segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Do túnel ao fosso!

A imprensa de hoje trás lume mais um episódio da “guerra” entre os nossos rivais, sobre o chamado caso do túnel.

Infelizmente o nosso futebol está dominado por este jogo viciado. O que conta são os túneis, a fruta e tudo o resto, menos a bola como ela é. Se vivêssemos num país civilizado, eticamente decente e que gostasse mesmo de bola, as notícias de hoje seriam a antecipação do clássico que se joga amanhã no dragão.

Eu não gostava de ver o Sporting nas primeiras páginas por este género de situações. Fica no entanto difícil ver o Sporting e os restantes Clubes devidamente tratados na imprensa. Sem fruta nem túneis, não há quem destaque e valorize, um determinado código de conduta contrário ao comportamento dos que alimentam este género de folhetins.

Sentir-me-ia envergonhado se ouvisse um dirigente do meu clube a encomendar fruta, sumaríssimos e notícias falsas. Mas provavelmente sou eu que estou errado. Não vejo os restantes adeptos dos ditos clubes, muito preocupados com isso. A sociedade não os condena. Ou melhor, poderá condená-los mas não os pune. De certa forma, continuam a ser valorizadas essas práticas e demais malabarismos. A imprensa premeia a intriga e os casos. Não os denúncia, não os condena, não opina livre e racionalmente sobre a podridão que grassa e rapidamente se alastra às várias instâncias do mundo da bola. Os vencedores estão à vista e continuam a ser levados ao colo, idolatrados, enaltecidos e valorizados. Quando é que isto acaba? Acabarão primeiro aqueles que lutam com armas desiguais, porque, como disse Rodolfo Moura, “no Sporting nem tudo vale para vencer”?

Hoje, temos em manchete, um Jornal a dizer que estava certo e outro a dizer que esse Jornal estava errado. Tudo isto, por causa do túnel, não do pénalti roubado ou do vermelho injusto… já nem se discute bola, para quê? O que conta são os túneis e a fruta… Até a imprensa está em guerra, por causa do túnel. Não tenho conhecimento que qualquer jornalista tenha condenado e reivindicado a perda da carteira profissional sobre um determinado jornalista a quem o Jorge Nuno encomendou uma suposta notícia falsa. Atacam-se pelos túneis, não pelo que mentem, porque todos mentem e é nesta farsa que vive o futebol português. Alvalade não tem túnel, mas tem um fosso. É no fosso que estão aqueles que não jogam nos túneis.

PS: Fui a Braga ver o Sporting. Estava no piso de cima onde se encontravam milhares de Sportinguistas, na sua grande maioria provenientes de todo o norte. Não cai nada bem, ouvir os Sportinguistas que estavam no piso de baixo a cantar o cheira bem, cheira a Lisboa, aqui no norte. Foram várias as manifestações de desagrado que pude testemunhar. Não se trata de regionalismos ou provincianismos bacocos, mas de grandeza e pequenez. É disto que o Jorge Nuno gosta. Será que vão fazer o mesmo em Coimbra, em Olhão ou em Leiria? Por favor, não vão amanhã ao Dragão aplaudir o Ruben Micael.

16 comentários:

  1. O futebol português está bem espelhado no que escreveu.
    Parabéns!

    O futebol passou par 4º ou 5º plano.

    http://sportingeterno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Um sintoma de pequenês é passar a vida a falar dos outros

    cheira bem cheira a Lisboa :)

    ResponderEliminar
  3. O sistema feudal que rege o futebol nacional está em luta, seria giro de observar não fosse a porcaria que jorra e fede para cima de todos.

    Se algum treinador do Sporting decidir retirar a equipa de campo a meio de um jogo tem o meu apoio, lembro-me que Fernando Santos ainda equacinou no Bessa fazer isso mesmo, foi pena que não tenha tido coragem.

    Completamente de acordo com o post-scriptum, há cânticos e nem estou a falar do "cheira bem..." que são uma perfeita estupidez. Já foram repetidos um pouco por todo o lado sem se perceber o objectivo. Será que alguém nas claques quer um Sporting Lisabonne?

    ResponderEliminar
  4. É normal q os dois clubes mais importantes do país e q vendam mais (slb e fcp), tenham mais espaço na imprensa e que se passe mais tempo a falar deles do q dos outros. Claro q é preferível q falem de futebol jogado mas nós somos latinos, isto nao vai mudar. Podemos tentar claro.

    Se o caso liedson/sa pinto se passasse no slb ou no fcp ainda hoje haveria capas com a situação, portanto por vezes nem é assim tão mau não ter tanta pressão na imprensa..

    ResponderEliminar
  5. No que se refere ao cheira bem cheira a lisboa bastava mudar apenas lisboa e pôr Sporting. È alguém das claques começar a cantar cheira bem cheira a Sporting e era também uma critica aos outros dois rivais que por aquelas bandas cheira bastante mal ou nos túneis ou nas escutas..Por isso alguém que faça chegar as claques para mudar apenas a palavra lisboa por SPORTING..CHEIRA BEM CHEIRA À SPORTING...

    ResponderEliminar
  6. "Sentir-me-ia envergonhado se ouvisse um dirigente do meu clube a encomendar fruta, sumaríssimos e notícias falsas. Mas provavelmente sou eu que estou errado. Não vejo os restantes adeptos dos ditos clubes, muito preocupados com isso. A sociedade não os condena. Ou melhor, poderá condená-los mas não os pune. De certa forma, continuam a ser valorizadas essas práticas e demais malabarismos. A imprensa premeia a intriga e os casos. Não os denúncia, não os condena, não opina livre e racionalmente sobre a podridão que grassa e rapidamente se alastra às várias instâncias do mundo da bola. Os vencedores estão à vista e continuam a ser levados ao colo, idolatrados, enaltecidos e valorizados."

    A grande diferença entre você e outros que aqui menciona, é que o Leão Transmontano gosta do Desporto de seu nome Futebol. E vê na sua prática algo, puro, emocional, justo e verdadeiro. Os outros só gostam do seu Clube. E só quem gosta do seu Clube é que não se importa de Ganhar, independentemente dos meios utilizados para Vitória.

    Está relacionado com a formação ética e humana que uma pessoa tem. Não fique triste, você é um privilegiado.

    Grande Post!

    ps: pensar sequer que um jornalista desportivo português não pensa como um adepto é de uma grande ingenuidade os dias que correm.

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto de futebol, mas tambem gosto de andebol.

    ResponderEliminar
  8. LT:
    Informar e vender jornais são actividades difíceis de compatibilizar. Ainda há pouco pude sentir na pele, por ocasião da I Tertúlia Leonina, no Solar do Norte, como isso é difícil.

    O Sporting tem a honra de não ser escutado ou visto nos túneis, mas valha a verdade que também tem um fosso que bem podia dispensar.

    Como sabes também eu já aqui verberei o "cheira bem cheira a Lisboa" mas convém mencionar que em Braga ele surgiu como resposta ao "povo de merda" que se cantava na bancada em frente, pela claque bracarense.

    Sobre os aplausos a Micael há que enquadrar devidamente o ocorrido. Não estava em Alvalade e se estivesse provavelmente não bateria palmas. E pode ser até mais estranho quando muitas vezes se assobiam os jogadores da casa, por dá cá aquela palha. Eu interpreto porém as palmas como um sinal de boas-vindas quando se dizia, e não era desmentido, que estava por horas em Alvalade e como um sinal de aprovação à contratação. Não mais do que isso, pelo que me parece que não seja assim tão grave como isso. Estou certo que os adeptos do Sporting saberão bem quem aplaudir amanhã.

    ResponderEliminar
  9. Vamos ser honestos, chega de hipocrisias, chega de aturar e submetermos-nos a um poder podre e corrupto...

    Porque não equacionar entrar no campeonato espanhol??

    Sou muito Português e defensor da minha pátria (sem quaisquer conotações de extremismos), mas já chega, não suporto mais, já não acompanho o Sporting a jogos fora, salvo excepções ao estrangeiro e com esta equipa, esta direcção, este estádio e este relvado, só a muito custo me tenho dirigido a Alvalade.

    Não suporto mais a veleidade com que os árbitros encaram os nossos jogos, prejudicando o Sporting consecutivamente.

    Temos de alterar isto, está a tornar-se intolerável

    ResponderEliminar
  10. Tb não acompanho o SCP fora de Alvalade... E ir a Lx já é uma deslocação considerável para mim... Mas nem em Lx gosto de ouvir esse cântico. Já se disse v+árias vezes que só diminui a dimensão nacional do SCPORTUGAL.... ;)


    Amanhã, é para ganhar. Nem que seja no caraças dos penaltys...

    LT: um post vintage! :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Uma sugestão:

    Já que a musica está assim tão entranhada, pq é q ñ se altera a letra?

    "Cheira bem, cheira à Sporting!" Seria bem mais consensual.

    SL!

    ResponderEliminar
  12. Convém dizer que apesar de transmontano, nada tenho que ver com o Porto e que nada tenho contra Lisboa onde já vivi 8 anos. Isto apenas para que não interpretem as minhas palavras pela via do regionalismo mais exacerbado em terras nortenhas.

    E quanto a isto, amanhã já sei que vou voltar a ouvir o cheira a lisboa no dragão, seja para responder ao que for.

    Seja como for, enalteço grande parte dos comentários a este post, porque como diz o LMGM o sistema feudal que está instalado no futebol português é um cancro em fase terminal, só que nunca mais morre de vez, o que para quem gosta de futebol e do jogo com verdade se torna muito complicado sobreviver no meio de toda esta roda viciada.

    Virgílio, amanhã, vai cheirar a Sporting, estou com fé.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Nem menos nem mais, perfeito.

    Acrescentaria só que convém não cair no fácil erro que muitos sportinguistas têm caído de subitamente irem na cantiga dos bimbos e na sua melodia do "andaram tanto tempo preocupados connosco enquanto os lá de cima ofereciam fruta em troca de favores."

    Há 2 tipos de "favores":
    - Os encomendados.
    - Os feitos de livre-vontade.

    E não haja dúvida sobre quais os mais vantajosos. Os bimbos não precisam de pedi-los, eles acontecem naturalmente. É a fina linha que separa a "influência" da "corrupção".
    E se uns são corruptos, baixos, pequenos, os outros não precisam de ser igualmente corruptos para serem também eles baixos e pequenos.
    Basta ver a forma como ganharam as últimas 2 conquistas: Campeonato de 2004 e Taça da Liga 2008.

    Basta ver as competições, os campeonatos, as ajudas e o colo que vai sendo dado aos tristes. E se na década que passou as ajudas valeram-lhes em poucas ocasiões - de tão fracos e patéticos que foram e são, desportivamente - este ano ou nos anos em que ganharam contata-se que são os primeiro e mais vezes ajudados.
    E se o são, pouco interessa que não precisem de fazer telefonemas a pedir favores. Porque o vício está lá na mesma.

    ResponderEliminar
  14. LT,

    Às tantas, a mentalidade jornaleira para com os demais clubes aproxima-se de algo como "Parvo és tu que não fazes o mesmo".

    De uma vez por todas, está na altura de alguém acabar com este tipo de lobbies e saber que a verdade desportiva vai muito além das novas tecnologias e os seus foras-de-jogo, penalties e agressões, passa sobretudo pelos bastidores (túneis e telefonemas), compadrio à portuguesa e muita conivência por parte de quem manda, mas não quer mandar e/ou decidir...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)