domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sonho de um, pesadelo de muitos!


Quando Bettencourt anunciava, ainda como vice de Filipe Soares Franco, o seu sonho de um dia ser presidente do Sporting, acrescentava que esse era um projecto que teria que aguardar por maior disponibilidade, uma vez que os seus compromissos pessoais e profissionais não lhe permitiam abraçar tal empreitada. Passado uns meses JEB não conseguiu resistir ao apelo, fazendo com que a realização do seu sonho seja hoje o pesadelo de muitos Sportinguistas. Não me lembro, de João Rocha até hoje, de um presidente e corpos sociais que tenham sido tão rápidos a frustrar as expectativas. O caso dos actuais é até mais grave, tendo em conta o clima de união e esperança que a sua eleição suscitou, reunindo do mesmo lado vencidos e vencedores após o sufrágio.

Com o Sporting a disputar um mês de Fevereiro dramático, o Presidente ausentou-se para o Brasil, fazendo lembrar a fuga da família real aquando das Invasões Francesas. “A ralé que arroste contra as agruras do calendário que eu virei a tempo de segurar a chave do caixão onde se enterrará toda a época” é mensagem que fica.Valha a verdade que tanto faz que JEB esteja no Brasil ou em Lisboa, se levarmos em linha de conta o que têm sido a sua gestão, de Junho para cá. Mas convenhamos que é, no mínimo, uma falha gritante de percepção da realidade e um atestado de incompetência de quem se quer como líder.

Mas o Sporting não devia ser o triste “one man show” a que tem estado confinado. O Sporting é clube com corpos sociais eleitos, Direcção, Conselho Fiscal, Assembleia Geral e Conselho Leonino. Onde estão e o que fazem os seus elementos? Num momento em que os Sportinguistas olham em seu redor e vêm apenas exaltação e desvario, onde estão os que têm como missão liderar e dirigir? Dizem que os corredores de Alvalade são uma feira de vaidades, mas não é com certeza a vaidade e o orgulho de ser do Sporting a que se referem. O que faz afinal um Conselho Directivo, quantas vezes se reuniu desde a tomada de posse e que  decisões tomaram? É que, a visibilidade da sua acção é nula, quando devia ser evidente, em particular em momentos como este.  A não ser que estejamos a falar de um grupo de pessoas que se juntou com o único prpopósito de impedir outros de ocupar os seus lugares.A quem devemos temer mais? As acções de pdc´s, lfv´s vp´s, c.a.´s, ligas, etc, ou as inacções dos que estão dentro de casa?

Se das bancadas aos fóruns a inexistência de liderança se faz sentir, não se julgue que não chegou já ao balneário. Um treinador que enfrenta sozinho os maus resultados, e com contrato de seis meses, é um treinador que não tem autoridade sobre a próxima época, mas com implicações imediatas na presente. E se se pensa que, ao passá-lo pela trituradora no final da época, se diluirão todos os ossos que agora não se querem roer é iludir a realidade. De hoje até Maio há um caminho demasiado longo e penoso, num deserto que não permite fugas ou resguardos. Quem não souber atravessá-lo não chegará incólume ao seu fim, pelo que pouco adiantará os planos para então que agora faça, por mais mirabolantes que sejam.

Sei bem que muitos de nós são levados a reflectir sobre o clube apenas quando os resultados no futebol não aparecem. Uma vitória com os vermelhos na terça-feira desviarão os gritos de revolta para os gritos de vitória. Foi esse o problema das vitórias nas Taças e dos segundos lugares, especialmente porque alcançados sobre os de carnide. Não foi tê-las ganho e com isso termos enriquecido o Mundo Sporting. A auto-indulgência transformou-se numa morte (dos nossos valores e legado) a crédito.

47 comentários:

  1. Concordo em pleno com o seu texto e mesmo sendo contra o SCP o que esperava é que a isolada equipa tecnica se demitisse, pois está mais que visto que nao tem condições de levar o seu trabalho; que está a ser efectuado com bastante dignidade pelo Carvalhal e seu pares; enquanto não se colocar cobro a certas situações.
    Não sendo completamente a favor deste treinador tenho de admitir que colocou a equipa a trocar a bola como já nao se via há bastante tempo, temos jogadas que coomeçam na nossa baliza e terminam na contraria sem o caracteristico pontape para a frende que era apanagio do PB, nota-se que ha trabalho feito, e que algo está a bloquear o seu trabalho.
    Os jogadores embora com ou sem crise de confiança tem de ser responsabilizados, assim como o treinador em certos pontos.
    Quem coloca Rui Patricio na baliza sendo que ele não tem qualidade para defender a baliza do SCP? aqui a culpa é do treinador que o coloca a jogar e disso nao tenho duvida.
    Quem empresta Stoikovic a meio da epoca? aqui alguem tem de ser responsabilizado pois não se empresta um jogador que tem lugar de caras na equipa do SCP.
    Porque não dar oportunidade a Tiago ou a Ricardo Batista? se eles não merecem uma oportunidade para substituir um guardaredes que nos ultimos 2 jogos é responsavel por 3 golos que estao lá a fazer? se não prestam que estão lá a fazer?
    O SCP é uma vergonha, mas o que me faz mais confusão é os socios e adeptos do SCP pactuarem com isto, pela forma como reagimos a certas coisas é que os jogadores fazem o que fazem, não será a hora de apertarmos o pescoço a uns quantos bem ao estilo dos Super Dragões quando algo corre menos bem pelos seus lados?
    Secalhar o que precisamos é de um abre olhos para os meter na linha.

    ResponderEliminar
  2. LDA,
    É verdade que o sonho de JEB se está a tornar, infelizmente mais rápido do que qualquer um de nós perspectivava, o pesadelo de muitos sportinguistas que sentem na realidade o clube a definhar.
    De JEB, que eu achava ser o elo mais forte de um famigerado projecto que nos levou para um clube sem associativismo, sem modalidades, sem paixão e apenas liderado por maus gestores, rapidamente cheguei à conclusão que me enganei.
    Agora, e sob pena de também eu poder estar errado, é hora de se apresentar com clareza um projecto alternativo a este por parte de pessoas que sintam o clube. Não podemos mais aguentar este marasmo de resultados, ideias, etc... e ver o nosso estádio como um vulcão permanente, em risco de erupção.
    Por favor, os sportinguistas que querem o melhor para o Clube metam mãos à obra. O tempo é de arregaçar as mangas e trabalhar incessantemente por um projecto alternativo a este que está completamente falido!

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. Os jogadores do Sporting não têm brio, carácter, nem dignidade profissional.São uma vergonha!
    Existem aqueles que não têm capacidades nem potencialidades, mas são abnegados, respeitam a camisola e por isso merecem o nosso respeito. Existem os outros, que não respeitam e por isso não merecem respeito.É neste grupo que os jogadores profissionais do Sporting se inserem.
    Ontem mais uma vez isso foi notório, desde a medíocre prestação no campo até às declarações públicas de falta de respeito pelos sócios e adeptos ( ouviram o Rui Patrício?. Não existe ninguém perto do grupo de trabalho que confira autoridade ao treinador e que simultaneamente exija que os sócios e no fundo, o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, sejam respeitados.
    Existia, até à pouco tempo, alguém que tentava cumprir com estas duas funções ( Sá Pinto) mas saiu. Ficaram os mercenários, partiu mais um dos verdadeiros!
    Para mim, o balneário tb está no mesmo sitio, melhor continua uma merda, onde existem grupos e interesses que se sobrepõem aos do Clube. Isso não pode ser! Como é que o Carlos Carvalhal ( com contrato de 6 meses) se pode afirmar e fazer respeitar quando um jogador provoca e desrespeita um superior, sendo este último a sair??- Pois é, talvez a culpa seja mais de outros, como dos dirigentes. Exmo sr presidente, o senhor é uma vergonha!- É nos momentos complicados e difíceis que se mostra a liderança, na 1ª linha, sem medo, olhos nos olhos, "À SPORTING"! - O sr. não teve tomates de ir ao Dragão com a equipa, defender o bom nome do SCP, do Paulinho, de todos nós! Deixou a equipa por sua conta, no campo de batalha, comandada por um senhor "especialista em escalada à custa dos outros" que alguns apontam como sendo o bufo! Como acha que os jogadores se sentem???- Eles como humanos que são percebem que não há exigência, responsabilidade, profissionalismo! - O sr. sabe o que isso é? O sr. que é pago, por isso profissional, sabe o que é????
    O mais triste é ver os adeptos, os sócios, seja no Estádio seja em qualquer lado , assistirem a tudo isto e não reagirem!!!!- Vai sendo normal...começa a existir um sentimento de normalidade e aceitação perante este estado de coisas....Faço um apelo a todos aqueles que possam para que se unam e seja possível construir uma alternativa a esta merda. O SPORTING TEM DE VOLTAR A SER DOS SPORTINGUISTAS!!! - HÁ MAIS VIDA PARA ALÉM DA BANCA!!!! HÁ, TEM DE HAVER, SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

    SPORTING SEMPRE E PARA SEMPRE! SPORTING!!!!!!!

    Sócio 61317

    ResponderEliminar
  4. PO:
    Aceito que o texto seja contra quem está no Sporting, não aceito que seja contra o Sporting.

    Não podemos passar a vida a olhar para o passado, mesmo que recente, quando falamos de Rui Patricio. Independentemente do que se pensa do seu valor, ou até por causa disso, que sentido faz assobiar um jogador quando está no aquecimento? O mesmo aconteceu com Moutinho e outros. E depois querem que corram e lutem como o faz os que lutam por aquilo que gostam e acreditam...

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o seu texto, mas os sportinguistas, na sua quase totalidade, assim quiseram. è hora de decidir, queremos um Sporting maior e melhor, queremos uma grande equipa com grandes jogadores para o futuro, que é já amnhã.

    www.31etal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Amigo Juvenal:
    Com sinceridade estava longe de imaginar que passados poucos meses poderíamos estar a ter esta conversa. Mas a verdade é que a desilusão começou logo a seguir à tomada de posse. Nunca esperei um caminho de facilidades mas sempre olhei para JEB como um homem com capacidade para o cargo e conhecedor dos dossiers, por via da sua qualidade de dirigente há muito tempo. Porventura foi isso que os sócios viram nele.

    Não tenho dúvidas que JEB terá muita dificuldade nos tempos que se seguirão e essas poderá agradecer à sua inépcia. Mas, pergunto, o Sporting é apenas um "one man show" secundado por funcionários mais ou menos prestativos?

    O mais fácil para o próprio seria de facto ficar no Brasil, mas JEB tem um mandato que lhe foi confiado por uma maioria expressiva. Ou é ou não é capaz.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Rui Graça:
    É fácil desancar nos jogadores mas o exemplo que lhes chega de cima também conta. Se os adeptos manifestam o seu desapego à equipa e o presidente vai de férias na hora do aperto...

    Como adepto também não gostei da prestação no dragão, ou muitas outras nos últimos tempos. Mas há que perceber o momento e os seus riscos.

    ResponderEliminar
  8. Pois é amigo LDA. Estávamos realmente longe de imaginar estar a ter esta conversa apenas sete meses após as eleições que deram cerca de 90% dos votos a JEB, a que se juntou uma enorme espiral de confiança para o seio do nosso Clube.
    No entanto, como dizes e bem, os tiros nos pés começaram bem cedo.
    A continuidade de PB e o ridículo "forever", a entrada de Dias Ferreira para a AG, a escolha de Sá Pinto para agradar a alguns sectores da vida do clube, etc...
    Perante isto, e por falta de um fio condutor, quando JEB regressar das suas férias que pense bem no rumo a traçar. Os tempos não são de adiar decisões e se este período de ausência pelo menos o fez reflectir que o faça. De preferência rápido para que a lógica do "amiguismo" deixe de imperar e apenas prevaleça a razão sobre o coração.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Passados 4 meses de presidência, fiz um pequeno balanço da presidência de JEB, tendo chegado à conclusão que era negativo. Houve quem dissesse que era prematuro, ainda que situações e casos não faltassem e que permitiam fazê-lo. Essas pessoas resolveram continuar a dar o benefício da dúvida a alguém que tinha "chegado à pouco tempo"... Da minha parte, nenhum dos que se encontra ligado ao SCP há anos, o merece!!

    Infelizmente, não vejo qualquer diferença por parte de JEB desde então.

    Muitos receiam que apareça um novo "Bigodes". Eu acho que bigodes andamos nós a levar desde há muito tempo. Estou desejando ver esta linha de continuidade fora do SCP. Estou de tal forma saturado destes gestores de merda, que começo a pensar que desde que não seja um do mesmo tipo, qualquer um servirá. É que é demais! ESTOU MESMO FARTO DESTA MERDA!

    ResponderEliminar
  10. JVL:
    "Eu acho que bigodes andamos nós a levar desde há muito tempo. "

    Precisamente! do relvado à bancada é bigode atrás e bigode...

    ResponderEliminar
  11. LdA,

    Parabéns pelo post, que acaba por vir em conta com o que escrevi há uns tempos. Chegámos onde chegámos pois assim o deixámos...

    É evidente a ausência de método e estrutura, de cultura e de valores, de organização e funcionamento. Movessem-se esforços na construção de algo em vez de choro em torno de alguns e caça às bruxas, talvez algo estivesse a caminho de se endireitar de vez em vez de se remendar. Isso mesmo - remendos - foi o que o SCP me habituou infelizmente...

    E na tua alusão ao Carvalhal, não consigo deixar de lembrar algo que comentei vezes sem conta: Paulo Bento - na minha óptica, um treinador que acabou por estagnar - acabou por cair no goto de muitos sportinguistas pois acabou por assumir o papel no Sporting que mais ninguém assumiu...

    SL

    ResponderEliminar
  12. Eu tambem tinha esse sonho de ser um dia presidente do Sporting, mas como sei prefeitamente que não vou ter capacidade para o fazer deixo-me estar quieto no meu canto...

    O grande problema é que ainda há muitos no nosso clube que querem viver do clube em vez de viver para o clube. Não estou a dizer com isto que não são Sportinguistas mas sim que deviam pensar bem antes de se meterem em embrulhadas como as que se metem e pensar bem se vão ajudar e não arruinar mais...

    Tinha todo o direito de se candidatar a presidente como muitos outros o teem, não o condeno por isso, condeno sim toda a envolvencia da sua candidatura...

    Como ja disse em post's anteriores esta candidatura e a mentalidade de JEB é a continuidade do trabalho de direcções anteriores e isso vê-se em quem o acompanha e ocupa os cargos dentro do Sporting.

    Continuo a achar que o Conselho Leonino não passa de um orgão de velhos do restelo que mais não passam de homens ultrapassados e com mentalidades retrogadas que arruinam mais que ajudam.

    Não é facil encontrar soluções para este problema e dentro do universo Sporting na minha opinião há um homem que me parece certo para o cargo de presidente mas ao que vejo e penso que já li o mesmo dizer não está muito inclinado a aceitar esse cargo e porque? Provavelmente porque sabe que não podera dar o melhor de si e provavelmente sabe as dificuldades que iria encontrar numa candidatura por ter feito parte de uma recente direcção do Sporting... Se calhar conheçe bem os podres que por la existem as os senhores que por la vagueiam nos corredores e que ha muitos anos ditam e traçam o futuro do nosso clube...

    O homem a quem me refiro é o Rogerio Alves!

    ResponderEliminar
  13. Penso que o gestor de carreira de JEB cai dentro me breve fazer excelentes comunicados que irão dar umas esperanças muito boas aos Sportinguistas.
    O Velho dos olhos rebelgados logo trata do assunto. Tenham calma.
    Isto precisa de um jogo contra o Cacém para animar a malta
    Assobios é para os jogadores, mas para JEB e seu STAFF batam palmas se não querem ser apelidados de Terroristas.
    Tenho esperanças e que tudo foi feito e continuará a ser feito para que o SPORTING deixase de ser de Portugal para ser um Clubezeco de Lisboa, de Betinhos e Totós.
    Viva o Velho dos Olhos rebelgados e seu STAFF.
    A linha continua.
    Mas ainda existe quem acredita nestes GATUNOS-MAFIOSOS.
    Batam Palmas ao JEB e assobiem aos jogadores e Treinador. Força.

    ResponderEliminar
  14. Façam um reboot...pode ser q lá vá...pelo menos no Windows costuma funcionar...
    SL

    ResponderEliminar
  15. No meu post anterior queria dizer ra isto, as virgulas sempre foram o meu problema.
    Errata:
    "Concordo em pleno com o seu texto, e mesmo sendo contra o SCP, o que esperava é que a isolada equipa tecnica se demitisse."

    ResponderEliminar
  16. Caro Juvenal,

    O problema, quando o que se necessita agora é de novas ideias e motivação para as apresentar, é que grande parte de quem poderia ter algo a dizer se "queimou" nas ultimas eleições, sendo bombardeado (é o termo correcto) por todos os lados, deixando-lhes pouca vontade de se voltarem a sacrificar (estou a referir-me obviamente à chamada "oposição").

    Restaria muita gente dos "90%", que não sendo fundamentalistas da troupe que se passeia por Alvalade há anos, estaria em condições de apresentar uma estratégia diferente, não fosse o caso de nessas fileiras grassar uma acefalia de meter medo ao susto, subjugadas (muito por culpa própria) por anos e anos de "palminhas" e "os srs doutores é que sabem".

    Agora, com muita gente válida completamente desinteressada, outra cansada de batalhar, e a restante presa a posturas que só posso considerar irresponsáveis (ou pelo menos pouco pensadas), onde há massa critica para recuperar do mal efectuado?

    E é também muito por causa disto, por o clube, por intermédio dos seus dirigentes, ter desprezado muita da malta capaz que se habituou a estar sempre na primeira barreira contra quem marcha contra o Sporting, que este não é respeitado por ninguém, desde instituições topo da bola, a poderes politicos, autárquicos, adversários e demais organizações.

    ResponderEliminar
  17. Concordo

    Rogério Alves a presidente. É inteligente, esperto, não estácomprometido com o passado, vive o presente do sporting e tem o habilidade do contraditório.

    Ainda nº último sporting-benfica em futsal, lá estava ele perto de mim, com o filho a viver o seu clube.

    São destes dirigentes que nós precisamos.

    ResponderEliminar
  18. Percebe é pouco ou nada de futebol tal como o actual. Caso isso acontecesse os socios do Sporting passariam a ser o paradigma da burrice.

    ResponderEliminar
  19. LdA:

    Curiosa a comparação que fazes da fuga da família Real para o Brasil aquando da invasão francesa, com estas férias carnavalescas do JEB… Acreditas se te disser q foi precisamente uma das associações que eu fiz mentalmente? :)... Acabei por optar por me referir pelas invasões historicamente anteriores (as bárbaras) aproveitando o facto da proximidade do jogo de terça-feira e a estúpida situação de cedência de bilhetes para esse jogo aos orcs… É que os invasores que estão para chegar a Alvalade assemelham-se mt mais a uma horda barbara que a um exército de uma civilização superior (ainda q injusta e cruel e colonialista).

    Qt às (completamente) furadas expectativas em torno de JEB, julgo que acertaste na em cheio! Qd soube do resultado das eleições, e apesar de não ter votado em JEB, pensei para comigo: ‘Bom, se calhar estava enganado’. Custava-me a crer que 90% dos sportinguistas se enganassem assim de uma forma assim tão flagrante. Como estou afastado de Lx, pensei que qlq coisa me tinha passado ao lado… Que a percepção que tivera de campanha eleitoral, dada distancia, me tinha dado sinais antagónicos na minha decisão…

    De forma q não só aceitei o resultado como depositei a minha esperança e dei todo o meu crédito a JEB. Podia ser que sim, que fosse este o eleito e que realmente tivesse as características de liderança e boa vontade, que eu (desconfiado) não vislumbrara. Senti sp o PPC mais assertivo, mais firme, mais confiante, e em ruptura total com um passado q me desagradava completamente.

    Mas cedo comecei a confirmar que a minha desconfiança e as minhas dúvidas estavam acertadas… è que, para além daquelas medidas popularuchas e avulsas, nc consegui perceber força, estratégia, empenhamento na estrutura dirigente… E com o decorrer do tempo os sinais de enfraquecimento de JEB foram-se acumulando até a m ponto em que gastei tds os meus créditos q tinha nele depositado. E de forma tão célere q não me deixa, ainda agora enquanto escrevo este comentário, de me espantar.

    Sim, não votei em JEB, mas mesmo assim e apesar disso, JEB conseguiu desiludir-me enormemente! Meus senhores: é Obra!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Este CDirectivo é um autentico bluff.O lider rodeou-se de pessoas~sem competencia mas bem renumeradas. O único que deve merecer o nosso respeito é o Eng. Júlio Rendeiro,outros como disse não tem capacidade, vejam as restantes modalidades, isto <é o futsal e andebol, onde o pseudo eng. patricio só nos tem enterrado. está na hora de acordarmos perante tanta incompetencia.

    ResponderEliminar
  21. Caros:

    Agora que fiz um flash-back até Junho passado…

    Houve ainda outra (gde) razão para o ‘equívoco’ resultante das eleições... A contra-informação e cobertura completamente enviesada que se deu a uma das candidaturas... em contraponto com a desmedida visibilidade e elogios encomendados a outra…

    Os pasquins desportivos, as Tv's, rádios, com os nossos representantes (?!) e paineleiros à cabeça, fizeram bem o seu trabalhinho sujo, tomando nítido partido por um dos candidatos... Dps, Tau. Foi o q se viu.

    ResponderEliminar
  22. Meus caros:

    Reallity Chek depois de outra noite de pesadelo: tá tudo muito complicado e pelo andar da coisa Terça vai ser negra. JEB não está para sair, alimentado pela utopia de conseguir dar a volta à coisa com a promesa de alguns milhões para a próxima época. Sá Pinto era o verdadeiro factor por trás da mudança. Foi-se! Temos quase dois anos de muito sofrimento pela frente. Se não viram, aconselho o INVICTUS. Dá que pensar se olharmos para o nosso actual Sporting!

    Saudações Leoninas...e como dizia alguém: aguenta coração de adepto leonino!

    ResponderEliminar
  23. Sá pinto foi das poucas coisas boas que passou pelo sporting, e o tempo vai confirmar.

    ResponderEliminar
  24. A Tragédia do SPORTING:
    começou quando uma esmagadora-maioria-de-imbecis, colocou, um não menos imbecil, na presidência do Clube...!

    ResponderEliminar
  25. Eu alucino com isto, a sério!!!
    Chega ao ponto de ver um Sá Pinto é das poucas coisas boas que passou pelo Sporting!??
    Incrivel!!!eu gosto mto do Sa Pinto, mas o homem mandou duas peras no nosso melhor jogador!???querem gestão á porrada é!?Voltamos ao Estado novo, por tudo na ordem á base da força!?
    E depois isso de chamar mercenário ao Liedson!?o nosso melhor jogador, marcador, que é um exemplo dentro de campo, queriam que nao fosse tambem o mais bem pago!?sim, por vezes tem actos de indisciplina, mas nao pode ser á porrada que se resolvem as coisas.
    Bettencourt tem culpa sim, mas nao se pode esquecer que teve dois directores de futebol que se demitirem este ano.
    O clube esta neste momento sem lideranca no futebol. Concorto!!!
    Mas prefiro que se tome tempo e se prepare alternativas com calma e nao se tomem decisoes precipitadas.

    ResponderEliminar
  26. FEVEREIRO DE CARNAVAL OU INFERNAL?

    É triste estarmos na bancada, para um espectáculo tão triste. O Sporting Clube de Portugal somos nós, todos que amamos este clube.

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  27. J,

    Vê-se que não conheces os comentários do Relva.

    Quanto ao Bettencourt obviamente que tem culpa, inclusivamente na demissão dos seus directores desportivos. O 1º porque foi o continuar num rumo que já se adivinhava que ia correr mal, o 2º por ter escolhido alguém que não tinha perfil para desempenhar o cargo. Aliás, o Sá nem DD era. Era qualquer coisa mas foi o próprio a dizer que DD, não.

    ResponderEliminar
  28. Agora é facil falar jvl,mas lembro apenas que no principio de temporada via para umas sondagens onde a maioria dos sportinguistas defendia a continuidade de Paulo Bento e logo consequentemente de Pedro Barbosa.
    Agora sabemos que é um erro e podemos culpar JEB de nao ter sabido antecipar esta situacao, mas eu por uma questao de coerencia nao posso criticar hoje o que defendia ontem.Mas vejo que certamente há gente por ai que o faz. Enfim...
    E digo mais, se me aperecerem PPC com Erikson´s, Junhinho´s ou Nedved´s, o meu voto continua a ir para Bettencourt!!!

    ResponderEliminar
  29. J.
    Farás alguma justiça a este espaço se verificares que aqui sempre se falou sem olhar às audiências (falo por mim, claro e respeitando os editores que não pensavam como eu). Aliás o problema de JEB foi governar para as sondagens esquecendo-se de governar o clube.

    Não gosto de falar em PPC, porque como o próprio afirmou e vem cumprindo, as eleições terminaram há muito. Mas pergunto-te: pelo bem do clube votarias novamente em JEB ou por outra coisa qualquer que me escapa?

    É que passados poucos meses e vendo o Sporting ainda mais fraccionado, remetido a um homem só, sem qualquer rumo aparente, tenho alguma dificuldade em perceber o que faria pior PPC o Erikson ou até ao Nedved no lugar de JEB.

    ResponderEliminar
  30. É demagogia pensar agora se com o PPC farias pior ou não....
    O certo é que com JEB tinhamos o treinador que nos deu estabilidade nos ultimos 4 anos, tinhas a aposta na cantera ainda mais forte e com o investimento num ou outro jogador que pudesse fazer a diferença sem entrar em grandes loucuras financeiras.
    Era um projecto definido, pensado e com uma estrategia clara.O que o PPC tinha era um devairo de ideias soltas sem ter uma linha de fundo coerente.
    Custa-me ver agora que me chamem parvo ou que queira ver o Sporting na lama por ter votado no JEB.
    Contudo, o meu voto nao foi, nem é incondicional. Se aparecer um projecto alternativo que concorde, estou disposta a mudar a minha intencao de voto.

    ResponderEliminar
  31. J.

    Não falo agora, falei antes. E como eu, outros alguns dos quais editores deste espaço.

    Dizes que o teu voto ia na mesma para JEB se aparecesse outro PPC. Porquê? Que confiança merece e tens em quem - linha vigente - nos liderou até a este momento?

    Quanto ao PB, deveria ter saído após conquista da Taça de Portugal frente ao fcp, na minha opinião.

    A mim o que me custa ver é que após N provas de falta de competência, se continue a achar que estes "iluminados" é que nos levarão ao sucesso. Por mim, o prazo de validade destes merdas expirou há muito!

    ResponderEliminar
  32. J.
    Demagogia não diria mas especulação.

    Onde tu vês estabilidade eu vi estagnação. A aposta na cantera não me pareceu intencional antes circunstancial, por terem falhado rotundamente nas aquisições.

    Veloso chegou à titularidade por lesão de Paredes e Custódio e mesmo assim teve que penar, foi quase empandeirado ou remetido para def-esq.

    Patricio foi da forma que se sabe, não deixando de representar tb um falhanço na aquisição de Stojkocic.

    Moutinho veio da mão de Fernando Santos

    Adrien só agora mereceu oportunidade

    Pereirinha ainda mal começou.

    Nani foi uma aposta que rendeu do principio ao fim

    Carriço está a começar

    O que dizes de PPC é aquilo que me parece servir perfeitamente para qualificar estes meses de JEB, não te parece? :-)Mas também me parece ver na tua classificação o que diziam os média na altura...

    Estou longe de chamar parvo em quem confiou, já não sei se não serei capaz de o fazer a quem não cumpriu! Apesar de tudo sempre esperei outros resultados. As condições base estavam reunidas (todos as reconheceram) mas logo foram desbaratadas. Depois é fácil acusar os adeptos de desestabilizadore...

    ResponderEliminar
  33. jvl, diz-me la qdo é que acabou o teu prazo de validade, só para que eu o possa perceber.

    LdA, questionar a aposta na cantera é querer ser mal intencionado, desculpa lá.Sim seria sempre circustancial,se formos caso por caso, mas o certo é que tens la meio plantel.

    Agora nao quero andar aqui a construir barricadas e estar em permanente discussão com a maioria daqui.
    Se houverem alternativas, e se estas derem a cara, pq nao avançar com eleicoes antecipadas!?
    Até lá, como sportinguista convicto, espero que JEB encontre uma outra formula, que nos possa levar a outros resultados.

    ResponderEliminar
  34. J.
    Desculpa lá, mas não desmontaste a minha má intenção...

    ResponderEliminar
  35. "Até lá, como sportinguista convicto, espero que JEB encontre uma outra formula, que nos possa levar a outros resultados."

    Mt coisa tem que mudar para q se renove a esperança em JEB. É q estes sete meses foram do piorio de que há memória... A 'formula' terá que sofrer uma rotação de 180º (90º ou 270º já não chega). Mas temo q o mais certo é giramos 360º e voltar td à mesma... com'á lesma.


    Desculpa lá, J. mas eu já não acredito.

    Digo sinceramente: oxalá me engane!

    Abraço e cumprimentos aos 'sectorianos'! :)

    ResponderEliminar
  36. J,

    O prazo de validade acabou sensivelmente por altura do manifesto com o slb. Não sou a favor de alianças, principalmente com quem sempre nos prejudicou. Além disso, foi a prova que tudo o que nos tinham prometido, era falso. Continuávamos a depender da bola que entrava ou não.
    Agora diz-me tu, o porquê de ainda acreditares nestes "iluminados" depois de ~15 anos de desgoverno e sucessões quase dinásticas e o que é necessário para te convencer a mudar o teu sentido de voto. Estar associado à banca e ter um nome pomposo? Espero que seja mais do que isso.

    Quanto à aposta na formação, o LdA já explanou um pouco o que também penso.
    Tirando os jogadores que foram campeões com PB, que outros mereceram a sua confiança?
    É que MV todos viam que tinha que ser o trinco e para PB era central e 3ª opção. Moutinho não foi aposta sua. Adrien esteve um ano quase sem jogar não se percebe muito bem porquê.
    Apostou no RP, essencialmente.

    Como Sportinguista - para mim ou se é ou não se é, não sei o que é um Sportinguista verdadeiro ou convicto - espero que o Clube encarrile rapidamente.

    ResponderEliminar
  37. Apartir de 96 ganhamos 2 campeonatos, 3 taças, 4 supertaças, para alem de teres tido uma final da Taça Uefa e 3 vezes consecutivas ido á Champions.
    Comparando com os 15 anos anteriores, apartir de 80, ganhamos 2 campeonatos, 2 taças de portugal,3 supertaças, lembro-me de uma meia final da taça uefa e nao me lembro ja do que fizemos na Taça dos Campeoes Europeus.
    Assim que se compararmos, nao ganhavamos mais antes dos "banqueiros", mas lembramos estes tempos com saudade.
    Porque será!?
    Eu acho que seria por afinidade com as pessoas que lideravam o Sporting na altura. Preferiamos e identificavamo-nos mais com um Sousa Cintra ou Joao Rocha do que com um Roquette ou Soares Franco.
    Passamos a ver o clube como propriedade de uns senhores e esquecemo-nos que muitos deles sao grandes sportinguistas que vivem o clube tao intensamente como nós.
    So com isso consigo perceber tanta contestacao agora, e tanto saudosismo dos "bons velhos tempos"
    A questao é pq?

    ResponderEliminar
  38. Dos miudos tivemos Patricio, Veloso, Moutinho, Djalo e Saleiro campeoes pelo Paulo Bento.
    Apostou-se posteriormente em Carriço, Adrien e Pereirinha. E tens já a entrar André Santos e muito possivelmente João Gonçalves.
    Conheces tb nomes como Diogo Rosado, Wilson Eduardo, Pedro Mendes, etc.
    A aposta é efectiva e existe, nao queriam tambem duvidar disto?

    ResponderEliminar
  39. J,

    Essa análise peca, e muito, por te restringires ao futebol.

    "Passamos a ver o clube como propriedade de uns senhores e esquecemo-nos que muitos deles sao grandes sportinguistas..."

    Quem? Não estou a ser irónico, gostava mesmo de saber quem são estes grandes Sportinguistas. Além de que isso não significa:

    a) colocar o SCP à frente de outros interesses
    b) qualidade
    c) competência


    Continuo à espera das respostas às minhas perguntas, assim como eu te respondi. É que disparares perguntas a torto e a direito, sem responderes, dá a ideia que queres desviar a conversa.

    ResponderEliminar
  40. J,

    Adrien é uma aposta de Paulo Bento?! Será sim de Carvalhal.

    Quanto aos outros nomes que falas, os que vão entrar, obviamente não são apostas de Paulo Bento que era isso que se discutia aqui e não se o SCP aposta na formação ou não.

    Conhecer nomes, conheço vários. Falta ainda apostar efectivamente neles.

    ResponderEliminar
  41. Comparar este período pós-Roquette com o anterior, o que engloba o jejum de 18 anos, para demonstrar que estamos melhor, é para mim, errado. Não podemos olhar apenas para o futebol - qualquer período comparado com o do jejum fica a ganhar - olhemos para número de sócios, atletas, modalidades, títulos nas modalidades, etc etc.

    ResponderEliminar
  42. Epá,deixo a estatística das modalidades para outra altura.
    Fiquemos por agora no futebol.E olha se quiseres podes incluir ai mais titulos nas camadas mais jovens onde temos ganho muita coisa nos ultimos anos.
    O periodo que considero, é o mesmo periodo que antecedeu os "banqueiros". Se estao á 15 anos no poder, acho justo comparar os 15 anos que antecederam esse "reindado. Até pq esses 18 anos sem titulos, 4 foram ja em reinado Roquette.Acho que a comparação é justa.
    Falas de socios, e Bettencourt foi criticado ainda no principio da temporada por andar de nucleo em nucleo e a fazer conferencias de imprensas para apresentar novos socios.
    Nao tou a perceber o teu ponto de vista com os putos.

    ResponderEliminar
  43. J,

    Depois de me responderes a isto:

    "Agora diz-me tu, o porquê de ainda acreditares nestes "iluminados" depois de ~15 anos de desgoverno e sucessões quase dinásticas e o que é necessário para te convencer a mudar o teu sentido de voto. Estar associado à banca e ter um nome pomposo? Espero que seja mais do que isso."

    falo.

    PS: A ressalva que fiz relativa ao jejum, aplica-se tanto agora como a períodos anteriores ao mesmo.

    ResponderEliminar
  44. Para mudar o meu sentido de voto!?
    Alguém que consiga encontrar um sentido empresarial, uma estrategia definida, como a que existia ate agora e ao mesmo tempo ter um projecto desportivo em que possa acreditar, algo que na minha opiniao falhou ao Sporting nos ultimos anos.
    Deixo aqui um post que fiz sobre este tema á nao muito tempo....

    http://sectorb32.blogspot.com/2010/02/o-estado-da-nacao-sportinguista.html

    ResponderEliminar
  45. Qual era a estratégia definida até agora?

    Votaste portanto em quem não tendo um projecto desportivo credível, tinha um sentido empresarial. É isso?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)