sábado, 4 de fevereiro de 2012

O costume…

Carrillo bem tentou...

Jogo decisivo para apurar o adversário do SC Braga nas meias-finais da Taça da Liga. A disputa seria exercida entre leões e galos, com vila-condenses à espreita em Moreira de Cónegos.

Sporting e Gil Vicente surgiam em momentos antagónicos, com a equipa leonina a atravessar a sua pior fase da época - que a ultima vitória sobre Beira-Mar apenas atenuou levemente- e um Gil Vicente confiante após estrondosa vitória em casa sobre o FC Porto. Apesar disso, as memórias recentes do último jogo disputado entre ambos, no mesmo palco, pendia (muito) favoravelmente para a equipa da casa.

Entrou mal o SCP com os primeiros 10 minutos a mostrar um Gil Vicente atrevido e a causar preocupação á defesa leonina em duas bolas paradas seguidas. Antes, após contra-ataque venenoso, já tinham criado algum frisson num remate fora da grande área que passou ao lado da baliza de Boeck. À passagem dos 10 minutos, Matias surgiria isolado dentro da área gilista após boa triangulação do ataque leonino, na melhor oportunidade do SCP em toda a primeira-parte. Este lance serviria para o SCP acalmar e assentar o seu jogo, permitindo um domínio sobe o seu adversário que duraria até ao intervalo. André Santos melhor no passe que o ‘trapalhão’ Renato Neto, justificava a titularidade tendo o apoio de Elias, mais recuado e a seu lado. Estes factos permitiram à equipa mais e melhores opções de saída para o ataque, com um jogo mais apoiado que o habitual. Paulatinamente, o SCP ia impondo o seu jogo e criando algumas situações perigosas. Foi, durante este período, que se notou maior qualidade no futebol praticado pelos leões desde há largos jogos a esta parte. Um futebol mais colectivo com a novidade de ver Capel a combinar frequentemente com os colegas na zona central do terreno. Como Carrillo e Wofswinkel não acertaram na baliza de Adriano, o nulo permaneceu até ao intervalo. Lisonjeiro para o Gil Vicente.

O início da segunda parte não produziu grandes alterações ao que vinha sendo a história da partida, até surgir o seu lance capital: Hugo Vieira (sempre muito rápido e acutilante) foge a toda a defesa leonina e Onyewu derruba-o no limite da grande área. Apesar de dificuldade em ajuizar o local exacto onde a falta é cometida, pareceu-me que o Penalty foi bem assinalado por Bruno Esteves, bem como a consequente expulsão do norte-americano após visionar o segundo cartão amarelo. Cláudio converteu, tornando a missão do SCP em atingir os seus objectivos tremendamente espinhosa. Elias ressurgiu no jogo, Matias tentou tudo e o peruano André Carrillo, em mais um soberbo lance de técnica individual, não teve fortuna e acertou no poste, até que… Caiçara derruba Matias Fernandez dentro da área aos 69 minutos. Se é certo que a falta não é tão evidente quanto a do penalty anterior, não deixa de ser verdade que, mas mais uma vez, o SCP viu-se objectivamente prejudicado pelo representante de hoje da APAF, em pleno Alvalade. No fundo, no fundo cumpriu-se o nosso destino na Taça da Liga, competição já com um tremendo historial de prejuízo arbitral sobre o SCP. Soma-se apenas mais um. O pior é que os erros arbitrais vão-se acumulando ao longo da época, e são transversais a todas as competições nacionais. Unicamente coincidências, claro está. Depois desse lance, que poderia proporcionar ao SCP outra capacidade para dar a volta ao resultado, o Gil Vicente viu-se empurrado para a sua área, mas com os minutos a esgotarem-se a equipa leonina foi perdendo discernimento, deixando de acreditar, permitindo aos minhotos, cada vez mais confiantes, boas oportunidades de ampliar o resultado. Marcelo Boeck, impediu-o, com um bom par de defesas nos últimos instantes do jogo. A expulsão de Caiçara aos cinco minutos do prolongamento chegou com vinte e cinco minutos de atraso e foi boa… para o próximo adversário do Gil Vicente.

Em suma, apesar da derrota, este foi um jogo em que SCP apresentou um modelo de jogo mais coerente, com maior qualidade (ainda que claramente insuficiente), mas erros próprios misturados com erros alheios e ausência de estrelinha ditaram, com alguma pitada de cinismo, o afastamento de mais um título em 2011-2012. Resta a Taça de Portugal, com a meia-final a ser disputada na próxima quarta-feira na Madeira perante o Nacional e onde Gooch não estará presente, restando a Domingos, em função de mais uma lesão de Rodriguez (?), reeditar a tão querida dupla de centrais dos sportinguistas. Aguardemos, serenamente, por melhor sorte…


Ficha de jogo
Estádio José Alvalade, em Lisboa.
4 de Feveiro de 2012
23 081 espectadores.
Árbitro: Bruno Esteves.

SPORTING: Marcelo; João Pereira (Rubio, 67 m), Onyewu, Polga e Evaldo; André Santos (Daniel Carriço, 58 m), Elias e Matías Fernández; Carrilo (Izmailov, 77 m), Van Wolfswinkel e Diego Capel.
TREINADOR: Domingos Paciência.
SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Rui Patrício, Insúa, Rinaudo e Seba Ribas.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Polga (6 m), Onyewu (37 e 52 m), Rubio (70 m), Elias (76 m). Cartão vermelho para Onyewu (52 m).

GIL VICENTE: Adriano; Daniel (Mauro, 89 m), Halisson, Cláudio e Júnior Caiçara; Luís Manuel (Zé Luís, 69 m), Pedro Moreira e Richard (Guilherme, 81 m); Rodrigo Galo, Hugo Vieira e André Cunha.
Treinador: Paulo Alves.
SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Jorge Batista, Paulo Lima, Tó Barbosa e Roberto.
Acção disciplinar: cartão amarelo para André Cunha (46 m), Júnior Caiçara (57 m), Pedro Moreira (60 m), Adriano (68 m), Guilherme (86 m). Cartão vermelho para Júnior Caiçara (90+5 m).

Golo: Cláudio (53 m g. p.)

25 comentários:

  1. Não concordo em nada com o jogo coerente que diz que o SCP apresentou, a coerencia foi no que?
    Tirando o Marcelo, o Carilho e o Matias o SCP foi zero, falhou golos feitos? sim falhou, mas nunca tomou realmente conta do jogo, o Gil teve sempre o jogo controlado, não entendo como jogadores como Joao Pereira e Elias com a produçao que tem tido nos ultimos jogos continuam titulares? como é possivel o Evaldo ou o Carriço jogar no SCP? que faz Izmailov, Jeffren e o Rodriguez no SCP alem de receber o ordenado? Isto preciza de uma limpeza pois a minha Paciencia esta a esgotar-se.
    O SCP neste momento é ZERO.

    ResponderEliminar
  2. Só uma pergunto porque tirar o Carrilho qundo estava a ser o melhor jogador do SCP? Alguem me explica??????????????????

    ResponderEliminar
  3. Fui ao Estádio.
    Deixemo-nos de tretas,análises e de teses sobre os "porquês".
    O Domingos não tem vida para isto e ponto final.

    ResponderEliminar
  4. Paulo,

    O melhor é contratar 19 gajos novos... Afinal, assim como assim, já estamos em falência técnica, por isso é estoirar o que não há e fazer nova 'limpeza' de balneário...

    O SCP tentou jogar apoiado. Na primeira parte esse esforço foi visível entre os 10 e os 45 minutos. depois a coisa deu para o torto em tds os sentidos. Convém não esquecer que com mais de vinte minutos por jogar o SCP teria todas as hipóteses de equilibrar a balança que no n.º de jogadores quer em golos, se dispusesse de um penalty justo.

    É sp um exercício especulativo. mas nã deixo de ficar com a sensação de que se o Gil Vicente tem disputado este msm jogo no Dragão ou na Luz, via os penaltys trocados, ou seja, o de que desfrutou transformado em livre directo e o que lhe perdoaram marcado... Mas são apenas pequenos 'pormaiores' q não fazem diferença nenhuma.

    ResponderEliminar
  5. O Domingos voltou a falhar nas substituições... A mais flagrante foi optar pelo Rubio em detrimento de Seba Ribas. Este jogo pedia o contrário. E tb não percebi a saída de Carrillo. Estava a ser dos melhores e o mais desiquilibrador.

    ResponderEliminar
  6. O SCP este ano tem bons jogadores, tem lá dois ou três cepos mas isso todos têm,desta vez temos um bom plantel e não é por aí que estamos mal.
    O Domingos treina o SCP pensando ainda que está em Braga...

    ResponderEliminar
  7. Esqueci-me de escrever que o João Pereira é o meu mais recente ódio de estimação.
    Já nem digo mal do Evaldo.

    ResponderEliminar
  8. O Domingos não tem carta para conduzir este camião....

    ResponderEliminar
  9. Virgílio,
    Ao contrário daquilo que o Domingos disse, o jogo não se resume aos penaltys (o de Oguchi que afinal foi uma falta fora da área e o de Kaiçara que não foi assinalado).
    O Domingos tem de mostrar serviço. Eu sei que contrariar a táctica do autocarro nem sempre é fácil, mas já era altura de se ver soluções estratégicas e não apenas ver os jogadores a tentar chegar lá com o coração.
    A visão redutora do treinador já não me satisfaz, pois às vezes aponta o dedo aos árbitros, às vezes aos jogadores, mas o que eu vejo é muita ansiedade, pouquíssimos automatismos, pouca equipa e pouca capacidade do Domingos em ler os jogos.
    Nem estou à vontade para me pronunciar sobre as escolhas de jogadores, porque obviamente não vou aos treinos, mas tem havido opções que me intrigam no onze inicial e mais ainda durante os jogos.
    No entanto, também acho que os árbitros continuam a fazer o seu trabalho de sapa com um timing terrífico, continuando a ser fácil prejudicar o Sporting. Mas todos sabemos que é assim, somos sempre obrigados a fazer melhor, mas temos mesmo de fazer melhor.

    ResponderEliminar
  10. Caro Virgilio,

    Acho que não vimos o mesmo jogo.

    Eu estive lá e vi bem a falta de garra e ambição da maioria da equipa.

    Para quem como eu esperava uma equipa de ataque do 1º ao último minuto, este jogo foi simplesmente mais um passo a caminho do final de época mais cedo do que todos nós pensávamos...

    Domingos e a equipa não estiveram hoje ao nível da grandeza do Sporting.
    Os dirigentes já não o tinham estado durante a semana...

    SL
    José

    ResponderEliminar
  11. 10A,

    Sobre Domingos disse o seguinte há umas semanas atrás:

    "Domingos tem tido tudo: estabilidade directiva, jogadores talentosos, resultado de um investimento como há muito não se via no SCP, até o apoio incondicional dos adeptos leoninos, cuja união tem sido notória graças ao esforço que notou na novel equipa directiva. O reforço da equipa de futebol e as disposições que se procurou adoptar de forma a melhorar o ‘ambiente’ no seio da família leonina e, consequentemente, proporcionar mais e melhores condições de sucesso, têm que ter outra correspondência."

    Passado algumas semana continua a aguardar 'outra correspondência, pelo que DP está a fracassar.

    De qlq forma esclareço que este post faz a análise a um jogo: o que acabou há pcs horas em Alvalade. Não analisa o momento nem o ciclo extremamente negativo do SCP e do seu treinador. E o q eu vi neste jogo foi uma equipa que foi eliminada da Taça da Liga a produzir futebol superior aquele com que derrotou o Beira-Mar, por exemplo... 'O futebol é isto'.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. José:

    "Eu estive lá e vi bem a falta de garra e ambição da maioria da equipa."

    Não discuto a tua opinião. O que digo e repito é que há mais dados para analisar para além do resultado e, na minha opinião, o SCP não jogou pior, não mostrou menos garra ou ambição (para usar termos que tu aplicaste) qdo comparado, p.e. ao jogo contra o Beira-Mar, e q acabou... por vencer.

    O que condeno e reflicto no post foi o baixar de braços que se notou no final da segunda-parte. Houve ali jogadores que se foram abaixo, deixaram de acreditar e isso não é aceitável. Há que lutar sp contra tds as adversidades até ao ultimo apito dos gatunos a APAF.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Virgílio,
    Tens razão, o post foi relativo a este jogo e eu extrapolei para uma ligeira apreciação ao trabalho do Domingos, mas isto não foi apenas motivado pela derrota, são sinais daquilo que eu vejo há tempo demais na equipa. A falta de correspondência que referes começa a ser inquietante, pois o ambiente em Alvalade tem sido do melhor que eu tenho visto nos últimos anos, em quantidade e qualidade, apesar da conjuntura difícil, apesar dos resultados titubeantes, apesar das indecisões, apesar das opções esquisitas.
    No jogo com o Beira-Mar, que eu vi ao vivo, tive uma sensação curiosa e que até podes achar descabido, num jogo trapalhão e muitas vezes inconsequente, senti que não perderíamos, sobretudo por causa do público, toda aquela gente a apoiar transmitiu uma segurança extra à equipa. Neste jogo, embora mantivesse um excelente apoio por parte do público e a equipa até tivesse momentos bem mais esclarecidos e de muito melhor futebol, senti sempre uma ansiedade "à Fernando Mamede" e a equipa foi-se abaixo, é certo que o trio de ataque de negro trajado foi mais do mesmo, mas mesmo assim continuo a achar que a equipa é excessivamente volátil, quase bipolar, tanto tem momentos de boas jogadas de envolvimento, como a seguir tem "paragens cerebrais" generalizadas.
    Há trabalho que já devia estar feito e a dar resultados, há jogadores que precisam de banco e outros que se calhar mereciam uma oportunidade no onze, há opções tácticas pouco compreensíveis e há alguém que tem de ter uma conversa com o Domingos, alguém que perceba muito de futebol e que tenha legitimidade para o confrontar com algumas destas questões. Veremos o que acontece quarta-feira.

    P.S. Só espero que a falta de correspondência não leve ao regresso do "carteiro" :)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Eu também estive lá (como na grande maioria dos jogos) e para mim este foi de longe o nosso melhor jogo pelo menos desde o Natal.

    Gostei particularmente de ver que hoje tentámos jogar futebol em vez de termos simplesmente tentativas de levar a bola até à bandeirola de canto..

    Quanto aos àrbitros, isto é simplesmente o resultado do castigo ao João Ferreira! Podem apostar que nos próximos jogos a regra vai continuar igual: em caso de possibilidade de dúvida é contra o Sporting.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  17. DP terá os seus méritos como treinador, mas está numa enorme encruzilhada - dá um passo à frente, dois para trás. Só três notas:

    - vi mais jogo pelo centro hoje, jogo apoiado e de equipa que quer dominar, do que nos jogos todos juntos dos últimos meses: DP+
    - não haverá na nossa equipa técnica quem repare que certamente 80% dos contra-ataques que sofremos (vários deles letais, como hoje) se devem à péssima tomada de decisão de João Pereira?: DP-
    - a substituição de Carrillo (em vez de Capel, inconsequente, ou Matias, em défice) é incompreensível, a entrada de Rubio em vez de Ribas uma enorme incongruência: DP-

    Haja paciência ... a ver se o homem se inspira, mas temo que nem ele acredite, já. Não haverá quem dê um murro na mesa?
    SL, MTP

    ResponderEliminar
  18. Não há nada mais infeliz, para nós e para o visado, que um lampião aventurar-se num blogue apoiante do seu rival e escrever umas quantas bojardas que, por força dos erros gramaticais, logo os identificam como benfiquistas.

    Desinfestem a zona, por favor.

    FORÇA SPORTING, apesar dos problemas que todos sabemos.

    ResponderEliminar
  19. Domingos já esteve mais motivado. Enquanto as coisas correm bem e as vitórias sucedem-se, ele aguenta o barco, consegue gerir as situações.

    Por outro lado, quando perde na Luz, perde o Rinaudo, é prejudicado num jogo, não ganha o Izmailov nem o Jefren, perde a cabeça do João Pereira e outras demasiadas desventuras, ele cede. Perde a noção. Consegue ver coisas que mais ninguém aparentemente compreende e que não resultam. Hoje, por exemplo, o Castillo em qualquer condição física ou adaptação táctica, naquele momento, teria de passar pela solução.

    O Domingos não consegue transmitir aos jogadores confiança porque ele também não a tem. Se calhar fez as contas ao que vai ganhar por objectivos no final do ano e perdeu a motivação.

    Os outros objectivos que permitem respirar um pouco nem estão assim tão longe: Gil em ca.. Nacional fora, fazer o possível com o City -espero, recuperar 5 pontos ao Braga e ir à Champions valorizar activos.

    Há jogadores para fazer bem melhor mas na verdade é tudo muito complexo. Uma coisa é certa, parece-me que o Domingos não tem de facto mãozinhas para 'um camião' onde os problemas extra do que se passa no relvado tenham tanta influencia. Provavelmente no Porto fará um belo trabalho.

    A má imprensa e má arbitragem ajudam a criar instabilidade e no campo perder pontos estratégicos mas isso tudo junto não explica o jogar-se tão pouco durante tanto tempo. O Sporting tem, sem lesionados crónicos, um 11 para ganhar a maioria dos jogos.

    O Sporting está numa fase muito complicada da sua existência. A realidade pode ser dura para quem não gera receitas. O presente quer-se muito mais positivo para haver um futuro que seja..

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  20. A expulsão e o penalty do Gil são claros. Só discordo do primeiro amarelo ao Onyewu, pois nem falta é. O fiscal de linha tem obrigação de ver o penalty sobre Matias.

    Houve mais Sporting, especialmente na 1ª parte. Não chega.

    Não percebo porque não joga André Martins e porquê que não foi testada uma nova alternativa a João Pereira, ainda mais quando se sabe que não jogará no Funchal, com o Marítimo. E na 4ª há jogo e sempre podia descansar.

    Mais uma vez a espiral é negativa e não há meio de sair.

    ResponderEliminar
  21. @Cantinho do Morais
    Não concordo que o penalty a favor do Gil seja assim tão claro. Ainda hoje, após algumas (muitas) repetições de vários ângulos fico com a sensação que a falta ocorre fora da área (quando muito em cima da linha, não sendo por isso assim tão clara).
    Concordo a 100% que o 1º amarelo ao Oniewu foi um erro gritante, pois desde o 1º visionamento que fiquei com a certeza que corta a bola e só depois ocorre o contacto.
    A falta sobre o Matias... Já vi penalties assinalados por menos, é penalti claro...

    SL

    Gr33n C0d3r

    ResponderEliminar
  22. Gr33n C0d3r,

    Quando eu digo que o penalty de Onyewu é claro, é porque é compreensivel que ele marque penalty. Se é difícil ver em casa se é dentro ou fora, face ao movimento dos jogadores e à zona de queda, é normal que se marcada grande penalidade. Mesmo se for fora não é um erro resultado da incapacidade ou maldade do árbitro, é porque não é fácil ver ao certo onde começa a falta.

    ResponderEliminar
  23. 10A:

    "Só espero que a falta de correspondência não leve ao regresso do "carteiro" "

    LOL... "Correspondência": se calhar não é o termo mais correcto mas foi usado no no sentido de resposta ou retribuição, claro. hehehe


    Qt ao regresso do "carteiro"... Livra, não chegam já os cromos que lá temos? Ainda por cima cromo repetido... Como diz o outro: SAFA!

    SL

    ResponderEliminar
  24. Leão de São Paulo diz.
    Como é que este blog permite comentários de lampiões neste espaço. Já agora alguem me responda, quanto ganha o Elias para não fazer nada nesta equipa.

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)