segunda-feira, 12 de novembro de 2012

À noite, no museu

O tamanho importa
Esteve bem Godinho Lopes ao decidir por os "pontos nos ís" relativamente à discussão relativa à dimensão dos clubes. O suficiente para levar Salvador a corrigir a afirmação de que o Braga era já "a 3ª força desportiva nacional" para a "3ª equipa de futebol nacional". Substancialmente diferente, como é bom de ver, mas o suficiente para nos fazer pensar no que têm sido os erros cometidos e que, ao invés de nos aproximar dos lugar de topo, frequentados pelos nossos principais rivais, nos puxam para baixo, onde o Braga se agiganta.

A confirmação de Salvador
O jogo acabou por confirmar as palavras de Salvador: o Braga é muito mais equipa do que o Sporting e duvido que essa diferença possa ser já esbatida neste campeonato. Atenção, isto não é o mesmo que dizer que os jogadores do Braga, de forma genérica, são melhores que os do Sporting. Para termos uma noção real do valor de alguns dos que dão mais nas vistas (Beto, Viana, Mossoró, Custódio, Éder, p.ex.) era preciso vê-los jogar nas mesmas circunstâncias que jogaram ontem os jogadores do Sporting: com o peso da camisola do Sporting, em Alvalade, a um passo da linha de água.

A vitória de ontem foi merecida por todos mas desses salientaria os adeptos que estiveram presentes, os jogadores e o treinador. 

A vitória dos jogadores 
Começando pelos jogadores, foi preciso um enorme "upgrade" para aparecer ao nível que estivemos ontem na 1ª parte, isto se atendermos ao que tinha sido o jogo de quinta-feira passada, ante uma equipa muito inferior ao que é o Braga de hoje. Jogadores que têm sido os principais castigados pela anarquia que tem marcado o nosso futebol desde o inicio de época e que, assim, não rendendo o que podem, vêm o seu valor colocado em causa. Wolfswinkel é hoje talvez o melhor exemplo. Como podia ser Jeffren e outros. 

A serenidade de Vercauteren
À resposta dada pelos jogadores não é alheio o trabalho de Vercauteren. Longe de sermos ainda a equipa organizada nos diversos momentos do jogo, demos já alguns passos, o suficiente para alcançar  - com  sorte - uma vitória. E as equipas, as que jogam bem e as que jogam mal, não se consolidam sem vitórias. 

Há ainda muito para fazer, como foi mais visível na 2ª parte: Mas se não gostamos de ver o Sporting defender daquela forma, é também óbvio que neste momento aquela é a forma possível. Talvez esse seja o melhor que Vercauteren nos possa dar: realismo do muito que há para fazer, como o próprio reconheceu em mais uma boa presença na conferência de imprensa. 

Balada dos tristes
Tem sido muito curioso registar as declarações dos que, de dentro e de fora, reclamam a necessidade de um Sporting mais forte, para o bem do futebol nacional. Mas esses são precisamente os mesmos que, quando as vitórias do Sporting surgem nunca ficam satisfeitos. São os mesmos que hoje são incapazes de ver o empurrão de Eder nas costas de Schaars e ignoram o maior erro da arbitragem do jogo, quando foi marcado um fora-de-jogo a Wolfswinkel, quando este se encaminhava já isolado para a baliza. 

Se aos adeptos dos outros clubes se compreende este esquecimento, já difícil é compreender o papel da comunicação, em particular da especializada. Ontem o lance de Wolfswinkel foi completamente ignorado pela SportTv, para repetir à exaustão o do golo, bem anulado. O comentador de serviço deu-se ao desplante de afirmar "eu não marcaria esta falta". Ora as faltas não são para se marcar? Talvez por isso faça sentido reler o artigo ontem aqui deixado pelo Virgílio.

Vitórias do Sporting são más para a economia
Ontem foi apenas uma das muitas vitórias que o Sporting precisa para regressarmos a alguma normalidade, a que a actual classificação se opõe. Mas se ela nos deixa com quase duas semanas de folga, é capaz também de ser má para a economia. Há uma legião de indivíduos (Inácio, Carlos Xavier, Venâncio, Eduardo Barroso, técnicos, psicólogos, economistas,etc, etc) que serão ignorados pelos média, ficando "desempregados". O filho de Litos já poderá ir para a escola sem vergonha, e a PT não poderá ver acrescida a sua factura de comunicações internacionais. Uma vez que não me cabe a mim colocar em causa o seu Sportinguismo, talvez estivesse na altura de os próprios questionarem o seu próprio papel nos piores momentos do Sporting...

Ficha do jogo:

29 comentários:

  1. "Uma vez que não me cabe a mim colocar em causa o seu Sportinguismo, talvez estivesse na altura de os próprios questionarem o seu próprio papel nos piores momentos do Sporting..."

    Nem mais. A Bola Branca e afins terão muita dificuldade em fazer os seus 30 minutos de edição diária.

    ResponderEliminar
  2. A maior "benesse" que a vitória de ontem dá é mesmo tirar o Sporting do topo das notícias nas próximas duas semanas. Pela primeira vez em meses, há algum sossego para se trabalhar. Mas mesmo assim, desconfio que a "pasquinada" há-de arranjar alguma coisa para continuar a pressionar o Sporting, até porque há gente relacionada com o clube a quem isso interessa.

    ResponderEliminar
  3. LdA, a esse lance do fora-de-jogo mal assinalado ao Wolfswinkel, não sei se não se poderia acrescentar outro que aconteceu mais ou menos a meio da primeira parte. O Salino, já com um amarelo, parece-me que corta um contra-ataque com a mão, o que lhe valeria a expulsão. A omissão desse lance em tudo o que é resumo ou discussão dos casos do jogo, deixa-me com a quase certeza de que o lance foi, de facto, jogado com a mão.
    Mas agora, pelos vistos, o que interessa é repetir até à exaustão que o Éder não empurrou o Schaars.
    Como se a projecção do Schaars para a frente fosse um movimento normal, mesmo que simulado.
    Como se o Schaars estivesse no mesmo saco da maior parte desses "artistas" que grassam no nosso futebol e que conseguem transformar o jogo numa mentira.
    A cultura futebolística de um Schaars não é exactamente a mesma do jogador português ou sul-americano.

    ResponderEliminar
  4. Vamos lá ver. O Sporting ganhou contra uma das três melhores equipas da primeira Liga. Uma vitória muito importante. Terá sido uma vitória justa? Sem qualquer dúvida que sim. No limite poder-se-á afirmar que o Braga merecia o empate. Discordo, no entanto. Pelo que fez na primeira-parte o Sporting merecia ter chegado ao intervalo com uma margem de dois a três golos. Relembro as duas enormes defesas de Beto – só falam da grande exibição do Patrício e ignoram a enorme exibição de Beto a evitar três golos a jogadores isolados com a bola controlada (Elias,Wolfswinkel e Cappel) – e o fora-de-jogo mal assinalado, com o holandês isolado. Se assim tivesse acontecido a segunda parte teria sido gerida de outro modo, sem ansiedade.
    Estes primeiros quarenta e cinco minutos foram os melhores da temporada e o jogo na sua totalidade um dos mais conseguidos. Jogámos contra o Braga, uma equipa rotinada, com excelentes jogadores e com um dos dois ou três melhores treinadores portugueses da actualidade.
    A segunda parte foi mais fraca com a equipa a recuar em excesso e com alguns erros. A deficiente cobertura da entrada da área permitiu aos bracarenses recuperarem muitas vezes a bola em posição frontal, tendo Hugo Viana disparado várias vezes com muito perigo.Valeu-nos Rui Patrício mas mesmo na segunda parte poderíamos ter marcado pelo menos duas vezes.
    Achei que Vercauteren manteve tempo demasiado o Carrilho em campo. É um enigma as súbitas mudanças de rendimento do peruano, como aconteceu mais uma vez entre a primeira e a segunda parte. Parece que faz falta alguém que dentro do campo lhe chame a atenção para o facto de o jogo estar ainda a decorrer e de a equipa não se poder dar ao luxo de jogar com menos um. O Gelson Fernandes entrou mas francamente não me lembro de nada de importante que ele tenha feito. O Labyad no pouco tempo que jogou mostrou a sua importância algo que o Viola não conseguiu fazer. Fez falta o Izmailov que é muito superior ao Pranjic, que não jogou mal, e o Jeffren que estava a crescer antes de mais uma lesão. É preciso dar oportunidades ao Adrien e ao André Martins.
    Elias, Cappel, Wolfswinkel, Xandão – excelente a varrer que pelo ar quer pelo chão - , Eric, Ínsua estiveram muito bem logo a seguir ao enorme Rui Patrício.
    O ex-árbitro Pedro Henriques afirmou, na TVI24, que existiu falta no lance do golo anulado ao Braga. Apenas o empurrão de Eder nas costas de Schars impediu o holandês de cortar a jogada.

    ResponderEliminar
  5. A dispensa do Wilson Eduardo foi muito comentada no ínicio da temporada. Defendi então que era uma medida insensata. Julgo que este nosso atleta está a explicar as razões pelas quais nos poderia ser bastante útil. Não será possível fazê-lo regressar em Janeiro?

    ResponderEliminar
  6. Amigos sportinguistas,
    Toda a gente se esquece que há uma agressão ao Carrillo ao minuto 51:35 seg.
    Uma vez mais o Sporting foi roubado.

    ResponderEliminar
  7. LdA,
    Tal como na entrevista que Vercauteren deu a semana passada, gostei particularmente do serenidade, realismo e lucidez demonstrada. Além disso,tem consciência da tarefa hercúlea que aceitou e que o espera semana a semana. Se ele conseguir arranjar uma estratégia "abre-latas" para os jogos com os outros pequenos, talvez no final da época estejamos mais felizes.

    O esforço e dedicação dos jogadores foi ontem recompensada com uma pontinha de sorte que esteve arredada em muitos outros jogos, no entanto, cabe aqui destacar Patrício que esteve Enorme, VW que joga e promete muito, mas que tal como achava no início da época precisa de concorrência e, finalmente, Eric Dier, bela estreia, bom jogo.

    O Braga tem muito para crescer enquanto clube. Aliás, se a câmara de Braga tratasse o clube da mesma forma que a de Lisboa nos tratou, o que seria do Braga? Depois, o facto de estar debaixo da asa protectora do "capo del nord" ajuda muito, oh se ajuda.

    O José Peseiro apesar de algumas palavras simpáticas, parece precisar de óculos, pois só por manifesta falta de vista é que não viu os foras de jogo mal assinalados, o segundo cartão devido ao Salino e a falta sobre Schaars no lance do golo anulado.

    P.S. O Litos é mais um daqueles que calado é um poeta. Se ele não sabe o que dizer ao filho, não diga nada, nem ao filho nem a ninguém, pelo menos não se envergonha.

    ResponderEliminar
  8. É engraçado como o maior problema da equipa se manteve ontem mas parece um problema menor porque no final vencemos.

    O enorme problema desta equipa é a finalização, ontem, mais uma vez, todos menos Ricky falharam oportunidades claras.

    Elias, Capel, Pranjic, Insua e Labyad (pelo menos) podiam ter finalizado excelentes jogadas e oferecido conforto à equipa. Depois a culpa é do único que marca...

    Há mais dois graves problemas, um é fisico aos 60 min. estava tudo a rebentado e ainda vai demorar a resolver (haja alma e banco), o outro é de organização e já se viram muitas melhorias.

    Vimos um pequeno lampejo daquilo que esta equipa pode render, mas há, como bem diz Vercautren um duro e trabalhoso caminho a percorrer.

    ResponderEliminar
  9. Não temos que andar a dar respostas e mostrar o museu a cada gajo que mande umas bacoradas e parvoíces. Qualquer dia temos que andar a mostrar o museu a um qualquer Barreirense (sem desprimor para o Barreirense que é o clube da minha terra e com o qual até simpatizo). A história fala por nós e a melhor resposta é o silêncio. Parece-me efectivamente que o aprendiz de corrupto (Salvador) começa a fazer campanha eleitoral para a presidência dos corruptos e o que quer é mediatismo e aparecer nas revistas e jornais, mas que não seja à nossa custa, isto é dar-mos milho a porcos. Puta que o pariu e que fique quietinho no seu cantinho, porque para chegar perto de ser grande tem que fazer história por mais de 100 anos. Nem ao Guimarães o Braga se aproxima quanto mais… Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  10. Por acaso gostei que lhe mostrassem ao vivo e a cores o que é ser grande. E é como dizes, anónimo, até chegar ao Sporting ainda tem de ultrapassar Guimarães, Belenenses, Boavista (mesmo estando em escalões inferiores). E como muito bem lembrou o Paulo Andrade num programa que vi no sábado ou na sexta à noite, o Braga, nos últimos quatro anos ficou duas vezes à frente do Sporting, sendo que no ano passado até sabemos como isso foi possível. Tanta propaganda, tanta conversa. Esta conversa descabida que se tem vindo a ouvir parece verdadeira lavagem ao cérebro... E o pior é que há muito sportinguista com a mente fraca que se deixa levar na cantiga e já repete os dislates.

    ResponderEliminar
  11. Ah, a foto que ilustra este post está espectacular. É ver as trombas do menino Salvador...

    ResponderEliminar
  12. LMGM

    O wolf tb falhou uma oportunidade clara....já muito se falou sobre o rapaz. Ele é aquilo que é e estamos conversados. Podemos é almejar que com mais caudal ofensivo o rapaz deixe de ser tão penalizado. Uma coisa é certa. É um bom valor mas não é um finalizador de excelência.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Apoiado Ana!
    101% de acordo.

    S.L.

    ResponderEliminar
  14. Por fim uma vitória. Soube bem. Destaque para uma boa primeira parte e para a estreia de Eric Dyer. Gostei do miúdo, mostrou ter mt carácter. As circunstância fariam tremer qlq um, mas o Eric mostrou que não é um qlq... :)E esteve no golo decisivo! De qlq forma quero vê-lo crescer no SCP, mas no lugar dele: a central. Tem pinta e pode triunfar.

    Menos bom: na segunda parte defendemos muito atrás e continuamos a dar muitos espaços. Temos que melhorar muito a ocupação dos espaços de forma a impedir ataques tão 'fluidos' dos adversários. Tb me parece que fisicamente alguns jogadores deram o estoiro demasiado cedo. Como é q foi possível falhar tanto golo completamente isolado? A do Elias então foi um autêntico penalty em andamento que o brasuca falhou... Incrível!!

    Qt à suposta 'grandeza' do Braga, como já afirmei, é coisa entre minhotos, para discutirem com os seus vizinhos vimaranenses. É que nem com o Belém, Setúbal e Boavista se aguentam. Até a Académica tem mais títulos... Qts épocas seguidas vimos o Boavista, p. e., intrometido e a baralhar as contas dos 3 gdes? Nem o Major Valentão-qts-são?-eles-que-venham-Loureiro teve a ousadia de comparar o clube a que presidiu durante anos a fio com os 3 gdes... E ainda viu o Boavista ser campeão, apesar de já ter acontecido no consulado do príncipe herdeiro João-BAN. O Salvador é um lunático e o ar dele ontem no MUNDO SPORTING acentuou essa ideia. Gde Jogada de GL... Foi de Mestre. Como diria o famoso comentador televisivo: foi a vitória da força da técnica contra a técnica da força... hehehe...

    SpooooOOOOoorting!

    VIVA O SCP! CRLH! FDX! :)

    ResponderEliminar
  15. Ahhhh... Bela jogatana do Ricky! Só tive pena de durante os festejos não tenha esticado o dedo na direcção da bancada onde se sentam os OCS... Fica para a próxima, talvez... :P

    Boa ideia dedicar a vitória aos 25.000 bravos leões que estiveram presentes no Estádio, numa noite com um frio de rachar.

    SL!

    ResponderEliminar
  16. Ahhhh. E o Rui Patrício? FOsgaaaaaaaaaaaa-se!!!!

    GIGANTIC!!!!

    ResponderEliminar
  17. Nova alcuna para o marrazes (acabadinha de inventar:

    Rui Gigantício... :D

    ResponderEliminar
  18. Atenção que o Beto ainda fez mais defesas decisivas (Ricky, Elias e Capel apareceram isolados) que o RP, embora as do RP fossem mais vistosas.

    Até logo à noite, alguem que fale com Dias ferreira ou Eudardo Barroso, para ver se eles nos sabem defender.
    Levado ao colo tem sido o Braga.

    ResponderEliminar
  19. Falam, falam, mas não dizem nada!


    vejam lá os resumos dos jogos do Braga contra o Gil Vicente, Marítimo e Vitória!

    Vejam os lances do Wolfs ao minuto 90 em Moreira de Conegos com o resultado em 2-2.

    Vejam os fora de jogo mal tirados em Setubal com 0-1 e ontem com o 1-0.

    ResponderEliminar
  20. Os sportinguistas ontem tiveram orgulho na sua equipa e têm todos os dias no seu Museu, no Estádio e na melhor Academia que muito custam a pagar porque a nós ninguém nos deu nada! O que é que o Braga tem para além do Pedreira da Câmara onde jogam? Os nossos "paineleiros" hoje não deviam perder tempo a falar de arbitragens mas ir logo directos ao "assunto" do futebol em Portugal! Será que jogamos todos no mesmo campeonato? A sério?

    ResponderEliminar
  21. Ainda ficam surpreendidos que venha um Salvador qualquer reclamar o estatuto de 3º grande no campeonato da corrupção? Que lhe faça bom proveito com os árbitros também a ajudar... Não enganam ninguém!

    ResponderEliminar
  22. Desta vez o Elias não ficou espantado nem escandalizado do árbitro ser de Lisboa, da mesma cidade do clube dele.

    Por que será?Será do guaraná?

    ResponderEliminar
  23. O Jorge Sousa não é só do Porto, é sócio do FCPorto e está a soldo do Macaco dos Super Dragões. Chega ou é preciso uns episódios escabrosos que foram valendo promoções até à 1ª Liga?

    ResponderEliminar
  24. E o problema maior é que em Lisboa há 2 clubes, logo por azar os árbitros são sempre do outro. Também é preciso dizer quantos jogos já perdemos com o Proença?

    ResponderEliminar
  25. E o cúmulo desta história dos árbitros foi que os poucos que mentiram que eram do Sporting foram os que mais prejudicaram o SCP! o 1º chama-se António Garrido! Mais precisamente a 1ª grande contratação sonante do recém eleito presidente do FCP, Pinto da Costa. Nessa altura ainda vinha até aqui a Sacavém falar com os mais novos para safar o Porto na Taça de Portugal.

    Pelos muitos bons serviços rapidamente chegou a internacional. E que sucesso! Duas Champions e duas Uefas. É só o árbitro com mais títulos na Europa, desconfio que no Mundo. E dessa fama já não se livram, da boca do presidente da Uefa!

    ResponderEliminar
  26. O Sporting na 1ª parte podia estar a ganhar por 3 a 0. E sendo assim a 2ª parte nem história tinha. Foi uma vitória da Raça, da Luta e do Querer, mas justa. E o golo do braga bem invalidado. O presidente do braga que foi recebido, e muito bem, no Museu do Sporting para perceber o que é um Clube Grande. Dá a ideia que não percebeu, pois nas declarações que prestou deu a ideia que "força desportiva" é, nos últimos 3 ou 4 anos, ter ficado à frente, episodicamente, do Sporting (e até do Benfica) no Futebol profissional. Foi corrigido. Força desportiva tem o Sporting: 34 modalidades, 11 mil atletas, cerca de 100 mil sócios e cerca de 3 milhões de adeptos e SÓCIOS nos 5 Continentes. Já não falando nos títulos Nacionais e Europeus conquistados pelo Sporting (no Futebol e nas diversas Modalidades)Parece que nenhum acagaçado jornaleiro teve a coragem (própria dos probos e frontais) de lhe perguntar como se atreve a comparar o braga com o Sporting Clube de Portugal? S. Leoninas.

    Responder

    ResponderEliminar
  27. Para o mercado interno, para além dos agentes da APAF, sempre muito bem pagos em numerário e em géneros, ainda contam com outro pseudo sportinguista, Vitor Pereira, o líder do CA na FPF do ex-administrador Fernando Gomes. O SCP tem mesmo umas costas muito largas!

    ResponderEliminar
  28. De tão óbvio só dá mesmo vontade de rir. Com os amigos todos a serem investigados, Loureiros, Alves, etc e o papa continua a dar missa? Só podia mesmo acontecer no único país do Mundo que não tem corrupção, segundo a exma. Sra. Procuradora e responsável pelo DIAP.

    ResponderEliminar
  29. Bruno César deve estar a preparar a saída da agremiação corrupta mas quer deixar quem continue o seu trabalho.
    http://oantilampiao.blogspot.pt/2012/11/na-esteira-de-bruno-cesar.html

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)