domingo, 27 de dezembro de 2009

Reforços de Inverno




Depois de ter contratado o lateral direito do Braga por 3 milhões, o SCP avança agora para Sinama Pongolle, por uma verba que, pelo que já li, será de 5 ou 6 milhões de €. Aguardo não só pela confirmação da transferência à CMVM, como por quanto.

Depois destes dois reforços, assumindo que Sinama passa nos exames médicos, o SCP vira-se agora para o empréstimo de Del Horno, o que me deixa um pouco de pé atrás. Não pela posição que sairá reforçada, essa para mim era a prioritária, mas pelo número de lesões graves que tem tido nos últimos tempos e, consequentemente, por um menor ritmo de jogo que terá. É que Del Horno contabiliza apenas 20 minutos num jogo da Liga Europa, não tendo ainda jogado no campeonato.
Outro aspecto relevante é o salário (elevado) que aufere. Qual será a % que caberá ao SCP pagar?

Se na pré-época se dizia que o nosso rival tinha ido buscar os "reformados" do Real Madrid, parece que nós decidimos fazer o mesmo com os do Valência.

Há uma pergunta que tenho feito nestes últimos dias: porque é que esta verba não foi disponibilizada anteriormente? Apesar da curiosidade que tenho em saber de onde este dinheiro vem, acho hilariante o interesse dos benfiquistas em saberem o mesmo. É que não os vi fazer o mesmo o ano passado ou este ano.

Da minha parte, fico obviamente satisfeito por ver o SCP livrar-se um pouco do colete de forças (voluntário?) em que estava metido, pois sou da opinião que o SCP, de modo a ter um 11 forte e em posição de atacar o título, terá que investir um pouco mais do que tem feito. Só assim poderá contratar jogadores de qualidade que colmatem lacunas que a formação não consegue e que ajudem os miúdos oriundos da formação, a arcar com a pressão e as responsabilidades, como aconteceu aquando da promoção de Moutinho aos séniores.

25 comentários:

  1. Continuo a pensar que nos faz muita falta um defesa alto e bom no jogo aéreo.

    Temos os centrais mais baixos da Europa e temos de corrigir isso rapidamente.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  2. Então e esta ? A concretizar-se...

    http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=53AB7037-1D1A-4E00-A55F-EA899577933D&channelid=00000214-0000-0000-0000-000000000214

    ResponderEliminar
  3. Edu,

    Eu gostava de ir buscar um defesa central com qualidade. Se tiver uma estampa física à Vidic, tudo bem mas o que deve nortear a sua contratação é a sua valia. Mais Purovics, não obrigado.

    FCS,

    Se viesse o Pavlyuchenko era um espectáculo! Não acredito no entanto.

    ResponderEliminar
  4. Também concordo quanto à falta de um "Centralão". E o Diego Ângelo da Naval, é jovem, promissor... e está em final de contrato.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Independentemente da chegada dos necessários reforços, há coisas que não se percebem:

    http://hipocrisiasindigenas.blogspot.com/2009/12/pongolle.html

    Saudações Leoninas,

    ResponderEliminar
  6. Eu entendo um pouco do que está a acontecer (é a minha opinião).

    Independentemente de, segundo se diz, o JB ter desbloqueado uma verbas antecipadas do contrato com a PT o mais importante pata mim é a dinâmica que esta equipa técnica e os novos dirigentes com Sá Pinto à cabeça, estão a imprimir ao Sporting.

    SÓ COM GRANDES JOGADORES SE FORMAM BOAS EQUIPAS E SE PODEM GANHAR TÍTULOS E PRATICAR BOM FUTEBOL, chamando assim os adeptos ao estádio e acompanhar a equipa fora.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  7. Edu Mart,

    Eu não acredito muito na história da antecipação de receitas da PT. Diria mais um acordo com a banca para a disponibilização de verbas provenientes do negócio da CML. SCP recebe agora 15 e quando os 18M ficarem finalmente livres, siga para a banca. Ou então, alguém já estará negociado e só vai ser noticiado quando terminarem as contratações.

    É importante ver mais destreza e uma estratégia mais arrojada, sinal de que a passividade foi finalmente posta de lado no nosso clube. No entanto, não podemos ficar eufóricos e satisfeitos simplesmente porque se rompeu com o passado, sobretudo quando podemos estar a correr o risco de atingir os mesmos resultados mas com outras armas.

    SL

    ResponderEliminar
  8. SL

    Concordo contigo, mas tinhamos (ainda temos, melhor dizendo) que sair deste marasmo.

    Pelo menos, algo estará a ser feito. E tb não me iludo quanto ao campeonato desta época. Quaisquer que sejam os reforços será mt dificil. Mas ainda iremos tentar.

    Temos sim tempo mais que suficiente para preparar as proximas épocas de forma a começar fortes e a ganhar, o que nunca aconteceu nos últmos anos.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  9. Ainda sem tempo para comentar o post na íntegra, mas finalmente com electricidade que já não tinha desde as 2 da manhã, começo pelo fim para dizer que a noticia do CM é um delirio de uma noite de Inverno. Pavlyuchenko, Bale e Tosic não passam de pura especulação, qualquer deles com mercado em Inglaterra, com o qual não podemos competir.

    E não nos esqueçamos que mesmo que nenhum clube inglês os quisesse, falta saber quanto isso custaria mensalmente ao Sporting. Uma coisa é ter dinheiro (???) para aquisições o outro é ter receitas que permitissem esses encargos mensais.

    ResponderEliminar
  10. Amigo JVL,

    Sabendo a tua opinião sobre as diferentes problemáticas em torno do SCP, calculo que estejas neste momento com um sentimento misto, de esperança numa viragem que consideras positiva; e ao mesmo tempo, alguma estranheza com tão brusca inversão. Será o reconhecer de alguns erros? Uma tentativa desesperada de corrigir algo a tempo? Um ajustar de velas inteligente?

    A mim causa-me estranheza. Após anos de uma política de contenção e apelidada de tanta coisa pelos diversos grupos de opinião, surge um alucinante final de 2009 (e Janeiro de 2010 promete sequela) de despesa. Não vou discutir se é um investimento ou um custo, se a politica deveria manter-se ou ter sido esta. Apenas sinto que é desmedido, de um dia para o outro, inverter desta forma o modus operandi do SCP.

    Aquando da escolha de CC para treinador, parecia claro que a politica ia continuar. Uma aposta sem grande risco, pois não havia já muito para cair. Uma figura discreta, aparentemente disposta a jogar com aqueles trunfos. E um "vamos ver no que dá, que o ano já está quase todo perdido".

    Surgem agora 10M€ (talvez cresça ainda este valor) em reforços para um treinador que venceu 2 jogos em mais de meio ano na Madeira (marca facilmente ultrapassada por um inexperiente Van der Gaag).

    Em suma...estranho, curioso, mas também, imagino, algo empolgante.

    PS: Já digeriste a contratação JP?
    PS2: Sejam 5 ou 6, não achas o Sinama Pongolle caro? E quanto vem ele ganhar? Eu aponto para um valor entre 100 ou 150 mil. Se o contrato contempla um bom peso em objectivos foi uma boa negociação.
    PS3:A noticia do CM parece de facto um delirio de uma noite de Natal. Mas foi concebida com imaginação. Incluir Veloso nas negociatas pode ser credível, e Tosic pode acontecer. A vinda dos dois hammers seria uma surpresa enorme para mim. No caso do Russo sou gajo pra meter dinheiro em como não vem.
    PS4: O JEB não tem pais ricos, por isso...o Sporting tem dinheiro para investir agora...

    ResponderEliminar
  11. Grande Pepe e grande comentário!

    Pois é, como já tínhamos falado, sou da opinião que o SCP necessita de investir mais do que tem feito até agora mas como bem dizes, estou com um sentimento misto: se a política estava tão correcta porquê esta viragem? Se sempre nos foi dito que não havia dinheiro, de onde aparece esta verba significativa? Porque é que agora há, com a época perdida em termos de campeonato, e no início de época não? Porque é que se gasta este dinheiro tendo um treinador a prazo, que poderá não estar cá na próxima época?
    São realmente muitas interrogações, para que esteja completamente tranquilo com estas notícias.

    Quanto aos teus PS:

    1 - Não. Como sabes, detesto o jovem em questão e não irei digerir esta contratação tão cedo.

    2 - Acho. Não quis no post tecer grandes comentários devido à incerteza que existe e relação à verba a pagar mas 5, 6 milhões por um jogador que não tem jogado no At. Madrid, tendo sido essa a verba paga por Saviola e o Alex Teixeira, por exemplo, não sendo ele um jogador de 1ª nem 2ª linha - o que não significa que tenha qualidade - parece-me um pouco exagerado. E este é um grande problema que o SCP tem. Negoceia mal, seja quando vende seja quando compra.

    3 - A inclusão de MV ou Moutinho seriam as únicas que seriam credíveis, possivelmente Carriço. Eu aposto que o Pavlyuchenko não vem, fosse ela uma notícia do CM ou de qualquer outro jornal. Aqui, teria que ver para crer.

    4 - Eu aposto que a Rita Figueira tinha um peso na consciência e devolveu as verbas que recebeu do SCP...ou não ;)

    ResponderEliminar
  12. JVL:
    A contratação do Pongolle já foi confirmada à CMVM no sábado, ficando pendente dos exames médicos, não tendo, na altura, sido avançados valores para a transferência. Quanto aos valores de que se fala, é metade do que o Atletico deu por ele. Se o jogador vier, como parece, com ideias de relançar a carreira, e sobretudo se o conseguir, os 5 milhões não serão assim tanto. Estamos a falar de um jogador com qualidade.

    Quanto ao Del Horno e aos que se poderão seguir o problema é idêntico: mesmo com muito dinheiro no bolso não se consegue contratar nas melhores ligas do mundo, como a espanhola, no mercado de inverno, titulares indiscutíveis. Estranho que não se opte por mercados mais em conta, mostrando o serviço que se faz no tão elogiado departamento de scouting. Del Horno, Pongolle, Pavlyuchenco, etc, não são nomes que necessitem de prospecção, basta ter SporTv o net em casa.

    Quanto à origem da súbita disponibilidade, desde que não seja de lavagem de dinheiro ou outras menos próprias :-) a única coisa que é certa é que ou é antecipação de receitas ou é acrescento ao passivo. Para que seja investimento e não custo, é necessário que tenham rendimento desportivo elevado, que, independentemente dos resultados desportivos colectivos, permita ao Sporting retirar mais valias, vendendo-os por mais dinheiro. Tanto JPereira como Pongolle permitemo em teoria, vamos ver na prática.

    É uma estratégia de risco mas é um risco necessário e espero que calculado. Parece-me até agora ser criteriosa a forma como nos temos reforçado. E quando assim é...

    ResponderEliminar
  13. LdA,

    A confirmação da transferência a que me refiro está ligada a passar nos exames médicos. Porque se ele chumbar, a declaração feita pela SCP SAD à CMVM, deixa de ter qualquer efeito.

    Quanto aos valores: pouco deverá interessar ao SCP quanto o At. Madrid pagou pelo jogador mas sim por quanto conseguirá trazê-lo, ainda por cima quando o jogador em causa pouco tem jogado e temos um Mundial à porta (não acredito que seja chamado mas o Domenech não joga com o baralho todo). Por exemplo, não quereria o Ricardo Rocha de borla.

    Del Horno é um risco quase tão grande como Angulo, logo, não o quereria no SCP. Eu gostava era de ver o SCP contratar Luchos e Cardozos antes de atingirem grandes valores mas para isso era bom que o scouting do SCP funcionasse ou que contratassem empresas que trabalham nessa área.

    ResponderEliminar
  14. JVL, 24 milhões de euros é um orçamento barato para ficar nos 3 primeiros lugares mas é um orçamento muito caro para ficar entre o 5º e o 8º lugar.

    O investimento que está a ser feito vai resultar num aumento de quanto deste orçamento? 24 milhões para 27 milhões? 30 milhões? 25 milhões?

    Ninguém sabe ainda, mas este aumento já estava prognosticado por FSF.

    Aquilo que quero analisar é se este investimento é correcto ou seja:

    - Se estamos a fazer aquisições para posições que a equipa precisa.

    - Se são atletas com maior valia relativamente aos que já lá estão.

    - Se os valores analisados quer individualmente, quer no seu global não são megalomanos.

    Em termos de aumento do orçamento não penso que o aumento seja significativo uma vez que os que entram corresponderam a saidas ficando os encargos de ordenados "ela por ela".

    Os tais 15 milhões disponiveis neste momento será o encargo de juros que o clube pode suportar neste momento sem realização de mais valias por vendas, contudo, mais cedo ou mais tarde é natural que existam vendas significativas.

    Estou curioso quanto à valia de Pongolle, pelo menos no You Tube, esse horrivel olheiro, tem mais de um golo e sem ser de costas para a baliza, de calcanhar e com um resalto num adversário que era o que tinhamos do Caicedo.

    ResponderEliminar
  15. JVL:
    Tens já os valores: 6,5 milhões a pagar em 3 anos + 1 milhão dependentes da venda ou rendimento do jogador. Parece caro, oxalá fique barato...

    ResponderEliminar
  16. JVL,

    Obrigado e permite-me a intromissão, ainda que só me tenha sentido confortável para o fazer porque o post é teu, e nos respeitamos futebolisticamente.

    Já vi que "acertei" no teu pensamento leonino actual. Não me surpreende. De fora é também o meu.

    Desenvolvendo a questão das aquisições e pegando no que o LdA acrescentou, continuo a achar que o Pongolle é caro. Não porque não tenha valor, qualidade ou potencial desportivo para tal. A verdade é que em ano e meio restará apenas a mais valia desportiva (que pode ser substancial, não desminto). Pois a financeira ficará diluida em passe+prémios+vencimentos. Este montante ascenderá a valores entre os 8 e os 10 M€, os quais penso que uma eventual venda não ultrapassará.

    Contudo acho que o verdadeiro ROI das duas aquisições será dentro das 4 linhas. Estivesse o Sporting mais próximo do 1º lugar e poderiam ser os novos Cesar Prates e Mbo Mpenza. O Diego Angelo da Naval daria uma sósia (uns bons furos abaixo) do André Cruz :)

    É desportivamente que se contam com estes jogadores, e eventualmente com mais 1 ou 2 reforços sonantes. Embora eu considere ser de vital importância contratar jogadores com o minimo de rotação, sob o risco de os mesmo só atingirem a plenitude das suas capacidades nas ultimas semanas de campeonato. Del Horno, não obstante a sua qualidade, tem este senão.

    Um pequeno aparte, LdA. Gostei da observação sobre o Scouting do SCP, passe a redundância. A verdade é que no mercado de Inverno funcionam os jogadores e as oportunidades mais flagrantes. O problema é que no resto do ano a coisa também tem muito que se lhe diga...

    ResponderEliminar
  17. JVL dixit
    "Eu gostava era de ver o SCP contratar Luchos e Cardozos antes de atingirem grandes valores mas para isso era bom que o scouting do SCP funcionasse ou que contratassem empresas que trabalham nessa área."

    Não puxes por mim jovem... ;)

    ResponderEliminar
  18. Aham... Pois atão, cá vai o meu bitaite:

    Dps da contratação do 'merdinhas' por 3M€, qlq contrataçõe do SCP me parece boa...

    O Pongolle passou por clubes famosos sem se conseguir impor. Dps de conhecidos os valores (5, 6M€??) já se poderá falar com mais propriedade. De qlq forma 5M por um ponta de lança do campeonato espanhol com curriculum de golos no Málaga, ñ me parece mal.

    Qt ao Del Horno: se for metade jogador do q era antes de rumar ao chelsea de Mourinho, já é melhor ele só com uma perna que a resma de laterais q temos no plantel td junta... com o 'merdinhas' incluído no rol, claro.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Nada a acrescentar ao que já foi dito, faço minhas as palavras de LdA, JVL e Pepe.

    P.S. Vamos puxar pelo Pepe :)

    ResponderEliminar
  20. Hummm... 6,5 Kilos é um pc puxadote... Mas dps duma segunda análise custa 'apenas' pc mais do dobro que um 'merdinhas' qlq... Nd mau!

    Caros,

    Já antes de iniciarmos o período de caça invernal ao reforço, e face às noticias que já se ouviam e liam, me perguntava como é possível tamanha inversão de rumo. Cada vez ando mais espantado! Ou andamos a ser 'enganados' anos a fio, ou andamos a ser 'enganados' agora...

    Ou, ainda: o JEB conseguiu 'operar' o milagre da multiplicação... E eu a julgar q o Jesus estava do outro lado da barricada...


    SL!

    ResponderEliminar
  21. Puxemos então pelo Pepe :-) a quem dou as boas vindas a comentar(shame on you JVL, o convidado é teu).

    Com um pequeno complemento ao meu comentário anterior: o risco de inadaptação imediata aumenta quando nos viramos para promessas do mercado sul-americano, onde temos exemplos que variam entre Kmet e Duscher, entremediados por Quiroga e Heinze

    ResponderEliminar
  22. LMGM,

    "JVL, 24 milhões de euros é um orçamento barato para ficar nos 3 primeiros lugares mas é um orçamento muito caro para ficar entre o 5º e o 8º lugar."

    Concordo plenamente. Agora tendo nós a capacidade de formar jogadores que nos, e aos outros, custariam milhões, acho que o nosso orçamento será sempre inferior pois não precisaremos gastar tanto como os nossos rivais, nem em aquisições nem em salários.

    Quanto ao investimento, até ao momento parece-me relativamente correcto. Por um lado reforçou-se o lado direito da defesa - continuo a dizer que o prioritário é o esquerdo - com um jogador de qualidade superior aos que lá estavam, assim como no ataque se foi buscar um jogador que teoricamente, passará a ser o 2º melhor elemento desse sector.
    E com isto respondo a 2 dos teus pontos. Quanto aos valores, parecem-me um pouco elevados, especialmente o 2º. Volto a frisar: Alex Teixeira = 6 milhões €. E com uma capacidade de valorização superior, novamente em teoria, à do Sinama.

    Há um ponto que tenho mencionado e que me parece importante: não é seguro que o treinador da próxima época seja Carvalhal. A parte positiva é que ambos os jogadores confirmados, serão úteis ao próximo, caso não seja Carvalhal o técnico de 10/11.

    LdA,

    A única maneira de ficar barato é ter um rendimento desportivo extraordinário, uma vez que não acredito que o eventual retorno financeiro que façamos, seja superior ao que se investiu.

    Pepe,

    "É desportivamente que se contam com estes jogadores..."

    E é desportivamente, em primeiro lugar, que se deverá contar com estes e quaisquer outros jogadores. Não desprezo as possíveis mais-valias que se façam numa futura venda mas por vezes, é preciso contratar jogadores que tragam algo que não existe no plantel apesar de serem jogadores que não serão posteriormente vendidos. Ex: André Cruz & Schmeichel.
    Até porque numa equipa que ganha, os jogadores mais novos são valorizados. E actualmente no SCP, com uma equipa recheada de jogadores formados "indahouse", quantos se valorizaram? Arrisco dizer que nenhum.

    Quanto ao scouting, e referia-me ao internacional, é muito pobre, como já tínhamos falado. Agora vou seguir o repto do meu irmão e puxar por ti. Aliás...eu tinha-te formulado um pedido há uns tempos, lembras-te? ;)

    ResponderEliminar
  23. LdA,

    O Pepe não precisa de boas-vindas. A minha porta para ele, está sempre aberta :P

    ResponderEliminar
  24. Obrigado LdA. O JVL escapou-se a essa com classe :)

    Percebo e concordo com o que dizes no que concerne a investimentos com retorno desportivo. Mas tu próprio fazes a associação ao Alex Teixeira, e relembras que o rendimento desportivo do Pongolle terá que ser muito bom. É inevitável. Os jogadores, para além de o serem, são activos. E acho que passa muito por esse misto que referes. Uma equipa equilibrada, com o contributo desportivo de uns, eleva o rendimento colectivo, e a valorização dos activos com maior potencial. E é isso que parece ter sido esquecido nos ultimos anos da estratégia do SCP.

    Os jogadores que ganharam os ultimos campeonatos do SCP, ou pelo menos aqueles que são mais vezes relembrados como preponderantes, não foram jovens saidos da cantera. Arrisco-me até a dizer que tinham uma média de idades a rondar os 30 anos. Falo de A.Cruz, do grand danois, Jardel, JVP, e Beto Acosta por exemplo.

    LdA,
    Contratações de inverno, no mercado sul-americano é, como diria o Jaime, uma faca de dois legumes. Se forem jogadores que estejam de facto a jogar, em boa forma, com a moral em cima...existe um superavit fisico e animico. A adaptação, se não for imediata, ou pelo menos rápida, torna a aquisição contraproducente. E há jogadores, mesmo uns bons, que não conseguem faze-lo. Depois há ainda o caso de jogadores que, ou não são realmente bons, ou vêm parados. É sempre arriscado, embora seja por vezes apetecivel, até pelo timing dos campeonatos e contratos do outro lado do oceano. As 3 aquisições do SLB por exemplo, arrisco-me a dizer que não passam de um acto de opulência, misturado com um rechear de 2ªs linhas, e de olhos no futuro. Não são jogadores para entrar no 11, ou para serem preponderantes nas vitórias desta época. Digo eu, mas posso estar enganado.

    Bruno,não puxes muito que em altura de festas isto fica complicado.

    JVL, relembra-me o que me pediste...Do que me recordo não era tarefa fácil. Continuo a achar que seria possivel e que a relação investimento/ganho seria optima para o SCP, se não houvessem esquemas tão complexos e enraizados à boa portuguesa. Mas vamos ver o que o futuro nos reserva...O que posso acrescentar, é que o Scouting do Sporting é bastante aquilo que parece.

    ResponderEliminar
  25. Pepe,

    É inevitável mas como bem referes, os jogadores que mais ficaram na memória, foram exactamente aqueles com os quais o SCP não ganhou nada, financeiramente. No entanto, foram eles que ajudaram a valorizar o Hugo Viana e o Quaresma, por exemplo. É por isso que defendo um misto entre jogadores já feitos com jogadores da formação, sem que se entrem em loucuras. E também me parece que isso foi esquecido ultimamente.

    Quanto ao que te pedi, relembro-te por email. Pode ser que tenha mais efeito desta vez. ;)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)