quinta-feira, 15 de novembro de 2012

As tão ansiadas prendas de Natal

O mercado de inverno ainda não abriu mas começam já a correr as noticias sobre as sempre tão ansiadas prendas de Natal. A ser verdade o que se diz, parece haver um compromisso assumido entre GL e Vercauteren para a recomposição do plantel, com particular atenção para o ataque e defesa. Foi também já tornado público, e até agora não desmentido, que GL assumiu com a JL o compromisso de fazer regressar Onyewu do empréstimo malaguenho. Simultaneamente existem rumores - valem o que valem - da possibilidade de saída de alguns elementos da linha média, onde as opções são abundantes, quer em qualidade quer em quantidade. O post de hoje abordará estes três pontos.

Há realmente necessidade de recompor o plantel? Deve o Sporting satisfazer as vontades do novo treinador? Estas são as duas perguntas que me ocorrem neste momento. E a resposta que me ocorre vem na linha do que aqui escrevi vezes sem conta: parece-me inevitável a aquisição de um ponta-de-lança que concorra e sirva de alternativa a Wolfswinkel. Nem Rúbio, Viola ou Betinho o são neste momento. Oxalá não surja uma lesão ou o 5º cartão amarelo a Wolfswinkel - veremos se este não surge em Moreira de Cónegos, jogo que antecede a recepção ao SLB... - para o confirmar.

No que à defesa diz respeito continuo a pensar que faz pouco sentido o regresso de Onyewu por razões estritamente técnicas. Não me parece que, desse ponto de vista, possa oferecer muito mais do que já temos, além dos custos que o regresso implicaria. E, como lembrei aqui há dias, as afirmações recentes do americano a uma publicação do seu país, e de forma pouco coerente com as palavras de despedida de Alvalade, o americano foi muito critico em relação ao tempo que passou no clube. A aquisição de um novo elemento parece-me impensável para quem tem Mendes e Reis em linha e Dier, Illori e Tobias Figueiredo para daqui a dois, três anos. O mesmo é válido caso se confirme um possível abandono de Xandão.

Elias e Gélson Fernandes têm sido apontados a clubes russos e suíços, respectivamente. Vender Elias dificilmente deixaria de ser em baixa - um mau negócio, portanto - logo agora, que parece estar a começar a render o que dele se espera. Mas a sua saída, por uma boa proposta, não deixaria o treinador sem opções seguras para o lugar. Será mais ou menos o mesmo para Gélson, se bem que o lugar ficaria apenas para Rinaudo, que tem sido segunda opção. A esse facto não será alheio o que disse recentemente Manuel Fernandes, quando invocou a falta de rigor táctico do argentino. A saída de Izmailov, sempre falado em cada abertura do mercado, e para clubes russos, não teria grande impacto, atendendo ao que tem sido o seu contributo nos últimos anos.

Conclusão: tendo em conta o que são neste momento as ambições do Sporting para a presente época e a gestão racional dos recursos humanos e financeiros à disposição a única aquisição inevitável continua a parecer-me ser um ponta-de-lança. Continuo a pensar que sem melhorias no treino e nas opções técnico-tácticas todas as avaliações que se fazem aos jogadores do plantel são precipitadas. E, com tantas mudanças consecutivas de treinador - cada cabeça, cada sentença - em tão curto espaço de tempo, o Sporting já está a correr elevados riscos de desperdiçar talento e dinheiro. Veja-se o que aconteceu a Adrien e onde anda André Martins...

9 comentários:

  1. Acho que se formos eliminados de todas as competições, teremos que vender jogadores em Janeiro. Se nos conseguirmos manter na Liga Europa e Taça de Liga até fim de Janeiro, então faz sentido manter os jogadores todos.

    ResponderEliminar
  2. E mentira que GL se tenha comprometido com a JL a trazer de volta o Americano.

    ResponderEliminar
  3. Como é mentira quase tudo o que se diz e os sportinguistas já tiveram mais que tempo para perceber isso. Por exemplo também continuam a insistir que GL esteve reunido 15 minutos com Vitor Pereira na semana passada, já depois do presidente do SCP o ter desmentido categoricamente, porque dá jeito.

    ResponderEliminar
  4. concordo com o não regresso de oniewu visto como disse e bem que temos várias soluções jovens e temos o carriço que é melhor que ele.

    porque não trazer de volta o bojinov em vez de comprar mais um avançado?

    ResponderEliminar
  5. Contratem apenas um avançado e por mim seria: BARCOS, jogador do Palmeiras, sabendo que o Palmeiras esta mais que condenado a descer de divisao, nao acho dificil convencer o jogador a mudar-se para a EUROPA.
    Quanto ha defesa, façam regressar N. Reis. E ainda temos, P. Mendes, Dier, Ilory, para que mais gasto num defesa? Guardem o dinheiro e no final da temporada contratem um 10, de real valor.
    Aonde vao buscar o dinheiro para contratar o avançado? Na venda de Gelson e Elias, e por favor livren-se do Pereirinha que nao anda a fazer nada. Com as saidas de Elias e Gelson nao teremos problemas porque temos Adrien e A. Martins para o lugar de Elias e ainda J. Mario. E para o lugar de Gelson temos Carriço e Zezinho.

    ResponderEliminar
  6. Martucho...vê-se que és o novo Carlos Freitas...

    ResponderEliminar
  7. Amigos sportinguistas,
    O maoir problema do Sporting, maxime, do mister é conseguir armar a equipa. Desde logo, dentro desse objectivo (esta pausa foi uma dádiva), existem múltiplas tarefas. Destaco três, por ordem de prioridade:
    1- Níveis físicos dos jogadores (neste treinos vão apanhar, com este treinador, porrada da grossa, até porque vem aí o inverno).
    2- Posicionamento e segurança defensiva.
    3- Mobilidade ofensiva/movimentos verticais de ruptura.
    Naturalmente que a composição do plantel é sempre equacionada e não há nenhum plantel estanque. Desde o início, acho inacreditável que o Sporting tenha apenas um avançado centro. Isso levou a que se tivesse que ir buscar o Betinho à equipa B. Portanto, a prioridade será aqui.
    Na defesa, neste momento temos de ir a jogo com o que temos e não vale a pena mais falar sobre isso. Ao invés há que dar confiança aos jovens que lá estão. Se o Xandão (emprestado) sair então teremos de colmatar.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto nem de regressos nem de épocas de recurso. Para mim, Janeiro serve para uma oportunidade única de mercado, habitualmente vinda da américa do sul e que só rende no ano seguinte ou para substituir um jogador chave que se tenha lesionado.

    Este ano há o problema do ponta de lança que admito seja de reforçar mas a nossa experiência anterior é muito má, lá vem mais um Koke, Mota ou o cromo do ano passado. Para isso fica como está. Se querem um avançado de recurso com qualidade venha o João Tomás...

    Já vejo alguma utilidade em emagrecer o plantel, há realmente material para purgar uma vez que a época ficou mais curta (sem Taça de Portugal). Gelson tornou-se inutil, Izmailov continua a sua novela, Xandão é emprestado...

    Muito para trabalhar aqui.

    ResponderEliminar
  9. Muito estranho. Faz sentido, que o Sporting, precisando de reforçar a defesa esteja disposto a abrir mao do central com mais anos de casa, que está lesionado e que o próprio treinador ainda nao conseguiu observar nem avaliar a resposta em treinos? E que esse abrir mao seja o de inclui-lo num negócio com o Sevilha no mesmo mês em que o Sevilha, se quiser, pode tentar chegar a um acordo com ele para um contrato a custo zero a partir de julho?

    Isto tem algum sentido?

    Para além da questao dos centrais e defesas em projecçao nos próximos anos.

    Por outro lado, faz sentido ter abertura, tempo e dinheiro para negociar com o Málaga a quebra de um contrato assinado (de empréstimo) para o regresso de Onyewu enquanto teoricamente se negoceia a aquisiçao de um ponta de lança como Baba, e que ao mesmo tempo nao haja esta disposiçao para manter uma negociaçao parecida com a Académica e trazer Wilson Eduardo, que já é do clube?

    Para mim nao faz sentido. Talvez haja falta de notícias sobre o Sporting nestas duas semanas e tenham que andar para aí com especulaçoes. Ou talvez venham daí algumas decepçoes.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)