sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cinco Rinaudos




O universo Sporting ganhou um novo ídolo, Rinaudo. Muito se tem falado do que seria esta equipa no caso de Rinaudo não se ter lesionado num jogo da Liga Europa onde nada se decidia.
Associo muito mais a nossa quebra de rendimento à lesão de Mátias no campo das gaiolas do que à ausência de Rinaudo, mas realmente prejudicial tem sido a sequência de lesões e recuperações que contribuíram para um corrupio de opções e à perda de referências no onze base.

Independentemente disso considero a qualidade na posição 6 como fundamental para uma equipa confirmar em campo a sua candidatura a títulos. A euforia que atravessámos confirma, cheira a títulos, não sei se eles chegaram já este ano mas o grupo que está formado tem características que irão devolver a glória a Alvalade.

Fazendo uma retrospectiva dos nossos últimos títulos é evidente a qualidade com que aquela posição foi preenchida, tal como em oposição os flops que foram existindo quer em qualidade, quer em afirmação na equipa. Houve para mim um momento chave o desvio de Paulo Assunção. Peseiro que apresentou o mais belo futebol que vi após Jozic tinha perfeita noção das carências da equipa e do que era necessário para o seu equilíbrio. O problema é que outros aliam os caminhos negros do futebol nacional a conhecimento profundo do jogo. Pinto da Costa sabia que Paulo Assunção iria catapultar o Sporting para uma série de vitórias não porque houvesse falta de qualidade em Alvalade mas porque iria oferecer equilíbrio a essa qualidade.

Para lá de outras estrelas, o nosso sucesso está marcado por grande qualidade na posição 6, sempre que ela existiu vencemos títulos, Miguel Veloso, Paulo Bento, Aldo Duscher, Peixe e Oceano, marcaram os últimos títulos sem beneficiar do estrelato de outros nomes.

Um bom jogador na posição mais recuada do meio campo permite à equipa crescer uma boa dezena de metros no ataque e manter durante mais tempo a bola junto da área adversária. Do mesmo modo a defesa ganha tempo de posicionamento e de correcção de desequilíbrios. Aos laterais é permitido recuperar, aos centrais posicionarem-se para uma dobra, uma marcação ou até diminuir ou alargar o campo conforme necessidade da equipa.

Rinaudo, depressa ganhou os nossos corações não somente pela sua qualidade, que julgo poder ainda evoluir bastante, mas principalmente pela garra e tenacidade. Falta afinar em definitivo no plantel quem será o seu escudeiro, quem o pode substituir sem que a sua falta se sinta de forma tão acentuada.

Neste momento resta-nos apreciar os próximos jogos com a certeza que a equipa vai crescer.

17 comentários:

  1. Em 2000, muito mais do que Duscher, o nosso 6 era Vidigal!!!

    ResponderEliminar
  2. E que saudades do futebol de Jozic!... E de Peseiro também, lembro até que foi nessa altura que surgiu o mega sucesso "só eu sei porque não fico em casa."
    De facto gostamos de bom futebol, no entanto olhando para trás nem sempre foi o caminho escolhido e, seria tão fácil deixar-nos mais felizes...

    ResponderEliminar
  3. E que saudades do futebol de Jozic!... E de Peseiro também, lembro até que foi nessa altura que surgiu o mega sucesso "só eu sei porque não fico em casa."
    De facto gostamos de bom futebol, no entanto olhando para trás nem sempre foi o caminho escolhido e, seria tão fácil deixar-nos mais felizes...

    ResponderEliminar
  4. Estimado LMGM,
    Uma das posições marcantes para muitos de nós, como diz, por via de 1 único desses 5 nomes, acima de quaisquer outros por mais importantes que sejam: o mágico Oceano.

    De 1994 para cá - altura em que regressou do País Basco - é para mim o nome mais importante de todos os futebolistas que (daí) até hoje representaram o clube, por entre Portugueses e do Resto do Mundo.

    O Oceano tinha tudo. Sobrava-lhe, inclusive. Tivesse sido menos e continuaria a ser de longe o mais importante.

    E lembrar que por causa do ego de um estranho presidente do Sporting / PSD, foi-lhe instaurado a dada altura um processo disciplinar pelo clube. Ou lembrar as circunstâncias em que foi dispensado, juntamente com Carlos Xavier. Lamentável.

    ResponderEliminar
  5. Foi justamente dispensado na transição de 1997 para Jozic. Nada que ver com o Croata claro, foi uma dispensa 'política': nesse fim-de-época o critério para ser-se jogador do Sporting era ditado pelo BI. Tudo o que tivesse mais de 29 anos não tinha lugar. O único que escapou foi salvo erro o Marco Aurélio, que saiu em Janeiro seguinte para a Alemanha. Oceano foi para Toulouse.

    ResponderEliminar
  6. O Oceano nunca ganhou o campeonato e o Peixe tambem não a não ser que títulos fosse tudo incluído e não só o de campeão. Já agora falta um 6 fundamental Vidigal, se não fosse ele não tínhamos sido campeões no ano do Acosta.

    ResponderEliminar
  7. o yogeshwara o " so eu sei" e do ano 2000, surgiu no jogo ac milan-SPORTING.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo,

    Vidigal - Oceano.
    Metáfora gira para o preço pago, passado e presente, para a existência de Nortons de Matos e Simões de Almeida ou outros que (que existem) como eles a resolver plantéis, compras e dispensas.

    O Sporting dispensou o Oceano.
    E jogou em 98 e 99 com o Vidigal.
    O preço é também esse, quando pode ser bem pior. 'Dispensámos' em 1997 o Leandro para andar a jogar com o Krpan.

    Não fossem coisas desse tipo que ainda hoje acontecem e talvez tivessemos sido campeões em 99, 2002, 2004, 2006, 2008 e sabe-se lá quantas épocas mais.

    ResponderEliminar
  9. Podia ser pior porque o Krpan custou por exemplo dinheiro. Só por isso, porque desportivamente andam aos pares iguais: Oceano / Vidigal e Leandro / Krpan.

    Deixamos sair o Marco Aurélio, mas fomos e Eindhoven buscar o Marcos. Essa troca também custou dinheiro, mais não fosse de bilhetes de avião, ou papelada. E trabalho.

    Veloso / Maniche.
    Carlos Martins / Romagnoli.
    Custódio / Paredes.
    Vukcevic / Bojinov-Ribas.

    ResponderEliminar
  10. Peixe / Pedro Martins.
    Excelente exemplo, também.

    Sá Pinto em 2006 / Purovic.
    Barbosa 2005 / Wender.
    Tonel 2009 / NAC Breda da Holanda.

    São preços que se pagam, porque o comércio dá mas também tira.

    ResponderEliminar
  11. Caro LMGM,
    Aplaudo o seu post.
    Hoje por hoje, há um Sporting com Rinaudo e outro sem ele!...
    As memórias trazem-nos uma lágrima ao canto do olho, mas apenas ficaram no coração e não podem voltar aos relvados. É urgente preparar ou descobrir alguém que possa, no mínimo, remediar uma qualquer ausência de Rinaudo, caso contrário, voltaremos a ver o filme do nosso descontentamento.
    Cheguei a acreditar que André Santos poderia ser o lugar-tenente de Rinaudo. Enganei-me, infelizmente. Carlos Freitas terá de abrir bem os olhos para a próxima época. É daquele lugar que se caminha rumo a qualquer título. O resto será folclore e especulação dos jornais.
    Parabéns pela trabalho e visão.
    SL

    ResponderEliminar
  12. Minha equipa contra o Marítimo em 4-1-3-2 (para se poder jogar simultaneamente com Matías Fernández e Izmailov):

    Patrício;
    João Pereira, Onyewu, Xandão, Insúa;
    Rinaudo;
    Elias, Matías Fernández, Izmailov;
    Carrillo, Wolfswinkel

    DUARTE

    ResponderEliminar
  13. Não contei apenas campeonatos, bem sei que nunca foram campeões no Sporting, o que no caso do Oceano é quase um crime. Assisti ao vivo à sua estreia pelo Sporting (em Coimbra vindo do Nacional) e ver aquele fenómeno da natureza a crescer como jogador de futebol foi magnifico.

    Fui injusto ao esquecer Vidigal, em raça, disponibilidade física e carácter talvez o mais parecido com Rinaudo, se bem que o Rinaudo tem ali pedaços de Duscher.

    Quase que provei aquilo que queria demonstrar, os Jardeis são inesquecíveis, gastam-se rios de euros na sua procura, os Vidigais são menos brilhantes mas talvez esteja neles a base para o sucesso. Temos um bom exemplo no nosso rival, depois de 90 milhões de euros de investimento em anos sucessivos e bastou num ano encontrar um Javi e foram campeões.

    Onde estaríamos este ano, o que poderíamos ainda ambicionar se no plantel existisse um "simples" Vidigal?

    ResponderEliminar
  14. Carreguem em gosto e sigam o nosso blogue, não se irão arrepender!
    Toda a actualidade desportiva, análises de jogos, crónicas, rubrica "Guardados na Memória" e muito mais...
    http://www.facebook.com/pages/O-Lado-Do-Futebol-Que-Nunca-Viram/185646038140169

    ResponderEliminar
  15. VIDIGAL! corrijam lá isso!

    ResponderEliminar
  16. Pois eu partilho da opinião que o Rinaudo faz a diferença no nosso Sporting.
    É um patrão, fortalece de que maneira o meio campo e compensa também as fragilidades da defesa.
    Estávamos a precisar de um jogador com estas características... mas na defesa tb é preciso um que alie o carácter com a técnica.
    Na frente... pois o Liedson é só um...

    ResponderEliminar
  17. Cem por cento de acordo com o texto

    O mesmo se aplica ao Schaars na posição 8, na minha opinião. Não é exuberante, mas garante equilíbrios fundamentais que permitem ao outro médio (Elias ou Matias) jogar com mais liberdade no ataque. E também os extremos e laterais beneficiam.

    Quanto ao suplente de Rinaudo, era uma carência evidente desde a pré-época. Espero que a busca não sirva para queimar jogadores que já lá estão. Tanto André Santos como Carriço são úteis e seria uma pena vê-los fazer o percurso do Adrien.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)