|
Goooolo de Rinaudo! |
Sim, estamos na Final. Hoje era dia do Sporting e, depois de muita transpiração ao longo dos 90 minutos, lá iremos visitar o Jamor em Maio. Suor e sorte q.b., foi, na verdade, esta a receita que nos levou até ao Estádio Nacional. O jogo foi intenso, mas esteve longe de ser um primor técnico, como costuma dizer-se na gíria futebolística.
Início de jogo muito complicado para os leões, com João Pereira a protagonizar dois lances seguidos disparatados. Seria, de resto, o mote de Pereira para o resto do jogo, bem à semelhança do que vem realizando nos últimos tempos. Na primeira vez que toca na bola só não deixa isolado um adversário porque Polga e Xandão estavam mais atrás e disfarçaram a aselhice. Pouco depois o desastrado lateral direito, atirava à barra de… Rui Patrício, após defeituosa tentativa de alívio. Aos dezoito minutos seria substituído o primeiro dos jogadores nacionalistas a sair por lesão, no caso, Moreno. Foi, no espaço de tempo que mediou a substituição do influente médio nacionalista, que surgiu a inauguração do marcador por Fito ‘bomba’ Rinaudo, através de um fortíssimo pontapé a aproveitar um ressalto à entrada da área madeirense. A bola ganha potencia, sai a meia altura com boa conta, peso e medida até que bate no poste e, ao contrário de muitas outras ocasiões, ressalta para dentro da baliza à guarda de Vladan. Um regresso que Fito merecia, porque a sua coragem e entrega ao jogo são altamente louváveis!
Há que reconhecer que dada a sequência de acontecimentos, a equipa leonina via-se cedo em vantagem, mais por obra e graça da fortuna do que por mérito próprio. De qualquer forma o golo serviu de tónico ao Sporting, aproveitando esse momento para impor-se, finalmente, sobre o Nacional. Foi num rápido contra-golpe que por pouco Matias não se isolava dentro da área após cruzamento com demasiada força de Capel. Mais tarde, seria Dieguito a empurrar a bola para dentro da baliza, lance mal anulado pelo árbitro auxiliar, uma vez que Carrillo no inicio da jogada parte de posição legal e Capel recebe a bola vinda de um defesa, encontrando-se, caso dúvidas da autoria do passe houvesse, atrás da linha da bola… O intervalo chegaria logo a seguir a mais um lance de contra-ataque leonino, disputado entre André Carrillo e Vladan, com o guardião nacionalista a antecipar-se e a lesionar-se na sua sequência. Segunda substituição que Caixinha se via obrigado a realizar. Pelo que se seguiu após a bomba de Rinaudo, o Sporting justificava a vantagem mínima com que chegava ao intervalo.
A segunda-parte apresenta-se com um SCP com maior posse de bola, a querer dominar o Nacional no seu meio campo defensivo, mas sem conseguir lances de muito perigo. Roldon recebe ordem de expulsão depois de ver segundo cartão amarelo, após rasteira perigosa a Rinaudo. Decisão justa, já que o avançado realiza entrada por trás e impede lance de ataque prometedor. O jogo colocava-se a jeito aos leões, parecia que se tornaria mais fácil com a dupla vantagem: numérica e no marcador… Mas nem seria do SCP se não resolvesse complicar. Com mais um jogador, a equipa leonina não evita uma transição veloz pela direita do Nacional, Claudemir faz um lançamento longo que apanha um Polga completamente apático a deixar fugir e a cabecear à vontade Diego Barcellos em plena grande área… bola à barra e golo do empate. Rinaudo ressente-se da lesão, entra Ribas, o Sporting reage, mais com vontade do que com organização e apenas algumas combinações de Matias com Ínsua, que subira no flanco esquerdo após troca de Capel (também saíra lesionado) por Evaldo, causavam sensação de perigo. A insistência pela esquerda, daria frutos: o (agora) extremo argentino ganha a linha de fundo desmarcado pelo chileno e, já dentro da área, é empurrado por um defesa quando quer flectir para dentro e cruzar. O Penalty, bem assinalado por Proença, permitiria o regresso de um apagado Wolfswinkel aos golos. Restou ao SCP gerir novamente o resultado, não sem evitar, novamente, passar por alguns calafrios... João Pereira, que tão mal estivera durante todo o jogo, resolve definitivamente a partida ao facturar o terceiro golo após jogada individual de belo efeito. Isto já nos descontos…
Vitória muito sofrida mas justa do Sporting, mais pela luta que sempre empregou num campo tradicionalmente complicado. O futebol aos repelões esteve longe de cativar… E aquelas combinações pelo centro do relvado, o jogo apoiado, dando mostras de maior organização que se vislumbraram no jogo anterior da Taça da Liga contra o Gil Vicente? Esqueçam, voltaram a não sair do papel…
Numa rápida análise à estreia de Xandão, diria que é daqueles defesas que não inventa. Joga prático, joga feio se tal for preciso. Impõe o seu físico nas acções defensivas, onde se mostrou seguro.
Por fim saudar o regresso de Rinaudo… O mesmo Rinaudo de sempre. Esperemos que a justificação para a sua saída não seja grave.
Ficha do Jogo:
Taça de Portugal - meia-final - 2.ª mão
2012-02-08
Estádio da Choupana, no Funchal (Madeira)
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Ao intervalo: 0-1
Nacional: Vladan (Marcelo Valverde, 45 m); Claudemir, Neto, Danielson, Marçal, Moreno (Skolnic, 18 m) Todorovic (Keita, 78 m), Candeias, Barcellos, Mateus e Rondon.
Treinador: Pedro Caixinha
Suplentes não utilizados:João Aurélio, Oliver, Márcio Madeira, Elizeu
Sporting: Rui Patricio, João Pereira, Polga, Xandão, Insúa, Rinaudo (Ribas, 71 m), Elias, Matias Fenandez, Capel (Evaldo, 52 m), Carrillo e Wolfswinkel (Carriço, 82 m).
Treinador: Domingos Paciência
Suplentes não utilizados: Marcelo Boeck, Izmailov, André Martins e Renato Neto.
Disciplina: Cartão amarelo para Xandão (10 m), Rondon (40 e 56 m), Evaldo (71 m), Neto (76 m) e Carrillo (77 m).
Cartões vermelhos para Rondon (56 m) e Vladan (após jogo).
Golos: Rinaudo (18 m), Diego Barcellos (63 m), Wolsfwinkel (75 m, g.p.) e João Pereira (90+3 m).
Virgílio, companheiros bloguistas e leitores, estou feliz! Pura e simplesmente feliz por se ir realizar o jogo que sempre desejei ver.
ResponderEliminarAcadémica-Sporting numa final da Taça é o meu sonho de menino feito realidade.
Estou feliz!
scp = só com penaltys. são grandes sim..a jogar contra 10
ResponderEliminar:)
ResponderEliminarÉ verdade LMGM. Ontem pensei em ti. Académica - SCP na final? Hummm, conheço alguém que este ano poderá viver um 20 de Maio inigualável! Felizmente concretizou-se!!
Duplos parabéns, companheiro. :)
A minha cunhada sportinguista, recebu uma rica prendinha hoje. Duplos parabéns tb para ela.
Não posso esquecer: gde braço solidário ao LdA, q atravessa momentos complicados. Mt força amigo.
Como aqui deixei claro o mais importante era o Sporting passar e não nos desiludir. Felizmente assim aconteceu!Mas deixou muito a desejar! O Polga hoje demonstrou que não tem nível! O Xandão estreante mostrou que é mais que central que o Polga! A equipa a jogar com o Rinaudo (É um GRANDE jogador) é outra coisa! Mas o Domingos ainda anda "aos papéis"!Penso que Domingos ainda não percebeu a dinâmica da equipa,nem sei se algum dia perceberá,como tal é um treinador a prazo! S.Leoninas.JMO.S.Leoninas.
ResponderEliminarQuero lembrar que todos os expulsos e amarelados do Nacional no jogo contra o Sporting, não vão jogar no próximo jogo que penso será Benfica-Nacional. Para quem acha que os árbitros, trabalham para alguém não foi para o Sporting com certeza! O Sporting não é o próximo adversário do Nacional. quem será? S.Leoninas.
ResponderEliminarÉ tempo para saborear a passagem a final.
ResponderEliminarA equipa continua sem confiança, mas a entrada de Rinaudo disfarçou muita coisa, ele consegue dar outra a alma a esta equipa.
Defendemos muito mal e atacamos também bastante mal, quer em transição quer em ataque organizado.
Este Sporting ainda não é uma equipa, falta colectivismo aos jogadores que se agarram demasiado a bola.
Esperemos que está vitória seja o tónico que faltava para voltarmos as vitórias no campeonato.
Já agora as finais são para ser ganhas.
Ao anónimo parvo que acabou de escrever, relembro que o próximo jogo do Sporting é com o Marítimo, o tal clube que também viu amarelos no último jogo contra o Benfica e, se viu privada do seu Ponta de lança para o próximo jogo! O Benfica não é o próximo adversário do Maritimo. quam será? S.Benfiquistas.
ResponderEliminarEu sei que o meu comentário é parvo e desprovido de qualquer sentido, mas é só para tornar o comentário do anónimo de cima ainda mais parvo. Meu deus... enfim.
Parabéns ao Sporting.
Vou apoiar a Académica na final, e pela primeira vez, não o vou fazer por querer ver o Sporting perder a final, mas sim por querer ver a Briosa a levantar o troféu. Depois de ter estudado e estagiado em Coimbra ao longo de 6 anos, tornei-me amante da cidade, sócio do clube (agora já não pago quotas) e cheguei a estar, desde que fizeram estádio novo, inscrito na claque mancha Negra.
Um abraço benfiquista.
Gostei do Xandão...
ResponderEliminarJoão Pereira, nem o golo salvou um jogo de m*rda!!
Grande RINAUDO... encheu o campo como só ele consegue...
SPOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!!
saint
O Xandão fez-me lembrar o Luisão, poucos rins muito corpo.
ResponderEliminarO João Pereira se fosse jogar para extremo era um alivio, mas nessa posição não vai à selecção...
Obrigado Proença, mas merecemos!
ResponderEliminarO Sporting está na final da Taça Pedro Proença! :D
ResponderEliminarobrigado ao Proença pelos 2 fora de jogo consecutivos que nos podiam ter ajudado a resolver o jogo no primeiro tempo. deves ter ficado mesmo mt contente deves
ResponderEliminar"E aquelas combinações pelo centro do relvado, o jogo apoiado, dando mostras de maior organização que se vislumbraram no jogo anterior da Taça da Liga contra o Gil Vicente? Esqueçam, voltaram a não sair do papel…"
ResponderEliminarComo se previa. A primeira parte com o Gil Vicente foi um acaso, um desvio histórico. É pena.
O golo do Nacional é digno do INATEL.
Mas interessa agora alguma coisa os erros cometidos?
ResponderEliminaro Morais ficava era admirado se falasses do grande golo do Rinaudo e do João pereira, as para alguns interessa é vir logo apontar os erros.
Que o que quer que seja que se passa com o Leão de Alvalade se resolva pelo melhor. Que a passagem do Sporting à final seja uma atenuantezinha...
ResponderEliminarTrapalhões, mas mandões. Ganhámos. Estamos na final E com a Académica. Só pode dar uma grande festa. Fora e dentro do estádio. GOSTO!
Virgilio.
ResponderEliminarComo sabes não pude ver o jogo em directo, mas vi-o assim q surgiu a oportunidade.
O jogo foi bem disputado, mas mau, e mesmo sabendo já o resultado não deixei de sentir algum frisson durante o visionamento.
Confesso que também não estava à espera de muito melhor face ao momento que atravessamos e à importância do jogo.
O mais importante está alcançado e quem sabe não está aqui a oportunidade para Domingos num primeiro momento estabilizar a equipa e depois crescer.
Virgílio e Ana, obrigado.
LdA,
ResponderEliminarFazer aqui o mea culpa pelo que disse sobre as dúvidas que coloquei em relação à contratação de Xandão e à sau não-utilização.
Para estreia, num jogo de vital importância e jogado com mais coração que cabeça na segunda parte, acabou por ser o melhor elemento na defesa.
Fico curioso para ver como fará dupla com Onyewu, sobretudo quando ambos aparecerem na área adversária em cantos e livres.
SL
José
Duma só penada, o proença resolveu 2 problemas:
ResponderEliminar1. Conseguir um grande na Final da Taça!!! Quem é que o Nacional levava à Final??
2. Os lampiões recebem o Nacional muito desfalcado!!! Grande Vieira !!!
Leão de São Paulo.
ResponderEliminarParabens meu querido Sporting, aqui de longe muito sofri, mas ao final valeu a pena pois estamos de novo no jamor. Agora gostaria de saber o que os merdas do bf vem aqui neste espaço dar as suas opiniões, como dizia minha mãezinha, ora vão cagar do carro abaixo e limpar o cu á ponte.
Saudações Leoninas aqui do Brasil.
Parabéns grande Sporting e uma caixa de compensan para os aziados.
ResponderEliminarJá que se fala tanto em expulsões, permitam-me avivar a memória, qual foi o clube que na época 2009/2010 foi campeão com 18 expulsões(muitas delas duplas) só para o campeonato?
Têm a razão os consócios do Proença quando falam da influência que ele teve no resultado de ontem, o Sporting ao intervalo já estaria a ganhar 2-0 e arrumaria logo ali a eliminatória, não fosse o golo mal inavalidado ao Capel.
Ferreira
(não aquele que pode ser)
Chamo a atenção para a vergonhosa ficha de jogo do site maisfutebol. Referem todos os casos do jogo (a favor do nacional) pormenorizadamente e "esquecem-se" de referir o golo mal anulado a Capel. Da minha parte, já foi excluído dos favoritos.
ResponderEliminarQue dizer do efeito Rinaudo?
ResponderEliminarA verdade é que este balão de oxigénio estava a fazer mesmo muita falta. Que DP não desperdice mais esta oportunidade, é o que mais desejo!
SL,
MTP