quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Palavra de Costinha


Não estou ainda absolutamente convencido do valor de Costinha como director desportivo. A avaliar apenas pelo desempenho na preparação da época em curso não hesito censurar a sua actuação, na linha do que aqui tenho justificado em posts.

Pouco ou nada mudou dos procedimentos anteriores. O Sporting continuou a comprar caro e a vender barato. Agravou os custos sem garantias de melhor desempenho. Como exemplo cito Zapater. Está longe de ser um barrete, mas custa quatro vezes mais por mês do que Adrien,  para fazer o mesmo, numa perspectiva benevolente. E entretanto pagamos para o ter.

Como muito bem caracterizou ontem Pedro da Cunha Ferreira, a opção por profissionais sem provas dadas, em coexistência com dirigentes com dificuldades em acertar, explicam o nosso presente estado. Costinha foi um belíssimo jogador mas não tem qualquer experiência na direcção desportiva ou preparação académica. A sua imediata promoção a director desportivo, assumindo-se como uma espécie de presidente executivo para área do futebol equivale mais ou menos ao mesmo que a PT contratar para o lugar do Zeinal Bava um aluno acabado de sair da novas oportunidades. Numa   empresa como a que foi admitido – a SAD –,  que está longe de ser conhecida pela excelência das suas decisões e modelo de funcionamento a acumulação deste tipo de equívocos só pode gerar maus resultados. Lembram-se do primeiro ano de Rui Costa?

Em pouco tempo Costinha revela a sua conversão ao pior discurso da oligarquia (“servem do clube para proveito próprio, para gestão de imagem” como se ele pudesse dar esse tipo de lições…)  parece fnã perceber a diferença entre as funções de capataz e a de director desportivo de um clube com a grandeza do Sporting. E não será ele, que enquanto profissional preferiu sempre outras paragens que lhe eram mais convenientes, que poderá dar agora lições de amor à camisola. Há  porém duas razões pelas quais não estou ainda disposto a prescindir dos seus serviços:

(i) Porque, numa óptica de responsabilização, gostaria de o ver resolver os problemas que, como cogumelos, surgirão no próximo ano, por via da forma como dirigiu a preparação da presente época.


(ii) Porque lhe ainda adivinho algumas qualidades que, inseridas numa estrutura eficiente e devidamente enquadrado, educado e informado do que é o Sporting,  nos podem ser úteis. Afinal não há no universo Sportinguista muita gente habilitada para o cargo e até o agora tão incensado Luís Duque nos deu um titulo por um preço que ainda estamos a pagar. Mas deu, é certo, coisa que Costinha seguramente não conseguirá na sua estreia.

A entrevista que partilho com os leitores do “ANorte”, publicada no jornal do clube, é um manancial rico, que suscita as mais variadas reflexões. Saliento duas frases reveladoras do pensamento actual do director desportivo:

“O que me levou a optar pelo Paulo Sérgio foi o carácter e a vontade de vencer” Quantos treinadores cabem nesta definição?

“Por vezes contratamos jogadores que são bons a representar outros emblemas, mas depois chegam cá e não rendem” A culpa e sempre dos outros, ou dos adeptos ou dos jogadores.

17 comentários:

  1. Não sei se hei-de rir ou de chorar com notícias destas:

    http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1458283

    Alguém ainda acredita que o dinheiro que resultar da reestruturação financeira vai ser bem gerido?

    Pobre Sporting...

    SL
    José

    ResponderEliminar
  2. Sporting até morrer:

    Falamos disso aqui:

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/09/o-mundo-ao-contrario.html

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    Não sei se é um problema do meu browser mas creio que a 4ª página não carrega na resolução original, só vemos a miniatura.

    ResponderEliminar
  4. Numa coisa o costinha tem razão: os resultados não podem traduzir o real valor da equipa porque os treinadores do olhanense, setúbal, guimarães e académica não têm melhores jogadores do que os que estão à disposição do paulo sérgio e isso não os impede de estar à frente do sporting no campeonato.

    Mas, em consciência, o que temos - treinador e jogadores - não chega para mais do que competir com o braga pelo terceiro lugar. Talvez isso pudesse ser diferente se o pedro mendes e o izmailov estivessem aptos, como nos fizeram acreditar durante tanto tempo, talvez pudessemos apertar com porto e benfica se a direcção tivesse contratado o goleador que obviamente precisávamos, mas foi tudo ao contrário e agora ficámos com isto que temos, pouco.

    O valor da equipa não é o que se diz que ela mostra na academia, é aquele que ela mostra em campo, perante 5, 30 ou 60 mil pessoas, e o da nossa diz-nos que em 3 jogos para o campeonato em alvalade contra rivais bem inferiores marcámos 2 golinhos, ganhámos uma singela vez e já estamos a dez pontos do primeiro lugar. Não conheço campeões assim.

    ResponderEliminar
  5. Rui Coelho,

    Também concordo que o valor da equipa é melhor do que os resultados e a tabela classificativa mostra. Nisto tambem concordo com o Costinha.

    Só não percebo é porque ele não tira a conclusão óbvia desta questão que é a questão do nosso treinador ser incompetente.

    Parece-me óbvio que um treinador melhor saberia tirar melhor proveito deste plantel. Mesmo sem pinheiros!

    E um mau treinador tem um impacto negativo muito grande em muitíssimos aspectos. É pior do que ter um mau guarda-redes ou um mau avançado. Porque um mau treinador contamina tudo, desde o futebol da equipa e consequentes resultados, passando pela confiança e motivação dos jogadores que se traduz também em diversos problemas dentro e fora de campo, até à confiança e apoio dos adeptos os quais são um fundamental apoio desportivo e financeiro. Um mau treinador é uma praga que os activos do clube.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade,

    reitero o agradecimento pela colocação da entrevista do Francisco Costa (parece que é o seu novo nome profissional).

    Fiquei aliviado, o futuro é de Costinha: tudo o que se fez no passado, a cultura do clube, o estádio, a gestão, era mau, mas agora que chegou o Costinha tudo vai ser diferente. Aliás, já se viu que o plantel foi escolhido a dedo e que o treinador não é burro (sic). Falta apenas eficácia. (right)

    Num comentário genérico, diria que esta "entrevista" faz lembrar as melhores do Queiroz: cada "pergunta" dá espaço para todo o tipo de divagações. Ideias sobre o futuro é que nem vê-las. Ideias sobre o presente há: tudo o que tem o dedo do Costinha é bom. Só falta mudar um bocadinho mais da cultura do clube...

    ResponderEliminar
  7. Ainda não li a entrevista do Costinha, que tem sido uma verdadeira desilusão, mas tinha que partilhar isto: Bettencourt passa a receber 21500 euros brutos por mês

    «O que ficou deliberado é que José Eduardo Bettencourt ganhará 300 mil euros brutos por ano», afirmou Rogério Alves, após o fim da Assembleia-Geral.

    Pedia que me fizessem um favor: a próxima vez que o virem a cantar "O SCP é o nosso grande amor" perguntem-lhe como é possível então cobrar este valor a um Clube com tantas dificuldades financeiras. Ou então, espetem-lhe um soco nos cornos.

    ResponderEliminar
  8. jvl,

    Pois é, "como é possível então cobrar este valor a um Clube com tantas dificuldades financeiras" !!

    Eu disse no outro post que estes senhores vão agarrar-se à mama com unhas e dentes!

    O nosso 1º presidente renumerado ganha isto ( logo no momento mais crítico da vida do clube), mas ainda há muitas mais mamas!! O bolo todo deve ser um terror.

    E depois vai faltando dinheiro a tempo e horas para alguns atletas...

    ResponderEliminar
  9. ..ainda sobre o salário do presidente..

    Não percebi se o "..passa a receber.." quer dizer que ele vai ganhar mais do que ganhava ou menos..

    Nada me admira se foi aumentado e se o foi outros o foram também..

    Se o foi então os terroristas têm nome!

    ResponderEliminar
  10. pedro,

    Ou muito me engano ou foi aumentado. Deduzo que seja para premiar a competência demonstrada.

    ResponderEliminar
  11. Mas se foi aumento, quais as razões e a lógica desta acção??

    A meio do mandato é aumentado, com que pretexto, a propósito de quê??

    Mas esta gente anda a gozar com todos nós!!

    Faço um esforço para ter as cotas em dia e estes incompetentes são aumentados???

    Não lhe perguntem nada, espetem-lhe mesmo um soco nos cornos!!!

    ResponderEliminar
  12. 300 mil brutos por ano e MAIS..

    Ainda faltarão as mordomias do presidente. Este não é daqueles que tem carro próprio por exemplo.
    Ainda faltam as viagens, os hotéis e as refeições nos melhores restaurantes. Certamente que pede as facturas todas!!

    ResponderEliminar
  13. Depois de ler a entrevista do Costinha, achei normal, muitas das coisas já tinha dito em entrevistas anteriores.

    Falta experiencia ao Costinha, é obvio que sim. Mas a experiencia ganha-se a trabalhar. Acho desajustado o exemplo do Zeinal Bava e das novas oportunidades...porque depois fala do rui bosta...o primeiro ano foi mau...e no segundo foi campeão...O Mourinho foi para o fcp (quando ainda não era ninguém) e ganhou tudo..o AVB era muito tenrinho e parece que se está a safar...

    Gosto do Costinha, e como ele diz e bem...se houvesse mais dinheiro, as contratações poderiam ter sido diferentes.

    SL

    ResponderEliminar
  14. Dezperado:
    O problema está precisamente aí: tudo parece normal aos olhos dos Sportinguistas.

    A experiência ganha-se a trabalhar e pagamos essa inexperiência para nos dirigir o futebol. É de esperar melhor?

    Daí o exemplo do Zeinal Bava. Porque entrega a SAD um lugar decisivo a um profissional inexperiente e o deixa actuar em roda livre?

    Tanto o Mourinho como o AVB, mais o primeiro que o segundo, tinham deixadas melhores indicações do que apenas "carácter e vontade de vencer"...

    Com mais dinheiro também eu trocava o meu carro por um Veyron. A questão mais difícil é decidir que carro comprar com o orçamento que tenho disponível e que sirva os meus interesses. Mas se eu não tiver unnhas para conduzir tanto cavalo...

    ResponderEliminar
  15. Lá voltamos à conversa do costume...o salário do JEB...Fico contente por ver aqui alguns Sportinguistas que deixavam o seu trabalho, e iam trabalhar de borla para o Sporting...depois viviam do ar.
    Ou então, fica desde já assente, que uma das premissas para se poder candidatar à presidencia do Sporting, é ter um património pessoal de milionário.

    Deixo só uma questão...era só o candidato JEB que iria auferir um ordenado, ou o outro candidato PPC também ia trabalhar de borla?

    SL

    ResponderEliminar
  16. Lda

    Eu percebo o que diz...mas sinceramente, quando o Sá Pinto foi para DD, nome muito consensual dentro da familia Sportinguista, alguem lhe apontou falta de experiencia para o cargo?

    E olho para o Costinha e até vejo alguma experiencia. Experiencia em vários campeonatos europeus, amigo do JMendes que lhe pode facilitar a vida. Vários contactos internacionais.

    Quando lhe disse que achava despropositado o exmplo do Zeinal Bava, disse, porque gestão de empresas é um curso que se tira, há estágios, licenciaturas, mestrados..etc.

    Para DD não há nenhum curso superior (que eu saiba).
    Acho que a experiencia ganhou-se enquanto jogador, com os contactos que se vai adquirindo.

    E para tentar explicar melhor a minha visão, dou-lhe outra vez o exemplo do rui bosta...quando ouvimos do aimar e do saviola por exemplo que vieram para o carnide, depois de falar com o DD.

    E é "nessa experiencia" que continuo acreditar no Costinha.

    Em relação ao dinheiro vs compras, dou-lhe razão na logica que apresenta...mas tenho ideia que os Sportinguistas não iriam ficar contentes com um Fiat Uno quando todos esperam é Ferraris...e basta ver que chegamos á situação, em que o jogador está aterrar, não sendo conhecido de muitos de nós, já é um flop.

    SL

    ResponderEliminar
  17. Dezperado:
    O curso de gestão desportiva já existe bem como o mestrado. Mas independentemente de o ter ou não não é qualquer um que chega e toma boas decisões. Lembro que o Costinha deixou o futebol directamente para o cargo, não tendo qualquer preparação especial para a função.

    O exemplo dado com o Rui Costa foi no sentido de demonstrar alguém em situação semelhante e que passou por grandes clubes com o Milan e os resultados que conseguiu apesar disso. A grande diferença foi feita pelo treinador.

    Sobre o que se dizia de Sá Pinto só posso falar por mim:

    "Não gosto de comentar nomes, antes acções. Não posso porém deixar de dizer que o nome de Sá Pinto me agrada. E dizer que me agrada profundamente. Dentro do universo disponível parece-me uma boa escolha. É um homem que sabe o que é um balneário, está identificado com o clube e reúne grande prestígio entre a generalidade dos sócios e adeptos. Soube adquirir competências após pendurar as botas, preparou-se nitidamente para este momento.

    Não está ainda claro o lugar que o Sá tem reservado. Dentro das hipóteses aventadas, parece-me que ficaria muito bem na ligação entre o balneário e a administração. As funções de director desportivo, a existir, deveriam estar reservadas a alguém com experiência e conhecimento de mercado. Lugar esse que não tem necessariamente que ser preenchido, podendo a administração optar por assessorias. Protegia-se Sá Pinto, dava-se-lhe tempo para respirar, evitando-se igualmente a figura de sitting-duck que é o director desportivo, sempre sujeito às vicissitudes do mercado e da nossa fraca liquidez.

    Mantenho o que sempre disse acerca do trabalho do nosso ex-director desportivo, mas parece-me que além de vítima da sua demonstrada incapacidade, e do golpe palaciano que o promoveu, Barbosa foi vítima de um erro que gostava não fosse agora repetido com Sá Pinto. Que é o de ser o homem errado nas funções erradas, para as quais não está preparado."

    "Vendo Barbosa partir e chegar Sá Pinto também não deixo de me interrogar se terá de ser sempre assim e se o destino de Barbosa não estará reservado para o seu sucessor. Parece que temos sempre que começar de novo, escavacando a casa para a voltar a erigir, desperdiçando anos de ligação e formação "em Sporting".

    pode ler aqui:
    http://anortedealvalade.blogspot.com/2009/11/comecar-de-novo.html

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)