Costinha abriu a porta e Paulo Sérgio não se fez rogado: “bem ou mal o importante é ganhar!”. Talvez o seja para ambos e seja também afinal para nós todos, face à situação em que nos encontramos na tabela classificativa. Mas o dramatismo destas expressões, e outras como “atirar a toalha ao chão”, são uma confissão de incapacidade quando, a meio da jornada 6, e com menos um jogo, o melhor que podemos esperar é chegar ao quinto lugar. Um Sporting verdadeiramente candidato deveria estar a pensar no segundo lugar, a 3 pontos do líder. Paulo Sérgio diz que “confia que é possível recuperar o atraso para FC Porto” mas parece-se esquecer que mesmo ganhando, há mais equipas a quem temos que disputar terreno. Independentemente do resultado e exibição de mais de logo fica prometida uma análise do que significa este baixar de "standard" no Sporting. Estivemos 18 anos sem ganhar mas tínhamos a consolação de "jogar à Sporting". O que significa isso nos dias de hoje?
Perante isto, alguém é capaz de se preocupar com a
s contas do Sporting? Já estará em preparação no Project Finance?
Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Hildebrand
Defesas: Carriço, Polga, Torsiglieri, Evaldo, Nuno André Coelho, João Pereira e Abel.
Médios: Matias Fernández, Zapater, André Santos, Diogo Salomão, Tales e Vukcevic.
Avançados: Saleiro, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson.
Como pode o outro imaginar sem agrado a possibilidade de ser presidente do Sporting. Clientes destes é que eles gostam: sufocados e apertadinhos. E ainda há quem diga que os Bancos só gostam de emprestar a quem pode pagar.
ResponderEliminarO Sporting é um verdadeiro mundo de fantasia.
Mas daqueles maus, dos que enganam muito e não fazem sonhar ninguém.
Ninguém vá ao teu socorro que não precisas ...
Não é uma questão de se fazer rogado, é a mais pura das verdades. Há algum treinador que prefira jogar bem e perder, a jogar mal e ganhar? O ideal será jogar bem e ganhar, obviamente, mas entre essas 2 possibilidades, qualquer treinador no Mundo escolherá a 2º. Quem disser a 1ª estará a mentir.
ResponderEliminarSobre o mesmo tema, na vizinha Espanha:
Ricardo Carvalho
«É um treinador que pensa como os jogadores e como eu próprio: mais vale jogar mal e ganhar, que jogar bem e perder... O ideal é jogar bem e conseguir a vitória, e eu que o conheço sei que se ganhamos e jogamos mal Mourinho não fica totalmente contente»
Sinceramente nem sei que esperar do jogo de hoje...oxalá este meu desânimo se deva única e exclusivamente à maldita enxaqueca que me atormenta há 3 dias e não ao receio de mais um resultado desastroso.
ResponderEliminarLeão de Alvalade,
ResponderEliminarO Sporting não é para lamechices: agora é ganhar, ganhar! Acabou-se a tentativa de dar espectáculo com a vitória como objectivo subsidiário...
Esta discussão da dicotomia entre jogar bem e ganhar (como se fossem conceitos mutuamente exclusivos) é das coisas mais idiotas que existe no futebol. Porque não é difícil inferir-se, deste tipo de afirmações, que o resultado (ganhar) é indiferente ao processo (jogar bem) e daqui extrapolar-se que mais vale "jogar mal e ganhar do que jogar bem e perder". De um vazio intelectual bem ao nível daqueles que, de 6ª-feira para cá, o repetira: PS e Costinha são duas faces da mesma moeda.
Mas há nuances. Se nos podemos digladiar sobre este conceito indeterminado conhecido por "jogar bem" - o conceito de ganhar já é bastante objectivo - no que há um mundo de hipóteses em que jogar bem é jogar com muita eficácia, por exemplo, já me parece mais prudente olharmos para os declaratários Costinha e PS e compreendermos se há uma dissonância entre ambos acerca do conceito.
Costinha disse o mesmo que PS: reconheceu que a época não vem correndo como esperava e disse que pode vezes não bastava jogar bem. PS, a esta afirmação, acrescentou algo que (nós juristas chamamos de..) densifica o conceito de "jogar bem", esclarecendo que " O que fizemos foi trabalhar com a imagem desse jogo e demonstrar ao grupo aquilo que foi bem feito e aquilo que foram as nossas lacunas. O grupo, acho que ficou elucidado. O Benfica jogou o jogo inteiro no nosso erro, e pena foi que nós, depois de trabalharmos bem a bola até à entrada da área deles, não tenhamos finalizado as jogadas. Colocámo-nos a jeito do tipo de jogo que o Benfica queria fazer. Temos de ser mais incisivos no último terço do campo e aumentar a nossa agressividade e determinação. Não podemos ser uma equipa tão simpática para os nossos adversários"
Ora, sugiro que a interpretação a dar das palavras de PS passe pela constatação de que não basta chegar ao último terço ("jogar bem"), é preciso concretizar ("ganhar". O que nem seria reprovável...
Pois.
A questão é que o PS tem repetido à exaustão que o Sporting joga bem e que falta eficácia na concretização. E isso encontra-se presente noutra parte da sua conferência de imprensa, quando disse que "Preocupa-me, mas, nesses jogos em que perdeu pontos, a equipa apresentou elevados índices de criação de jogo, esteve sempre muito próxima do golo, mas não foi eficaz. Temos de nos tornar mais objectivos, sabemos que os outros vão perder pontos, mas teremos de saber fazer a nossa parte."
E este, mais do que a estéril e ridícula discussão do "jogar bem ou ganhar", é o ponto mais importante: o PS não apenas acha que o Sporting joga bem (o que ainda tem uma alguma componente subjectiva), acha também que o Sporting jogou bem na Luz (repetiu-o) e acha que o Sporting teve problemas de eficácia no jogo contra o Benfica (apesar de se contarem pelos dedos as vezes que passou o meio-campo com a bola controlada).
Assim, contextualizando a sua afirmação, conseguimos constatar que mais este chavão é um meio termo entre a idiotice e a alienação da realidade. Mais uma pérola made in Alcochete.
PLF:
ResponderEliminarComo digo no post prometo a minha própria reflexão sobre o tema, mas não posso deixar de antecipar que sou dos que entende que a preocupação primeira deve ser a de jogar bem porque é que nos deixa mais perto de ganhar.
Veremos que reflexos têm este tipo de afirmações no jogo jogado mais logo. Mas isto parece-me mais um incitamento a um jogo "à ramaldense" como se costuma dizer por aqui.
Se não fico triste com as vitórias do meu clube, já dificilmente me satisfaço com maus espectáculos.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminartambém sou daqueles que acha que "jogar bem" leva uma equipa a estar mais perto de ganhar. E se tenho uma concepção própria do que é jogar bem, sei que cada um tem a sua e que aqueles que não se preocupam com isso (nem têm) percebem sempre que tipo de exibições são mais conducentes ao rumo das vitórias do que outras.
Por exemplo, ninguém achará que uma equipa que jogue um futebol ofensivo muito trabalhado, positivo e espectacular, mas que conceda excessivas oportunidades ao seu adversário de marcar, estará a "jogar bem". Mas reitero, há um grau grande de subjectividade.
Onde já podemos voltar ao campo da objectividade é fazendo a pergunta aos adeptos do Sporting: "acha que o Sporting está a jogar bem"? Aí teríamos uma percentagem. E aí quer parecer-me que o PS estaria (objectivamente) entre uma esmagadora minoria.
Portanto, mais preocupante do que a referida interpretação disjuntiva entre jogar bem e ganhar, preocupará a própria acepção do treinador do que é "jogar bem".
É que se ele acha que o Sporting joga bem...
Eu já tou farto das idiotices que este treinador diz!
ResponderEliminarQuando digo que não tem categoria para treinar um grande penso que o mais importante são os resultados e as exibições (boas exibições a nível táctico, técnico, individual e colectivamente). E nisto ele é mediocre!
Mas além disto também não sabe abrir a boca. Só diz asneiras. Quando este sr. vem dizer que o Sporting joga bem, só me apetece partir-lhe os dentes! Parece que está a brincar com o Sporting, com a sua história e a sua dimensão!
É um cretino incompetente! Um treinador mediocre!
Eh, pá!!! Que bela fatiota, sim senhor! Gostei à brava!
ResponderEliminarEsta conversa é a conversa habitual de quem queria mas não consegue. Não deve faltar muito para lhe dizermos adeus. De qualquer modo, só posso esperar que estejamos todos enganados e que o Sporting desate a ganhar e a jogar à bola. A começar já hoje.
A todo o A Norte,
ResponderEliminarParabéns pelo 'project new look' :)
Ficou muitíssimo bem, mais leve e mais organizado.
LdA,
"Estivemos 18 anos sem ganhar mas tínhamos a consolação de "jogar à Sporting". O que significa isso nos dias de hoje?"
Na minha opinião,já não há "jogar à Sporting", quando a equipa sénior do nosso clube joga, vejo um conjunto de moços, alguns esforçados, outros nem tanto, mas quase todos sem saber muito bem para onde ir, nem o que fazer. Com o Carvalhal ainda se vislumbraram alguns laivos de futebol "à Sporting", mas com o Paulo Sérgio caímos outra vez no "pontapé-p'rafrentismo" que por um lado aborrece e por outro assusta qualquer adepto minimamente exigente.
Confesso que me dói tanto ver o Sporting a jogar assim que este ano, nem mesmo quando me deram um bilhete, fui a Alvalade, pois prometi à minha filha que quando fosse a levava a ver o primeiro jogo dela ao vivo, mas quero que ela veja o Sporting a jogar e não este simulacro de equipa que entra em campo equipado de leão ao peito.
Quanto às contas, bem... quanto a isso, se o passivo cresce à velocidade da luz com quinze anos de supostos profissionais muitíssimo bem pagos, talvez devêssemos lá ter amadores, pior não faziam de certeza.
Olá Amigos aqui do A Norte!
ResponderEliminarEnquanto não conseguir elevar o meu moral sportinguista que, diga-se, anda pelas ruas da amargura, venho felicitar-vos pelo novo visual.
Parabéns e creiam que adorava que no nosso clube alguém conseguisse fazer omeletes com poucos ovos.
Anda para aí tanto clube a mostrar que isso é possível. Será que também empenham os activos do clube mesmo antes de os terem? ou no pressuposto de...?
Se me contassem estas histórias há um tempo atrás eu nem sequer lhes passaria cartão mas... hoje... tudo é possível naquele querido clube. Até quando?
Eh Lá... LDA,
ResponderEliminarSai um gajo de casa ao domingo e quando volta dá com a moradia toda transformada e modernaça e o camandro!!
O 'lifting' está mt giro, agora vou lá acima ler o post... :)
Daqui a nada quero duas coisas:
ResponderEliminar1.ª) festejar golo(s);
2.ª) GANHAAAAAAAAAAAAAAAAR!
Para já contento-me com isto. É pouco? Neste momento é o possível...
Abraço e até logo.
Deixei um comentário no forno que já ia em 5 paragrafos de palheta com o PLF e foi-se com o resto da cozinha... Bem agora é ver a 1ª parte e torcer pela segunda que já não vou ver.
ResponderEliminarParabéns LdA, está muito bom.
Isto à bocado não estava assim...muito bem, gostei!!
ResponderEliminarFinalmente Paulo Sérgio viu aquilo que eu já vi há muito...o Liedson não está em forma e por isso não devia ser titular. Teve coragem finalmente para o substituir.
Ainda não chega!?! Até quando é que vamos levar com este treinador / director desportivo / presidente?
ResponderEliminarAfinal o meu desânimo tinha razão de ser...
ResponderEliminarFico sem saber quem manda no SCP,sim pq não acredito que seja o P.Sérgio a mandar recuar os jogadores e jogar na contenção após o 1-0,logo significa que alguém manda ali e não é o treinador...
ResponderEliminarAcho que este ano nem à Europa vamos.
Já não basta dizer que temos jogadores medíocres,há algo mais.
Evaldo do Braga e este Evaldo é a água e o vinho. André Santos NÃO SERVE para o SCP,Zapater idem,NAC voltou a enterrar...
Não há que marque golos.
6 jogos, 2 vitórias-2 empates-2 derrotas, 5 golos marcados-5 sofridos, 8 pontos no total a 10 do líder.
ResponderEliminarVergonhosa prestação no campeonato!!!
mais do mesmo
ResponderEliminar