segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Da lição polaca dar uma lição de amor

Foi algo embaraçosa para todos a lição dada pelos suportters polacos no jogo da passada quinta-feira. Durante quase todo o jogo o clamor do seu apoio abafou o das varias claques, dando a sensação que jogariam em casa e estariam em número mais elevado que o nosso, o que não era obviamente verdade.

Esse embaraçoso fenómeno não foi registado em Alvalade pela primeira vez. Quem assiste aos jogos com os nossos maiores rivais (FCP e SLB) ou com equipas com alguns pergaminhos na Liga (SCB e VSC) decerto já o pôde constatar, especialmente quando as coisas correm mal e o ânimo esmorece. Ora precisamente quando a equipa mais precisa, o que anula ou minimiza o factor casa. A explicação é óbvia: tal sucede pela distribuição das claques pelo estádio, fazendo com que os incitamentos se sobreponham e até se confundam por vezes. O que devia ser sincronizado e poderoso resulta numa desagradável cacofonia, fazendo cair por terra o principal objectivo: apoiar e dar força aos jogadores.

No inicio da época foram feitas algumas tentativas da direcção no sentido de juntar as claques. Ouvi alguns reparos em relação à abordagem feita, ouvi também as habituais razões que todos lhes julgam assistir para manter a situação actual. Não será fácil fazer convergir o interesse de todas as partes para que o interesse do Sporting prevaleça.

A questão resolver-se-à precisamente por aqui: assim que se coloque o interesse do Sporting acima dos interesses pessoais, das mágoas, dos antagonismos pessoais estará dado o primeiro e essencial passo para tornar Alvalade uma casa forte para nós. Uma lição de amor que o Sporting merece, até porque ele é, na sua essência, aquilo que nos une. Muito mais poderoso, estou certo, que o que nos separa.

24 comentários:

  1. Concordo em pleno. Como, aliás, todos os sportinguistas concordam.

    Por outro lado, para o factor "casa" ser realmente sentido, era preciso o relvado estar em boas condições. E continua com a relva muito curta e seca, muito duro. A bola salta mais e é mais rápida sobre a relva, o que dificulta a tarefa da equipa que quer ter a bola, normalmente o Sporting. E, não menos importante, força articulações e músculos dos jogadores, e essa pode ser a causa para tantas lesões. Veja-se que Wolfswinkel conseguiu lesionar-se... no lombo! Nunca tinha visto..

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais! Já é tempo de juntar as claques em sectores para termos um verdadeiro vulcão. E aplaudo a direção por ter também essa visão.

    Deixem-se de coisas, todos queremos o melhor para o SCP.
    O nosso clube é devastado por estas divisões de merda entre claques, adeptos, dirigentes, comentadores sportinguistas com uma agenda própria, pseudo-vips frustrados e ex-candidatos ressabiados e afins.

    Deviamos ser um só.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Leão de Alvalade,

    Se for para as claques fazerem o que fizeram ontem, a meio da segunda parte, por mim o único lugar que tinham era fora do estádio!

    Num jogo contra o Rio Ave, começar a gritar insistentemente "Benfica é merda!", e reagir insultando toda a gente, por estarem a ser assobiados pelo resto do público...

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o JPDB. Ontem ouviu-se a palavra benfica, umas 20 vezes, cantada pelas claques. Vomitei dentro da boca.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo mas deixe-me dar a minha visão relativamente ao jogo de Quinta Feira. Os polacos fizeram barulho antes de entrarem as claques do Sporting. A partir daí tudo não passou de um ou outro espasmo. Apesar de perceber o que diz.


    DEPOIS DE QUEM É A CULPA VÍTOR?
    http://quintadelduque.blogspot.com/2012/02/depois-de-quem-e-culpa-vitor.html

    ResponderEliminar
  6. Digamos que já não tenho idade para claques (falta 1 para os 70...!)...mas a verdade é que sou elemento da Torcida Verde...
    Claro sem a "loucura" dos jovens, mas um amor ao Sporting de quase 7 décadas feito ainda num período em que a claque era a totalidade dos espectadores...!!
    Não vejo grande hipótese de juntar num único local as três claques, por ser dificil conciliar uma claque (Torcida Verde), que apoia a equipa de principio a fim -mesmo quando as coisas não correm bem - e as outras duas, em especial a Juve que muitas vezes volta costas ao relvado ou se mantém calada, ou pior ainda...assobia e invectiva a equipa...
    É verdade que este ano não tem sido assim...mas basta recuar à epoca passada para avivar a memória...
    Em que daria ...se acaso estivesse juntas...?

    Bronca pela certa...!!

    Pelo menos faria com que o TiMax ficasse noutro local, por já não ter pedalada para certas acções...

    Força Sporting...!!

    ResponderEliminar
  7. Muito bem dito!! Tenho 25 anos, 24 de socio e desde a separação das claques, na superior sul do antigo estadio , que deixei de ir para as claques. Hoje tenho lugar na central mas nunca mais foi igual ver um jogo do Sporting mas tambem as curvas deixam muito a desejar (sem falar dos vicios, ideias e ambiçoes dos seus dirigentes). Já fomos "um exército invencível, de todos o mais temível". Acho que deverias enviar a tua crónica para blogs sportinguistas e apelar a seu favor.

    ResponderEliminar
  8. Esta situação de divisão das claques é pura perda de potencial, conforme diz o F. Lopes são divisões de merda quando comparadas com o beneficio comum que existiria se cada um descer do seu pedestral e colocar os interesses do Sporting acima dos próprios.

    É lamentável esta situação persistir no tempo.

    ResponderEliminar
  9. Os egos dos lideres são grandes demais para os deixar juntos....

    ResponderEliminar
  10. As claques são o reflexo do Clube.

    Tal como os “notáveis” (desculpem o termo, mas não encontrei melhor, porque notáveis somos nós todos) só olham para o seu umbigo e só estão a pensar em si próprios e o Clube vem em segundo (ou terceiro, ou quarto, ou vigésimo quinto) lugar, o que querem é protagonismo, também as claques são clubes dentro do Clube e estão mais interessadas na sua visibilidade do que no Sporting.

    O Sporting é um meio para muita gente, quer individual quer colectivamente, ser conhecida.

    Enquanto o Sporting não for a primeira, e única razão, para as claques e as “figuras” se movimentarem, nunca o Sporting Clube de Portugal pode ser um Clube forte e triunfante.

    ResponderEliminar
  11. QUINTA DEL DUQUE,

    Quem está numa das bancadas não tem a noção do impacto porque o barulho é demasiado próximo. Nas centrais e na TV (onde assisti ao jogo) os polacos pareciam em casa.

    MaximinoMartins,
    São precisamente essas tricas que é necessário ultrapassar.

    ResponderEliminar
  12. A juve e o Directivo, tem afastado muita gente do Sporting, desde os seus insultos e falta de apoio a equipa, o gritar como ontem pelo benfica, situação que se repete a anos, e que nenhuma Direcção do SCP, teve tomates para por fim a esses cantigos. Quem assiste ao jogos perto das claques, sabe que não pode ir contra as claques, porque ameaçam as pessoas, insultam as pessoas, que afinal estão ali para apoiarem o Sporting. Existe outras duas situações bem graves, que a direcção do SCP, tem pactuado com as claques, uma é a venda de bilhetes, que os elementos das claques fazem, em proveito proprio, de bilhetes que são oferecidos ou vendidos a baixo custo as claques, e outra é o asalto que fazem as bilheteiras do estadio, que passam a frente de toda a gente e compram os bilhetes que kerem, como aconteceu na final da taça UEFA, e nas finais da taça de Portugal.
    G. Leão

    ResponderEliminar
  13. Sim Quinta Del Duque, é claro que é necessário que todos pensem em primeiro lugar no Sporting, doutra forma o grito de que...: "O Sporting é o nosso grande amor"... não passa de uma boa intenção...

    Mas para isso também, torna-se urgente que as sucessivas Direcções deem tramento identico a todas as claques, o que infelizmente não acontece...

    Depois também, não podemos esquecer que existe uma claque que nasceu doutra, por desencontros de ideias...e que parece que ainda hoje, alguns dos seus membros não se suportam nem com molho de salsa (era para ter metido tomate na ementa...mas a cor é terrível...)...

    E que dizer do disparate de passarem grande parte do tempo no jogo com o Rio Ave a invectivar os galinhas...?

    Bolas ...eu não gosto nem um bocadinho do benfica nem da maneira de ser de alguns dos seus adeptos...mas não suporto que se gastem energias com ofensas a uma equipa (que ultimamente até nos tem dado algumas boas alegrias...) em vez de direccionar todas as energias a apoiar o nosso Sporting...!!

    E já agora, quando quiserem assobiar a equipa...vão para junto do Colombo...!!

    ResponderEliminar
  14. Maximino,

    Cânticos de insulto ao SLB (ou qualquer outro clube) são parvos mesmo que se esteja a jogar contra esse clube...também não consigo entender o cântico "Rio Ave é merda"...até parece que o Rivo Ave já é do nosso campeonato
    O resultado da estupidez sem limites dos cânticos de ontem foi: todos os lampiões que conheço, todos ufanos, a dizerem que a malta do Sporting é só antis, e só odeiam o benfas e coiso e tal...

    ResponderEliminar
  15. Leão, também eu estive em Alvalade, e, de facto, os polacos só se ouviram enquanto as claques não entraram. Não faço ideia onde são colocados os microfones das televisões, mas a partir do momento em que dizes que os cânticos polacos se sobrepuseram aos sportinguistas, fiquei com uma ideia. Só podem estar junto à central do lado dos bancos das equipas. É a única explicação que arranjo para essa "ilusão".

    Quanto à ideia de as claques se juntarem todas numa "curva", totalmente de acordo. A única acção que funciona da maneira como estão é quando os topos "falam" um com o outro. Juntas, talvez só no Jamor. E era bom que a direcção se reunisse com as três e lhes pedisse que pusessem egos e diferenças para trás das costas e se unissem em nome do clube.

    ResponderEliminar
  16. JPDB,

    as verdades são para ser ditas. Independentemente de tudo e tenho grandes amigos benfiquistas: "Benfica é merda" sempre!!!

    E sou anti-benfiquista sim. E repara que já sobram poucos lampiões anti-lagartos tal o estado a que chegámos.

    ResponderEliminar
  17. LdA:

    Não foi por as claques estarem separadas que o público do Sporting em geral (e não apenas as claques) começaram a assobiar a equipa ao minuto 23 do jogo com o Legia.

    Convenhamos, as claques neste momento não são o nosso problema. O nosso problema está no facto de os adeptos terem dado 8 meses de tolerância ao Domingos e não estarem dispostos a darem 23 minutos de tolerância ao Sá Pinto.

    Quanto às claques juntarem-se todas no mesmo local, eu não percebo porque é que isso não haverá de ser possível. Afinal de contas, elas estão juntas no mesmo local semana sim, semana não, quando o Sporting joga fora. E não há registo de rivalidades ou problemas.

    ResponderEliminar
  18. "Esse embaraçoso fenómeno não foi registado em Alvalade pela primeira vez. Quem assiste aos jogos com os nossos maiores rivais (FCP e SLB) ou com equipas com alguns pergaminhos na Liga (SCB e VSC) decerto já o pôde constatar, especialmente quando as coisas correm mal e o ânimo esmorece."

    Isto é errado e a comparação que fazes é igualmente errada. A questão é na zona Oeste da Europa não se vive o Futebol como na zona Norte e Leste. Quem acha que os melhores adeptos da Europa são os Ingleses está redondamente enganado.

    Em Portugal, Espanha, Itália etc, vê-se o futebol caladinho e sentadinho. Já na Polónia, Grécia, Sérvia, Turquia, alguns clubes da ALemanha... já não é assim. Vivem muito mais o futebol, de pé, a saltar e a gritar a plenos pulmões.

    Quem deveria aprender com os adeptos do Légia são os adeptos em geral do Sporting e de Portugal, não as claques, que fazem o mesmo que eles mas em menor número.

    ResponderEliminar
  19. JPDB,

    Ria Ave é merda e acabou. Todos os que tenham a mania que são alguém e que entrem em Alvalade a gritar "O Sporting é a nossa puta" não merecem respeito.

    RIO AVE É MERDA.

    ResponderEliminar
  20. Diogo Bernardo,

    Eu até posso concordar com a "apreciação" ao Rio Ave, tal como concordo em fazer a mesma apreciação ao Benfica, ou a todos os clubes que não sejam o Sporting.

    Só nunca percebi é se cantar isso incentiva realmente os jogadores do Sporting.


    Contra o Legia, eu estava na Bancada B Sul, ou seja, no lado oposto, e posso garantir que se a malta do Legia começava a cantar, ouvia-se tão bem ou melhor que a Juve Leo, que estava mesmo por baixo de mim (mesmo a cantar em simultâneo). Pegando na explicação do Diogo Bernardo sobre as claques/adeptos na Europa, já há algum tempo que tenho reparado nisso mesmo. Até já cheguei a sugerir que na Bancada A - Sul do nosso estádio, se fizesse o mesmo que se fez em Gelsenkirchen ou noutros estádios da Alemanha. Retirar as cadeiras todas, aumentar a lotação nuns 7 a 10mil lugares, e vender bilhetes "low-cost" exclusivos a sócios para essa zona. Podiam perfeitamente juntar lá as claques todas, a malta via toda o jogo em pé, e havia potencial para ser um apoio fortíssimo à equipa. Podem confirmar isto que estou a dizer pesquisando pelo estádio do Schalke04 na Wikipédia.

    ResponderEliminar
  21. Registo para esse momento do jogo em que a JL e depois o DUXXI começaram a chamar pelo Benfica num jogo do Sporting...
    Se acham que é assim que os jogadores em campo sentem incentivo é porque fumam ganzas a mais...

    ResponderEliminar
  22. Embora concordando com o conteudo do post, para quem esteve no estádio, a coisa não foi bem assim. eles eram muitos, mas nunca se fizeram ouvir mais que nós. Só a espeços o conseguiram fazer.

    Às vezes, a TV dá uma ideia diferente do ambiente ao vivo, mas para mim, que estive no estádio, não me ficou a ideia de eles se terem feito ouvir mais que nós. Mesmo sendo de facto muitos e muito aguerridos!

    ResponderEliminar
  23. a melhor claque portuguesa e sem duvida a juventude leonina uns verdadeiros ultras.
    um dia juve leo , juve leo ate morrer.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)