terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O problema de Bruno de Carvalho

É-me mais ou menos indiferente o que diz Bruno de Carvalho. Ou antes, é-me tão importante o que ele diz sobre o Sporting como o que diz qualquer outro associado porque é essa a qualidade que lhe reconheço. E nessa qualidade tem todo o direito a pronunciar-se sobre a vida do clube como qualquer um de nós. Mas convenhamos que as comunicações de Bruno de Carvalho têm 2 problemas que se relacionam entre si.

Sempre que Bruno de Carvalho fala questiona-se o timing da sua intervenção. Ora este só é um verdadeiro problema por causa do conteúdo. É que, desde que perdeu as eleições, o consócio Bruno de Carvalho sempre que escolheu falar sobre o Sporting apenas conseguiu demonstrar azedume e algumas vezes mau perder, parecendo-se esquecer que o acto eleitoral decorreu há quase um ano.

Contrariamente à maioria dos associados, Bruno de Carvalho nunca falou para demonstrar satisfação com a recuperação da equipa da modalidade mais representativa ou pela obtenção de bons resultados, mesmo que ainda parciais. E também se esqueceu de levantar a voz para defender o clube dos ataques que vai sendo alvo, pelo menos com a sonoridade com o que o faz para mostrar o seu desacordo, por muito legítimo que seja, com a gestão de Godinho Lopes. É isso que descredibiliza a sua mensagem junto dos sportinguistas, especialmente por estar sempre muito solicito junto dos órgãos de comunicação social que, aparentemente, só o escutam porque a sua mensagem, que é mais ou menos indiferente para o clube e o momento que se vive, cria ruído e por isso se vende.

Este não é o único mas é o principal problema de Bruno de Carvalho: o conteúdo da sua mensagem. Claro que o timing também conta, e por isso não terá passado despercebido a ninguém que Bruno de Carvalho esperou mais de uma semana para discorrer sobre a entrevista de Godinho ao Expresso e fê-lo precisamente a seguir a um resultado adverso para o clube. Fica a dúvida se o faria se tivéssemos ganho ou se seria mais veemente nas criticas caso tivéssemos perdido. E foi a dúvida o principal adversário de Bruno de Carvalho nas eleições que perdeu...

15 comentários:

  1. O principal problema de Bruno Carvalho é que, contra todas as expectativas, Luís Godinho Lopes tem sido um excelente Presidente do Sporting. E isso deve deixá-lo desesperado...

    Não sei se houve chapelada ou não. Mas se houve ainda bem que houve. Vocês não estão mesmo a imaginar este cavalheiro como nosso Presidente, pois não?!

    ResponderEliminar
  2. Não concordo com o timing, o Bruno esteve muito mal e ainda mostra bastante ressentimento e um ligeiro sentimento de vingança para com a direcção actual, ainda por causa das eleições. Mas disse uma verdade...os resultados e qualidade do futebol podem estar bastante melhores, mas em termos de gestão financeiro podemos ir parar ao buraco se continuamos assim...

    ResponderEliminar
  3. ...foi não ter vencido as eleições! Negar a confiança ao actual presidente, que ele próprio já reclamou e reclama. E sobretudo não compreender que os sócios depois de elegerem o CD, devem contribuir para o sucesso do mesmo. Que é o que a grande generalidade dos sócios está a fazer, porque acreditam que o trabalho da actual direcção vai precisamente no sentido contrário do que ele apregoa, estando hoje muito mais isolado do que já esteve.

    ResponderEliminar
  4. Sou e sempre fui contra todos os tipos de unanimismos e penso convictamente que da discussão de ideias nascem coisas melhores.

    Isto não quer dizer que concorde com a actuação do BC, isto porque o faz a despropósito, nos locais errados (claramente permitindo a instrumentalização), utilizando argumentos duvidosos e pior que tudo não apresentando nenhuma proposta de alternativa.

    Faz lembrar os "velhos" no camarote dos Marretas, só que esses davam para rir e este não!

    ResponderEliminar
  5. Há coisas que nos escapam:

    http://sportingnocoracao.blogspot.com/2012/01/porque-tanto-medo-de-bruno-de-carvalho.html

    ResponderEliminar
  6. Tiago:

    Se se confirmar essa perseguição à TV, tal configurará uma situação vergonhosa.

    Mas nada disso invalida a critica nem desculpa as atitudes e os discursos reprováveis de BdC. Eu estou à vontade e sou insuspeito para classificar BdC no pós-eleições até pq votei nele, apesar de já ter admitido o erro. O BdC teima em dar razão em quem nele ñ votou, alegando falta de credibilidade ou maturidade, p.e., e a quem nele votou mas já se arrependeu. É que ele vem agindo como um menino mimado e birrento a quem lhe tiraram o brinquedo e com isso vem comprovando, sistematicamente, pelo menos uma das acusações que lhe apontam com maior frequência: a falta de maturidade para exercer tamanha responsabilidade (e de alguma inteligência tb tem dado mostras, há q admitir...).

    Já GL também esteve mt mal. Aquela afirmação do SCP acabar se ele ñ tem assumido a presidência foi catastrófica... Esteve quase ao nível do antecessor... Mas já leva quase um ano de mandato e foi a primeira 'jebardice' que me lembro de lhe ouvir. Ora, tds somos humanos e tds erramos, a não ser aqueles que não dizem nem mexem uma palhinha.


    Qt à sua gestão, nomeadamente a financeira, há que estar atento sempre. Julgo que o facto de se assistir a menos criticas, qd comparado com as anteriores gestões, terá a ver como cuidado que o actual CD teve em explicar a sua estratégia, a qual foi sufragada em eleições e tem vindo a seguir. É arriscada, levanta mts dúvidas? Pois é, mas tds pedíamos uma mudança de paradigma e ele protagonizou-a. Se é o melhor caminho tb não sei dizer, mas rezo a tds os santinhos que resulte...

    SL!

    ResponderEliminar
  7. Não havendo perfeição no universo, nem no leonino, sempre prefiro certos defeitos a outros. É a diferença entre a pessoa poder escudar-se em trabalho ou não, quando abre a boca para dar opinião. Assim sendo, só mesmo BdC para destruir ele mesmo a "aura" que apesar de tudo construiu junto de uma franja substancial de adeptos há um ano atrás. A palavra a BdC, gostamos de te ouvir ... e estou confortável para escrever isto, porque não votei em GL.

    SL, MTP

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente as coisas discutem-se pela rama e a essa tentação parece não ter fugido o Bruno de Carvalho. O que Godinho Lopes disse ao Expresso não foi que sem ele o Sporting acabava o que ele disse (a entrevista está colocada aqui ( http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/12/godinho-lopes-se-nao-tivesse-vindo-o.html )

    "Se não tivesse vindo para cá, se não tivesse a equipa que tenho, se não tivesse feito o investimento que fiz, o Sporting tinha acabado."

    Pessoalmente acho que não devia ter dito o que disse mas não tenho dúvidas que o Sporting que temos como referência correu sérios riscos de ter acabado e, com Godinho Lopes ou com outro presidente que tivesse sido eleito esse risco não está definitivamente posto de lado, e com a actual conjuntura vê esse risco alargado.

    Quanto ao resto julgo que deixei claro no post a minha posição.

    ResponderEliminar
  9. Virgílio,

    Eu não sei quem tem razão. Ambos erraram: Godinho não devia ter dito o que disse, nem o Bruno devia ter dito aquilo naquela altura. Há sítios e alturas indicados para cada situação.
    Agora, ninguém pode negar que estamos numa frágil situação financeira. E se ficamos todos cegos com o bom futebol que a equipa está a praticar nem nos apercebemos disso...e depois do nada a casa vem abaixo. Acho sinceramente que está a ser essa a intenção do Bruno, tentar lembrar-nos, aos sócios e adeptos, que o clube é nosso e não uma empresa com a qual pessoas podem andar a brincar.

    Volto a dizer, não sei quem tem razão. Mas nós, sócios e adeptos, não podemos ficar cegos e tapadinhos pelo bom momento pelo qual o clube passa (desportivamente).

    ResponderEliminar
  10. Caro LdA,

    Critica o "timing" de BdC para falar. Qual seria o timing ideal? Não acha que imediatamente a seguir às declarações (no mínimo desnecessárias) de GL, este post poderia estar escrito praticamente da mesma forma, com o argumento de timing errado devido à desestabilização que pode provocar na equipa antes de um jogo fundamental?

    Quando é que seria propício um comentário de BdC sobre este assunto?

    Em relação ao conteúdo, acho que não tem nada de negativo. Mal fora se perdessemos o direito a expressar a nossa opinião. Contudo, até percebo que aos olhos de alguns possa desagradar uma crítica a um presidente que, apesar de uma campanha eleitoral digna de um dirigente lampiónico e de afinações nas contagens dos votos, tem feito algum trabalho positivo em prol do clube.

    Mas, caro LdA, dizer que BdC demonstra sempre azedume e mal perder ´e, no mínimo, estar mal informado.

    http://www.sportingapoio.com/adeptos-do-sporting-foram-agredidos-e-humilhados-bruno-de-carvalho


    http://relvado.aeiou.pt/sporting/bruno-carvalho-sporting-caminha-para-fazer-excelente-campeonato-279061

    O BdC tem toda a legitimidade para se pronunciar sobre o nosso clube, não só como sócio do SCP como também como candidato derrotado com mais eleitores que o vencedor. Alguém tem de se pronunciar pela defesa do Clube, e não é o senhor das eleições antecipadas para entregar o clube a investidores desconhecidos.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Também discordo da conversa sobre o timing. A meu ver, é uma parvoíce. Quer a equipa esteja a ganhar (desestabilizador!) quer esteja menos bem (abutre!), vai sempre ser criticado nesse aspecto.

    Exactamente por causa do conteúdo do que refere, como bem diz o Leão de Alvalalde. O Sporting estaria bem melhor sem GL? É um auto-elogio, ou a assumpção de que qualquer um faria melhor que ele?

    É que o Passado não é assim tão recente quanto isso, e a memória não é, por norma, muito curta no que toca á dor de ver o Sporting... verdadeiramente mal.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo das 16:22

    Certamente não leu o post na íntegra.

    Julgo que as questões da legitimidade ficaram bem claras, mas quanto a mim apenas no que diz respeito à sua qualidade de sócio. Não reconheço a figura de de candidato derrotado e, tanto quanto sei, não está prevista nos estatutos.

    Quanto à questão da oportunidade BdC tem esse problema e cabe-lhe a ele escolher o momento que quiser para falar. O problema é, como digo no post, é que à questão do timing se associa o conteúdo, geralmente no mesmo tom. E, ao escolher este timing a dúvida é também legitima:

    "Bruno de Carvalho esperou mais de uma semana para discorrer sobre a entrevista de Godinho ao Expresso e fê-lo precisamente a seguir a um resultado adverso para o clube. Fica a dúvida se o faria se tivéssemos ganho ou se seria mais veemente nas criticas caso tivéssemos perdido"

    Não seria fácil tomar uma decisão mas esse foi o caminho que BdC escolheu, bem diferente, saliente-se dos restantes candidatos derrotados.

    P.S- Se o "senhor das eleições antecipadas" colocar esse cenário à consideração dos sócios isso não é reconhecer a importância dos mesmos dando-lhes o direito de se pronunciar sobre o que acham mais vantajoso para o clube.

    Ou preferia que ouvíssemos apenas o que o BdC a propósito do assunto e decidíssemos em conformidade ?

    Ou que se fizesse uma cooptaçãozita?

    ResponderEliminar
  13. Deixando as questões que estão a ser debatidas de lado (timing, legitimidades, etc.) e falando só das afirmações de Bruno Carvalho, não me recordo durante a sua campanha de qualquer medida que pudesse dar substância à sua afirmação que economicamente o Sporting estaria melhor.

    Aliás qualquer candidato tinha neste aspecto propostas muito semelhantes sendo que o único onde vejo capacidade de ser mecenas e por essa via injectar liquidez no clube seria Pedro Baltazar.

    Bruno Carvalho tinha um fundo, o Godinho tem vários e o Sporting não tem dinheiro, nem com um nem com outro. Aliás, Bruno Carvalho não tem nada que o impeça de activar o seu fundo de 50 milhões e propor reforços ao Sporting, talvez em Junho...

    ResponderEliminar
  14. As diferentes opiniões devem surgir nos locais certos (assembleias gerais ou outros meios para o efeito) não na praça publica. Acho tambem que nós sportinguistas nem devemos comentar e postar estas noticias. Por fim tenho pena que o Bruno perdeu o espaço de manobra que tinha portanto é menos uma solução além que nunca devemos desejar o mal de outros para o nosso bem ainda para mais quando o mal do outro tambem é o nosso mal. E até ver o Godinho não era o meu mas não tem estado mal (fora a declaração do acabar).

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)