quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sá Pinto luta contra o(s) cancro(s)

A expressão é demasiado infeliz para não merecer reparo e inadmissível quando aplicada a jogadores que viveram toda a sua vida desportiva e se tornaram profissionais com a camisola do Sporting vestida. Falo, como já devem ter percebido, da utilização da palavra "cancros" aplicada a jogadores como Pereirinha, Carriço e André Santos, tal como já tinha sido utilizada com Djaló, Moutinho e Veloso. 

Não é preciso construir um mundo virtual para perceber que aqueles 3 elementos que ainda fazem parte do plantel actual ainda não confirmaram o que deles se esperava, vivendo abaixo do que prometiam e do melhor que já conseguiram fazer. Mas atribuir-lhes a responsabilidade pela degeneração do nosso futebol, como se esta se estabelecesse, por responsabilidade deles, de forma metastática, é não só injusta como desprovida de sentido. 

Para chegar a essa conclusão nem é preciso ser um expert em futebol, basta usar um pouco do senso comum para perceber que poucos conseguiriam sair incólumes de entre as rodas dentadas da trituradora que tem sido o futebol profissional do Sporting nos últimos anos. Se nelas pereceram jogadores experimentados, porque o mesmo não haveria de acontecer com os que, em fase inicial das suas carreiras, gostariam de evoluir ao invés de estagnar? 

Não é o mesmo Sporting que tem falhado aos adeptos que também lhes tem falhado a eles e que agora parece querer afectar, pelo mesmo processo, jogadores que há 2 meses eram unanimemente considerados bons, como Elias ou Wolfswinkel, por exemplo? Não sucede a eles o mesmo que a qualquer profissional que, numa empresa mal gerida, vê as suas esperanças de evolução profissional soçobrarem?

É essa a primeira impressão favorável que me deixa Sá Pinto e que, espero, não seja também o seu primeiro ponto de fricção com a bancada. Foi nesse primeiro embate com a opinião mais truculenta e por vezes histriónica que Domingos deu os primeiros ares de hesitação que haveria de terminar em desnorte, inevitável em que prescinde das suas convicções. 

E como são precisas convicções para alterar o estado em que Sá Pinto encontrou o futebol praticado pelo Sporting! Porque a mudança tem que ser feita em andamento, obtendo resultados, que são os únicos que conferem para a opinião pública, contabilidade feita, a justeza das opções tomadas. Se tiver êxito, como todos desejamos, Sá Pinto curará os tais cancros. Os dos jogadores e também das opiniões mal formadas. 

P.S.- É um sinal de esperança em melhores dias quando se percebe, pelas palavras de João Pereira(1), que a mensagem de Sá Pinto já começa a ser assimilada pelo balneário. Ainda no mesmo tom é também bom perceber que, até agora, o treinador tem sabido comunicar(2) ao nível que é exigido a alguém na sua posição e nas circunstâncias, pessoais e as que envolvem a instituição, em que assumiu o cargo.

(1)Ainda tivemos pouco tempo de trabalho, estamos a assimilar novos processos. Demora algum tempo. Estamos a tentar fazer, dentro de campo, aquilo que nos foi transmitido. Principalmente assumir a nossa personalidade e não ser levados a jogar de determinada maneira por aspetos exteriores, principalmente por influência do público. Às vezes sentíamo-nos um pouco pressionados; parecia que a bola picava nos pés e batíamos logo na frente. Agora não, temos a nossa personalidade. Mesmo que as coisas corram um pouco mal, somos homens e temos de assumir os erros e tentar praticar melhor futebol.

(2)A atitude ou situações pontuais em termos de demonstração de insatisfação, não é por [os adeptos] não estarem com a equipa. Compreendo que exista alguma impaciência e tristeza por não verem a equipa a conquistar os resultados que eles gostariam que tivéssemos alcançado até agora. Não vejo que não queiram apoiar a equipa, agora, se houver uma circulação lenta ou uma perda de bola, gostariam de estar lá dentro e poder ajudar, ou dizer para não fazerem isto ou aquilo. É um aspeto emocional; eu próprio, quando estou na bancada, fico mais nervoso. É normal. Os jogadores não sentem que o público não está com eles; sentem que ele está. Mas é um facto que se houver um ambiente continuo de desconfiança, com assobios... se o sentirem, isso não vai ajudar. Por isso digo para os adeptos acreditarem, apoiarem, para terem alguma benevolência em relação a tudo o que nos envolveu.

17 comentários:

  1. "Pereirinha, Carriço e André Santos"

    Daqui a uns tempos vais começar a ver o pessoal juntar a essa lista o André Martins.


    "Mas atribuir-lhes a responsabilidade pela degeneração do nosso futebol, como se esta se estabelecesse, por responsabilidade deles, de forma metastática, é não só injusta como desprovida de sentido."

    Para alem de, como poderia ser culpa deles, se eles até nem jogam assim tantas vezes.

    ResponderEliminar
  2. Simples...Vozes de burro não chegam aos céus!Eu próprio já não consigo argumentar com o simples adepto de futebol. De acordo a 100% com o texto.

    ResponderEliminar
  3. A Comissão Coordenadora dos Núcleos do Sporting teve conhecimento de que estão a ser preparados desacatos por parte dos holligan's da claque da equipa polaca, ao que tudo leva a crer, contra/com a Juventude Leonina.

    Representantes da claque polaca já estarão em Portugal desde a semana passada com o intuito de fazerem o reconhecimento do Estádio e zona envolventes.

    Dos cerca de 2.000 polacos esperados, 300 estarão identificados como membros holligan's.

    Aconselhamos, portanto, a quem se deslocar a Alvalade para assistir ao jogo que o faça com cuidados reservados.

    Devem evitar circular no espaço onde estão instaladas as claques do Sporting.

    Que isto não passe de uma ameaça... mas face ás notícias que nos chegaram, não poderíamos de deixar de colocar aqui o ALERTA !"

    ResponderEliminar
  4. Como grande defensor da cantera leonina estou com o Sá Pinto(e com alguns outros adeptos) na recuperação dos jovens formados em Alvalade!

    Tanto André Santos (na posição 8), como Carriço e Pereirinha têm entrado muito bem. Sobre o Pereirinha tenho de realçar a sua inteligência, qualidade técnica e rapidez...falta-lhe é ainda um click para que se liberte e consiga explanar todo o seu futebol.

    Só tenho pena que o André Martins não jogue mais. No mínimo merece isso! No mínimo! Com quantos anos o Moutinho foi titular do Sporting?

    PS- Tenho visto alguns jogos do Braga na TV e há um rapazinho que joga no ali no meio que mete a bola onde quer. Não custou balúrdios, não deve receber por aí além e tem uma classe digna de registo. Como poucos no futebol português. Chama-se Hugo Viana.

    Pedro M

    ResponderEliminar
  5. já agora ponham os infantis e os escolinhas no onze! quando é que se mentalizam que nem tudo o que sai da formação é ronaldos, nanis, figos, futtres , etc. quanto a estes três, para mim não passam de jogadores banais. SL.

    ResponderEliminar
  6. Sempre considerei que no plantél do Sporting devem existir jogadores formados na Academia,para crescerem como atletas devem ter na retaguarda uma estrutura que os apoiem, que os enquadrem e por fim nós os sportinguistas temos que estar lá para os incentivar, para os apoiar.

    Já não tenho paciência para os que assobiam os nossos, para os que insultam os nossos jovens vestidos de verde e branco.

    Podia deixar aqui uma listagem de jogadores mal amados e constantemente assobiados, seria, infelismente, demasiado extensa, como tal, deixo para reflexão; o ambiente que Rui Patricio teve em muitos jogos em Alvalade e agora é titular indiscutível do Sporting e número 1 da seleção.

    ResponderEliminar
  7. quando é que se mentalizam que nem tudo o que sai da formação é ronaldos, nanis, figos, futtres , etc.

    E ainda bem que não são...mas são bem melhores do que os que saem dos outros lados e que alguns acham que teriam lugar no plantel. (PAulao...)

    ResponderEliminar
  8. Para o anónimo anterior e para os que se sigam convido a ler onde é que defendo que "tudo o que sai da formação é ronaldos, nanis, figos, futtres , etc."

    Ora isso não quer dizer que o Sporting não deva contar com eles. Que jeito daria logo ter o Viana e o Custódio logo. E não são "ronaldos, nanis, figos, futtres , etc."...

    ResponderEliminar
  9. ao anónimo das 12 e 30 e com todo o respeito, uma equipa de futebol também não é só constituída por Ronaldos e Nanis e Futres. prefiro ter um jovem da formação que um estrangeiro que não acrescenta nada à equipa. SL

    ResponderEliminar
  10. Há algumas analogias fajutas no texto.
    Primeiro comparar Carriço, André Santos e Pereirinha não me parece o mais acertado. Em termos de qualidade, utilidade e acima de tudo, contestação sofrida pelas bancadas.
    Mas muito menos comparar com Moutinho, Veloso e Djaló.
    Se querem fazer de Djaló um génio incompreendido pelos sportinguistas, já não podem dizer o mesmo de Veloso e Moutinho. Ambos foram queridos em Alvalade. Se não o foram toda a gente sabe que foi por razões extra-futebol, por declarações feitas e não pela qualidade apresentada em campo. Parece-me ridícula a comparação.

    E quanto ao responsabilizar de Pereirinha, A Santos e Carriço pelas derrotas do Sporting, sinceramente não me lembro de sportinguistas o fazerem. Questionar as opções é uma coisa, incutir-lhes culpa pelos resultados é outra.

    Indo um a um, Pereirinha já tem à volta de meia centena de jogos com a camisola do Sporting. Tem 23 anos e nunca encantou ninguém. Apenas o facto de ser formado nas nossas escolas lhe dá crédito hoje em dia. Isto porque tem um futebol sem números (poucos golos, poucas assistências, roubos de bola, nada), pouco ambicioso, menos ainda virtuoso e também com défice de entrega ao jogo.
    Já não espero nada de extraordinário dele, como em tempos esperei. Daí que não o veja útil ao Sporting. Gosto de o ver no plantel pois é uma solução de recurso. Pode ajudar a dar alguma qualidade à posse de bola, se tiver confiante. Pode ser útil a defender resultados. Pode, quem sabe, ser útil a construí-los se conseguir chegar à linha para cruzar. É que a maioria das vezes não consegue. Também acho que tem um pontapé fácil e um remate de longa distância razoável, que devia explorar mais. Mais optimista em relação ao que o Pereirinha pode dar, não consigo ser.

    André Santos é um miúdo que não irá explodir. Não irá ser jogador para outros campeonatos, nem sequer será um Moutinho ou um Raul Meireles.
    O que não quer dizer que o SCP não retire muitos frutos dele! Quando ganhar confiança para ter a bola e arriscar mais num passe um pouco mais complicado, poderá sobressair. O remate está lá, sempre se viu. Mas se não faz sentido exigir muito do André Santos, menos faz exigir dele a trinco! Nunca. Só poderá render quando estiver pouco preocupado com tarefas defensivas, para as quais decididamente não é jogador. É um 8 puro e uma boa alternativa ao Schaars. Curiosamente uma posição que ainda não fez esta época!! De resto, não me parece que seja assim tão contestado em Alvalade.

    O Carriço é um central que compensa a falta de altura e velocidade, com um razoável posicionamento e uma entrega e ambição gigante. Entrou em Alvalade como Senhor Central, algo que rapidamente se percebeu não ser, o que leva a alguma desilusão. No entanto, não vejo assim tanta contestação para com o Carriço.

    Aliás, tirando o Pereirinha, não vejo uma contestação tão acentuada como se quer passar aqui. Vejo por parte daqueles que se exaltam no jogo mais com os erros do Sporting do que com as virtudes. Mas esses são tão broncos que não lhes podemos dar bola.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Cancros são aqueles que minam, constantemente, o Sporting, quer no interior, quer no exterior.

    E há um (que nem é dos piores) que me enerva pois é mais certeiro (na hora de aparecer) que um relógio suíço, Pedro Venâncio. Está sempre a falar, a opinar e a minar. E sempre antes de jogos importantes. Foi vê-lo no dia do jogo do Nacional e é vê-lo hoje, antes do Légia. O que mais me enerva é que ele foi jogador (nunca venceu nada, a não ser uma Supertaça; lesões também era com ele) e sabe quanto é importante a estabilidade emocional.

    Se hoje vencermos, ele será dos primeiros em quem vou pensar.

    ResponderEliminar
  12. Formação?

    Com algumas loucuras, hoje ou em alguns jogos, podíamos estar assim:

    Patrício
    Pereirinha; Carriço; Veloso; Emídio Rafael (ou Tiago Pinto);
    Moutinho; Custódio; A. Martins;
    Carlos Martins;
    Varela; Djaló;

    (e ainda havia André Santos)

    ResponderEliminar
  13. Acho engraçado o tratamento que alguns Sportuinguistas dão aos nossos jogadores, especialmente os da formação.
    Eu como sou velho, lembro-me do Futre ser assobiado em Alvalade (num jogo com o Varzim), o Figo foi assobiado, o Nani também, o Moutinho emperrava o jogo todo, o Patricio era frangueiro (agora está melhor), etc, etc.
    O unico que nao foi assobido foi o Cristiano, pis ... mas esse .. não tivemos tempo de o assobiar.
    Quando roubamos o Pacheco aos lampiões era o maior do mundo, mas o Mourato, o Venâncio, o Filipe eram uns toscos do caraças.

    SL

    ResponderEliminar
  14. Cantinho do Morais.
    Não brinque.
    Com esse equipa nem na Orangina nos safavamos.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo,

    apesar de não concordar que "Com esse equipa nem na Orangina nos safavamos", o que eu vincar é que já tivemos opções credíveis e baratas para, hoje, ter uma equipa só de formação. Embora haja desiquilibrios, esta podia ser uma base, onde se acrescentaria um central e um melhor defesa-esquerdo e um ponta de lança.

    E não me diga que Veloso, Moutinho, Viana, Martins e Varela não tinham lugar neste Sporting.

    Repare que eu também podia colocar Saleiro, Paulo Renato, André Marques e João Gonçalves, mas acho que esses não têm qualidade para o nosso plantel principal. Não sou tapado.

    Embora não seja inferiores (bem pelo contrário) a Ronny, Cristiano, Tiui, Mota, Koke, Had, Pedro Silva, Evaldo, Gladstone, Grimi, etc e etc.

    ResponderEliminar
  16. Cantinho do Morais.
    em vez dessa equipa vulgar, que tal antes esta?

    Rui Patricio
    cedric R. Neto carriço tiago pinto
    M. Velouso
    R.Quaresma H.Viana Adrian Nani

    C. Ronaldo

    isto sim, valia bem a pena.

    ResponderEliminar
  17. Liedshow,

    Eu estava a tentar ser realista... Quaresma, Nani e Ronaldo!!!
    Todos os que coloquei ainda podiam estar no Sporting. Esses, infelizmente, não.

    O Adrien, esqueci-me do Adrien!!! Imperdoável.

    O Cedric não o meti porque esta é a sua 1ª época a jogar a sério.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)