terça-feira, 7 de agosto de 2012

A solução para o caso Adrien

Antes de ir directamente à solução para o caso Adrien vale a pena perguntar porque se fala tanto num jogador de a quem se reconhece apenas uma época ao mais alto nível. Obviamente que o argumento colhe à primeira vista mas é tremendamente redutor, para não dizer primário e superficial. 

Adrien não é apenas o que fez o ano passado na Académica, tem atrás de si um percurso muito bom nas selecções jovens, onde acumulou  43 internacionalizações. Ainda com 18 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, em 2007, onde realizou cerca de 33 jogos até ser "deportado" para o Macabi, de Israel, no final da época de 2009/10. 

Para quem já não se lembra, convém recordar que essa foi a primeira época da presidência de Bettencourt, do "Paulo Bento Forever!" que duraria apenas uns meses e terminou com Carvalhal e um 4º lugar. Foi nessa altura que Adrien renovou o contrato que expira no final da presente época.

Perante tudo isto o estranho não é porque se fala tanto de Adrien, mas como é que o jogador conseguiu afirmar-se ao estrear-se em anos de nítido declínio colectivo, ausência de uma aposta consistente e planificação de carreira e ser um dos melhores valores nacionais da sua geração como, aliás, sempre foi. Isso diz tudo do seu valor e responde, ou deveria responder aos mais cépticos. 

Os que sempre disseram que o jogador não prestava ou não tinha estaleca para o Sporting, seguramente que pensam o mesmo relativamente aos clubes rivais, pelo que, neste momento, só lhes deveria interessar que o jogador saltasse para o colo de um deles porque, sendo coerentes, eles ficariam mais fracos.

Muito se tem falado do papel da SAD no presente caso. Sendo o clube e SAD só um há pelo menos 3 equipas de diferentes dirigentes da SAD a tomar decisões no futebol do Sporting desde que Adrien é sénior. Depois da demissão de Ribeiro Telles e sua equipa, onde foram directores desportivos Carlos Freitas e Pedro Barbosa, Adrien conheceu ainda Costinha, que o mandou para Israel (decisão co-responsável de Paulo Sérgio),tendo o jogador volta a encontrar Carlos Freitas, desta feita com Luis Duque. 

Esta é uma realidade que não pode ser esquecida quando se analiza e delibera sobre o que é hoje o futebol do Sporting e como se chegou aqui. Torna-se difícil, neste cenário, perceber onde começam as responsabilidades de uns e de outros mas, mais importante parece-me perceber que, entre erros e acertos, é difícil fazer muito melhor perante tanta mudança em tão pouco tempo e a consequente instabilidade que lhe está associada. Seguramente um tema para outro(s) post(s) e também um bom tema de reflexão a quem exige uma revolução a cada resultado negativo...

Mas para que a responsabilidade não fique solteira é bom dizer-se que a actual gestão ou (a) foi conservadora na análise que fez do jogador, (b) não estava segura do valor do jogador, (c) ou confiou em demasia na ligação ao clube que o próprio mais do que uma vez apregoou publicamente. E, convém lembrar, que Adrien quis regressar ao Sporting depois de uma aventura no Chelsea, que não deixou boas recordações ao jogador nem aos seus compagnons de route. A verdade é que emprestar um jogador nas condicionantes de Adrien é uma demonstração de dúvida e um risco que agora se pagará, de uma forma ou de outra.

Como é óbvio faz pouco sentido "cortar os pulsos" perante a possibilidade de perder o jogador a custo zero, ou de nos acharmos particularmente "incompetentes" quando fizemos o que fizemos ao PSV com Labyad. Seria apenas compreensível a quem tem problemas de auto-estima e não percebe que estar no mercado é como jogar à bola: ganha-se umas vezes, empata-se e perde-se noutras.

Com o mal consumado o lote das panaceias reduz-se drasticamente. E, por isso mesmo a resolução do caso começa seguramente por, perdoem-me o francês, começar por tê-los no sitio. A SAD e  até os adeptos, bem entendido. 

A SAD porque se trata de uma activo importante e que poderá vir render dividendos desportivos e económicos mas, saliente-se, está longe de ser um jogador insubstituível ou fundamental para o êxito da equipa, face ao que é hoje o plantel principal e equipa B.

Os adeptos, pelas mesmas razões que a SAD, e por estarem mais expostos às maquinações e estratégias de quem gostaria de ver o jogador com mau ambiente em Alvalade. Para lá dos rumores há muita informação que nos escapa.

Chegados aqui é fácil constatar que o jogador não permanecerá em Alvalade pelo dinheiro que possa vir a auferir. Com clubes ingleses na corrida, e até eventualmente os nossos rivais, o Sporting dificilmente poderá igualar a oferta. Esse será também o ponto de vista do advogado do jogador a quem interessa sobretudo vender pela melhor oferta, sendo-lhe indiferente a carreira do jogador.

Do ponto de vista desportivo também não é certo que Adrien seja titular, mas pode muito bem sê-lo, como ainda se viu recentemente em Huelva. Assim tivesse ele coragem para apostar na permanência, no que me pareceria uma boa decisão face à sua valia e ao momento da sua carreira. Adrien tem tudo para vingar neste Sporting e, jogando, é um dos principais candidatos à renovação inevitável da selecção A.

É aqui que o Sporting ainda detém uma arma importante sobre o caso. Adrien também sabe que pode triunfar no Sporting ou que, não assinando, pode passar um ano na casa das máquinas. Esta é uma solução, ao jeito de bomba de fragmentação, que está nas mãos do clube mas que não evita que, no futuro, Adrien apareça pintado de outras cores. Ora isso não deixaria os Sportinguistas indiferentes. Pessoalmente, e sobretudo porque acredito no valor do jogador, seria uma afronta semelhante a outras.

Falando-se insistentemente no interesse do FCP no jogador - mais por "tradição" ou por interesse real, vá-se lá saber, mas a SAD saberá... - poderia equacionar-se a hipótese de uma negociação directa, não com o objectivo de uma venda, mas como hipótese de uma troca. Sabe-se que Moutinho pode sair - o que também nos interessa - e sabemos que o lugar de 9 continua em aberto. Não me repugnaria, e apenas no caso de Adrien não querer ficar, a troca com Kleber. Trata-se de um avançado jovem que por isso está ainda a tempo de limar algumas das suas insuficiências para as juntar às qualidades que indiscutivelmente possui e que poderia constituir uma alternativa e até mais-valia em relação a Wolfswinkel. Veríamos depois quem ficaria a ganhar com a troca...

Dito isto, e se se confirmar a irredutibilidade do jogador em renovar, a solução que satisfaria as partes envolvidas seria a venda com cláusula de preferência e/ou recompra. Mas a casa das maquinas não deixa de ser uma solução a equacionar e a aplicar caso a SAD esteja segura da má-vontade  e menor lisura de processos e intenções do jogador para com o clube.

O Troféu "Os 5 Violinos" permitirá lançar alguma luz sobre o assunto. Sá Pinto seguramente que não continuará a dar minutos - como tem dado, saliente-se - a um jogador que sabe que não pode nem deve contar com ele. No mais Adrien tem todo o direito, como têm todos os jogadores, em procurar o melhor para si na hora de assinar qualquer contrato.

PS- Post actualizado posteriormente à publicação inicial, com a inserção do parágrafo relativo à troca com Kléber, que ficou no prelo. Aos que já comentaram as minhas desculpas. 

40 comentários:

  1. A não renovação de Adrien coloca-se a qualquer um "apostador" como uma opção de rentabilidade segura. Escrevi algures na blogosfera leonina que o jogador estava de malas aviadas para o Porto. Continuo a pensar o mesmo. Ou melhor aumentam as minhas certezas sobre esta solução. Com Moutinho de saída, agora ou em Janeiro, Adrien, como diria Pinto da Costa, é um jogador com perfil à Porto. Julgo que será também um jogador incontornável na selecção portuguesa do próximo futuro.
    Também tenho uma solução para o caso Adrien. Em primeiro lugar a tentativa séria de renovação sem demoras. Por um jogador com este potencia, prata da casa, sem necessidade de investimento na compra, pode-se pagar um salário elevado protegido por uma cláusula de rescisão a respeitar no futuro.
    Em segundo lugar caso a renovação não se resolva até ao final de pré-época o jogador deixa de contar desportivamente e deve manter-se a treinar... para manter a forma. Sairá na mesma no final da época mas não passará um ano a utilizar a instituição para se valorizar em proveito dos seus adversários. Claro que o jogador, com o seu inefável representante, podem sempre numa situação com esta apresentar uma proposta para a recisão antecipada do contrato. Tudo uma questão de números.
    O clube não deve continuar a admitir iniciar as temporadas com jogadores que seis meses depois estejam livres para decidirem a sua vida enquanto representam, e se valorizam, no Sporting.

    ResponderEliminar
  2. Na novela Adrien existe um facto que não deve ser descurado. Adrien não tem empresário, negoceia directamente ou através de advogado.

    Aquilo que neste momento me ocorre dizer é que a relação de confiança indispensável numa negociação entre partes foi quebrada pelo advogado.

    A única coisa que faria era recusar qualquer negociação com aquele advogado, mantendo intenção de falar com Adrien ou qualquer outro representante por ele indicado.

    Isto até 31 de Agosto...

    ResponderEliminar
  3. Claro que o Adrien vai para os corrutos do porto.è o que eles costumam fazer pela calada panão pagarem o prço justo.

    ResponderEliminar
  4. Das duas uma, ou o advogado excedeu as instruções que tinha ao pronunciar-se publicamente sobre o caso e enviar cartinhas para os jornais (que é algo que viola as mais elementares regras deontológicas da profissão, mesmo sendo francês), ou está a agir em consonância com o cliente.
    Se excedeu tem de ser dispensado, pois o Sporting não pode estar a negociar com alguém que não reflecte a vontade do seu representado, se está a agir de acordo com Adrien, que há bem pouco tempo teve afirmações de plena confiança em quem estava a tratar do seu futuro, o jogador tem de ser encostado, pois se não quer renovar é porque não tem interesse em continuar a jogar de Leão ao peito e se assim é nem na B tem lugar. A ser assim concordo com a receita do PLF.

    ResponderEliminar
  5. excelente texto.

    são exactamente essas as 3 opções e vamos esperar que a melhor seja tomada de forma celere por quem de direito.

    uma venda com direito de opção ou recompra por um valor razoavel seria a minha preferida, uma troca por Kleber seria a seguinte mas se se tiver de pôr o rapaz um ano a treinar sozinho também se deve avançar sem hesitar, ás vezes alguem tem de servir de exemplo.

    ResponderEliminar
  6. O Adrien vai para a casa das máquinas e para o ano irá para o Benfica,aonde irá dar um salto qualitativo que fará os sportinguistas arrancar os cabelos pela estupidez demonstrada em todo este processo.

    ResponderEliminar
  7. Xirico,

    Se o Adrien seguir o mesmo caminho que o Labyad, O Rojo e o Viola, jogadores que andaram a farejar, fico descansado.

    ResponderEliminar
  8. Num processo negocial o pior erro que se pode fazer é perder a cabeça. O Sporting, neste momento, para defender os seus interesses só deve manifestar publicamente o IMENSO interesse em renovar contrato com Adrien, de preferência com elevados elogios ao seu profissionalismo, dedicação e lembrando os longos anos de ligação (frases bonitas como as de Adrien).

    Gosto de algumas declarações mais extremadas, com castigos, afastamento do grupo e afins. As pessoas quando gostam do patrão são implacáveis! O Sporting já fez essas acções com alguns atletas e o resultado foi o plantel apoiar o seu colega.

    Estas medidas de força só têm efeito se forem de curta duração, um atleta a treinar à parte durante um ano, transforma-se naturalmente num problema para o grupo, todos se começam a rever no atleta isolado quando for o seu momento de renovação e a criar anticorpos à direcção do clube.

    Julgo que o processo terminará na renovação ou na venda em definitivo.

    ResponderEliminar
  9. À muito que comento em vários blogues, que ele está só à espera (queimando tempo) para saber se montinho sai dos andrades ou fica. Desde que foi treinado por p. emanuel que lhe fizeram a cabeça para ir para os bimbos! Se não assinar, deve passar toda a época sem treinar nem jogar! E o Sporting deve cortar relações com os andrades!Cumps.

    ResponderEliminar
  10. Mt sinceramente, caguei no Adrien Silva. Nesta altura qlq solução passa por remediar o que se deveria ter prevenido a tempo e horas. Não se fez, no regresso a Portugal antes do empréstimo à Académica, p. e., e agora é tarde. É que já nem me arrelio...

    Resolvam 'mazé' (rapidamente) a situação do Rui Patrício, até pq esse sim é fundamental.

    E vendam duma vez por todas o (quase trintão) Izma que tb já anda por cá anda a fazer fretes...

    ResponderEliminar
  11. Se o Adrien e o Izma saírem, de repente passamos de excesso de opções no meio campo para algum défice.

    E seja o jogador A ou B o que importa é os responsáveis fazerem uma avaliação dos jogadores que interessam e ter o assunto resolvido no máximo 18 meses antes do fim do contrato.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde.
    Sei, de fonte segura, e a SAD do Sporting também, que o jogador já tem assinado compromisso com o Futebol Clube do Porto para 2013.
    Portanto, deixemo-nos de comentários.
    Solução: vender a um Clube estrangeiro, por preço baixo, mas com percentagem elevada nos lucros em caso de revenda nos próximos três anos, para evitar que alguém se fique a rir.

    Uma boa tarde a todos.

    ResponderEliminar
  13. Se ele não quer renovar tem de ficar um ano encostado.simples. Não joga mais pelo Sporting. Depois, que siga a vidinha dele.
    E ainda dizem para apostar na formação e nos tugas.
    Que fodam

    ResponderEliminar
  14. Estou como o Virgílio, nesta altura estou-me marimbando para o Adrien.
    Aliás, pode ter muito potencial e ter prometido muito, mas por enquanto, quem é o Adrien?
    O meu avô tinha uma expressão que dizia "quanto mais se baixam, mais se lhes vê o cu".
    Espero que o Sporting não se baixe e mostre a este mercenário que não irá ceder a pressões de qualquer espécie.

    P.S. - LdA, não concordo quando dizes "...convém lembrar, que Adrien quis regressar ao Sporting depois de uma aventura no Chelsea...". O que acho que convém lembrar é que ele, assim como os outros 2 que gostava de saber por onde andam eles hoje, saíu do Sporting à papo-seco e após arrependimento, o Sporting o recebeu de braços abertos.

    ResponderEliminar
  15. E já agora, um pormenor que deve ser o que o Adrien tem fisgado e já deverá ter "alguém" por trás para lhe financiar a jogada.
    Se o Adrien não renovar, não vai para o banco, nem para a equipa B, nem se vai equipar na casa das máquinas.
    Rescinde a 30, paga o ano de salários que lhe seriam devidos se cumprisse o contrato e a 31 assina por outro clube.
    Tem margem para esperar se outros jogadores saem dos seus clubes para ir para lá ocupar a posição deles.

    ResponderEliminar
  16. Visigordo,
    É por entrar no último ano de contrato que pode rescindir e ficar dono dos seus direitos desportivos?

    ResponderEliminar
  17. Pois... bem observado, e obrigado pela correcção, 10A.
    Sol, calor, bebe-se mais uma para não desidratar e depois dá nisto ;)
    Só me lembrei dos direitos financeiros.
    Sendo assim, agrada-me que não possa fazer aquilo que lhe apetece.

    ResponderEliminar
  18. Ou Kleber ou Belluschi. Posição 10 resolvida com competência

    ResponderEliminar
  19. Visigordo, o Sporting até se pode antecipar a esse cenário. Marca uma sessão de autógrafos do menino para a Loja Verde no próximo domingo antes do jogo e se ele recusar já pode abrir um processo disciplinar...

    ResponderEliminar
  20. E não só. Obrigá-lo a um cumprimento escrupuloso de todas as regras (as já existentes, claro, para depois não irem queixas para o Tribunal de Trabalho), com horários rigorosíssimos, com penalizações financeiras ao fim de cada mês.

    ResponderEliminar
  21. Kleber ou Belushi? bebam menos pá!

    ResponderEliminar
  22. A resolução do caso Adrien é fácil - basta ele tornar-se agenciado pelo Jorge Mendes.

    ResponderEliminar
  23. No futebol de hoje, treinar às sete da manhã, na casa das máquinas ou sozinho é para o lado que os jogadores dormem melhor, até podem chatear um bocado mais e ter um empresário ou mandatário a dizer "coitadinho do crocodilo".

    A única linguagem que ambas as partes entendem é euros. É arranjar formas de pagar menos euros ao jogador e receber o máximo possivel pela saída. Qualquer outra solução, renovação ou venda implica o acordo de ambas as partes.

    Mas não me parece que tenhamos ainda chegado a pontos de litigio (excepto com o advogado).

    ResponderEliminar
  24. No lugar dele também dificilmente renovava, porque o sporting trata mal ous seus, será o elias ou o schaars melhor que ele? Que penssrá o adrien, no lugar dele o que fariam vós? Adrien é só o melhor médio do sporting.

    ResponderEliminar
  25. Acho que o Benfica tb poderá estar interessado. Está desejoso de se vingar do que se passou na Luz. O interesse nalguns jogadores este ano adquiridos pelo Sporting faz-me pensar nisso...

    ResponderEliminar
  26. Grande texto, indiscutivelmente o melhor sobre o tema porque é o que contextualiza melhor o problema e aponta as melhores soluções, com a ponderação habitual.

    Já agora fico com imensa pena não ter comentado o texto de ontem, ainda estou com os pelos em pé. Enorme, enorme, enorme!

    PTM

    ResponderEliminar
  27. Anónimo das 15:55,

    Também já me confirmaram isso mas a SAD não deve saber, caso contrário era fazer queixa do FCPorcos na FIFA por aliciarem um jogador que não está a 6meses do final do contrato sem autorização do detentor dos direitos financeiros e desportivos...

    Para mim (assumindo que não quer renovar) existem 2 soluções:

    1) vender a um clube estrangeiro minimizando as perdas e começando a incutir o amor ao SCP nas camadas jovens;

    2) treinar à parte - solução que não me agrada porque temos de pagar um ordenado mensal sem vermos qualquer retorno, existe o perigo de os outros jogadores se unirem ao adrien e não me parece que esta estratégia faça os empresários terem respeito pelo SCP.

    SL

    ResponderEliminar
  28. Metra, "1) vender a um clube estrangeiro minimizando as perdas e começando a incutir o amor ao SCP nas camadas jovens;"

    Para vender também é preciso o acordo do jogador...

    ResponderEliminar
  29. LMGM,

    É verdade mas penso que até o Adrien Prefere ser vendido a um clube que faça o jogo do FCPorcos a ficar um ano parado...caso não queira lá terá de ficar um ano parado porque se não quer renovar nem ser vendido (excepto ao FCPorcos)não há nada a fazer...

    ResponderEliminar
  30. * a um clube que não faça o jogo do FCPorcos...

    SL

    ResponderEliminar
  31. Fácil o Adrien ou renova ou é vendido com clausula de compensação caso venha para clube em Portugal.
    Se recusar fica um ano a treinar com a equipa B.

    Fito Rinaudo, Schaars, Elias, André Martins Izma Labyad, Gelson

    ResponderEliminar
  32. Ja que o jogador decidiu dar um novo rumo a sua carreira para o ano decidindo a sua nova etapa como jogador livre, nao me parece que seja possivel transferi-lo agora ou em Janeiro, porque tal nao sera possivel sem o acordo do jogador.

    Desta forma, como nao ha beneficios financeiros a retirar, nao me parece razoavel que nao se retire igualmente beneficios desportivos neste ano, se ele for uma mais valia para a equipa.

    Assim, se for da opiniao que o jogador e' peca fulcral na equipa, deve jogar normalmente.

    Se for opiniao da equipa tecnica que ele nao passara de uma segunda opcao, convenientemente substituivel no plantel actual, deve passar o resto do ano a correr a volta do campo e a pontapear uma bola contra a parece.

    ResponderEliminar
  33. O Sporting não deve vender nunca nenhum jogador ao Porto, porque estaria a reforçar um adversário directo, tal como sucedeu com João Moutinho. Numa equipa, soma-se, noutra subtrai-se valor, e não me venham com a história do dinheiro, pois, o apuramento para a Champions pagava o valor da transferência do Moutinho, já para não falar na sobrevalorização dos jogadores que participam nesta competição. Para mim, só há duas soluções, a venda para um clube estrangeiro, como por exemplo, o West Ham, ou a transferência do jogador para a equipa B, com ordens expressas dadas ao Oceano para nunca o convocar. Assunto arrumado. Se o jogador demonstrar insatisfação na comunicação social ou actos de indisciplina, instauram-se processos disciplinares e multas elevadas. O Sporting não deve investir num jogador que só tem uma época boa na Académica (boa...enfim, no campeonato, a Académica perdeu praticamente em todos os jogos da segunda volta) e que vai ser suplente, pois, apesar da garra, não tem qualidades técnicas para ser um dez ou um jogador creativo. Toda esta pressão sobre o Sporting inflamada e alimentada pela comunicação social tem a ver com o facto de se querer desestabilizar a equipa principal do sporting e, porque, infelizmente, esta comunicação social sabe que muito sportinguista vai atrás quando se lança a possibilidade deste jogador ir para o Porto ou para o Benfica, que, formam cada vez menos jogadores de qualidade e andam sempre a tentar pescar em Alvalade. O Sporting tem que fazer como fez em relação ao Agostinho Cá e ao Edgar Lé, vender a um clube poderoso, de forma a muito dificilmente o jogador regressar nos tempos mais próximos a Portugal. Depois, até podem contratar outro médio mais poderoso fisicamente e mais tecnicista, novo, para crescer em Alvalade.

    ResponderEliminar
  34. Nesta reconstutuição dos mercados esclavagistas só quero lembrar um pormenor aos Sportinguistas: se realmente o que pretende Adrien é sair o mais barato possível, há-de querer arranjar um pretexto que lhe dê razões para justificar a saída.

    E uma razão excelente é ser "maltratado" pelos sócios e adeptos leoninos. Se quando aparecer em publico for assobiado ou insultado, ou se nas redes sociais for ameaçado então será a razão perfeita para a ruptura total.

    Pensemos Sporting: até os dirigentes darem um sinal inequívoco de como pretendem resolver o problema, vamos tentar arrefecer o assunto porque do lado Adrien parece que é intenção muito "barulho" sobre o assunto. Quem negoceia e não diz cara a cara o que pretende e vem para os jornais com comunicados mais não faz que criar cenários de guerrilha. Nós, Sportinguistas, nesta fase só devemos mostrar uma atitude: total indiferença. E confiar em quem dirige o Clube

    ResponderEliminar
  35. Excelente texto.
    É claro que estamos a distrair-nos com uma novela de trazer por casa. O atleta tem contrato com o Sporting Clube de Portugal até final da época 1012/2013 e não tem remédio senão cumpri-lo, sendo que, no caso de uma recusa do jogador em prolongar o seu vínculo, a entidade patronal tem o direito de lhe comunicar para que fins aproveita a sua colaboração. Se o simples treino sem acesso à competição fôr a escolha, assim será.
    Depois será livre de escolher o seu futuro e o nosso clube será ressarcido pelos direitos de formação. Ponto final e acabou a estória.
    Uma equipa de futebol é um projecto em uníssono aceite por todos os participantes para o qual é preciso dar tudo e quem se constituir como corpo estranho, por favor que saia.
    E depois quem é o Adrien para nos estragar o início de época?
    Manuel Beites

    ResponderEliminar
  36. Afinal diz-se que a culpa é da relação não pacífica com Sá Pinto.
    A ser verdade, será mais um caso Carlos Martins?
    Irá Adrien também para o Benfica?
    Será que o Sporting não muda?
    Sá Pinto pode ser o maior como adepto, mas, como treinador, ainda não me convenceu, mas posso (e desejo) estar enganado.

    DUARTE

    ResponderEliminar
  37. O Sporting está a fazer aquilo que lhe compete, ou seja, não dar grande relevância a este assunto.
    Este tipo de assuntos tratam-se à mesa de negociações e não através de jornais, por onde parece passar a estratégia do Adrien e do seu representante.
    E esse era já um ponto a acertar com o senhor advogado do Adrien: ou resolve este assunto com o Sporting, com quem o seu representado tem contrato, ou resolve com os pasquins. Se pretende falar com o Sporting através dos pasquins, então fica a falar sózinho.

    ResponderEliminar
  38. Quem não sente a camisola do Sporting, só tem um a solução...RUA!!!

    ResponderEliminar
  39. adrien nao vale nada como jogadore nem profesional nem sei o q esta a fazer na equipa principal do sporting.c.p agora temos esta novela dum jogadore q nem era falado, quer fazer se importante coitadinho vai ter um ano muito dificile.ja para a b e no banco e ja esta com sorte scp nao precisa de gajos asim

    ResponderEliminar
  40. Adrien superstar ou anda tudo doido?
    Circulam no mínimo 245 versões diferentes sobre este tema, e todas de fonte absolutamente fidedigna ... Para mim a questão é muito simples, o Sporting está acima de qualquer atleta por mais importante que ele seja, e muito mais ainda no caso dos que não têm vontade de ficar nem sentem um mínimo de orgulho em vestir a nossa camisola. Não quer renovar? Boa viagem e que seja muito feliz.
    As equipas ganhadoras constroem-se com gente que quer estar no clube, que quer lutar por um lugar, gente que assume um compromisso com treinadores, colegas e adeptos, e acima de tudo gente com caracter.
    Acredito que em breve renovará o contrato, e não me surpreenderia nada que todos aqueles que agora o endeusam e lhe vêm qualidades sobrenaturais, com contornos azuis ou vermelhos, sejam depois os seus piores detractores e os que invariavelmente mais irão criticar negativamente as suas exibições.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)