terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Que objectivos estão ainda ao alcance do Sporting?

Imagem retirada do blogue Loving Sporting
Falta agora um terço para terminar o campeonato. 10 jornadas, portanto. Com o Braga muito próximo de replicar a grande época de há dois anos, e desta vez com a companhia do FCP, o terceiro lugar é apenas uma miragem? Miragem não será, mas será uma tarefa bem difícil de alcançar, se atendermos ao desperdício de pontos em que caímos, após o derby na Luz. Vejamos então:

Uma coisa é irrefutável: para alcançar o terceiro lugar, de importância crucial para o futuro a curto prazo do clube, o Sporting já não depende apenas de si mesmo. Para lá chegar precisa que o SCB baixe a sua produção, que neste momento se cifra numa média de 2,3 pontos por jornada, contra os nossos magros 1,9. 

Isto quer dizer que, nesta média, que anda muito perto da sua melhor performance de sempre (2,36 por jornada, e que dificilmente poderá ser superada) o SCB pode chegar aos 69 pontos. O Sporting, mantendo a média actual, ficaria pelos 57 pontos. Para chegar aos 70 pontos o Sporting precisaria de somar mais 32 pontos aos 38 que já possui. Mas tem um problema: nas dez jornadas que faltam só estão 30 pontos em disputa!

Fica pois muito claro que se o SCB mantiver o nível actual resta ao Sporting lutar pelo 4º lugar. É difícil para o Braga manter a actual performance, mas está longe de ser impossível, pois  tal significaria perder apenas 7 pontos nos próximos 10 jogos, em que tem que jogar com FCP em casa, Sporting e SLB fora. Mas, tirando a próxima jornada, com a deslocação ao Nacional e os 3 jogos referidos, o Braga joga com as equipas da parte inferior da tabela, quer em casa quer fora (5 jogos em cada condição).

É pois claro que só uma ponta final de excepção e de grande superação pode levar o Sporting ao último lugar do pódio no presente campeonato. Um excelente desafio que, a ser alcançado, serviria para catapultar o Sporting para uma boa época 2012/13. Felizmente que o futebol não é uma mera contabilidade estatística. E há ainda a Taça, que é para ganhar.

10 comentários:

  1. Realidade tão verdadeira, quanto dolorosa...

    saint

    ResponderEliminar
  2. Independentemente de tudo quanto se diz, em qualquer altura da época, mais do que os objectivos, o objectivo do Sporting é sempre o mesmo, vencer todos os jogos! No fim dos calendários fazem-se as contas, conscientes que não estamos sózinhos em nenhuma prova onde defrontamos forças muito diferentes, sendo que nem nós nos conseguimos apresentar sempre na máxima força, como evidentemente gostariamos.

    Esta lenga lenga pode até ser encarada como um lugar comum por muitos mas para além de verdadeira, evitava muitos dissabores se estivesse sempre presente na mente de todos os sportinguistas.

    ResponderEliminar
  3. Há ainda outro factor, o Braga já está fora das competições europeias e o desgaste mental e fisico que essa competição encerra vai ser importante.

    P.ex. se o Sporting conseguir eliminar o City (nem que seja com um golo com a mão do Ribas) esse facto dá um elan psicológico enorme, se por outro lado sofre uma derrota pessada o efeito será uma depressão mais grave do que a eliminação.

    ResponderEliminar
  4. Vamos fazer a nossa parte...e depois logo se vê...!!
    Até pode acontecer que o Braga perca com quem menos se espera...!!

    ResponderEliminar
  5. Vamos fazer a nossa parte o melhor que conseguirmos e depois logo se vê o quanto evoluimos. Que é o unico modo sério de olhar para o futebol do clube!

    ResponderEliminar
  6. Temos 8 pontos de distancia para o Braga mas "só" precisamos de recuperar 5 até à ultima jornada, pois o ultimo jogo é com eles. Vamos pensar que é possivel eles perderem mais 5 pontos que nós em 30 possiveis.

    ResponderEliminar
  7. Escrevi isto no dia 15/2/2012 no Bancada Nova. Não sei se mudou assim tanto os objectivos. Alguns já estão:

    "Objectivos (obrigatórios) de Sá Pinto/Sporting (responsabilidades devem ser partilhadas) até ao fim da época:

    - Conquista da Taça de Portugal;
    - encurtar distâncias para os 2 primeiros;
    - ameaçar o 3º lugar (o Braga com pressão, talvez caia. E já se foi a Liga Europa);
    - evitar uma classificação histórica;
    - retomar dinâmica de vitórias e níveis de confiança perdidos;
    - passagem aos 8avos final da Liga Europa;
    - "garantir" a presença de João Pereira e Patrício no Euro, assim como Schaars;
    - "garantir" a presença de Capel nos Jogos Olímpicos;
    - avaliar o potencial de Xandão e Ribas para o futuro;
    - manter a calma e não responder às óbvias provocações e destabilizações que virão dos membros da APAF, Comunicação Social e entrevista(s) que Domingos dará com a sua versão deste triste episódio;"

    Serão realistas?

    ResponderEliminar
  8. só o sá é que tem objectivos? proponho ainda os seguintes:

    - direcção do scp: estudar a última meia-dúzia de anos do braga e aprender como, sem desbaratar os recursos e os meios que tem ao seu dispor, com uma gestão com pés e cabeça, virada para o cumprimento de objectivos a médio/longo prazo e uma estrutura competente, fazer um clube nacional e internacionalmente competitivo. (ou seja, evoluam e parem de destruir o sporting)

    - sócios e adeptos: aprender a ser justos e a apoiar sempre a equipa, pondo de parte a postura, que tem sido habitual, de galinhas histéricas e maníaco-depressivas. (ou seja, evoluam e vão assobiar o raio que vos parta)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo, o Leonardo Jardim resumiu muito bem a diferença entre Sporting e Braga, na antevisão do clássico do minho estavam 10 jornalistas.

    Eu faço mais uma, já não sei se foi no ano passado ou no anterior mas perdemos em casa com o Rio Ave 2-3, foi o fim do mundo em declarações, cartoons, programas humoristicos, fadistas, carpinteiros e outras velhas glórias a desancar. Fiquei atento e surpresa, o Braga teve o mesmo resultado, perdeu em casa 2-3 contra o mesmo adversário. Consequência? Uma nota de rodapé e uma semana de trabalho sem alterações.

    P.S.- Last but not least, com o colinho que o Braga teve nos últimos anos o Belenenses ainda estava na primeira e a minha Académica na europa...

    ResponderEliminar
  10. Cantinho do Morais,

    "- passagem aos 8avos final da Liga Europa;"

    Este já está ;)

    "- avaliar o potencial de Xandão e Ribas para o futuro;"

    O potencial de Xandão está avaliado. Tem qualidade. Falta saber de Ribas.


    "- manter a calma e não responder às óbvias provocações e destabilizações que virão dos membros da APAF, Comunicação Social e entrevista(s) que Domingos dará com a sua versão deste triste episódio;"

    O Sá Pinto já mostrou como é que fala nas entrevistas e conferencias de imprensa. Uma grande melhoria em relação a Domingos.

    Os outros objetivos penso que poderão ser atingiveis também.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)