sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"Pinto da Costa poderá gostar mais da selecção da Colômbia"

Esteve muito bem Paulo Bento a colocar no seu lugar o presidente do FCP. Julgo que é preciso recuar aos tempos do saudoso João Rocha para ver alguém responder como deve ser a Pinto da Costa: com acutilância mas sem lhe cair o pé para o chinelo, como são quase sempre as respostas que surgem do outro lado da segunda circular.

Não é a primeira vez que Pinto da Costa demonstra o seu pouco interesse pelo sucesso da selecção nacional, apesar das palavras de circunstância ditas sem muita coerência, e normalmente motivadas por razões que pouco ou nada têm a ver com o apreço pela equipa das quinas. Recue-se ao tempo de Oliveira como seleccionador nacional ou de Carlos Queiroz, de quem foi testemunha abonatória, quem sabe para lhe retribuir o jeito que lhe deu para o "negócio Moutinho" a absurda não convocação deste para o Mundial da África do Sul.

Certamente muitos se lembram do que foi o seu relacionamento com a selecção ao tempo de Scolari. Não é preciso atribuir credibilidade ao testemunho de Carolina Salgado, então sua companheira, segundo a qual PdC terá aberto uma garrafa de champanhe após a derrota na final de 2004, ante a Grécia, para perceber que  PdC não morria de amores pela selecção.

Já poucos se lembrarão (e muitos dos que hoje comentam nas redes sociais não eram ainda vivos) mas não é a primeira vez que Pinto da Costa se atravessa no caminho da selecção. Há precisamente 34 anos, mais precisamente em Outubro de 1978, estava então PdC a instalar-se na presidência do FCP, a FPF marcou um encontro particular com a Espanha em Vigo. Era então seleccionador Mário Wilson. Pedroto e Pinto da Costa recusaram-se a ceder os jogadores do FCP e esta acabou mesmo por jogar em Vigo sem os jogadores azuis e brancos. Mas, ainda antes do jogo, a selecção foi vaiada em plena estação de Campanhã (a comitiva deslocou-se de comboio entre Lisboa e o Porto) e na comitiva de "boas-vindas" estava nem mais nem menos que... Pinto da Costa.

Quem assistiu como eu, à chegada de PdC ao futebol português, testemunhou todo o seu percurso, não tem problemas de memória, ou se tornou indulgente perante o seu sucesso, tem presente que o dirigente mais titulado do futebol português gostou sempre apenas e só do seu clube. Se isso é naturalmente apreciado pelos adeptos do FCP, já não se compreende as honras que lhe são concedidas pelos diversos poderes (políticos e desportivos). O muito que o FCP deu ao futebol português nas suas conquistas internacionais resultam de uma inerência desprovida de qualquer generosidade ou altruísmo de PdC.

Há poucos dias, na sequência deste post, vieram à discussão as virtudes da gestão desportiva de PdC. Elas são indesmentíveis. Mas também é hoje indesmentível que os meios empregues para alcançar a actual hegemonia permitiram a PdC "comprar" o tempo necessário para se especializar numa actividade onde hoje praticamente não conhece rival. É esse tempo que os que chegam não têm e por isso sentem sempre enormes dificuldades em se afirmar. Por isso os elogios que hoje lhe vejo serem feitos enquadro-os no mesmo âmbito dos elogios a quem prospera pela concorrência desleal. Em suma, é o elogio do chicoespertismo.

Voltando às palavras de Paulo Bento: confesso que tenho saudades de ver alguém a falar com esta coragem e desassombro. Não apenas sobre PdC, mas sobre as idiossincrasias do futebol português e que essas vozes não venham de Alvalade. Até nisso PdC é um bom estratego: em regra não abre mais do que uma frente de batalha. Sabe de há muito que, para arrumar o Sporting, basta "atirar-lhe às pernas" no tiro de partida. A instabilidade interna que geram os primeiros maus resultados, num clube que nada ganha há muito, fazem o resto. PdC também conhece o fenómeno como ninguém: o seu FCP era assim quando lá chegou.

Nota: Este foi o post 2000 do ANortedeAlvalade .

37 comentários:

  1. Para mim há uma frase que marca mais a resposta de Bento:
    "Se naqueles oitos pisos da Federação mais ninguém tiver coragem eu digo mais alguma coisa."

    Bento arriscou e aqueles que o colocaram lá (Pinto e Mendes à cabeça) também serão os primeiros a tirá-lo. Foi e é usado, como muitos nestes 34 anos de Papado.

    E quem não se lembra da não ida de Baía ao Mundial de sub-20 em Ríade?

    Mas aconteceu alguma coisa? É só elogíos e prendas para esse senhor e acólitos.

    ResponderEliminar
  2. "... também é hoje indesmentível que os meios empregues para alcançar a actual hegemonia permitiram a PdC "comprar" o tempo necessário para se especializar numa actividade onde hoje praticamente não conhece rival. É esse tempo que os que chegam não têm e por isso sentem sempre enormes dificuldades em se afirmar. Por isso os elogios que hoje lhe vejo serem feitos enquadro-os no mesmo âmbito dos elogios a quem prospera pela concorrência desleal."

    "Sabe de há muito que para arrumar o Sporting basta "atirar-lhe às pernas" no tiro de partida. A instabilidade interna que geram os primeiros maus resultados, num clube que nada ganha há muito fazem o resto. PdC também conhece o fenómeno como ninguém: o seu FCP era assim quando lá chegou."

    LdA: É isso mesmo... Ando para recuperar um post que publiquei em tempos na 'Centúria Leonina' e que versava sobre como seria naquela altura (uns cinco ou seis anos atrás) o SCP perante a hipotética presidência de um 'mafioso' como o (em tempos sócio do SCP) Major Valentão e que usasse dos msm expediente de PdC... A ideia partiu deste pressuposto: e se Valemtim Loureiro namorasse com Boavista e casasse com o SCP? O titulo era qlq coisa do estilo "Eu tive um pesadelo". Sei que nesse pesadelo o SCP ganhava mt mais no futebol, mas acabava mt mal assim q os podres tds fossem descobertos...

    Não sei por onde anda... o mais certo é ter-se perdido no éter, mas lá que mantém toda a actualidade e merecia nova leitura, disso não duvido.

    Abç.

    ResponderEliminar
  3. Só não valia a pena perder tempo com quem não faz a mínima ideia do que é o futebol português. Muito bem Paulo Bento, aproveitem abram o site oficial da Gestifute e do SCBraga e vejam se percebem de uma vez por todas que como o Paulo Bento no futebol em Portugal contam-se pelos dedos de uma mão.

    ResponderEliminar
  4. Paulo Bento: honra lhe seja feita pode ter mts defeitos (principalmente enquanto treinador, mas tb enquanto pessoa), mas a covardia não é certamente um deles.

    Cantinho:

    "Se naqueles oito pisos da Federação mais ninguém tiver coragem eu digo mais alguma coisa."

    Espero bem que se concretize a sugestão e não nos fiquemos por um "vcs sabem do q estou a falar" à Ovtavio machado...


    SL

    ResponderEliminar
  5. Virou herói o Paulo Bento só por mandar umas bacoradas. Já não interessa que não vamos ao Mundial, já não interessa o ridículo deste jogo no Gabão, já não interessa a selecção andar a jogar o pior futebol de que há memória. Confrontou o PdC, renove-se o contrato já!!!

    Quanto à resposta idiota dele, não me parece que a Federação Colombiana tenha que se preocupar com clubes portugueses. Também não me parece que a selecção colombiana tenha feito um amigável noutro continente que não o seu. Também não me parece que a selecção colombiana tenha jogado contra uma equipa de 3º mundo num relvado intratável em condições totalmente ridículas. E não me parece que a Federação colombiana tenha encaixado uma verba de 1 milhão de euros que não se sabem para onde irão, só se sabe que para os clubes que ficam sem jogadores não é.

    Mas isto não interessa nada, respondeu ao PdC é o maior! Viva o Paulo Bento, que se foda o Mundial!

    ResponderEliminar
  6. Que se foda o Mundial? Olha, olha, até o próprio Pintelho da Bosta já comenta no ANORTE!!! :)

    Seja vem Bindo, sinhor! Seja vem Bindo! E beja as berdades que por cá se escrebem... penso eu de que.

    ResponderEliminar
  7. Só num pais de merda como Portugal é que ainda se dá tempo de antena a criminosos e corruptos como o Bimbo da costa.
    Em qualquer outro paisnão de 3º mundo como o nosso ele já teria sido há muito irradiado do desporto

    ResponderEliminar
  8. E, contudo, correram estes adeptos com PB de Alvalade...

    ResponderEliminar
  9. Excelente post, com o devido enquadramento histórico. Eu desconhecia o episódio aqui relatado e julgo que como eu muitos. A ler atentamente por quem "tem problemas de memória, ou se tornou indulgente perante o seu sucesso". A avaliar pelo que vi aqui há dias ainda é preciso lembrar quem é o "artista".

    JPM

    ResponderEliminar
  10. Touché! Grande post LdA.

    ResponderEliminar
  11. Caros,

    Lancei o repto no Sangue Leonino mas julgo que também o A Norte e outros blogues poderiam e deveriam fazer algo no sentido de, uma vez por todas, colocar o jornal Record no seu lugar devido.

    A vergonhosa reportagem do Record sobre RWW e o suposto dedo no ar levou a que Uefa abrisse um inquérito ao jogador.

    Mais uma vez o Record cumpriu o seu objectivo de criar polémica e sempre com o Sporting como bombo da festa.

    Do lado do Record não se assistiu até agora a nehum pedido formal de desculpas ao Sporting, nem se espera que isso venha a acontecer.

    Perante isto, deve caber a nós, sócios e adeptos, solicitar à Direcção do SCP que tome medidas, como por exemplo:

    1º Mover acção em tribunal contra o Record exigindo indeminização por danos na imagem do clube e jogador;

    2º Impedir o acesso dos jornalistas do Record às nossas instalações até que o pedido de desculpas seja assumido pelo jornal;

    3º Fazer apelo a que nenhum sportinguista compre este jornal miserável.

    Chega de nos fazerem passar vergonhas e gozar com o Sporting Clube de Portugal.

    Enquanto sócio farei chegar esta mensagem ao provedor do Sócio do SCP e seria importante que muitos outros sócios o fizessem também.

    Se é guerra que eles querem, vamos a isso!

    SL
    José

    ResponderEliminar
  12. Pinto da Costa...

    Está aí para durar e ganhar.

    Tende paciência, e calculo que deve 'doer', mas ides ter que continuar a 'levar com ele'.

    ResponderEliminar
  13. LdA, pelo teor de diversos comentários deves ter tocado num qualquer ponto sensivel, tu e o Paulo pelos vistos.

    Olhem façam como o Rui Moreira quando fica sem resposta, perguntem onde fica o quarto de banho e não voltem...

    O Fiuza do Porto sabe que pode dizer o que lhe der na real gana que goza de impunidade total, azar que o Paulo Bento não deve ter dormido bem na viagem e veio inspirado e veio de tal forma inspirado que de uma só vez mandou à merda, com a maior fineza, Pinto da Costa e oito andares de dirigentes federativos que deviam estar a pensar no próximo destino da selecção.

    Cada vez se consolida mais na minha mente a ideia de que o Sporting devia fechar todo o futebol de formação...

    ResponderEliminar
  14. A federação colombiana não tem obriigação de defender os clubes portugueses, a FPF sim, ou queres um desenho???

    Outra coisa, qual jogador do Sporting ou do Benfica foi titular???Qual deles entrou a meio do jogo???NENHUM!!!

    Por isso para voces, o risco ao meio está cheio de razão, certo???

    Voces não tem mais o que chorar, pois já estão fora da Taça e quase afastados de todo o resto.Só um milagre mantem voces na europa e pó campeonato nem com milagre são campeões!!Resta brigar pelo 3º lugar para a champions se o FCP continuar a ganhar pontos para Portugal manter ou subir no ranking, senão nem com o 3º lugar!!!

    Hoje o estádio do Dragão faz 9 anos, e sendo da mesma idade de Alvalade, e de lá para cá, já ganhou 7 campeonatos, 1 liga europa, 1 champions, 1 taça intercontinental e um sem fim de taças e supertaças de Portugal.

    ResponderEliminar
  15. Queria só (re)lembrar ao RBN que no Estádio de Alvalade não se ganhou nenhum campeonato desde que foi inaugurado, mas também não se viu nenhum dirigente a ir na mala do carro para a Galiza.

    ResponderEliminar
  16. Peço desculpa, mas não sei o que é que interessa ao SCP as relações entre Pinto da Costa e a Selecção Nacional nem as respostas que Paulo Bento dá ao Pinto da Costa.

    Gostei muito do Paulo Bento enquanto treinador do SCP mas acabou por ser escorraçado do nosso clube e assobiado pelos adeptos.

    Portanto, como sportinguista, pouco me importam as respostas que dá ao deixa de dar ao Presidente do Porto.

    Sinceramente, quero que se fodam os dois.

    ResponderEliminar
  17. Dá mesmo piada ver estes adeptos do clube que proximamente irá extinguir o futebol profissional, a vangloriar-se com umas bocas idiotas do péssimo selecionador que temos.
    É a maior vitória deles em 3 ou 4 anos, já que sempre que vêm ao Dragão são despachados "com tranquilidade".

    Que clube RIDÍCULO!!!

    ResponderEliminar
  18. RBN,

    Um desenho? Achas que estás no cabo? Ainda não percebeste? Cadeia! E é onde vocês vão acabar todos! A justiça tarda mas não falha não é só um provérbio, o Armstrong acabou de perder os títulos todos. Nem o papa nem o sistema que o suporta são eternos! E quem vai fazer a cama é do FCP, depois vem cá dizer qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  19. ó anónimo, nem que esse teu filme acontecesse na realidade, o Sporting já não estaria cá para ver isso. Mais dia menos dia é a falência. É só uma questão de tempo, pouco tempo.

    ResponderEliminar
  20. Os dragons forces todos que vão mas é pr'ó bibó porto ou para a puta que os pariu discutir bola porque há ainda há verdadeiros Leões que não o fazem com qualquer um e têm vergonha de ver outros Leões disporem-se a isso! Só nos tribunais civis!

    ResponderEliminar
  21. O Falência clube de Portugal tem gente séria? Daquelas que faz depósitos na conta de fiscais de linha mas mesmo assim chega à final da taça e leva na peida da Académica?

    ResponderEliminar
  22. Reinaldo do paradise cafe16 de novembro de 2012 às 16:26

    Estes anónimos tripeiros adeptos do clube unipessoal são mesmo tristes. Quando o bufento for para o inferno cumprir a sua sentença eterna vamos ver o que sobra do FCP.

    Não somos nós que não temos dinheiro para pagar ordenados nas modalidades, não éramos nós que tínhamos ordenados em atraso no ano passado até à venda do Falcão.

    Fazem vendas milionárias e têm de fazer empréstimos obrigacionistas. O Porko dois anos sem ser campeão acaba. Marquem as minhas palavras dois anos sem vencer nada e sem vendas extraordinárias e aquilo dá o estouro.

    PS: Só não ganhamos mais vezes no ladrão porque sempre que vamos lá ou temos um ou dois jogadores na rua ou penaltys da treta contra nós e às vezes as duas coisas ao mesmo tempo. Ciganos da ribeira

    ResponderEliminar
  23. "Se isso é naturalmente apreciado pelos adeptos do FCP, já não se compreende as honras que lhe são concedidas pelos diversos poderes (políticos e desportivos)."

    Esta frase é triste de tao sintomática. E se calhar a primeira afirmaçao explica a segunda: como tem os resultados que tem e gera admiraçao (com idolatria pelos próprios adeptos e alguma inveja dos rivais) é que lhe sao concedidos ou reforçados poderes políticos e desportivos. E pior: que fora de Portugal seja visto tanto pelas autoridades como por opinadores normalmente sensatos como um exemplo de gestao. O branqueamento dentro de portas reforça a impunidade e a sua apreciaçao acrítica fora delas.

    Apesar da selecçao me importar pouco ou nada, acho complicado nao concordar com o que diz o Paulo Bento. Mas também acho que há ali um subtexto muito perverso, que é o facto do Pinto da Costa ser novamente tomado como um interlocutor desportivo. Manipular anos a fio resultados, classificaçoes de árbitros, castigos e nomeaçoes, tem um efeito inimaginavelmente superior sobre o trabalho na selecçao nacional (logo ingerência no trabalho do Paulo Bento) do que uma boca ou duas sobre um amigável no Gabao.

    Uma polémica sobre um fait-divers que nem sequer é novo e que nem sequer é uma ingerência real, apenas uma opiniao emitida desde a prepotência e impunidade da qual de facto goza, distrai muita gente da polémica real e que realmente devia importar.

    Às vezes o melhor é mesmo a desqualificaçao pela via do desprezo e da invisibilidade, à falta de aplicar mecanismos de justiça básicos. Se o Paulo Bento tivesse dito que se recusava a responder a comentários de um dirigente comprovadamente corrupto que devia ter sido julgado por 30 anos de fraude e violência, também nao teria respondido mal.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  24. Excelentes declarações de Paulo Bento,mas não é costume responder assim ao "papa".
    Aguardemos os próximos capítulos.
    Mais uma vez a prova que PdC ataca tudo e todos para defender o que ele acha que são os interesses do seu clube.A revisitar a acalorada discussão de há 2 dias.

    O teor dos comentários dos adeptos portistas com mais ou menos responsabilidades mostram claramente qual é ,dos nossos rivais,o clube mais interessado no nosso prejuízo.
    Por acaso também é o clube do sistema.Mas não há acasos destes.

    As suas declarações, "Não gosto de fazer essas previsões, porque quando menos se esperar um clube tem quebras. A quebra do Sporting será ultrapassada e ainda vai aparecer a lutar pelos lugares cimeiros", são PdC no seu melhor.

    PB deverá ter a vida mais difícil daqui para a frente.
    Mas ele não quer saber disso para nada.

    PS:o papel do jornal Record no caso Wolfsw. não devia passar impune.A uns(Luisão)branqueiam,a outros tentam prejudicar.
    O Sporting devia ter uma posição.

    ResponderEliminar
  25. Mais um notícia que fez grandes títulos nos nossos maravilhosos jornais e ajudou a motivar os comentários do costume,dos do costume,foi desmontada :

    "A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD viu confirmados pela UEFA os seus argumentos em matéria do regime de “fair play” financeiro."

    em http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_futscpfairplay_161112_101888.asp

    Esta foi pelo cano abaixo,como irão muitas outras.

    PS:também tu,UEFA?

    ResponderEliminar
  26. Mas porque é que um clube que já "não" é grande, e "está" falido e vai "desaparecer", blah, blah, blah, merece tanta atenção dos adeptos dos clubes "grandes" e dos me(r)dia? O que é que tem sido o noticiário desportivo em Portugal há meses? O Sporting e os maus resultados do futebol. A prova da nossa grandeza é que isso é notícia. Se fosse normal ninguém falava nisso. Agora vem para aqui a bimbalhada toda, porque se tocou no chulo velho. Que chatice! Eles estão mas é mijados. Os maus resultados no futebol do Sporting têm dado muito jeito para não se falar noutras coisas... Quanto ao Paulo Bento, que faça alguma coisa de jeito para variar e diga MESMO mais qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  27. Mais um capítulo da novela:
    O FC Porto acusou nesta sexta-feira o seleccionador português de futebol, Paulo Bento, de estar a fugir às suas responsabilidades e obrigações, e de atacar Pinto da Costa para recuperar a "visibilidade perdida".
    Em texto publicado no site oficial do clube, em resposta às "infelizes" declarações do técnico, os bicampeões nacionais consideram que Paulo Bento "parece preocupar-se mais com o FC Porto do que com os adversários que enfrenta no campo".
    "O FC Porto tudo fará para preparar bem os seus jogadores, para que possam contribuir para uma vitória da selecção nacional em Israel, mas infelizmente constatamos que o seleccionador nacional não fez o mesmo, como é sua obrigação", lê-se na página oficial do FC Porto.

    in record

    ResponderEliminar
  28. Desde miúdo que PB nunca foi pessoa de deixar de dizer aquilo que acha. Sempre foi alguém que disse sem peias o que ia na alma.
    Aliás, em quantas conferências de imprensa depois dos jogos é que o vimos defender o Sporting como poucos o fizeram ao longo dos anos?
    Ele tem idade e conhece suficientemente pdc para saber que se trata de um inimigo da seleção, esta só lhe interessa na medida em que dela consegue tirar vantagem (ex: capacho queirós), por isso é que quando PB saiu do Sporting e muitos diziam que ele iria direitinho para o fcp, eu duvidei. Duvidei porque antevi um enorme choque pessoal com o "capo" e isso seria um enorme factor de instabilidade na "cosa de l'altri".

    ResponderEliminar
  29. Grande Paulo Bento e grande Leão de Alvalade!!
    VIVA O SPORTING!!!!

    ResponderEliminar
  30. Parabéns pelo post e pelo blogue não conhecia.

    Está cheio de razão quando diz que «para arrumar o Sporting, basta “atirar-lhe às pernas” no tiro de partida. A instabilidade interna que geram os primeiros maus resultados, num clube que nada ganha há muito, fazem o resto.»

    É que eu não me esqueço do que foi feito o ano passado quando fomos completamente liquidados à partida se não fosse assim às tantas ainda tínhamos cá o Domingos.

    Regina

    ResponderEliminar
  31. O que também ficou aqui bem provado nas caixas de comentários é que estes "caragos" todos quando ouvem falar em tribunais fogem a sete pés como o diabo da cruz. E da parte de cada leão e em matéria de desporto não devem mesmo merecer mais nada para além de desprezo. Não se perde tempo a discutir a actividade desportiva e olímpica de um clube centenário como o SCP que tanto dá, traz e acrescenta a Portugal com um bando de criminosos.

    ResponderEliminar
  32. E que só envergonham a nação ao contrário do tantas vezes apregoado.

    ResponderEliminar
  33. Bravo! Dou os meus parabéns pelo artigo que escreveu! Realmente está muito bem sintetizado o tipo de pessoa que é o presidente do clube da coreia do norte e a pouca vergonha que temos andado a assistir nos últimos tempos do desporto português.

    Admiro-o assim como ao nosso seleccionador Português. É graças a pessoas como vós que não nos esqueceremos do 'chicoespertismo' e que lutaremos contra isso!

    ps: Confesso que não conhecia o episódio em Campanhã e provocou-me revoltar ao ler o que se passou!

    Viva Portugal!

    ResponderEliminar
  34. Meus caros,

    Penso que é por de mais evidente a todos que, como sempre, o intuito primodial de Pinto da Costa é influenciar - se possível controlar - à conveniência, tudo quanto concerne a selecção nacional. Paulo Bento respondeu-lhe, e bem, mas as manifestações de insatisfação não deixam de marcar. Quando, o tempo dirá.

    SL - Rui Gomes

    ResponderEliminar
  35. A quem fala mala de carros esquece-se porque em aveiro foi como foi...o PPC...com o esquema que ja veio de trás muito trás andou a coagir tudo e todos. até o patricio (começa isso e pscp de domingos começa a cair) só que a decolage está tao bem feita que ninguem se lembrou...o que é que o cidadao ppc lucrava? e o que o director do SCP PPC lucrava? coação é crime. a decolage interessou para não haver associação criminosa... agora telefonem ao ministro e ao ADOP que nunca se viu com o jardel em lisboa.

    ResponderEliminar
  36. Bem convenhamos que a Federação da Colombia não tem por obrigação proteger os Clubes Portugueses!
    Quanto ao Paulo Bento, devia agradecer a PC não se ter falado nas exibições ultimas da Seleção !! Foi só a fantastica resposta que ele deu a PC...
    Só que, quem também dava respostas fantasticas a PC, era o Vale que nos ultimos 10 anos é o que se vê...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)