Apesar dos resultados serem os que são o Sporting mesmo assim parece continuar a incomodar. É isso que se depreende das reacções corporativas que amiúde vêm agredindo o clube desde o inicio da presente época. Foi assim que nos tentaram cortar as pernas à nascença do campeonato, através de arbitragens despudoradas a lembrar o esplendor dos tempos pré-Apito-Dourado e tem sido assim em alguns órgãos de comunicação social. Vide o caso do Público e agora mais recente com a SIC, passando pelo MaisFutebol. No fundo é um tributo que nos prestam pois, como diz o povo, só se atiram pedras às árvores que dão fruto.
Quanto a este caso desde já peço desculpa aos leitores, mas terão que recorrer a outro espaço que não este para visionar a dita peça que, por roçar o ignóbil, me recuso a exibi-lo aqui e muito menos a colocar um link. Este só contribuiria, mesmo que modestamente, para aumentar as audiências do site do referido canal, seguramente um dos objectivos que está por trás da feitura de peças de teor semelhante.
Não faltarão teorias estribadas nas mais evoluídas normas da comunicação a dizer como deveria o Sporting reagir perante ataques como estes, sejam eles dos árbitros, sejam dos homens da comunicação social. Estando eu longe de ser um expert na matéria, não deixo no entanto de ter uma opinião sobre o assunto, na minha condição de adepto e sócio do Sporting.
Embora a comunicação do Sporting esteja há muito isolada e sob enorme escrutínio interno e quando não sob ataque cerrado, parece-me, que em norma, tem sabido reagir de acordo com o sentir dos seus adeptos e sócios. Foi assim quando proibiu a entrada do MaisFutebol, quando deixou o Público à porta e é algo semelhante que espero que faça agora com a SIC, se esta não se retratar.
É essa que deve ser a primeira preocupação deste sector tão importante na vida de uma instituição, e atendendo à especificidade que é um clube: falar e agir de forma a replicar o sentir dos seus sócios e adeptos. É aí que reside a força do clube, na força dos seus adeptos, e estes dificilmente entenderiam que o clube deixasse passar em claro quem o torpedeia, seja por representar interesses obscuros de concorrentes directos, seja por, não respeitando uma instituição centenária que tanto tem dado ao País, se sirvam do Sporting para viverem. Ou sobreviverem, melhor dito.
Não foi o Sporting que abriu as hostilidades, só faltava agora que se encolhesse. Com o Sporting não se brinca!
e não houve jogos em que foi beneficiado? assim de cabeça lembro-me de alguns penaltis forçados para o VW marcar uns golitos (o tal ponta de lança que já ia para o MAN United... e que tal correr e jogar à bola? e que tal inventar menos nas substituições?
ResponderEliminarAssim de repente só me vem à cabeça aquela expulsão do jogador do marítimo, ontem em pleno estádio da luz, por "agressão"... ao Javi! Logo esse que até de cornos entra aos adversários e só leva uns amarelitos. Ganha juízo e nem fales de arbitragens.
EliminarPá... Falando em bom português:
ResponderEliminarVão lá gozar com a c*n* da mãe deles. O que fizeram com o Wolfswinkel então é duma crueldade sem precedentes... E burrice, nem sequer percebem que o jogador apenas estava a aquecer e a exercitar os músculos sem qlq preocupação em acertar na baliza. Se o objectivo fosse acertar na baliza, rematava devagar e completamente enquadrado e não falhava um remate em cem tentativas... Aliás, nem é preciso ser-se profissional para conseguir esse desiderato. Como diria o outro, até eu com esta barriguinha e com bota botilde nas patas o conseguiria... Adiante.
De qlq forma isto até tem um efeito positivo: qd mais nos atacam, mais nós nos unimos contra a merdosa CS deste triste país cheio de lampionite.
Vai ser mt difícil acabar com o SCP. Somos mts e somos bons. Mesmo se o nosso clube não nos tem dado as alegrias que tanto esperamos, não nos derrubarão assim tão fácil e cobardemente.
A merdice da Carnachique é reincidente, pelo que desta vez, não sei se as desculpas seriam suficientes. É cortar as relação com esse canal nojento. Aliás, basta atentar aos comentadores escolhidos para as transmissões da Taça da Liga para percebermos logo as intenções daquela bicharada pegada. O Quim Irrita enttão é um must. Só ainda não percebi como é que não foi contratado pelo CIRCO CHEN...
Caro LdA, confesso que a referida peça me deu a volta ao estômago mas posso-lhe garantir que a exibição da nossa equipa no Sábado e várias outras antes dessa foram bem mais lesivas para a minha já débil saúde gástrica que o referido arremedo de reportagem que mais do que provocar em mim uma sensação de axincalho me deixa com vergonha alheia de pobre diabo que aceita fazer estes trabalhos pseudo-noticiosos por encomenda. Mas tudo isto para perguntar se é só impressão minha ou este tipo de notícias serve dois propósitos totalmente antagónicos mas com um fim comum: o contínuo definhamento do SCP ? é que se com isto conseguem amachucar o nosso ego leonino, a verdade é que também nos consguem desviar do essencial que seria focar-nos nos pontos onde o SCP está nitidamente a trabalhar mal ao nível da equipa de futebol. Levantar estas ondas em torno de algo que devia passar-nos ao lado só nos centra no acessório e nos aparta do essencial. Cria que a lição do túnel e do Maisfutebol já nos tinham ensinado isso mas apercebo-me que há mais ganas de combater os moinhos de vento informativos que lutar contra os fantasmas bem reais que assombram a nossa equipa de futebol. É hora de "hacer piña", de a equipa se fechar sobre si própria e unir forças para sabermos se efectivamente Domingos e a restante equipa técnica têm unhas para tocar esta guitarra ou se não é melhor cada um seguir para seu lado. Valor há. Jogadores também há e como há muito não se viam, por isso façam mas é o fulcro incidir no que realmente importa e não se dispersem nesta altura da corrida. É só a minha opinião face ao muito trabalho que constato ainda haver para fazer a nível da estrutura para o futebol e que as 9 ou 10 vitórias de seguida no fim de 2010 nos fizeram erroneamente supor estar já mais adiantado. O resto é só mais lixo jornalístico com o qual teremos de viver enquanto não os conseguirmos calar com vitórias pois só elas nos vão devolver a dignidade que reclamamos.
ResponderEliminarSL
Como estive afastada da TV e da net durante o fim de semana...nem sei a que reportagem te referes mas não me espanta nada porque somos sempre os "bobos da corte" para a maior parte destes senhores...(agora tenho que ir fazer uma pesquisa e tentar colocar-me a par)
ResponderEliminarTalvez não fosse pior apagar o 1º comentário, que além de mentiroso (e já seria suficiente) é de certeza de um lampião ou de um morcão.
ResponderEliminarO comentário anterior é meu. Tenho estado em sites internacionais e esqueci-me de mudar a conta.
ResponderEliminarLdSE;
ResponderEliminarDesculpa lá a pergunta, mas o que é que o cu tem a ver com as calças? Isto é, o que é que o mau momento do SCP, que ng com o seu juízo intacto nega, tem a ver com a total falta de respeito da Carnachique? Até parece que esse desrespeito apenas se dá nos maus momentos... é mentira! Tem sido permanente, mais acentuado numas ocasiões, menos noutras, mas tem existido sp... Outra coisa que não entendo é afirmar-se que este episódio nos desvia do essencial (sim é realmente essencial melhorar o actual momento), e foca no acessório? Chiça! Mas será que somos assim tão distraídos e esquecidos? Só lá pq a CS nos menoriza, isso não impede que nos esqueçamos dos nossos próprios problemas...
Vamos lá ver uma coisa: não tenho a maioria dos sportinguistas como aquele tipo de gajos(as) que não conseguem andar no passeio e mascar uma pastilha elástica em simultâneo...
Não podemos permitir que situações destas se repitam sem uma reação... Se não qlq dia gozar com o SCP é uma coisa completamente banal. Digo eu...
Onde é que estão "reportagens" como esta mas no Dragão e Luz? Lá nunca houve aquecimentos sem bolas na baliza? Nunca se viu nenhum treinador a pedir calma? A pentear-se ou a olhar para o relógio?
ResponderEliminarNa luz o Jorge Jesus até manda os jogadores ficarem no chão, provoca os bancos adversários e, se houvesse uma câmara centrada nele, pode ser que se visse as agressões aos jogadores do Nacional.
Por acaso eu até acho que a peça nem é assim tão insultuosa. Mostra o nervoso do Domingos e mostra o Ricky a falhar oportunidades de golo no aquecimento. Big deal.
ResponderEliminarAcho que estão a exagerar.
Estou como o Mike Portugal.
ResponderEliminarAcho que estão a exagerar. Não me chocou por ai além, se o fariam ao benfica ou ao fcp? De certeza que não.
Acho bem mais ofensivo isto:
http://www.futebol365.pt/noticias/artigo.asp?id=47510&CAT=Nacional
e no entanto os nossos dirigentes não se dão ao respeito e sentam-se ao lado deles.
São estas coisas que nos fazem não ser respeitados. Comecem por aqui.
Mike, não deixo de achar que a peça é ofensiva mas aproveitando para responder ao Virgílio continuo a pensar que histórias como esta, a do túnel ou a do Luis Sobral me começam a cansar por soarem a comversa para boi dormir. Se jogarmos à bola e ganharmos até nos podem chamar o que quiserem pq quem vai esta na maior somos nós. Até lá é deixá-los fazer os trabalho deles e nós fazemos o nosso. Tenho a certeza que se se derem ao trabalho de navegar pela blogosfera tripeira ou lampiona vão encontrar "n" exemplos em que os adeptos desses clubes se queixam precisamente da mesma coisa, de serem mal tratados ou pelo Record, ou pela Bola ou pelas empresas do Joaquim Oliveira, eu sei lá. Mas no fim de contas o que conta são os 90´dentro do relvado e a qualidade do nosso trabalho enquanto equipa de futebol e esse tem sido pouco mais que satisfatório para grande pena minha. Mais barulho em cima disto não penso que á ajudar nada. É só isso.
ResponderEliminarSL
LdSTE,
ResponderEliminarNão tive oportunidade de ver o jogo no sábado nem em Alvalade nem em directo pelo que acabei por não comentar o post do Virgílio sobre o mesmo. Só ontem ao final da tarde pude visionar a gravação e a minha análise vai muito de encontro ao que estava na crónica: mesmo que muito ligeiras há mudanças na movimentação dos jogadores (p.ex. Capel, Elias e Matias) e o regresso de Wolfs, que é muito mais móvel e disponível, que nos podem fazer crer que Domingos começa a perceber a verdadeira origem dos problemas e daí ter mais esperança em dias melhores.
Mas perante o assunto de hoje sou obrigado a concordar com o Virgilio, acrescentando algo que não consegui deixar claro no post: aproveitar o momento menos bom para nos tentar por a pata em cima e empurrar para baixo só agrava os factos.
SL
Ao ler o titulo, pensei ser sobre Domingos.
ResponderEliminarHa um tratamento desigual. Nao se ve reportagens deste genero sobre o Braga ou o Maritimo.
De certa forma estou de acordo com o Mike.
ResponderEliminarO mais ofensivo que vejo nesta reportagem foi com o Ricky.
No entanto acho que a resposta do Sporting, tem de ser dada em força, e dentro do campo.
No mínimo espero que esta reportagem sirva para espicaçar a equipa!
Ao que a SIC anda, já todos sabemos. Lembro-me bem de em 2009/2010 em que Sporting, SLB e Nacional estavam na Liga Europa, e que durante a fase de grupos só davam jogos do SLB. Os comentários na final da Taça Lucílio ( http://www.youtube.com/watch?v=vdAw9usmbaM ) também foram muito bons, ou mais recentemente, na 1ªjornada da fase de grupos da Taça do Jogo Ilegal em Vila do Conde, em que o Joaquim Rita se sai com uma "algum sportinguista que ache que o Sporting pode ser campeão este ano, só pode estar louco".
O problema é que a direcção gere mal estes casos, e como disse o ACF, apenas faz é mais publicidade aos órgãos de comunicação em questão. Por exemplo, contra o Público, a melhor opção teria sido não comentar nada, e ver o contexto legal de utilização das imagens do túnel. Contra a SIC, o melhor a fazer parece-me ignorar, e fazer o mesmo que o FCP lhes fazia, não prestar declarações para eles. E mais tarde, fazer o que o Iordanov lhes fez, que foi na festa do título em 2000, começar a gritar para a câmara da SIC: "Não falo para a SIC, a SIC é do benfica".
O Sporting tem urgentemente de arranjar canais de comunicação com os sportinguistas que sejam independentes desta comunicação social, e ao mesmo tempo credíveis (e não uma espécie de lampiõesTV). Há coisas que não se percebem muito bem, por exemplo, o Expresso e outros jornais terem acesso à auditoria completa, e ser preciso uma ginástica enorme para o comum dos sócios conseguir o mesmo.
Os sportinguista são pessoas inteligentes, e a maioria com bom senso, e têm capacidade para perceber e discutir projectos, ou para perceber aquilo que o treinador pretende implementar. O Sporting podia perfeitamente implementar uma espécie de colóquios em que o Domingos apresentava o seu projecto para modelo de jogo, ou em que a estrutura do futebol apresentava o seu projecto para todo o futebol nos próximos 3 anos. Isto promove a união e a compreensão. E não andamos aqui na caça às bruxas...
Sinceramente, isto é que é o alvo a abater da nossa parte:
ResponderEliminarhttp://www.record.xl.pt/Futebol/Arbitragem/interior.aspx?content_id=739901
Com reportagens da SIC, e de outros, a malta aguenta-se bem. Agora, este polvo é que urge ser destruído...
Ainda na semana passada houve um treinador de uma certa equipa azul que falou bem pior do que alguém do Sporting fez na 1ª jornada, e não vi boicote nenhum...
JPDB,
ResponderEliminarapara mim são faces distintas da mesma moeda que radica no desrespeito pelo Sporting.
Já agora, mas dentro do mesmo tema, chamo à atenção para a mansidão de Pedro Martins depois do que sucedeu ao Poga e o como ele reagiu após o jogo com o Sporting no jogo da Taça...
JPDB e LdA,
ResponderEliminarOutro bom exemplo é o silêncio ensurdecedor da Associação Profissional de Artistas do Furto para com as inenarráveis declarações de Vítor Pereira no final do jogo com o Gil.
Neste sector estamos sempre sob fogo, veja-se que repetidamente são nomeados artistas nos jogos com importância estratégica. Por exemplo, agora para quarta-feira nomearam o rapaz do colombo...
Arbitros solidários com os dois ursos que foram castigadospor recusar apitar um jogo do Sporting. Normal. Esse bando de putas estão sempre solidários uns com os outros quando se trata do Sporting, (com todo o respeito por quem exerce a profissão). Quando se trata dos dois outros "grandes corruptos", até se cagam todos.Até quando vamos ter que aturar estes merdas.
ResponderEliminarSe tiverem oportunidade de ver essa peça "fantástica" de jornalismo à lampião, verifiquem bem a suposta falta que dá o primeiro cartão amarelo ao Onyewu e poderão vero jogador do Gil Vicente no chão a simular dores e de repente a olhar sorrateiramente para ver se o nosso jogador já tinha levado o amarelo.
ResponderEliminarO futebol português no seu melhor (CS, árbitros e jogadores da treta)...
SL
José
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarConcordo que são apenas 2 faces do desrespeito de que o nosso clube é alvo.
No entanto, há maneiras mais eficazes no médio e longo prazo de combater o problema da comunicação social, sem levantar guerras, e sem fazer mais alarido do que a situação precisa. Além disso, a comunicação social não influencia tanto (ou pelo menos não devia) o rendimento da equipa, ou os resultados dos jogos.
Sobre a SIC, só tenho isto para deixar:
http://www.youtube.com/watch?v=efgEIF8AHFU
Nao posso concordar com o que aqui é dito em relaçao à sic, bem como aos outros "ataques" mais recentes da CS. Vivendo nos ultimos anos em espanha, tornei-me fa dos programas desportivos do canal sexta e da cuatro, que amiúde expõem peças parecidas sem que isso gere guerrilhas entre clubes e CS.
ResponderEliminarAcho que estas coisas só têm a importancia que lhes queremos dar, e quando lhes damos importancia so concluimos num mecanismo de feed back positivo em que quanto mais importancia damos ao assunto mais a CS se vai aproveitar disso para concretizar mais investidas.
Por isso, o ideal seria na minha opiniao ignorar estas parvoices e dar uma resposta em campo com resultados! Afinal de contas o que jornalistas querem é abordar temas que gerem falatorio é o trabalho deles e o clube deve também fazer o seu trabalho, ganhar titulos e proporcionar alegrias aos seu adeptos.
Nao seria preferivel também nos adeptos centrarmo-nos no que é realmente importante e deixarmo-nos de complexos de pequenez?
Mais uma vez reafirmo que aquilo que tem abalado a confiança dos adeptos e o bom nome do clube sao os resultados desportivos negativos. O resto é secundario, o resto é resto e só pode ser minimizado em funçao daquilo que sao os RESULTADOS DESPORTIVOS. Se os resultados forem bons nao ha sportinguista que se preocupe com o trabalho dos jornalistas e se se os primeiros nao sao bons nao é preferivel concentrar-mo-nos em encontrar a soluçao para o problema desportivo?
SL
Joao
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarLdA:
ResponderEliminar"...que nos podem fazer crer que Domingos começa a perceber a verdadeira origem dos problemas e daí ter mais esperança em dias melhores."
Não tenho tanta certeza assim. Vamos ver se o q aconteceu no sábado não foi... mero acaso. Os próximos jogos dirão, a começar já na quarta-feira.
"para mim são faces distintas da mesma moeda que radica no desrespeito pelo Sporting."
Basta notar o que se passou precisamente com estes caso: o rascord apenas faz sentir a posição da APAF, que é de confronto e provocação clara ao SCP. Procuraram saber qual a posição do SCP? Claro que não. Nem lhes interessa. Certa CS protege uns e ataca outros, declarada e constantemente. Se fosse qlq outra instituição (nc a APAF, claro) a afrontar slb ou fcp, das duas uma, ou encobriam / abafavam e não publicavam nada ou tinham o cuidado de recolher logo posição dos capangas ou até dos próprios PdC ou LFV e descredibilizar tal posição antagónica.
Outra situação: se for um pasquim como "A Bolha" a lançar ataques isolados ou concertados, tanto faz, ao SCP já pc interesse tem, pq os eventuais danos são residuais. Por dois aspectos: primeiro pq um jornal nc tem o poder (leia-se audiências) de um canal de tv generalista e, como tal não tem capacidade de produzir gde efeitos nefastos na marca Sporting , segundo pq esses órgãos de comunicação social já estão de tal forma conectados com slb e essa conexão está já tão entranhada na memória /consciência colectiva, que os seus ataques ao SCP caem em descrédito. Já a SIC não é bem assim... Pq mantém uma (falsa) ideia de independência na sociedade portuguesa. Há que continuar a desmistificar a suposta "neutralidade" ou a pseudo independencia de sics e tvis denunciando sempre os miseráveis comportamentos que têm contra o SCP. Qt mais o fizermos, mais depressa desacreditamos tb essas 'manhosas' e 'irritantes' tvs.
Por fim:
"A APAF apela, ainda, "a todos os responsáveis e intervenientes no grande espetáculo que é o futebol para que criem e ajudem a criar condições para que os árbitros exerçam as suas funções de forma livre e sem quaisquer pressões"."
Isto é dum cinismo e hipocrisia atrozes. Filhos duma gde VACA.
SL
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/vitoria_guimaraes/interior.aspx?content_id=739960
ResponderEliminarSe o nosso conselho fiscal tivesse trabalhado assim talvez não estivéssemos como estamos.
O autor da reportagem da SIC, sobre Domingos, tem nome é é um "conhecido" jornalista lampião: Nuno Pereira.
ResponderEliminar