quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Este Sporting não é para fracos


Nota (editada já depois da colocação do post): hoje não haverá post após o jogo. Escrevo esta nota no intervalo do jogo e lembro-me de um ponto essencial das linhas abaixo: o treinador é a peça fundamental num projecto futebolístico. E, avaliar pelas primeiras ideias, espelhadas nas escolhas que fez para mudar, ou nos enganamos na escolha ou Vercauteren precisa ainda de muito tempo. E sim, com estas opções, Peseiro só de pode estar a rir de contente... E como ainda faltam 45m, até podemos golear, que eu não mudo uma linha.
-----------------------------------------------------------------------

Diz o Hélder Barbosa hoje que o SCBraga é o terceiro grande, depois do FCP e SLB. E justifica isso de forma vaga, que talvez se prenda com a classificação actual do Braga. Talvez o moço não diga nem mais nem menos que alguns Sportinguistas já vão dando como certo e outros vão já agoirando.  Isto é mais o menos o mesmo que um condutor domingueiro, a meia de uma copiosa digestão, dá consigo a ultrapassar o Alonso, parado na berma da estrada, e crê-se ter ascendido à elite dos pilotos mundiais.

É um erro muito comum, um pouco bacoco, diga-se, pensar que o Sporting de hoje, que está meio avariado e em pane, é apenas isto. É isto mas não só. É também o passado e aquele que o futuro trará. E, pese o momento, não tenho razões para pensar que nos próximos anos tenhamos que nos preocupar com as ultrapassagens do Braga.

Mas convém ir retirando as devidas ilações dos erros cometidos. Continuo a pensar que o Sporting não resolverá os seus problemas enquanto não encontrar um treinador que lhe sirva. Porque essa é a peça fundamental da engrenagem, mesmo sem deixar de considerar a estrutura que o deve suportar.

Veja-se o caso do SLB. Todos temiam o pior com a saída apressada de Javi Garcia e Witsel. Um erro crasso de gestão desportiva cometido para tapar os furos de igual má gestão financeira, com a compra de jogadores a granel e com a péssima gestão do que sucedeu na Alemanha com Luisão, peça fundamental. Não fora o treinador a inventar soluções, a fazer aparecer jogadores que ninguém tinha "visto" antes - veja-se o caso de Melgarejo, condenado apressadamente, mas que o treinador não deixou cair, mesmo atravessando o próprio pescoço - e o descalabro, mesmo que não tão estrepitoso como o nosso, seria inevitável. Há quanto tempo não vemos um treinador em Alvalade que, se não conseguir valorizar o que tem em mãos, ao menos não desperdice?

Mas não falta apenas saber escolher um treinador, que espero tenha acontecido agora com Vercauteren. Continua a faltar saber reagir às pequenas contrariedades, antes que elas se transformem em crises. Por norma a resposta à adversidade é a desagregação, quando aquela exige precisamente o contrário. E se a dos adeptos é a que se sabe, a que tem efeitos nefastos mais directos é a da equipa dirigente.

Não sei quais foram as razões que levaram à saída de Duque e Freitas e, como disse anteriormente, compreendo que o presidente chame a si a responsabilidade do futebol, tendo em conta os efeitos que os resultados produzem na relação com os adeptos. Já me custa mais a aceitar o timing escolhido, do qual é mais provável haver prejuízos que benefícios  A entrevista dada ontem por Manuel Fernandes leva-me a pensar se, mais uma vez, não houve o triunfo de uma linha de pensamento sobre a  que vigorava, levando a reescrever o guião pré-estabelecido.

A ideia de que, ao invés de todos remarem para o mesmo lado, se navega em barcos diferentes é muito comum no Sporting e é capaz de se justificar. E nem sequer estou a falar de "golpes palacianos", como vulgarmente vemos descritos. Refiro-me à viragem de rumo às primeiras dificuldades, sem dar tempo para verificar a bondade ou acerto das opções tomadas, tomando-se decisões apenas e só em função dos resultados. Talvez no futebol os projectos sejam apenas os resultados de cada fim-de-semana.

E o projecto apresentado por GL aos sócios para o futebol era, quero crer, mais do que apenas as pessoas,  uma ideia base: reformulação do plantel, com aquisição de jogadores que permitissem criar valor e sustentabilidade de forma a que, a médio prazo, a formação voltasse a ser preponderante, sem terem que ser os mais novos a arcar com as responsabilidades, como sucedeu no passado. Alguma coisa terá sido bem feita a avaliar pela resposta dada pelos adeptos, quer na recepção a Domingos, quer no jogo de apresentação da época passada. O resto sabemos como foi.

Falando de lições, se há alguma lição a retirar da última derrota em Setúbal é a de que podemos melhorar e ainda assim essas melhorias não se reflectirem na classificação. Pior, pode até acontecer o contrário e o jogo de mais logo, juntamente com o do Braga, no próximo fim-de-semana, podem constituir uma confirmação dessa possibilidade. 

Este realismo, que não deve ser confundido com pessimismo - até porque tenho uma secreta esperança que logo possamos voltar à normalidade - parece-me necessário, em particular neste momento. E é um pouco de normalidade que precisamos e que julgo que acabará por surgir. Esta "anormal tranquilidade" é inevitável, atendendo ao que valemos e que paulatinamente o Sporting acabará por subir na classificação, aproximando-se do topo. Mas é muito provável que o pior tenha já acontecido e, sem puder lutar por objectivos muito concretos, nos espere uma época de provações.

É por isso muito provável que a nossa relação com o clube seja mais uma vez posta à prova e, talvez como em muitas outras ocasiões - demasiadas para o nosso gosto - precisemos de um coração grande e forte. E talvez como nunca antes, perdoem-me o tremendismo, o Sporting precise de nós como nunca precisou antes. Mas duvido, e sem muitos receios de me enganar, que as consequências sejam o abandono e a deserção.

Muitos acharão que quer um, quer outra, serão compreensíveis, outros inevitáveis. Há sempre uma boa razão para se desistir - o custo de vida, a vergonha, o embaraço, a incomodidade, a revolta - mas a desistência é o que nos torna mais próximos do que o Hélder Barbosa gostava que fosse mas que a realidade desmente: o Braga  não é um grande como nós.

O Sporting de hoje está longe de ser o que gostaríamos que fosse, é um facto. Mas um pai não desiste de um filho porque ele não é o que ele projectou que fosse, um filho não abandona os pais porque eles já não são o que foram um dia. O Sporting, pelo lugar que ocupa no coração de todos os Sportinguistas, também não merece que lhe viremos as costas quando mais precisa de nós.

26 comentários:

  1. Uma mentira dita muitas vezes e com convicção torna-se uma verdade para muitos.
    Cabe-nos a nós desmascarar a mentira!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Proponho a seguinte tarja para Domingo:


    SPORTING CP: 18x Campeão Nacional; 4 Campeonatos de Portugal; 15 Taças de Portugal; 7 Supertaças; 1 Taça das Taças

    SC BRAGA: 1 Taça de Portugal; 1x Campeão da 2ª Divisão; 1 Intertoto.

    Grande? Grande Merda.

    ResponderEliminar
  3. Tocas no que para mim é essencial. O treinador! Acho q os últimos posts que escrevi no lateral mostram bem o q se trabalha num lado (mesmo podendo n concordar c algumas ideias, há de facto mt e bom trabalho) e o q n se trabalhou no outro. Sim, n ha outra palavra. N se trabalhou!

    ResponderEliminar
  4. Se o Braga é grande então o que é o Beleneneses que já ganhou um campeonato?

    ResponderEliminar
  5. e tem lá um gajo q passou pelas camadas jovens do Sporting (Fernando Ferreira) que joga tanto, mas tanto! P o ano vai mostrar-se na 1a liga e no fim da época estará a caminho de outros voos

    ResponderEliminar
  6. "O Sporting de hoje está longe de ser o que gostaríamos que fosse, é um facto. Mas um pai não desiste de um filho porque ele não é o que ele projectou que fosse, um filho não abandona os pais porque eles já não são o que foram um dia. O Sporting, pelo lugar que ocupa no coração de todos os Sportinguistas, também não merece que lhe viremos as costas quando mais precisa de nós."

    Treinador? Não... Isto sim é essencial. Se se perde isto, não há treinador que valha...

    (não quero com isto dizer q não concorde que o SCP tem falhado sucessivamente na escolha do treinador...)


    Páh... Sem menosprezar o SCB, mas cd vez que alguém compara o Braga com o SCP só me dá msm para rir. Simplesmente ridículo. Que me desculpem os adeptos bracarenses mas gd só se for no Minho a par do Vit. Guimarães... Aliás, historicamente o Braga nem com o Belém, Boavista ou Vit. de Setúbal se pode comparar, qt mais com o SCP!... Basta somar os títulos de Braga com os restantes clubes anteriormente mencionados.

    Oficialmente em estágio: SpoooooooooooooOOOOOOOOOrting! :)

    ResponderEliminar
  7. Quantos adeptos, e digo adeptos, porque sócios ainda seriam muito menos, eram os que estavam ontem na pedreira contra uma "pequena equipa europeia" chamada MU? O braguinha não tem sequer o número de adeptos nem a assistência que tem normalmente o Guimarães. 99% dos adeptos do braguinha são na verdade adeptos do FCP, SLB e SCP.
    O braguinha é grande apenas para os negócios do Jorge Mendes.
    Já repararam que todos os jogadores do braguinha que vão à selecção são representados por esse empresário (aliás é curioso o número de jogadores da selecção que são representados por ele)? O Eliseu provavelmente não é.... O Varela teve dificulades em ser chamado e, provavelmente, só o é por pressão do FCP, porque tembém não é representado por ele...
    Já alguém reparou nos números das transferências dos jogadores do braguinha (quase sempre intermediados pelo JM) e, mesmo assim, apesar de não terem despesas com a manutenção do estádio porque somos TODOS nós que o pagamos (é municipal), não obstante a receita do nome do estádio ficar para o braguinha, mas, mesmo com todos esses negócios milionários, as contas, apesar de positivas, são sempre com um pequeno saldo positivo (e não é nas contratações que têm gasto dinheiro, nem os seus jogadores ganham grandes fortunas)....
    Mas como é um pequeno clube não tem sócios que questionem estes factos... e os resultados desportivos ajudam a esconder muita coisa....

    ResponderEliminar
  8. É inacreditável que numa altura destas, os Sportinguistas percam tempo e ideias para responder ao... Helder Barbosa !!!
    Será que o nosso Clube está como o País ? Ensandeceu ? Custa muito fazer um esforço de bom senso???

    Paulo B. - VNGAIA

    ResponderEliminar
  9. Quanto à questão do Braga julgo que nos cabe não responder, até porque o nosso objectivo é ser o número 1 e não o número 3. Sinceramente não me sinto incomodado com estas tiradas do Braga. Eles estão simplesmente a jogar um cartada na comunicação social. É deixá-los jogar. Que eu saiba não disputamos um lugar histórico com o Braga.

    JRamos

    ResponderEliminar
  10. Também fico com muitas dúvidas relativamente ao treinador depois do que vi ontem. Quanto ao resto excelente post!

    JPM

    ResponderEliminar
  11. Se este 4-4-2, com a falta de controlo entre linhas demonstrada, for para manter contra o Braga,temo o pior.

    ResponderEliminar
  12. Concerteza havia um canina no vosso liceu, na vossa rua, algures na vossa infância. O canina é aquele tipo que é, claro está, canina, mas que tem as costas quentes e por isso faz merda como gente grande. Normalmente é o mais irritante e parvo do grupo de mitras ou bullys. Provoca, goza, faz peito e ameaça como se não houvesse amanhã, como se não fosse canina. O Braga é o canina e o Porto é o matulão que lhe dá moral. Mas, como se costuma dizer, aquele que dá a moral também a tira. Um dia o Porto não vai estar lá e o Braga vai levar na boca.

    ResponderEliminar
  13. Carlos Barbosa em 2011 !



    "o que eu vejo neste novo Sporting, sendo uma pessoa que percebe pouco de futebol, é uma equipa excecional, com Luís Duque, Carlos Freitas e Domingos Paciência."




    "De repente, os sócios vêem competência no clube, competência no futebol, competência no presidente, confiança por parte da banca"




    "Temos uma equipa que está a ser construída para que possa competir com qualquer clube. Não é o FC Porto que nos preocupa. Preocupa-nos é, se formos à Champions, o Barcelona e o Real Madrid, para também podermos competir. Porque, daqui a um ano, um ano e tal, o FC Porto já não fará parte do nosso campeonato. O campeonato do Sporting daqui a um ano ou dois será o Barcelona, o Ajax, o Real Madrid. Isso para nós é que vai ser importante"


    ResponderEliminar
  14. E se Vercauteren e Oceano forem um presente envenenado que Duque e Freitas levaram Godinho a aceitar?

    Eu aposto que o belga nunca olhou para o André Martins a treinar, ou visualizou um jogo da época passada.

    ResponderEliminar
  15. Puta de obsessão com André Martins que até foi a 1ª opção do Sá na pré-época e na época. Valeu inclusive outras saídas. Não resultou. E se Vercauteren poupou jogadores para o Braga?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo das 15.48,

    se achas que um clube que ganhou 2 jogos em 15 se pode dar ao luxo de poupar jogadores...

    ResponderEliminar
  17. Cantinho,

    Não me estava a referir propriamente ao André, que fique claro. E sim acho que nesta altura e motivado pelo que a equipa está a passar mais do que nunca devem estabelecer-se prioridades para o que falta da época. Ficou claro no reequacionar de objectivos que a Champions é a prioridade máxima que resta em 2012/13, como é fácil de perceber. A outra é começar a preparar já a próxima época. E ninguém está a dizer que ficamos já fora da Liga Europa.

    ResponderEliminar
  18. Cantinho, o que preocupa é que o Franky olhe para ele e para outros e não veja nada...

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. A questão do Braga não merece mais considerações e está muito bem posta.
    Eu nem gosto de falar do histórico,porque o histórico está no museu.O nosso clube é grande pela implantação social ,o associativismo e muitas outras coisas.
    Mas quando o jogo começa,são 11 contra 11(têm sido muitas vezes 14) e a grandeza não ganha jogos.

    No jogo de ontem,tivemos um começo de 2ª parte forte,marcámos em inferioridade numérica e a partir daí viu-se o que tem sido comum,a equipa a defender mal.
    O jogo pelos corredores é muito facilitado,sobretudo pela direita(Cedric geralmente mal) e jogando pelo corredor central(onde deveria ser mais difícil pelo aglomerado de jogadores)o adversário consegue facilmente linhas de passe criando várias situações de golo iminente.
    Valeu-nos Patrício muitas vezes.
    E lá vem o erro infantil que custa 1 ou mais golos.
    Quem souber explicar isto que explique.
    Não sendo "expert",parece-me que,nas substituições,o treinador optou por 1)reforçar a defesa e colocar um avançado rápido,tentando o ataque rápido e abdicando do controle do jogo("aguentar e contra-atacar") em vez de 2) maior posse de bola e consequente controle do jogo(Izmailov ou Rinaudo,p.ex.).
    Não resultou.Eu também preferia a 2ª.
    A meias entre Patrício (injustiça!!) e Illori(jogar na B e a este nível é muito diferente) lá sofremos o golito do costume.
    Esperamos melhoras para o Braga.
    Virão?
    Não vou falar das questões directivas e lutas de poder.

    ResponderEliminar
  21. Cantinho,
    Curiosamente eu também penso que Vercauteren poupou jogadores para o Braga, designadamente Rinaudo e Izmailov. Não é por apenas termos ganho dois jogos que os jogadores não poderão / deverão ser poupados, por um lado, este jogo para a Liga Europa foi aproveitado como jogo de "pré-época", pois uma vez que ele não a acompanhou está obrigado a ver os jogadores em jogos a doer. Além disso, decerto concordarás que todos os jogos do campeonato passaram a ser finais aos quais temos de dar prioridade.

    LdA,
    Esse é um dos mais graves problemas com que o treinador se depara, como distinguir o trigo do joio na equipa. Temos de tudo, bons jogadores e jogadores assim-assim, bons profissionais, profissionais assim-assim e até duvidosos profissionais e de entre todos estes há alguns em clara depressão, desnorte e desencanto, como distinguir uns dos outros, quem é que está melhor e é suficientemente forte para os embates?
    Junte-se a isto um clima onde todos os snipers nos atacam de todos os lados e vemos que não está fácil. Não está fácil.

    ResponderEliminar
  22. Gostaria também de falar do tema de fundo do post.
    Já vejo futebol há muitos anos.Assisti a praticamente toda a travessia do deserto dos 18 anos sem ganhar campeonatos(ganhámos 1 taça e uma supertaça) e a conversa dos adeptos após os jogos era muito semelhante à actual.
    Insultos á direção da época,aos jogadores(chulos,etc),valia mais fechar as portas,para quê pagar para ver aquela miséria,tudo muito parecido,

    Mas agora há a blogosfera,o Facebook e afins e as coisas têm uma proporção muito maior.
    Provavelmente um caso a ser estudado.
    Mas o Sportinguistas nunca abandonaram o clube.
    A quota extraordinária de Santana Lopes afastou mais sócios que o inêxito no futebol.
    Em 97/98,p. ex.,tivemos 4 treinadores e acabámos em 4º.A lista de treinadores está aqui:

    http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Os_Treinadores_de_Futebol_do_Sporting

    Nos piores anos andamos pelos meios da tabela(esta classificação actual penso que é inédita) e nunca acabámos abaixo de 5º(lugar que é péssimo,diga-se).

    http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Classifica%C3%A7%C3%B5es_no_Campeonato_Nacional

    Más épocas existirão sempre, mas as direções têm que estar preparadas para elas:

    De
    "CASO GAMEBOX
    COMO INVERTER A TENDÊNCIA DE ESTAGNAÇÃO DE VENDAS"

    em http://repositorio.iscte.pt/bitstream/10071/1928/1/Caso%20Gamebox-Como%20inverter%20tend%C3%AAncia%20estagna%C3%A7%C3%A3o%20vendas.pdf


    "ii) Falta de confiança na Equipa: No mundo do futebol, este é sempre um tema recorrente, ou
    seja, quando as equipas ganham, os adeptos estão confiantes e vão aos jogos, quando a equipa
    atravessa períodos complicados, acontece o inverso. Contudo, nenhum profissional de gestão
    do desporto pode concentrar os seus esforços em algo que não consegue controlar. Porém,
    podem reforçar o seu enfoque em modernizar as instalações desportivas, em melhorar a
    qualidade do serviço proporcionado ou em técnicas de merchandising para aumentar as
    receitas."

    O documento é longo,um pouco técnico mas esta é a parte que interessa.
    Espero que tenham acautelado a possibilidade de uma má época e a situação financeira não seja tão má como dizem.
    Historicamente já passámos por situações muito más,mas continuámos sempre fortes, e assim continuaremos.

    ResponderEliminar
  23. Onde dizia " a possibilidade de uma má época" queria dizer"a possibilidade de mais uma má época".
    Infelizmente...

    ResponderEliminar
  24. "o que preocupa é que o Franky olhe para ele (André Martins) e para outros e não veja nada..."

    Leão,

    Nem mais. Pelo menos já sabemos que Oceano assim o fez. Esperemos que Vercatauren se revele uma (boa) surpresa.

    Todos,

    Creio que o Sporting, nesta fase, tem de se agarrar a todas as oportunidades para inverter a situação. Mesmo cagando para a Liga Europa (por mim, na boa, pois daqui a 3 meses ninguém quer saber disso e só há memória de quem a vença - Braga há 3 anos nem à fase de grupos foi mas perdeu a Liga na última jornada [e isso é que conta!]), o Sporting tem de, necessariamente, vencer 1, 2 3 jogos de seguida. E o de ontem tinha de ser para vencer. Com uma vitória ontem o cansaço (mental) seria outro no Domingo.
    Não nos podemos de dar ao luxo de poupar. No nosso estado, temos que jogar todas as fichas!

    ps: isso do Oceano falar 5 línguas é mito urbano, não é?

    ResponderEliminar
  25. Se aprendeu francês em Toulouse, espanhol em Donostia, e fala inglês e talvez crioulo, juntando ao português já faz as cinco.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)