Teorema de Tales
De Tales o que se pode dizer é que pertence à chamada turma do “foguete molhado”, isto é das decepções da geração de 90. Falamos de jogadores internacionais brasileiros sub-17 e sub-20 a que se augurava grande futuro, mas que ainda não confirmaram o valor que se pressagiava. Com Tales, que jogou com Kardec e Walter, p.ex., estavam na turma do foguete molhado, Lulinha, agora no Olhanense, e o ressuscitado Alex Teixeira que, em Janeiro passado, rendeu ao Vasco a bonita soma de 6 milhões de euros. Grande parte dos problemas de afirmação de Tales tem residido na sua morfologia. Ainda em idade júnior foi sujeito a um programa de fortalecimento muscular para obviar aos problemas que já enfrentava na categoria. Com a subida ao último escalão do futebol profissional esse óbice ganhou maior relevo. E, como agravante, à maior massa muscular correspondeu à perda da capacidade de explosão, a sua melhor característica, juntamente com a capacidade técnica.
Esperemos por ver se o juízo que agora faço está ou não errado. Mas estou em crer que Paulo Sérgio, como qualquer treinador, não porá a cabeça no cepo por uma contratação que não pediu. E se ele queria um pinheiro e um extremo porque chegou um 10? Pormenores que terão que ser levados em atenção quando se fizer a avaliação do trabalho realizado pelo treinador. É que se tudo isto nos penaliza, imaginemos o que representa para quem depende dos resultados...
Pouco ou nada nesta contratação faz sentido, mais ainda sendo o Sporting um clube formador. Com tanto tempo que houve para elaborar e burilar os dossiers é absolutamente lamentável a forma como este dossier foi conduzido para a opinião pública e em particular junto dos adeptos do clube. Se foi para lhes deitar a areia para os olhos só revela desrespeito. Resta-nos esperar que Domingos se tenha enganado á cerca do valor de Tales, quando o observou e rejeitou no inicio de época. E que se tenha também enganado no valor de Hugo Viana e no que lhe vão pagar nos próximos três anos. Olhando ao histórico, em quem confiavam?
Anexo a comunicação ontem enviada pela AAS ao Record (clique para ampliar):
Infelizmente tenho de concordar com o LdA,
ResponderEliminar"com Tales e bolos se enganam os tolos."
O único aspecto positivo nesta contratação é o facto de não terem contratado nenhum velho remunerado principescamente.
SL,
Considero esta contratação uma vergonha! Mesmo que se venha a mostrar um bom jogador!
ResponderEliminarÉ impressionante a falta de critério nas contratações. Desde a atrasada programação da época que se estendeu até ao último dia de inscrições sem conseguir dar ao treinador o que ele pretendia, apesar de muito cedo terem tido a possibilidade de preparar esta época. Até ao facto de se contratar demasiados jogadores para ma mesma posição, um excesso de trincos e afinal o melhor, com mais qualidade e mais futuro já cá estava na casa. Contrataram-se jogadores em fim de carreira que vêem ganhar milhões e tiram lugar aos excelentes valores da Academia. Continuamos sem flanqueadores, sem um matador e sem um senhor central. E agora contrata-se um jogador que ninguém percebe a mais valia.
O clube atravessa momentos muito complicados mas parece que temos os piores gestores de sempre a comandar os destinos do clube.
A minha questão é: se havia uma lista de 20 jogadores para avançado, ou nenhum cá quer jogar ou ou o Sporting não convence ninguém. Triste.
ResponderEliminarCom o tal avançado, os jogos que ficarão 2-0, ficariam 4-0. E pior, os que ficarão 0-0, ficariam 1-0...Enfim.
ResponderEliminarEm Braga observou-se o jogador, treinou com a equipa, foi observado durantes mais de uma semana, certamente, e depois ponderaram e decidiram em não contratar o jogador.
ResponderEliminarAqui o processo foi a vergonha que se viu!
Quais são as necessidades no plantel de um jogador para esta posição? Temos o Matias Fernandez, o Maniche e até o Valdés que sabem jogar bem a 10. Sem falar no Postiga que muitos apostariam nessa posição. Contratámos alguma vedeta indiscutível capaz de ser melhor e sentar no banco algum destes jogadores?
Ou será que é mais um para salvaguardar os interesses de alguém ao mesmo tempo que serve de chupa-chupa para alguns sócios?
Um plantel que continua com fragilidades e falta de qualidade em alguns sectores.
Isto é vergonhoso!!
Eles é que nos en(TALES) bem!
ResponderEliminarMandam embora 4 pontas de lança(3 Pinheiros), Baldé (1,93m), Purovic (1,93m), e owusu (1,87m), um que custou 6,5 milhões (Pongolle) e trazem um médio, Tales de 1,68m.
Ou seja, o ataque, fora Liedson, fica entregue a Postiga e Saleiro, que Paulo Sérgio teve que encontrar uma táctica viável - Liedson sozinho na frente - em que eles não participem, devido à sua (falta) de qualidade. Espantoso!
UM DESABAFO SENTIDO SOBRE UM DIA NEGRO.
http://conselholeonino.blogspot.com/
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarNa minha opinião, este post mistura dois assuntos:
ResponderEliminar1º A não vinda do tal PL que o PS pediu. Não veio, e a culpa é unica e exclusivamente do JEB e Costinha. Ficar apenas com os PL que lá estão parece-me muito curto.
2º A vinda de um brasileiro, um jovem jogador. Mas eu, assim como faço com todas as contratações, antes de começar a falar mal só por falar, vou primeiro assistir ao que faz em campo, para depois poder opinar.
E vergonha considero esta afirmação: "Considero esta contratação uma vergonha! Mesmo que se venha a mostrar um bom jogador!"
Em relação ao termos iguais na Academia, já é uma conversa muito comum. Se fossemos buscar mais um "velho", deveriamos ir buscar um novo com possibilidade de encaixe financerio no futuro...se vamos buscar um puto novo la fora, podiamos ter ido à Academia...é a tal conversa que já enjoa. Uns são gregos, outros troianos...é dificil agradar a todos.
SL
Poderá revelar-se uma contratação importante se o Sporting for atingindo os objectivos, jogo a jogo, competição a competição...jogadores de qualidade nunca são demais nos plantéis, mas será que é mesmo bom jogador para o Sporting ao invés do que foi para o Sp. Braga? O futuro o dirá!
ResponderEliminarInquestionável é, a publicidade feita a mais duas aquisições, ponta de lança e extremo, onde na realidade estamos limitados e nada se confirmou. Quanto a extremos, esperemos que o Izma recupere depressa e esteja de cabecinha fresca e estamos resolvidos, agora quanto ao famoso goleador é que aí pia mais fino. JEB/Costinha, o futebol vive de golos e as vitórias e títulos conseguem-se com golos. Para termos aspirações ao título o nosso maior goleador terá de ter pelo menos mais de 25 golos e o Liedson não sei se conseguirá lá chegar...
Lamento imenso esta indefinição quanto ao reforço da equipa, vamos rezar para que Liedson não se lesione.
João:
ResponderEliminarJá te tinha avisado que todos os teus comentários seriam eliminados. Tenho o direito de escolher as pessoas que aqui comentam e há muito que te tornaste indesejável.
Em relação ao comunicado da AAS, excelente...e mostra que podemos defender o Sporting, mesmo na estando na direcção.
ResponderEliminarMas, não querendo fazer publicidade, li um post deveras interessante neste blog:
http://oantilampiao.blogspot.com/
Parece que as ligações da Cofina (CM+Record) com os porcos lampiões existem mesmo...
SL
Ouvi agora na bola branca que timo hildebrand (não sei se se escreve assim), é o novo concorrente do Patrício.
ResponderEliminarQuanto à contratação de Tales, a minha maior crítica vai para o facto de que não tem nada a ver com o perfil definido pelo treinador e amplamente debatido, devido à maneira como a ele se referiu.
ResponderEliminarDizer que se tem 20 nomes em carteira e não conseguir assinar com nenhum deles, é que me parece estranho. Ainda por cima porque duvido que nesses 20 nomes estivessem o Ibra, Villa e Raúl.
Em relação a Tales, não posso opinar porque não conheço o jogador. Tem um bom CV, como N antes dele, e o facto de não ter ficado em Braga não me diz muito. O RGaúcho não ficou no Estrela e o Giovanni no Guimarães portanto não é por aí.
adams,
ResponderEliminarSe se confirmar, é 1 boa contratação!
Caro LdA
ResponderEliminar"E, aparentemente, nem houve o cuidado – ou pudor? – de fugir à inevitável associação de estarmos perante um favor prestado por Jorge Mendes." Não quererá antes dizer "um favor prestado A Jorge Mendes"?
Não vou pôr mais achas na fogueira. Quem se der ao trabalho de dar uma vista de olhos pela blogoesfera leonina hoje, facilmente a confundirá com a zona florestal de Vila Real. Há contudo, e uma vez mais, uma enorme desilusão por sentirmos que este é mais um ano de desilusão, mais um ano zero. E que isto uma vez mais, e aqui reside a diferença do Roquettismo, ou Jebardismo do Cintrismo por exemplo, nos é auto-imposto. Por negligente incompetência, por incúria dolosa. Não porque o Zé Pratas nos impediu de ganhar com um fora-de-jogo escandaloso, ou porque o Silvano nos expulsou injustamente 2 jogadores. No essencial o mecanismo é o mesmo, chama-se roubo. Os intérpretes é que são diferentes. Antigamente eram externos, e roubavam-nos títulos. Agora estão lá montados dentro e hipotecam-nos o futuro.
Ele podem dizer o que quiserem, que isto é tão simples como isto. Se queriam 1 dez para ser alternativa ao Matias, promissor, ainda que franzino, então tinham ficado com o Rabiu, por quem pagaram $1M há 2 anos atrás! Mas opção foi outra. Este ano o NaTales vem mais cedo.
Há porém um aspecto que este dirigismo tem de se habituar: ao direito a discordar, e a falar de tudo aquilo que acho ser mal feito no meu clube.
O Jeberdismo tem 10 anos, e se exceptuarmos o 1º ano Boloni e do actual presidente, tudo o resto foi assim. Desinvestimento, falta de planeamento desportivo, péssima gestão de activos e uma política de aquisições caótica.
Foi isto que me levou o ano passado a tomar a decisão de não renovar o lugar anual. Porque não admito contribuir para um projecto cheio de nada, eivado de gaffes, cabeças tontas e oportunistas que com sede de protagonismo e defendendo interesses comerciais de terceiros, espezinham a grandeza histórica do Sporting Clube de Portugal.
É um direito que me assiste, de não contribuir directamente para a SAD, mantendo apenas activa a filiação clubística, já de 25 anos.
Esta é uma decisão que me doeu, não pelo afastamento, que intimamnte já havia começado há uns anos, mas pelo simbolismo que encerrou. Eu já não fazia nada naquela bancada Sul. Ás tantas assobiava e invectivava mais do que apoiava. Que é que eu fazia lá? Mas e os outros? Para que é que querem lá os outros? Para que é que querem vender GB? Para lhes mostrar mais Tales da vida?
O período mais próspero do Sportinguista com mais de 30 anos é porventura o pós 1995! É por essa altura que o rival de vermelho desbaratou uma equipa campeã,e a substitui por uma novinha em folha, cheia de matumbos. Durante anos tirámos o sarro aos cabeçudos por causa dos Nelos, Tavares, Paredões, Kings, Bermudez, Michael Thomas, Tahars, Jorge Soares, Pringles, Hassans, Mintos, Kandaurovs, Pandurus, Ilievs, Abazis (no Sporting nunca jogaram Albaneses, mas não deve faltar muito...), Marcelos, Jordões, etc...
Bem eu, arrisco-me a dizer que o nosso 1995, deu-se em 2002, e o nosso Artur Jorge chama-se bettencourt. A azia dos cabeçudos terminou permaturamente em 2005, quando um velho de cabelos brancos os levou a um título à Calabote! Espero que o nosso "cabelos brancos", faça o mesmo que Il Trap e se ponha a mexer, não para a Áustria mas para o BES, gozar a reforma dourada, pondo assim fim à década mais horribilis da nossa História!
Na mala levará o registo de grande obreiro do vergonhoso rol de contratações desta década. Isso e também o facto de ser o "Roqettete" (neologismo- dirigente da era roquette) com mais anos em funções, e que contribui para aumentar dez vezes o passivo. O que vale é que ele não é gestor!
SL
Será que temos aí um novo Schemeichel?
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=UcXgOmVOk1M
Vamos esperar que sim :-D
Quanto ao Timo Hildbrand duvido da necessidade da sua contratação uma vez que o Sporting i) tinha nos seus quadros um GR internacionais, que foi dispensado e que provavelmente ainda tem que suportar parte dos ordenados; ii) e não vejo por hoje a necessidade de contratar outro guarda-redes. Se havia e não se toma em conta Tiago como concorrente porque se renovou com ele e não se emprestou Gollas, que ficará um ano apanhar golas, perdão, bolas?
ResponderEliminarEm relação ao valor de Hildbrand o facto de não ter clube fala por si, embora não diga tudo. Se for o Hildbrand que jogou no Estugarda em 2003/04 foi uma boa aquisição e por excelente preço. Se for o que se transferiu para Valência já não me entusiasma tanto, apesar de reconhecer que o momento do clube foi dos piores para lá passar.
"Talo é uma estrutura vegetativa não diferenciada em raiz, caule ou folha e sem formação de qualquer tecido." - Wikipédia
ResponderEliminarAfinal sempre há qualquer relação entre o Tales e o tal "pinheiro" pretendido pelo treinador Paulo Sérgio, também ele com uma fisionomia de "tronco", para integrar um plantel constituído por alguns "cepos", anteriormente fustigado por "maçãs podres", num clube dirigido por gente que ameaça se transformar em autênticos eucaliptos, tal é a forma como secam os, ainda, magros recursos existentes.
Resumindo, um autêntico bosque desorganizado, sem ordenamento e ausente de coerência e planificação.
http://cantinhodomorais.blogspot.com/
LdA,
ResponderEliminar"i) tinha nos seus quadros um GR internacionais, que foi dispensado e que provavelmente ainda tem que suportar parte dos ordenados;"
O Stoj alguma vez seria opção? Não, estava mais que visto.
"ii) e não vejo por hoje a necessidade de contratar outro guarda-redes."
Eu vejo. Rui Patrício necessita de concorrência efectiva e não seria o Tiago ou o Gollas a oferecer-lha, porque não acredito que o Paulo Sérgio os veja como potenciais titulares.
JVL:
ResponderEliminarComo eu digo "Se havia e não se toma em conta Tiago como concorrente porque se renovou com ele e não se emprestou Gollas, que ficará um ano apanhar golas, perdão, bolas?"
Se não concorrem com Patricio porque pagamos os ordenados?
"O RGaúcho não ficou no Estrela e o Giovanni no Guimarães portanto não é por aí."
Tanto um como o outro eram titulares nas suas equipas e Tales estava relegado à equipa B. E quem eram os treinadores que produziram essas avaliações? Seria interessante sabê-lo...
Tudo isso não faz de Tales um flop, mas, juntando à avaliação de Domingos, obriga a algumas cautelas. Veremos se pega de estaca como algumas espécies arbustivas.
Não posso deixar de concordar com o Cenademaceiros: incógnita por incógnita porque não apostar nas nossas e que nos custaram tanto dinheiro?
O Domingos não gostou dele ou o Braga não precisava de reforço para aquela posição?
ResponderEliminarLMGM:
ResponderEliminarCada um que interprete como quiser:
i)Tales esteve no estágio do Braga em observação desde o dia 30 de Junho.
ii) O Braga contratou, para a mesma posição, Aguiar, em 21 de Julho.
A continuidade do Tiago tem que ser vista noutro contexto: o termos um jogador já com vários anos de casa, no plantel. Outros clubes fazem-no e a mim não me choca.
ResponderEliminar"Tanto um como o outro eram titulares nas suas equipas e Tales estava relegado à equipa B. E quem eram os treinadores que produziram essas avaliações? Seria interessante sabê-lo..."
Eram? Confesso que não me lembro, apesar de duvidar bastante no caso do Gaúcho. Quanto aos treinadores, não me parece relevante. Foi um erro da parte deles, apesar de no caso do RG haver uma verba(200 contos?) que o EAmadora não quis dispender, como pode ter sido um erro agora do Domingos.
Quanto às incógnitas, sou da mesma opinião. A questão é que no caso do Rabiu, pelos vistos, chegou-se à conclusão que ele não tinha qualidade suficiente...
JVL:
ResponderEliminarO Gaúcho quando chegou ao PSG já tinha muito jogo nas pernas.
O treinador é relevante e tens exemplos disso no Sporting. Basta ver o que sucedeu com o Varela: o treinador então achou que não servia os nossos interesses.
"...contratou, para a mesma posição, Aguiar..."
ResponderEliminarEu fazia o mesmo... e desde que ele andou a jogar na Académica. Era da maneira que hoje já não contratava um Tales.
JVL:
ResponderEliminarContudo não creio que seja útil centrar a questão no valor do jogador, uma vez que qualquer Sportinguista quererá que o Sporting tenha feito um bom negócio.
O que eu questiono é porque foi preciso esperar pelo último momento para inscrever um jogador que estava disponível, cuja função na equipa não estava identificada pelo treinador como necessária preencher e as que estavam não o foram.
Não é preciso recorrer ao r. gaucho...também tivemos o Pepe à experiencia e não o quisemos, hoje está no R. Madrid.
ResponderEliminarSe o Domingos não o quis, problema deles. Agora é nosso, e só temos mais é que valoriza-lo.
SL
LdA, não querendo ser chato, o Ronaldinho Gaúcho esteve para assinar pelo Estrela da Amadora aos 17 anos, na pré-temporada de 1998, era treinador do Estrela o próprio Jorge Jesus. No entanto, só se estreou pelos séniores do Grémio em 98, onde ficou até 2001 (44 jogos, 21 golos) antes de rumar a Paris.
ResponderEliminarLdA,
ResponderEliminarA passagem do Ronaldinho Gaúcho pelo Estrela é bem antes da do PSG, pois ainda tinha idade de juvenil (salvo erro) e sendo assim não faz sentido comparar.
Quanto ao timing, perfeitamente de acordo. E lembro-me do caso do Angulo, por exemplo. Duas grandes diferenças no entanto: a idade e não está sem competir, como o Angulo esteve.
LMGM,
Eu também teria ido buscar o Luís Aguiar, quando estava na AAC para o SCP. Imagino o que se diria então.
Dezperado,
ResponderEliminarOu es burro ou fazes-te! e a ultima vez que tento explicar-te uma coisa simples! Por isso as proximas burrices ficas na ignorancia.
Se tiveres 10 trincos e contratares mais um, mesmo que seja bom, achas que estas a ser esperto?
Se precisares de fazer uma salada e ja tiveres alface, faltando-te o tomate, compras mais tomate so porque parece-te um bom tomate?
Tens 6 meses para ires as compras e deixas tudo para o ultimo dia, estando tanta coisa em jogo!!!, achas que nao e vergonhoso?
Vendes o Veloso por um preço baixo porque aceitaste receber um jogador que nao te faz falta nenhuma porque ja tens umjovemcheio de valor , uminternacional A cheio de experiencia, alem do trinco que emprestaste, e achas que fizeste um bom negocio?
Se nao percebes azar!
Pedro
ResponderEliminarNão me considero burro, mas as vezes fico burro com as coisas que leio.
E se leste bem o meu comentario... dividi em dois pontos...um pela frustação de não ter chegado o PL e outro sobre a aquisição deste medio.
Mas como és tão inteligente...diz-me lá quantos jogadores tens para jogar a nº10 caso o Matias se lesione????
SL
O sporting já oficializou estas contratações???
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarJoão:
ResponderEliminarNão adianta.
Caso não tenhas lido lembro-te o que escrevi na caixa de comentários neste post,
http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/07/parece-que-correu-bem.html
"João, hipericão e outros canídeos:
A minha paciência é tão ilimitada como a vossa estupidez.
Ao contrário do que pretendem, não me conseguirão atrair para o campo onde vocês se sentem à vontade e julgo que pela primeira vez desde que este blogue foi fundado tenho que dizer a alguém que deixou de ser bem-vindo. E não são portistas ou benfiquistas! Façam o que bem entenderem com isso e vivam com as consequências.
O que aqui escrevo é a minha opinião. Deste blogue fazem parte outros Sportinguistas que convidei a quem nunca perguntei se pensavam como eu, ou o que pensavam. Sei que alguns deles têm pontos de vista diferentes, que dirimimos aqui na caixa de comentários ou pessoalmente, quando se torna possível.
Este é um espaço que passa bem sem vós, não porque não concordam comigo, mas porque estão abaixo do mínimo que se exige para uma troca de opiniões. Quando o problema de ter opinião se torna numa questão pessoal, não há discussão possível."
Isto foi o culminar de vários comentários patéticos teus, que em nada tinham a ver com os post que eram publicados. Se conseguisses perceber o que lês verias que aqui escreve muita gente com uma linha de pensamento diferente da minha.
Os contornos do negócio Tales são no mínimo estranhos:
ResponderEliminarNa RR:
"O Internacional de Porto Alegre emprestou o jogador por uma época e os "leões" têm opção de compra do passe de um jogador cuja maior percentagem dos seus direitos desportivos pertence ao Saragoça. 50% do passe do jovem médio pertence ao emblema espanhol.
Terça-feira, em cima da hora do encerramento do mercado de transferências de Verão, o Sporting inscreveu o médio criativo Tales Souza.
O Internacional de Porto Alegre emprestou o jogador por uma época e os "leões" têm opção de compra do passe de um jogador cuja maior percentagem dos seus direitos desportivos pertence ao Saragoça.
De resto, o acordo só foi possível com o aval do clube espanhol, que até poderá no futuro, resgatar o jogador, como confirmou, a Bola Branca, o director geral do Saragoça, António Prieto.
"Nós demos o «OK» para o jogador ir para o Sporting. O jogador é nosso e temos essa percentagem (de 50%). Ele estava incluído na operação que fizemos com o Internacional pelo D'Alessandro. Se podemos voltar a chamar o jogador? Sim, porque não? O jogador é nosso", explicou o dirigente espanhol"
Então e se o Sporting e o Saragoça quiserem ficar com o jogador????
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarDezperado,
ResponderEliminarFoda-se, apanhaste-me num dia bom para dar troco a palermas.
Mais uma vez vou explicar-te uma coisa simples.
Se tivesses lido bem, no meu primeiro post, eu falei da falta de critério das contratações, além da atrasada preparação da época. E por isso achava esta contratação muito má -"vergonhosa"- Como não percebêste o raciocínio, vieste tu criticar a "vergonhosa contratação". Eu expliquei-te melhor para ver se entendes e até te dei uns exemplos..
Agora vens falar que não há outro nº10 além do Matias. Se tivesses lido bem outro meu post também falo das alternativas a Matias. Por isso acho que não lês bem tudo o que se escreve aqui.
Mas havendo ou não muitas alternativas, que até há, sendo ou não este jogador um bom jogador, que duvido mas mesmo que seja, é óbvio para quem tem olhos na cara que a incompetência impera nos nossos dirigentes!
E a incompetência não acaba mesmo que contratem um bom jogador. E isto é que é difícil de perceberes. Percebes?
Lê os posts, lê os comentários e pensa!
Boas a todos,
ResponderEliminarBons jogadores são sempre bem-vindos, e Hildebrand se conseguir fazer uma rápida adaptação ao clube e futebol português, é sem dúvida uma mais-valia e a custo zero é uma excelente e inesperada contratação.
Quanto ao Tales, tenho a minha opinião sobre a contratação mas prefiro esperar para ver se realmente é bom ou mau.
tal como já o disseram aqui, já muitos jogadores passaram por Alvalade e foram dispensados por não terem rendido o suficiente ou simplesmente porque não convenceram o mister (caso do Tales em Braga).
Lembro só alguns desses exemplos: Pepe, Moisés, Heinze, etc
Faltou realmente o avançado pois de todos os que temos, apenas um, Liedson, o é de verdade....os outros são tapa buracos bem pagos em demasia.
SL
José
Pedro
ResponderEliminarTens de decidir...ou chamas-me burro, ou chamas-me palerma...
O post não fala em analise global às contratações do Sporting. Fala de um suposto "pinheiro" que não veio (por enquanto) e de um medio que assinou pelo Sporting...
Mas como vais ganhar o premio do Sportinguista mais inteligente que já passou por Alvalade...vens sempre com o mesmo discurso. E aí deixas de criticar construtivamente, para passar para o bláblábláblá.
Bons jogadores são como a cultura (que pelos visto te falta), têm sempre lugar e são sempre bem vindos.