O Sporting continua a remar contra a corrente e, não o fazendo ainda com o sincronismo desejável, continua pelo menos a cerrar os dentes para não ir corrente abaixo. Continua a ser verdade que do lado das exibições não se vêm ainda progressos mas do lado dos resultados somamos hoje a terceira vitória consecutiva. Para o campeonato foi a segunda, facto que não se registava desde Novembro e que explica porque estamos demasiado longe para poder agora aproveitar os deslizes alheios.
Julgo que as análises confluem todas no sentido de dividir o jogo pelos 2 períodos de 45 minutos.
Na primeira parte, e beneficiando do Rio Ave não ter subido com o autocarro pelo túnel, o Sporting foi conseguindo ligar algumas jogadas, que podia, a primeira delas, terminado em golo. Este viria a suceder num quadro pintado superiormente por Izmailov, digno de figurar num qualquer Hermitage futebolístico. Saliente-se o facto de o golo e os respectivos 3 pontos saírem de uma jogada individual o que diz muito do que ainda (não) conseguimos fazer.
Na segunda parte voltamos ao "período Domingos". Apesar do jogo ter estado controlado, seja lá o que isso for em futebol, a equipa esteve sempre demasiado longe da baliza, em particular nos 20 metros frontais, onde o perigo criado fica sempre mais perto de ser transformado em golo. Muita pressa do portador da bola em desfazer-se dela e seguramente que muita fadiga acumulada do jogo intenso com os polacos, disputado 72 horas antes, contribuíram para perdidas em posse quase infantis.
Notas individuais para Marcelo que, sempre que tem sido chamado tem cumprido e isso é o melhor que se pode dizer de um guarda-redes suplente. Exibição segura dos centrais, onde Xandão também tem cumprido, revelando que, ao contrário de Onyewu, tem pés. Jogo muito importante de Elias, nitidamente com outro andamento que dos restantes colegas. E obviamente mais um preciosa jóia do Czar, que voltou hoje a jogar um jogo quase completo. Mau momento de Wolfswinkel, não por ter falhado golos, uma vez que não teve chances, mas a perder quase todas as bolas quando recuava à procura de participar no jogo.
FICHA DE JOGO
Estádio José de Alvalade, em Lisboa.
Sporting - Rio Ave, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcador: 1-0, Izmailov, 35 minutos.
Sporting:
Marcelo, João Pereira, Xandão, Anderson Polga, Insúa, Daniel Carriço,
Elias, Schaars (André Santos, 80), Izmailov (Evaldo, 86), Van
Wolfswinkel e Diego Capel (Pereirinha, 70).
(Suplentes: Tiago, Evaldo,
Matias Fernández, Pereirinha, André Santos, André Martins e Ribas).
Rio
Ave: Huanderson, Jean Sony, Gaspar, Éder, André Dias, André Vilas Boas,
Vítor Gomes (Braga, 46), Tarantini, Yazalde (Mendes, 60), João Tomás
(Anselmo, 75) e Christian Atsu.
(Suplentes: Paulo Santos, Ricardo
Pateiro, Kelvin, Braga, Mendes, Anselmo e Wires).
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre).
Ação
disciplinar: Cartão amarelo para Huanderson (18), João Pereira (26),
Jean Sony (36), João Tomás (42), Van Wolfswinkel (45+1), Gaspar (90) e
Elias (90+3).
Assistência: 25.107 espetadores.
"Continua a ser verdade que do lado das exibições não se vêm ainda progressos..."
ResponderEliminarDiscordo completamente. A 1ª parte foi bastante boa. Na 2ª parte a equipa foi abaixo fisicamente.
Concordo com o resto do post.
Sim, tb não desgostei da primeira parte, com algumas jogadas de envolvimentos colectivo. Depois surgiu o golaço do nosso Czar e o jogo piorou de qualidade.
ResponderEliminarCom excepção de um lance quase no final, o Rio Ave não incomodou. Vitória merecida do SCP.
Marcelo (super) Boeck: super calmo, super confiante, a super aproveitar sempre as oportunidade concedidas. Estamos muito bem servidos na baliza. O Xandão não inventa. É inteligente ao ponto de perceber que tem limitações e das conseguir disfarçar. O Gde Elias voltou a aparecer. Estava em todo o lado, mas esteve melhor a defender que a atacar. Pereirinha, nos pcs minutos que vem tendo, tem mostrado qualidade (nd que me admire). Pena o cruzamento que Van Wolfy não interceptou. O jovem lobo bem tenta, mas não consegue...
Mais uma vez conquistaram-se três pontos na base do esforço e do querer. A dose extra de querer... É esta, para já, a principal diferença da equipa treinada por SP para aquela treinada por DP.
Para a semana à mais, em Setúbal. Com uma semana inteira para preparar o jogo, um luxo de que SP ainda não dispôs.
LdA,
ResponderEliminarAinda na sexta-feira eu escrevia que "só peço futebol de melhor qualidade para o ano que vem, até lá, se for vendo quinze minutos de bom futebol e vitórias em cada jogo já fico muito contente". De facto e concordando com o Mike já vi alguns bons apontamentos.
Mas o golo do Czar foi mesmo de ouro.
SL
Valeu pela vitoria. Nao criamos nenhuma oportunidade digna de registo, mas desta vez apenas tivemos um susto na defesa com aquela antecipação em frente a baliza ja quase no final. Continuo a nao acreditar, espero que esteja a ser planeada a proxima epoca com cabeca tronco e membros, que nao despecam o sa pinto ao final de sete meses e que nao contratem lesionados cronicos so por virem ao preco da chuva. Espero que seja desta vez que o Czar se afaste das lesoes definitivamente, e o melhor jogador do SCP. E gostava de saber que planos tem a direccao para jeffren, rodrigues, o americano, rinaudo, schaars...vejam o historico de lesoes desta gente...
ResponderEliminar"jeffren, rodrigues, o americano, rinaudo, schaars...vejam o historico de lesoes desta gente..."
ResponderEliminarPode-me indicar que tem o historico de lesões de Onyewu,Rinaudo e Schaars a haver com as lesões que os mesmo tiveram ou têm? Estou em crer que nada, mas agradecia esclarecimentos caro RJP999. A n ser que ache que meter mal o pé na relva num batatal na Roménia, levar com cerca de 80kg em cima de um joelho, ou até que a coxa é no joelho, sejam recorrências habituais para quem teve lesões.
Quanto jogo, alguns bons pormenores na 1ª parte e uma segunda mais segura. Devo dizer no entanto que o que mais me tem agradado é o facto de ter deixado de haver transições para o contra-ataque dos adversários em igualdade ou em superioridade numérica com os nossos defensores, algo que era habitual no tmp do outro senhor
Cpncordo com o Mike: primeira parte bastante desafogada, com progressos na forma como a bola já circulou também no meio campo adversário; a segunda parte foi para conter danos pelo desgaste físico (Izmailov, Schaars, Capel vindo de lesão, os laterais, até o Carriço).
ResponderEliminarNota para Marcelo, bem no pouco trabalho que teve (ao contrário do que o RP tem tido) mas excelente na saída de bola, curta ou longa, onde RP por vezes vacila.
Izmailov com a bola, pelo meio, é de facto portentoso. Felizmente que o SP não o obriga a ficar colado à linha, como certamente faria o paciência!
SL, MTP
RG,
ResponderEliminarA relação tem simplesmente a ver com o facto de os 3 ja terem tido lesoes bastante graves e de naturalmente terem maior probabilidade de se lesionarem do que os outros
Até á obra prima do Izmailov o Sporting fez um jogo, mas desde ai caiu a pique, mais uma exibição (no geral) muito pobre, mas há que realçar a atitude e a garra com que o Sporting está a jogar, e é daí que têm vindo as vitórias, começo a ver um pouco de "Sá Pinto" nesta equipa. Destaco a excelente exibição do Izmailov, que está a subir de forma e é uma mais valia para esta equipa, um jogador acima da média. E destaco também pela negativa, as pobres exibições do Wolfswinkel, não tem tido oportunidades é verdade, mas a verdade é que ele não ganha um lance e está um avançado muito pouco produtivo, Ribas ou Rubio perante isto já mereciam uma oportunidade no 11.
ResponderEliminarVenha daí o Setúbal, não será uma deslocação fácil, mas acredito num resultado positivo.
Saudações Leoninas!