sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Só existe um Sporting


Nota prévia: Cuidado, este post devia ter uma bolinha no canto superior direito.
Desengane-se quem pensar que há muitos, Sporting Clube de Portugal, não há, só existe um e é deste que temos de cuidar. É oficial, esta é a pior época de sempre do Sporting, pode ainda terminar com alguns mínimos alcançados mas o presente é o pior momento de sempre. 
O presente é o corolário lógico das últimas décadas, Alvalade é uma trituradora, não de treinadores mas de tudo aquilo que lá se instale, projectos, dirigentes, treinadores, jogadores, sócios e adeptos. Conseguimos criar o mais perfeito clube de destruição maciça de que há memória.
Resolvemos os nossos problemas como meninos mimados, fazemos uma birra, agredimos a nossa família, exigimos brinquedos novos e quando a família, rica por sinal, nos atira com mais umas chupetas douradas calamo-nos durante uns tempos para voltarmos à berraria mimada da perpétua insatisfação.
Continuamos a acreditar que há escondido num nevoeiro qualquer um milagroso dirigente, técnico ou jogador que nos vai devolver a glória. Não há, já devíamos ter aprendido isso. A resolução dos problemas do Sporting não vai acontecer rapidamente, não existem varinhas de condão, fundos ou cheques que o façam. Há muito a fazer, há trabalho e responsabilidades para ocupar e criar cabelos brancos a centenas de Sportinguistas, talvez, ao ritmo que provocamos a rotação de pessoas nas cadeiras, para alguns milhares…
A Godinho Lopes pedia para fazer a seguinte reflexão pessoal, está disposto a ser Presidente do Sporting Clube de Portugal durante a próxima década? Se a resposta no seu íntimo for não, por favor saia depressa, precisamos com urgência de dirigentes que pensem, trabalhem e conquistem o futuro. O próximo jogo para mim não tem qualquer interesse, o fim da época já é passado e o futuro começou ontem. A situação é dramática e quem quiser ser solução e não problema tem de se apresentar depressa.
Por outro lado, se a resposta for sim, o esforço a fazer desde já é imenso. Neste caso pergunto, quem somos nós? Quem é o Sporting Clube de Portugal? Qual é a nossa função no mundo?
Nenhuma organização existe para pagar juros e dívidas, seja uma Nação, seja um clube desportivo, seja uma SAD. Sendo este reconhecidamente um dos nossos maiores problemas espero que não seja para isso que existimos, primeiro porque é uma actividade que dá pouco lucro, segundo porque é uma actividade chata e pouco emocional e eu sou Sportinguista por convicção e emoção, na alegria e na tristeza até que a morte nos separe.
Preciso de saber urgentemente a quem é que tenho de partir o focinho quando saio à rua de cachecol e camisola do Sporting, do mesmo modo e com a mesma urgência preciso de saber quem devo abraçar e proteger. Sabe, muito melhor que eu, que as dúvidas nesta matéria podem levar a actos menos cívicos contra um Presidente recém-eleito e, por oposição, a deixar passear alegremente por Alvalade o filho mal parido de uma qualquer mãe incógnita que escolhe fotografias para a primeira página de um jornal.
Não escolha muitos alvos ao mesmo tempo, escolha um de cada vez até atingir um record.
São estas algumas das dúvidas que nos assaltam e perturbam os ânimos e que urge definir imediatamente. Mas há mais, somos um clube formador ou um entreposto comercial? Ou seja, tenho de andar pela rua a espiar cada puto que dê um pontapé numa pedra ou a jogar o FM2013 para saber quem é o último suco da barbatana do tubarão da Noruega, do Gana ou do Chile? Queremos muitos, Aurélio Pereira ou Jorge Mendes? Qual é a nossa identidade?
Tenho de andar a tecer loas à gestão de clubes rivais? A sério? Tenho mesmo de perder latim com quem nos quer apagar do mapa? Se sim, para quê? Ganhamos algo com isso? Não são as nossas ideias próprias melhores e desportivamente maiores para perder tempo com organizações mafiosas que por acaso se dedicam, também, ao desporto?
Já conseguimos saber o que queremos da arbitragem? É que a classe parece saber perfeitamente o que quer fazer de nós! Por mim tinha mantido o amador de Aveiro, mais vesgos que os oficiais, internacionais e outros anormais que são promovidos com brilhantes classificações ao seu trabalho não devem ser.
Para finalizar, caro Godinho Lopes, uma boa noticia, fiquei feliz em saber que o meu outro amor, a Associação Académica de Coimbra era a 2ª maior potência desportiva nacional, quem me disse foi o mestre-de-obras do clube da cidade vizinha da Capital Nacional da Cultura, disse o mestre e tem sido corroborado por uns assalariados e demais avençados, que o seu clube, não sei se de bolso ou de coração, é o 3º nacional! Já tinha ouvido o mesmo de um militar em reforma domiciliaria lá para os lados do bessa e de um barman da Madeira como ainda nenhum chegou aos calcanhares da Briosa suponho que a Académica seja a 2ª Nacional.
Só fico com uma interrogação, quem será a 1ª potência desportiva nacional?  Se calhar até é o Sporting e nós nem sabemos… parece que há vergonha em dizer isto bem alto…

31 comentários:

  1. Passando ao lado de outras questões também fundamentais, em nenhum momento da enorme história do futebol leonino o SCP se assumiu como um clube só formador ou mero entreposto comercial. Nesta área, ontem como hoje o equilíbrio foi e é fundamental, na medida em que o SCP deve continuar sempre aberto aos bons jogadores, independentemente da proveniência. Como em muitas coisas na vida no meio é que estará a virtude. O tempo nunca esteve para fundamentalismos exacerbados.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. LMGM: :)

    Não é preciso nenhuma bolinha no canto superior direito. Basta apenas sermos um pc mais adultos... ler o post com muita atenção, serenidade e algum bom senso. E reflectir, muito. Estamos todos a precisar de ganhar mt juizinho...

    Às vezes (cd vez mais, confesso) julgo que os sportinguistas, que se mostram tão generosos, são igualmente tremendamente egoístas. Parece ambíguo, mas não é: não abandonamos esta nossa paixão chamada SCP, mas exigimos que ela nos retribua em dobro ou em triplo aquilo que nós lhe oferecemos. Parece que andamos tão ocupados com as nossas pequenas frustrações, com os nossos pequenos ódios de estimação, com as nossas pequenas embirrações, com as nossas exageradas expectativas, que esquecemos que temos tb que dar mt mais do que efectivamente oferecemos. Falta-nos perceber que uma relação passa por receber, sim, mas tb por dar e que pontualmente temos que dar mt mais do que receber. As circunstâncias mudam e qd damos por ela, somos nós que voltamos a recebemos mt mais q aquilo que imaginávamos...

    É verdade q o Sporting de hj tem pc para nos oferecer, no que ao futebol diz respeito, mas façamos tds uma retrospectiva e recordemo-nos daquilo que o SCP de bom já nos deu ao longo da nossa vida: as alegrias que nos proporcionou, as amizades que à sua custa conquistamos, os valores que nos transmitiu e que são o nosso guia quotidiano. Agora é a nossa vez, de conseguirmos acalmar e retribuir, esquecer as nossas diferenças e reunirmos a nossa firme vontade em levar o Sporting para frente. É nas piores alturas que se vê quem realmente ama a causa leonina.

    Vamos esquecer os nomes que nos desagradam, as tricas e os truques, a politiquice e vamos, pelo menos por breves meses, concentrar naquilo que realmente importa: o nosso querido SCP. Será que conseguimos? Há tanto quem nos queira mal e nós não aguentamos sem continuar a gladiarmo-nos constantemente. Se querem saber, estou farto de combater contra outros sportinguistas. Precisamos tds de um período de tréguas.

    Um pc de Paz, é o que o SCP mais precisa. Haja esperança. Afinal essa é a nossa cor e estou certo de q ainda iremos tds voltar a sorrir.

    VIVA O SCP!

    ResponderEliminar
  4. O problema da governabilidade presente do Sporting deriva do facto do actual presidente e direcção terem sido eleitos por apenas 36% dos sócios que votaram nas últimas eleições, tendo por isso ganho em votos, não em votantes. Note-se que a diferença para a lista que teve mais votantes é assinalável e que por isso a representatividade e a legitimidade da actual direcção, mesmo que estatutáriamente nunca estivesse em causa (não entrando no assunto das afinações...) sempre esteve dependente dos resultados. Esta direcção não podia falhar no futebol e falhou em quase tudo. E só ainda não caiu porque os outros ainda não quiseram. Quem conseguiu arranjar assinaturas para candidaturas, não teria dificuldade em arranjá-las para convocar uma AG para forçar eleições antecipadas (se é que já não as têm). Apenas vão esperar que o Godinho Lopes caia de podre, se for caso disso.

    ResponderEliminar
  5. Que excelente post !

    "Preciso de saber urgentemente a quem é que tenho de partir o focinho quando saio à rua de cachecol"

    "Não escolha muitos alvos ao mesmo tempo, escolha um de cada vez até atingir um record."

    "Tenho de andar a tecer loas à gestão de clubes rivais?"

    "É verdade q o Sporting de hj tem pc para nos oferecer, no que ao futebol diz respeito,"

    Mto bom.

    ResponderEliminar
  6. Passou-me a mais importante;

    "... a seguinte reflexão pessoal, está disposto a ser Presidente do Sporting Clube de Portugal durante a próxima década?"

    Retórica.

    ResponderEliminar
  7. E qual foi o problema da governabilidade do Sporting da direcção de JEB eleita com 90% dos votos, anónimo das 21:29? Foram os primeiros 100 dias?

    ResponderEliminar
  8. Virgilio,

    O que efectivamente o Sporting nos tem dado? Mais dores de cabeça?

    <es,o que os Sportinguistas peçam o dobro ou o triplo do que tem dado, ainda assim é muito longe do que os Sportinguistas tem dado ao clube.

    Não é só pedir que se dê ao clube, ao contrario também deve ser dado.

    Não estamos propriamente em tempos de vacas gordas para podermos acompanhar mais do acompanhamos, a ir mais ao estádio do que ja vamos, a comprar mais produtos do clube do que já compramos. E acima de tudo não tem sido os resultados desportivos que tem colaborado para que se exiga mais dos Sportinguistas. Na minha opinião muito ja fazem os sócios e adeptos que tem ido ao estádio para ver espectaculos deprimentes.

    O que é preciso mais dar ao Sporting e as suas sucessivas direcções? Eu não sei, mas o amor a mim parece-me que não é correspondido.

    Não foi ao Sportinguistas que tem sido pedido todo o tipo de cheques em branco? Os Sportinguistas não aprovaram todas as re-estruturações financeiras com a desculpa de que iam desafogar um pouco mais as finanças para que os resultados desportivos fossem melhores? Sempre nos foi dito que tudo devia passar para o ambito da SAD para liberar mais dinheiro para o core business do clube, o futebol, e afinal era simplesmente uma questão de sobrevivencia. Os dirigentes o que tem feito nos ultimos anos mais não fazem do que mentir descaradamente aos sócios e o que os sócios tem feito? Pelo que sei tem dado tudo o que nos pedem.

    Não foi os Sportinguistas que retornaram em peso ao estádio logo que uma diminuta chama de sucesso apareceu em Alvalade?

    Mas quem é responsavel por esta luta fraticida interna? Serão os sócios e adeptos? Talvez, mas não só. Não exigam aos Sportinguistas o que deve ser exigido aos representantes do clube.

    Ainda hoje o jornal record mais uma vez nos ofendeu, como em tantas outras vezes, o que fez o Sporting? Um simples comunicado, quando devia ter proibido a sua presença nas nossas dependencias, mas não, o que fez foi abrir as portas da sua academia para 3 jornalistas desse jornal entrevistarem com exclusividade o nosso treinador.

    É com isto que pedem para os Sportinguistas ajudar? Respeitem os Sportinguistas antes do mais. Porque uma coisa posso te garantir, podemos ser exigentes e criticos com os dirigentes, mas amamos o clube e somos pessoas inteligentes.

    ResponderEliminar
  9. Deste brilhante texto, só alterava uma coisa: Nem a morte nos vai separar do Sporting.
    De facto precisamos de um presidente para 10 anos. O problema, tal como na nação que não pode viver para pagar juros, é que ninguém ganha eleições a dizer a verdade. Nenhuma candidato a presidente pode dizer que o SCP não é candidato ao título nos primeiros 3 anos. Que é preciso manter o treinador e os jogadores a jogarem juntos várias épocas e que nem sempre estão todos na melhor forma, o que não quer dizer que deixem ser bons jogadores, sob pena de os vermos a brilhar mais tarde noutros clubes.
    Ainda não aprendemos que a nossa situação desportiva e financeira tem, directamente, a ver com as constantes mudanças de dirigentes e treinadores, os quais surgem sempre com a política do "cheque" e "vassoura"? o que é natural porque querem trabalhar por pessoas da sua confiança.
    Em suma, o problema do SCP é, claramente, falta de estabilidade e, para que a mesma ocorra, é preciso dizer a verdade aos sócios, sendo certo que, muitos deles preferem a banha da cobra vendida por qualquer D. Sebastião.

    ResponderEliminar
  10. "Quem conseguiu arranjar assinaturas para candidaturas, não teria dificuldade em arranjá-las para convocar uma AG para forçar eleições antecipadas (se é que já não as têm). Apenas vão esperar que o Godinho Lopes caia de podre, se for caso disso."

    - Conheces os estatutos do Sporting para dizer estas coisas? Acho que não, mas é bom saberes que não se podem provocar eleições com assinaturas.

    E poupo-te o trabalho de te informares, caso sejam reunidas as milhares assinaturas para convocar AG, todas as pessoas que assinaram têm de estar presentes, é possível? Não!

    POR CADA LEÃO QUE CAIR OUTRO SE LEVANTARÁ!
    SPORTING SEMPRE!

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. LMGM,
    "A Godinho Lopes pedia para fazer a seguinte reflexão pessoal, está disposto a ser Presidente do Sporting Clube de Portugal durante a próxima década? Se a resposta no seu íntimo for não, por favor saia depressa, precisamos com urgência de dirigentes que pensem, trabalhem e conquistem o futuro. (...) A situação é dramática e quem quiser ser solução e não problema tem de se apresentar depressa."
    Interpreto isto no sentido de GL, ou de quem quer que venha a seguir ter de dar um valente murro (pelo menos) na mesa, contra-atacando rivais, árbitros, jornais e demais órgãos de CS que nos atacam como hienas, bem como demonstrando para dentro do clube que há quem mande, saiba para onde vai e faça por lá chegar a médio-longo prazo de uma forma equilibrada e estruturada.

    Off-topic,
    Pedro Proença vai arbitrar Sporting-Sp. Braga.
    As hienas estão cada vez mais descaradas. Depois de nos ter roubado de forma indecente no ano passado no estádio do ladrão, para favorecer o braga no acesso à champions, levamos novamente com o "colombino". Os afilhados do padrinho devem ter gostado tanto do ano passado que devem ter pedido expressamente este artista.

    ResponderEliminar
  13. Excelente post a lembrar-nos que acima de todas as querelas está o nosso Sporting.
    De facto Sporting só há um.
    E somos a maior potência desportiva nacional.

    Força Sporting

    ResponderEliminar
  14. O problema da governabilidade de JEB foi que o "programa" dele era apenas "Paulo Bento forever" e quando a "troika" Bento-Barbosa-Ribeiro Telles saiu, ficou sem nada nem ninguém. A partir daí tinha os dias contados.

    E continuo a dizer que se a oposição quisesse, a direcção já tinha caído.

    ResponderEliminar
  15. Jorge Plácido:

    Os sócios e adeptos podem dar uma coisa q não lhe dão há mt, mt tempo: PAZ!

    Qt às reestruturações, e modelo vigente (SAD para gerir o futebol profissional), já falei na altura em q se processaram (as reestruturações) e a minha opinião do modelo (SAD) é conhecida. Não preciso de me repetir constantemente. Fui frontalmente contra as reestruturações e não gosto do modelo. Agora se vamos continuamente voltar ao passado, rebater, discutir, ralhar, etc, etc, jamais poderemos enfrentar concentrar no futuro. O passado, mesmo estando contra mt coisa q foi feita, não se pode alterar, já o futuro ainda está nas nossas mãos. Só agindo agora e no futuro (próximo) poderemos omeçar a emendar o mal que foi feito.

    E cd vez mais me convenço que (seja com GL ou com outro qlq) o SCP só terá futuro se conseguir ter um mínimo de paz e alguma estabilidade.

    Jorge, não vamos longe se continuarmos sempre a guerrear uns contra os outros. às vezes por questões q não lembra ao diabo. O ódio contra outros sportinguistas cega-nos de tal forma, que entramos no jogo de quem nos quer destruir. E não tenhas duvida de que há muita máfia nos bastidores do futebol tuga com esse objectivo... Os recentes casos passados com Jefre e Wolfie são paradigmáticos... Manipulam-nos e envolvem-nos uns contra os outros com uma facilidade espantosa! Nós, sportinguistas, somos implacáveis connosco próprios. Acusámo-nos uns aos outros constantemente e desta forma não há família que resista.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Costumo ser critico do que se escreve neste blog e até costumo dizer que por aqui mora um "lambuças".

    Mas também tenho que reconhecer quando as coisa são escritas com uma maior realidade e consciência.

    Gostei do texto no seu geral, mas devo dizer que nem todos são "meninos mimados" que berram só quando as coisas não lhes agradam. Porque muitos têm constantemente alertado para a nossa situação, seja a seguir a derrotas ou a vitórias.

    Mas para mim o ponto chave é mesmo este: "A Godinho Lopes pedia para fazer a seguinte reflexão pessoal, está disposto a ser Presidente do Sporting Clube de Portugal durante a próxima década? Se a resposta no seu íntimo for não, por favor saia depressa, precisamos com urgência de dirigentes que pensem, trabalhem e conquistem o futuro. O próximo jogo para mim não tem qualquer interesse, o fim da época já é passado e o futuro começou ontem. A situação é dramática e quem quiser ser solução e não problema tem de se apresentar depressa."

    ResponderEliminar
  18. Acabei de mandar para o éter um comentário quilométrico a tentar responder a diversos comentadores... Pareço o Hugo Almeida isolado só com o guarda-redes pela frente.

    Voltarei amanhã com as pestanas de novo abertas, ainda não consigo dormir depois de um mau resultado e ontem foi de novo noite de insónia.

    ResponderEliminar
  19. :)

    Até amanhã, páh. Vai lá dormir... Pareces um roockie destas lides! :P


    Abç

    ResponderEliminar
  20. Se puderes por a entrevista do Vercauteren seria interessante, tendo que conta que ele fala sobre o lançamento de jovens um dos temas discutidos aqui no "A Norte de Alvalade".

    ResponderEliminar
  21. jmbb,
    Podes ler a entrevista aqui: http://svpn.blogspot.co.uk/2012/11/entrevista-de-frank-vercauteren-ao.html

    ResponderEliminar
  22. Muito bom post. Essa do presidente do Braguinha dizer que são a 3º força desportiva, é uma boa anedota. É preciso ter lata! o Belenenses, ou o V. Setúbal e até o Boavista, têm mais títulos futebolísticos que o Braguinha, E até maior tradição desportiva nas outras modalidades e mais títulos. Ah e a Académica. É do estilo "é para ver se pega". É que uma mentira dita muitas vezes, por vezes é dada como verdade! É preciso ter muita lata! Desportivamente são, actualmente, muito pequeninos. Cresçam e apareçam! Por no futebol profissional à 3 ou 4 anos estarem a obter boas classificações (maior que a sua dimensão regional), não lhes dá o direito de inventarem. O seu vizinho V.Guimarães, por exemplo, sempre foi maior que eles. S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  23. Nem Porto ou Benfica se igualam ao Sporting, quanto mais o Braga!
    Quem ousa dizer isso não passa dum ignorante.

    Em relação ao futebol ao Sporting apenas essencialmente uma coisa: UM PLANTEL COM DESEMPENHO DE QUALIDADE.

    A solução? O PROJETO DO FUTEBOL DO SPORTING? Simples já a dei e vou repetí-la:

    Apostar, ter como base os jogadores da academia e reforçar com 3 a 4 jogadores de qualidade inquestionável.

    Foi assim que fomos campeões das ultimas vezes. E que tipo de jogadores? Jogadores com mais de 25 anos e com maturidade:

    Um marcador de livres letal (1ou 2 livres - 1 golo)
    Um jogador que saiba fazer o ultimo passe para o goleador
    Um matador verdadeiro
    Evidências:
    Em 2000 tinhamos (André Cruz, Pedro Barbosa e Acosta)
    Em 2002 tinhamos (André Cruz, João Pinto e Jardel)

    Há quanto tempo nao temos jogadores assim?
    Este ano há matéria prima mas não têm ainda maturidade por isso não conseguem conviver com a pressão dum clube grande.

    Com os 30 ou 40 milhões que já gastaram para 20 jogadores de 8, 19 e 20 e poucos anos (a 2 ou 3 milhões cada) comprem apenas 3 ou 4 a 10 milhões cada mas de qualidade inquestionável, que chegam, entram e rendem de imediato, fazendo o que se pede. A DIFERENÇA.

    A esses, juntemos os nossos jogadores da academia, que a jogar alguem que faz a diferença tb crescerão como jogadores.
    Ganharemos decerto mais vezes e em termos orçamentais rapidamente equilibrariamos as contas.
    E nem daríamos pelas arbitragens “duvidosas”, treinadores menos competentes ou dirigentes inabeis
    Simples. Se alguém concorda e conhecer o GL que lhe diga isto.


    Amanhã lá estarei em Alvalade (somos 4). Agora é que não falto. O meu amor precisa mais do que nunca de mim.

    Saudações Leoninas,
    Ed


    ResponderEliminar
  24. O programa era apenas Paulo Bento forever? Parece pouco, tem poucas linhas? Por isso é que tantos se deram ao trabalho de o boicotar desde o 1º dia. Chega para Portugal e não chegava para o SCP? No futebol o treinador não é um projectinho é um projectão! É mais complicado para o Sporting manter um treinador do que para a NASA ir à lua. Nunca tínhamos chegado aqui. Tomara GL ter conseguido manter Domingos Paciência até hoje! No futebol não há mais nada depois do treinador e jogadores. Há no FCP, árbitros. Há no SLB, túneis e jornais. O "forever" dava bem conta do recado! Ainda lhe roubaram uns títulos mas fazia-se, com Insua, Rinaudo e Capel, Alcochete dava e sobrava. Ou também acham que o Humberto Coelho e o JVP é que fazem alguma coisa na selecção? Já chegaram quantos treinadores depois dele? Quantas mais vezes fomos à Champions? Como não resulta a trocar de treinador está mais que visto que só a trocar de direcção...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo das 15.13, você parece estar em "mode" brincadeira, como Godinho Lopes (cada vez mais mal aconselhado) mostrou hoje com as suas declarações a desvalorizar o futebol profissional como principal referência do clube. Deve "ser" por causa do ténis de mesa que o Sporting tem milhões de adeptos. É evidente que é a principal referência e GL desvaloriza-o porque as coisas estão a correr muito mal. Mas se estivessem a correr bem era o primeiro a "surfar" na onda, como o fez na fase boa de Domingos no Sporting.

    Quanto ao Paulo Bento, o futebol é feito de ciclos. E se até grandes treinadores, que ganham tudo o que há para ganhar, mudam de clube (Mourinho nunca fica mais de três anos em cada clube, ou o Guardiola, que achou que devia sair do Barcelona pelo seu próprio pé), só no Sporting não se percebeu que o ciclo de Paulo Bento tinha findado porque o futebol do Sporting não evoluia. Mas foi efectivamente a chegada de Jorge Jesus ao beifica que acabou com a carreira de Bento no Sporting.

    E hoje estamos a sofrer com os erros desse período, apesar de alguns tontos acharem que Soares Franco e Bento é que estavam certos. A herança que deixaram foi uma equipa de futebol em que poucos jogadores se aproveitavam, uma massa adepta cada vez mais exasperada e intolerante e uma dívida maior. Grande herança. Sobram as Taças, felizmente, mas uma direcção contentinha com segundos lugares, porque ia dando para pagar à banca, e um treinador a quem não pediam mais nada e tinha sempre a desculpa dos orçamentos, o que na realidade se preparava era transformar o Sporting Clube de Portugal num braga (até o futebol de Bento era consentâneo com uma equipa de segunda linha, que é o que o Sporting efectivamente era). Sempre dava para ir pagando as continhas, pelo menos enquanto o beifica não atinasse com o treinador. O problema é que os sportinguistas (felizmente) têm outra ideia de clube. Mas enquanto que os outros estavam satisfeitos com aquela linha e não procuravam que o Sporting regressasse à paridade competitiva com o porco e com o beifica, infelizmente as direcções que se seguiram a FSF não conseguiram dar o salto e as mudanças introduzidas a juntar aos problemas acumulados, têm produzido crises sucessivas, como a actual. Mas haja memória se faz favor, porque o Bento só discutiu o campeonato com o porco num ano, e porque os andrades perderam 9 pontos na segunda volta, depois de perderem com o Sporting no Dragão. Senão nem cheirávamos.

    ResponderEliminar
  26. Amanhã jogamos contra o clube que tem menos 165 troféus de futebol sénior e diz que é melhor que nós!

    ResponderEliminar
  27. Que tal uma petição "André Martins e mais 10"?!
    fora dos convocados, não percebo nada disto, parece tão fácil melhorar o meio campo...

    (fim de desabafo; em Frente Sporting!)

    ResponderEliminar
  28. O mais engraçado é que só os sportinguistas que não fazem outra coisa que andar a denegrir o SCP há muito tempo se sentem ofendidos com esta investida de alguma CS amiga dos interesses do SCB.

    ResponderEliminar
  29. Ninguém desvalorizou o futebol profissional, para além da tentativa de alguma CS e de alguns adeptos sempre prontos a emprenhar. Quando se fala de PB fala-se do treinador semi-finalista no último Europeu, derrotado pelo actual campeão do Mundo e bi-campeão Europeu, descrito por toda a imprensa internacional como o único com capacidade para derrotar a actual armada espanhola. Não é por aqui que se justifica perder tempo com quem não sabe o que diz mas que estou certo estarem cheios de títulos na prateleira lá de casa. Parecem os comentadores que tão depressa pedem uma estátua como uma corda. Falta coerência, a credibilidade só vem depois.

    Dizer que estamos a pagar por muito do que Filipe Soares Franco não fez, mais até do que pela divisão que promoveu, seguida como não podia deixar de ser por um abandono de facto por parte de muitos associados é efectivamente correcto. A questão é que PB só veio a cair mais à frente.

    Não são estranhos os pedidos de volta à formação, são muito mais que isso na medida em que todos sabemos que são dos mesmos que exigiam mais investimento ainda há pouco tempo. E isto tem um nome. Apesar de tudo a questão de sobreorçamentar ou não o futebol merece ser discutida, até porque não competimos sozinhos, com a certeza que viver de receitas extraordinárias é uma utopia como outra qualquer. Basta olhar para as contas dos 3 grandes e não só do SCP.

    A estratégia de GL para quem quis compreender era uma coisa completamente diferente, tentou voltar a unir o clube e chamar os adeptos de volta. A prova que o que fez foi bem feito foi a reacção de todos e sobretudo do sistema que muitos ainda não quiseram ver. Até porque dá mais jeito andar a discutir alguns erros efectivos. E evidentemente que não conseguimos passar imunes aos novos desenvolvimentos da realidade portuguesa.

    E também não vale a pena estar a perder muito mais tempo com gente que não consegue vislumbrar a realidade das coisas, independentemente da fé, boa ou má. Até porque infelizmente vão ser sempre os resultados que vão ditar o que muitos pensam do actual mandato. E pelo menos nesta fase este é que é o maior problema do SCP.

    ResponderEliminar
  30. Boas.
    Sou benfiquista, mas também sou desportista.
    Um Sporting forte (nomeadamente a nível do futebol) é sempre muito importante para o desporto em Portugal, pois, até bem pouco tempo demonstrava uma grande organização e competência no futebol não sénior e que à custa disso temos os melhores jogadores da selecção portuguesa (muitos mal aproveitados pelo SCP).
    Tal como um comentador disse anteriormente a salvação do Sporting contempla o uso frequente dos jovens formados em alvalade (ex. Patrício, Cedric, Ilori, Carriço, André Martins, Betinho, André Santos, etc) e que deveriam ser complementados com apenas uns 4/5 jogadores de qualidade inegável (geralmente mais caros) tais como o Carrillo, Izma, Matias Fernandez, Schaars e tentar aproveitar o mercado Portugues que tem alguns jogadores interessantes (ultimamente aproveitados pelo Braga - Helder Barbosa, Lima, Custódio e Viana-ex SCP) que jogam em clubes como Paços de Ferreira, Marítimo ou Guimarães.

    Têm também de se distanciar de vez da ideia extrema de rivalidade com o benfica (não tem comparação com a animosidade relativamente ao fcp - algo trabalhado pelo Roquete).

    Um abraço e votos de melhoria do SCP (sempre atrás do Benfica claro).

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)