sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Inquietante, no mínimo.

O histórico da caixa de comentários deste blogue assim o confirma: há os que só aparecem a comentar quando se ganha, outros apenas quando se perde. Para lá, claro, dos comentadores habituais que, independente das opiniões, enriquecem - uns mais do que outros - este espaço e com quem temos que dividir as recompensas do trabalho que nos possa vir a ser tributado. E, nesse sentido, os comentários à vitória de ontem espelham bem o sentir e o estado da nação Sportinguista: quando se ganha a um adversário, como ontem ao Lille, por exemplo, ganha-se também ao adepto com quem se disputam as opiniões, como se a vitória lhe fosse exclusiva. E é também verdade que quando se perde, a derrota que também deve ser todos nós é, para alguns, apenas dos que pensam de forma diferente.

É difícil abordar este tema sem entrar nos moralismos bacocos a que tanto me tenho oposto. Pessoalmente, que tenho aqui assumido uma posição critica em relação ao establishment leonino, nunca me senti impedido de comemorar uma vitória do Sporting, mesmo como a de ontem, alcançada num registo mais voluntarioso que artístico. Apesar de acreditar de forma convicta que o bom futebol fica mais perto de ganhar que todas as outras alternativas, não ignoro a importância das vitórias, sempre em qualquer momento, mais ainda no actual momento do clube. As únicas vitórias de que me sentiria excluído seriam as alcançadas com fruta, café com leite ou à Taça Lucílio. De igual modo não me sinto vencedor quando o Sporting perde ou vê o seu nome mal tratado ou cuidado, mesmo que antecipadamente aqui o tenha previsto.

Sem tempo para uma reflexão mais profunda sobre o estado na nação leonina, que fica prometida para melhor ocasião, os sintomas de uma profunda e insanável divisão, tantas vezes abordada, é cada vez mais pública e notória. A sua constatação deve fazer-nos reflectir a todos, em particular que tem a missão de liderar. É cada vez mais obrigatório olhar para trás, saber o que fomos, quantos fomos e quantos ainda seguem atrás.

Anexo, para conhecimento, o comunicado da  A.A.S, hoje recebido:


23 comentários:

  1. Depois do RA, agora este comunicado da AAS. Ainda assim era preciso mais numa semana em que se joga muito dentro e principalmente fora de campo como se começou a notar ainda durante o fim-de-semana.
    É preciso responder à letra sob pena de a Presunção Saloia personificada em clube de bairro nos tomar a todos por idiotas.

    ResponderEliminar
  2. É pena que estes comunicados sejam apenas para Leão ver. A validade deles depende sempre da apreciação de um sistema corrupto em que não será difícil remeter estas duas folhas para um daqueles baldes pretos que estão por baixo das mesas sem lhe dar a devida importância.

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    Muito rapidamente, completamente de acordo. É notório que os adeptos se encontram divididos e assiste-se a isso pela blogosfera fora.
    Quem nos lidera tem que perceber que a naçao Leonina se encontra dividida e que é urgente recuperar a força resultante dessa uniao.

    ResponderEliminar
  4. JVL:
    Ainda bem que leste o post e não apenas o comunicado :)

    ResponderEliminar
  5. "Quem nos lidera tem que perceber que a naçao Leonina se encontra dividida e que é urgente recuperar a força resultante dessa uniao."

    E que o discurso do "Vá vá, temos de nos unir" não basta...

    ResponderEliminar
  6. Divisões existem sempre, tirar conclusõe sobre a divisão da massa adpeta Sportinguista com base na blogosfera não me parece o melhor mercado estatistico. O exemplo das últimas eleições é demolidor, analisando somente este "submundo" o Paulo Cristovão ganharia as eleições, no mundo real foi rigorosamente o contrário.

    Há uma facilidade tremenda aqui de ser extremista, de utilizar o teclado para "aliviar o saco", mas não existe essa correspondência na sociedade e mais ainda na massa adepta do Sporting.

    O meu destaque vai para esta frase tua, "E é também verdade que quando se perde, a derrota que também deve ser todos nós é, para alguns, apenas dos que pensam de forma diferente." Em futebol quando se perde quem se lixa é o treinador, na blogosfera é a direcção.

    P.S. - Continuo sem perceber o que é bom futebol... mas mantenho a desconfiança de que são vitórias.

    ResponderEliminar
  7. LdA,

    Contra factos ...

    Hugo Malcato

    Pois o problema é quem lidera e quem pretende liderar a mais de um ano que andam preocupados em contar espingardas a união fica para depois ...

    SL,

    ResponderEliminar
  8. Eu sobre este tema tenho uma opinião abordagem muito simples: o problema dos adeptos do SCP resulta mais da sua condição de portugueses do que do facto de serem sportinguistas e o clube atravessar uma época de menos fulgor.
    O português é por definição um eterno insatisfeito, mas o tipo de insatisfeito passivo, que se limita a identificar o problema e opinar gratuitamente, mas que fica sempre à espera que seja outro a dar o primeiro passo no sentido de fazer algo por alguma coisa sobre a qual ele já tenha cagado uma laracha.
    Somos assim quando criticamos o Governo, a justiça ou a Direcção do Sporting. E quando a este estado de crítica permanente aliamos muitas vezes um desconhecimento e ignorâncias quase militantes que nos fazem resvalar para simplismos idiotas do género " Isto é tão fácil mas só aqueles gajos é que não vêem isto " então estão reunidas todas as condições para vivermos amargurados, zangados com a vida, com o clube e com quem quer que seja que não partilhe a nossa iluminada visão das coisas.
    Infeliz mas inelutavelmente o Sporting e os sportinguistas também são assim e a blogosfera funciona como caixa de ecos de todo este "opinismo", passe a expressão.
    Eu também sou blogger mas como todo o bom opinador acho que sou diferente dos demais e que a minha opinião é mais válida, mais sustentada, em fim mais digna de acolhimento que as outras, e como não entendo nada de contabilidade, de VMOCS, de tática, de liderança de balneário entre muitas outras coisas que fazem o dia-a-dia do Sporting, acho que me limitar as minhas opiniões aos temas sobre os quais posso falar com alguma propriedade e fazer apenas aquilo em que sou genuinamente bom, e onde posso dar lições a quem quer que seja no mundo inteiro: APOIAR O MEU CLUBE E GRITAR "FORÇA SPORTING" ATÉ QUE A VOZ ME DOA !

    ( pelomeusportingcp.blogspot.com )

    SL

    ResponderEliminar
  9. Muito bem AAS. Assim é falar. Sem medo e sem receio (até) de provocar.
    É preciso tratá-los do modo que merecem, falando sempre clarinho. As vozes de adeptos não precisam de levar o mesmo tom de outro tipo de vozes, (puramente) institucionais, ainda que a AAS usufrua hoje de um carácter mais ou menos desse tipo.

    ACF obrigado pela resposta oferecida no post anterior. Tal como disse não quero que imagine por um mero segundo que estava a provocá-lo ou a tentar criar algum tipo de discussão. Senti imediata vontade de perguntar-lhe sobre o Paulo Sérgio exactamente porque é mais ou menos evidente - noutro espaço pelo menos - que as suas intervenções primam sempre por evidenciar notórios conhecimentos sobre o Sporting, escalões de formação e suas equipas, jogadores e técnicos. Sendo tudo isto futebol. E mais vontade senti de fazer-lhe a pergunta porque achei curiosos os seus elogios ao Vukcevic.
    Sei bem que não escreveu que o Paulo Sérgio é uma anedota, quem o fez foi o caro Luís Magalhães Pereira. Perguntei-lhe no entanto a si porque procurava justamente uma resposta mais técnica, apenas por isso, e não por qualquer descortesia pelo estimado companheiro de discussões LMP.
    Discordando da apreciação mediana que o ACF faz do Tiago o termo de comparação entre o Paulo Sérgio e o Ferguson foi feito numa só perspectiva: o MU não joga melhor futebol do que o Sporting, tem melhores jogadores que é coisa diferente. São até bastantes parecidos, em tudo o que esta afirmação leva de superficial. Não é um futebol que eu goste de ver e não retiro dele prazer nenhum e a comparação fi-la apenas porque não vejo ninguém dizer que o Ferguson é uma anedota de treinador. E quem diz o Ferguson diz muitos outros. É se quiser uma apreciação mais ou menos generalizada que faço do futebol, hoje. Muito pouca qualidade, seja ela em equipas de topo, médias ou pequenas mas, o que eu queria mesmo saber eram se existem razões objectivas/técnicas - que eu pudesse compreender - para afirmar que o Paulo Sérgio vai de certeza fracassar.
    Fiquei mais tranquilo com a sua resposta, porque não li nenhuma. Discordo da apreciação que faz do seu discurso, concordo com a apreciação que faz da fraca estrutura onde se insere e é preciso mais tempo para se aferir sobre a sua inclinação para atrair a sorte.

    Não sou um apaixonado pelo Paulo Sérgio e confesso que tê-lo como treinador do Sporting soa-me a qualquer coisa que nem é carne nem é peixe. Por um lado não é um nome sonante que empolgue ou motive por aí além mas por outro já fez - em pouco tempo - 1 ou 2 coisas que merecem destaque e que outros em muito tempo nunca fizeram, como a ida a uma final da Taça de Portugal com uma equipa mais ou menos inferior (a outras, e sua consequente qualificação para uma prova europeia), 2 subidas de divisão em 1ºs anos ao serviço de equipas diferentes e até a eliminação do Carnide o ano passado no seu estádio para a Taça. Elogios vários de gentes várias e basicamente é isso. Reconheço que não chega para me fazer saltar de alegria por vê-lo como treinador do Sporting mas ao mesmo tempo não é um zero absoluto, a sua jovem carreira de treinador.
    No Sporting ficámos também a conhecer-lhe algumas facetas que jogam a seu favor: é um individuo aparentemente cultivado e sabe articular minimamente as suas ideias e expressá-las - melhor que o seu presidente, por exemplo -, independentemente de concordarmos com elas ou não.

    ResponderEliminar
  10. Mas ACF, mais importante ou tão importante que isto sabe do que é que eu gosto mesmo no Sporting do Paulo Sérgio, até agora? A sensação que me dá perceber que o Sporting é uma equipa muito difícil para os seus adversários. É uma equipa muito pouco amorfa que é difícil de bater, e isto é algo que não se via há pelo menos 2 anos. Podem ser correrias desenfreadas, vai-e-vem malucos para a frente e para trás, muito coração na boca porque nunca se percebe bem o que é que vai sair dali mas ao menos vê-se energia. Pouco gosto do termo "vontade", tantas vezes ouve-se "vontade e querer" que sinceramente ouvir um treinador falar em coisas desse tipo faz-me pensar imediatamente em rejeitar qualquer competência que possa ter mas não sei ... é algo diferente disso, este Sporting. Não sei bem o que é - porque sou ignorante na matéria - mas essa diferença existe.
    Não discuto que possa ser um treinador muito fraco, muitas vezes passando um qualquer efeito novidade e as coisas vindo para padrões normais fica à vista mediocridade mas para já ... não se vê nada disso.
    Tenho também noção que o Sporting até agora só fez 1 jogo em que tivesse pela frente um adversário que o quisesse bater - o de ontem - porque para todos os outros o não serem batidos seria em já e em si uma vitória mas domingo teremos por exemplo uma bela oportunidade para vermos mais qualquer coisa, sobre isto.
    Algo me diz que no fim do jogo iremos comentar uma vitória do Sporting, e nessa altura cá estaremos para falar.

    Leão de Santa Engrácia, pessoalmente: estou de muito bem com a vida, estou de muito mal com o Sporting, continuo a achar que articular uma secção de futebol não requer particular iluminismo - pelo que quando opino sobre a estrutura de futebol do Sporting tenho a certeza que não reluzo - e tal como o caro também apoiarei o Sporting Clube de Portugal até que a morte o separe de mim.
    Isto faz de mim uma excepção ao grupo dos infelizes deprimidos que se queixam do rumo actual que o Clube leva - porque estão de mal com a vida - ou eu até como com agrado este Sporting mas digo que não só para ser chato?

    ResponderEliminar
  11. O comunicado da AAS tem o valor que tem e faz sentido para alguns. Para outros nem tanto. Incluo-me neste 2º grupo.
    Mas isso pouco importa, por uma simples razão: quem devia MESMO dizer alguma coisa era JEB, mas esse refugia-se num ' acordo de cavalheiros ' com o seu amiguinho trapaceiro.
    O que verdadeiramente importa é ter atitude, vontade,' ganas ' com dizem os espanhóis. E chegar lá, aquela porcaria de campo da bola, ganhar mandá-los para último lugar, acentuando a crise deles.
    Sem medos, pois o clima de intimidação aos nossos vai ser medonho. Vamos assistir aos mergulhos e às tentativas de expulsar jogadores nossos, às constantes provocações. Eles são especialistas nesta matéria.
    E é neste aspecto que PS ( e Costinha, habituado que está a estes amboentes ) devem preparar os jogadores. Não podemos, como em tantas outras vezes, deixar-nos levar pelo ' clima '. Nem por árbitros, nem por ' Jesus de Nazaré', nem por um qualquer orelhudo,nem por conversa de túnel...
    E se assim for, porque estamos mesmo assim melhor, trazemos de lá uma vitória.
    Quanto aos adeptos... que se portem bem!

    SL

    ResponderEliminar
  12. LdA,

    A AAS defende mais o clube do que CD, SAD, CL, CFeD, AG, AG SAD, DF, ROC, EB, etc!

    E não é de agora. Ali sente-se, vive-se e trabalha-se Sporting!

    p.s. Gostei da referência melómana ao Keith Jarret. Também é por estas pequenas coisas que eu aprecio tanto este blog e os seus textos em particular.

    Saudações Leoninas e Jazzisticas

    É por causa deste senhor que eu gosto (tanto) da "Grande Musica Negra":

    http://www.youtube.com/watch?v=L7G4DciALDs

    ResponderEliminar
  13. LdA
    tb li o post e acho que isso é ponto assente - um caso a esmiuçar e a resolver em família. Só que preferi comentar o "imdiato"... a 2 dias do derby dá pra perceber, não? :-)

    ResponderEliminar
  14. Carlos:
    Estamos em família aqui ou não? E claro que os leitores podem comentar o que bem lhes apetecer e por vezes verem-se obrigados a aturar as frustrações do autor do post porque ninguém liga nenhuma ao que ele escreveu e que pensava ser pertinente. Como também é o comunicado da AAS, diga-se.

    Leão de Stª Engrácia:
    Não me revejo na definição.

    Tendo os Sportinguistas portugueses - porque os há de outras nacionalidades - uma origem comum há várias características que o destiguem do português médio. Olhe para os 6 milhões de benfiquistas e veja se se reconhece na sua megalomania bipolar. Ou para os portistas, que não os portuenses, de tão complexados que são em relação à sua dimensão que não hesitam em ganhar mesmo que seja como por vezes tem sido.

    Eu sou blogger mas não tenho a impressão ou pretensão que a minha opinião é melhor que as demais mas somente a minha, a que me revejo e em que convictamente creio. Para a mudar tem que me ser demonstrado de uma forma que soe inequívoca que não está certa. Sem qualquer pressuposto de inferioridade ou superioridade.

    Obviamente que não me revejo no papel menor a que parece querer remeter os adeptos. Como várias vezes tenho dito não somos majoretes, senão o clube deveria incluir umas castanholas e uns ponpons na gamebox. Preciso de ser treinador para ver que se joga mal? A ser assim o que seria dos museus? Só poderiam entrar quem fosse pintor ou escultor e os outros limitavam-se a balbuciar ah´s de espanto?

    ResponderEliminar
  15. Luis Magalhães Pereira:
    Não é difícil defender melhor o Sporting do que o ROC ou EB. Muitas vezes basta ficar calado...

    Quanto às referências melómanas, às vezes não consigo deixar de maçar os leitores com as minhas preferências. No caso em questão é uma referência incontornável da minha post adolescência , pelos anos em que adormeci a ouvir a mesma cassete - literal, não a do ROC ou EB - até gastar a fita.

    ResponderEliminar
  16. Amigo LdA:

    Ganhando, empatando ou perdendo, cá estarei, sp que puder e até que os dedos doam... E vou viver todos esses resultados com a alegria, tristeza, decepção ou esperança, todos eles, da mesma maneira, tendo o enorme SCP o Zézé, o Toni, o Manel ou o João como presidente. É indiferente.

    E sp com o poder critico intacto... Bem pode o SCP ganhar por 10 a zero no domingo. Ainda assim, continuo a achar que JEB não serve. É a minha opinião, consolidada num largo período de acção ou omissão do actual presidente do CD e SAD. Por falar no dito cujo, acho que vou ganhar a minha 'personal bet'... e ainda bem. JEB não diz nada e ainda bem, repito. É dos tais q calado é um poeta e se é para sair mosca, mais vale manter-se mudo e quedo a alimentar-se junto de quem aprecia... q a entrar m*rda só deve ser da boa.

    Falou (a tempo e horas) o PMAG da SAD (RA) e falou a AAS... Haja quem nos defenda convenientemente.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Ontem os Cintristas, os Santanistas, os Roquetistas, os Cunhistas e os Franquistas.
    Actualmente os betencourtistas ou os cristóvãosistas.
    Amanhã outros ...istas

    É o culto da divisão, pois só eu é que tenho razão e o outro é parvalhão.


    Espero continuar a ter o discernimento de apenas reconhecer o Sporting Clube de Portugal como ideal da minha fé desportiva!

    ResponderEliminar
  18. "Depois de reflectir reconheço que fui contundente e algo injusto com Paulo Sérgio, que objectivamente tem inegável mérito na vitória em França.
    Assim retiro o qualificativo anedota e substituo por medíocre.
    Agora o que é preciso é ir ganhar a casa dos fdp's!"

    Luís Magalhães Pereira imensos perdões por não ter visto este comentário, no outro post. Respeito a opinião que faz do Paulo Sérgio, e mais do que respeitar consigo compreende-la, na medida em que a mediocridade num Clube como o Sporting é fácil de atingir: não chega ganhar 7 jogos em cada 10. É um registo excepcional para um Clube que não lute para ser 1º mas queira ser muito melhor do que médio mas no Sporting resulta sempre em apreciações negativas, naturalmente. Ainda bem que assim é. Festejar 2ºs lugares e perdoar 4ºs é precisamente um dos defeitos que nos consome. Somos bondosos demais, com os nossos, e muitas vezes somos incapazes de perceber que ao dizermos "saia, porque nunca atingiu, atinge ou atingirá nada" não significa necessariamente rogar-se pragas sobre esse alguém a quem dirigimos o desejo de saída, sendo que não o expressamos por capricho. "Saia" porque está aí há 10 anos e consegue muitos poucos resultados.
    Ao não percebermos este mínimo de exigência estamos a pactuar com incompetência e a magoar o Sporting. É ao Clube que devemos lealdade, não a quem o dirige, como dizem e muito bem o Virgílio, o LdA, o caro Luís M. Pereira e tantos outros, felizmente.

    Dito isto, a mesma noção tem necessariamente de valer para o treinador do Sporting. Confesso que tenho sérias dificuldades em ser-lhe fiel - à noção - mas ao mesmo tempo partilho dela sem dificuldade. É um defeito meu, por norma sou muito fiel a jogadores e treinadores por serem são eles os alvos de tudo e mais alguma coisa, quando gosto muito pouco de superficiais e fáceis injustiças.
    Crucificamos o Grimi por não saber fazer muita coisa mas esquecemos que o Grimi só lá está porque alguém o chamou e decidiu ficar com ele. Não foi ele que se fez ao Sporting e apareceu a dizer "deixem-me ser o vosso lateral esquerdo porque isto para ser-se lateral do Sporting é preciso carta de pesados e não é qualquer um que o faz".
    Há um nível diferente neste tipo de avaliações. Eu pelo menos faço-a.

    No caso do Paulo Sérgio e por esta ordem de motivos mais ainda a faço, porque não lhe vejo até agora grandes motivos para duvidarmos da sua competência. Mas isto é mera opinião claro, desavisada, leviana, porque o Paulo Sérgio até agora ainda não ganhou nada. Nem perdeu nem ganhou, em boa verdade é dos poucos que lá está em ano 0.
    Muitos pedem - certamente a partir do Marte que habitam - tempo a quem nos dirige porque ainda só vão em ano 9 anos o ( 1 + 3 na sua medida de tempo ) de exercício quando quem lá está a dar os 1ºs passos são outros. Vá-se lá compreender ...

    Um abraço LMP. E fazendo minhas as suas palavras "agora o que é preciso é ir ganhar a casa dos filhos da puta". Para já e no que toca ao Paulo Sérgio e à equipa do Sporting é isso que é preciso fazer. Tudo o mais vamos tendo tempo de ir discutindo, como sempre, porque importa nunca perder de vista aquilo que na prática é essencial, e quase tudo o que é essencial decide-se nos gabinetes ... caso queiramos fazer qualquer coisa mais do que ir ganhando campeonatos ocasionalmente: seja o Paulo Sérgio ou o Mourinho aquele que treinar o Sporting temos sempre a certeza que nunca nos servirão mais do que 1 ou 2 anos. Já as estruturas e seu funcionamento são decisivas para intervalos de tempo incomparavelmente maiores, e é ao longo destes que precisamos de uma vez por todas afirmar cultura de vitória futebolística.

    ResponderEliminar
  19. Ganhar aos filhos da puta dentro do campo e cuspir-lhes em cima fora dele: a todos, porque a descriminação e o sectarismo são coisas muito feias.
    Até o Cardinal o sabe: http://www.youtube.com/watch?v=oeew5nQiZk0

    ResponderEliminar
  20. Já agora que punhamos os fdp no sitio:

    http://www.youtube.com/watch?v=g8u1hTAb8To&feature=related

    EB subiu na minha consideração.

    ResponderEliminar
  21. O papel desempenhado pela AAS em defesa do Sporting é desde o seu início bastante relevamte. Nela estão integradas diversas pessoas com diversas formas de ver o Clube mas em todas existe um denominador comum: A DEFESA DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

    Quanto ao resto subsecrevo na íntegra o que diz o Hugo Malcato, uma pessoa por quem tenho imensa estima e amizade:

    "Quem nos lidera tem que perceber que a naçao Leonina se encontra dividida e que é urgente recuperar a força resultante dessa uniao."

    E que o discurso do "Vá vá, temos de nos unir" não basta...

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  22. Juvenal,

    A 1ª frase por acaso é minha mas sei que o Hugo pensa de igual forma ;)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)