quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Handicap


Ricardo Sá Pinto, o nosso Coração de Leão, traz na sua bagagem um handicap elevado. São por demais conhecidas todas as suas dificuldades temperamentais, do episódio com Artur Jorge até Liedson (como colega e dirigente) Sá Pinto sabe que esses factos o marcam e que muitos estão ansiosos e a aguardar a primeira oportunidade para lhe apontar de novo o dedo e afirmar “Eu sabia que ia dar nisto!”.

Nada a fazer contra factos. Nunca gostei de desculpas, principalmente quando o erro é grave, as desculpas servem para coisas menores, perante asneira da grossa o erro é assumido pelo próprio,
a penalidade, a existir, é cumprida e siga a vida de preferência tirando as devidas lições daquilo que se perdeu com o erro e corrigindo no futuro.

Assisti in loco ao cumprimento entre Sá Pinto e Artur Jorge no seu primeiro encontro em pleno relvado após o final do processo judicial. Foi uma demonstração de carácter de ambos, um gesto
de homens que sabem o que querem da vida e ultrapassam os episódios menos felizes com naturalidade. Foi um simples aperto de mão, naquilo que este gesto simples tem de mais simbólico. Estender ao outro a mão aberta, limpa de ressentimentos e aceitar o gesto igual como que a selar em definitivo os problemas anteriores. Nunca serão amigos, apenas homens de corpo inteiro.

Sá Pinto, se pretende ter sucesso numa das actividades com maior pressão mediática que existe tem em definitivo de baixar o seu handicap. Tem pela frente um ano e meio de primeiro teste para o fazer. O momento em que entra na equipa é complicado e vai-lhe colocar desafios e conflitos suficientes para verificar se a sua capacidade de controlo aumentou. Vão ser-lhe colocadas armadilhas a cada túnel que atravessar, obstáculos bem mais graves que qualquer papel de parede, mas que terão rios de tinta à disposição de quem gosta de águas turvas e onde ele será sempre o maior prejudicado independentemente dos factos reais.

Para já na urgência dos jogos que se advinham a opção pelas soluções simples e directas será a melhor. Deve expor-se ao grupo com todos os seus handicaps, deve mostrar que ninguém melhor
que ele sabe como um erro inconsciente pode prejudicar um grupo, não deixando que o grupo o possa acusar um dia de ele ter feito o mesmo e nunca o ter referido. Com o tempo, pode criar cúmplices na equipa técnica ou na equipa que o possam ajudar a não ser obrigado a mostrar o pior de si.

Em termos de futebol, pouco mais há a fazer na próxima semana que motivar, espicaçar o ego individual, colocar os jogadores nas suas posições correctas e apresentar profissionalismo. Há
muito ainda para ganhar.

9 comentários:

  1. Não faltarão, como bem diz, muitos a postos para o crucificarem. As armas estão no coldre, mas preparem-se para as armadilhas arbitrais, a escuridão dos túneis, as farpas nos jornais, à procura do instinto mais primário por vezes tão à flor da pele em Sá Pinto.

    http://quintadelduque.blogspot.com/2012/02/para-onde-caminha-bruno-de-carvalho.html#comment-form

    ResponderEliminar
  2. Acho que é unanime a preocupação (dos sportinguistas) e a provocação (dos não sportinguistas) relativamente ao feitio de Sá Pinto.

    Recordo-me que qd da sua contratação para Director Desportivo, este mesmo tema ter surgido à baila e de, na altura, eu o ter defendido. Dizia que tinha aprendido com os erros, que as pessoas mudam, amadurecem, etc e tal. Lixei-me. E vi-me mesmo confrontado após o episódio de violência de Sá para com Liedson, por quem tinha manifestado opinião diversa da minha; chamaram-lhe uma "chapada de luva branca" enquanto manifestava a minha incredulidade. Esse episódio marcou-me. Foi semelhante a ver dois amigos de longa data que muito estimo à porrada, ali, mesmo à minha frente, e eu impotente para alterar o rumo da desgraça...

    Dos factos conhecidos na altura a maior responsabilidade coube, na minha opinião, a Sá Pinto. E o erro grosseiro saiu-lhe caro.

    Hoje, sou eu que desconfio. Talvez pq o episódio é ainda recente... e Tb pq se é verdade que amadurecemos com a idade, o feitio, esse nasce e morre connosco (foi essencialmente esse o contra-argumento que mais ouvi qd o defendia após ser nomeado DD). Desta vez espero que seja Sá Pinto a dar-me a tal "chapada de luva branca". A mim e aos seus fieis detractores. Independentemente de serem sportinguistas ( a quem costumo dar ouvidos) ou anti-sportinguistas (mal intencionados).

    Continuo a dizer: desejo muita sorte (e juízo) ao Ricardo. Pq garra, vontade, sportinguismo tem ele de sobra.

    Resta ainda perceber as suas ideias, bem como a sua capacidade de as transmitir e levar a equipa a por em prática. Vi apenas um jogo dos juniores na NG que perdemos contra o Inter, o que é manifestamente pc para chegar a alguma conclusão. Mas a acreditar na opinião de quem seguiu a equipa, as ideias são boas e os juniores apresentavam um modelo que se coaduna com o que se pretende para a equipa principal do SCP.

    Força, Sá Pinto. Sabes que podes contar connosco.

    ResponderEliminar
  3. LMGM,
    Como disse Dominguez, a qualidade do Sá Pinto é a sua inteligência. Misto de qualidade com infinita vontade de fazer, e aprender. Fazer no Sporting, para o Sporting. Já como jogador foi assim: muito mais do que raça - imensa qualidade.

    O mais é característica, não defeito.

    ResponderEliminar
  4. Alguém viu o futre dizer como no norte era resolvido o caso do Sá pintoxLiedson?

    Diz ele que depois da falta de respeito que o Liedson teve com os sócios, o Sá iria ser chamado ao gabinete do presidente e seria criticado, não por ter dado 1 soco, mas por ter só dado 1 soco, devia ter dado 2.

    ResponderEliminar
  5. O meu alauso, com muitas palmas leoninas!...
    Ser Sporting é isto mesmo!...
    Vamos por aí, que o resto é música "pimba"!...
    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  6. Handicap? Todos os treinadores o tinham antes de treinar o Sporting!

    Handicap? É não investirmos num canal TV como o Benfica (BenfTV, SIC e TVI) e o Porto (portoCanal, RTP, Sportv), não investirmos num jornal como o Benfica (A Bola) e o Porto (o Jogo), não termos comentadores em condições que representem o sporting nas foruns semanais.

    Handicap? É o desrespeito que a arbitragem tem pelo Sporting! Boicotes? só a nós!! Dualidades de critérios? Só a nós

    Handicap? É não sermos verdadeiramente unidos, sobretudo nos momentos dificeis

    Handicap? É termos tido projectos, gestores e iutros que tais que muito se servem do Sporting e pouco servem o Sporting

    Handicap? É não termos um Pavilhão

    Sá Pinto é o menor handicap desta história.

    EM

    ResponderEliminar
  7. Olha, olha... Parece que agora o Futre e as suas palhaçadas começam a fazer lei...

    Querem ver que ainda parece ai alguém a dizer que a salvação do SCP vem da China... Olha que às tantas...

    ResponderEliminar
  8. virgilio

    aquilo que o futre falou do chines, não era a invençao da roda, ela já existe há muitos anos, só que cá em Portugal nunca ninguem quis utiliza-la.

    e acredite ou não ele, percebe mais de futebol e dos bastidores do mesmo a dormir, do que muitos acordados e de parvo não tem nada.

    ele tambem disse uma coisa engraçada: sabia que o sá pinto só nao está neste momento a treinar a real sociedad porque nao quis?é o futre contou que se o sá pinto quisesse que como era idolo lá, bastaria um telefonema dele( futre) para o presidente da real e o sá pinto iria para lá treinar.

    o que eu vejo é que as "palhaçadas" dele ati ngiram mesmo nos alvos, já que vejo por ai tanta gente a chamar-lhe palhaço e que nao tem credibilidade, pelos vistos é porque ficaram 2afectados" por algumas verdades ( inclusive dos socios e adeptos do sporting) que ele disse

    ResponderEliminar
  9. Riga, relativamente a assuntos do Sporting a opinião do Futre não me interessa.(ponto final)

    O senhor agora é comentador e parece que tem (ou teve) as quotas em dia desde Março passado.

    A minha opinião ou a falta dela ao Futre não deve interessar nada, ainda bem, mas se ele pretende voltar a ser alguém cuja opinião sobre o Sporting tem o minimo de crédito é fácil.

    O lugar ao lado do meu na bancada está livre, custa cento e poucos euros, um cachecol são 10,50 euros, se ele precisar de boleia ou quiser companhia para beber um copo antes e rir um bocado também o vou buscar a casa, não deve fazer grande diferença nos 400 km que eu faço.

    Se ele aguentar ao meu lado nos próximos 10 anos, seja quem for o presidente, treinador, carpinteiro, fadista ou defesa esquerdo, eu juro que vou começar a dar-lhe ouvidos.

    Patetas alegres, como parece que ele identificou já temos de sobra.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)