Falta agora um terço para terminar o campeonato. 10 jornadas, portanto. Com o Braga muito próximo de replicar a grande época de há dois anos, e desta vez com a companhia do FCP, o terceiro lugar é apenas uma miragem? Miragem não será, mas será uma tarefa bem difícil de alcançar, se atendermos ao desperdício de pontos em que caímos, após o derby na Luz. Vejamos então:
Uma coisa é irrefutável: para alcançar o terceiro lugar, de importância crucial para o futuro a curto prazo do clube, o Sporting já não depende apenas de si mesmo. Para lá chegar precisa que o SCB baixe a sua produção, que neste momento se cifra numa média de 2,3 pontos por jornada, contra os nossos magros 1,9.
Isto quer dizer que, nesta média, que anda muito perto da sua melhor performance de sempre (2,36 por jornada, e que dificilmente poderá ser superada) o SCB pode chegar aos 69 pontos. O Sporting, mantendo a média actual, ficaria pelos 57 pontos. Para chegar aos 70 pontos o Sporting precisaria de somar mais 32 pontos aos 38 que já possui. Mas tem um problema: nas dez jornadas que faltam só estão 30 pontos em disputa!
Fica pois muito claro que se o SCB mantiver o nível actual resta ao Sporting lutar pelo 4º lugar. É difícil para o Braga manter a actual performance, mas está longe de ser impossível, pois tal significaria perder apenas 7 pontos nos próximos 10 jogos, em que tem que jogar com FCP em casa, Sporting e SLB fora. Mas, tirando a próxima jornada, com a deslocação ao Nacional e os 3 jogos referidos, o Braga joga com as equipas da parte inferior da tabela, quer em casa quer fora (5 jogos em cada condição).
É pois claro que só uma ponta final de excepção e de grande superação pode levar o Sporting ao último lugar do pódio no presente campeonato. Um excelente desafio que, a ser alcançado, serviria para catapultar o Sporting para uma boa época 2012/13. Felizmente que o futebol não é uma mera contabilidade estatística. E há ainda a Taça, que é para ganhar.
Realidade tão verdadeira, quanto dolorosa...
ResponderEliminarsaint
Independentemente de tudo quanto se diz, em qualquer altura da época, mais do que os objectivos, o objectivo do Sporting é sempre o mesmo, vencer todos os jogos! No fim dos calendários fazem-se as contas, conscientes que não estamos sózinhos em nenhuma prova onde defrontamos forças muito diferentes, sendo que nem nós nos conseguimos apresentar sempre na máxima força, como evidentemente gostariamos.
ResponderEliminarEsta lenga lenga pode até ser encarada como um lugar comum por muitos mas para além de verdadeira, evitava muitos dissabores se estivesse sempre presente na mente de todos os sportinguistas.
Há ainda outro factor, o Braga já está fora das competições europeias e o desgaste mental e fisico que essa competição encerra vai ser importante.
ResponderEliminarP.ex. se o Sporting conseguir eliminar o City (nem que seja com um golo com a mão do Ribas) esse facto dá um elan psicológico enorme, se por outro lado sofre uma derrota pessada o efeito será uma depressão mais grave do que a eliminação.
Vamos fazer a nossa parte...e depois logo se vê...!!
ResponderEliminarAté pode acontecer que o Braga perca com quem menos se espera...!!
Vamos fazer a nossa parte o melhor que conseguirmos e depois logo se vê o quanto evoluimos. Que é o unico modo sério de olhar para o futebol do clube!
ResponderEliminarTemos 8 pontos de distancia para o Braga mas "só" precisamos de recuperar 5 até à ultima jornada, pois o ultimo jogo é com eles. Vamos pensar que é possivel eles perderem mais 5 pontos que nós em 30 possiveis.
ResponderEliminarEscrevi isto no dia 15/2/2012 no Bancada Nova. Não sei se mudou assim tanto os objectivos. Alguns já estão:
ResponderEliminar"Objectivos (obrigatórios) de Sá Pinto/Sporting (responsabilidades devem ser partilhadas) até ao fim da época:
- Conquista da Taça de Portugal;
- encurtar distâncias para os 2 primeiros;
- ameaçar o 3º lugar (o Braga com pressão, talvez caia. E já se foi a Liga Europa);
- evitar uma classificação histórica;
- retomar dinâmica de vitórias e níveis de confiança perdidos;
- passagem aos 8avos final da Liga Europa;
- "garantir" a presença de João Pereira e Patrício no Euro, assim como Schaars;
- "garantir" a presença de Capel nos Jogos Olímpicos;
- avaliar o potencial de Xandão e Ribas para o futuro;
- manter a calma e não responder às óbvias provocações e destabilizações que virão dos membros da APAF, Comunicação Social e entrevista(s) que Domingos dará com a sua versão deste triste episódio;"
Serão realistas?
só o sá é que tem objectivos? proponho ainda os seguintes:
ResponderEliminar- direcção do scp: estudar a última meia-dúzia de anos do braga e aprender como, sem desbaratar os recursos e os meios que tem ao seu dispor, com uma gestão com pés e cabeça, virada para o cumprimento de objectivos a médio/longo prazo e uma estrutura competente, fazer um clube nacional e internacionalmente competitivo. (ou seja, evoluam e parem de destruir o sporting)
- sócios e adeptos: aprender a ser justos e a apoiar sempre a equipa, pondo de parte a postura, que tem sido habitual, de galinhas histéricas e maníaco-depressivas. (ou seja, evoluam e vão assobiar o raio que vos parta)
Anónimo, o Leonardo Jardim resumiu muito bem a diferença entre Sporting e Braga, na antevisão do clássico do minho estavam 10 jornalistas.
ResponderEliminarEu faço mais uma, já não sei se foi no ano passado ou no anterior mas perdemos em casa com o Rio Ave 2-3, foi o fim do mundo em declarações, cartoons, programas humoristicos, fadistas, carpinteiros e outras velhas glórias a desancar. Fiquei atento e surpresa, o Braga teve o mesmo resultado, perdeu em casa 2-3 contra o mesmo adversário. Consequência? Uma nota de rodapé e uma semana de trabalho sem alterações.
P.S.- Last but not least, com o colinho que o Braga teve nos últimos anos o Belenenses ainda estava na primeira e a minha Académica na europa...
Cantinho do Morais,
ResponderEliminar"- passagem aos 8avos final da Liga Europa;"
Este já está ;)
"- avaliar o potencial de Xandão e Ribas para o futuro;"
O potencial de Xandão está avaliado. Tem qualidade. Falta saber de Ribas.
"- manter a calma e não responder às óbvias provocações e destabilizações que virão dos membros da APAF, Comunicação Social e entrevista(s) que Domingos dará com a sua versão deste triste episódio;"
O Sá Pinto já mostrou como é que fala nas entrevistas e conferencias de imprensa. Uma grande melhoria em relação a Domingos.
Os outros objetivos penso que poderão ser atingiveis também.