terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O dia do juízo final ou do final do juízo?

Jogo da época, do tudo ou nada, do juízo final são algumas das expressões usadas para qualificar o jogo de amanhã frente ao Nacional. Obviamente que, tendo o Sporting "facilitado" no jogo da primeira mão, alguma da sorte da qualificação já está jogada e, até face ao momento da equipa, ninguém ficará surpreendido com nenhum dos resultados possíveis.

O que fazer em caso de fracasso (eliminação na prova) é o que muitos se interrogam e apontam já soluções.

O que fazer então?

Para responder a esta questão façamos uma avaliação prévia e sucinta ao papel dos principais protagonistas.

Clube/SAD
O trabalho efectuado no inicio de época mereceu o aplauso, interno e externo, a roçar a unanimidade. Subiu de tom por altura das vitórias consecutivas para conhecer o seu ponto mais baixo agora que se registam os piores resultados. Nada de surpreendente, afinal, de adeptos a analistas, o sentido critico tende a esgotar-se nas contas das vitórias, empates, derrotas, golos marcados e sofridos. Não percebo o que possa ter mudado assim tanto para mudar a agulha na apreciação a não ser a falta de coerência e a procura de bodes expiatórios. Senão vejamos:
  • O Sporting adquiriu aquele que era dado como melhor treinador da Liga que estava disponível e incluído recentemente no top 10 mundial. 
  • Adquiriu um lote de jogadores quase todos internacionais, com provas dadas ou promissores.
  • Soube criar o elan necessário junto dos adeptos na fase que antecedeu a época, fazendo com que Alvalade registasse as maiores assistências de sempre, desde a sua inauguração.
  • Além das condições dadas ao treinador, o grupo de trabalho parece blindado, não se conhecendo registos de devassa até ao momento, e o  período negativo já se alastra há algum tempo.
  • Hoje tanto se acusa a SAD de falar muito, como de não falar. No essencial parece-me que, apesar de não ser inquestionável, tem falado quem de direito, em momento oportuno.
Obviamente que não há estratégias infalíveis. Pode-se questionar, como muito bem o fazia ontem Couceiro, se ter feito tábua rasa no plantel, recomeçando do zero, não é hoje um dos grandes problemas de Domingos, assim que começaram a surgir as lesões em jogadores chave. Mas é bom lembrar que não só não se conhece quem se tenha oposto a esta linha de orientação como havia muitos pediam que se fosse ainda mais longe. 

Hoje, percorrendo os meses que nos trouxeram aqui o principal erro que aponto ao Clube/SAD foi a gestão da informação relativamente à auditoria interna. Em teoria, o cumprimento de uma promessa eleitoral deveria merecer a aprovação generalizada, mas quem julgava isso possível seguramente que não conhece o Sporting e as suas dinâmicas internas. Tornar públicos os resultados nesta altura só acrescentou ruído e cacofonia, para ser optimista. 

Não me parece haver justificações para o isolamento de Luís Duque e os consequentes ataques. Goste-se ou não, ele tem sido uma das bases onde acenta o tripé do futebol leonino, depois de Godinho Lopes e antes de Domingos. Claro que daria muito jeito a quem não gosta do Sporting ver ruir este pilar e sentir os seus corredores mais desimpedidos. É que, como muito oportunamente alguém me lembrou, com Luis Duque no Sporting houve quem não visse o caneco durante 3 anos, por exemplo.

Treinador
Quem lê o que aqui vou  escrevendo já percebeu que entendo que está na falta de resposta do treinador às dificuldades criadas pelos adversários a principal razão do actual momento. Querido por uma enorme franja de adeptos, teve recepção apoteótica nunca vista a nenhum treinador. Tem tido aquilo que se chama na gíria as costas forradas pela SAD, que o tem apoiado de forma inequívoca. Quem não gosta do Sporting já se apressou a afirmar que o problema está na matriz do clube, como se o Sporting tivesse perdido em definitivo o caminho para as vitórias. Quem não gosta de algumas pessoas que estão no Sporting, resguarda o treinador das criticas. 

Mas quem vê o Sporting jogar dificilmente pode ignorar que é ao treinador que compete preparar a equipa para ultrapassar os adversários que comodamente se instalam em 2 linhas atrás da bola e desferem contra-ataques. Hoje até o Moreirense eo Gil Vicente podem ter êxito, de forma continuada, contra o Sporting o que é dificilmente justificável, face à diferença de valores.

O papel do treinador é crucial num clube de futebol, como todos certamente reconhecem. O exemplo de Jesualdo Ferreira no Panatinaikos na Grécia é paradigmático. Num país imerso no caos, num clube que emula o país e está sem direcção há mais de um ano e num campeonato canibalizado por um Olympiacos todo-o-poderoso, que beneficia da benevolência dos média e do poder federativo, o técnico tem conseguido liderar o campeonato. A derrota recente, surpreendente, e que o deixa muito perto de perder o lugar da frente não é suficiente para lhe retirar o mérito.

Com isto não quero fazer de Domingos um caso perdido ou a causa de todos os males. É a sua primeira época no Sporting, é a sua primeira época como treinador de um grande onde as exigências e a pressão são incomensuravelmente maiores que as que conheceu até hoje. Apesar dos sinais de evidente desorientação já dados, na escolha das equipas, nas substituições, nas conferências de imprensa e até nas suas expressões confio na sua inteligência e sagacidade para aprender com os erros.

Indiscutivelmente Domingos ainda não acertou no modelo para o nosso jogo é essa a sua principal falha mas é ele, para o bem e para o mal, o único a quem compete a tarefa.   

Plantel
Não perderei muito tempo, apenas reafirmarei que é talvez, na sua valia técnica e humana, dos melhores que tivemos nos últimos tempos. Há desequilíbrios óbvios, de responsabilidades repartidas entre o treinador e SAD, mas nada que uma equipa bem preparada e treinada não consiga superar. E ajustes há sempre, mesmo até em equipas campeãs. Qualquer observação actual sobre a valia dos seus componentes tenderá a pecar por defeito, quase todos já demonstraram ou prometeram ser capazes de melhor ou até muito melhor.


Adeptos
Pode-se dizer que assumiram o protagonismo da época ao regressar em força a Alvalade. É sempre fácil gerir emocionalmente o sucesso, mas difícil é viver com o seu contrário. Mas é nos piores momentos que se pedem as melhores decisões. E em alguns deles o melhor é tão só não precipitar as decisões. Não me parece que, para o Sporting, que muitos gostam de cantar como "O Nosso Grande Amor" o melhor seja começar outra vez tudo de novo. Para poupar no latim, que isto já ai longo, socorro-me do que diz hoje Octávio Machado, no Jogo:

A época decide-se amanhã? Se for eliminado da Taça de Portugal, que consequências devem existir e o que resta ao Sporting até ao final da temporada?

A seguir há a Liga Europa, onde o Sporting tem feito uma época extraordinária; há o terceiro lugar na Liga para obter a qualificação para a Liga dos Campeões; e, acima de tudo, tem de se construir uma equipa que permita atingir patamares mais elevados no futuro. Em termos desportivos, a época não acaba aqui, só a possibilidade de ganhar uma competição, já que ganhar a Liga Europa é muito complicado. Mas há muito para além da meia-final da Taça de Portugal...

15 comentários:

  1. LdA,

    O jogo da época foi o empate da equipa principal do Sporting em casa com as reservas do Moreirense!

    Já nada poderá ultrapassar esse momento negro da história do nosso clube!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Linhas escritas por alguém com muito juízo. Oxalá muitos o leiam.

    JPMoreira

    ResponderEliminar
  3. Não acho que Domingos deva ser despedido se não passarmos amanhã. Tem que ficar até ao fim da época, depois se farão os balanços devidos.

    ResponderEliminar
  4. Calma é algo a que necessáriamente estamos habituados. Hoje, mais que nunca, temos que a manter.

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa pelo offtopic...

    Mas porque raio nas leituras recomendadas tem lá um blog lampião?Ainda para mais o seu autor parece sofrer de algum complexo já que fala quase mais do Sporting(achincalha é o termo correcto) do que o seu próprio clube.

    É este o tipo de leituras que recomendam aos Sportinguistas?Não façam publicidade a estes blogzitos,é dar tempo de antena a gente mesquinha e insignificante.

    ResponderEliminar
  6. Eu cá só quero o mesmo que queria no início da época: que esta servisse para voltarmos a ter o Sporting a jogar futebol como uma verdadeira equipa!

    ResponderEliminar
  7. Nas vitórias a grande maioria dos adeptos embandeira logo em arco, mesmo que os golos tenham surgido de lances de bola parada e joguemos pouco futebol. Nas derrotas há muitos logo a querer a cabeça do Domingos.

    Aqui lê-se uma opinião sensata, madura e racional nas vitórias e nas derrotas. Revejo-me bastante nas suas opiniões LDA. Muito bom post!

    Vamos lá ganhar amanhã, de preferência com bom futebol! Que o Domingos tenha o bom senso de colocar um 11 inicial com cabeça, tronco e membros (e não coxo com tem acontecido em alguns dos últimos jogos) e que os jogadores dêem tudo o que têm.

    Pedro M

    ResponderEliminar
  8. Fiquei estupefacto com esta rubrica, muito bem ajuizado por alguem que realmente sabe do que fala. Concordo a 100% com o que foi aqui dito. Muitos parabéns pela qualidade de escrita

    ResponderEliminar
  9. Parabés Leão de Alvalade por mais um post de grande nível e sobriedade.

    Revejo-me muito na opinião aqui expressa, seria uma maravilha para os nossos adversários voltar a colocar tudo em causa e proceder-se à alteração de protagonistas. O único grande reparo vai para a actuação demasiado discreta do LD. Poderia ser discreta mas eficaz, contudo isso não vem sucedendo.

    Quanto ao Domingos volto a repetir aquilo que já referi neste fórum: o maior problema da equipa de futebol profissional do Sporting é de cariz psicológico (não psiquiátrico, ainda) e o Domingos sofre da mesma maleita; uma depressão que se vai instalando. É essa depressão que condiciona a actuação de jogadores e equipa técnica que já demonstraram saber fazer melhor.

    Espero que a estada na Madeira sirva para algum trabalho de team building e motivação e que da ilha possamos trazer duas importantes vitórias indispensáveis no combate às inseguranças que temos demonstrado em campo.

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  10. Bom, este post merecia mais comentários...

    LdA:

    Concordo com quase tudo. O quase deve-se a Luís Duque. Colocando de lado a minha antipatia por Duque que não tem nada a ver com o aspecto físico do homem e mais com a sua personalidade, algo truculenta, mas procurando ser o mais justo que consigo, a verdade é que não consigo encontrar nele nenhuma mais valia que aporte ao SCP. Vejamos, Duque para além de se ter 'colado' a Freitas, esse sim, bem ou mal, o verdadeiro responsável pelas aquisições / contratações para o plantel do SCP, revelando certo oportunismo, tem alguns episódios pcs claros em anteriores passagens pelo SCP e demonstrado, ao longo do tempo, de ser pouco solidário. A ameaça velada de bater com a porta logo no inicio do presente mandato, entrando em confronto com GL, foi apenas mais um episódio a que se somam outros. A questão de apoiar um candidato à presidência da FPF diferente do próprio clube tb é revelador do que afirmo. E não me venham com a treta da estratégia de atacar em duas frentes em simultâneo que não acredito, nem um pc, nessas patranhas... A relação com os jogadores tb não me parece que seja especialmente estreita, até pq ao contrário de outros dirigentes, nc ouvi um elogio de jogadores do SCP referindo-se-lhe em termos elogiosos. Existe ainda aquele velho mito de se afirmar que Duque domina os bastidores: ora, se é perfeitamente compreensível que não se muda um sector como o da arbitragem de uma época para a outra, a verdade é que este ano, com Duque a supostamente manobrar nos 'bastidores', tem sido bem pior do que num passado recente, que já não era nada favorável. Logo, não faz sentido o 'peso' que lhe querem atribuir... A coisa podia não melhorar, mas o facto é que piorou... daí que... tb neste campo ou é um bluf ou terá a ter muito "Azar" junto... E confesso, que nas arbitragens há mt que deixei acreditar em azares.

    Por fim a relação com a equipa técnica, tb não lhe vejo gde tomada de posição em defesa de Domingos. O que é que Duque anda pela SAD a fazer? Não sei, alguma coisa fará, com certeza...

    Aliás, relativamente a esta temática aconselho um post que tive a oportunidade de ler ontem e que vai de encontro com o que eu penso. Aqui: http://levezaliedson.blogspot.com/2012/02/e-mal-pagos.html

    Depois não estou completamente de acordo ctg relativamente a Domingos. O DP têm-me decepcionado mt, em vários aspectos, mas aquele que mais mexe cmg é o facto de nunca ter assumido um único erro: nc afirmou que optou mal, que se enganou na estratégia, que a preparação para determinado jogo resultou mal, etc, etc ,etc.... Pelo contrário, já deixou implícita e até explicitamente culpas aos jogadores que fazem parte do grupo de trabalho que lidera...

    Depois, se é verdade, e eu relatei isso na crónica do ultimo jogo, que parece, repito PARECE, que finalmente diagnosticou as dificuldades nas saídas para o ataque e no ataque organizado do SCP provocado pelos adversários, o tempo que levou para o fazer e tentar impor um antídoto não abona muito em seu favor. Mas qt a este aspecto veremos o seguimento nos próximos jogos, a começar já amanhã, em (ais um teste decisivo. Será desta que se estreia a vencer num jogo gde / decisivo pelo SCP? Amanhã teremos a resposta.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Bom post. Concordo com quase tudo, mas amanhã não podem haver desculpas, só há um resultado possível a nossa vitória! Nós somos o SPORTING! Temos por nós cerca de 3 milhões de almas (reais)não a ficção (que dá muito jeito e proveitos) dos 6 milhões! Que os jogadores saibam merecer a honra de serem os escolhidos para envergarem a tão gloriosa camisola listada verde e branca! Tudo o resto é relativo: se chove ou faz sol, se há vento norte ou sul, se o estádio está cheio ou meio. Os sócios e adeptos não merecem mais desilusão! JMO. S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  12. Eu estou confiante como sempre.Tenho a certeza que vamos ter uma semana em cheio para calar a bacorada que por ai tem andado a roncar ha semanas.Um muito obrigado ao autor deste post.Vamos todos apoiar o nosso grande Amooooooooor.

    ResponderEliminar
  13. Gostava de ver o Sporting hoje a jogar com alegria e descontraido, estou farto de ver a equipa ansiosa e a perder a bola e jogo por pura precipitação.

    Em desporto um jogo não decide nada, um jogo vive-se como a oportunidade de ter a melhor profissão do mundo. O Sporting já perdeu, já ganhou, hoje é mais uma oportunidade de ser feliz e no meu caso particular de me oferecer uma enorme felicidade.

    Curtam o jogo, sejam meninos crescidos, dêem o máximo das vossas capacidades se assim for no final a sorte vai vos sorrir.

    ResponderEliminar
  14. Não gosto da foto escolhida. Vamos ao Jamor: é incontornável.

    SL

    ResponderEliminar
  15. O Pinto da Costa, numa situação de aperto para o treinador como esta nossa, já teria vindo esta semana confirmar que tinham renovado por mais um ano. Ou então tinha-o despedido já há algum tempo. O homem tem um sem número de defeitos, alguns dos quais escabrosos, mas pulso e know-how na gestão da tensão entre relações emocionais e profissionais não lhe faltam. E não governa para a bancada, antes, tem-a no bolso.

    Nós, em blackout. Aliás, o silêncio de LD desde o início da época é quase ensurdecedor. Estou para ver o que acontece hoje se perdemos, ou empatamos (pode até acontecer jogando bem, embora isso pareça de momento ser quase impossível). Temo o pior, como já comentei aqui. Que DP possa sair não me choca, tenho pena, na verdade acho que temos todos, mas tem-se revelado pouco preparado. Mas o Sporting não se livrou da depressão, e nada tem ajudado. Temo que jorre sangue na direcção também. Temo por apressadas soluções Sá Pinto. Temo pelos Brunos de Carvalho que se vislumbram.

    Por isso, principalmente, é essencial passar esta eliminatória. Daria mais tempo a DP para se recompor, e à equipa para reganhar confiança. Acredito que ao ver a luz (e parece ter começado a ver alguma no último jogo) possa voltar a ser uma mais-valia.

    SL,
    MTP

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (2) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (1) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)