domingo, 4 de novembro de 2012

Verde-e-branco de leão rampante




Sportinguismo… Há para aí muito sportinguista a anunciar a sua morte.
Há até quem diga que já morreu.

Há ainda quem afirme que se transformou e há quem diga que precise de ser refundado. Existe quem garanta que o abandonou ou o vai abandonar. E eu estranho. É que o sportinguismo, para mim, continua igual desde que me conheço. O Sporting continua aquela entidade que me transmitiu valores e idiossincrasias que adoptei e que, quer queira quer não queira, vivem dentro da minha mente, entranharam-se no coração e não desaparecem, nem dum lado nem do outro, mesmo se ingloriamente me esforçasse por isso. Sportinguismo é não conseguir que passe um dia sem lhe dedicar o pensamento, como se dedica a outro ente que nos é querido. Sentir preocupação quando as coisas não vão bem, angustia quando pioram, alegria quando uma nossa equipa ou atleta consegue uma proeza, uma serenidade inexplicável depois de festejar os seus títulos mais importantes, um orgulho permanente por saber fazer parte de algo muito especial. Chamem-me maluco, ou doente, ‘lambuças’ ou ‘terrorista’, não quero saber, porque o Sporting mesmo nos seus e/ou meus dias maus e mais tristes, está (e estará) sempre presente. Isso reconforta-me e fortalece-me. Dê as volta que der, este sentimento não muda. Estando o seu futebol - a modalidade que a todos nos apaixona -, na mó de cima ou mais abaixo que a fossa do Estádio, o Sporting é uma das poucas constantes da minha vida e é por isso que não concebo que quem se afirme sportinguista proceda a afirmações e ameaças de abandono, de suspensão, de desistência. Muito menos que concretize essas... intenções. Este nosso tempo, como sempre, é de luta… Pelo verde-e-branco de leão rampante.

Desistir do Sporting? Como?
Abandonar o Sporting? Agora?
O Sportinguismo está morto? Tenham juízo.



Os meus Parabéns a um amigo que é um exemplo de sportinguismo.

13 comentários:

  1. O problema é para aqueles que em vez de serem Sportinguistas, são anti tudo!

    ResponderEliminar
  2. completamente de acordo, o SPORTING nao acaba p mta tristeza de mts. + depressa acabam os outros do k o SPORTING. hj vamos ganhar. sporting sempre

    ResponderEliminar
  3. Virgílio,
    Tanto quanto a minha memória alcança, há cerca de trinta anos que o leão rampante me faz o coração bater mais forte.
    Como há alguns posts atrás bem dizia o LdA não está fácil ser Sportinguista. Sobretudo porque tem havido inúmeros golpes no ideal que esteve na génese do clube e que pouco tem sido respeitado, compreendido e promovido. Ao contrário, nos últimos anos têm aparecido tantos parvos, papagaios e pavões, que não só fazem com que o clube se afaste desse ideal, como tem impedido a sua afirmação como referência e reserva moral do desporto nacional.
    De qualquer forma, apesar de momentos de crise, que não são apenas de resultados, e das mágoas que podemos ter quando algo atinge o que nos é querido, o verdadeiro Sportinguismo permanece, não é susceptível de suspensão, ou de revogação.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. O Sporting não acaba,nem nunca acabará mas que há um sistema que tenta diminuir o nosso estatuto e,ridiculamente transformar o Braga no 3ª grande,existe.

    Mais um exemplo veio hoje do Record,pelo sempre soldado do sistema, João Querido Manha que(última página) diz:

    "FC Porto e Benfica,mostram-se inacessíveis ao Sporting atual,quase de outro campeonato.Se a eles se juntar o Braga ,a vida em Alvalade nunca mais será como outrora.Com nome de tempestade tropical Franky Vercauteren é assim,o único que pode impedir a catástrofe."

    Ou seja se não ganharmos ao Setúbal,os nossos milhões de adeptos desaparecem,os mais de 90000 sócios também,o histórico,tudo.
    Veja-se em

    http://www.lpfp.pt/futebol/pages/espectadores.aspx?info=TopClube

    as assistências no campeonato até agora e repare-se onde está o Braga e onde estamos nós,apesar do campeonato miserável que estamos a fazer.Não estamos na companhia do Braga.
    Os Manhas nunca deixam que os factos atrapalhem uma boa história

    Mais do que nunca temos que afirmar o nosso Sportinguismo e se houver alguma coisa que una todos os Sportinguistas é esta,contra os que querem o nosso fim e seus apêndices,Manhas e Cª.
    E vamos ganhar ao Setúbal.
    Sporting Sempre

    ResponderEliminar
  5. Há uma questão que muito preocupa os nossos adversários: é que o Sporting pode estar décadas sem ganhar no futebol e não deixa de ser um grande clube e sempre candidato a ganhar o título.
    Como é possível pensam eles?
    Sucede que o Sporting é a maior força desportiva do país andando, designadamente, com o desporto olímpico ao colo.
    Este estatuto querem-nos retirar através de campanhas que estão aí à vista de todos e que decorrem todos os dias porque o mercado de direitos televisivos, publicitário, disponibilidade bancária está segundo dizem limitado a apenas 2 grandes clubes.
    O erro desses comentadores e jornalistas é que confundem aquilo que é uma campanha, ou seja, espuma à flor das ondas com a força do mar. Aquilo que faz movimentar as ondas.
    Ora, todos esses pseudo-jornalistas, comentadores, etc., enfim toda essa fina flor do entulho, que pensam tirar a força ao Sporting por decreto, deixem que vos diga que estão muito enganados.
    O Sporting tem uma massa associativa descomunal, espalhada por todo o mundo. O Sporting tem milhares de praticantes desportivos em mais de 30 modalidades. À milhares de praticantes de futebol associados ao Sporting por esse mundo fora.
    O Sporting foi decisivo na massificação da prática desportiva após o 25 de Abril substituindo-se ao Estado.
    Portanto, isto nem acaba por decreto nem por uma série de más épocas no futebol profissional (esperando voltar rapidamente ás vitórias).
    Lamento , sinceramente, dar-vos esta má notícia.

    ResponderEliminar
  6. "(...) Há milhares". Os erros decorrem da pressa...

    ResponderEliminar
  7. O Sporting é ENORME e ETERNO, por muito que custe a lampiões manhosos! E o Sporting é o nosso grande amor...S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  8. Virgílio:Eles bem querem parecer sportinguistas,mas no fundo,no fundo não o sãoQuem diz bacoradas contra o clube de que se dizem adeptos nunca pode ser desse mesmo clube.Em especial quando se trata do nosso Sporting Clube de Portugal!!!Por isso jamais aceito que o fulano do ACP,o do COP,o VL das escutas,o gajo que preside em Gaia e mais uns quantos figurões sejam sportinguistas.Já os Manhas e Cia nada do que dizem ou escrevem não me admira que o seu fito único seja denegrir o maior e melhor clube deste país,pois estão a soldo para isso mesmo.Podem,no entanto,todos eles esperar sentados,pois o Sporting é demasiadamente grande para a boca deles,e não será assim que acabam com ele!É em momentos de dificuldade que os sportinguistas se unem e nunca,mas mesmo nunca o deixarâo morrer ou sequer desaparecer.Será mais fácil os corruptos 1 e 2 deixarem de ser grandes,pois são clubes regionais,do que nós que somos Grandes e o maior sustentáculo do desporto português,porque nós somos de PORTUGAL!!!

    ResponderEliminar
  9. Sportinguismo e Sporting a morrer???!!! Seremos sempre grandes demais para desaparecer.

    Parabéns ao LdA

    SL

    ResponderEliminar
  10. Edgar Manaca dará um grande dirigente no Sporting

    ResponderEliminar
  11. Bom post Virgílio, mesmo, especialmente quando lido hoje, agora, após.

    Fica bem

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)