segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Vercauteren: em pouco tempo já nos conhece tão bem!

"Ser negativo, procurar culpados e apontar dedos nesta altura não adianta nada. Temos é de trabalhar juntos e puxar todos para o mesmo lado."

Julgo que não é preciso dizer mais nada, pois não?

Falta ainda saber se Vercauteren conseguirá ser tão assertivo na táctica como é na leitura do momento que vivemos e da forma como se está a reagir à adversidade. Mas quem fala como ele falou na conferência da imprensa tem que ter pelo menos o beneficio da dúvida e do tempo que é necessário para tentar remediar o que não foi possível evitar.

"Quando ganhamos é juntos e quando perdemos também o fazemos todos juntos. Estamos todos no mesmo barco, no Sporting. Se o barco andar, melhor, mas se se afundar, vamos todos com ele. O jogo de amanhã [hoje] é um jogo novo, o passado é passado e temos de o esquecer e tentar fazer melhor"

"A falta de golos não é só culpa do Ricky. Não é só responsabilidade do avançado, é dos laterais, dos médios, de todos, afinal, todos atacam. Claro que se pede mais golos a quem está na frente, mas isso não é só o trabalho de um jogador, depende das condições que lhe dão."

"Já o disse aos jogadores: agora só penso neste grupo. Janeiro é Janeiro e agora estamos em Novembro. A minha prioridade é melhorar com estes jogadores. O meu problema é o que vai acontecer amanhã [hoje], não o que vai acontecer em Janeiro"

"Temos de fazer escolhas. Tento optar pelos melhores. O Elias não jogou no início e agora está a jogar, o Adrien jogou no início e nos últimos jogos não."

23 comentários:

  1. "Claro que se pede mais golos a quem está na frente, mas isso não é só o trabalho de um jogador, depende das condições que lhe dão."

    O problema está exactamente aqui.

    Do ponto de vista que Vercauteren o disse, as condição terão de ser propiciadas pela equipa no seu conjunto. E aí, apelando à minha experiência de treinador de bancada e "pós-graduação" em treinador de sofá, diria que a construção de jogo por parte do Sporting é absolutamente miserável. Temos defesas centrais que não se completam e que parecem quase incompatíveis, temos laterais que não sabem atacar ou a quem as férias fizeram mal, temos médios excessivamente parecidos, mas essencialmente com características defensivas / destrutivas, um claro défice de médios ofensivos / construtores, exigindo-se que jovens ou outros adaptados cumpram aquilo para que só pontual e excepcionalmente deviam ser chamados, temos extremos a quem a bola chega directamente da defesa, o que os obriga a construir e não a rasgar e finalmente temos um mártir no papel de matador, que não é o seu, pontualmente acompanhado de avançados que, ou não estão adaptados ou são excessivamente jovens.
    Junte-se a isto as ferroadas que o sistema nos dá em todos e repito em todos os jogos (em contraste com as vias rápidas propiciadas a outros), para termos um caldinho de cultura pleno de ansiedade e receios, geradora de erros perfeitamente patéticos. Nesse ponto, veremos o que é Vercauteren consegue fazer em termos anímicos, físicos e, sobretudo, tácticos.

    Num plano sobre o qual Vercauteren não se pronunciou, mas que eu acho ser fundamental, as condições dadas a esta equipa também deviam ser outras a nível interno. Não estou obviamente a falar de salários, mas sim do clima de "noite de facas longas" que se vive permanentemente no clube há demasiados anos. E neste caso, das duas uma, ou se parte a loiça toda e quem de direito expõe e extirpa o mal que corroí quotidianamente o clube, até porque não adianta "tapar o sol com a peneira", ou vamos andando num clima de paz podre até uma qualquer hecatombe.

    ResponderEliminar
  2. Obviamente, onde se diz "...o disse, as condição terão...", deverá ler-se "...o disse, as condições terão..." :)

    ResponderEliminar
  3. Não podemos é puxar todos para o mesmo lado quando vemos que o lado que estamos a puxar nos está a empurrar para o abismo!

    ResponderEliminar
  4. Cabe aos que gostam do clube alertar para o caminho mau que se está a seguir, e não seguir todos par o abismo, caro frank.

    ResponderEliminar
  5. Talk Talk,

    Deve haver aí algum problema na análise: não agitar ainda mais as águas ou, pegando nas palavras do treinador não "Ser negativo, não andar a procurar culpados e apontar dedos nesta altura" é empurrar para o abismo ou o contrário?

    ResponderEliminar
  6. O Adrien é titular nos três primeiros jogos do campeonato enquanto decorre processo de renovação. Assina e vai para a bancada.

    André Martins é bandeira para vender Gameboxes e é completamente esquecido no segundo a seguir. Jovem, português, muito talentoso. Nunca pensei que o pusessem de lado.

    Um jogador como Gelson faz mais minutos que qualquer um destes dois, e é dos mais utilizados. Chega a ser lateral direito(!?!?!?).

    E a conversa aqui é que os adeptos é que não remam para o mesmo lado?

    Já o ano passado utilizamos os primeiros jogos oficiais da época para conseguir vender jogadores (Postiga, Djaló). O mesmo esta época. Se não têm rumo, como nunca tiveram, como podem os adeptos seguir unidos? Em que direção? Somos soldados postos num barco para ir para a guerra sem direito a perceber onde vamos ou o que vamos lá fazer?

    Estou farto desta conversa. Eu sou mal pago no meu emprego e pago bem ao Sporting. Tenho de admitir que alguém ande a brincar com o meu dinheiro, a minha paixão e o meu orgulho diário?

    ResponderEliminar
  7. Não acho que haja problema na análise. Apenas uma visão diferente do estado actual das coisas.
    Eu acredito que com esta liderança e este rumo o nosso clube jamais se endireitará. E isto, na minha optica, não é ser negativo ou procurar culpados.
    Como acredito nisto, acredito que apoiar esta direcção é "cavar" mais o buraco onde o clube se encontra.
    E parece-me grave que se aponte como causa para o mal do Sporting o não haver união.
    O não haver união é uma consequencia do estado a que o Clube chegou, não é uma causa!

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito do discurso do mister - ainda vou gostar mais quando conseguir passar das palavras aos actos.

    ResponderEliminar
  9. Talk, Talk,

    A diferença de visão do problema está aí. Não acredito que mudar de dirigentes mude alguma coisa de substancial no principal problema do momento: a questão táctica. O mesmo não é dizer que acho tudo aconteceu por acaso, que a culpa e responsabilidade é do azar, etc, etc

    ResponderEliminar
  10. LdA:

    Desiste. A união só se dará com vitórias. Pq há sportinguistas que só se calam se o SCP ganhar, ganhar ou ganhar, e se calhar nem assim... Pq nesse caso depressa se habituariam às vitórias, tal é o enraizamento do vicio contestatário, e dps teríamos que golear, golear ou golear. 15 a zero em todos os jogos em casa e 0 a 10 fora, vá. Só assim haveria Paz. E, se nem a melhor equipa do mundo consegue essa proeza, no q diz respeito à União e alguma Paz interna, estamos conversados...

    Vejamos:

    GL - Não presta (em análise. Se para uns ao fim de ano e meio dá para perceber (JEB), para outros, não).
    JEB - Não prestou (de acordo)
    FSF - Não prestou (de acordo)
    DdC - Não prestou
    JR - Não prestou (indeciso)
    PSL - Não prestou (de acordo)
    JSS - Não prestou
    JG - Não prestou (de acordo)
    AF - Não prestou
    JR - PRESTOU (agora q estão decorridos 30 anos, pq contestação tb teve de sobra...)

    De modo q a pergunta q faço é? Qual é que prestou? Praticamente Nenhum. Bom, bom, é a fruta e o sistema que permitem vitórias consecutivas... Mas nós, q somos diferentes, não podemos usar desses expedientes, NUNCA, Jamais! Só há uma maneira: para ganhar, não nos basta ser superiores, teremos que ser enormemente superiores a fcp e slb em simultâneo. De modo que aqui estamos a competir num sistema corrupto, a lutar contra rivais com armas desiguais, sem conseguir vencer e cada vez mais divididos.

    Venha o próximo presidente. O SCP é um cemitério de treinadores e de jogadores? Pois é... E de presidentes? Não será igualmente?

    A minha visão actual sobre o SCP:

    No episódio piloto de "Lost", que começa após uma hecatombe (queda do avião numa ilha deserta), uma das personagens principais, Jack, o médico que começa a liderar o grupo sobrevivente, vê-se contestado e afirma o seguinte:

    "Ou nos juntamos tds e sobrevivemos, ou morremos tds separados"

    Fazendo a analogia diria que o SCP ou já se despenhou ou está a caminho disso. De modo que ou nos juntamos tds, ou continuamos com as tricas as maledicências e as desconfianças permanentes que tão bons resultados têm dado. Os nossos adversários e, principalmente os nossos inimigos agradecem.

    ResponderEliminar
  11. "Ou nos juntamos tds e sobrevivemos, ou morremos tds separados"

    Fazendo a analogia diria que o SCP ou já se despenhou ou está a caminho disso. De modo que ou nos juntamos tds, ou continuamos com as tricas as maledicências e as desconfianças permanentes que tão bons resultados têm dado. Os nossos adversários e, principalmente os nossos inimigos agradecem.


    Virgílio...assino por baixo!

    ResponderEliminar
  12. Virgílio,

    Parece-me que a uniao hoje em dia é um conceito com muito pouco crédito, infelizmente. Normalmente, pelo menos no contexto sportinguista, é associada a resignaçao, conformismo, e em muitos casos de oportunismo e interesse oculto.

    O que nao faltam sao esse tipo de acusaçoes pelo simples facto de se dar o benefício da dúvida a quem começa agora a trabalhar ou de responsabilizar quem está ao mando só por achar que é mais prático e efectivo do que recomeçar com gente que nem força tem para convocar umas eleiçoes extraordinárias.

    Pedir eleiçoes e uma ruptura completa, neste momento, é ganhar de uma forma ou de outra: se ganharmos jogos ficamos todos contentes; se perdermos, eu ganhei porque contestei e já sabia que nao íamos a lado nenhum.

    Também por isso é mais fácil pedir eleiçoes em blogues e redes do que organizar-se para as conseguir e participar num projecto construtivo: podemos lavar daí as maos e pedir para voltar à estaca zero a qualquer momento, sem qualquer problema.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  13. É tudo prosa atrás de prosa...!!! Às vezes com alguma poética à mistura...

    Meus amigos e consócios... o que falta a este clube é PROFISSIONALISMO...!!! a todos os niveis... começando pelo topo da pirâmide... O dirigismo do SPORTING... tem sido um rol de "chupistas"...!!!

    Claramente... (e eu tb sou indeciso na avaliação ao reinado do JR) mas nesses poucos anos de reinado havia uma coisa que se chama HIERARQUIA... e da rija... que entronca directamente na EXIGÊNCIA e obrigatoriedade de resultados... que consequentemente só serão atingidas com PROFISSIONALISMO... poderão ler isto de cima para baixo ou vice-versa... mas vai dar ao mesmo... visão empresarial...

    Resultado: conduziu ao fim do jejum (após 4 anos de preparação... atenção a este pormenor 4 anos)

    Dir-me-ao... ah e tal e o DC... tb ganhou... pois... esse ainda bebeu o que vinha de trás...!!! Mas rapidamente deixou o barco à deriva... pois não tem, nem tinha "mão-de-ferro"

    tudo isto vale o que vale... mas com base, também, nos factos objectivos, vulgo números ou resultados e estatísticas...!!! é a minha leitura...

    JB

    ResponderEliminar
  14. Caro JB:

    Se é td só prosa, só prosa, pq é q comenta em blogues?

    Faça como aconselha o Tiago, já que é tão conhecedor, meta mãos à Obra, organize-se, invista no profissionalismo, seja exigente! Ou vice-versa, seja exigente e dps profissional… Aproveite a sua própria visão e deixe-se tb vc daquilo q tanto contesta nos outros: de prosas...

    Não faço ideia a quem se destina a sua boca da "poética à mistura", mas adorava que o elogio me fosse dirigido... Anda 'praqui' um gajo a escrever à tantos anos e só nos acusam de ‘prosaicos’. Que chatice, páh! Haja uma vez que nos acusam de usar de alguma poesia.. ‘Poéticos’ é mais bonito. Gostei.

    Faço só uma última tentativa em prol da união... 'Bora juntarmo-nos os dois num grito de catarse comum? VIVÓ SPORTING!

    ResponderEliminar
  15. Ao "poeta" Virgílio,

    Sendo este um espaço que não está poluído com posições extremadas e totalitaristas, que não pretende ser um manifesto eleitoral permanente e cuja única preocupação é o clube, é com um enorme prazer que leio os posts e alguns comentários, caindo por vezes na tentação e no atrevimento de contribuir com algumas ideias soltas. E não tenho dúvidas de que este é o melhor espaço da net para isso.

    Agora, quem para além disso, puder contribuir mais activamente para a solução dos problemas e para o crescimento sustentado do clube, tem tantos e tão bons caminhos que não é preciso vir acusar os outros de nada: Reflictam, proponham, juntem-se aos núcleos, ajudem as associações ligadas ao clube, promovam o associativismo de quem vos é próximo, defendam o clube perante quem os ataca. Têm tanto para fazer, que é preciso uma grande lata para criticar quem contribui - e muito - com reflexões plenas de bom senso para uma visão equilibrada do clube.
    Abç

    ResponderEliminar
  16. Caro Virgílio...

    A "prosa" não tinha como alvo ninguém dos que aqui ou em qq lado, sem quaisquer responsabilidades executivas, opinam e descrevem os seus sentimentos em prol (ou não...!!!) do que cada qual defende para o "seu" SPORTING...!!!

    Mas permita-me a intromissão retórica... "...se lhe serviu a carapuça...!!!"

    Não dou, longe de mim, lições de "sportinguismo" a ninguém... mas também não as recebo...!!! nem subjectiva - do alto da minha existência sportinguista desde o dia zero já la vão quase 40 anos... nem tão pouco objectivamente, por via da minha participação permanentemente activa - in loco - com o tal grito de catarse que apregoa

    e caro Virgilio... obviamente não o saberá, pois não me conhece de lado nenhum mas eu informo-o, a título de curiosidade...

    ...Toda a minha carreira profissional assenta no profissionalismo e exigência... ou então, a minha entidade profissional jamais permitiria que eu continuasse ao seu (dela) serviço... talvez seja isto que falta ao "nosso" clube EXIGÊNCIA... poder de decisão e acção...!!!

    e para concluir... baseado no facto do meu metier andar bem distante do que será exigivel para um bom gestor desportivo ou mesmo empresarial o melhor que faço é andar longe desses destinos... de curiosos e incompetentes está o sporting cheio... é que eu, ao contrário de outros, conheço muito bem as minhas limitações... o que não me retira a autoridade de me imiscuir na opinião colectiva...!!!

    Opinião essa, apenas fruto da minha capacidade de análise... quase sensorial... e de alguém que é capaz de questionar as coisas sem ser "seguidista" independentemente da capacidade técnica que se lhe aporta...

    VIVÓ SPORTING!

    JB




    ResponderEliminar
  17. Caro JB:

    Já me acusaram de 'terrorista', de 'lambuças', disto e daquilo... Só faltava mesmo insinuarem ser 'seguidista' para completar a colecção...ou não... que imaginação para nos caracterizarmos uns aos outros parece não faltar. Venham, pois, mais adjectivos, que eu cá estarei para os receber a todos com mais ou menos prazer... Se me chamasse de lampião, aí sim, levava a mal. Tb lamento que os adjectivos com que nos invectivamos não se traduzam em ‘carcanhol’ para o clube... Isso é que era!... Suspeito que a crise financeira do SCP passava num instantinho.

    Se depende de mim ou não o assentar da carapuça do 'poeta', então aceito de bom grado. Como já dei a entender, gosto que me chamem de poeta, bem mais do que 'lambuças' p.e.... Enfim, manias. Cada qual lá terá as suas. Diz-se q os poetas vêem mais longe o q não deixa de ter uma certa piada irónica para um caixa de óculos como eu.

    Faltou só agradecer-lhe tal elogio. O Meu mt obrigado! Como sportinguista que sou ficava mal com a minha consciência se não o fizesse.

    Por fim deixe-me confirmar que não o conheço realmente, como não me conhecerá o JB a mim. Mas, coincidentemente, tb eu sou sujeito a avaliação quotidiana na minha profissão, pelo que para além de ambos sportinguistas tb nisso temos vivencias semelhantes. Enfim, só diferimos na análise à actual presidência, mas o que se há-de fazer? É mesmo assim a vida, com encontros e desencontros dentro da própria família… no caso, leonina.

    P.S. Gostei mt do VIVÓ SPORTING! Acalentou-me uma (ténue) esperança…

    SL

    ResponderEliminar
  18. LdA e Virgilio,

    Comecemos pelo principío o SCP nos últimos 30 anos ganhou apenas 2 campeonatos e se formos mais para trás verificamos que desde os finais dos anos 50 os campeonatos são uma raridade no nosso clube.

    Perante este quadro é um pouco estranho assumirmos como efectivo uma atitude dum clube ganhador. Já não o somos e o que mais preocupa é que não sabemos quando perdemos essa atitude.Lembramos os Fidalgos que játudo perderam, mas continuam com a pose de que nada aconteceu.

    Sobre os presidentes que o Virgilio avaliou, perante o quadro descrito, a conclusão é que nenhum conseguiu imprimir uma gestão que invertesse o rumo dos acontecimento.
    Direi mesmo mais para além do José Roquete ninguém percebeu que o futebol romântico tinha acabado e que hoje era apenas mais um grande negócio (o falhanço desta presidência foi que o modelo adoptado provou não ser correcto para um clube como SCP).

    Mesmo o João Rocha, tão louvado (quase endeusado)por muitos, foi na minha opinião uma das sementes do acelerar do declinio do clube. São contas doutro rosário, mas a gestão pós 25 de Abril, com a colocação de jogadores no Tea-men, tem muito que se lhe diga.

    A verdade é que nunca conseguimos combater o sistema (primeiro com o clube do regime e depois com o clube regional), ou porque achamos que deveríamos ficar isolados, numa de donzelas virgens,ou porque aceitámos estabelecer alianças idiotas que só nos prejudicaram.

    A não participação dos circulos do poder conduziu-nos a uma fragilidade gigantesca.
    Há já alguns anos que somos os bombos da festa dos APAF.
    Assitimos impávidos e serenos a situações de clubes como Braga a beneficiarem dum estádio novo por apenas €500 por mês.
    A que um nosso rival direto tenha visto construir um centro de estágios sem gastar um tusto e sem que tenha que pagar pela sua utilização, etc.

    E perante isto, em que o dinheiro determina em mutio o poder dos clubes, qual a nossa estratégia? Zero!

    E na CS, que papel temos? Colocamos lá uns pavões que em nada nos defendem e que pelo contrário apenas servem para nos enterrar mais.
    Numa época em que a marca é um dos maiores ativos que podemos ter o que fazemos? Dizemos mal do nosso próprio clube e enterramos as poucas coisas boas que realmente temos! Em vez de valorizarmos um Wolfswinkel, assobiamos e dizemos que é um nabo, um Patricio, assobiamos e chamos Franguicio, etc., ect..

    E qual a nossa estratégia para fugirmos do controlo do Joaquim de Oliveira? Ou será que a Olivedesportos não é um aliado do FCP?

    Se isto é o que se vê na gestão de topo, que deveria estabelecer um clara linha de orientação, nas bases assistimos a uma luta fraticida que discute apenas se deve ser o treinador A ou B e o jogador X ou Y e que acha que um qualquer D. Sebatião irá resolver tudo sem dificuldades e sem uma estratégia bem definida.
    Aquilo que deveria ser a nossa matriz, os básicos da nossa filosofia, como tão bem explica o PLF, foram há muito abandonados.

    Somos uma nau sem rumo, mas que curiosamente parece estar a acelerar com ajuda dum conjunto de iluminati que nunca ciontribuiram com nada de bom para o clube.

    Muito há para fazer e a nossa força reside no facto de sermos muitos e incondicionais no nosso sentimento e apoio para com o clube.
    Este facto é que poderá dar força para que as mudanças realmente ocorram.

    Nos muitos anos de sócio do SCP já vi equipas tão más como esta, em que jogar nas Antas ou na Luz era um súplicio para nós, por que normalmente acabava em cabazada.
    Já assisti a períodos em que mudar de treinador era um corropio maior do que o atual.
    Sobrevivemos, como iremos sobreviver agora.Não me venham dizer que o clube vai acabar porque isso só interessa aos nosso adversários!

    O que realmente importa é que se defina aquilo que verdadeiramente queremos ser como clube e que haja alguém que a implemente.
    Este acho que é o papel que este blog tem tido e que acho que todos devemos relevar.

    SL

    ResponderEliminar
  19. Já se começa a perceber que de lirismo o treinador percebe. Encontrar um 11 e um sistema de jogo é que começa a ser mais difícil. O que se define por união? Eu assisto a todos os jogos em Alvalade. Tenho uma postura positiva durante os 90 minutos. No fim se a exibição me agradar levam os meus aplausos. Se por acaso for negativa e infelizmente este ano têm sido invariavelmente más , viro as costas e venho-me embora votando a equipa a minha indiferença. Era o que faltava assobiar a minha equipa!!

    Quanto ao comentário sobre o Wolf. Há claramente um factor que já vem do ano passado. O Sporting ataca com poucos jogadores. No máximo dos máximos aprecem 2-3 jogadores no ultimo terço do terreno. Mas quando se vê Wolf falhar golos isolado sistematicamente (em Basileia foi mais um) torna-se muito difícil defender o jogador, pior que isso é por má construção do plantel não haver alternativas para o deixar no banco.

    Eu compreendo a ideia de remarmos todos para o mesmo lado. Mas com uma direcção tão fraca e com um presidente tão autista torna-se difícil ir atras e acreditar em alguma coisa que seja.

    SL

    ResponderEliminar
  20. Até quando é que esta brincadeira vai durar?

    ResponderEliminar
  21. Ao intervalo em Moreira de Cónegos, o resultado e exibição respondem aos que dizem que a mudança só trará piores resultados.

    Escrevo sem ter visto nenhum momento do jogo e sem querer ver os segundos 45 pois o que se espera neste momento do Sporting é sempre a derrota.

    Depois desta jornada e em vésperas de jogar com o Benfica, devemos estar a 1 ponto da descida.

    Isto não preocupa ninguém?

    É preciso é continuar a apoiar?

    Se ninguém tem vergonha, então a minha decisão está tomada, suspendo o pagamento das minhas quotas até que haja eleições no Sporting.

    Chega de vergonhas Godinho Lopes!

    ResponderEliminar
  22. A levar duas batatas do último classificado com toda a naturalidade do mundo.

    Será que isto não nos faz pensar....

    ResponderEliminar
  23. Ele há coisas dos diabos!! Hahahah

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)