terça-feira, 14 de setembro de 2010

Comunicar é preciso

Há uma notória diferença na comunicação institucional do clube, tendo em conta o passado recente. A opção pelo marketing viral, com os vídeos de Acosta, Prates e de Francheschi são bons exemplos. As iniciativas levadas recentemente a cabo na Loja Verde, com a presença de jogadores do actual plantel em sessões de autógrafos, põem também ser elencadas como boas práticas. Com a deslocação da principal actividade da equipa para Alcochete criou-se um hiato que urgia restaurar para reforço dos laços de empatia entre jogadores e adeptos. Convenhamos que é mais difícil assobiar os que conhecemos do que jogadores cuja distância ao nosso mundo transforma em seres irreais, quase etéreos.

Mas comunicar no Sporting, seja no site, seja no jornal do clube, não se pode resumir ao marketing e propaganda. E tem de observar critérios como o timming. Julgo interpretar correctamente o sentir de grande parte dos Sportinguistas, que aguardam com alguma ansiedade e até apreensão, uma tomada de posição firme, inequívoca, oficial, pública e notória do clube perante a recente agitação que “varre o País” e as possíveis consequências no desenrolar do resto do campeonato.

E se muito há a fazer no que diz respeito ao exterior, não tenho dúvidas que a comunicação para dentro do clube, sobretudo ao nível da indispensável prestação da informação, tem ainda muitos passos a dar no sentido da oportunidade e da transparência. As virtudes de uma boa comunicação, como factor de coesão dos Sportinguistas, têm sido ignoradas de forma por vezes quase sistemática. Os órgãos oficiais do clube não se podem limitar, ou não se deviam limitar, a servir de câmara de ressonância dos órgãos sociais, pelo amesquinhar da força abrangente e plural que é o Sporting Clube de Portugal. Se me custa que os órgãos de comunicação do clube sejam sujeitos à lógica vigente de “preservação da espécie” dos eleitos, desprestigiando as funções para que foram investidos, mais ainda me custa que esta atitude seja caucionada ou simplesmente ignorada por inúmeros consócios. O Sporting pelo qual me apaixonei é um clube de referência, não apenas pelos inúmeros títulos que amealhou, mas essencialmente pelo exemplo e pelos princípios que representa. São inúmeros os exemplos que poderia citar. Fico-me por dois dos mais recentes, para ilustrar o que digo.

Admito que pode ter resultado de alguma limitação pessoal, mas confesso a minha dificuldade em encontrar no site do clube o relatório de contas que foi agora aprovado, pelo que tive que recorrer ao site da CMVM para me poder inteirar do mesmo. Não posso afirmar que o relatório não foi publicado, mas a verdade é que nem recorrendo às funções de busca o consegui encontrar. Porque não lhe foi dado o devido destaque? Não foi na busca de maior transparência que o clube enveredou por uma lógica empresarial para gestão da modalidade mais representativa do clube? De que nos serviu desvirtuar um modelo que fez do Sporting Clube de Portugal uma das referências desportivas mundiais, se até para recolher informação tão elementar temos que visitar sites de instituições que nada nos dizem? Se foi para passar despercebido quanto se gastou com Caicedo o objectivo quase foi conseguido. Esta dificuldade em prestar contas é quanto a mim, e de forma surpreendentemente negativa, uma das marcas da era da “gestão de topo” no Sporting.

Já não tive tanta dificuldade em tomar conhecimento do desmentido feito ao seu accionista e associado João Mineiro, através de comunicado expressamente elaborado para o efeito, no site, mas entretanto retirado. É um direito que assiste ao Sporting se, como entende, as declarações daquele não estão conformes com a verdade. E é até seu dever, tendo em conta a importância da matéria em causa. Mas, e ainda sem conhecer a posição do visado, interrogo-me porque foi o Sporting tão lesto a desmentir um sócio e accionista, sobre uma questão técnica e de alcance reduzido e não teve a mesma celeridade e igual procedimento para esclarecer os sócios e accionistas sobre a notícia do CM, que alegava procedimentos menos transparentes na remuneração de JEB. A velha e estafada desculpa que o Sporting não pode desmentir todas as notícias que referem o clube é, neste caso, desmentida pelos próprios factos. “Este” Sporting parece apenas interessado em desmentir o que lhe dá jeito.

13 comentários:

  1. Excelente texto.

    Já reparam que no comunicado da SAD à CMVM existem erros? Nem sequer aparecem mencionados os empréstimos de Diogo Rosado e Victor Golas... será possível que se tenham simplesmente esquecido?

    ResponderEliminar
  2. Muito bom!

    Cheio de verdades e questões pertinentes.

    Há sim uma comunicação externa de excelência, ímpar ao nível do futebol nacional. A publicidade do clube para os produtos para os sócios, com destaque para a gamebox, tem sido excelente desde há uns anos para cá. Se tudo no clube tivesse esta qualidade estaríamos no topo a todos os níveis.

    Mas também há uma comunicação externa muito fraca, péssima e incompetente. A comunicação com os orgãos de informação sobre os assuntos do futebol tem sido quase sempre fora de tempo e mal gerida com diversos "tiros nos pés".

    Internamente também, em assuntos correntes têem-se sucedido casos de falta de diplomacia e de pouca aptidão para comunicar com os sócios, mas também nos assuntos referidos, de foro institucional e empresarial, em que há uma manifesta incoerência de transparências.

    ResponderEliminar
  3. LdA, desculpa o off-topic, mas descobri um destaque ao fim da aposta na formação feita este ano pelo Sporting. Aqui vai o link:

    http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Metade-dos-portugueses-sao-do-Sporting.rtp&article=375223&visual=16&layout=55&tm=27

    ResponderEliminar
  4. Lda

    O R&C encontra-se no mesmo sitio que no site antigo. Clube - Investor Relations.

    Em relação ao João Mineiro, não acho que seja de alcance reduzido, visto tocar num ponto muito importante para os Sportinguistas...depois da reestruturação, iremos ficar com maioria no capital da SAD ou não, iremos ficar com mais % de votos que os outros todos juntos ou não.

    Em relação aos ordenados do JEB, a unica forma do CM ter conhecimento desse facto, é se tiver o R&C da Sporting Património e Marketing. R&C que deveria ser do conhecimento de todos os socios e adeptos do nosso clube.

    SL

    ResponderEliminar
  5. LMGM

    Já tinha lido algures essa noticia...e se nao estou em erro, o Braga para estar dentro dos parametros da UEFA teve de inscrever juniores. (se bem me lembro do que li na altura, posso estar a fazer confusão).

    SL

    ResponderEliminar
  6. Dezperado, a noticia que tinha corrido antes era sobre o número de jogadores que podem ser inscritos para uma competição europeia. O Sporting como cumpre com todos os requisitos pode inscrever o número máximo de atletas. O Braga teve de seleccionar bastante o seu plantel e aind ainscrever alguns juniores para cumprir os requisitos minimos.

    ResponderEliminar
  7. Excelente texto, bastante pertinente.

    O MESSENGER NO BALNEÁRIO DO SPORTING

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. LdA,

    Pensei exactamente no mesmo. Aquilo que parecia tornar-se numa boa política de comunicação corre o risco de tornar-se numa "mera" estratégia de propaganda.

    Recentes episódios como os que mencionaste - entre outros - fazem-me ter esta impressão e levam-me a pensar: "Porque é que nuns casos há algo a dizer e noutros há tanto a esconder?"

    ResponderEliminar
  9. Fica o link para o relatório de contas (o deste ano e os anteriores) no site do Sporting:

    http://www.sporting.pt/Clube/Investidores/investorrelations.asp

    ACF, o relatório termina em Junho de 2010, está a referir-se aos empréstimos ao Massamá ou aos do mês passado?

    ResponderEliminar
  10. LMGM:
    O Dezperado já nos tinha dado conta da localização.

    O que estranho é que a AG tenha sido noticiada e no texto não tenha vindo acoplado o R&C. E que, na sequência da mesma o Sporting tenha emitido um comunicado sobre a posição de um accionista esquecendo outras que deveriam merecer, no meu entender, pelo menos a mesma atenção.

    ResponderEliminar
  11. Este é o resultado da pesquisa no site de "relatório e contas":

    http://yfrog.com/7469779798j

    ResponderEliminar
  12. Eu não acho estranho, até porque a necessidade de consulta do R&C é, ou pode ser, permanente, e o esclarecer de uma dúvida de um sócio/associado não.

    Como diz o Dezperado, gostava mais que os R&C das outras sociedades do Sporting estivessem publicados, eventualmente numa área exclusiva a sócios.

    Sobre o salário do Presidente, tenho pouco interesse em saber qual é o seu valor, para mim é um orgulho poder ter um Presidente que não necessite de fortuna pessoal para exercer o cargo, situação que se iria verificar fosse qual fosse o resultado das eleições. Nunca vou confundir um Presidente eleito remunerado com um assalariado.

    A minha discordância neste ponto é, o Presidente deveria ser remunerado pelo clube exclusivamente e nunca por uma ou mais das suas sociedades.

    ResponderEliminar
  13. "ACF, o relatório termina em Junho de 2010, está a referir-se aos empréstimos ao Massamá ou aos do mês passado?"

    Discordo pois no mesmo documento falam dos empréstimos do Purovic, Stojkovic, Sinama-Pongolle, todos eles feitos nos dias 30 e 31 de Agosto. Eu acho é que o Nobre Guedes se esqueceu de meter no relatório o empréstimo do Rosado e Golas...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)