Oh, o drama,
o horror a tragédia
A imprensa
acordou ontem o país para a falência técnica do grupo Sporting. Estranho porque
isso era consabido há anos e não deve estar limitado apenas ao Sporting. O clube é apenas o primeiro e até agora único a deixar a situação clara. Será
também o mais aflito dos 3 grandes e isso tem, quanto a mim um explicação primária:
a gestão desportiva. A situação é sem dúvida dramática, os números são horrorosos, mas só se transformará
em tragédia se se continuar a ignorar as evidências.
Quem são os
responsáveis pela situação?
Culpa e
responsabilidade tendem sempre a morrer solteiras em Portugal, e no Sporting as
coisas tendem a não fugir à regra. Mas, quando por alguma razão, se decide
apurar responsabilidades tende-se a descer na hierarquia até encontrar uma peça
frágil da engrenagem e que, por isso, não estrebuche muito quando tiver que
arcar com o ónus que devia caber a vários. Ora a auditoria debruçou-se sobre 13
anos de gestão e quem, antes de mais, deve ser responsabilizado pelos
resultados senão os presidentes e respectivas direcções que os acompanharam? Que outros nomes procurar senão começar pelos que são conhecidos de todos?
E tu, onde
estavas enquanto o clube falia?
E,
sendo claro que não houve tomada ilegítima de poder, isto é, todos os presidentes
viram ratificados pelos associados, normalmente por maiorias mais do que
confortáveis, os seus mandatos, como desresponsabilizar os sócios pelas opções
tomadas, muitas vezes de forma pouco criteriosa? Colocar esta questão faz ainda
mais sentido quando, de Roquette até Bettencourt, a sucessão de presidentes foi
sempre dentro da mesma linha de acção e pensamento, de forma quase dinástica,
apesar de não faltar quem avisasse para o que aí vinha. Quem os escolheu, ou
seja todos os que sucessivamente ignoraram os sinais e os avisos, repartem a
com os eleitos a responsabilidade. Isto é, a maioria dos sócios! Os que nunca fizeram nada, isto é, não
apareceram, não votaram, deveriam ser os últimos a gritar horrorizados. A casa
já está a arder há muito…Mas, no fundo, todos nós somos co-responsáveis pela actual situação, uns mais que outros, obviamente.
Auditoria ou
bomba de fragmentação?
Os dados
trazidos a lume pela auditoria só serão surpresa para quem aterrou ontem na
realidade. Veremos como o clube reage à crueza dos números. Não me parece que
se deva fechar os olhos ao que configure dolo ou gestão danosa, mas também não
creio que seja o tempo de iniciar uma caça às bruxas. A força do Sporting está
nos seus sócios e, quem quiser conhecer a sua história, encontrará muitos
momentos como o actual, aos quais os sportinguistas souberam reagir e responder
aos desafios. Este é o tempo de, acima do amor próprio e das estratégias
pessoais, de demonstrar o amor ao clube. Mais do que nunca o Sporting precisa de
todos.
A vantagem que não pode ser desperdiçada
Esta auditoria tem pelo menos essa vantagem: a partir de hoje não há álibis, não escondemos a realidade por trás de números convenientes. Se por um lado isso é uma enorme desvantagem para atrair receitas e investidores, a consciencialização dos problemas próprios é o passo imprescindível para a sua resolução. Já não falta tudo.
Em frente Sporting!
P.S: já depois de publicado o post chegou-nos a comunicação da AAS sobre o mesmo tema, que abaixo se publica:
Para mim o problema foi o dinheiro gasto no novo estádio.
ResponderEliminarResumindo:
ResponderEliminarOs sócios pouco percebem de sad´s, acções, vmoc´s, empresas e afins. Preocupam-se mais em entender o porquê daquela bola não entrar ou se o jogador estava realmente em fora-de-jogo e afins.
Os dirigentes pouco percebem de futebol, de lançamentos laterais, gente no estádio, tambores, potes de fumo e livres sem barreira. Preocupam-se mais em criar estratégias de financiamento á banca com percentagens de juros benéficas para o clube, lançamento de títulos no mercado, aumentar o capital da sad ou transferir bens imóveis entre empresas do mesmo grupo e afins.
Resta-nos esperar que um qualquer investidor maluco, queira pegar no clube como forma de lavagem de dinheiro e assim, assumir os destinos deste sem que sócios ou dirigentes tomem decisões.
E já agora, que perceba de futebol por um lado e de sad´s por outro. Convêm.
SL
É impressionante a capacidade do sporting para se auto-destruir e humilhar na praça pública. Ninguém está imune a isto. Os sócios são tão culpados como os dirigntes, pois que a auditoria sempre foi uma exigência universal em alvalade.
ResponderEliminarO relatório veio apenas dizer o que já todos sabíamos. Não acrescentou nada e constituiu uma machadada para o clube e, seguramente, um pretetexto para novos discursos derrotistas por parte dos dirigentes.Para além de ser (mais) um passo para a debandada de investidores, sponsors e, quem sabe, jogadores.
O futebol não é uma empresa, e não tem que viver de resultados financeiros ou de transparências.
O futebol vive do associativismo, da paixão, da sensação de pertença a uma família maior e, sobretudo de títulos.
Ontém foi o dia em que ficámos mais próximos do futebol-empresa-transparência e um bocadinho mais longe de tudo o que interessa.
Jô
Isto é uma boa noticia que deve merecer destaque nos blogs do SCP:
ResponderEliminarhttp://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=313663
É um bom comunicado, mas duvido que alguem vá fazer uma auditoria de gestão, uma vez que:
ResponderEliminar- iria comprometer "amigos"
- iria ser caro
- não iria permitir responsabilizar legalmente ninguem, apenas publicamente
No entanto se a direção achar que deve fazer uma eu voto que sim.
Quem acompanha o clube diáriamente sabe que já estamos em falência técnica há muitos anos..Agora como diz o Gl é preciso inverter a situação..Eu acredito que vamos dar a volta e continuar grandes como fomos..Só não admito criticas daqueles que foram convidados para a auditoria e não apareceram..pelo que ouvi foram convidados representantes de cada uma das 5 Listas..Houve uma lista que não quiz ..
ResponderEliminarTodos sabemos que a marca Sporting é uma marca inferior as outras dos 2 grandes..Por isso está na altura de todos os sportinguistas optarem por marcas que nos patrocinam e abandonar as outras que patrocinam o slb e o fcp..
ResponderEliminarAo anónimo das 16:37,
ResponderEliminarA marca Sporting não é inferior a nenhuma das outras, bem pelo contrário. Tem é sido desgastada como poucas ao longo de dezenas de anos de uma união espúria entre corrupção, compadrio e desonestidade entre clubes, organizações dirigentes e comunicação social, bem como de casos de incompetência de vários dirigentes e supostos comentadores, muitos deles que mais não quiseram do que "aparecer".
Diga-me o que é a marca fcp em comparação com a marca Sporting? Só se estivermos perante o comércio de produtos frutícolas, ou lacticínios... E mesmo a marca do recreativo de carnide abrange um espectro de público que do ponto de vista das marcas é negligenciável.
De qualquer forma, também concordo em marginalizar as marcas que nos deixem e tentar alianças com os respectivos concorrentes directos, foi isso que fizemos e bem, na minha opinião, com a marca que patrocina a Liga, tendo passado a ser patrocinados pela Super Bock (que pessoalmente até acho bem melhor).
LdA,
ResponderEliminarO timing da divulgação dos resultados é questionável, de qualquer forma só para quem não acompanha minimamente os destinos do clube, ou tem outros intentos, é que pode estar verdadeiramente surpreendido. Não sou adepto da teoria da conspiração que tudo isto foi orquestrado ao longo de anos para que agora estejamos assim.
Foram anos e anos de uma espiral de endividamento que atingiu todos os clubes. Junte-se a desresponsabilização dos dirigentes, a inércia dos eleitores, a recusa em escutar vozes avisadas e andarmos a reboque de "sound bites" para chegarmos aqui. Serve de magro consolo que isto não seja um exclusivo do clube, pois fazendo parte de uma sociedade que também assim é, o nosso clube reflecte e simultâneamente influencia este modo de ser.
Mas agora, como disse SAM, parafraseando o Marquês Sebastião Melo, resta enterrar os mortos e tratar dos vivos.
10A: "Diga-me o que é a marca fcp em comparação com a marca Sporting? Só se estivermos perante o comércio de produtos frutícolas, ou lacticínios... E mesmo a marca do recreativo de carnide abrange um espectro de público que do ponto de vista das marcas é negligenciável"... Esta última afirmação então é fantástica! Porque não envias mensagem à Coca-Cola a colocar essas questões?
ResponderEliminarhttp://www.sportingapoio.com/coca-cola-deixa-de-patrocinar-sporting-mas-mantem-se-ligada-aos-rivais/
P.S.: muito do mal do Sporting tem passado por sócio presunçosos como tu elegerem dirigentes em cuja presunção e elitismo se revêm; resultado: desastre desportivo & ruína financeira.
P.P.S.: cores à parte, estou muito muito muito preocupado com o futuro do Sporting pois sem um Sporting forte, temo por um país desportivo golbalmente mais fraco.
Caro João Pires,
ResponderEliminarPresunção a sua, pensando que pode tirar conclusões acerca de alguém apenas por um comentário. Mas se tivesse lido o que eu escrevi veria que não alinho, nem nunca alinhei, nos dirigentes "Roquette", nem mesmo em JEB que ganhou com uma percentagem esmagadora.
A frase que destacou visa somente referir o que lá está, por um lado, as marcas não pretendem ser associadas a entidades duvidosas e por outro visam promover-se para incrementar as vendas, se há quem não compre - porque não acede àqueles bens e serviços - não lhes interessa. O problema do Sporting tem sido a debilidade interna que tem minado a sua credibilidade enquanto marca, por isso mantenho o que disse, o Sporting deve marginalizar as marcas que nos deixem e tentar alianças com os respectivos concorrentes directos, ao mesmo tempo que tem de trabalhar muito mais no reforço das suas estruturas.
Obrigado Roquette & Friends.
ResponderEliminarDesconfio sempre de lampiões "preocupados" com o SCP...
ResponderEliminarAté parece que o clube deles respira saúde financeira por tds os poros e é um exemplo de gestão e transparência... E que tal preocupares-te como o que Orelhas e seus 'compagnons de route' andam a fazer para os lados de carnide, ó João Pires?...Não te chega para ocupares o teu tempo? Olha que devia...
Eu continuo mt preocupado, obviamente, mas, pelo menos, durmo com a consciência tranquila: nc votei nos croquetes & companhia... Serve de consolo. É fraco? Pode ser, mas sp me permite dormir um pc melhor.
Convém tb lembrar que GL tb ajudou na festança... Os desvios no orçamento do estádio novo, p. e. ... As estórias da adjudicação tb não são propriamente um (bom) exemplo. E o LD, outro, que nc foi propriamente 'poupadinho' com episódios escabrosos ainda por apurar (alô João "custo zero' Pinto?... ups).
"Enterrar os mortos e tratar dos vivos" Td mt bem. Mas acrescento identificar hienas, correr com elas e afastar abutres desejosos de carniça.
Auditoria de Gestão? Sim, claro. Completamente de acordo com o comunicado da AAS. É caro? Tb se dizia que esta Auditoria Financeira o era e fez-se... Mais caro será deixar permanecer na órbita do SCP algumas das hienas que navegaram no seio do reino do leão.
Hoje foi dia de lembrar Roquette. Pela situação da generalidade dos clubes desconfio que deve haver vários Roquettes. Com a diferença que o leonino, num clube falido, construiu um estádio, uma academia e quebrou um jejum de duas décadas.
ResponderEliminarO serviço da divida e gestões desportivas falhadas levaram-nos até aqui.
A AAS só precisa de duas linhas para se desdizer. Mas podia tê-lo feito numa só, é tempo de pensar no futuro, com uma forca!
Deve ser para isso que precisam de tempo para estudar o documento, vão enforcar os juros que hipotecaram as parcas receitas.
ResponderEliminarPor essa ordem de ideias o SLB tem dois Roquettes e o FCP, sempre a ganhar, tem 1 e meio. Realmente há coisas que não se explicam. Só explicam porque é pararam de ganhar. Passado mais de 1 década, ainda andam á procura de Roquette. E não é com assobios que ele vem.
ResponderEliminarEsta auditoria pode marcar um ponto de viragem, ou seja, o caminho tem que ser outro, porque o mesmo conduzirá a um precipício.
ResponderEliminarTem também a vantagem de colocar a nu quão frágeis são os gurus da gestão que têm passado por Alvalade. Nos bancos, nas empresas, enfim, no seio da sua actividade profissional, trata-se de gente altamente qualificada, muito bem remunerada, supostamente do melhor que por ai existe. Mas para gerir o clube de coração são piores do que o mais danoso gestor público a administrar o que é de todos nós.
Nós sócios somos responsáveis em primeira instância, como um eleitor também o é quando elege políticos populistas, medíocres e que sobretudo se querem servir em vez de servirem.
Do Sporting muita gente se tem servido!