quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Passivo=Património


O passivo do Sporting é pequeno! É esta a conclusão a que chego após as diversas noites de insónia que a nossa equipa principal me tem proporcionado. Nos tempos em que o Sporting era activamente rico corríamos um risco desgraçado de ser tomados de assalto. Hoje que somos passivamente ricos o nosso futuro está garantido, aliás o passivo ainda é baixito se lá estivessem mais uns 500 milhões de euros (mais 200 milhões, menos 200 milhões) eu estaria muito mais tranquilo.
Nos dias que correm as regras económicas estão a ser reinventadas, quanto maior a asneira e o buraco que tenhas cavado, maiores são as probabilidades de seres protegido e financiado a níveis ainda mais absurdos desde que isso garanta a existência etérea dos créditos que nunca vais pagar. Aquilo que jamais pode acontecer é o menor vislumbre de falência ou bancarrota, esse crime teria um imenso efeito dominó que arrastaria para a miséria uma enorme comunidade de gente que gosta de jogar golfe (por falar em golfe alguém sabe os resultados da nossa mais recente secção desportiva? Adiante…).
Num qualquer deserto das arábias um grupo de sheiks fez uma experiência definitiva para decidirem investir no futebol europeu. Chamaram o Queiroz, mais o Toni, e pediram para eles prepararem uma equipa futebol para jogar contra uma equipa preparada pelos milionários confrades do petróleo. Certos da sua vitória, os sheiks dispuseram 11 montinhos de petrodólares segundo “las regras de Guardiola”, a saber, 18 milhões (Ml) na baliza, laterais 12 Ml à direita e 16 Ml à esquerda, 20+20 Ml em linha no centro, meio campo em losango invertido com 25 Ml na 6, 42 Ml divididos irmãmente pela direita e esquerda, apoiados pelo génio de 50 Ml na posição 10 com liberdade para se espalhar por todo o meio campo adversário, no ataque 145 possantes milhões coadjuvados por 84 Ml de potente remate e fina técnica.
No final do jogo, o espanto, o horror, a equipa de Queiroz e Toni ganhou 8-2, ainda havia esperança na cara dos sheiks ao intervalo com o resultado em 2-2, a oposição que o monte de 145 Ml faziam aos pontapés de baliza da equipa liderada pelos dois portugueses rendeu 2 golos de ressalto, mas Queiroz lá conseguiu convencer ao intervalo o Toni a tirar o Hassan que tinha grandes dificuldades em sair com a bola controlada sem ficar a guardar nos calções as notas que o 10 espalhava pelo meio campo.
Toda esta conversa serve para quê? Simples. O Sporting só é viável se ganhar títulos. Não há qualquer outra solução para viabilizar o clube, neste sentido, não existe limite de investimento, passivo ou prejuízo até atingir um patamar de competência e competitividade que nos permita vencer e uma vez lá chegados teremos de investir ainda mais para manter e superar todos os adversários e adversidades. Mesmo que se pense que a solução está na formação, essa aposta só funciona se for inserida num grupo de tal forma competente e competitivo que garanta a estabilidade e superação necessária para o sucesso da aposta em jovens jogadores.
Os senhores que antes empilhavam notas para ganhar estão a multiplicar-se como cogumelos por esta europa fora e se a cada primeiro contentor de dinheiro fresco se prova a teoria de que só dinheiro não chega, a capacidade de ser resiliente na aposta, acaba no final por produzir resultados. As poucas certezas que existem são, quanto maior a quantidade de recursos à disposição maior a quantidade de erros que vou praticar (em quantidade e qualidade) e se mantiver a capacidade de recursos para corrigir os erros vou acabar por ter sucesso.
Enquanto não formos campeões em dois anos consecutivos o passivo será sempre pequeno para as nossas necessidades de sobrevivência desportiva e financeira. Perante esta minha conclusão aguardo que se forme uma direcção com este projecto de acção para lhe dar o meu apoio. Até lá vou fazer o possível para arranjar forma de dia 10 estar em Alvalade, a apoiar este grupo de bidons, os jogadores que correm, o treinador que os arruma e o Presidente que os compra, no fundo vou para o que der e vier…

13 comentários:

  1. Pode parecer uma grande estupidez mas essa parece que é a única solução, não investir é impossível, andar a poupar 10 anos para investir em 2 anos( e mal) agradecido mas não, comprar e vender por metade menos solução é, ficar com migalhas penso que todos tem a resposta.
    Agora pensemos 60 ou 70 milhões investidos o que tiramos de bom muita coisa(dois ou três bons jogadores, renovação de um ou outro bom jogador e mais?) com tanto investido deviamos ter 8 a 12 jogadores de valor médio bom para não dizer muito bons e resto medianos.
    Solução investir mais 50 milhões(?) talvez se conseguissem valorizar. Acredito nisso? Claro que não. Temos bens para hipotecar? Talvez. Devemos fazê-lo? Não. Vamos ganhar? Assim não. Vamos perder dinheiro à mesma? 100% de certezas que sim. O que fazer? Dificil de responder. Esperar? Já esperamos muito. Vamos afundar o que falta? Vamos de certeza. Então o que fazer até lá? Gastar ao menos ainda temos esperança que o milagre aconteça. Com está direcção esse dinheiro será bem gasto? Como é óbvio... NÃO!! O que vai acontecer até lá? Vamos perder muitos jogos, vamos ser gozados muitas vezes, roubados outras tantas, vamos ser roubados doutra maneira por quem devia nos "guiar", vamos vender aos desbarato, vamos queimar jovens, vamos ouvir gente "nossa" falar mal, uns quantos galos a saltar para o poleiro, vamos ver uns quantos a fazer o clube gastar dinheiro pela sua parvoice(violência), vamos conhecer mais uns 10 treinadores, 5 directores de futebol e uns poucos quantos "não sei quês"(cargo bem remunerado e com bastante estatuto), vamos ver mais uns quantos miúdos chorar e vamos ver um estádio cada vez mais cheio de moscas e cadeiras vazias, talvez ainda exista um título a caminho e no final deste ano deixaremos de poder dizer "nunca fiquei em 5º" e por tudo mais Viva o Sporting.


    Venham eles!!!(mais milhões de passivo)

    SL

    P.S. Estado: À espera que o Sporting acabe.

    ResponderEliminar
  2. A teoria parece boa. Até pode ser que funcione. O Glasgow Rangers está coberto de glória e de títulos. Claro que da terceira divisão, mas pronto são títulos.

    ResponderEliminar
  3. Meus caros,

    Os nossos jogadores oriundos da formação não são todos internacionais nos seus escalões ou países? Sim
    Estão habituados à pressão dum clube grande e ganham titulos nos seus escalões? Sim
    São atualmente aproveitados e rentabilizados pelo Sporting na equipa principal? Não, de todo, pois são lançados sempre em desespero de salvação, porque não alternativas no plantel pricipal e não de forma estruturada (exemplo: Betinho)

    Os reforços, praticamente todos estrangeiros têm experiência? Tirando dois ou três, são todos mt novos
    Como têm reagido à pressão dum clube grande e que precisa sempre de ganhar? Têm-se mostrado frágeis mentalmente
    Fazem a diferença num jogo quando é necessário, por exemplo: 1 oportunidade = 1 golo? Não
    Qualitativamente são melhores em relação aos da formação? Não há evidências disso.

    Solução:
    Juntemos aos jogadores oriundos da formação, 4 ou 5 reforços de inquestionável qualidade, que façam a diferença (um central de qualidade, um médio que marca livres e um matador, por exemplo) e seremos mais que viáveis financeiramente, com grandes possibilidades de conquistar títulos, sem orçamentos aventuristas.

    Ed

    ResponderEliminar
  4. "ACF Fiorentina (antigamente Associazione Calcio Firenze em 1926 ano da fundação, e depois Associazione Calcio Fiorentina em 1927 e Florentia Viola desde 2002)" wikipedia

    Hoje está no topo do futebol Italiano, a comprar jogadores que nao prestam a equipas onde ha abundancia de qualidade.

    Com a falencia, e inevitavel mudança de nome, Só há o problema do estádio. Jogamos no restelo e temos sempre casa cheia ou jogamos na luz e...Ok, na luz nem pensar :)

    ResponderEliminar
  5. Afonso, obrigado, o seu comentário é a descreve os meus neurónios desde o final do último jogo até ás 3 da madrugada. É rigorosamente isso que queria transmitir.

    Ed, não chega, ou melhor chega para ir entretendo, o Sporting precisa de ser o incontestável maior clube nacional, ganhar tudo e sempre! Só assim tem razão para existir.

    Galvão, também podemos jogar no estádio nacional. Mas isso nem é muito importante, se a Sporting SAD falir a venda de todo o património não chega para cobrir a divida, Soares Franco resolveu esse problema.

    Se o Sporting falir, quem tem um imenso problema são os bancos, para esses só existem euros e se eles desaparecem, puff, acaba-se a razão da sua existência.

    O Sporting tem algo valiosíssimo - Sportinguistas - e o Sporting será eterno enquanto nós quisermos.

    Alguém nos facultou uns milhões de euros, para reforçar a equipa nesta época, mas fez um mau negócio, eram precisos mais uns 10 ou 15 milhões para um avançado, treinador, estrutura desportiva, whatever ... porque só com o valor que emprestou nós nunca vamos conseguir pagar e quem fica sem o dinheiro é ele.

    Eu, você e mais uns quantos milhões de Sportinguistas, como diz, agarramos nos nossos euritos e vamos brincar aos clubes para, olhe, para onde o avô rico de um de nós disser.

    ResponderEliminar
  6. LOL! só gente maluca. Essa tua teoria é muito gira, mas não vale um chavo: há uma altura em que o banco fecha a torneira. Sabes quando? quando nem sequer consegues pagar os juros.
    Que é que achas que aconteceu á Grécia e está a acontecer a Portugal?

    ResponderEliminar
  7. Não sei se alguém já se deu ao trabalho de ir ler o Novo Regime das SAD’s que foi regulamentado há pouco tempo. Ele preconiza esta última solução a que aludi.

    PS: Com muita pena minha não consigo vislumbrar mais caminho nenhum. Um ou mais investidores que nós permitam trilhar um caminho semelhante ao Manchester City.

    ResponderEliminar
  8. Primeiro um abraço ao LMGM.

    É obvio que o SCP nunca deveria ter algum dia duvidado que o caminho está na sua formação, pois se assim fosse estava a liquidar o ADN do futebol sportinguista; pelo menos dos últimos 40 anos.

    Mas aqui chegados; temos de parar para pensar; e reflectir que presentemente esse não deve ser o único caminho. O caminho tem de ser esse mais o investimento necessário e efectuado correctamente no apetrechamento da equipa. Nunca desvirtuando os valores emergentes da formação.

    O pior é que actualmente nem uma coisa, nem outra. A formação continua a dar passos seguros e firmes, mas se formos sérios, vamos perceber que a equipa B é muito boa e promete muito, mas não é no curtíssimo prazo. Actualmente não teríamos mais de 2 ou 3 jogadores habilitados a jogar na primeira equipa. E pelo "amor da santa" não façam mais nenhuma asneira como estão a fazer com o Eric Dier. Se for para isso deixem os miúdos evoluir descansadinhos na Equipa B.
    O investimento que poderíamos fazer já foi feito e não deu grande resultado, continuando eu a achar que os jogadores contratados valem muito mais que isto e que os erros de "casting" não foram tantos como por ai se apregoa.

    Chegados aqui não temos muitas alternativas ou talvez nos reste somente uma. Pelo que se lê a Banca não disponibiliza mais fundos para financiar uma nova equipa de futebol e assim só vejo uma alternativa viável; tal como já defendia na altura das eleições, encontrar um ou mais investidores que estejam dispostos a financiar esse investimento na SAD. Não me repugna nada que o SCP não fique em maioria na SAD; mas até admito que assim não seja; custa-me é a perceber como se irá arranjar financiadores que não tenham poder de decisão.
    Não sei se alguém já se deu ao trabalho de ir ler o Novo Regime das SAD’s que foi regulamentado há pouco tempo. Ele preconiza esta última solução a que aludi.

    PS: Com muita pena minha não consigo vislumbrar mais caminho nenhum. Um ou mais investidores que nós permitam trilhar um caminho semelhante ao Manchester City.

    ResponderEliminar
  9. O sebastianismo mais caquético transvestido de "investidores"... agora andam a rezar plo sheik das arábias que aterre em alvalade com uma pipa de massa... então não, coração!!

    E como é possível ler de adeptos (sócios?) afirmações como "não me repugnaria nada que a maioria da SAD ficasse fora do Sporting"... Fuck! E quando é vos repugnaria alguma coisa? Quando as camisolas deixassem de ser verde e branco listado?

    Felizmente, o fim da bandalheira no Sporting está próximo... bem próximo, mesmo. Quando a insolvência for declarada, logo veremos quem são os verdadeiros sportinguistas

    ResponderEliminar
  10. Ciclista,

    Se tiver outra solução faça o favor de a partilhar connosco.
    Como deve ter lido eu digo infelizmente a esta solução, mas por mais que me esforçe não consigo encontrar outra.
    Não me parece que os bancos emprestem indefinidamente. E que se saiba o SCP tem um deficit crónico de tesouraria.
    Assim só vejo uma solução, mas se tiver amigos sportinguistas que queiram ficar com o Capital da SAD eu agradeço-lhe.
    Acha que alguem vai investir na SAD do Sporting sem ter palavra nas decisões? Acha mesmo possível?

    PS1: Quem conseguir arranjar soluções viáveis para obviar a este deficit crónico de tesouraria e que consiga arranjar os Milhões necessários para pagar ao bancos, que se chegue á frente.

    ResponderEliminar
  11. Boas Verde CDV, bemvindo de volta.

    Eu já tomei como facto adquirido que o Sporting não tem solvência, económica e financeira... É por isso que digo que o passivo é pequeno, aliás já nem me interessa muito discutir finanças, não temos a menor capacidade de pagar aquilo que devemos com pingas de investimento. Como em cima diz o Afonso Santos é inútil andar a poupar 10 anos para depois gastar tudo em 2.

    O nosso problema já não é financeiro, esse passou a ser de quem enterrou dinheiro em Alvalade.

    O nosso verdadeiro problema é desportivo e esse resolve-se com competência e fundos ilimitados. Se os credores/investidores querem receber os seus juros e/ou dividendos do seu investimento não podem estabelecer limites de crédito.

    O investimento necessário é aquele que se apurar após o clube ter sucesso continuado... é tão estúpido como isto. Até esse valor os credores/investidores apenas estão a acumular divida própria da qual nunca irão ter retorno, pelo simples facto de o Sporting não ter solvência sem sucesso desportivo.

    O maior exemplo disso é o Real Madrid, é perfeitamente irrelevante quanto custa um jogador como Ronaldo ou um treinador como Mourinho o importante é o sucesso desportivo independentemente da brutalidade do valor investido ou a investir.

    A pergunta que fica é, o Sporting tem capacidade para transformar os seus credores em parceiros ilimitados ou angariar investidores capazes de passar cheques em branco com cobertura independentemente do valor que lá escrever?

    Não sei. Mas sei que esse é o trabalho fundamental da Direção e se não existir essa solução ... não há viabilidade.

    Para lutar pelo 3º lugar, Liga Europa e Taças, o nosso orçamento é ridiculamente alto.

    Para lutar por Campeonatos, Champions League e Taças, o nosso orçamento é ridiculamente baixo.

    P.S.- Aliás, que se f... as Taças

    ResponderEliminar
  12. Eu não acredito que li isto... mas está tudo maluco ou quê ?!

    Com pessoas a pensar assim, não admira que o caminho do nosso clube seja o abismo!

    Com ou sem investimento, se não houver COMPETÊNCIA, então não há "festa"!

    ResponderEliminar
  13. Chegamos aquela altura que já não se sabe o que fazer, parece que não há dinheiro, jogadores com qualidade começasse a duvidar da maioria, soluções com dinheiro, projectos ou qualquer tipo de ideias parece que não existem, então fazer o quê?

    Pois..

    Um grande ponto de interrogação.

    Vamos ver o que vai acontecer..

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)