Não é (Hilde)brand(o) ser Patrício
"Ser goleiro é a pior profissão do mundo. Onde ele pisa, nem relva cresce!" |
Do ponto de vista da comunicação, e ao contrário do que sucedeu com os outros clubes, o Sporting tornou públicas as suas necessidades no que a aquisições diz respeito. As conversas que se deveriam reduzir ao gabinete entre o treinador, director desportivo, director financeiro e ou presidente foram produzidas em frente aos jornalistas, alimentando ilusões e fomentando as frustrações. Espero que se tenha aprendido e que, daqui a 3 meses, não vejamos a reedição da novela. Foi assim com o guarda-redes, mas pelo menos acabou por chegar.
Dá também que pensar porque demorou tanto tempo a recrutar um guarda-redes que estava desempregado, tendo em conta o tempo que Paulo Sérgio já se havia pronunciado sobre a sua necessidade. As consequências imediatas da demora estão há vista pelo menos para Golas, que em vez de evoluir num patamar mais elevado teve que descer às profundezas da anónima 2ª divisão.
E nem vale a pena perguntar porque tem o Sporting um guarda-redes internacional nos seus quadros e o dispensa para ir buscar outro. Isto sem saber se a folha de encargos com os salários de Stojkovic não é dividida entre Lisboa e Belgrado. Gente rica é outra coisa. E não vale a pena porque sempre que faço a pergunta porque não é o sérvio uma opção válida a resposta é invariavelmente a mesma: porque não! Como os Sportinguistas aceitam isto anos a fio é quase um "case study".
Esquecendo isso, vale a pena então perguntar: o Sporting precisava de um guarda-redes? Partindo do principio que Golas e Tiago não ofereciam concorrência Patrício, sim. Porque como uma vez aqui afirmei, o Sporting não tem lugares para oferecer, mas sim para serem conquistados. Mas, se é aceitável que num lote de 3 guarda-redes haja um elemento mais novo, uma espécie de carta fora do baralho, ter 2 é planear deficientemente. (Devo dizer que acho esta apreciação bastante injusta para com Tiago, muito comum a jogadores da casa. Tiago foi campeão nacional e sempre que é chamado à titularidade cumpre). Concluindo: Quanto a mim o Sporting contratou um guarda-redes quando menos precisava dele. Patrício foi literalmente lançado às feras por Paulo Bento, numa altura que não estava preparado para o peso das luvas de um guarda-redes do Sporting. Foram várias as situações em que, para sua própria protecção, deveria ter sido retirado e mesmo assim permaneceu titular. E quer PB quer CC deram-lhe um estatuto de intocável que ninguém merece ou precisa para crescer. Fazer rodar os outros guarda-redes seria também um acto de justiça para o trabalho realizado. Patrício teve que aguentar as suas culpas e as más decisões dos técnicos ao som de vaias e assobios e a forma como se saiu delas revela pelo menos a grandeza do seu carácter. Quantos de nós resistiriam, em iguais circunstâncias, sem um manguito pelo menos?
O que pode representar para Patrício a aquisição de Hildebrand, então, que, diga-se, parece ser muito melhor opção do que Nilson.? Depende dele, depende dos adeptos e do treinador. Se ele mantiver as prestações desta época responde de luva branca a todas as criticas, e não dará qualquer hipótese a PS de o retirar da equipa. A menos que a condenação do tribunal de Alvalade lhe tenha atribuído pena de morte ao som do assobio, ou que o treinador resolva justificar a sua exigência.
Na minha opinião o Sporting já tinha 3 bons GRs. O RP seria a primeira escolha e possível venda no próximo ano. Tiago, o substituto natural e como disseste sempre que foi chamado cumpriu, e o Vitor Golas seria utilizado nas Taças da Liga e Portugal - na pré-época demonstrou muita segurança e muita atitude - mas se os nossos dirigentes acharam por bem resgatar o alemão ao desemprego é porque não têm a mesma visão que eu. Só é pena não termos feito um contrato de 2 anos para o caso do "rapaz" se sair bem e o podermos vender no final da época.
ResponderEliminarSempre disse que precisávamos de um grande guarda-redes, com experiência e saber do métier para ensinar os maios novos e que lhes permitissem evoluir e tornarem-se melhores. Como aconteceu com Schmeichel. Ou, ter um excelente treinador de guarda-redes, tipo Silvino, quadro esse que há muito tempo não temos na Academia.
ResponderEliminarVeio o alemão. Esperemos que seja uma mais-valia ( senão mais valia que não tivesse vindo )e que seja boa concorrência para lugar tão especifico quanto crítico.
Se eu estivesse no lugar de PS, não retiraria Rui Patrício, até porque seria, no mínimo, injusto. Depois do que já passou, manteve-se sempre e sem responder aos muitos assobios e criticas ( muitas injustas ) do tal ' tribunal de alvalade '. Assim, tem concorrência mais apertada, pode aprender, crescer e evoluir e tornar-se num Excelente guarda-redes porque, para mim, ele é muito bom. Assim o saibamos 'estimar', porque existe ali muito futuro. E ele saiba corresponder, claro!
Achei o 'despacho' de Vítor Golas para o Boavista mais um daquelas 'à JEB'. Não se percebe e esperemos que o miúdo não se perca porque, pelo que se viu na pré-época, não lhe faltam atributos para a função.
Tiago cumpre sem ( nunca ) deslumbrar. Pode ser injusto, mas lembro-me de dizer que ele e Nélson juntos dariam um guarda-redes razoável. Se, de facto, fosse um bom guarda-redes teria agarrado o lugar. Mas pronto, lá vai cumprindo e dura enquanto pode no clube ( que diz ser o seu ) até, talvez, ao final da carreira.
O mau feitio e a falta de juízo de Stoj jamais lhe permitirão ser um Grande guarda-redes. Não explica tudo, mas explica algumas coisas.
Como disse ontem, agrada-me esta contratação pela concorrência que será proporcionada ao Rui Patrício.
ResponderEliminarTiago cumpre sempre que é chamado mas é nítido que não ameaça a titularidade de RP e o mesmo se passa(ria) com Golas. É salutar que RP não tenha o lugar assegurado apesar de, honra lhe seja feita, nunca se ter acomodado.
No que ao Stoj diz respeito, e também como disse ontem, era perceptível que era uma carta fora do baralho. Carvalhal e PSérgio ainda tentaram mas por alguma razão que nos escapa, nunca ele foi realmente reintegrado. E seria bem pior para o RP ter como adversário o Stoj, do que como companheiro o Timo.
Quanto ao timing concordo, tanto que é em em tudo, similar à contratação do Angulo.
porta10a,
ResponderEliminar"Mas pronto, lá vai cumprindo e dura enquanto pode no clube ( que diz ser o seu ) até, talvez, ao final da carreira."
E porque é que não acreditas no que ele diz? Qualquer merda que vai para o slb ou fcp, mesmo que tenham afirmado ser de outro clube, é deles desde "pequenino" mas no SCP, há sempre dúvidas acerca do amor ao Clube, por parte dos nossos jogadores. Cansa esta desconfiança!
Quanto ao Vítor Golas, tenho pena que tenha ido parar à 2ªB. Mal trabalhado por parte de quem de direito.
ResponderEliminarUma questão: que comportamento menos profissional teve o alemão quando jogava no Valência? Pode explicitar por favor ? É que essa "atoarda" agora é mandada por tudo e por nada sobre todo e qualquer jogador.
ResponderEliminarObrigado
http://pelomeusportingcp.blogspot.com/2010/09/realidade-financeira-do-sporting.html
JVL
ResponderEliminarNão existe qulaquer desconfiança relativamente ao Tiago. Se ele diz ser do Sporting, acredito...
... só que já tivemos casos de outros ditos Sportinguistas, que também o eram 'desde pequeninos ' e depois foi o que se viu...
De qualquer das formas, não o tendo como grande guarda-redes, reconheço o seu empenho, dedicação e amor ao clube.
Leão de Stª Engrácia:
ResponderEliminarSe o meu caro já decidiu que é uma atoarda porquê dar-me ao trabalho?
"Quanto a mim o Sporting contratou um guarda-redes quando menos precisava dele."
ResponderEliminarDe acordo. Mais ainda qd o RP parecia 'embalar'. Tiago é bom GR. O SCP estva bem servido e ñ seria, na minha óptica, aqui que iria fazer novas contratações.
Relativamente a Golas: é certp q ainda vi pouco, mas desse pc q vi, gostei bastante! Merecia melhor, e apenas desce aos confins da 2ªB, por manifesta má gestão (mais uma vez) da estrutura do futebol do SCP.
Apenas me lembro de Hildebrand no Valência. Via os resumos da Liga espanhola ao domingo à noite na TVE (dava a horas decentes), e houve um período em que chegou a ser mt criticado pelos adeptos e imprensa 'naranja'. Nc chegou a convencer e daí o facto de ñ ter continuado. Sinceramente, não me entusiasma e julgo que não fará gde sombra ao actual Rui Patrício.
SL
"Se o meu caro já decidiu que é uma atoarda porquê dar-me ao trabalho?"
ResponderEliminar:)
LdA... Acho bem, 'cheira-me' q seria trabalho de Santa Engrácia...
ResponderEliminarporta10a,
ResponderEliminarÉ que custa-me ver sempre esta desconfiança relativa a jogadores nossos. Por exemplo: o MV sempre disse que amava o SCP e é visto com desconfiança e gozado.
Pelos vistos, no que toca a jogaores, apenas o Sá Pinto é Sportinguista.
Beto Severo sem clube acaba de me dizer o meu irmão. E irmos buscá-lo? ;)
ResponderEliminarCaro JVL,
ResponderEliminarnão façamos da nuvem Juno!
Alguns jogadores foram TÃO Sportinguistas quanto o palhacinho-anão que agora joga nos colchoneros, ou como o meia-leca que vendemos ao Porto. Só que são tão mas tão Sportinguistas que se esquecem disso. E manifestam-no.
Para mim, existem alguns jogadores ( ídolos )Sportinguistas e nos quais me revejo. Ricardo Sá Pinto é um deles. Por muitas razões. O que não quer dizer que não tenha feito algumas coisas mal feitas e cometido erros. O que não suporto é ingratidão!
MV foi digno na saída. Tonel foi Enorme na despedida. E vimos que foi sentido, pelo que não há que desconfiar...
Já outros...
E em relação a Beto, porquê e para quê irmos buscá-lo?
( creio ser melhor rentabilizar o investimento feito no Torsiglieri )
SL
10A
ResponderEliminarPareceu-me claramente irónica a pergunta do JVL... mas só ele poderá confirmar.
SL
Vírgilio,
ResponderEliminaragora que releio... parece-me que sim, mas o JVL vai explicar!
SL
E creio que o Beto foi afastado pelo Paulo Bento por ter a mania que dominava o balneário.
ResponderEliminarporta10a,
ResponderEliminarNitidamente houve jogadores que após a saída do SCP, foram mal-agradecidos, cuspindo no prato que lhes deu de comer durante muito tempo e que fez deles quem são.
Se no caso de simão concordo, no de Moutinho não. E não vou explicar porque o tempo para essas explicações já lá vai e não estive presente quando esse debate aqui foi feito.
Miguel Veloso sempre teve um discurso muito mais emotivo que João Moutinho e no entanto era constantemente criticado, sendo que 95% dessas críticas eram relativas a assuntos extra-futebol.
O que me custa é ver ser colocado constantemente em causa o amor de jogadores que envergam a nossa camisola, para se acreditar que todos os que jogam nos rivais o são desde pequeninos.
Tiago é Sportinguista. Parece-me que não há dúvidas acerca disso assim como o é o Nélson que acabou agora a carreira.
Quanto ao Beto Severo, estava na brincadeira como o meu amigo Virgílio topou. Gosto muito do Beto, gostaria de o ver no SCP mas noutras funções.
jogo com o SL Merdas marcado para dia 19 !!!!!
ResponderEliminarA direcção tem de se opor a esta pouca vergonha.
Na época passada jogamos o derby numa 3º feira porque os merdinhas tiveram jogo em Liverpool.
Nós jogamos a 16 e eles a 14. Há uma grande diferença no tempo para recuperação.
O Golas no ano passado nem consegui ser titular num Real Massamá.
ResponderEliminarNa minha opinião precisa de dois/três anos a rodar para poder um dia optar por um posto no Sporting.Segunda B, Liga de Honra e I Divisão.
Não está mal pensado.
O Stoijkovic já devia era ter saido á muito tempo atrás. Por meio milhão já teria sido bom negócio.
Teria preferido um GR de maior referência já no fim de carreira para acompanhar RP. Um Toldo por exemplo.
Mas ainda assim não acho que o GR alemão seja má contratação.
Caro JVL,
ResponderEliminarMas MV foi digno na saída e agradeceu ao SCP.
JM Não! Antes pelo contrário... e como deverá saber...
o nosso clube satisfez a sua vontade ( de JM )de ver melhorado o contrato e as condições financeiras do jogador... (1)
e também sabe porquê, não sabe? É que JM meteu-se em negócios que não resultaram e a birra que fez para ir para Inglaterra teve esta origem...
... pois indo para terras de S.Majestade, melhorava a sua situação financeira e resolvia mais rapidamente os seus problemas...
... o que é que o nosso clube fez? Já tem a resposta (1)...
e o que é que JM nos fez?
Mostrou, no mínimo, alguma gratidão?
nem por isso...
Portanto, na minha opinião e discordando da sua, JM cuspiu no prato que lhe deu de comer.
mas chega de falar de alguém que 'agora está no lado certo', pois esse pequenote não merece mais que desprezo.
E se estiver em Alvalade nesse dia vou assobiá-lo com toda a força que tiver, pois que vou!
SL
J.,
ResponderEliminarE o Rabiu recusou-se a ir para lá e muita gente queria-o no plantel. Nem tudo é preto e branco. No entanto, e como disse anteriormente, acho que o Golas deve sair para jogar regularmente. Poderia era ter sido emprestado a um Clube de Liga de Honra mas como foi tudo feito em cima do joelho...
porta10a,
Não vale realmente a pena falar sobre João Moutinho neste momento.
LdA,
ResponderEliminarConcordo a 100% com o post, parabêns. Vou só salientar o que acho mto importante.
"Como os Sportinguistas aceitam isto anos a fio é quase um "case study"."
Se calhar esta passividade sportinguista em relação às incompetências das gestões e esta bitola mediocre que constantemente se pode verificar pelos comentários na blogosfera, já merecia um bom debate para ver se alguns melhoram os seus níveis de exigência.
Em relação ao GR contratado.
Óbviamente concordo que a palhaçada de constantemente abrirem a bocarra para dizerem o que querem contratar só poderia vir de uma cambada de incompetentes amadores. Por variadíssimas razões é uma atitude lamentável num clube com os pergaminhos do Sporting.
De resto está tudo dito, RP foi deitado às feras, teve pouca protecção quando merecia ser protegido, lutou, cresceu, vai continuar a crescer e um dia ser-lhe-á dado o devido valor.
Ainda em relação ao GR Alemão, muitos apostam na sua qualidade como mais valia para a contratação, eu tenho dúvidas. Um jogador livre é estranho que ninguém o tenha contratado. A escola dele agrada-me muito mas tenho um pressentimento que não vai passar do banco.
Qunato ao Golas. É lamentável e mais uma prova da incompetência. Agora temos uma Academia de luxo, que se pretende que seja modelo a nível mundial, para depois colocar os jovens na 2ªdivisão..Isto é que é apostar na qualidade!..
venha o hildebrand e que, enfim, ajude a fazer do patrício um grande guarda-redes.
ResponderEliminaroutro assunto, já frisado aí em cima e que merece debate nosso e acção de quem de dever: a liga marcou o dérbi para 19 de setembro, três dias depois de jogarmos na europa, sendo que os canários jogam a 14!
só espero não ter razão, eu não quero ter razão quando acho que isto vai ficar mesmo assim, que nós vamos ter três dias de descanso e eles cinco quando a época passada abrimos as pernas e jogámos a uma terça-feira (de carnaval?) para os meninos poderem ter as perninhas frescas rumo ao título, depois de terem jogado com a defesa no formato quatro-em-linha em liverpool na quinta-feira.
cala-me jeb, tens aqui uma boa oportunidade de me calares, eu que tenho atravessada aquela de em abril - abril! - teres prometido reforçar a equipa "de forma inequívoca"!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPerfeitamente de acordo com o Rui Coelho. Quero ver se agora vamos fazer a vontade ao Benfica à luz das "boas relações" entre o JEB e aquele paspalho orelhudo do LFV.
ResponderEliminarO JEB tem uma oportunidade de ouro de mostrar serviço na defesa dos nossos interesses e, apesar de o achar um fantoche, espero que consiga.
Se não o fizer, espero que corte de vez relações com aquele clube mesquinho ao qual não deviamos ter qualquer tipo de ligação.
Patricio: está cada vez melhor...apesar de por vezes já ter achado isto, até ele dar um pato novamente. Mas esta época, parece-me muito mais confiante...e vejo isso nas suas saidas dos postes, sem medo e a socar a bola para bem longe...esperemos que continue assim. Quanto a mim, tem sido dos melhores jogadores neste inicio de época.
ResponderEliminarHildebrand: Concordo com a contratação. Espero que seja uma mais valia no crescimento do Patricio. E antes que o Patricio dê um pato (espero bem que não como é obvio) e voltamemos à conversa que precisariamos de outro GR, ficamos já com este.
Golas: Achei bem ser emprestado, seria melhor a um clube da Liga de Honra, mas para ser emprestado, acho por bem, ir para um clube que seja titutal indescutivel, porque ser emprestado para passar o ano sentado no banco, para isso ficava cá.
Tiago: Não o vejo como aquele super GR, vejo sim como um elemento importante pela antiguidade e por ter sido campeão.
Stoj: Aqui também seria necessário efectuar um "case-study". Como é que o "melhor" GR da Europa é rejeitado por todos os clubes por onde passa...Estranho???? para mim não.
SL