sexta-feira, 2 de novembro de 2012

4 diagnósticos sobre o Sporting

Estão no topo da actualidade as declarações de:

Boulharouz ("Sá Pinto não tinha mão firme")

e Schaars ("Com Sá Pinto era tudo pouco intenso"). 

Se as juntarmos às de

Godinho Lopes, na entrevista dada ao canal "ABola" ("Percebi quais são os problemas do Sporting. São problemas de organização, de disciplina, de métodos e de respeito") 

com as de

Onyewu no passado dia 22 ("The problem (in Lisbon) was that everything was a mess,") 

verificamos que os 4 diagnósticos confluem para um ponto comum, e são particularmente críticos com a organização do departamento de futebol e com os métodos de trabalho.

O que foi dito pelos dois holandeses vem confirmar alguns rumores que circulavam, e que davam conta de um relacionamento mais tenso com Schaars desde o inicio de época. Mas o que disse agora Boulharouz é uma contradição patética, se atendermos a que, há 2 meses, o mesmo jogador comparava os métodos de Sá Pinto com os de Mourinho. Ora Mourinho não é conhecido por não ter mão firme com os jogadores... 

Independentemente das razões que lhes possam assistir, parece-me que não seria pior guardarem para a análise interna o que não foi dito na altura própria, que era afinal quando as suas declarações poderiam produzir alguma diferença.

Das declarações de Godinho Lopes e de Onyewu há um traço comum e que vai de encontro a uma ideia há muito arreigada relativamente à desorganização do departamento de futebol do clube e, como bem sabemos, os campeonatos ganham-se e perdem-se também nestes pormenores. 

Assim não é apenas Sá Pinto, Luis Duque ou Carlos Freitas, que já não estão, que ficam em causa. A SAD tem um secretário técnico, Vidigal, e outros elementos cuja actuação não deixa de estar também questionada.

E agora que há ecos de um trabalho fisico mais intenso (Shaars queixava-se também de deficiente preparação física) não posso deixar de me recordar do impacto que teve a chegada de Mourinho ao Inter. 

Os italianos são conhecidos pelas grandes cargas físicas no início do campeonato  e por isso ficaram espantados com os treinos de Mourinho, tidos como leves. O resultado é conhecido de todos: O Inter teve a melhor época da sua já longa história, ganhando tudo o que havia para ganhar, com uma equipa cheia de jogadores veteranos.

Se quanto há obrigatoriedade da observância das mais elementares normas do respeito e da disciplina todos estaremos de acordo, já quanto à preparação física, sobram-me muitas dúvidas.  

Há uma corrente entre os adeptos que fica sempre muito satisfeita quando ouve dizer que os jogadores "apanham grandes tareias" nos treinos. O que pode estar aqui em causa são escolas e metodologias de treino diferentes e, pelo que temos visto, os treinadores portugueses estão longe de estar desactualizados. 

Vale a pena por isso recordar o que pensa Mourinho sobre o treino físico antes de fazermos juízos de valor apressados, condenando uns e incensando outros. 

"A forma não é física. A forma é muito mais que isso. O físico é o menos importante na globalidade da forma desportiva."

"Não sei onde começa o físico e acaba o psicológico ou o táctico. Para mim, o futebol é globalidade, e o jogador também e assim não consigo fazer a divisão."

"Eu não trabalho o físico. E quando dissem que o Porto está muito bem preparado fisicamente, refuto isso totalmente. O Porto utiliza uma metodologia que rompe com todos os conceitos tradicionais do treinamento analítico."

"Não creio, no futebol de hoje, em equipas que estão bem fisicamente e outras mal. [...] Há equipas adaptadas, ou não, à forma de jogar de seu treinador. O que nós buscamos é que a equipa consiga adaptar-se ao tipo de esforço que nossa forma de jogar exige."

"Hoje, na minha metodologia, não há espaço para o preparador físico tradicional.

Tenho sérias dúvidas que a introdução de forma drástica e repentina de uma carga física intensa nos treinos venha a dar bons resultados, especialmente nesta altura do ano (campos mais pesados) e da época (jogos de 3 em 3 dias). Veremos como se porta a equipa nos próximos jogos e registaremos também a ocorrências de lesões musculares.

39 comentários:

  1. Tudo o que dizes não refuta a necessidade da mais elementar preparação física necessária a atletas de alta competição. Mou não diz que os jogadores não estão fisicamente aptos, diz que não é o mais importante.

    A preparação física tem a sua importância e qualquer treinador o deve procurar assegurar. Os treinos não têm de ser duros ou potenciar enormes "tareias" mas têm de ser momentos de trabalho que caminham no sentido do cansaço do atleta.

    As palavras que agora aparecem têm como ponto comum a falta de mão do treinador e a pouca intensidade com que as coisas eram feitas. Tendo em conta o resultado, que razão temos nós para duvidar que assim é?

    A realidade é que entre a época passada e esta Sá Pinto teve a proeza de não conseguir instruir internacionais nas mais básicas formas de organização defensiva e ofensiva. Essa evidência ninguém pode apagar.


    ResponderEliminar
  2. JMM,

    " Os treinos não têm de ser duros ou potenciar enormes "tareias" mas têm de ser momentos de trabalho que caminham no sentido do cansaço do atleta."

    Tenho sérias dúvidas que o conceito esteja correcto, sobretudo depois de ler o que diz Mourinho.

    "Tendo em conta o resultado, que razão temos nós para duvidar que assim é?"

    Analisando pelos resultados pode-se colocar tudo em causa. Eu não sei se a preparação física era a adequada ou não. Mas não me parece que as coisas tenham falhado por aí.

    Talvez no tempo de Domingos, em que tivemos as enfermarias permanentemente cheias, num dado período da época, e quase sempre por lesões musculares, num cenário que já se tinha verificado no ano anterior em Braga.

    Eu continuo a pensar que as falhas de Domingos e SP foram mais evidentes na parte táctica.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o anterior comentário.
    É claro que o aspecto físico tem muito a ver com o psicológico. No entanto não pode ser descurado.
    O que Mourinho pretende não é descurar o trabalho físico, mas acabar com as cargas físicas "puras", sem bola. Ou seja, treinar o aspecto físico durante os treinos táticos e técnicos.
    No SCP nota-se a falta de condição física por parte dos jogadores. Neste momento creio que isso é também essencial para melhorar o aspecto psicológico deles, até para interiorizarem um maior nível de exigência.
    Quanto às lesões, bem, a verdade é que no último jogo já tivemos duas lesões musculares (Arias e Boula) e o treinador ainda não era o belga, por isso elas podem sempre ocorrer.
    Quanto ao piso molhado e número de jogos, obviamente isso tem de ser ponderado, e no início é natural que haja alguma dificuldade.
    Nunca percebi porque é que os treinos raramente ultrapassam a 1h30, 2h por dia. Há tantos aspectos a melhorar, muitos deles não físicos, mas isso é outra questão que não vem agora ao caso.

    ResponderEliminar
  4. Quando se fala de qualidade de treino, não se fala necessáriamente apenas de treino fisíco.

    De qualquer forma, se calhar a responsabilidade nem está apenas nos jogadores. Se podes dar 100 mas só te pedem para dares 80. De quem é a responsabilidade?

    ResponderEliminar
  5. ele diz que da forma de um jogador o fisico é um aspecto menos importante.. nao diz que nao é importante. até pq se sabe que mourinho é um psicologo e joga com a raiva e vontade de querer ganhar, se nao desse importancia ao aspecto fisico nao ia para os estados unidos em pleno verão la onde as temperaturas são enormes, os jogadores tem de ter uma condição aceitável e isso nao acontece no sporting. acho que nao é 8 nem 80 como queres fazer passar, tem de haver um certo equilibrio entre a parte tecnica, tactica e fisica.. e adivinha la em qual das 2 temos de melhorar substancialmente? se fossemos fazer analises aos posicionamentos defensivos ou da organização ofensiva do sporting veriamos que somos uns amadores da distrital, tem de haver muito trabalho aqui pela frente e um deles será sem duvida a condição fisica, porque uma pessoa em forma, é uma pessoa mais disponivel e sã.

    ResponderEliminar
  6. jcnaguiar,

    recomendo a leitura mais atenta ao que escrevi e à citação que faço de Mourinho. Até porque não quero "fazer passar nada" pus o tema à discussão sem qualquer pretensão da minha parte.

    Quanto às idas aos USA elas não são escolhidas pelo treinador, têm a ver com as obrigações contratuais para obtenção de receitas.

    FCS,
    Concordo quanto à questão da responsabilidade dos jogadores. Quanto ao treino podemos estar a falar de 2 escolas diferentes, além de nós somos latinos e eles não.

    ResponderEliminar
  7. Como já foi referido num comentário, o que o Mourinho fez foi terminar com aquelas cargas físicas em que, por exemplo, o jogador corre durante vários minutos à volta do campo para trabalhar a parte cardio. Ele e a sua equipa criaram exercícios, sempre ou quase sempre, com bola em que vai trabalhar a parte técnica, física e táctica do jogador. Quando ele explicou isto deu um exemplo bem elucidativo pois disse que um pianista quando se vai preparar para um concerto não começa a correr à volta do piano.

    Flávio

    ResponderEliminar
  8. Quando digo rumo ao cansaço do atleta refiro a uma consequência normal de um treino, cansaço. Obviamente o treino físico se pode fazer de muitas formas, contudo faz-se sempre seja de uma forma ou de outra.

    Evidentemente que as questões de organização são impulsionadoras dos maus resultados. Nada nos pode levar a duvidar disso. Contudo, eu li as declarações dos jogadores mais no sentido da intensidade do treino do que no sentido da intensidade da preparação física.

    Mourinho pode treinar jogando mas esse treino, penso eu, é sempre intenso. Quais as virtudes de um treino pouco intenso?

    ResponderEliminar
  9. Sim, pede sempre muita intensidade, sendo que prefere um treino curto mas muito intenso que muito longo onde por vezes os jogadores têm que se poupar em alguns exercícios para o aguentarem na sua totalidade.

    Flavio

    ResponderEliminar
  10. Ponto prévio:não sou especilaista em métodos de treino ou similares.Sou o adepto comum do futebol,mas gosto de ler.
    O método analítico de que fala Mourinho é uma forma de treinar em que,por exemplo,o treino físico era separado de outras formas do treino.Treinava-se de uma forma de treinar mais compartimentalizada e separada do jogo em si.
    Este método foi substituído pelo método global ou integrado, em que todas as componentes do treino são vistas globalmente e relacionadas com o jogo.Ver por ex.:

    http://www.universidadedofutebol.com.br/2010/10/3,11296,O+METODO+GLOBAL+INTEGRADO+E+O+METODO+ANALITICO+NO+FUTEBOL.aspx

    Mourinho não inventou isso,mas como grande treinador,adoptou-o.
    Não tenho razões para crer que Vercauteren esteja desactualizado.
    Schaars e Boula deviam evitar estas declarações.Faziam-nas entre si ou num contexto apropriado.
    De resto espero que o novo treinador entre bem,embora seja difícil mudar muito em tão pouco tempo.
    Mas o que é preciso é ganhar e para isso nem sempre é preciso jogar bem.

    ResponderEliminar
  11. Onde diz treinava-se,era tratava-se.Raio de teclados...

    ResponderEliminar
  12. Ponto de ordem:

    Não vi os treinos do Sporting, nem sou nenhum especialista pelo que, ao elaborar o post, não pretendo colocar em causa o trabalho de Vercauteren mas manifestar uma dúvida que me parece legitima e lançar o debate que, quanto a mim, me parece interessante. Até porque todos devemos estar cansados das "questões politicas" das últimas semanas e, como adepto de futebol, preferir de longe o tema.

    ResponderEliminar
  13. Muito bem.

    Agora que saíram Duque e Freitas ( dupla que constituía um mito, que não sei se finalmente caiu por terra ) e Sá Pinto, são estes e apenas estes os intervenientes que ficam em causa. GL, o responsável máximo, o presidente, o suposto líder que escolheu e escolhe a sua equipa, não.

    A incompetência traz sempre determinado tipo de resultados: maus. E ela vem de cima e não só na figura do atual presidente, mas de uma forma de dirigismo e de pensar o clube, que aos poucos vai reformulando os seus valores, para algo parecido com mediocridade. Continuem a culpabilizar a crítica interna. E continuam a disparar completamente ao lado.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Acho impressionante como para ti o Godinho passa entre os pingos da chuva. É ele o principal responsável (não confundir com culpado) e a única coisa que tinha a fazer era demitir-se.

    Mas GL ainda tem o desplante de explicar o que é que está mal no Clube, como se não fosse sua a responsabilidade. Brilhante. (deve ter aprendido esta técnica com o presidente do SLB).

    É provavelmente o pior presidente do SCP desde o Sousa Cintra.

    ResponderEliminar
  16. se treinamos com pouca intensidade é porque não treinamos de jeito, se treinamos com muita intensidade é porque treinamos de mais.... mas afinal em que é que ficamos irra?
    eu por mim sou a favor de treinos longos e com boa intensidade, mas isso sou só eu que já não percebo é nada!
    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
  17. Concordo com o post e concordo com o timming errado das declarações do Schaars e do Bouhlarouz.

    Apenas não concordo com a conclusão em termos tácticos do Domingos. Alías, Domingos foi o grande causador do sucesso do Sá Pinto em determinados momentos da época passada. Mas o grande problema do Domingos foi o relacionamento humano. Mas ainda não percebi com quem... se com Duque/Freitas ou especificamente com os jogadores.

    Também li aí algures que a dupla maravilha deixou o Sá fazer a cama ao Domingos e virar os jogadores contra ele, daí os bons resultados após a troca de treinadores em Fevereiro.

    Basta ver este 'início' deesta época às ordens do Sá e foi o que se viu. Reiniciou-se o trabalho é e o que salta à vista, erros tácticos, sem alternativas, jogadores sem saberem o que fazer, sub-rendimento de peças que o ano passado foram títulares inquestionáveis... Nem o Oceano conseguiu mais.

    Quando ao método de treino, concordo com a abordagem mais global de treino integrado do que as cargas de treino, treino na praia ou na mata, ou cansar o jogador a correr. Futebol não é apenas corrida. A comparação que Mourinho faz do pianista a correr à volta do piano é brilhante e diz muito como deve ser o treino actual. O jogador acorda a pensar em bola, quer treinar com bola, quer brincar com ela. Então há que dar-lhe a bola e ao mesmo tempo dar-lhe treino táctico, aplicar força física e resistência.

    Não digo que tenha que ser 100% do treino, mas certamente que terão que ser mais do que 50% do treino.

    ResponderEliminar
  18. Uma evidencia que nos tem assaltado ao longo deste ano é a incapacidade -também fisica - de o Sporting pressionar os adversários e aumentar o ritmo em função das necessidades impostas pelo jogo. Acresce o facto de a equipa ter estado muitas vezes abúlica.
    No entanto discordo que Scharrs estivesse a referir-se apenas à questão física. A intensidade que ele refere parece-me ser muito mais "rica" do que uma mera questão física. Quanto ao Boularouz dou-lhe pouco crédito. Trata-se de um erro de casting que vamos(estamos a) pagar com língua de palmo. Quanto a Onyewu o meu crédito é enorme. Acredito mesmo que deve ter sido da confusão que ele refere que surgiu a ideia pateta e anti-Sporting de o dispensar. Nas organizações da confusão nasce o caos e o desperdício, como neste caso, de recursos. A sua história no Sporting é ela própria testemunho vivo dessa confusão.

    ResponderEliminar
  19. Jorge Patriarca,

    é-me um bocado difícil tomar a defesa de Domingos no que ao aspecto táctico diz respeito e repare que fui um dos que mais deve ter acreditado nas suas capacidades. Mas há um Domingos que iniciou a época com boas ideias e opções, mesmo quando os resultados não eram os melhores, e aquele que se deixou levar pela enxurrada.

    José Guinote,
    Creio que a questão da pressão alta se prende mais com as indicações do treinador do que por deficiente preparação fisica, sendo que nenhuma equipa está preparada para a realizar a tempo inteiro.

    Percebo a observação do Schaars, mas ele também se referiu à preparação fisica..

    Quanto ao Onyewu também percebo a questão, mas apenas do ponto de vista da liderança de balneário e da interacção com os adeptos. Já não a percebo tanto do ponto de vista técnico, o Sporting não pode ficar a chorar a ausência de um jogador tão limitado. Acresce que defesas centrais é coisa que não nos vai faltar nas próximas épocas e só podem jogar 2 de cada vez.

    Luis,
    a brincar respondo-te que o facto de um benfiquista pedir a cabeça do presidente do Sporting deixa-me tranquilo saber que ele continua lá...

    A sério: se ele detectou as falhas no modelo e agiu para as corrigir (está a ano e meio de mandato e não há 10 como LFV...) porque se havia de demitir também ele em seguida?

    fazendo a analogia com o momento do País, faria sentido o 1~ministro entender que o min. das finanças era incompetente, demiti-lo e demitir-se também?

    Com isto não quero dizer que estou de acordo com a medida, creio que se diabolizou em excesso o papel de Duque e Freitas nesta crise, que é essencialmente de resultados e cuja responsabilidade é em grande parte dos treinadores.

    ResponderEliminar
  20. Eu não vi os treinos, nem sei como funcionava a equipa técnica, portanto o que vou fazer em seguida é especular um bocadinho.

    A partir do momento do momento em que a equipa técnica tem alguém unicamente preparado com a preparação física da equipa no relvado, pelas ideias que EU DEFENDO, está logo tudo errado.

    Eu não concebo num treino, dar 15 ou 20 ou 25' ao preparador físico para elevar a condição física e depois entrar eu, ou antes disso, entrar eu com o trabalho técnico/táctico.

    Que capacidades físicas precisam os jogadores no jogo? Das mesmas que se treina se... jogarem no treino!

    É isto que o Mourinho faz.

    De que me adianta correr muito se isso é um esforço totalmente diferente do do jogo de futebol? Um maratonista não aguentaria nunca nem 60' de um jogo de futebol.

    Depois dos primeiros 10 encontrões, 5 quedas, 7 sprints e travagens e 20 mudanças de direcção estava morto.

    Então como é que levo os meus atletas à fadiga com o mesmo tipo de esforço que há no jogo? JOGANDO!

    É isto que o Mourinho faz.

    Entrar o preparador físico não só retira tempo de treino que podia ser muito proveitoso para evoluir colectivamente a equipa, como os ganhos físicos são descontextualizados.

    Se o meu treino dura 1h45m e os meus jogadores passam a maior parte do treino a jogar (seja lá o nº de jogadores que foram contra o nº q for) num espaço de jogo correspondente ao que vão encontrar na competição, então não vão estar fisicamente muito mais preparados para jogar do que se andarem a correr feitos parvos sem qualquer ganho tecnico/táctico...?e lá está, pouco ganho físico tb.


    Já o trabalho de força, sou um grande defensor. Mas,não no campo. No ginásio (não com máquinas q servem para mt pouco), orientados por Personal Trainers competentes. Há quem até consiga avaliar desequilibrios musculares, e predizer exactamente o que deve ser desenvolvido, e claro que se sabe a melhor forma de desenvolver. Mas, nunca retirar trabalho de campo!

    ResponderEliminar

  21. Então e num curto período de tempo como aquele que tem Vercauteren? Presumo que seria mais prejudicial qualquer perda de tempo que possa haver simplesmente com preparação física. Aliás é isso de todo possível com jogos de 3 em 3 dias?

    Contudo, não vejo muito que o treinador possa melhorar, fora a capacidade física dos jogadores e o estado anímico dos mesmos, com menos de um mês quanto mais até Setúbal.

    Mas nunca poderia dizer, afinal eu não sei quanto tempo um jogador de futebol demora a assimilar o que quer que seja.

    ResponderEliminar
  22. "Tenho sérias dúvidas que a introdução de forma drástica e repentina de uma carga física intensa nos treinos venha a dar bons resultados,"


    Já escrevi aqui mas não disse que nada indica que essa introdução drástica se tenha verificado. O facto de o viola dizer que está cansado não quer dizer que Vercauteren esteja a puxar pelo treino de preparação física. Poderá querer apenas dizer que se tratou de um treino intenso.

    Já se Viola estava ou não acostumado a isso...

    ResponderEliminar
  23. obrigado e desculpa pela demora...

    Já agora, quero, para q n fique a sensação q isto é só teoria, dar o exemplo do q foi o último jogo da equipa (amadora) de quem eu era responsável por todo o processo de treino (só n dava o aquecimento).

    Aos 70' já várias adversárias estavam a pedir às minhas jogadoras para não correrem tanto, pq o jogo já estava ganho e elas não aguentavam mais segui-las.

    ResponderEliminar
  24. JMM
    Acima tentei clarificar que nas intenções do post

    Não vi os treinos do Sporting, nem sou nenhum especialista pelo que, ao elaborar o post, não pretendo colocar em causa o trabalho de Vercauteren mas manifestar uma dúvida que me parece legitima e lançar o debate que, quanto a mim, me parece interessante. Até porque todos devemos estar cansados das "questões politicas" das últimas semanas e, como adepto de futebol, preferir de longe o tema.

    ResponderEliminar
  25. Alguém viu o jogo do Porto hoje ? E assim que eu gostava que jogássemos um dia mas já perdi a esperança...Moutinho james Fernando lucho Danilo...um avançado que daqui a dois anos vai valer o triplo..ali todos são valorizados ali até o maicon e um grande jogador....e nos a falarmos da forma física dos nossos jogadores e do que. Disseram os holandeses e o Godinho Lopes...fida se falta de organização método disciplina já se fala há anos no Sporting agora e que descobriram a pólvora ? Só com Paulo Bento conseguimos um pouco disso mas o homem esteve quase sempre só.....organização e método ? E deixamos cair um treinador com sete meses de casa e 19 jogadores novos trocando por outro que fez uns jogos com os....juniores ? Estou farto de teorias de merda o nosso clube e mas e um clube de incompetentes isso sim, um pouco como o nosso pais...gostáveis de ver rinaudo schaars capel jeffren Elias insua adrien no fc Porto e viam que jogavam o triplo do que jogam no nosso clube...

    ResponderEliminar
  26. RJP999,
    Nem mais nem menos.É incrivel as palavras do nosso "presidente"...foram precisos meses para perceber algo que do meu sofá vejo há 6 anos?!Santa incmpetência! Olhando para o porto e para James particularmente, imagino o que seria de Carrilo por exemplo.Vamos ver o que vão fazer de Elias?

    ResponderEliminar
  27. Leão de Alvalade e PB:

    Vercauteren: "Temos de trabalhar como queremos jogar"

    ResponderEliminar
  28. RJP99, jonnybalboa

    Eu vi o jogo e se fosse adepto portista teria ficado satisfeito. Com adepto Sportinguista tenho pena que o Marítimo não tenha jogado contra nós com as perninhas tão abertas e em particular com a defesa assim tão subida e com os centrais a deixarem o Ricky passear entre eles. Pode não ser o Jackson mas também marcaria.

    ResponderEliminar
  29. Leão de Alvalade

    Os nossos centrais também deixaram o jackson passear entre eles lembras te ? Não podemos andar sempre a arranjar desculpas para o nosso futebol pobre. Se as equipas contra nos se fecham mais do que contra os outros grandes e um facto discutível mas assim sendo tivemos uma pre epocavpara treinar os movimentos ofensivos para essas situações e o auge e muque se vê hoje em dia ? Total incapacidade tal e qual como o ano passado como a final da taça e um bom exemplo.a culpa e da preparação física ? Não me parece e da incompetência de um alucinado escolhido pela juve Léo que tivemos como treinador e da incompetência dos dirigentes que despedem um treinador após sete meses com19 novos jogadores estando já na final da taça e praticamente apurado na fase de grupos dam liga Europa...e o mais inacreditável e que o tal método disciplina e organização e agora apregoado como sendo o grande problema do nosso clube quando isso já e latente há vários anos...

    ResponderEliminar
  30. LdA,

    Essa historia de que os adversários jogam mais com o Sporting do que jogam com o fcp já não pega. Ou achas que o maritimo tambem é dos que abre as pernas ao fcp? Não é. Talvez a forma de trabalhar do fcp seja é diferente do Sporting, talvez eles não facilitem como os nossos facilitam constantemente, não os vejo a dar 45 minutos de avanço a ninguem, enquanto nós...

    Há criticas que devemos fazer ao exterior, mas ao interior, infelizmente, são bem mais. A cultura da exigencia tem andado bem arredada da academia, e temos pago um grande preço por isso.

    Há umas postagens atras falavas o que é um presidente que perceba de futebol, a minha opinião é simples, um presidente irá perceber mais de futebol quanto mais estiver envolvido com treinadores de qualidade. O pdc a maioria do que aprendeu foi com o Pedroto, ele proprio o diz. Acha que o Godinho Lopes tem a aprender mais com um Bobby Robson, um Bielsa ou com um Sá Pinto ou Paulo Sergio?

    Os treinadores com curriculo, com passado custam mais caro (sei que não são garantia de sucesso, mas os portugueses tambem não são como se tem provado) mas podem ensinar e trazer mais coisas a estruturas que ainda estão a consolidar do que iniciantes que pouco ou nada provaram.

    ResponderEliminar
  31. Muitos como eu foram totalmente contra a entrada da Sá Pinto no scp. Muitos como eu disseram que era dar mais uma vez um tiro no pé. Cabe na cabeça de alguém que o treinador do nosso grande clube seja um tipo inexperiente que fez uns jogos com os juniores ? Isto e de gente seria .? Isto e de gente competente ? Nem a meio da época ? Um tipo que arranjounproblemas com seleccionadores e que andou a porrada com o me.lhor marcador do scp dos últimos anos ? E o cumulo da incompetência e renovar com este mesmo treinador quando o futebol do nosso clube continuou a ser miserável com vitorias sofridas pela margem mínima com derrotas miseráveis em Barcelos e Setúbal com uma derrota na final da taça perante uma académica que quase desceu de divisão ? Mas isto e de gente com juízo ? Sinceramente não se o nosso clube se vai levantar alguma vez desta situação. Agora estivemos três semanas para contratar um treinador...mas andam a brincar connosco .? Damos lhe um contrato até final da época...mas por outro lado falamos em estabilidade e organização...então confiamos ou não no homem ? Três semanas não foram suficientes para perceber se e o treinador ideal ? Enfim enfim enfim..

    ResponderEliminar
  32. Como é possível comparar os jogadores do Porto com os do Sporting?
    Lucho, Moutinho e James são craques de verdade que sabem jogar a bola, com visão de jogo e com uma capacidade técnica fora do comum.
    Algum dia o Ricky consegue imprimir no seu futebol a técnica e a velocidade que o Jackson tem?
    Infelizmente para nós o Sporting é que nem consegue fazer cocegas aos adversários.
    No Sporting há sempre desculpas são os treinador, são os dirigentes, são os adversários, são os árbitros.
    Aquilo que temos que fazer é trabalhar para melhorar e deixar-nos de desculpas e assumirmos quando os adversários são melhores.
    Eu só quero é que os jogadores quando entrem em campo comam a relva se for preciso, pelo menos na atitude temos que ser os melhores e essa tem faltado desde do inicio da época, não há ambição.
    A vitória tem que ser um objetivo em cada jogo, no fim do campeonato é que se fazem as contas.

    ResponderEliminar
  33. O diagnóstico é simples:

    Falta ao Sporting "fruta", como a outros clubes.

    Claro que ao fm de alguns jogos,os outros jogadores são estrelas.
    E os nossos, porque não comem fruta, perdem mais que os outros, são sempre sujeitos a uma pressão negativa que não lhes deixa render o real valor.

    FALTA DE FRUTA. O diagnóstico correto do Sporting.

    Ainda bem. Assim podeos andar de cabeça levantada.

    ResponderEliminar
  34. Aprendam

    1.º Ostenta sempre na lapela o emblema do Sporting como afirmação concreta das tuas aspirações desportivas.
    2.º Presta ao teu Clube o teu auxílio desportivo sempre que ele to exija. Seja qual for o teu mérito não tens o direito de o regatear.
    3.º Quando envergares a camisola verde e branca lembra-te que a colectividade te honra, distinguindo-te como seu representante. Faz, portanto, quanto possas para merecer a distinção conferida.
    4.º Nunca digas mal do que não possas fazer melhor; a crítica é fácil, mas prejudica quando imerecida e perdes o direito moral de falar se não puderes realizar aquilo que amesquinhas.
    5.º Lembra-te que Directores são sete e coisas a dirigir mais de mil; exige àqueles o cumprimento do dever, mas moral e praticamente presta o teu incondicional apoio a quem trabalha para o bem de uma coisa que é tanto tua como sua.
    6.º Nunca em público amesquinhes os actos de quem represente o teu Clube; roupa suja lava-se em família e o teu dever é criar em toda a parte, pelas tuas palavras e pelos teus actos, um ambiente favorável ao Sporting, enaltecendo-o.
    7.º Cada novo sócio que proponhas é um elo mais que acrescentas à cadeia poderosa do Sporting; quanto mais forem os amigos
    menos incomodam os inimigos.
    8.º Quando o Sporting disputa em campo a vitória, o teu silêncio é um crime; nunca insultes o adversário, mas incita os teus fazendo-lhes sentir o apoio moral da tua presença.
    9.º Mesmo nos transes mais dolorosos conserva inabalável a fé nos destinos do Clube. O Sporting não pode retrogradar porque por ele pulsam em todo Portugal alguns milhares de corações.
    10.º Quando os homens do Sporting triunfam em qualquer competição dizes sorridente: ‘Ganhámos!’ Pelo teu procedimento justifica a palavra.

    ResponderEliminar
  35. RJP999, Jorge Plácido, jmbb

    Estão a extrapolar a análise que fiz do que vi ontem para o geral.

    Não retiro o mérito do FCP na vitória, especialmente por ter sabido aproveitar o que adversário lhe deu e as suas debilidades, mas o Maritimo não jogou assim connosco e foi essa diferença que quis salientar, porque me parece importante.

    ResponderEliminar
  36. LdA,

    Ontem foi assim, mas qualquer adversario do Sporting comporta-se como o maritimo na madeira, pois sabe que assim contra o Sporting tem mais possibilidades de levar um bom resultado.

    O fcp tem usado outras armas mais fortes que obrigam os adversarios bem cedo mudar de estrategia, e normalmente quando é assim acabam goleados.

    Há algum tempo diziamos isso, basta entrar o primeiro que eles abrem-se e depois vem a goleada, nós como constantemente damos a primeira parte de avanço acabamos sempre tendo de correr atras do prejuizo na segunda parte.

    ResponderEliminar
  37. Se calhar por justamente associar o comentário do Boulahrouz ao do Schaars é que nao pensei que se estivesse a referir à carga física quando se falava de intensidade. Nem que o facto dos jogadores estarem mais cansados signifique necessariamente que os treinos sao mais focados no físico. Acho que sao duas ilações que nao sao tão evidentes dessas declarações. Pelo menos para mim não foram.

    Nao sei exactamente a que se referiam mas gostava que mais intensidade e mão firme significasse mais assertividade e eficácia na hora de estabelecer ideias de jogo e fazer o mínimo de concessoes possíveis no seu treino e posta em prática.


    Saudaçoes leoninas.
    tiago

    ResponderEliminar
  38. SPORTINGUISTAS ISTO MERECE SER LIDO!!

    Frank Vercauteren !! - Por Álvaro Oliveira

    "Caro Frank, permita-me trata-lo assim é mais fácil para mim !!
    Queria desejar-lhe as boas vindas e ao mesmo tempo, dedicar meia dúzia de palavras, para o Senhor ficar com uma ideia que clube o contratou e para o qual acredito vai dar o seu melhor !!
    Pois caro mister antes porém, sei quem o senhor foi com futebolista, sei que pertenceu a uma das melhores gerações do futebol Belga e a uma equipa e selecção de top Europeu !!
    Sei quais eram as suas características enquanto jogador, sei inclusive que na época provavelmente só os holandeses se equiparavam na beleza do vosso futebol de ataque !! Uma delícia para os olhos !!

    Quis os destino que o Frank se cruzasse com o meu Clube, conhecido é certo no panorama Europeu, mas de certeza absoluta (infelizmente) nem sempre pelas melhores razões, embora algumas sejam muito boas, como a formação e alguns jogos bem conseguidos na Europa com equipas de renome mundial !!
    No entanto a grandeza do Sporting é muito maior do que aquilo que aparentemente transparece e que por muitos motivos, que não vale a pena (para agora) estar a explanar. não tem tido a expressão que merece e que essa mesma grandeza exige !!
    Sabia que o Sporting tem um sócio eterno ?? Pois é verdade !! É o sócio nº 3 Francisco Stromp, que simboliza a Alma Sportinguista !!
    Sabia que o Sporting teve provavelmente o melhor avançado centro do mundo?? Pois é verdade !! Chamava-se Fernando Peyroteo e tem a média incrível de 1,60 golos por jogo !!
    Sabia que o Sporting teve o primeiro jogador seleccionado para uma selecção europeia ?? Pois é verdade !! Chamava-se Travassos e ficou conhecido por Zé da Europa, precisamente por esse feito !!
    Sabia que o Sporting teve (entre muitos) os 3 melhores GR de todos os tempos (portugueses) ?? Pois é verdade !! Azevedo; Carlos Gomes e Damas e tudo indica que vai ter o 4º ou seja Rui Patrício !!

    Sabia que o Sporting teve uma das melhores equipas Europeias de sempre ?? Pois é verdade !! Foram alcunhados os 5 violinos, pela sua frente de ataque constituída por: Albano; Jesus Correia; Vasques; Travassos e Peyroteo e em 10 campeonatos ganharam oito !!

    Sabia que além de Ronaldo e Figo o Sporting há cerca de 20 anos é o fornecedor crónico da selecção portuguesa, com jogadores formados por si ?? Pois é verdade mais de metade dos seleccionáveis são formados pelo Sporting !!

    Sabia que o Sporting é muito mais que um clube de futebol ?? Pois é o clube mais ecléctico de Portugal e o 3º da Europa, só suplantado pelo Barcelona e Real Madrid, não tendo um décimo do orçamento dos colossos espanhóis !!

    Sabia que o Sporting tem mais de 3M de adeptos espalhados pelos quatro cantos do mundo ?? Pois é verdade !! Caro Frank e aqui reside o seu maior património, os adeptos do Sporting são provavelmente dos mais fiéis e apaixonados do mundo !
    O Sporting é muito mais que uma simples simpatia caro Frank !! Os adeptos do Sporting (maioritariamente) fazem do Sportinguismo uma maneira muita própria de estar na vida, ser Sporting tem características muito próprias !! A ligação dos adeptos ao clube é feita de Esforço; Dedicação e Devoção, esperamos que nos ajude a encontrar a Glória !!

    Sabemos que não está (infelizmente) nas suas mãos e muito mais é preciso que um bom técnico, mas fico na esperança que perceba em que clube está e quando falar com os jogadores transmita que vestir a camisola verde e branca com o símbolo do Leão junto ao coração é um privilégio mas também uma responsabilidade acrescida, porque em disputa está muito mais que um simples jogo de futebol !!"

    Saudações Leoninas !!

    Álvaro Oliveira - sócio nº 2.352-0"

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)