terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Presente nº 1 - João Pereira

Julgo que é inquestionável que se trata de um dos melhores laterais-direitos em Portugal - apesar de existirem razões emotivas que nos façam ficar de pé atrás contra ele. João Pereira assina pelo Sporting até 2o14, por verba a rondar os 3M.

Numa posição onde já foram apontadas lacunas por diversas ocasiões, será que temos alguém de partida?

Aos dirigentes do Sporting, os meus parabéns por terem tratado desta negociação em absoluto segredo.

EM FRENTE SPORTING!

39 comentários:

  1. Hugo,

    tu e eu temos bem mais do que razões emotivas para torcer o nariz a esta contratação. Sabemos bem quem fica com a porta fechada.

    O que querem fazer do Sporting é o que me interrogo.

    ResponderEliminar
  2. Hugo, assino por baixo o post, tanto do lado bom como do lado mais difícil de engolir.
    PLF. falas de Cédric Soares ou de J.Gonçalves? Cédric deverá ter um ou dois anos para rodar (alguém sabe a duração do seu contrato), e penso que a ideia fosse João Gonçalves fazer a pré-temporada, pelo menos, para o ano que vem. Pedro Silva deve estar de partida e Abel duvido que fique para o ano que vem.

    ResponderEliminar
  3. Nelson,

    o João Gonçalves está a recuperar da sua grave lesão e esta será uma época perdida para ele. Precisará na próxima de recuperar o ritmo competitivo que tinha obtido de 2 épocas como totalista. Mas o Cédric teria sido a minha aposta, de há umas semanas para cá. Ele e o MC12. Já o referi diversas vezes.

    Mas o que me preocupa não é tanto a contratação do João Pereira, que é bom jogador - apesar de ter algumas limitações. É a escolha da posição para a qual se faz um investimento importante (perto do preço do MF14, é útil recordar): a lateral-direita, por ter 2 defesas de raiz, mais as outras 2 opções que referi, não me parecia ser prioritária. Por isso a minha incompreensão.

    Nem por acaso hoje falávamos da sustentabilidade, da estruturação de um plantel, da necessidade de não se hipotecarem receitas e/ou de se hipotecar o investimento futuro. A contratação do João Pereira não hipoteca a afirmação do Cédric, de que estou seguro que acontecerá mais ou menos época. Mas hipotecará - pelo custo da sua oportunidade - a possibilidade de se reforçar (com aqueles €3M adicionais) uma outra posição em que a necessidade fosse mais premente. A lateral-esquerda, apesar do AM55 ser bom jogador, era mais evidente (até porque a 3ª opção para o lugar consiste em desvalorizar um jogador, MV24 - ao contrário das 3ª e 4ª opções para a lateral-direita).

    Portanto, e como sempre, esta contratação deve ser vista no seu contexto.

    E não exclusivamente no contexto desportivo. Ainda estou à espera de saber onde se descobriu dinheiro para pagar os €3M (a pronto), com que objectivo e em que lugar se pretende recuperar o investimento.

    Porque até há umas semanas, não havia dinheiro para mandar cantar um cego...

    E isso preocupa-me muito mais do que o João Pereira...

    ResponderEliminar
  4. Fabulosa contratação! Principalmente pelo sigilo da coisa...com distinção esta. Tem valor e garra, que lhe vai ser exigida e que vai nos dar mais agressividade, que tanto nos tem faltado!

    ResponderEliminar
  5. A única coisa que elogio é o secretismo da operação. De resto, para mim, tudo é negativo. Sempre disse, e fi-lo N vezes, que este FDP podia ser o melhor lateral direito do Mundo e eu não o quereria no SCP.

    Fomos contratar um dos jogadores mais nojentos que já vi jogar e um dos mais odiados por todos nós, Sportinguistas. Há que ter memória mas já se viu que JEB, ou não a tem ou é selectiva. Já quando foi do reatar de relações com o Nacional, fiquei desagradado devido a não ter havido qualquer pedido de desculpas público por parte do líder do clube madeirense; agora fomos buscar este monte de merda depois do historial que tem connosco.

    Em seguida 3 aspectos já mencionados pelo PLF:

    - das laterais, a prioritária era a esquerda: Grimi não tem qualidade sequer para estar no SCP e Caneira é uma miséria naquele lugar. Na direita temos não só os 2 de raíz, mal por mal dão mais garantias que os da esquerda, como o Pereirinha (possivelmente a posição onde poderá ter um futuro risonho em Alvalade);

    - o tapar das alternativas futuras: apesar da lesão do João Gonçalves, não seria o Cédric uma alternativa credível e que "dispensasse" o reforço do plantel nesta posição?

    - pagámos a pronto: não era ele que ia ficar livre para assinar por outro clube sem que houvessem quaisquer contrapartidas para o Braga em Janeiro? Não tínhamos dinheiro para nada e de repente jorram milhões - ok pingam - em Alvalade e decidimos gastar uma verba semelhante à dispendida com o MF, por um jogador como o joão pereira?

    Isto é ou não é demonstrativo da falta de estratégia existente em Alvalade? Renovam-se os contratos de Abel e Pedro Silva (aumento de 10%), para agora irmos buscar um lateral direito que será, ao que tudo indica, titular. E que fazemos com estes 2?

    Já agora, para todos aqueles que acham que não se deve ter em conta as atitudes que este marreco teve porque o SCP precisa de reforços, que diriam se o SCP conseguisse contratar o nojento do simão? Esqueciam-se também do que ele disse e fez?

    Sinceramente, desejo que na 1ª vez que ele envergue a camisola do SCP, que será nos treinos, se lesione gravemente. Não suporto este gajo DASS!!!

    ResponderEliminar
  6. Caro PLF,

    não sabia que o João Gonçalves se tinha ressentido da grave lesão do ano passado, péssima notícia de um jogador de quem sempre me pintaram ter pinta para poder vingar na equipa A. O Cédric penso que irá rodar sempre 1 ou 2 anos, mas lá está, não veria por mal que se "despachassem" Abel (em Junho) e Pedro Silva (já hoje) e que Cédric pudesse ser o nosso outro lateral direito. Quanto a Caneira, e tendo feita uma boa meia época na lateral direita (bem melhor aí que à esquerda), para mim é daqueles jogadores que pode sempre ficar no plantel para ser mais uma opção para a lateral direita e o centro da defesa.
    Já o tinha dito antes relativamente a alguns nomes de médios centros avançados pela imprensa que eu estranhava era o apontar do investimento para essa zona do terreno, embora com a saída de Angulo realmente possa ver-se entrar mais um médio. Mas preferia que se investisse (agora e/ou em Junho) nas laterais defensivas, no centro da defesa, na posição 6 e na extrema esquerda (salvo seja). Daí não estranhar que se tenha investido numa dessas áreas, estranhando bem mais o nome do jogador - por razões óbvias.

    Tive pena de não "fechar" a tal conversa da sustentabilidade, valores mais altos - neste caso a montagem de cortinados no quarto da filha - se levantaram. De qualquer forma e tendo João Pereira 25 anos, e se as coisas forem (fossem) bem pensadas, o ideal seria ele chegar, vir, vencer, e sair no máximo com 28, 29 anos, lá para fora, agarrando depois Cédric (ou João Gonçalves...ou os 2) a posição de lateral direito.
    Agora falta ver o que vem aí e saber se não existirão saídas e que outras entradas vão existir. 3 milhões por um potencial titular não me parece excessivo (com Matias então foi uma pechincha, na minha opinião), mas depende muito do que vier a seguir. Quanto ao dinheiro, presumo que estejam a contar com o disponibilizado pelo acordo da CML (ou a parte que vai ser investida sem ser no pavilhão), o que é razoável, mas considero que se devia olhar a sério para a possibilidade de vender alguém já em Janeiro. O único senão é que praticamente todos os jogadores estão subvalorizados actualmente, por razões óbvias.

    ResponderEliminar
  7. Não está em causa a valia que este jogador tem, comparativamente ao nosso plantel, e atrevo-me a dizer, em relação à quase totalidade dos LD em Portugal, mas... 3M por este indivíduo? Então e o Paulo Ferreira por empréstimo? WTF!!!
    Já começámos a pagar o Freitas! Com o Braga é sempre a encher!! Porque é q n mandam o Abel de volta? Ainda deve estar na garantia...
    Estão a ver que quando é para negociatas há dinheiro? Continuem com ele ó moinada dos 90%...

    ResponderEliminar
  8. Paulo Ferreira é/foi um Abel com sorte e nada mais,é fraco defensivamente e teve a sorte de ter tido a asa do Mourinho,em 5 epocas de Chelsea deve ter feito 10 bons jogos.
    Antes o João Pereira coxo.

    ResponderEliminar
  9. http://www.youtube.com/watch?v=e7mrxz-aL3c

    grande Joao pereira...

    ResponderEliminar
  10. É Rijo:

    http://hipocrisiasindigenas.blogspot.com/2009/12/o-sapatinho-de-natal.html

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  11. JVL:
    Ficas como guardião do que penso sobre esta contratação. Não vou revelar aqui nos mesmos termos que tive a oportunidade de partilhar contigo. Não mudando uma virgula, até porque tive a oportunidade de partilhar com os leitores do SL, num post do caríssimo Nelson, a minha opinião.

    Mas, como quero gostar muito mais do Sporting do que quanto detesto o João Pereira, espero e desejo o sucesso desta aquisição porque nós não dispomos de margem para errar.

    Contudo estranho que nos tenhamos disposto a pagar a clausula de rescisão de um jogador que estava a 15 dias de ficar livre, podendo assinar para a proxima época a custo zero. Percebo a urgência dos reforços,mas lembro que JPereira não pode jogar para Liga Europa e estando o campeonato como está,contratamos um jogador para as Taças de Portugal e da Liga.

    Por fim termino dizendo que não me parece, do ponto de vista técnico, uma boa decisão. Se JPereira dá nas vistas a atacar parece-me mais limitado a defender,parecendo-me que, nesse aspecto,não acrescentar muito aos que já lá temos. É a minha opinião e espero estar redondamente enganado.

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o Hugo quanto à valia do João Pereira, inquestionavelmente o melhor lateral direito a jogar em Portugal.
    Custa-me mais a lembrar-me do seu triste passado. No entanto, o tempo é de o acolher de braços abertos e desejar-lhe toda a sorte do Mundo.
    Agora, se possível, mais um central, um defesa esquerdo, um/dois extremos e um avançado.
    A dispensar. André Marques, Caicedo, Pedro Silva, Grimi... a vender Tonel para tentar um encaixe financeiro. É somente a minha opinião que admito muitos a julgarem patética

    ResponderEliminar
  13. Boas
    O post diz toda a verdade sobre esta contratação, é um bom jogador mas tem um feitio de merda.
    De destacar o secretismo da operação.
    Em relação a valores, estou me a cagar para valores quero é bons jogadores e bons jogadores são caros. Pode vir a ser um fiasco mas não me parece que vá ser um "novo grimi".

    Parece me também que JEB não brinca com dinheiro e se os gastou é porque podia.

    ResponderEliminar
  14. Volta Djaló...o JVL já arranjou outro que detesta mais por isso...estás safo!! Ehehehehe!!
    JVL...não te zangues...é só para desanuviar antes de ir dormir, o cansaço é tanto que nem consigo pensar mas tu fizeste-me rir com o teu comentário. Como se costuma dizer..."Quero morrer tua amiga"!!

    ResponderEliminar
  15. Quero desejar-vos a todos um Feliz Natal!!

    ResponderEliminar
  16. Tenho de começar a ter cuidado com os jogadores que detesto porque o Sporting anda a gostar de os contratar.

    Primeiro JVP, depois a besta do Wender, agora para completar o ramalhete um fdp, tal como o primeiro nunca o hei-de aplaudir e espero também como o primeiro no dia da sua despedida vir a dizer que foi um profissional exemplar.

    Não acredito mas certamente que vai custar menos a engolir que um Caicedo ou um Purovic.

    ResponderEliminar
  17. Uma mázinha:

    A seguir ao JP adulto, porque já tínhamos o JP em versão “inha”, também vêm os NN (ou SS, já nem sei bem como se chamam)?

    JEB deu-me hoje uma coisa que não tomava há anos: Óleo de fígado de bacalhau. Tem um sabor horrível mas faz bem.

    ResponderEliminar
  18. Àqueles que ainda sentem azia pelas atitudes provocatórias do moço no jogo que decidiu o título de 2005, aqui vai algo para aliviar as dores: imaginem uma vitória no jogo da 2ª volta no campo ao lado do Colombo, com o Pereira a realizar uma ganda exibição, cheia de raça leonina, e a deixar os lampiões... VERDES de raiva!!!

    ResponderEliminar
  19. Sugiro a leitura do artigo d'O JOGO sobre este negócio, assinado pelo Jean Paul Lares. Um investimento significativo, numa posição relativamente assegurada, será que deixa antever uma forte abordagem ao mercado? Veremos...

    Quanto à generalidade dos comentários, acho que me revejo em todos:

    - É um jogador de qualidade e alguém assim, paga-se - e bem - em vez de andarmos às mijinhas à procura de cepos sem clube ou encostados e que vêm para o SCP porque mais ninguém os quer.

    - Podíamos provavelmente aproveitar algum jovem das camadas jovens mas no fundo, tem sido esse o recurso habitual do SCP em situações de necessidade e creio que os resultados estão à vista. Reafirmo: precisamos de bons jogadores para ajudar os mais novos a evoluir e afirmar-se.

    - Obviamente, quando soube disto, senti uns quantos sucos víscerais a vir ao de cima mas tal como um amigo meu me disse "Se ele fizer aos outros o que nos fez a nós, se calhar sou capaz de o perdoar".

    ResponderEliminar
  20. Boa contratação por uma razão - vai ser titular indiscutivel e é isso que o Sporting precisa neste momento

    ResponderEliminar
  21. FINALMENTE UM TIRO CERTEIRO!

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Dina,

    É que não tenhas dúvidas. O Grimi e o Djaló já podem dormir mais descansados. :D ;)
    Um Feliz Natal para ti e para os teus.

    Leão de Maputo,

    Para mim, ele teria que marcar o golo contra o slb que nos desse o título este ano. Não me parece possível, sinceramente.

    Hugo,

    No meu caso, continuo com azia. E não, não o perdoo. Se cheguei a não festejar golos do JVP, e como jogador era muito mas mesmo muito melhor que o jp, não me custa nada fazer o mesmo em relação a este.

    ResponderEliminar
  23. Continuo a não ter resposta para a minha pergunta anterior: se o SCP contratasse o nojento do simão, também o perdoavam? Gostavam? Confesso que tenho curiosidade em saber a resposta a esta pergunta.

    ResponderEliminar
  24. Vamos ver se quando vestir esta camisola se nao se esquece de jogar futebol.
    Para mim uma grande contratação, e comparar este com o Simão não estou a ver as semelhanças, uma coisa é desrespeitar o clube que o formou como Simao o fez , e que poriso lhe desejo o pior do mundo, outra é defender o clube que veste a camisola e destabilizar um clube rivar que foi o que este menino fez, por isso benvindo João Pereira e muitas felicidades

    ResponderEliminar
  25. P.O.

    Depreendo que se o SCP contratasse o simão, não ficarias contente portanto. Ambos desrespeitaram o SCP, a diferença é que um foi formado em Alvalade e o outro não.

    ResponderEliminar
  26. Jvl, azia não tenho a criatura é uma besta (ponto final), vamos ver se tem a inteligência de Rui Jorge de perceber que no Sporting a agressividade é punida com cartão vermelho e se consegue adaptar a sua forma de jogar. Não tenho dúvidas quanto à sua mais valia neste momento, mas espero o seu maior profissionalismo.

    Sobre a tua pergunta, não gosto muito de desculpas nem de perdões, errou assume e procura demonstrar que aprendeu e trabalha para ter melhor imagem. No futebol actual só há um personagem que não suportava ver a servir o Sporting, José Mourinho, mesmo aqui caso ele se retratar iria ter a mesma atitude, se for profissional nada a dizer.

    O anão nojento? Ainda joga?

    Um abraço de boas vindas para o Leão de Maputo, é bom ver aqui gente tão a Sul e da minha terra natal, kanimambo por nos visitar!

    ResponderEliminar
  27. Bom post e comentários interessantes.
    Realmente esteve bem o sporting ao contratar sem dar nas vistas mas 3m por um jogador (que eu não simpatizo muito) e que está em fim de contrato... acho que dava para baixar o preço.
    Se fosse este preço pelo R. Micael ainda percebia agora Joao pereira. Esper mesmoo estar enganado.
    LMGM, não querias o Mourinho no Sporting? Como é que é possivel.

    Abraço a todos e vamos ver se este natal e o novo ano nos trás alegrias.

    ResponderEliminar
  28. Manuel do Porto, nem de graça! Mas sobre este aspecto particular estou descansado mais depressa volta uma geração de cinco violinos do que Mourinho a Alvalade.

    ResponderEliminar
  29. jvl:
    eu concordo contigo...Para ser mais directa respondo à tua pergunta com um NÃo, não gostaria de ver o bom jogador de futebol Simão Sabrosa no Sporting. Assim como não gostei de ouvir esta noticia da vinda do JP. Não esqueci nem esqueço o que ele fez naquele maldito jogo contra o Benfica. Há jogadores que apesar de serem bons profissionais, atitudes desrespeitosas para com o meu clube EU NÃO PERDOO...(se calhar se fosse contra mim perdoava mais depressa, mas isto é o amor descomunal que sinto pelo meu sporting).
    Saudações leoninas a todos que amam o nosso Sporting como eu; Feliz Natal e que 2010 nos reserve surpresas positivas pois das negativas estamos nós fartos!!
    Ass: Leoa Ferrenha do Norte de Portugal

    ResponderEliminar
  30. LMGM:

    :) é verdade que é uma visão completamente impossivel mas seria provavelmente a melhor "contratação" do sporting desde há muito tempo.
    Acredito que ao fim de um mês ou 2 a ver o sporting ser o que sempre sonhamos e desejamos, talvez mudasses de ideias.
    Abraço

    ResponderEliminar
  31. Continuo a não ter resposta para a minha pergunta anterior: se o SCP contratasse o nojento do simão, também o perdoavam? Gostavam? Confesso que tenho curiosidade em saber a resposta a esta pergunta.

    Espero sinceramente que tal coisa nunca aconteça...não quero ver novamente a camisola do Sporting em semelhante pessoa...se ele voltasse acho que deixava de ver os jogos do Sporting!!

    ResponderEliminar
  32. Hugo, dispensava bem o presente n.º 1. Para mim é mais o pesadelo n.º 1.

    Alguns pontos sobre a primeira contratação do SCP na reabertura do mercado:

    - Para mim, ver João ‘merdinhas’ Pereira vestido com a camisola mais linda do mundo é um desgosto. Mais um. O q vale é que vou tendo o coração calejado.

    - Não lhe reconheço carácter como pessoa, por um lado, nem qualidade suficiente, por outro, para representar o SCP. Este gajo é um trapaceiro, um arruaceiro, um chunga tipicamente formatado à imagem da escola lampiã, e estou para ver qts jogos completará pelo SCP sem levar cartões… Ou muda radicalmente a postura enquanto jogador e pessoa (pode ser q aprenda com os novos ares), ou temos um duelo constante entre o novo DD do SCP e os artistas do apito.

    Se desportivamente, ainda cumpre um requisito: é lateral, relativamente aos outros requisitos, nomeadamente, o financeiro, fiquei PASMO com o valor da transferência apregoado por aí…

    Mais um negócio da China… para o Braga, claro!

    3M€ pelo ‘merdinhas’? Agora digam que o SCP não é um clube rico… É por estas e por mts outras q o nosso clube está como está.


    SL!

    ResponderEliminar
  33. A anunciada contratação de João Pereira provoca uma diversidade de emoções e sentimentos na comunidade leonina.
    Se para alguns, o seu passado como jogador do Benfica e a forma emotiva e agressiva com que enfrenta os adversários (o Sporting que o diga) coloca-o como "persona non grata" em Alvalade, para outros, menos emotivos e mais racionais, a sua qualidade como jogador (o melhor lateral direito português a seguir ao Bosingwa) aliada à sua raça e dedicação e entrega em campo, faz com seja recebido com grande alegria e crença num futuro melhor, no que à equipa de futebol diz respeito.

    Ficará o Sporting bem servido com o João Pereira? Sim, claramente.
    Jogará melhor o futebol do Sporting com o João Pereira a titular, no lado direito da defesa? Sim, sem dúvidas.

    Este é sem dúvida o melhor acto de gestão desta direcção. O preço pode ser elevado, mas também o Paulo Ferreira custou 2 milhões de euros ao Porto há 7 anos atrás.
    A única coisa que não gostei foi da sua ida ao jantar da Juve Leo, bem como a presença do Presidente da Assembleia Geral da SAD no mesmo evento. Tem que se saber separar o trigo do joio.

    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  34. Dps de ler tds os comentários assino por baixo de td o q o JVL afirmou.

    Para mim aquele gajo vai ser sp o 'merdinhas'. E o feitiozinho trafulha e asqueroso, já lá está impregnado para sp. Não é aos 25 anos q o perde.

    Ah, já agora o Mourinho é um gde cabrão, e um fdp nojento! Será q já se esqueceram q esse VERME tiou a camisola do SCP das mãos do Paulinho e a RASGOU!

    Mourinho no SCP? Pode até ser o melhor treinador do mundo (tanga) mas no meu SCP, NUNCA!

    ResponderEliminar
  35. Sabem o que hj me revolta?

    É de ñ ter tido a oportunidade de ser o primeiro a vir aqui chamar o 'merdinhas' de merdinhas.

    Detesto aquele merdinhas. Vai-me custar mt ver o gajo de verde e branco. Mais uma desfeita que o JEBO me faz...

    ResponderEliminar
  36. Cantinho do Morais,

    "Se para alguns, o seu passado como jogador do Benfica e a forma emotiva e agressiva com que enfrenta os adversários (o Sporting que o diga) coloca-o como "persona non grata" em Alvalade, para outros, menos emotivos e mais racionais, a sua qualidade como jogador (o melhor lateral direito português a seguir ao Bosingwa) aliada à sua raça e dedicação e entrega em campo, faz com seja recebido com grande alegria e crença num futuro melhor, no que à equipa de futebol diz respeito."

    Recebido com grande alegria!? Estamos a falar do Jardel queres ver? Se este mete-nojo representa o ponto de viragem no que ao reforço do plantel de futebol diz respeito, estamos tramados.

    Já agora, o fcp vendeu o Paulo Ferreira por 30M€. Alguém acredita que o SCP venda o jp por este preço? Ou sequer que o consiga vender, tendo lucro?

    ResponderEliminar
  37. "Já agora, o fcp vendeu o Paulo Ferreira por 30M€. Alguém acredita que o SCP venda o jp por este preço? Ou sequer que o consiga vender, tendo lucro?"

    JVL: lucro deu ele agora ao Braga...

    SL!

    ResponderEliminar
  38. Puto irritante e estupido, detesto este gajo, mas se servir bem o Sporting, é um sapo que engulo sem cuspir fora. Gostaria só de acrescentar um pormenor, este gajo tem mau perder...é um dos "defeitos" que faltam a muitos jogadores do nosso plantel...Ja temos lá tantos "betinhos" que parace que ganhar ou perder é igual, pelo menos agora arranjamos um chunguita que sei que vai comer a relva.

    SL

    ResponderEliminar
  39. Meus caros amigos sportinguistas tentei ler quase todas a vossa mensagens mas como devem compreender sao muitas e grandes...O que tenho a dizer é que joão pereira é uma boa contratação, por mais que nos custo assumir isso isto porque o homem e Benfiquista desde sempre...peço desculpa ter que falar neste nome que tanto me mete NOJO...Agora eu concordo com a contratação de evaldo porque o nosso lado esquerdo deixa muito a desejar...Agora por amor de Deus nao deixem sair MARAT Izmailov porque ai o nosso clube vai sofrer imenso a sua perda...4,5milhoes mas o lokomotiv pensa que nos somos burros ou alguem clube de bairro...se querem marat pague 25 milhoes...e ja agora peçam ao postiga ( pior negocio de todos os tempos )que abandone o s.c.p. que é um grande favor que faz ao clube.



    Saudaçoes leoninas

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)