem-se 4 apontados a si mesmo... e é tão, tão fácil ser-se contraposto e cair no ridículo.

    Saudações Leoninas,
    VeDrIx

    ResponderEliminar
  6. Para mim uma equipa B teria que ser algo parecido a isto:
    Ribeiro(Meira), Riquicho(Esgaio), Semedo(Dier), N.Reis (Tobias F), Mica Pinto, Fokobo (Palhinha), João Mário (Luka), Chaby (Wallyson) , Esgaio (Ponde) , Iuri(C.Mané), Betinho (A.Guedes).
    E hoje em dia corremos o risco de apanhar com
    L.Ribeiro, Welder, Sambinha, M.Perez, King, Kikas,H.Sousa Enoh,Dramé entre outros.

    Quer dizer, faz toda a diferenca....

    ResponderEliminar
  7. Efectivamente, e ao contrario da equipa principal onde se tem feito um excelente trabalho, a equipa B tem vivido tempos confusos, e há muita coisa dificil de entender.

    Vou começar ja com uma opiniao pessoal,,,,a equipa B nao é propriamente o local mais motivador que existe.

    Na minha opinião, e com a quantidade de bons jogadores que formamos, uma equipa B no Sporting vai ser sempre algo complicado.
    Qualquer jogador que saia da nossa formação, devido a qualidade da mesma, virá sempre com o rotulo de "promessa". Uns sao realmente promessas, outros nem tanto, mas todos se acham nesse patamar. E todos ja sabemos que a comunicação social, empresarios etc, vao andar sempre em cima deles a por ideias, e a dar-lhes notoriedade muitas vezes ainda antes de a terem merecido(Bruma...Ilori). Nós adeptos, mesmo sem ser de proposito tambem o fazemos.

    A equipa B será sempre "aceitavel" para um jovem jogador, quando é senior de primeiro ano....a partir daí...é complicado. É um local "morto" onde não se ganha nada a nivel de titulos, e a unica luz ao fundo do tunel é a chamada a equipa principal que pode nunca vir a acontecer....

    O betinho, o joao mario, o zezinho...sao jogadores que nao estao preparados para jogar na equipa principal, mas que ao mesmo tempo ja ganharam um "estatuto" que se calhar nao lhes permite ver com bons olhos a permanencia na equipa B. Outros se calhar ainda mais novos do que eles, ja se acham tambem de mais para a euipa B.

    Isto é muito complicado de gerir. A equipa B é necessaria, mas na verdade acho que a nivel de evolução nao se compara com um emprestimo a um clube(desde que sejam depois aposta) que lute por alguma coisa, onde haja pressao por mais minima que seja. Na equipa B acho que esta pressao nao existe.

    Por isso o que vejo aqui acontecer no fundo é a substituição de jogadores formados no Sporting e desmotivados na equipa B, por jogadores de fora, possíveis apostas de futuro, ou então novos candidatos a desmotivação daqui a uns meses. Não sei se é a melhor opção...tudo vai depender da evolução de todos os envolvidos.

    Quanto as renovações em massa...pelos valores provavelmente envolvidos, não encaro isso com preocupação, bem antes pelo contrario.

    O jogador de futebol é um "animal" muito dificil de agradar. Ainda para mais quando é jovem e pensa que é o maior do mundo...por isso é que ha muitos "Paim's" por ai.

    ResponderEliminar
  8. Agradeço a publicação e pronto, nada mais a dizer, então.

    Normalmente é assim, não espanta.

    Mas fica-lhe mal, José. Não devia apenas limitar-se a mandar atoardas e, depois, ficar na sombra. Uma vez mais, só lhe enfraquece as ideias e demonstra pouca convicção nas mesmas.

    ResponderEliminar
  9. Caro Leão de Alvalade, queria saudar o seu post, que põe o dedo na ferida de algumas perplexidades que a gestão do futebol do Sporting tem evidenciado, sem prejuízo do reconhecido mérito da gestão da sua equipa principal.

    Queria deixar apenas 4 apontamentos, que me parecem completar o teor do post.

    1º sobre o papel de Abel na execução de um determinado "modelo de jogo". Recordo que fora proposta eleitoral a uniformização dos modelos de jogo e, em toda a honestidade, parece-me que no que diz respeito à equipa B esta proposta está a ser concretizada. Os princípios aplicados pela equipa B, dos poucos jogos transmitidos, parecem ser próximos dos princípios da equipa principal. Ora, não apenas esses princípios são muito distintos daqueles que eram aplicados na temporada anterior, são também muito distintos dos que o Abel aplicou na equipa de juniores da temporada passada. E isso suscita-me a seguinte interrogação: não é estranho que alguém defenda, para as suas equipas, modelos de jogo tão díspares?

    2º, sobre o próprio modelo de jogo. O seu sucesso na equipa principal é inegável. Mas por uma qualquer razão, e parece-me que todos estão de acordo, a fluidez de jogo da equipa B tem deixado a desejar em toda a temporada. Será culpa do treinador? Ou será culpa de um modelo de jogo difícil de implementar com jogadores com as características daqueles que o Sporting forma? Será surpresa que o Sporting tenha contratado já muitos jogadores de forte porte atlético? Será que esses jogadores poderiam ter sido formados no Sporting (e se não, porquê?)?

    3º surto de indisciplina no Sporting? Bruno de Carvalho prometeu pegar o toiro pelos cornos e prometeu também "dar exemplos" no que diz respeito ao comportamento dos jovens formados no Sporting. Se nada do que faz é surpresa (goste-se ou não), não deixa de ser curioso e não podemos deixar de assinalar que, desde que chegou ao Sporting, o número de problemas públicos de "indisciplina" com jogadores subiu consideravelmente. Poderá entender-se que isso resulta de critério disciplinar mais forte, mas o padrão dos indisciplinados é díspar e suscita muitas interrogações. Temo que haja dificuldade em lidar com o talento e que jogadores mais talentosos possam estar a ser desconsiderados em favor de jogadores mais abnegados mas sem futuro.

    Recordo também que um indisciplinado de um dia se pode tornar numa peça essencial no dia seguinte. Veja-se, por exemplo, o caso do Adrien Silva.

    4º, as contratações. É discernível um fio condutor nas contratações realizadas?

    SL

    ResponderEliminar
  10. VeDrIx,

    Não foi por falta de argumentos que o contradissessem que abdiquei de qualquer comentário. Bem antes pelo contrário.

    Foram as acusações gratuitas e a forma como classificou as ideias que apresentei e que insiste agora (atoardas).

    Tenho muita coisa boa na minha vida para perder tempo com outras que não valem mesmo a pena. Já me falta a pachorra de outrora.

    ResponderEliminar
  11. LdA, LdA...

    Qd é que aprendes que "O Bruno" é Perfeito" páh? Mas quando? Não se podem apontar dedos, catano... Não ganhas decência, é o que é... Se tivesse decência seguias com rebanho e só escreverias elogios, atrás de elogios.

    O que mais me impressão faz na actualidade leonina, é este seguidismo absoluto que envolve BdC. Não se pode apontar nada, não se podem lançar dúvidas sequer sobre seja lá qual decisão for, que logo aparecem os defensores do "messias" com tangas, conjecturas e justificações palermas ao invés de contra-argumentar com factos. E isto qd não aparecem, feitos cobardolas, em matilha a insultar quem ousa contestar o Querido Líder. O costume. Não há pachorra.

    Que valor é que tem dizer-se que o Tobias fez não sei o quê, o João Mário fez o diabo em cuecas, o Faley ganhava milhões…etc, etc… Tudo exprimido não há um FACTO. Só boataria para justificar o injustificável. Está à vista de todos que a politica da B é incompreensível, no mínimo, incoerente com o que foi (e continua a ser) anunciado (propagandeado???).

    Abç!

    ResponderEliminar
  12. Parte 1

    Ponto prévio: concordo com a turbulência excessiva na equipa B, esta época. Que espero que com mais tempo de planeamento no futuro, essa turbulência seja reduzida ( vai sempre existir, até pelos propósitos e objectivos desta equipa ).

    Não concordo, pelo menos na totalidade, com alguns dos pontos referidos no post inicial e depois de certa forma reiterados no post do user Nuno Espada.

    - Por esta altura estou relativamente convencido que a escolha de Abel para treinador terá sido um erro. Nada contra o homem e profissional, pessoa que admiro, mas a falta de identidade e principios de jogo é de sua responsabilidade.

    - Acho que se exagera tremendamente nas criticas ao tal vai vem entre os A e os B. Em primeiro lugar, este vai vem, desde que com critério, é estratégico e perfeitamente natural em planteis curtos. A utilização dos mais velhos ( poucos ) tem sido muito pontual ( Piris, Magrão, Salomão e Welder ), só muito raramente foram opção e em muito menor número do que acontece com os rivais, que têm jogadores que custaram muitos milhões na prateleira.

    - Não vejo as saídas de Betinho e João Mário como consequência da falta de espaço no Sporting. Pelo contrário. Comprometendo a competitividade dos B, decidiu-se colocá-los ( bem como Cissé ) a rodar num escalão superior, com treinadores que os conhecem. O que prova o que é realmente prioritário.

    - A "bondade" da forma como o Sporting gere os casos disciplinares deve, na minha opinião, ser analisada à lupa dos comportamentos colectivos da sua equipa. A equipa principal, naturalmente mais estabilizada, tem uma atitude altamente profissional e responsável em campo. Os jogadores dão o que têm e não têm, cumprindo a ideia de exigência máxima tantas vezes repetida como ponto fulcral de uma nova cultura. Casos como o do João Mário e Tobias, jovens em que o Sporting apostou e aposta para o seu futuro, precisam de tempo para se concluir destas medidas do clube. Casos de indisciplina o Sporting e todos os clubes têm. Mão forte, nem todos. O Sporting não a teve, durante muito tempo. Daí alguns casos esporádicos de vedetismo e irresponsabilidade profissional.

    ResponderEliminar
  13. Parte 2

    - As contratações da equipa principal ( que achei exageradas em número ) do Sporting até agora só podem ter um saldo positivo. Com tostões, contrataram-se Mauricio, Jefferson, Montero, Slimani, Piris ( por empréstimo, solução razoável para as 2 laterais ), Cissé ( aposta de futuro ), Vitor ( jogador capaz, embora o considere dispensável ), Welder e Magrão ( dois flops, minha opinião ). Felizmente e não foi por acaso, têm ambos contratos de curta duração ).

    - As contratações para a equipa B. Esta equipa não tem que servir apenas como ponto de passagem dos juniores para o escalão principal. O Sporting, clube formador e que inevitavelmente no próximo ano terá que ter um plantel com um peso ainda maior dos nossos jovens no grupo ( Betinho, João Mário, Esgaio, Iuri, Semedo, Wallyson, Mica estarão na grelha de partida ), não pode ficar preso ao que produz internamente. Tem que ter uma acção proactiva no mercado e não tendo capacidade financeira, terá que ser uma acção em mercados diferentes de onde os tubarões normalmente pescam e mais intensiva e informada. Neste momento, é demasiado cedo para tirar qualquer conclusão de boa fé quanto a Hugo Sousa, Samba, Enoh, Dramé e Matias Perez ( se for contratado ). O que se sabe, é que os custos envolvidos foram perfeitamente residuais.

    - Todas estas mexidas em janeiro ( que concordo que foram muitas, algumas deveriam ter sido prevenidas no verão, mas lembro do que havia para fazer, que ultrapassou e muito a mera gestão desportiva que nem era propriamente prioritária ), não deixaram contudo de abrir espaço para alguns juniores. Ponde, Podence e Matheus Pereira.

    No fundo, esperando que haja para o próximo ano mais cuidado com este projecto, que é essencial e não tenho dúvidas que haverá esse cuidado, acho que falar em erros estratégicos e em incoerência e apostas falhadas é no mínimo precoce e alarmista. Principalmente quando alguns dos pontos em que se assenta essa ideia, não têm sustentação factual.

    ResponderEliminar
  14. Lion73,

    Comentários breves por falta de tempo:

    Compreendo as chamadas de jogadores da A para ganhar ritmo (Jefferson, Piris) mas já percebo menos a chamada de júniores de 1º ano havendo outros já na B para o lugar. Não vi no meu comentário "exagero tremendo".

    Vamos ver quantos minutos faz o Betinho.

    A medidas disciplinares têm que ser proporcionais e justas. Mandar um miúdo para Reus não me parece que o seja, parece mais um cortar de pernas. Quem é o Rèus e quem é o treinador do Réus?

    E falta ainda saber que faltas disciplinares foram cometidas. É muito curioso como algumas coisas saem cá para fora e não menos curioso como são aceites de forma plácida.

    Não tenho qualquer dogma em relação a compras e vendas de jogadores da formação mas têm que obedecer a um critério. Pelo menos de trazer o que não haja cá já. Tenho dúvidas sobre isso assim como tenho dúvidas por exemplo na idade de alguns...

    Gostava que não se ficasse pela acusação e demonstrasse quais são os pontos que não têm sustentação factual.



    ResponderEliminar
  15. O LdA não sabe:

    1- Quantos minutos vai ter o Betinho e com que pressupostos o Sporting aceitou o empréstimo ( dito de outra forma, o que Couceiro pensa sobre o jogador. Aliás, até sabe, que ontem referiu que é o único PL do plantel além do titular ).

    2- Não sabe a natureza das falhas disciplinares e as consequências do empréstimo de JM a uma equipa de escalão superior e do Tobias ( que tem apenas 19 anos, não vejo percebo o sentido de urgência num central com muito para crescer ) e a influência que terão nos seus comportamentos e rendimento futuro.

    3- O critério inerente às contratações feitas para a B. O que é diferente de não haver critério. A não ser que me diga que conhece os jogadores e participou na observação dos miudos ( Dramé treinou com a B antes do Sporting avançar para a sua contratação ).

    Por último... agora também há problemas com a chamada de juniores para os B? E se estes estiveram prontos para a segunda Liga?

    ResponderEliminar
  16. Virgílio

    Bdc, não está imune a criticas (era o que faltava), mas é bem verdade também que os que não gostam dele são bem rápidos no gatilho. Olha basta estar mau tempo. E por acaso nem acho que seja o caso do LdA. Agora ali do lado direito (blogroll) há um ou dois blogs que só irão descansar se Bdc ganhar a liga dos campeões. (mesmo assim tenho algumas dúvidas)

    LdA

    Um jogador que parece estar a dar nas vistas é o Zezinho. Está a jogar muito bem no actual clube.

    Farley, não queria renovar e está num clube menor na Ucrânia.

    Tobias Figueiredo, consta que gosta é de saídas e mulheres (tb eu) :) Seria uma pena caso este jogador não vingasse.

    Parece que tanto ele (tobias) como o alexandre guedes tinham problemas com o Abel.

    Agora tb admito que hugo sousa, enoh e sambinha fico meio desconfiado do valor, mas o que se gastou com eles foi mínimo. Acho que não há um risco muito grande.

    Este Dramé é um wishful thinking.

    Grande abraço & viva o SPORTING

    ps – que este Shikabala seja mesmo o mágico que o Sporting precisa.

    ResponderEliminar
  17. LdA,

    Não deixando de concordar em parte com o que dizes, só quero dizer que, na minha opinião, a estratégia da equipa B é aquela que melhor convier à equipa A. E o Abel é melhor que se adapte a isso, pois devia agradecer todos os dias ser treinador da equipa B do Sporting.

    A mim, e julgo que à maioria dos Sportinguistas, o que interessa na equipa B é quantos rapazes é que estão preparados para subir à equipa A. Se a isso se juntarem os bons resultados ótimo! Agora, o que eu não vejo, é jogadores a destacarem-se o suficiente e isso pode ter duas razões: ou os jogadores não terem qualidade suficiente ou então é o treinador. Eu estou mais inclinado para a segunda...

    Quanto à política de entradas e saídas na equipa B acho que nos faltam dados para poder ter uma opinião segura. Por exemplo, posso especular que talvez o que o Tobias precise neste momento, além da possibilidade de competir regularmente, já que na B não era opção do Abel, é de uma experiência que lhe dê maturidade emocional, que o faça crescer para poder estar preparado para assumir responsabilidades. Vai até Barcelona. Vai crescer. Tem mais 5 anos de contrato. Tem tempo.

    Abraço
    Carlos M.

    PS: Não se conhece a razão pela qual o João Mário não jogou mais na B. A sua inclusão na A ou novo empréstimo na próxima época vão certamente estar relacionadas com o que fizer até Maio e com o que vai acontecer ao plantel da A.

    ResponderEliminar
  18. Volto a reafirmar....hoje não é facil agarrar num grupo de jovens e pô-los a aquecer em lume brando numa equipa B, à espera duma oportunidade no plantel principal. Porque no fundo numa equipa B, qualquer equipa B, não há nada a ganhar sem ser isso. Subir a equipa principal.

    Poderá ser facil no primeiro ano...depois no seguinte já não é. O ano passado correu bem...este ano corre mal...ao contrario da equipa principal para já.

    Mas não nos podemos esquecer, que o fundamento da equipa B não é ganhar nada, mas sim dar competição(dentro de casa) a jogadores que nao sao usados na principal. se amanha estes jogadores todos que saíram voltarem "estilo" william de carvalho, o trabalho esta bem feito. Senao, há que dar muitas explicações.

    Sr. Virgilio..não tenho nada contra si...mas da mesma forma que voce critica quem só defende cegamente, eu tambem lhe tenho de dizer que voce só pareçe criticar.

    Tenho pena de nao ter visto um comentario seu no post feito neste blog sobre a contratação do montero por "meia duzia de tostoes", ou noutros do genero.

    As pessoas defendem agora porque as coisas estao a correr bem, porque amanha se correrem mal deixam de defender. É um credito que esta direcção tem por estar a fazer o que é considerado por quase todos como um bom trabalho.

    Estranho era haver alguns que defendiam cegamente uma direcção que pôs a equipa de futebol em 7ºlugar com o plantel mais caro de sempre. Não estou a falar em si em particular, mas a verdade é que nunca o vi aqui a referir-se a Godinho Lopes e seus apoiantes como as vezes faz com Bruno de Carvalho e quem o defende.

    Você pode-nos(e incluo-me no grupo) estar sempre a chamar de "burros seguidores", mas pelo menos eu posso-lhe claramente dizer, que não vale a pena esconder o seu ódio com um suposto "espírito critico" superior aos dos outros.

    Mas respeito a sua posição, e da mesma forma que hoje concordo com o reparo feito neste post, espero ve-lo a si a dizer qualquer coisinha de bem sobre o trabalho desta direcção.

    ResponderEliminar
  19. Virgílio,

    é para o lado que durmo melhor.

    Comentários como o de VeDrIx fizeram aqui idênticos por exemplo quando me insurgi ou manifestei dúvidas contra a saída do Adrien para Israel, a de Pereirinha para a Grécia, de Baldé para Badajoz, a contratação de Onyewu e Boulharouz e outras.

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Pedro C.

    Haja alguém com tomates para aparecer a criticar. Não era preciso grande coragem para isso, mas infelizmente, na actual conjuntura, parece que realmente, ou se é masoquista, ou se tem um gde poder de encaixe, ou mts tomates para isso. Isto pq quem profere uma critica, por menor que seja a BdC, logo se arrisca a enfrentar uma autentica matilha de desmiolados lambuças do Bruno, esses sim, com o gatilho ultra-rápido, como diz o caro The Cure mais acima…

    Talvez por isso, aconteça a mt boa gente, cagar na situação e pura e simplesmente, começar a deixar de frequentar a blogosfera leonina, que fica entregue à bicharada aduladora do BdC. É mau, na minha opinião que assim seja, a começar pelo próprio BdC e, consequentemente para o SCP. Todos precisámos de quem analise o nosso trabalho… Até o melhor do mundo precisa disso e BdC não é, seguramente, o melhor presidente do mundo… Ainda tem mt para aprender e crescer. E para isso precisa tanto de incentivos como de CRITICA. Se calhar, face ao que tenho visto, precisa mt mais de critica do que incentivos… q é coisa que não lhe tem faltado.

    Longe de querer defender seja quem for, mas o LdA manifesta, livremente, a sua opinião. Mesmo qd essa opinião vai contra a corrente. E nunca lhe li nada de “indecente” contra o SCP… Umas vezes elogia, outras vezes é neutro e noutras critica a acção do actual CD, como antes o fez com outros CD’s. Isto devia ser considerado normal, mas, como é fácil de observar, hj não é isso que acontece. E qd alguém ousa criticar, sujeita-se a ser considerado indigno e parece que só profere heresias. Resumindo, existe actualmente um clamor de aprovação tal (perante a acção de BdC), que é, na minha humilde opinião, ridiculamente exagerado…


    Qt ao facto de eu só parecer criticar... É curioso pq nem sequer tenho publicado post’s… Muito por falta de tempo, mas tb, confesso, pq não estou para me sujeitar nem para aturar gente que não sabe lidar com opiniões diferentes. Se está td tão bem, então não há reparos a fazer, certo? De qlq forma deixo os últimos ‘esscritos’ que deixei na caixa de comentários aqui do tasco:


    http://anortedealvalade.blogspot.pt/2014/01/a-praxe-que-vitimou-o-sporting-e-o.html?showComment=1390914851767#c1616586761880603665


    http://anortedealvalade.blogspot.pt/2014/01/zero-para-vitor-pereira-no-ping-pong.html?showComment=1390586657624#c9184480915215130361

    http://anortedealvalade.blogspot.pt/2014/01/primavera-arabe-anula-efeitos-do-diluvio.html?showComment=1390248061100#c3485670353294563051

    Como se nota, só criticas ferozes ao BdC…

    Cps.

    ResponderEliminar
  21. ah! E PedroC... Não me recordo de alguma dia lhe ter chamado de "burro seguidor"... Agora que os há... Ui.. há e não são poucos. desculpe-me a franqueza.

    ResponderEliminar
  22. Lion73,

    Manifestei dúvidas sobre o acerto de emprestar Betinho ao Setúbal por ter o lugar tapado por Cardoso e por o Setúbal antes de Betinho ter contratado o Zequinha que faz a posição. Isto não é um facto é uma conjectura que só tempo revelará o seu acerto.

    A dúvida é mais do que legitima. Se Enoh, de que duvido da qualidade e até da idade que diz ter, jogar e Betinho não teremos que fazer a contabilidade do que ganhamos e perdemos.

    Não sei sequer se houveram falhas disciplinares, apesar dos rumores. Quem ganhou com eles? O Sporting e os jogadores não foram de certeza.

    Sobre os outros 2 pontos abstenho-me de comentar porque decididamente não partilhamos da mesma definição do que são factos e do que carece de sustentação. Se assim fosse talvez não fosse tão ligeiro na acusação.

    ResponderEliminar
  23. The Cure,

    Confesso o meu receio em comentar rumores. Não vejo qual a utilidade, percebo o quanto prejudicam os jogadores e o Sporting. Quanto mais não seja diminui o valor dos jogadores e a posição negocial do Sporting caso se queira ver livres deles. O problema é que os problemas têm surgido sempre ou quase sempre com os melhores jogadores que são por isso mesmo os que têm mais valor de mercado e por isso também melhor posição negocial. Sabem que se o Sporting não os quiser há muito quem os queira.

    Isto não é dizer que o clube tenha que estender o tapete a todo qualquer indisciplinado mas tem que ser justo e proporcional nas medidas punitivas.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  24. Carlos M,

    a solução encontrada para o João Mário foi aqui elogiada por mim. É só recuar uns posts. Agora cabe-lhe a ele o resto.

    Sobre o Tobias até podemos concordar mas confesso que enviá-lo para Réus só me parece bom se ele estiver a pensar em mudar de modalidade. :-)

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Pedro C,

    ter uma equipa B não é fácil por razões que aduziu (umas não concordo outras nem por isso) mas a verdade é que hoje as dificuldades começam logo nas escolinhas, com os pais a pressionar, pensando que vem ali o sustento da familia. Nem sequer acho que este ano "esteja a correr mal". A minha preocupação é um perfil de decisões e tendências que podem dar maus resultados. A suceder nem sequer serão imediatos, começarão a notar-se no tempo. Normalmente quando se percebem os erros já é tarde para os corrigi. Estas são as minhas opiniões como mero observador, sem outras qualificações que não resultem das minhas capacidades cognitivas e da observação dos factos. Registo-as aqui com uma finalidade pessoal, sem qualquer outro interesse óbvio ou velado. É também o meu escape para o tempo que passo a pensar no Sporting que, como para os demais, é muito.

    ResponderEliminar
  26. No actual contexto o discurso centrado na aposta na formação é, no mínimo, de legitimidade duvidosa. Não percebo a razão pela qual alguns dos jogadores que no ínicio da época andaram pela equipa principal se eclipsaram. O caso de João Mário, o facto de Bétinho não ter tido uma única possibilidade na primeira equipa, entre outros. A contratação de tantos jogadores estrangeiros, mesmo que a custo zero e sobretudo para a equipa B, destroi a teoria da "aposta na formação". Com mais algum dinheiro, em resultado de possíveis vendas no final da temporada, iremos ver melhor a real dimensão desta paixão pela formação. Parece-me que Abel não se revelou o homem indicado para gerir a equipa B. Os vários conflitos indiciam um problema de liderança. Porque razão jogadores que no passado recente tiveram um comportamento irrepreensível e mereceram destaque nas selecções nacionais deixaram de jogar sob a sua liderança?

    ResponderEliminar
  27. Amigo Virgílio, com todo o respeito, tomates tiveram 2 rapazes que a cerca de um ano criaram um movimento que acabou por ajudar a "dar rumo ao Sporting", e todos aqueles que na altura se insurgiram publicamente contra uma direcção que se nao tivesse saido, muito provavelmente levava o Sporting à falencia! Isto sim são tomates.

    Volto a frisar que não sou contra a critica, sou sim contra estar sempre a criticar! É diferente.

    ResponderEliminar
  28. Virgílio

    meu caro amigo eu quero é ouvir mais vezes "Gigantic" :)

    LdA

    sem dúvida entendo perfeitamente o que estás a dizer.

    you da big big coach! Me no! :)

    abração

    ResponderEliminar
  29. Pedro C,

    “Se” a minha avó não tivesse morrido, ainda hoje era viva… Desculpe que lhe pergunte, mas o que é que esse episódio de há um ano tem a ver com o que aqui se debate agora? Vontade de desviar o tema em causa? Falta de mais e melhor argumentação?

    E pare de tentar colar-me o epíteto de “estar sempre a criticar” porque não cola com a realidade como ficou, aliás, bem explicito no meu último comentário. Isso é simplesmente mentira!!!

    Tb acho curioso Insurgir-se (permita utilizar o seu termo) contra alguém que não comentou um post, qd vc próprio, o “insurgente”, tb não o fez. Que o Montero foi um achado, é qlq coisa demasiado óbvia. E dps, permita-me não gostar de ser redundante! Fui dos primeiros a elogiar o Montero, ainda ele não tinha desatado a marcar golos. Agora é facil elogiar o colombiano... Já com o Jefferson fui mais desconfiado, mas já dei, o braço a torcer. Outra medida que não me farto de abençoar foi a contratação de Leo Jardim. E pronto, lá tive que me repetir. Satisfeito?


    The Cure,

    Em Maio, vai ser uma sinfonia gigante. Estou confiante. Agora, mais ainda, com o Chicabala... :D

    ResponderEliminar
  30. Só recordei esse episódio devido a sua afirmação dos "tomates" que são precisos para hoje se criticar alguma coisa no Sporting. E nao fosse esse episodio, provavelmente hoje estaríamos a discutir a contratação do 3º treinador desta epoca....se nao fosse mesmo algo pior.

    Não preciso de desviar a conversa, ja dei a minha opiniao atras e concordo que a equipa B nao tem sido gerida com os resultados que todos quereríamos. Não há argumentos nesta situação, se bem que acho que não é de facil resolução fosse para quem fosse. Ja expliquei a minha opiniao, agora o futuro dirá o resto.

    Tenho pena de nao ter visto(que me lembre) nenhum elogio directo e simples de si a esta direcção. Se o faz, nunca é directamente, ou pelo menos tão efusivamente como casca em quem defende o BC(ou pelo menos nao o critica tanto como devia).

    Pelo que fui lendo aqui de sua autoria, voce nao vai à bola com o Bruno de Carvalho. Nunca foi desde o inicio, e esta no seu direito. Como está no meu achar que tem feito um Excelente trabalho até agora.

    E atenção que não tenho nada contra si nem contra ninguém aqui. Sigo este blog diariamente porque acho que é onde se fala "melhor" sobre o Sporting. Simplesmente acho que voce é as vezes um bocado agressivo na abordagem que tem. Se calhar tambem tem razões para o ser claro.

    Ps - Para mim, como "defensor" desta direcção, era mais facil ter comentado o post do montero(que li no dia em que foi feito), e ter dito maravilhas da gestao da actual direcção, do que comentar neste post e concordar com a critica que é feita.

    ResponderEliminar
  31. PedroC:

    Que engraçado... Sou um bocado agressivo? ,Assim, tipo BdC?... Olhe, pensava que apreciava o estilo...

    Eh pah, o que interessa é que o Shikabala já cá canta e os 3 pontinhos contra a Académica amanhã... O resto é entretenimento.

    SL

    ResponderEliminar
  32. Em minha opinião, parecem-me bastante acertados os 1ºs comentários de Pedro C sobre a equipa B. Os casos de João Mário e Nuno Reis parecem-me já demasiado públicos para não se perceber que fará bem a qualquer um deles refrescar a cabeça e ganhar motivação fora da equipa B. O gesto de N.Reis, no último verão, quando marcou um golo na Taça de Honra da A.F.L. foi bem exemplificativo. Se o empréstimo do William ao Bruge agora é muito valorizado por que motivo essa solução não é boa para aqueles 2. A equipa B, como é óbvio, começa a não ser bem vista para quem lá está e já anda demasiado endeusado. Alguns dos que se sentiam lá bem o ano passado agora já não se sentem motivados. Contratos por 2 anos para jovens promessas é um pau de 2 bicos: se fazem um 1ª época boa, perdem quase sempre a cabeça e fazem demasiadas exigências.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)