quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Havia necessidade



Os golos regressaram a Alvalade. Com eles muitas coisas novas, bons momentos, alguma arte, aplausos espontâneos, sorrisos e consistência. O futebol é uma permanente caixinha de surpresa. No jogo anterior contra o Nacional (só vi os primeiros 60 min.) o Sporting fez muito mais e melhor para vencer do que hoje. Conseguiu com esforço marcar um único golo, hoje com muito menos colheu muito mais.

Cinco golos, cinco de uma assentada, de modo categórico coroam uma exibição segura contra um adversário que pouco cheirou a bola. Era urgente um jogo assim em que os jogadores se sentissem recompensados pelo seu esforço. Foi evidente neste como noutros jogos que a equipa, o grupo não está estável emocionalmente. Cada erro banal provoca olhares de desalento e angústia. Só após o terceiro golo houve sorrisos, alegria, liberdade. O quarto foi uma festa!

Aterramos assim naquele que para mim é o homem do jogo, Hélder Postiga, está nos primeiros três golos, cria espaço para Carriço cabecear, arrasta os defesas para Maniche concluir, assiste Salomão para ele ser feliz e mostrar que ainda nem sequer sabe muito bem como festejar. Depois de dar tudo o que podia e sabia à equipa, disse, “Hoje é o meu dia! Vejam como é fácil!”. Pontapé canhão e um golo para a Europa ver.

A equipa ainda tentou que a sua felicidade fosse maior, mas a barra disse que não. Hoje para lá do suor o banho não vai conseguir limpar os sorrisos dos nossos atletas. Carriço no próximo jogo, se tiver a sorte de voltar a marcar, já vai consegui r festejar sem ser contra o mundo.
A fechar a contagem Mátias, um mistério de jogador muito do que aconteceu de qualidade passou pelos seus pés, se tivesse metade da intensidade que João Pereira entrega ao jogo tínhamos feito um negócio da china, assim vivemos de lufadas de brilho, seguidos de eclipses.

Ganhamos uma equipa? Não. Ganhamos um resto de semana de trabalho com a cabeça limpa. O esforço de cada acção vai ser menor e mais frutuoso. O Sporting não está obrigado a vencer o próximo jogo. O Sporting está obrigado a vencer todos os jogos, o principal dos quais o seguinte, sempre o seguinte.

30 comentários:

  1. Paulo Sérgio recupera, mais uma vez, na Europa, o crédito que teima perder no Campeonato Nacional. O comboio não costuma passar duas vezes, logo será importante que capte, definitivamente, a mensagem. Esperemos que em Aveiro estejam os melhores e não aqueles que tenham um maior estatuto.


    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Assim como não desespero com as derrotas não embandeiro em arco com esta goleada.

    Aliás, o caudal de jogo e o nº de oportunidades foi semelhante ao jogo do Nacional, só que desta vez entraram.

    Apenas uma palavra para o JEB, Costinha, PS e os jogadores. Contem sempre comigo, pois vocês representam e vestem a camisola do meu Clube.

    Clube que é enormissimo e nunca chegará à Belenização como alguns teimam em dizer. Somos muitos e bons.

    Quando for a altura das eleições analisarei o trabalho desta Direcção e aí, porque sou livre, decidirei quem é o melhor, mediante os que se apresentarem.

    ResponderEliminar
  3. Finalmente um bom jogo e os golos que precisavamos para animar as hostes. Espero que sirva para moralizar e possamos estabilizar, para começar a ter melhores espectáculos de futebol!
    SL.

    ResponderEliminar
  4. LMGM,

    boa nota relativamente à qualidade do jogo de hoje do Sporting: equivalente à do jogo com o Nacional. Quem gostou contra o Nacional, terá gostado hoje e seguramente verá mais vezes o Sporting jogar assim, porque PS dá claros indícios de ser isto o que quer.

    Eu estou naqueles que acham que um Sporting a jogar com estes princípios de jogo é muito insuficiente, impossível de lutar pelos dois primeiros lugares, à rasquinha para o quarto. Logo se verá se a minha opinião tem razão de ser.

    Pela minha consciência digo desde já: é um plantel caro para o 4º lugar.

    ResponderEliminar
  5. Há razões para festejar pelo score alcançado, pelos 3 pontos e pelo nome do Sporting poder ser citado internacionalmente.

    Mas no jogo que vi hoje verifiquei precisamente os mesmos problemas que afectam a equipa desde o inicio de época e que voltarão provavelmente num qualquer jogo do campeonato português,com o melhor conhecimento dos treinadores adversários e, saliente-se, equipas mais habilitadas que os búlgaros de hoje.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma pequena achega, que me passou no comentário anterior:

    Este será provavelmente o registo da época: up´s and down´s. Não é disto ainda o que o Sporting precisa.

    ResponderEliminar
  7. Paulo Sérgio que deixe jogar esta equipa, tal como já a devia ter deixado jogar no jogo com o Benfica após-Lille.

    Vuk em grande forma e Salomão a crescer dão outra alma a este Sporting.

    Polga de volta a central espero que agarre a oportunidade.



    MM,

    Dia 13 de Outubro, às 20h00 em ALvalade finalmente podemos tomar a tal cerveja e ir juntos ver a AG.

    Combinado?

    Alguém que se queira juntar, é desde já bem-vindo!
    Pena que as roulottes não estejam lá nesse dia...

    SL
    José

    ResponderEliminar
  8. Bela noite.

    2 feira espero-vos na minha cidade... Vamos cantar...
    e o Sporting é o nosso grande AMOR...

    ResponderEliminar
  9. «Mátias, um mistério de jogador muito do que aconteceu de qualidade passou pelos seus pés "..." lufadas de brilho, seguidos de eclipses.»

    Não se podem pedir milagres.
    As condições não dão para mais.
    Se até o mais brilhante dos brilhantes ultimamente não resolve...não é?

    ResponderEliminar
  10. Boa Vitória, contra uma equipa fraca!!

    Apesar de satisfeito por ter assistido a uma vitória, NAO ME CONVENCEM!

    A equipa adversária era fraca. Defendia mal apesar de jogar com muitos elementos atrás. E individualmente, muitos deles, eram fraquíssimos!

    O Sporting não me mostrou consistência. Não me mostrou entrosamento. Nem me mostrou fio de jogo. E não me vai continuar a mostrar porque não vejo nenhum trabalho nesse sentido.

    Falam aqui de Salomão e claro que me entusiasma a expontaneadade do miúdo, além de alguns bons recortes que demonstra, contudo não tem maturidade táctica, não tem experiência nem capacidade atlética para garantir ser titular no SCP. Nem é com ele que poderemos lutar contra os nossos rivais.

    Continua-me a parecer uma equipa muito fraquinha tacticamente, desconectada entre sectores e entre jogadores. Sem soluções automatizadas, sem consistência a atacar. Ontem nem deu para ver o Sporting a defender.

    Contra o Nacional foi diferente porque o Nacional é melhor equipa do que estes Búlgaros. E aí o Sporting tramou-se!

    NÃO ME CONVENCEM NADA! PS É MUITO FRAQUINHO!

    Uma palavra para Postiga! Inteligente a jogar e ontem esteve muito bem técnicamente! Todos tivessem a sua inteligência e capacidade!..

    ResponderEliminar
  11. Uma lufada de ar fresco numa semana particularmente quente, duma época que continua a ser uma desgraça.
    Relativamente ao jogo, PS não inventou e com isso ganhou. Jogar em 4-3-3 é claramente benéfico para a equipa, jogar sem liedsons ou djalos também e isso resultou em mais uma vitória e por números gordos.
    Apenas gostaria de ver o alemão na baliza que para mim trará mais estabilidade defensiva e o argentino a defesa central ao lado do carriço, pois polga e andré coelho continuam a mesma nódoa de sempre.
    No fundo, paulo sérgio que não invente e tendo nós um plantel tão fraco e limitado, que tenha a inteligência de por os melhores e no melhor sistema táctico.
    Já que fora de campo somos liderados por nabos e incompetentes, ao menos dentro dele que sejamos homens e respeitemos a camisola que vestimos!!!

    ResponderEliminar
  12. Gostei dos dois jogos, mas continuo a pensar que a equipa é fraquisssima, e que o treinador tambem o é, que os directores sao uma nulidade.
    Ganhamos mas e agora? quando as vacas sagradas estiverem todas aptas como vai ser?
    Quando o Liedson quiser jogar? quando o Valdés estiver apto? quando o yanick começar as birras?
    ai vamos ver se este treinador tem colhões para este SCP.

    ResponderEliminar
  13. LMGM,

    Atendendo à comparação e evidente semelhança entre este jogo e o do Nacional, paira a dúvida se esta não será apenas uma "anestesia" quanto às preocupações.

    Eu estive no estádio e olhei à minha volta visualizando as caras das pessoas: A emoção não estava lá

    ResponderEliminar
  14. Hugo,

    Eu também estive no estádio e achei o mesmo.

    Como já disse esta vitória, sendo saborosa, não me convence nada.

    Principalmente porque não acredito na filosofia deste treinador. Nem nas suas aptidões profissionais.

    um nadinha off-topic,

    Alguém disse aqui noutro dia, e mto bem, que este treinador não tem autoridade para vir dizer que há fome de poder no Sporting. Além de mau treinador, também acho que não tem inteligência para perceber como se deve colocar perante os assuntos do futebol e do clube. Quem é ele para criticar os sócios do Sporting e para se armar em defensor do clube? PALHAÇO!

    Já disse também aqui que andam todos à toa. PS disse, após o jogo com o Nacional que a culpa toda era dele e que os sócios não deviam criticar os jogadores. Até disse uma coisa formidável, que até teriam razão os críticos..ou seja ele reconhece que faz merda atrás de merda, não tem convicções nenhumas! Mas depois o Costinha vem dizer para os jornais que os jogadores têm de se esforçar mais. Enfim, tiros nos pés por todo o lado.

    Por último, há aqui opiniões que o defesa central argentino é bom jogador e fez um bom jogo em Lille. Eu na altura discordei mas não quis cortar muito a coisa, contudo parece-me claramente que não é bom jogador. E em Lille não gostei nada do que fez. É um tosco com cabedal, mais nada! Para mim, Polga e Carriço são a melhor dupla de centrais. Pena foi terem deixado o Tonel sair. Com o dinheiro que torraram no argentino podiam ter renovado com o Tonel!

    ResponderEliminar
  15. Hugo, ontem ouvi os comentadores dizerem que na Bulgária a exibição o fcp tinha sido excelente, não vi mas tive curiosidade de ir ler algumas opiniões e descrições do jogo. Dizem que só não empatou por acaso.

    Não há volta a dar se não forem os Sportinguistas a defender o Sporting ninguém o vai fazer por nós.

    Para existir clima para se passar à acção são fundamentais vitórias, são elas que devolvem a sobriedade que é precisa perante os problemas graves que afectam o Sporting.

    Como disse nada se ganhou ontem, excepto condições de trabalho para o que resta de tempo antes do próximo jogo.

    ResponderEliminar
  16. Eu discordo com o que por aqui vou lendo.

    Ontem tive no estadio e vi muita alegria dos adeptos, adeptos aos saltos como já não via faz tempo. Todos a cantar com mais convicção e mais força.

    Se esta vitória não serve para resolver todos os nossos problemas, não serve, mas serviu para dormir com um sorriso nos labios.

    O que se lê mais hoje, são comentários a desvalorizar a nossa vitória...e assim não vamos lá.

    A equipa era fraquinha??? talvez...mas já perdemos e empatamos com equipas fraquinhas.

    Não fizemos um jogo espectacular, não fizemos, mas já vi jogos melhores que não conseguimos marcar...ontem entraram todas...e assim, só posso ficar contente.

    Pelo menos, posso disfrutar esta vitória até ao proximo jogo.

    SL

    ResponderEliminar
  17. "Não há volta a dar se não forem os Sportinguistas a defender o Sporting ninguém o vai fazer por nós."

    ResponderEliminar
  18. Dezperado, até a equipa só festejou naturalmente após o terceiro golo, os anteriores foram mais actos de revolta que festejos.

    O fraco Levski, está farto de fazer surpresas por essa europa fora, até o Barcelona já foi contemplado. Ontem por competência do Sporting os Bulgaros quebraram, tal como noutros jogos fomos nós que não conseguimos quebrar os adversários. Tivemos vários jogos na mão (Olhanense e Nacional, principalmente) e oferecemos ao adversário a possibilidade de ele se motivar, recuperar o animo e trazer um bom resultado.

    Ontem, foi tudo perfeito, a muralha foi rasgada de bola parada (é mais fácil que em ataque continuado), e quando começamos a tremer e a recuar marcamos o segundo num contra ataque perfeito.

    Depois foi fazer aquilo que fazem contra nós, jogar no erro, tranquilos, com o adversário desordenado a remar contra uma maré para a qual não tinha suficiente motor.

    ResponderEliminar
  19. LMGM,

    Estranho, mesmo muito estranho, na análise dos pseudo-jornalistas ao jogo do FCPorto é ninguém vir dizer que o golo é em fora de jogo...

    ResponderEliminar
  20. LMGM

    Concordo com o que dizes, mas eu apenas falo do que vi...não sei se é por estar ao pé da Juve que cada golo parece um estrondo.

    Mas concordo, se calhar os dois primeiros foram festejados com alegria mas com alguma desconfiança, pelo que nos tem acontecido...mas como dizes, apartir do 3º foi sempre em festa.

    E falando dos jogadores, tivemos um Postiga como nunca tinha visto em Alvalade.

    E pego nesta tua frase:

    "A fechar a contagem Mátias, um mistério de jogador muito do que aconteceu de qualidade passou pelos seus pés, se tivesse metade da intensidade que João Pereira entrega ao jogo tínhamos feito um negócio da china, assim vivemos de lufadas de brilho, seguidos de eclipses."

    o JP é um puto "cigano", por vezes a ireeverencia não joga a seu favor... mas gostei em especial de um lance em que a bola iria sair pela linha de fundo e ele mesmo vendo que já nao conseguia centrar ainda conseguiu enviar a bola para lançamento lateral evitando o pontapé de baliza...Se calhar é um promenor sem importancia, mas gosto da abordagem que faz ao jogo, como se fosse o ultimo lance da sua vida.

    SL

    ResponderEliminar
  21. Não gostei do jogo e não se vê de facto ali bom futebol. Vimos bons jogadores como o João Pereira, Carriço, Maniche, Salomão, Vukcevic ou Postiga mas enquanto equipa não se vê nada de especial. O Sporting não mostrou mais ou melhor do que aquilo que vinha fazendo.

    Não obstante, menorizar a vitória de ontem é um erro. Esta equipa búlgara ganhou no Olímpico de Roma o ano passado, ganhou recentemente na casa do CSKA - que o Porto ontem defrontou - e tem "só" 16 presenças na Taça / Liga dos Campeões, 12 na Taça das Taças e 19 na Taça UEFA / Liga Europa. Vinha de 6 vitórias domésticas nos últimos 7 jogos, ganhou aos belgas na 1ª jornada europeia de grupos e portanto não entrou em Alvalade com falta de confiança.
    Foi por isso uma boa e importante vitória, porque foi num palco europeu, à semelhança do que já havíamos feito em França ou na Dinamarca. Prestigiam este tipo de resultados.

    A vitória de ontem significará evolução no jogo do Sporting? Provavelmente não, porque como o PLF diz o Sporting não joga ao acaso: o jogo é mesmo aquele. Lá dentro a equipa faz o que é pedido. Haverá evolução quando o Paulo Sérgio evoluir também, sendo que ele pode perfeitamente percorrer esse caminho. Continuo a ver o Paulo Sérgio como um individuo intelectualmente não-limitado. Consiga pôr essa capacidade ao serviço da sua profissão e melhorar-se-á muito, porque melhorar-se-á no plano técnico.
    Significará (ainda a vitória de ontem) melhoria nos resultados? É possível, talvez, assim o maior acerto perto da baliza visto ontem se mantenha.

    Foi uma boa vitória. Vitória que em nada deverá servir para que os adeptos do Sporting se esqueçam daquilo que continuam a precisar de urgentemente fazer: substituir - por muito melhor - as suas lideranças e, uma vitória que não merece também ser relativizada.

    Pode ser usada por aqueles que procuram esconder e aliviar-se dos seus próprios insucessos e fracassos, como aqui:
    http://quatroquatrodois.blogspot.com/2010/10/curtas-europeias.html
    Mas por eles apenas.

    Ps: José, estarei apenas por "aqui" até ao dia 07 sendo portanto impossível pegar na dica mas, caso fosse possível seria um prazer enorme ir na sua companhia à AG do dia 13. Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. atão leao? estás às espera de que alguém na SAD espirre para fazeres novo post?

    ResponderEliminar
  23. O quarto foi uma festa!

    Aterramos assim naquele que para mim é o homem do jogo, Hélder Postiga, está nos primeiros três golos, cria espaço para Carriço cabecear, arrasta os defesas para Maniche concluir, assiste Salomão para ele ser feliz e mostrar que ainda nem sequer sabe muito bem como festejar. Depois de dar tudo o que podia e sabia à equipa, disse, “Hoje é o meu dia! Vejam como é fácil!”. Pontapé canhão e um golo para a Europa ver.


    Estava ansiosa para chegar aqui...
    Hoje vi muita gente que antes o criticavam forte e feio, rendida a Hélder Postiga. E eu com um sorriso de orelha a orelha aproveitei para dizer..."vêm como eu tenho razão quando digo que ele é um GRANDE jogador??"
    Espero que tenha embalado, que tenha ficado com a confiança a 1000% e que a partir de agora marque muitos mais, não precisam ser todos como o de ontem...basta que sejam golo.
    E voltou de novo a ser chamado à Selecção!!!

    ResponderEliminar
  24. Hoje tive um dia daqueles...e só agora consegui espreitar uns quantos blogues e se já estava feliz ainda mais fiquei...acabei de comprovar que o Postiga tem IMENSOS adeptos que o consideram o melhor ponta de lança português da actualidade!! (o que um jogo bem conseguido pode mudar)

    ResponderEliminar
  25. Ana, fantástico comentário. Parabéns!

    Ao fim de um dia complicado de trabalho, vim aqui para ver se fazia um post. Tentar manter uma dinâmica no A Norte que só o LdA consegue.

    Conseguiste que vá mas é descansar e ver um filme, obrigado.

    Depois podes passar pela recepção, e recolher o teu mongoloidezinho de ouro, prémio destinado a pessoas especiais.

    ResponderEliminar
  26. OK, LMGM, foi merecida. Vim cá precisamente para apresentar as desculpas. De qualquer das maneiras, escusavas de tomar as dores de outros. Onde é a recepção, mesmo?

    ResponderEliminar
  27. Vá já passou, que não haja aqui o efeito pedro león.

    Sobre o levski: há muito que não assistia tão descansado a um jogo do sporting. Parafuso do polga aos 30 segundos à parte, pareceu-me que sem o liedson e o yannick, sobretudo o liedson, a equipa estava tão solta na relva como o touro na luz da arena quando lhe deixam sair do buraco escuro.

    Não vi ninguém discutir dentro de campo. Malta humilde, não jogam demasiado mas dou-lhes os parabéns sempre que se entreguem totalmente ao jogo. Foi o caso. Espero que não isolado.

    Uma reportagem de um canal de televisão acompanhou as trombas do liedson durante o jogo. Filmaram o primeiro golo com as câmaras apontadas ao banco de suplentes: foi o único que não festejou.

    Deixo a sugestão de tópico: "que fazer com o liedson?", e atiro a primeira pedra: não merece jogar? não joga.

    ResponderEliminar
  28. Não merece jogar, e não jogou. Por mim tudo bem. Assim como com yannick.
    Agora isto? :
    "Uma reportagem de um canal de televisão acompanhou as trombas do liedson durante o jogo. Filmaram o primeiro golo com as câmaras apontadas ao banco de suplentes: foi o único que não festejou."

    ...isto, dizia, acho que é desnecessário.

    "

    ResponderEliminar
  29. Off-topic

    Sou benfiquista. Mesmo que não publiques, quero apenas divulgar isto:

    http://www.youtube.com/watch?v=-y7swlgm9lA&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=vCizSLhiCmQ&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=7Iw4MGSpwMA&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=Td1XjsMRIt0&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=7uTSXYTdIUU&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=M_FPvJ2rkew&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  30. http://www.youtube.com/watch?v=7Iw4MGSpwMA

    a historia da camisola do Rui Jorge...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)