Revolução sem ideias
A frase é de Simon Weil e contextualiza muito do que foi o sentimento dos Sportinguistas na preparação da época em curso. Mas o milagre não aconteceu e os problemas, mais ou menos os mesmos, permanecem, com a agravante de estarmos consideravelmente mais pobres.
Do meu ponto de vista, o diagnóstico sobre os males do Sporting pareceu-me errado e por isso nunca fui favorável a uma revolução no plantel do Sporting, pelo menos a que foi empreendida esta época, porque a entendia desnecessária e dispendiosa. A avaliação do plantel pareceu-me ser feita em baixa, por nítida influência de um ano horrível.
Mas quem toma as decisões no Sporting, e quem, por isso mesmo faz a diferença, entendeu que era necessária uma terapia de choque. Sabendo melhor do que ninguém os recursos existentes e o custo de uma operação de tal envergadura, quem dirigiu essa operação saberia com certeza os riscos que tal envolveria. Supõe-se.
O que se vê hoje é o que alguns, poucos, foram clamando contra os ventos dominantes: era preciso ter muito dinheiro para comprar melhor do que já tínhamos e o histórico das nossas transacções no mercado eram dois factores que rimariam em métrica perfeita como as estrofes de um fado fatal.
A revolução, pelo menos a necessária, não chegou ao Sporting. Essa podia passar ou não - no meu entender não, pelas circunstâncias - pela mudança dos executantes mas sobretudo dos processos. A mesma que Jesus efectuou nos rivais, recuperando Coentrão para o futebol e fazendo de Di Maria o jogador que prometia, ou de Cardoso um goleador. Ou podia ser a revolução de Mourinho, quando chegou ao FCP e criou os alicerces de uma equipa várias vezes campeã.
A revolução necessária não chegou ao Sporting e Matias e Vukcevic são dois bons exemplos do que se mudou para tudo continuar na mesma. Ou pior, se virmos o Evaldo do ano passado e deste ano.
O fracasso do nosso futebol, bem ilustrado no jogo de ontem, não se deve a um problema de dinheiro, ou à falta de um pinheiro (o pinheiro de Jesus marcou com... os pés) mas à falta de ideias e de líderes esclarecidos. Olhe-se para o Man City, por exemplo. No futebol do Sporting a liderança apenas se vislumbra no campo e chama-se Daniel Carriço. Mas as revoluções não se fazem só com operacionais.
MAIS UMA VEZ, É ISSO MESMO!!
ResponderEliminarTenho-me escusado de comentar os últimos jogos. Não o fiz no do Olhanense, no do Lille nem do da Luz.
Isto porque a maior parte dos comentários e da discussão andar à volta deste ou daquele jogador e eu achar que é completamente inconsequente estar a discutir esses aspectos.
Já o disse e repito as vezes que forem precisas. Este treinador é muito muito mau!!! E quando assim é, todas as "performances" deste ou daquele jogador estarão influenciadas por os critérios deste treinador.
O exemplo do post em relação ao Jesus é muito bom, recuperando Coentrão para o futebol e fazendo de Di Maria o jogador que prometia, ou de Cardoso como goleador".
Com o nosso treinador passa-se exactamente o contrário, não recupera nenhum jogador, não potencia as qualidades de ninguém, o que faz é queimar os jogadores e quebrar-lhes a confiança pelas más opções que toma para a equipa e para cada jogador individualmente.
Há treinadores que se topam à distância. Percebe-se logo que são bons, mesmo que a equipa demore a absorver as suas ideias. E a esses, os adeptos dão tempo porque percebem que há ali qualquer coisa com qualidade.
Este treinador é do pior que tenho visto. A todos os níveis o que é ainda mais incrível.
O que nos faz falta não são melhores jogadores mas sim um bom treinador que perceba realmente de futebol!!!!!!!!!!!!
E melhor que este é muito fácil de arranjar.
Também estou farto dos que têm a mania de positivos!
ResponderEliminarPorque têm sido esses que encobrem as mediocridades que estão à vista de todos!!
Eu critico este treinador, este presidente e esta política mediocre do futebol do clube. Estes senhores são mediocres e incompetentes!
E vão continuar a ser por mais que venham para aqui dizerem que é preciso união e positivismo!!
O que é preciso é qualidade porque assim é que se vai obter bons resultados! E não com a mediocridade e união!
Critico este treinador, é um incompetente, do pior que tem passado pelo clube. Ele é péssimo a todos os níveis e o futebol mediocre da equipa é culpa dele!!
Não critico o homem que é tal qual não estou contra o meu Sporting quando critico ferozmente os gestores incompetentes que o governam. Critico o treinador e o presidente porque não me interessa se são boas pessoas com boas intensões.
São uns incompetentes de merda!!!
Tens razão pedro. Chega de tentar ser positivo. Ontem foi a gota de água e chega de proteger aquele treinador miserável - que protegi na passada sexta feira - do qual responsabilizo totalmente pela derrota de ontem. Nunca achei que a crise desportiva do Sporting fosse apenas uma questão de dinheiro e continuo a achar - sou tolo eu sei - que temos plantel para lutar pelo topo e pela Liga Europa e o que nos falta é simplesmente um salvador como o Benfica o teve no ano passado. Mas alguém aqui lembra-se do Benfica que perdeu 5-3 com o Sporting para a taça de Portugal? Era quase igual em intervenientes àquele que ganhou o campeonato no ano passado. O que mudou? Simplesmente aquele cretino - Jorge Jesus - que não vale um vintém em termos de personalidade nem discurso mas que percebe muito mais de motivação de jogadores e tácticas do que o lavrador que nós temos. Sempre fui a favor da estabilidade e acho que só a conseguimos se defendermos os nossos mas desta vez são demasiados erros tácticos, de escolha do onze inicial, de substituições, de nada mudar quando o deve fazer, de futebol medíocre, de falta de confiança dos jogadores de tudo. Espero ansiosamente pela chicotada psicológica e que até lá continue a inventar na Liga Europa para conseguirmos ver 45 minutos de futebol por semana e conseguirmos garantir a presença até ao próximo Mirko Jozic.
ResponderEliminarSPORTING SEMPRE!
Penso q chegou a hora de tomar decisões, o problema desta época é sempre o mesma dos últimos 10 anos, o SCP precisa de novos dirigentes, que não sejam eleitos por serem herdeiros do Visconde de Alvalade, os dondocas de Cascais, mas que saibam defender os interesses do clube, que sejam aguerridos perante os nossos oponentes, e saibam de futebol e de escolher as pessoas certas para os lugares certos.
ResponderEliminarO problema não são os jogadores, quase todos os q jogaram provaram dentro e fora do SCP que são capazes.
O futuro do SCP está nas mãos dos sócios fdx façam alguma coisa...
Saudações Leoninas
Leão de Alvalade
ResponderEliminarComo sabes, partilhamos sobre o Sporting uma boa dose de ideias. Este post, que subscrevo na íntegra, é mais um exemplo de clarividência, uma qualidade importantíssima que continua a faltar em Alvalade.
Ainda antes dos jogos oficiais, escrevi um post no 442 em que perguntava porquê tanto entusiasmo com o novo plantel. Na caixa de comentários, chamaram-me deprimido. Um mês depois, os resultados falam por si.
Quando a fórmula Paulo Bento se esgotou, e já passaram pelo menos dois anos, todas as críticas eram entendidas como ataques pessoais e ataques ao clube por parte de maus sportinguistas. Quem criticou, e critica, continua a escrever. Quem dirige, continua a dirigir. O futebol do Sporting continua a merda que levou à saída de Paulo Bento.
Uma pergunta basta para perceber o buraco em que estamos metidos: comparando com Janeiro de 2010, o que é que esta equipa tem a mais?
Kovacevic,
ResponderEliminarComparando com Janeiro de 2010 esta equipa tem menos qualidade do que tinha!
Goste-se agora ou não de Moutinho, mais o Veloso, Adrien, Pereirinha, Tonel, eram soluções de qualidade que não foram colmatadas.
Apenas A.Santos acrescenta qualidade porque de resto nada me motiva.
Contudo não é pelos jogadores que somos mediocres mas sim por causa do treinador e dirigentes que temos!!! E o post é exactamente sobre isso!!
Quanto às críticas já disse aqui e subscrevo totalmente o que escreveu. Somos chamados de deprimidos e pessimistas mas eu estou farto de optimistas incompetentes e ingénuos!!
Kovacevic LdA e Pedro
ResponderEliminarNa mouche!! Sobretudo estes 2 ultimos paragrafos do Kovacevic!!
Mas quem critica é sempre mau Sportinguista....e alegremente vamos para o fundo que aparentemente nunca mais batemos!!!
Ontem aos 85 minutos a perder-mos por 2-0 vejo um Saleiro a sorrir dentro da area adversaria....a rir de que?
triste sina esta.....
SL
Miguel Damas
Mike,
ResponderEliminarComo podem jogadores com qualidade e ambição quererem permanecer na mediocridade só por amor, respeito e gratidão ao clube?????
Se calhar o Saleiro estava a rir disto tudo. A rir um pouco em desespero.
E depois vêem os adeptos entusiastas criticar este ou aquele jogador por estes quererem outros projectos mais aliciantes.
Enquanto vcs falam eu vou ali à quinta à procura dum cepo, ok? Até pode ser de pinheiro bravo... q para cabecinhas tão miudinhas serve na perfeição.
ResponderEliminarO Saleiro ria de ironia... ao ver uma falta ridícula ser-lhe assinalada...
ResponderEliminarAtenção, malta! O(s) alv(os) são outros. O cepo aguarda outros pescoços.
Virgílio,
ResponderEliminarCepos é o que não falta nos gabinetes de Alvalade!
Pedro: Boa! :)
ResponderEliminarReformulo: Falta a guilhotina... Ou um machado (tb serve) e falta quem o empunhe!
SL!
MENTIROSOS
ResponderEliminarA politica Desportiva do clube é uma mentira;
"... a culpa é da Formação" é uma mentira;
O Presidente consente por isso tb é mentiroso;
O Costinha (ou Jorge Mendes) mente com todos os dentes;
O médico mente se lhe der jeito (Ismaylov);
E o PAULO SÉRGIO só falta dizer que é mais forte que o Barcelona;
Estou farto destes MENTIROSOS.
Kovacevic:
ResponderEliminarQuando escrevi "O que se vê hoje é o que alguns, poucos, foram clamando contra os ventos dominantes" era precisamente a minha intenção citar-te mas, por falta de tempo para procurar o post mais adequado, acabei por me ficar pela intenção. E o teu post de hoje é a imagem perfeita do que se passou ontem: fomos o que o SLB precisava de fossemos e não o que deveríamos ter sido.
No post por economia de argumentos, escusei-me a fazer uma série de perguntas entre as quais seria precisamente a comparação entre o Sporting de ontem e o de Carvalhal, em que o resultado foi precisamente o mesmo.
Quem diria que estão passados 5 meses, nova equipa técnica e não sei bem quantos milhões gastos, para exibirmos mais ou menos as mesmas enfermidades. Com a agravante que o momento do adversário não estava ontem tão moralizado como ontem.
Tal como o ano passado somos um bom oponente para moralizar adversários.
Virgílio,
ResponderEliminaro Saleiro não estava a rir de ironia coisa nenhuma. Estava na "palheta" com o adversário e aquelas feições foram de tudo menos ironia.
Kovacevic,
Ao contrário de ti, eu acho que o Sporting tem mais opções do que tinha na época trasacta e bastante melhores. Continuamos a ter jogadores sub-aproveitados e com medo de jogar e de errar. Por exemplo, o Evaldo do Braga não tinha medo de passar pelos adversários. Não duvido que, com a orientação devida, esta equipa seja capaz de nos dar alegrias como nos deu contra o Everton e Porto no ano passado.
Arranjem um técnico adjunto capaz ao Paulo Sérgio, alguém que saiba dizer-lhe o que fazer, quando fazer e como fazer, porque com o Nuno Valente e o seu laptop ligado no FM não vamos lá.
Roque:
ResponderEliminarNão tenho dúvidas que há mais opções, já não tenho tanta certeza que sejam melhores. Esse exercício seria até bastante interessante de fazer. Tenho dúvidas que o NAC seja melhor quer que o Polga ou o Tonel, mas é indiscutivelmente mais alto.
O Maniche é melhor que o Veloso ou Moutinho? O Zapater seria necessário para ficar no banco, ou para isso não serviria Adrien?
Alguém no seu perfeito juízo acha que Pereirinha faria menos que Vuk que tem jogado sem o justificar na direita?
Quanto custaram os jogadores de que falamos e qual a diferença na folha salarial?
É essa a reflexão que gostaria que fizemos ao propor este post à discussão. E com isto não pretendo que a conversa seja, como é hábito, inquinada por se tratarem de jogadores da formação ou de defender que não precisávamos de reforços.
Hoje há dados bem objectivos que já nos permitem fazer essa avaliação.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarRoque:
ResponderEliminarPelos vistos o Saleiro riu-se mais do que numa situação. Na única que eu me apercebi, foi logo após uma falta assinalada pelo Xistra e a expressão que teve foi de gozo. Se vc viu outra situação, já não sei, mas é feio desmentir os outros sem antes tentar perceber exactamente o que a outra pessoa se refere.
De qlq forma isso é um assunto sem qlq importância. Este post versa sobre outro tipo de responsabilidades que não as que devemos imputar (ou não) aos jogadores e mt menos pretende interpretar as feições que os jogadores emitem ou deixam de emitir durante um desafio…
SL
Os culpados são quem apoia sempre o sporting!
ResponderEliminar@leo@:
ResponderEliminarO momento não é o melhor mas nada justifica que o Sporting deixe de merecer uma letra maiúscula.
E ao contrário do que dizes, não são os posts que podem ajudar a melhorar ou a piorar a equipa. O que é decisivo são as acções tomadas pelos dirigentes.
Ou então está tudo bem e alguns Sportinguistas têm uma percepção errada da realidade.
Lda:
ResponderEliminarSó uma pequena pergunta, és apologista que os mesmos jogadores devem jogar sempre mesmo quando jogamos contra equipas com sistemas diferentes? Acho que aí é que reside o problema. O treinador não sabe aproveitar os jogadores que tem para escalonar os onzes. Por exemplo, onde é que alguém com cérebro coloca o Djaló a jogar de início contra o Olhanense, uma equipa fechada atrás do meio campo e sem grandes espaços poder correr? Já que tinha Matias Fernandez e Valdes em campo tinha de obrigatoriamente colocar o Postiga ou o Saleiro para ganhar corpo na área. Porque é que o Maniche, a descer de forma continua a ser eleito?
É por isso que não duvido do valor das novas aquisições mas questiono sim a orientação das mesmas - os processos - como tu próprio, e muito bem, disseste:
"A revolução, pelo menos a necessária, não chegou ao Sporting. Essa podia passar ou não - no meu entender não, pelas circunstâncias - pela mudança dos executantes mas sobretudo dos processos."
O Paulo Sérgio diz que fizemos um bom jogo, o Rogério Alves vem agora queixar-se da falta de tempo para recuperar de Lille... Só falta virem falar do árbitro. O pior cego é o que não quer ver. Felizmente a cegueira não toca a todos, LdA, e este post mostra isso cabalmente.
ResponderEliminarGrande abraço
Virgílio,
ResponderEliminarQuase no fim do jogo vi o Saleiro rir a bom rir dentro da área do Sporting após uma falta marcada. Longe de mim querer desmenti-lo mas fiquei f***** ao ver aquilo e achei que nós, adeptos, merecemos mais respeito. Principalmente depois de ver o Coentrão empurrar um jogador do Sporting nas barbas do árbitro e na segunda parte o Postiga ver um cartão amarelo por uma atitude idêntica.
E CONTINUAMOS A PERDER PONTOS COM OS PEQUENOS!..
ResponderEliminarMais uma vez, a tendência é discutir pormenores do jogo, sistemas tácticos, falhas dos jogadores, contudo, tal qual o post realça, o mais importante é perceber, que, com estes senhores "ao leme", não vamos a lado nenhum!!
PS diz que fizemos um bom jogo e que não tem mal nenhum só termos feito o 1º remate à baliza aos 57 minutos porque é um treinador MEDIOCRE!!
E o Rogério Alves é parvo se diz que houve falta de tempo para recuperar de Lille porque nem foi a mesma equipa que jogou os dois jogos.
Isto é tudo uma palhaçada e ainda por cima muito bem paga, porque, não se esqueçam que temos o 1º presidente remunerado da história do clube!..
Será que vamos ter outra época miserável como a anterior?
ResponderEliminarNão acredito, mas que muitas circunstâncias se conjugam para isso, também é verdade.
Aguardemos pelos próximos desenlaces.
"Será que vamos ter outra época miserável como a anterior?"
ResponderEliminarCaro Leão do Nordeste, repito um dos comentários que fiz ontem no post à crónica deste miserável jogo:
5 Jogos:
2V 1E 2D.
Não é mau... é péssimo.
5 jogos:
1 jogo mediano (Naval) 4 jogos de bosta.
Não é mau... é péssimo.
5 jogos:
4 golitos marcados... Média inferior a 1 por jogo.
Não é mau. É péssimo.
Com esta 'estatistica', nem sei se "miserável" será o adjectivo mais adequado ao que levamos de época na liga Zombie. E que tal, uma autentica m*rd*?
---
Roque:
O melhor é esquecer o Saleiro. Vamos concentrar-nos no essencial.
Abraço.
P.Sérgio comete os erros dos seus antecessores.
ResponderEliminarDjaló não está talhado para o jogo que o SCP pretendeu colocar em prática na Luz,Djaló precisa da bola em velocidade e não uma bola que ele tenha que controlar,virar-se e partir para a baliza,pq? Pq o homem não domina a merda de uma bola.
Maniche e André Santos não são trincos de origem,daí a falhar sucessivas frente à nossa área.O resto é o que se sabe,má finalização e o meio-campo desligado quase sempre do ataque.
Este clube não tem cultura de vitória, não tem hábitos de campeão e isso só se conquista com ATITUDE VENCEDORA algo que já se percebeu não é compatível com a mediocridade reinante.
ResponderEliminarEste clube ganha 2 campeonatos em cada 10 e desde que disseram que em cada 4 ganharíamos 3 nem 1 para amostra!
Leão de Alvalade,
ResponderEliminaracha que vale a pena?
Sejamos justos: não é difícil opinar ou perspectivar-se "contra" o sucesso do Sporting. Imaginando que partíamos de uma situação igual, historicamente o Sporting tem menos de 1/3 das hipóteses de dar A alegria que todos ambicionam. E, por isso, vaticinar que o Sporting não irá ser campeão até acaba por ser o que é probabilisticamente o mais sensato.
Mas não confundamos as coisas. Uma coisa é dizer que um modelo de jogo é inadequado, outra é dizer que se perderão todos os jogos. Uma coisa é dizer que o plantel perdeu valor, outra é dizer que não vale nada.
Foram os simplismos e maniqueísmos próprios do sportinguismo que nos trouxeram até aqui, ainda que a revolução tenha trazido igualmente a esperança para alguns de um virar de página (a expressão utilizada não é acidental). E por isso propunha mais do que uma revolução nos processos (com a contratação de técnicos capazes e de objectivos discerníveis para todos, não apenas para o treinador e/ou jogadores), propunha uma revolução nas mentalidades no Sporting (abertura à comunicação, transparência).
Ao Sporting, no que é manifestado pela crise sucessiva que grassa no clube na última década, faltou quem pensasse o processo. Por exemplo, quem compreendesse a necessidade de assegurar a presença de uma pluralidade de factores para atingir esse sucesso. E para compreender a importância do processo, falta quem compreenda a essência do jogo.
Esta não é a única crítica, mas a principal crítica que deve fazer-se a quem dirige o Sporting: falta-lhes compreensão do jogo e compreensão do que se exige estando no Sporting.
Ao Costinha e ao PS, desde a primeira hora, aponto a falta de "escola" em tudo o que isso implica: desde saber estar num grande clube, conviver com a pressão, saber ser inovador e perceber as duras exigências de um clube que deve sempre jogar para vencer. Uma "escola" que ao Carlos Carvalhal, devidamente coadjuvado pelo José Lima, não faltava. Uma escola que a um AVB, devidamente coadjuvado pelo Vítor Pereira - ambos o fruto de um projecto de longa data para formar treinadores! - também não falta.
Um dia fartei-me dos comentários de sportinguistas que inundavam o meu blog - um dos quais aqui presente e que me acusou de tomar substâncias psicotrópicas - nos dias em que referia que, com este modelo de jogo, o Sporting não poderia aspirar a muito mais do que a mediocridade.
Àqueles (bastantes) que então me criticavam, digo apenas isto: aprendam a respeitar outras opiniões se (e apenas se) forem fundamentadas, mesmo que discordem, e reflictam sobre as próprias convicções.
Passem por espaços como o Jogo Directo, o Lateral Esquerdo, o Entre Dez, todos de pessoas que pensam pelas suas cabeças, uns mais extremistas nos conceitos do que outros e todos de inquestionável capacidade de observação, de conhecimento e de fundamentação.
O Sporting precisa do melhor de todos.
O SCP praticou bom futebol na pré-epoca...
ResponderEliminarO balão P.Sérgio esgotou rapidamente,resta saber a mando de quem.
E para a semana jogamos com quem?
ResponderEliminarNão importa com que jogamos, pois irá ser mais do mesmo.
Não é preciso ' ser engenheiro ' para perceber que Paulo Sérgio não percebe nada do métier e está mal co-adjuvado. E não faltam condições para fazermos melhor, faltam sim! melhores técnicos.
E acima da equipa técnica falta um experiente director desportivo.
E acima destes todos falta um presidente competente e com garra ' à Sporting '. Temos um 'beto' impotente, remunerado e inútil que não percebe ' um boi ' de futebol.
De cima até cá abaixo é necessário fazer um revolução.
O jogo de ontem só mostrou, mais uma vez, que somos tristemente fracos e mal dirigidos.
E, se calhar, até seria de perder o próximo jogo em casa... podia ser que houvesse agitação forte 'tipo motim', com os jogadores impedidos de sair do estacionamento e a direcção cercada... e que fosse tão mau, tão mau que eles se fossem obrigados a demitir-se...
Isso é que era!!!
SL
LdA,
ResponderEliminarDepois de épocas sem conseguir dar um único tiro certeiro, uma série de disparos pareceram demonstrar que o SCP podia estar a apresentar um novo calibre, quando na verdade os cartuchos continuam a assemelhar-se a pólvora seca.
Procurando uma análise táctica, penso que é perceptível que a generalidade dos jogadores contratados têm um perfil que se enquadra nas lacunas que foram detectadas ao longo do tempo, ao ponto de serem frequentes os comentários crentes que Paulo Bento com estes operacionais faria muito mais que Carvalhal ou Paulo Sérgio.
Algo "mudou" e legitimamente, a generalidade dos sportinguistas alimentou a esperança que esse algo pudesse ser também uma pequena luz ao fundo do túnel. Há mal em sonhar? Penso que não, mesmo que se arrisque em ter uma queda...
Outros como tu ou o PLF manifestaram o seu desagrado quanto ao rumo tomado. LdA principalmente pela aquisição de jogadores que dificilmente representariam mais-valias no futuro e o PLF, para além de aspectos tácticos, focou bem os riscos do desequilíbrio da aventura de contratar para agradar as "massas", sem no entanto se conhecerem méritos e valências na área das contratações.
Poder-se-á dizer que alguns conseguiram visualizar a tempo o mal que aí vinha da mesma forma que podia confirmar-se que estavam a ser precipitadamente pessimistas. Por esta razão, posições clivaram-se (ainda mais) e daí ao "insulto" fácil foi um instante.
O Sporting sabe o que quer e sabe o tipo de caminhos que podem ser percorridos para alcançar esse objectivo. Pessoalmente, não me parece que seja por falta de qualidade dos operacionais (daí ter apreciado a grande maioria das contratações, mesmo que colocando algumas reticências). Mas ao mesmo tempo, o Sporting, ou quem lidera e comanda neste, parecem não saber muito mais do que o que se quer alcançar, principalmente o "Como".
Seja o "Como" liderar um grupo
Seja o "Como" cativar os adeptos
Seja o "Como" potenciar os recursos
Seja o "Como" aproveitar o que se tem
Seja o "Como" comunicar com os adeptos
Seja o "Como" ser frontal, honesto e directo
Seja o "Como" ganhar o respeito da parte dos Adversários
Está à vista que isto não é do jogo de ontem, dos jogadores contratados, dos orçamentos disponíveis, dos jovens desperdiçados ou do 4-4-2 ou o 4-3-3. É a questão de ser uma instituição como o "Sporting Clube de Portugal", que não está imune ao erro, mas deve estar capacitada para não repetir constantemente os mesmos erros e saber apresentar-se com competência e garra para ultrapassar os erros.
SL
A culpa não é do treinador que não tem competências para treinar o Sporting Clube de Portugal, a culpa não é dos jogadores que não tem capacidade para usar a camisola do Sporting Clube de Portugal, a culpa meus senhores, a meu ver, é de quem comanda esta nau que se afunda a cada dia que passa....
ResponderEliminarEssa é que é a dura realidade, e nós continuamos a ser condescendentes com esta cambada de energúmenos incompetentes
Discurso do treinador do Sporting, Paulo Sérgio in A Bola:
ResponderEliminar- Gostou da exibição do Sporting no Estádio da Luz, considerando que a equipa «jogou sempre de olhos nos olhos» com o Benfica. O treinador promete que o leão vai estar «na luta até ao fim».
«O Sporting fez um bom jogo, o nosso adversário foi mais eficaz. Cometemos alguns erros na primeira parte, trabalhámos pouco a bola. Mas o Benfica não nos fez mais do que isso, foi muito feliz com um golo a abrir, de bola parada, que o tranquilizou. Abrimos a segunda parte a sofrer um golo infantil e desperdiçámos uma grande ocasião para manter o jogo em aberto. O segundo golo foi uma aberração», caracterizou Paulo Sérgio na Sport TV.
«A equipa jogou sempre de olhos nos olhos à procura do resultado, teve atitude mas faltou alguma personalidade para trabalhar melhor a bola», lamentou.
«Perdemos três pontos, mas há muito campeonato pela frente. Vamos estar na luta até ao fim», afiançou.
Pergunta:
- Este senhor, que vê jogos diferentes dos que todos nós vemos, tem perfil para continuar a ser o treinador do Sporting?
- Quem o contratou, quando todos temiamos que isto viesse a dar no que está a dar, continua sem dar a cara e não vai ser responsabilizado?
SL
José
Jesus viu que João Pereira era um dos perigos do Sporting. Colocou lá Coentrão. Paulo Sérgio não percebeu durante 90".
ResponderEliminarAJUDEM A EXPURGAR A MURRAÇA DO SPORTING - PÉROLAS A PORCOS
http://conselholeonino.blogspot.com/
Hugo:
ResponderEliminarA questão dos jogadores e da sustentabilidade do clube foi uma das questões que abordei aqui, talvez até de forma quase repetitiva. E veremos para o ano quantos Caneiras teremos para resolver e se nesse lote estará algum dos contratados deste ano. Mas, como estamos ainda numa fase inicial da época, vamos desejar que todos venham a ter sucesso.
Mas o que me parece fazer pouco sentido é este "ver se pega" com que, de há anos para cá, resolvemos atribuir o lugar de treinador principal.Um bom treinador pode fazer de uma equipa mediana uma boa equipa e os que não o são podem arruinar bons grupos de trabalho, por mais dinheiro que haja para gastar. Daí o exemplo do Man. City.
Se olharmos para o que aconteceu desde a saída de PB facilmente se percebe que o acontece hoje não é por acaso.
LdA,
ResponderEliminarConcordo inteiramente com a leitura feita, um dos mais graves problemas do futebol do Sporting é ter constantemente treinadores estagiários. Desde Mirko Jozic que não temos um grande treinador, vamos tendo alguns melhores outros piores, quase todos abnegados, mas também sem arte nem engenho para tão "trepitosa" nau.
No entanto, o problema mais grave está a montante, os critérios de escolha de treinador parecem sempre assentar na circunstância destes terem de ser pouco ou nada exigentes e sobretudo gratos pela "aposta", aceitando quase tudo o que lhes põem à frente. O PS é talvez o melhor exemplo, não sabia que o Vuk voltaria, não sabia que o Moutinho ia e não sabia que não tinha "pinheiro" mas que tinha um Timo. Até quando é que vamos ter de esperar para voltar a ter um grande treinador?
Saudações Leoninas
LdA,
ResponderEliminarO tema Man. City vai mais além do que o dinheiro à disposição. Passa obviamente pelo treinador, assim como no Chelsea onde Mourinho, Hiddink e Ancelotti foram capazes de disfarçar lacunas que Avram Grant e Scolari não conseguiram.
O Sporting não jogou nada, é certo, mas foi gravemente roubado.
ResponderEliminarNas mesmas situações o rival fez uma puta conferencia a mandar tudo a baixo , nós não, nós vimos mandar vir com todos do nosso clube e criticar tudo o que há para criticar dentro do clube.
Realmente o Maniche tem razão, temos que mudar de mentalidade!
Hugo:
ResponderEliminarEra precisamente aí que eu queria chegar. A figura do treinador é crucial em qualquer projecto desportivo. Não há dinheiro que disfarce a falta de aptidão. E onde ele não existe ela fica mais evidente.
@leo@:
ResponderEliminarEssa é a mentalidade à SLB em que não me revejo, como aqui, na altura expliquei em posts a propósito.
Sem jogarmos mais para termos legitimidade para falar da arbitragem, sob pena de parecer que estamos a arranjar desculpas para os maus resultados.
Foi isso que o LB fez depois de perder em Guimarães.
Caro Leão da verdade
ResponderEliminarPor vezes a vários factores que determinam um bom ou mau jogo. Se no inicio do jogo o jogador do slb fosse expulso como teria sido o jogo??
Compreendo também que não te revejas em certas mentalidades mas será que unidos não seriamos muito mais fortes???
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar"...mas será que unidos não seriamos muito mais fortes???"
ResponderEliminar@leo@:
Esquece lá a união. Qd é o próprio CD do SCP a fomentar divisões, essa tão proclamada e desejada união jamais existirá!...
Só acredito numa plena união da nação leonina com uma liderança forte, personalizada, tolerante com os seus apaniguados, implacável com os seus adversários, transparente. E que acabe com o paradigma que nos (des)governa à década e meia. Enquanto isso não acontecer, por muito que nos custe a todos e principalmente ao SCP, não existirá união.
Lda,
ResponderEliminar"Sem jogarmos mais para termos legitimidade para falar da arbitragem, sob pena de parecer que estamos a arranjar desculpas para os maus resultados."
Com todo o respeito mas isto são tretas. Quer dizer que uma equipa se não apresentar futebol de jeito pode ser roubada?
Qualquer pessoa sabe que os resultados ajudam, e muito, a criar uma equipa, a dar confiança aos jogadores e, por consequinte, ajudar na criação das tão desejadas rotinas de jogo. Quando uma equipa está a ganhar esse trabalho é mais facilitado, quando sente justiça na arbitragem melhor ainda. O futebol para além de técnica e táctica também vive muito da parte psicológica dos jogadores e põe-te no lugar deles quando vês a equipa contrária ser constantemente beneficiada pelas arbitragens.
Não quero com isto dizer que o problema actual do Sporting são as arbitragens mas também não podemos esquecer, de todo, que influenciam bastante o desenrolar dos jogos.
Contabiliza em quantos sopros sobre o Saviola foram assinaladas faltas e quantas vezes o Liedson, Djaló e Matias sofreram o "mesmo" tratamento por parte dos adversários e o arbitro teve a mesma consideração por eles. É mais fácil para nós criticar os nossos jogadores e assobiá-los porque todos pré-concebemos a ideia que não valem nada. Vejam o Cardozo da semana passada e o desta...
Mas reitero, que o problema reside no treinador que tem de trabalhar os jogadores para saberem tirar partido destas vicissitudes do jogo e colocá-las a nosso favor.
Também não me revejo a criticar arbitragens mas por vezes é dificil ficar calado.
PS: Com isto tudo o Porto vai passeando pela Liga e o Nacional, que joga menos, não pode reclamar de mais um penalty não assinalado...
Roque:
ResponderEliminar"Quer dizer que uma equipa se não apresentar futebol de jeito pode ser roubada?"
onde se infere das minhas palavras tal aberração?
O que não parece é que o Sporting tenha perdido por causa da arbitragem.
Vamos lá ver uma coisa:
ResponderEliminarO Javi Garcia podia ter sido expulso logo no inicio do jogo, como o foi JPereira num lance (até menos perigoso) que aconteceu em Alvalade na meia-final da Taça de Liga da época transacta. Em ambos os jogos com o resultado em 0 a 0.
Ao Rubén Amorim tb lhe perdoaram uma expulsão (seria duplo amarelo, após jogar ostensivamente a bola com o braço). O facto de ter recebido o primeiro (e único) cartão amarelo poucos segundos antes terá condicionado o Xistra... Já o mesmo não se passou em ocasiões semelhantes ocorridas no passado com jogadores do SCP... Assim de repente, recordo-me de uma expulsão de Pedro barbosa por duplo amarelo no Bessa e do agora lampião, Carlos Martins, no Restelo... Com a agravante do Pedro Barbosa receber dois cartões amarelos completamente ridículos e ser mt injustamente expulso (obra do Bruno 'filhadumagrandeputefia' Paixão)...
De moso que sim, o SCP continua a sofrer de tratamento mt menos deferencial que andrades e lamps. Principalmente qd em confronto directo.
MAS, apesar disso, o SCP tinha a OBRIGAÇÃO, de ter realizado incomparavelmente mais que aquilo que produziu no jogo do passado fds contra as coquichas. Aliás, o lance do Ruben, acontece qd já perdíamos por dois e estou certo de que, msm indo para o balneário mais cedo, nada se alteraria, tal a inconsequência ofensiva do nosso jogo. Para além do critério disciplinar, tb se notaram outros erros: foras de jogo mal sinalizados para ambos os ataques, mas em maior número para o SCP. Contudo não eram lances de perigo flagrante (jogadores descaídos nas alas). Já a beneficiação do infractor foi uma constante, quase sempre com o SCP a ser afectado. Com dois a zero, começou tb a cortar alguns contra-ataques lampiões.
O Xistra apenas confirmou que é um árbitro sem categoria para apitar um derby. E tentou proteger-se ao máximo de polémicas. Pudera... depois de 6Milhões a berrar era dificil que outra coisa sucedesse.
Mas repito, isso não invalida a justeza do resultado. Papamos dois golos limpinhos, não calhou sofrer mais, e quase que não no fizemos sentir junto à baliza do pollo.
SL
Foi o que entendi da expressão que indiquei. É claro que enfatizei um pouco o que me interessava.
ResponderEliminar:D
Eu também não acho que o Sporting perdeu por causa da arbitragem.