quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ainda sobre a defesa do Sporting

Foto EPA/ESTELA SILVA
Muito se tem falado da defesa do Sporting desde o inicio de época e sobretudo depois do traumático 0-3 do jogo de apresentação. Ontem, depois de rever o Valência, desta feita contra o poderoso Barça de Guardiola e de ter ficado impressionado com a forma como se souberam opor ao demolidor tica-taca concluí definitivamente que os valencianos NUNCA deveriam ter sido os nossos adversários de então. 

Agora que o campeonato se iniciou os problemas mantêm-se e só a uma súbita eficácia nos deu um novo fôlego. Por alguma razão somos a quarta equipa com mais golos sofridos, oito num total de cinco jogos. Preocupante.

Depois de ter feito aqui referência aos artigos do PB no Lateral Esquerdo, lembrei-me de um post que tinha lido no inicio de época no  Centro de Jogo e que me parece fazer sentido reflectir hoje, passado mais de um mês. Sei que estas coisas técnicas são por vezes desinteressantes para a maioria dos adeptos, mas são indispensáveis para nos ajudar a compreender que, para lá da bola que bate na trave e do falhanço incrível, há muita coisa que não acontece por acaso.

"Se olharmos para a linha defensiva do SCP a nível individual, com a excepção de Rodriguez, podemos até nem perceber uma qualidade desmedida. A questão aqui, é a percepção que se tem de “uma defesa”. Eu, tenho como definição de “uma defesa”, toda uma equipa, a capacidade do todo, de uma forma organizada (conduzida pelo líder, neste caso o treinador) selar processos e interagir de uma forma adaptada entre si mesma. 

As individualidades no futebol, poderão ter o seu valor, mas no panorama defensivo (e ofensivo também, mas não é este o tema do texto), o mesmo tende esbater-se, despontando assim, sob forma de colectivo. Não se pode perceber a forma como uma equipa defende, pelos valores individuais. O processo defensivo não é o somatório da capacidade defensiva de cada unidade, e sim, a forma como as mesmas se relacionam entre si.

Certamente, e tendo em conta a sua afirmação, Domingos P. saberá disto. Saberá também, que mais tarde ou mais cedo, o colectivo dará o salto qualitativo (a nível defensivo) pela ligação que se criará com o decorrer do tempo (experiência competitiva). Aqui estou de acordo. A minha "única reticência", é mesmo o facto de Domingos saber tudo isso, e ainda não o ter conseguido sistematizar! 

Apesar do período em que se encontram as equipas portuguesas não ser (ainda) de competição específica, os jogadores do SCP  estão a treinar há já algum tempo. Pergunto-me então, se Domingos P. não terá tido tempo suficiente (começaram a pré – época dia 4 de Julho, há mais de um mês, portanto) para organizar e definir princípios de acção defensivos, através dos quais a grande maioria dos jogadores não tivesse já tido tempo de os assimilar? A resposta não a sei, o que sei é que esta estrutura passa imenso tempo junta (inclusive a equipa técnica) e a incongruência defensiva (respostas do “todo como organização”) do SCP se manifesta de jogo para jogo. É certo que nem todos chegaram ao mesmo tempo, principalmente os da linha defensiva (mesmo que, para mim, o problema do SCP comece bem mais à frente), também é certo que estamos numa fase inicial, mas não consigo entender isso como "desculpa".  Isto porque, pensando bem, um mês e pouco de treino (por vezes fazem mais de um treino por dia) são muitas horas passadas. Resta perceber, a fazer o quê!"

O texto que aqui reproduzo um excerto pode ser lido na íntegra no Centro de Jogo. Fica aqui a devida vénia ao seu autor.

14 comentários:

  1. Boas,

    Primeiro gostava de agradecer a referência, é que sendo o CDJ um blogue "ateu" no que que ao clubismo diz respeito, por vezes confunde-se isso com ataques a pessoas e/ou instituições (coisa que não fazemos, de todo!). É bastante bom perceber, que pelo menos neste espaço (um dos melhores da blogoesfera leonina), não estamos sujeitos a esse tipo de má interpretação.
    Falamos de futebol, do que nos vai na alma, independentemente de que clube seja.

    Em relação ao texto. Já o tinha escrito há uns tempos, mas parece, que continua tudo na mesma. Já na altura achava que era tempo suficiente para se jogar de outra forma, neste momento não consigo perceber tantos erros defensivos. Elias, como já disse, vem acrescentar qualidade colectiva, Domingos tem agora um apoio muito forte e que muito tem para dar. Mas isso não deixa de ser preocupante. É preciso vir um jogador de fora, com características individuais vincadas (diria até ímpares neste plantel) para esconder um pouco certas debilidades, isso não tem nada de bom. Primeiro, porque tal como todos os outros jogadores será também estudado, tentarão arranjar-se estratégias para anular esse facto, e segundo porque Elias não está na Liga Europa (competição de grande importância para este SCP), como irá Domingos dar a volta a essa situação quando o mesmo não tiver presente? Não quer dizer que não consiga, mas será bastante mais difícil.
    O meu desejo, é mesmo que o SCP cresça e que isso torne o nosso campeonato mais competitivo, mas parece que demora a acontecer, infelizmente!

    Abraço, Jorge D.

    ResponderEliminar
  2. Jorge D,
    Renovo os agradecimentos pela colaboração a que vos forcei, mas este texto havia-me ficado de baixo de olho aquando da sua publicação.

    Sem ter na altura intuído nele qualquer agenda anti-sporting, não deixei de o achar extemporâneo e pessimista.

    Sou um adepto racional até entrar no estádio mas depois disso torno-me num adepto fervoroso incapaz de grandes análises tecno-tácticas a menos que o resultado permita algum relaxe. Foi mais ou menos assim que vi o jogo em Vila do Conde o que me permitiu verificar que, há medida que o tempo decorria, as fragilidades defensivas da equipa poderiam ainda fazer estragos e que o 2-0 dificilmente seria definitivo, o que se veio a verificar.

    Ainda nas bancadas lembrei-me novamente do texto, particularmente da abordagem da defesa como um todo e não apenas os 4 defensores ou como o somatório das suas qualidades individuais. Lembrei-me também dos textos do PLF (mais preocupado com o aspecto ofensivo da equipa) e do PB, que já haviam versado também a matéria.

    Infelizmente o texto acaba por ainda ser actual e o tempo passado revela uma evolução demasiado lenta para as aspirações do Sporting. Certamente que tal se deve a várias razões, o que eu gostava de saber é o se é o treino e as ideias do treinador ou se são os jogadores - neste caso teriam que ser todos e não apenas os defesas - que revelam dificuldades em executar o que está planeado.

    Embora as situações não sejam comparáveis, lembro-me que os casos de maior sucesso recente no nosso futebol, O SLB de JJ, O Braga de DP (lá está) e do FCP de AVB alicerçaram-se num bom processo defensivo.

    ResponderEliminar
  3. Mas sabes o PLF não deixa de ter razão. O processo defensivo inicia-se antes de o ofensivo estar terminado, tal como o contrário também acontece, ou seja, os mesmos princípios que são utilizados para não se perder a bola, terão de estar directamente ligados aos que se utilizam no momento seguinte. A transição def. depende da colocação da equipa enquanto tem bola, e depois a organização def. da já citada transição. Isto na minha opinião. Estando os momentos desligados, é normal que num ou noutro aspecto o desenrolar seja idêntico. E tens toda a razão, contra o Rio Ave dava para perceber que a probabilidade de se sofrer golo era altíssima, mesmo estando o resultado em 0 - 2!

    Eu acho que são comparáveis. Se observares todos esses treinadores tiveram sucesso na primeira época, pela razão que focas (e bem), mas a questão é que para mim isso é estruturalmente ligado, ou pelo menos teria de ser! O Braga de Dp, era diferente. Primeiro não tinha metade de ambição ou pressão que lhe cria o SCP. Eu não sou a melhor pessoa para te falar nisto, mesmo no Braga nunca fui fã de DP, no SCP muito menos, mas o contexto em Braga era-lhe mais favorável. Agora uma coisa é certa, este plantel do SCP tem muito por onde se lhe pegar, não é completo, é verdade, mas tem o suficiente para discutir o campeonato.

    Mas esse é um grande problema, esta equipa do SCP evoluiu pouco ou nada desde o inicio da epoca, fala-se das 3 vitórias seguidas, é certo, mas tem de se ver contra quem foram! E com isto não quero menosprezar nenhum dos adversários, mas são equipas que a probabilidade que equilibrar um jogo com o SCP é baixíssima!

    Jorge D.

    ResponderEliminar
  4. Parece-me a mim que, a partir de 31 de Agosto, vários erros têm sido corrigidos.
    Neste momento, e parece-me que somos muitos que dão por isso, o processo defensivo falha. Mas também acredito que ao Domingos a falha não lhe esteja a passar despercebida.
    Este é um dos sectores em que estou convencido que a falha vai ser corrigida.
    Claro que depois vai haver quem conteste se este ou aquele jogador der lugar a outro para consolidar a nossa defesa, mas isso já é entrar numa dimensão que a maior da bancada não vê.
    Os processos ainda estão a solidificar, e eu acredito que vamos lá.

    ResponderEliminar
  5. Jorge D.
    Desconfiei sempre dos méritos do Domingos. Lembro-me de ter visto jogar o Braga e ganhar ao Sporting desconjuntado de Carvalhal e, apesar disso, ter ficado com a impressão que o Braga ficava por ali. Não ficou e lutou pelo campeonato até ao fim.

    O ano passado e depois do desinvestimento na equipa o Braga ressuscitou para chegar à final da UEFA.

    O atingir ou superar os objectivos é um traço nítido na carreira de DP. Mas, como dizes, isso é mais difícil de conseguir em Alvalade. Apesar do momento a que chega ao clube ser o que sabemos o que é superar os objectivos no Sporting?

    Apesar das dúvidas que a organização da equipa me suscita como sportinguista não posso por de lado as emoções e acreditar como o Visigordo que as coisas ainda têm solução

    ResponderEliminar
  6. Caríssimos,

    quero antes de mais pedir desculpa por antecipaçao por vir aqui fazer algo que nao comentar os aspectos tacticos do jogo, que é algo que alguns de voces fazem tao bem.

    Agora o pedido é outro.
    É que perdi o acesso ao blog do PLF, o bancada nova e queria pedir-lhe o acesso. Mas nem ao mail do blog tenho acesso. É possível que alguem mo passe?

    Venho sempre ao A Norte, ao Lateral Esquerdo, ao Entredez e tb ía ao Bancada. Estou fora do pais, e estes blogs sao os que mais perto me colocam do nosso Sporting.

    Obrigado pela eventual ajuda.

    Cumprimentos,
    Nuno

    ResponderEliminar
  7. Leao de Alvalade,
    Da mesma forma que ha 3 meses existia pelos vistos desconfianca nos meritos do Domingos mas ela (desconfianca) nao foi suficiente para impedir que tivesse sido peremptoriamente elogiado (nos meritos) e peremptoriamente desejado em Alvalade, tenho a certeza que apesar das precupacoes varias que o futebol do Sporting suscita o Domingos sabera conduzir o Sporting a bom destino.

    Sao as mesmas contradicoes de que foi (o Domingos) vitima em Braga, a dada altura, e contradicoes que (pelos meritos) superou.

    Confio que fara o mesmo em Alvalade. MM

    ResponderEliminar
  8. Pois mas é muito por aí. O contexto no Braga e muito diferente do SCP. Eu digo isto pelo modo como jogava em Braga, e não pelos resultados que obteve. Já para não falar, que apesar do bom trabalho (e isso não se pode por em causa) nunca este verdadeiramente presente em mais de uma competição. No SCP isso não pode acontecer, pelo menos as mais importantes, terá de lutar por elas. Não sou grande admirador, e tão pouco me sinto dono da razão, mas 3 meses de treino, são mais que suficientes para por uma equipa a jogar, quanto mais uma de alta competição. Erros acontecem, sempre os mesmos é que acho estranho! Se é dos jogadores ou dele, eu penso que seja dele, pois não são os jogadores que terão de se adaptar ao seu jogo, e sim o contrário.
    Mesmo sendo uma equipa nova, podemos ver por dois lados.

    São novos e não se conhecem!
    São novos e não têm vícios criados entre eles!

    O SCP vai melhorar, a minha única questão é se melhora por o que a competição lhes vai dar e vão perceber dela, se por o que DP irá fazer, ou se por um misto. É que se fosse por DP, 3 meses serviriam para se ver algumas diferenças, e sendo sincero eu vejo muito poucas desde o inicio! Mas, pode ser erro na minha apreciação, que fique bem claro!

    Abraço, Jorge D.

    ResponderEliminar
  9. Quando disse o modo em que jogava em Braga, estava a referir-me a outros erros defensivos, em zonas diferentes, mas idênticos aos deste SCP.

    Abraço, Jorge D.

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade,

    Efectivamente, não consigo perceber como a maior parte da bancada ainda vive na pré-história do futebol. Isto é, se um defesa central tiver de lidar com um avançado que lhe aparece 10 vezes isolado pela frente, e das 10 vezes for completamente driblado, 90% da bancada decide-se por insultar o defesa, dizendo que não presta. Em vez de se questionarem sobre a razão de o defesa estar permanentemente em apuros.

    Muito se gosta de dizer que no FCP todos jogam bem. Tão bem, que até o Kléber já vai à selecçao do Brasil. Mas deixando casos exóticos à parte, comparando individualmente os 4 defesas centrais actuais do Sporting com o Rolando, o Otamendi e o Maicon, parece-me óbvio que o Sporting fica a ganhar. Quando dizem que no FCP todos jogam bem, deviam era pensar na maneira como a equipa está estruturada. É que nenhum jogador joga sozinho, e o seu rendimento depende também muito do rendimento da equipa. E nem falo de outras condicionantes.

    Deixo ainda este link:
    https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_xpbBIDfLhXZmVkNmQwNDAtZDkyNi00NDAyLWIxNmEtYWZiZWJlODc5MGVj&hl=en

    Como se fala muito de auditorias, ladrões e fantasmas. Achei interessante darem todos (os que não conhecem) uma leitura...

    ResponderEliminar
  11. Continuamos a cair em contradições perigosas.

    Não se pode defender que o Sporting precisava de comprar jogadores novos e melhores para se aproximar da qualidade disponível nos plantéis de Porto e Benfica e ao mesmo tempo ignorar a questão das individualidades na análise ao comportamento defensivo do Sporting.

    O Barcelona destaca-se pelo invulgar jogo colectivo, mas pergunto o que seria desse jogo colectivo em muitas jornadas sem a capacidade de decisão individual de Messi.

    Sendo OBVIAMENTE verdade que O COLECTIVO É O MAIS IMPORTANTE no futebol, é absurdo ignorar que João Pereira, Rodriguez e Onyewu não passam da mediania a defender.

    Mais surpreendido fico quando vejo questionar os méritos de Domingos em Braga. O que ele fez ali não justamente explanar as potencialidades individuais através de um colectivo bem afinado?

    E nunca esteve em duas competições? Discutir o terceiro lugar no campeonato até à última jornada enquanto se apurava para a final não conta?

    Vamos ver que equipas chegam este ano à final da Liga Europa.

    ResponderEliminar
  12. Kovacevic,

    Quanto a Messi, há que perceber que a sua decisão individual está envolvida num jogo que a possibilita. Esses três defesas que referes, não concordo com a opinião de Rodriguez, quanto aos outros dois, concordo, e muito. Mas, por exemplo, Marco Ferreira e Maciel foram campeões europeus pelo FCP! Vias alguma qualidade extrema neles de um modo individual? Eu não, mas no colectivo e suas dinâmicas integravam-se bem, até porque depois disso mais ninguém ouviu falar deles. Ou o porque de nos últimos anos João Alves, Wender, Evaldo, só para te dar alguns nomes, davam em Braga e não no SCP. O facto de se ser mediano, não implica que não se possa evoluir. Há jogadores no Barcelona, já que falaste nisso, que ali são considerados dos melhores do mundo, se os retiras daquele contexto o seu rendimento vai descer para menos de metade. Os aspectos individuais no futebol estão presentes, mas não se manifestam dessa forma. Compara este SCP de DP com o seu Braga e percebe qd sofre um ataque pelo corredor o comportamento da sua linha defensiva. Depois vê se os erros não são os mesmos. Poderão sempre dizer que teve resultados, teve é verdade, mas quantos não tiveram já resultados e depois ficaram-se por isso. Chegar ao topo é fácil, manter-se lá é o mais difícil. Fernando Santos foi campeão português, e no entanto no SCP e SLB foi o que se viu!

    Lutar pelo 3º lugar a 30 pontos do campeão não me parece estar na frente de duas competições. Por uma posição todos lutam, mais atrás ou na frente da tabela ninguém foge a isso!

    PS: Eu não digo que DP seja mau treinador, não sou ninguém para o fazer, mas pessoalmente, pelo que vi dele em Braga, nunca me pareceu a escolha mais acertada.

    PS 2: Muito menos estou a tirar validade ao teu comentário, é só a minha opinião!

    Abraço, Jorge D.

    ResponderEliminar
  13. Kovacevic, linha defensiva e média, só agora é que reparei não ter comentado isso quando comparei o comportamento colectivo ao ser atacado pelos flancos, tanto em Braga como no SCP.

    Abraço, Jorge D.

    ResponderEliminar
  14. Jorge D,
    Desculpa apenas discordar que para estas 3 vitorias temos de ir ver bem os adversários... Apesar de concordar com a análise que fazes, com um ou outro acerto, como é natural, não concordo com essas dos adversários. Ganhar em Paços nem sequer é costume do Sporting, ganhar em vila do conde nem sempre tem sido fácil, são 6 pontos muito dificeis de conquistar! Aceitaria essa frase se as 3 vitorias fossem o jogo de amanha, uma taça da liga e fora no Feirense, por exemplo... há que dar mérito nestes 3 jogos..

    Quanto ao DP... estou em fase de nao saber o que dizer. Gostei e achei acertada a contratação, não só pelo trabalho em Braga, como em Coimbra e Leiria, tive medo porque ainda tenho demasiado medo desse monstro que é o PdC e do controle que exerce fora do seu clube e por tudo que nos tem feito... (este Sporting só não é melhor pc desse homem...mas isso fica para outro post).
    Desiludiu-me muito até final de Agosto, apesar de achar que o roubo da 1ª jornada teve muita influência mas secalhar estas 3 jornadas foram boas para o resto da época.

    Agora acho que percebeu que tem de estabilizar um 11, escolher os melhores e motivar os jogadores e adeptos...

    A mim resta-me esperar para ver, sendo que o jogo de Guimarães é fundamental para perceber o que podemos esperar deste nosso Sporting, porque uma vitória em Guimarães com um ciclo destes, poderá dar níveis de confiança e motivação dificeis de serem parados. O empate/derrota dirá que este ano é para o 3º lugar e se tudo correr bem consolidação da equipa, acesso à champions e sim para o ano podermos pensar em algo mais.

    A verdade e como irracional, é que agradeço este Sporting, e ao ter a oportunidade de sonhar, a oportunidade de vibrar e ter voltado a gritar golo bem alto, contra Olhanense, contra o Paços e Vila do Conde... e a voltar a ir com alegria aos jogos fora, pois já no proximo domingo, voltarei a fazer 700Km's para ver o Sporting, coisa que andava arredado desde os quartos de final da taça (5-2 no dragão)

    Amanhã todos a Alvalade!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)