domingo, 3 de abril de 2011

A luta pelo Sporting by Bruno de Carvalho

O fim do silêncio
Como dei conta no último post, era minha intenção fazer uma moratória na publicação do blogue, ficando a sua continuidade dependente do posicionamento dos restantes elementos. Essa decisão, a de não voltar a escrever no imediato, tomada em vésperas das eleições, pareceu-me ainda mais se justificar no que sucedeu a seguir. Pedi apenas a todos os elementos do blogue que nos remetêssemos ao silêncio, até ao dia de hoje, tendo em conta o excesso de ruído pós-eleitoral. 

As razões desse auto-afastamento são claras: sinto, pela primeira vez, que o clube está num ponto de viragem, que pode ser em qualquer sentido, correndo mal pode-nos afastar por muito tempo do Sporting que conhecêmos até hoje. E já passei pela saída de JR, das direcções de Amado de Freitas, JGonçalves e finalmente JEB. A forma como sairmos desta crise definirá o futuro a médio e longo prazo. Julgo que hoje, mais do que nunca, o sucesso do clube está entregue mais à vontade dos adeptos do que apenas à boa gestão, que é obviamente indispensável.

A única razão que me levaria a interromper a minha reclusão, e que dei conta antecipadamente aos restantes elementos, seria a interposição de uma providência cautelar, no decurso das ameaças entretanto deixadas por BdC. A simples impugnação das eleições, mesmo parecendo-me excessiva, face a tudo a que aqui escrevi, teria de ser analisada nos termos em que seria proposta, para me merecer reacção ou não. A providência cautelar está aí, o meu silêncio terminou.

A luta de Bruno de Carvalho
BdC diz que vai lutar pelo Sporting. Não sei quem lhe outorgou os direitos para tal, que, por ora, não são mais nem menos que os de qualquer associado. Mas não deixa de ser revelador que BdC escolha precisamente o dia de hoje para espalhar pelos média o fragor da sua “luta” pessoal, justamente hoje, que o Sporting joga uma cartada decisiva para a manutenção do 3º lugar, num campo difícil como é o de Guimarães. É um pormenor, dirão uns, é um pormaior suficientemente revelador das reais preocupações que afligem BdC, digo eu. Lembro que BdC não pôs GL em tribunal, acabou de por o Sporting em tribunal, com consequências que estão ainda por apurar.

Era isto um presidente para o Sporting?

O excerto da entrevista no DN é um excelente exemplo do que seria uma presidência de BdC.  Do seu conteúdo à postura do ex-candidato. Já não nos bastava o “houveram inconformidades”, temos que agora ouvir os “mia culpa”. O Sporting não é um blogue, é um clube centenário! Nesse excerto BdC continua a atirar a pedra e esconder a mão. Ou “houveram inconformidades” ou “houveram fraudes” e BdC continua a querer correr com os dois cavalos em simultâneo, certamente porque lhe dá jeito.

O ridículo mata
Não contente, BdC gora adiciona-lhe a “pressão” aos mais variados níveis, terminando com um sintomático “pessoas de bem e honradas obrigadas a assinar comunicados”. Talvez entre mim e BdC haja uma concepção diferente entre “bem” e”honra” e não vejo como pessoas de honradas possam assinar comunicados nos quais não se revêem. Fala ainda de ameaças físicas, não escapando ao ridículo de se considerar em perigo de vida, como se lê no "OJogo": Eu era para nem estar vivo! Por sinal, até agora, as únicas ameaças que se conhecem são à integridade fisica do presidente recém eleito, por parte dos seus apaniguados, e as que vão ficando nos mails, blogues e Facebook. E o que dizer do "Se eu tivesse vencido, não estava aqui. Era para me encherem de petardos no palco."? Pouco, muito pouco a dizer, senão perguntar a BdC porque  é que alguém poria petardos num palco onde ele não subiria porque, segundo a sua própria teoria conspirativa, as eleições estavam "afinadas" para ser outro o vencedor?

Irei ler hoje atentamente as entrevistas de BdC à comunicação social. Há domingos penosos, mas quem já teve que passar fins-de-semana a ler manuais em inglês, quem sobreviveu ao inglês técnico de Barroso, Sócrates, e ao francês de Soares, certamente que também sobreviverá aos disparates de BdC. E amanhã, se possível, deixarei aqui a debate o que me parece ser uma cruzada populista contra o Sporting, sob a capa do amor ao clube. Há questões de direito e outras que já descambam para o foro psiquiátrico, mas a todas procurarei chegar, mesmo não sendo um especialista em nenhuma dessas áreas.Não tenho dúvidas que as consequências de tudo isto são demasiado graves para poderem passar em claro.

28 comentários:

  1. Saúdo o regresso e o post.

    Fui um apoiante de BdC mas estas ultimas atitudes não me têm agradado nada, e como disse no post, o timing para a entrevista só tem uma leitura: prejudicar a equipa de futebol.

    Quando diz que a sad vai continuar a trabalhar normalmente só gostava de fazer uma pergunta: quem é que quer vir para um clube em guerra civil? Domingos não estará a pensar duas vezes?

    SL

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    Vou arranjar uma providência cautelar para que este blog não volte à vida. Com base nos seguintes factos:
    - Tinhas prometido não voltar a escrever;
    - Fizeste-nos crer que aquele seria o teu último post e consequentemente houve muita a gente a despedir-se de ti, logo, gerando um sentimento de pena, que agora mandas-te às couves;
    - A contagem de votos neste blog teve uma inconformidade porque não bateu certo com o que eu tinha no meu pc;

    LOL

    Bem-vindo de volta.

    ResponderEliminar
  3. Não percebo o que pretende BdC. Sai de umas eleições com 40% dos sócios a apoiá-lo, com força para influenciar o clube (pela Mesa da AG) num sentido mais democrático e transparente e com a aura de inevitável futuro presidente do Sporting - e vai deitar tudo a perder com uma cruzada absurda nos tribunais!

    O que se passa na cabeça dele? Este será um processo lento e, mesmo que um tribunal decida a seu favor - o que, se os argumentos da impugnação forem apenas os já conhecidos, parece muito díficl - teriam de ser realizadas novas eleições. E o que é que lhe garante que será eleito após o intenso desgaste de uma batalha jurídica que será, não tenham qualquer dúvida, pinta na comunicação social como BdC vs. SCP? Vai uma aposta que um simples "deixem-nos trabalhar!" da parte de Godinho Lopes lhe daria um "score" eleitoral bettencourtiano?

    Que grande desilusão! E que grande favor que está a fazer a Godinho Lopes e à continuidade!

    ResponderEliminar
  4. LdA

    Que as "houveram" acho que "houveram". Veja-se a diferença do nº de votantes nas várias mesas para cada órgão (excepto na mesa 22). Pode ser possível, mas não deixa de ser estranho..

    Se eu na posição dele colocava o Sporting em tribunal?Acho que não tinha coragem. Mas também a questão não é por o Sporting em tribunal. A questão é impugnar um acto que foi (mal) organizado pelo Sporting. Não concordo com a carga que se tem dado a isto. Vamos aguardar a decisão do juiz e ver se sempre há matéria que justifique a impugnação. É uma questão de convicções e na vida há um conjunto de valores que estão acima do nosso amor pelo Sporting.
    A verdade deve ser um deles.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Pedro, nem mais ...

    O que lhe vai na cabeça? Imaturidade, ingenuidade. Muita ingenuidade, porque é mais ou menos óbvio que na perspectiva do próprio só precisaria de esperar, querendo, para ser presidente do Sporting daqui por 3 ou 4 anos, a partir do momento em que a maioria dos sportinguistas deu-lhe uma intenção e expressão de voto.

    Ingenuidade. A mesmíssima ingenuidade que não faz dele um mafioso porque os mafiosos são calculistas. Caso ele tivesse intenções maldosas ou duvidosas, não as poria certamente em causa quando aquilo que o separaria da "oportunidade" para praticar os ditos actos mafiosos, seriam somente 3 ou 4 anos ...

    Está a desbaratar porque está a ser ingénuo. Quer muito uma coisa e está a fazer por tê-la. Essa, seria precisamente uma das qualidades que emprestaria ao Sporting, caso fosse seu presidente. Não digo que seria um "Pinto da Costa" mas teria tiques de Pinto da Costa, com tempo, porque o tempo refina muita coisa.

    ResponderEliminar
  6. No dia do jogo com o guimarães, discute-se as eleições, o carvalho conseguiu, prejudicar o sporting!

    ResponderEliminar
  7. Engraçado, ninguém fala no processo movido pelo Sporting na pessoa do Nobre Guedes a mando do Godinho...ou seja, se o Bruno é eleito presidente, o clube tinha um processo contra o próprio presidente.

    ResponderEliminar
  8. Bem, esta entevista confirmou os meus piores receios - expressos aliás antes de eu próprio ter votado nele - quanto a BdC:

    Um demagogo puro, ao melhor estilo - e vou diz-lo apenas no que ao estilo concerne e não em termos de honorabilidade, que essa não ouso, por desconhecimento, por em causa - de Vale e Azevedo.

    Os mesmos chavões, o mesmo tom, o mesmo registo, ao ponto de apostar que hoje voltou a perder concerteza mais apoiantes do que aqueles que granjeou.

    Está a surfar os últimos resquícios de uma onda gerada por gente, na sua maioria imatura, que com facilidade e, igual dose de ingenuidade, consegue olhar para ali e ver em BdC o líder de qualquer coisa. Mas em breve essa onde se transformará em espuma e BdC cairá no esquecimento.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Com muita pena minha o extenso comentário que escrevi não ficou registado, por qualquer anomalia estranha.
    Assim não vou escrever tudo outra vez.
    Deixo só a pergunta que deixava no fim.

    Será que a maioria dos sócios que votou BC , se rreve neste tipo de discurso e será que voltaria a votar nele?


    O Restante do outro post era falar do momento inoportuno ou oportuno consuante se queira para apresentar estas entrevistas. Tendo em conta a conjuntura do futebol. E se será uma tentaiva de capitalizar descontentamentos para o jogo com Briosa.

    Se estará a fazer mais bem a si próprio que ao clube e se não acha que arrastar esta luta por meses não virá a ferir o clube de morte, pois haverá recursos e até ao limite da lei, ou seja isto pode durar muitos meses.

    ResponderEliminar
  10. Fábio

    Já nem me lembrava disso!Muito bem recordado!

    SL

    ResponderEliminar
  11. mais um grande texto que reflecte bem o que os Sportinguistas inteligentes pensam desta situação..

    ainda tive esperança que o homem fosse um futuro bom dirigente, hoje temo pelo nosso Sporting porque nem vale e azevedo vi fazer figuras tão tristes.

    alguém tem de pôr cobro a isto, ele manipula muita gente que não tem instrução pa perceber a estirpe do bicho que se quer a si proprio bem remunerado á nossa custa.

    ResponderEliminar
  12. SportingSempre

    Temos um problema.

    É que eu acho que "há muita gente que não tem instrução pa perceber" o que se passa no Sporting. Não se trata de ser o GL ou BdC que ganha. Trata-se do Sporting e trata-se de direito.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Carlos, a partir do momento em que 3 candidatos e todos os delegados dão as eleições como legais e limpas e aparece o sr.Carvalho completamente lunatico com demagogia barata e hipocrisia ridicula, quem tem o minimo de instrução não apoia este vigaro..

    "eu hoje não tava vivo", "deixo lá o Duque", "Petardos no palanque"..sorry mas o homem perdeu o juizo de vez..a unica pessoa que temeu pela sua propria integridade fisica foi GL com os animais dos apoiantes dele que todos dispensamos como Sportinguistas.

    e ele fazer clamramente de proposito pa destabilizar em dia de jogo?! apenas mais uma prova das suas intenções. só não vê quem não quer.

    Por ultimo ninguem mais do que eu quer verdade e um presidente legitimo e com força e estes desenvolvimentos provam bem que a verdade anda bem longe da ânsia de poder do sr.Carvalho

    ResponderEliminar
  14. Caro LdA, saúdo o seu regresso. O Sporting precisa de vozes como a sua para poder voltar ao lugar que merece.

    De resto, tudo isto era provavelmente inevitável no caminho para a mudança de paradigma que (quase) todos desejámos, e que parece estar em andamento. Nesse sentido, julgo que talvez tenhamos de vir a agradecer a BdC pelo papel que desempenhou: pelo seu fervor sportinguista que não lhe nego e que agitou as consciências; pelo seu populismo que faz eco das frustrações acumuladas, por todos; e pela sua inconsequência, que o está a queimar em lume brando.

    Ao interpor o pedido de providência cautelar, BdC está a fazer um enorme favor ao Sporting. Clarificação precisa-se!

    Na verdade, parece-me que a acção principal de impugnação das eleições é absolutamente irrelevante, até porque só poderia produzir efeitos daqui a vários anos. A providência cautelar, por seu lado, terá de ser decidida num prazo curto (julgo que 30 dias após a dilação de 10 dias para que o visado e outras partes interessadas se possam defender).

    Se o tribunal não lhe der razão, o que parece ser quase certo, BdC terá acabado de deitar ao lixo todo o crédito que muitos sportinguistas lhe concederam. Nem como oposição terá credibilidade, caso a direcção eleita saiba continuar a interpretar correctamente os sinais de mudança que se impõem, desde logo ao nível dos estatutos do clube, regulamento eleitoral, auditoria externa, proactividade e capacidade de comunicação, promoção da competência e mudança de atitude competitiva (confesso que GL tem sido uma surpresa para mim).

    Se, por outro lado, a decisão do tribunal lhe for favorável, julgo que não restará ao Sporting nenhuma alternativa à repetição das eleições a breve trecho. Serão tempos perigosos, dada a génese do fenómeno, mas aí parece-me que BdC terá muito poucas chances de vencer. O sportinguista desiludido médio que nele votou terá aprendido a lição, e dificilmente repetirá o erro. Conheço vários casos, e acredito que haverá muitos mais.

    Viva o Sporting, rumo ao futuro!
    MTP

    ResponderEliminar
  15. Edu,
    Já tinha falado sobre essa questão. Esta providência cautelar pode até nem produzir efeitos em termos legais mas a sua apresentação pura e simples pode ter efeitos desastrosos na futura época desportiva e não apenas no futebol.

    Mike,
    Não precisas de ir tão longe, basta que o BdC demonstre ter mais juízo do que tem demonstrado.

    Pedro,
    BdC demonstra desespero e a falta de estratégia típica de quem não tem nada a perder em termos pessoais e completamente alheado das consequências que a sua acção terá sobre o clube de que queria ser presidente.

    Carlos,
    amanhã falarei sobre a questão das convicções e sobre a estratégia de BdC para este caso,pelo que não adiantarei muito mais do que dizer que a impugnação das eleições por si só me parecia ser suficiente.

    Se o que BdC pretende com esta providência cautelar é impedir que a direcção tenha plenos poderes enquanto a impugnação não for julgada acho que não é preciso dizer mais nada.

    Quanto às inconformidades que "houveram" serão razões suficiente para impugnar um acto eleitoral com pretexto subliminar de que houve batota? Não creio, e parece-me que é isso que é o centro da questão.

    Sou obviamente pela legalidade dos actos, mas parece-me inaceitável fomentar uma luta legal que não só já pôs em causa o bom nome do Sporting, como ainda por cima nos ameaça hipotecar o futuro próximo.

    ResponderEliminar
  16. Votei em Bruno Carvalho mas não me revejo nesta postura.

    O Sporting precisa de paz, tranquilidade, para que possa deitar para trás o consulado Bettencourt e o tumultuoso ciclo eleitoral.

    Pessoalmente, acho que a confirmar-se que no acto eleitoral há mais de 3000 votos do que era suposto BDC corre sérios riscos de impugnar esta eleição. Mas isso interessa o Sporting?

    No imediato - e atendendo a que Providência sem a acção Principal fará cair a litigância - parece-me mais uma forma de pressão para se conseguir algo.

    De uma coisa não tenho dúvidas: "Servir o Sporting" ( frase usada mtas vezes por GL)implica não levar o clube para os tribunais.

    Uma nota positiva: Esta semana senti que voltámos a ter direcção no clube!

    Uma nota negativa: vou sofrer muito este mês ao ver os nossos adversários a competir em várias frentes e nós entretidos a lutar pelo 3º lugar

    ResponderEliminar
  17. MM,
    Divergimos,há muito mais de desespero do que ingenuidade, a campanha de BdC é a prova de que ele não o é.

    SportingSempre, José Alvalade (faça copy antes de postar para qq eventualidade, é 1 problema do bloguer que tb me acontece)

    Concordo que há muita gente que gravita à volta de BdC que julga que quem grita mais alto é quem tem razão. Infelizmente esse parece ser um fenómeno que veio para ficar por muito tempo no Sporting.

    Mas há também entre muita gente que apoiou BdC que mais do que ter grandes esperanças no candidato tinha vontade de acabar com o "regime". Estou convencido que serão esses que saberão agora, além de tomar as devidas ilações, agir em conformidade.

    A batalha legal que BdC agora quer empreender dependerá essencialmente dos que o suportam. Mas não creio que se fique por poucos meses se se quiser ir até ao último apelo.

    O Sporting, que tantas vezes tem azar não se pode queixar da sorte...

    Manecas
    Não podia concordar mais, resta-me associar ao seu final:

    Viva o Sporting, rumo ao futuro!!!

    ResponderEliminar
  18. Leão de Sta. Engrácia,

    Não consigo ser tão optimista. A ofensiva de BdC nos jornais hoje revela intenção de ir até ao fim, signifique lá o que isso possa significar.

    E tem à sua volta gente que é capaz de fazer muito mais barulho do que a sua representatividade deveria permitir,o suficiente para tornar Alvalade irrespirável. Veremos o que sucede com a Académica.

    MHenriques,
    Fossem apenas esse os nossos problemas. Hoje a 2ª parte em Guimarães foi penosa,há ali gente a ganhar mt dinheiro sem categoria para tal, há muito trabalho para fazer sem haver tempo, há vicios que vieram para ficar e voltar ao 3º lugar vai ser muito dificil

    ResponderEliminar
  19. Pois é por isto é que o Sporting está como está as eleições foram a uma semana e já toda gente se esqueceu de o mal feito por estes senhores que lá estão neste momento, mais para quem fala que o bruno devia estar calado e daqui a 4 anos falar é doido porque não sei se existirá Sporting daqui a 4 anos depois de duque e freitas roubarem o pouco dinheiro que existe no Sporting e construírem maus planteis quero ver o que sobra do clube, prefiro adiar a vida do clube 6 meses do que deixar andar e morrer de vez!
    P.S. Tavas melhor calado!

    ResponderEliminar
  20. será que GL vai ter o tal Domingos ???
    A grande pergunta é mesmo esta, porque como está a correr as coisas só mesmo um Paulo Sergio qualquer que vir disputar o Campeonato Nacional , Taça e Taça da liga como treinador, no Braga teve ter uma melhor montra .Triste cina a nossa
    welcome back LDA e o blog

    ResponderEliminar
  21. Está a perder grande parte do capital que conseguiu arrecadar nas eleições.

    ResponderEliminar
  22. LdA,
    Parece obvio que a pretensão desta Providência cautelar é limitar ao máximo esta direcção. Colocar o clube numa espécie de banho-maria ou melhor um Governo de Gestão. Cada vez mais o SCP se assemelha ao país.

    ResponderEliminar
  23. Agora a decisão cabe ao juiz, que terá um prazo de dez dias para se pronunciar,não é uma decisão fácil, a de Bruno de Carvalho, todavia se este avançou, quero crer que exista base legal para o ter feito. Se a providência cautelar for diferida, Bruno partirá para a impugnação do acto eleitoral. Ninguém o pode negar, aquela noite eleitoral em Alvalade, não correu da melhor forma e um clima de suspeição ainda paira no ar. Como sportinguista, agradeço ser informado e esclarecido, até porque não gostaria de voltar a ver o que vi na noite do dia 26 passado em Alvalade. Os sportinguistas, querem a verdade e nada mais do que a verdade. Aguardemos pela decisão então, faca-se justiça. Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  24. LdA,
    Fico muito contente pelo regresso neste momento particularmente delicado, todos somos poucos.

    Esta postura de BdC é intolerável. O Sporting, como o conhecemos, está verdadeiramente em perigo: num cenário de catástrofe económica no país, em que sabemos que o clube luta diariamente para manter as contas em dia, com inúmeros problemas ao nível do plantel de futebol, que passam pela falta de qualidade de alguns, à falta de empenho de outros e à descrença de quase todos, a desmobilização dos adeptos e a divisão dos sócios criou um cenário propício ao acantonamento de "tropas" sob a
    bandeira de uma "cruzada", que cada vez mais me soa a uma "cunning takeover" em que o interesse subjacente à mesma é eminentemente pessoal.

    Aparte as banalidades de que "houveram inconformidades", até ao momento não li, nem ouvi nada que justifique a impugnação da assembleia eleitoral.

    Mais, ouvi colocar em causa os funcionários, muitos deles pessoas dedicadíssimas que já deram mais ao clube do que muitos atletas principescamente bem pagos e que não merecem o anátema de falsários.

    Esta "cruzada" devia acabar hoje. Não sendo assim, espero que o Tribunal se apresse e julgue o procedimento cautelar com a máxima brevidade e com a máxima extensão e clareza possíveis.

    ResponderEliminar
  25. LdA,

    Também eu me tenho remetido ao silêncio depois do "boom" que foi impulsionado pelo resultado eleitoral.

    Como sabes, estou à vontade para falar já que nem votei nem em quem venceu nem em quem foi o suposto principal derrotado.

    Nunca estas eleições iriam proporcionar ao Sporting a liderança e a força que o nosso clube necessitava ora pela desconfiança ora pela má língua, ora pelo que fosse.

    Estive nas eleições e nas contagens e naturalmente assisti a situações que merecem melhorias. Daí a conseguir com toda a "certeza" e "cagança" justificar uma derrota, vai uma grande distância...

    SL

    ResponderEliminar
  26. Em suma, o LdA considera que as irregularidades (a terem ocorrido) depois de consumadas são... validas! No caso de o Sporting acabar em 4.º ou em 5.º lugar está visto que a culpa será do Bruno de Carvalho, já agora, a culpa de só haver um verdadeiro avançado no plantel é de quem? alguém se lembra?

    ResponderEliminar
  27. Caro LdA,

    Existe uma coisa que independentemente da oportunidade, juízo de valor, processo de intenção ou coisa que valha, temos de considerar como primado. O direito à indignação.

    Quanto ao resto das considerações que tece e comparações que desenha do ponto de vista pessoal acerca deste ex candidato, gostaria que, em podendo, fundamentasse os considerandos.

    É que, com todo o respeito, a tendência parece estar a toldar-lhe o raciocínio.

    SL

    ResponderEliminar
  28. Primeiro que tudo saudo a retoma deste blogue de amigos. Não desistam de pensar, discutir e querer Sporting.
    Quanto ao Bruno de Carvalho apenas uma nota. Estou triste com a sua postura. Não é este o Clube que eu quero.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)