quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A Auditoria, a falência e a responsabilidade


Oh, o drama, o horror a tragédia
A imprensa acordou ontem o país para a falência técnica do grupo Sporting. Estranho porque isso era consabido há anos e não deve estar limitado apenas ao Sporting. O clube é apenas o primeiro e até agora único a deixar a situação clara. Será também o mais aflito dos 3 grandes e isso tem, quanto a mim um explicação primária: a gestão desportiva. A situação é sem dúvida dramática, os números são horrorosos, mas só se transformará em tragédia se se continuar a ignorar as evidências.  

Quem são os responsáveis pela situação?
Culpa e responsabilidade tendem sempre a morrer solteiras em Portugal, e no Sporting as coisas tendem a não fugir à regra. Mas, quando por alguma razão, se decide apurar responsabilidades tende-se a descer na hierarquia até encontrar uma peça frágil da engrenagem e que, por isso, não estrebuche muito quando tiver que arcar com o ónus que devia caber a vários. Ora a auditoria debruçou-se sobre 13 anos de gestão e quem, antes de mais, deve ser responsabilizado pelos resultados senão os presidentes e respectivas direcções que os acompanharam? Que outros nomes procurar senão começar pelos que são conhecidos de todos? 

E tu, onde estavas enquanto o clube falia?
E, sendo claro que não houve tomada ilegítima de poder, isto é, todos os presidentes viram ratificados pelos associados, normalmente por maiorias mais do que confortáveis, os seus mandatos, como desresponsabilizar os sócios pelas opções tomadas, muitas vezes de forma pouco criteriosa? Colocar esta questão faz ainda mais sentido quando, de Roquette até Bettencourt, a sucessão de presidentes foi sempre dentro da mesma linha de acção e pensamento, de forma quase dinástica, apesar de não faltar quem avisasse para o que aí vinha. Quem os escolheu, ou seja  todos os que sucessivamente ignoraram os sinais e os avisos, repartem a com os eleitos a responsabilidade. Isto é, a maioria dos sócios! Os que nunca fizeram nada, isto é, não apareceram, não votaram, deveriam ser os últimos a gritar horrorizados. A casa já está a arder há muito…Mas, no fundo, todos nós somos co-responsáveis pela actual situação, uns mais que outros, obviamente.

Auditoria ou bomba de fragmentação?
Os dados trazidos a lume pela auditoria só serão surpresa para quem aterrou ontem na realidade. Veremos como o clube reage à crueza dos números. Não me parece que se deva fechar os olhos ao que configure dolo ou gestão danosa, mas também não creio que seja o tempo de iniciar uma caça às bruxas. A força do Sporting está nos seus sócios e, quem quiser conhecer a sua história, encontrará muitos momentos como o actual, aos quais os sportinguistas souberam reagir e responder aos desafios. Este é o tempo de, acima do amor próprio e das estratégias pessoais, de demonstrar o amor ao clube. Mais do que nunca o Sporting precisa de todos.

A vantagem que não pode ser desperdiçada
Esta auditoria tem pelo menos essa vantagem: a partir de hoje não há álibis, não escondemos a realidade por trás de números convenientes. Se por um lado isso é uma enorme desvantagem para atrair receitas e investidores, a consciencialização dos problemas próprios é o passo imprescindível para a sua resolução. Já não falta tudo.
Em frente Sporting!

P.S: já depois de publicado o post chegou-nos a comunicação da AAS sobre o mesmo tema, que  abaixo se publica:


17 comentários:

  1. Para mim o problema foi o dinheiro gasto no novo estádio.

    ResponderEliminar
  2. Resumindo:
    Os sócios pouco percebem de sad´s, acções, vmoc´s, empresas e afins. Preocupam-se mais em entender o porquê daquela bola não entrar ou se o jogador estava realmente em fora-de-jogo e afins.

    Os dirigentes pouco percebem de futebol, de lançamentos laterais, gente no estádio, tambores, potes de fumo e livres sem barreira. Preocupam-se mais em criar estratégias de financiamento á banca com percentagens de juros benéficas para o clube, lançamento de títulos no mercado, aumentar o capital da sad ou transferir bens imóveis entre empresas do mesmo grupo e afins.

    Resta-nos esperar que um qualquer investidor maluco, queira pegar no clube como forma de lavagem de dinheiro e assim, assumir os destinos deste sem que sócios ou dirigentes tomem decisões.

    E já agora, que perceba de futebol por um lado e de sad´s por outro. Convêm.

    SL

    ResponderEliminar
  3. É impressionante a capacidade do sporting para se auto-destruir e humilhar na praça pública. Ninguém está imune a isto. Os sócios são tão culpados como os dirigntes, pois que a auditoria sempre foi uma exigência universal em alvalade.

    O relatório veio apenas dizer o que já todos sabíamos. Não acrescentou nada e constituiu uma machadada para o clube e, seguramente, um pretetexto para novos discursos derrotistas por parte dos dirigentes.Para além de ser (mais) um passo para a debandada de investidores, sponsors e, quem sabe, jogadores.

    O futebol não é uma empresa, e não tem que viver de resultados financeiros ou de transparências.

    O futebol vive do associativismo, da paixão, da sensação de pertença a uma família maior e, sobretudo de títulos.

    Ontém foi o dia em que ficámos mais próximos do futebol-empresa-transparência e um bocadinho mais longe de tudo o que interessa.

    ResponderEliminar
  4. Isto é uma boa noticia que deve merecer destaque nos blogs do SCP:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=313663

    ResponderEliminar
  5. É um bom comunicado, mas duvido que alguem vá fazer uma auditoria de gestão, uma vez que:

    - iria comprometer "amigos"
    - iria ser caro
    - não iria permitir responsabilizar legalmente ninguem, apenas publicamente

    No entanto se a direção achar que deve fazer uma eu voto que sim.

    ResponderEliminar
  6. Quem acompanha o clube diáriamente sabe que já estamos em falência técnica há muitos anos..Agora como diz o Gl é preciso inverter a situação..Eu acredito que vamos dar a volta e continuar grandes como fomos..Só não admito criticas daqueles que foram convidados para a auditoria e não apareceram..pelo que ouvi foram convidados representantes de cada uma das 5 Listas..Houve uma lista que não quiz ..

    ResponderEliminar
  7. Todos sabemos que a marca Sporting é uma marca inferior as outras dos 2 grandes..Por isso está na altura de todos os sportinguistas optarem por marcas que nos patrocinam e abandonar as outras que patrocinam o slb e o fcp..

    ResponderEliminar
  8. Ao anónimo das 16:37,
    A marca Sporting não é inferior a nenhuma das outras, bem pelo contrário. Tem é sido desgastada como poucas ao longo de dezenas de anos de uma união espúria entre corrupção, compadrio e desonestidade entre clubes, organizações dirigentes e comunicação social, bem como de casos de incompetência de vários dirigentes e supostos comentadores, muitos deles que mais não quiseram do que "aparecer".

    Diga-me o que é a marca fcp em comparação com a marca Sporting? Só se estivermos perante o comércio de produtos frutícolas, ou lacticínios... E mesmo a marca do recreativo de carnide abrange um espectro de público que do ponto de vista das marcas é negligenciável.

    De qualquer forma, também concordo em marginalizar as marcas que nos deixem e tentar alianças com os respectivos concorrentes directos, foi isso que fizemos e bem, na minha opinião, com a marca que patrocina a Liga, tendo passado a ser patrocinados pela Super Bock (que pessoalmente até acho bem melhor).

    ResponderEliminar
  9. LdA,
    O timing da divulgação dos resultados é questionável, de qualquer forma só para quem não acompanha minimamente os destinos do clube, ou tem outros intentos, é que pode estar verdadeiramente surpreendido. Não sou adepto da teoria da conspiração que tudo isto foi orquestrado ao longo de anos para que agora estejamos assim.
    Foram anos e anos de uma espiral de endividamento que atingiu todos os clubes. Junte-se a desresponsabilização dos dirigentes, a inércia dos eleitores, a recusa em escutar vozes avisadas e andarmos a reboque de "sound bites" para chegarmos aqui. Serve de magro consolo que isto não seja um exclusivo do clube, pois fazendo parte de uma sociedade que também assim é, o nosso clube reflecte e simultâneamente influencia este modo de ser.
    Mas agora, como disse SAM, parafraseando o Marquês Sebastião Melo, resta enterrar os mortos e tratar dos vivos.

    ResponderEliminar
  10. 10A: "Diga-me o que é a marca fcp em comparação com a marca Sporting? Só se estivermos perante o comércio de produtos frutícolas, ou lacticínios... E mesmo a marca do recreativo de carnide abrange um espectro de público que do ponto de vista das marcas é negligenciável"... Esta última afirmação então é fantástica! Porque não envias mensagem à Coca-Cola a colocar essas questões?

    http://www.sportingapoio.com/coca-cola-deixa-de-patrocinar-sporting-mas-mantem-se-ligada-aos-rivais/

    P.S.: muito do mal do Sporting tem passado por sócio presunçosos como tu elegerem dirigentes em cuja presunção e elitismo se revêm; resultado: desastre desportivo & ruína financeira.

    P.P.S.: cores à parte, estou muito muito muito preocupado com o futuro do Sporting pois sem um Sporting forte, temo por um país desportivo golbalmente mais fraco.

    ResponderEliminar
  11. Caro João Pires,
    Presunção a sua, pensando que pode tirar conclusões acerca de alguém apenas por um comentário. Mas se tivesse lido o que eu escrevi veria que não alinho, nem nunca alinhei, nos dirigentes "Roquette", nem mesmo em JEB que ganhou com uma percentagem esmagadora.
    A frase que destacou visa somente referir o que lá está, por um lado, as marcas não pretendem ser associadas a entidades duvidosas e por outro visam promover-se para incrementar as vendas, se há quem não compre - porque não acede àqueles bens e serviços - não lhes interessa. O problema do Sporting tem sido a debilidade interna que tem minado a sua credibilidade enquanto marca, por isso mantenho o que disse, o Sporting deve marginalizar as marcas que nos deixem e tentar alianças com os respectivos concorrentes directos, ao mesmo tempo que tem de trabalhar muito mais no reforço das suas estruturas.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado Roquette & Friends.

    ResponderEliminar
  13. Desconfio sempre de lampiões "preocupados" com o SCP...

    Até parece que o clube deles respira saúde financeira por tds os poros e é um exemplo de gestão e transparência... E que tal preocupares-te como o que Orelhas e seus 'compagnons de route' andam a fazer para os lados de carnide, ó João Pires?...Não te chega para ocupares o teu tempo? Olha que devia...

    Eu continuo mt preocupado, obviamente, mas, pelo menos, durmo com a consciência tranquila: nc votei nos croquetes & companhia... Serve de consolo. É fraco? Pode ser, mas sp me permite dormir um pc melhor.

    Convém tb lembrar que GL tb ajudou na festança... Os desvios no orçamento do estádio novo, p. e. ... As estórias da adjudicação tb não são propriamente um (bom) exemplo. E o LD, outro, que nc foi propriamente 'poupadinho' com episódios escabrosos ainda por apurar (alô João "custo zero' Pinto?... ups).

    "Enterrar os mortos e tratar dos vivos" Td mt bem. Mas acrescento identificar hienas, correr com elas e afastar abutres desejosos de carniça.

    Auditoria de Gestão? Sim, claro. Completamente de acordo com o comunicado da AAS. É caro? Tb se dizia que esta Auditoria Financeira o era e fez-se... Mais caro será deixar permanecer na órbita do SCP algumas das hienas que navegaram no seio do reino do leão.

    ResponderEliminar
  14. Hoje foi dia de lembrar Roquette. Pela situação da generalidade dos clubes desconfio que deve haver vários Roquettes. Com a diferença que o leonino, num clube falido, construiu um estádio, uma academia e quebrou um jejum de duas décadas.

    O serviço da divida e gestões desportivas falhadas levaram-nos até aqui.

    A AAS só precisa de duas linhas para se desdizer. Mas podia tê-lo feito numa só, é tempo de pensar no futuro, com uma forca!

    ResponderEliminar
  15. Deve ser para isso que precisam de tempo para estudar o documento, vão enforcar os juros que hipotecaram as parcas receitas.

    ResponderEliminar
  16. Por essa ordem de ideias o SLB tem dois Roquettes e o FCP, sempre a ganhar, tem 1 e meio. Realmente há coisas que não se explicam. Só explicam porque é pararam de ganhar. Passado mais de 1 década, ainda andam á procura de Roquette. E não é com assobios que ele vem.

    ResponderEliminar
  17. Esta auditoria pode marcar um ponto de viragem, ou seja, o caminho tem que ser outro, porque o mesmo conduzirá a um precipício.

    Tem também a vantagem de colocar a nu quão frágeis são os gurus da gestão que têm passado por Alvalade. Nos bancos, nas empresas, enfim, no seio da sua actividade profissional, trata-se de gente altamente qualificada, muito bem remunerada, supostamente do melhor que por ai existe. Mas para gerir o clube de coração são piores do que o mais danoso gestor público a administrar o que é de todos nós.

    Nós sócios somos responsáveis em primeira instância, como um eleitor também o é quando elege políticos populistas, medíocres e que sobretudo se querem servir em vez de servirem.

    Do Sporting muita gente se tem servido!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)