quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Saudades do futuro II

O relato hoje feito hoje no Dn da AG da SAD realizada ontem, só pode derivar de um boato e não de fontes bem informadas. É que não me parece credível que uma AG de uma empresa cotada em Bolsa, destinada apreciar as respectivas contas possa aceitar como justificação para o prejuízo exibido desculpas como “"a instabilidade do clube, as eleições tardias e algum azar com a aquisição de alguns jogadores". E que a assembleia não vá ao cerne da questão, tentado pelo menos perceber porque é instável um clube que acabou de eleger uma direcção com quase 90% dos votos. Ou que aceite com indiferença que a SAD não saiba precisar a percentagem cedida nem a verba auferida com a transacção dos passes de Eric Dier e Tobias Figueiredo. Em qualquer comissão de festas de uma remota aldeia do interior, qualquer quermesse paroquial ou roulote de couratos, justificações ou omissões deste tipo perante os resultados apresentados representaria no mínimo demissão dos responsáveis.  A AG da SAD do Sporting terminou com um louvor à administração e fiscalização. O repórter do DN ter-se-á enganado no texto e assistido a alguma reunião de condóminos ou grupo de bisca dos nove?

Já as declarações de Paulo Sérgio devem ter sido truncadas. Onde se lê “há sede de poder” deveria estar certamente “há sede de se poder ver bom futebol em Alvalade”. Quem no seu perfeito juízo vê, na situação em que o clube atravessa, outra coisa que não seja uma enxurrada de problemas para resolver? Quem é o Paulo Sérgio para minimizar as preocupações dos Sportinguistas pelo caos instalado , caracterizando-as como desonestas?

Não falta quem tenha regressado à conversa dos abutres, classificando os que ontem se manifestaram em Alvalade. Aos que estiveram presentes gabo-lhes o empenho, reconheço-lhes legitimidade, mas deixo-lhes à consideração se o resultado obtido é minimamente satisfatório. Como dizia no outro dia é bom que concentremos energias em acções que sejam decisivas e em palcos onde se possam produzir alterações. Como a AG do dia 13 de Outubro.*

Voltando aos “abutres” é pelo menos bom saber que há o reconhecimento implícito, da parte dos que acham que a resolução dos problemas passa ainda pelos seus causadores, que algo de podre exala do poder instalado no Sporting a ponto de atrair necrófagos. É um principio. É geralmente deste quadrante que vêm as exigências de credibilidade a quem se perfilar para suceder a um candidato cujo programa eleitoral para o Sporting se reduzia a uma folha a4 vazia, onde escreveu a correr Paulo Bento Forever. Essa única promessa eleitoral demorou apenas 3 meses a ser incumprida, mas são agora muitas as folhas A4 de episódios rocambolescos e que diminuíram o valor e a credibilidade do Sporting.

Voltando à noticia do DN. Continuo a pensar que se trata de algum equívoco. JEB confessa-se injustiçado: "Sou perseguido apesar de andar a fazer um favor ao Sporting."  Não tenho a certeza se  o Sporting não precisa de favores. Mas sei que precisa de um líder que ele não tem sabido ser, precisa de competência que ele não tem sabido ter. E precisa ainda mais de gente que haja com convicção e determinação, do que de favores ou de fretes. O Sporting precisa de todos os Sportinguistas, não está em condições de dispensar nenhum. Mas não se pode dar ao luxo de ter as pessoas erradas no lugar errado, mais ainda na cadeira de presidente. Na bancada há muitos lugares vazios a precisar de ser preenchidos.

Considerações sobre a AG:

Desenganem-se os que pensam que será possível levar a cabo com facilidade uma A.G. Ou que, uma vez lá chegados, seja fácil obter grandes esclarecimentos, muito menos pensar que se possa, da mesma forma, obter resultados ou tomar decisões. A constatação destas dificuldades, recorrentes em todas as AG´s, atesta a gravidade da situação em que o clube se encontra mergulhado. Nenhuma instituição saudável criaria tantas dificuldades para ouvir e dar explicações, obstruindo direitos que estão reconhecidos nos estatutos aos seus sócios.

Mas os obstáculos não terminam aí. Todos conhecemos a fragmentação que existe entre sócios e adeptos, sempre muito ciosos das suas opiniões e nichos de interesses, pontuados por antagonismos pessoais. É essa balcanização, associada à apatia generalizada, que tem adubado a raiz da conjuntura e o poder instalado. Esta é a altura de olhar para um bem maior, o do clube, prescindindo de acessórios mesquinhos. Não perceber isto é falhar o essencial e condenar à nascença qualquer intento. Todos os que não se revêem na actual situação devem o melhor de si ao clube.

É necessário não perder de vista o essencial. O que se procura no imediato é dar a voz aos sócios e solicitar esclarecimentos aos órgãos sociais. Não é a altura de falar em alternativas. Elas não aparecerão sem um sinal inequívoco dos associados dando conta de um sentimento de necessidade de mudança. O que está documentado na história recente das nossas escolhas e a persistência no erro desmobiliza por completo o aparecimento da competência. Antes favorece o aparecimento do aventureirismo, próprio de quem não tem nada a perder.

Desenganem-se também que a mais que desejável virar de página nos destinos do clube resolva por si só e num passo de mágica todos os problemas do Sporting. Que, estou certo, estamos longe de conhecer com exactidão e profundidade. A opacidade promovida pelos órgãos sociais desmobiliza uns, hostiliza outros e anestesia a maioria. Só há uma razão que justifique a actual estratégia de ocultação de cadáveres seguida em Alvalade: o alijar de responsabilidades. É uma estratégia até agora bem sucedida que tem divido os Sportinguistas em facções, consoante a interpretação que fazem dos factos. Mas há dados mais que objectivos que recomendam que interrompamos este processo de degradação continua do valor e da influência do nosso clube.
 
*Teor da carta enviado ao presidente da AG pela AAS:
 
"Caro Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal,



Tomando conhecimento, via jornal "Sporting" da convocatória para a Assembleia Geral do Clube para o dia 13 de Outubro com vista a deliberar sobre o Relatório & Contas do Sporting Clube de Portugal, vimos na qualidade de associados do clube e membros do Conselho Leonino solicitar que seja adicionado à ordem de trabalhos o seguinte ponto:



"2. Estado da Nação e Projecto de Futuro para o Sporting Clube de Portugal"



Desta forma, garante-se a superior organização de temas da Assembleia Geral (uma vez ser previsivel que tal tema seja abordado pelos participantes) e permite-se que o Presidente do Conselho Directivo espelhe, perante os sócios, a sua visão para o clube e a estratégia que prevê implementar.



Solicitamos igualmente a publicação da convocatória no sítio oficial da internet do clube, enquanto veículo de comunicação institucional com os sócios.



Com os melhores cumprimentos, subscrevemo-nos com elevada estima e consideração,



Pedro Faleiro Silva



Nuno Manaia Costa



Luis Silva Pires



Conselheiro Leoninos, em nome da Associação de Adeptos Sportinguistas."

14 comentários:

  1. Grande artigo. Eu fui um dos que foi ontem a Alvalade e com orgulho o fiz pois estive com o demais de maneira respeitosa e exemplar a demonstar a minha preocupação pelo estado actual das coisas.
    Se por isso sou abutre? Pois seja.
    Antes ser chamado de terrorista do que ficar em casa a beber leite morno e comer bolachas, porque o que temos hoje no clube é mais isso do que outra coisa para ser sincero. Os mais velhos já não têm fôlego para estas andanças e os mais novos estão mais preocupados em mandar postas no facebook e afins do que levantar o cú da cadeira e tentar que o SCP não acabe ou se transforme numa sobre do que um dia foi.
    Só por isso acho que valeu a pena pois não quero ser nada no SCP nem almejo a nenhum lugar que não seja o meu: SECTOR B16, FILA 3.

    SL

    ResponderEliminar
  2. SPORTING SAD NA TWILIGHT ZONE!

    Declarações da noite passada ao site do clube por parte de Rogério Alves, presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD :

    "Todas as propostas foram aprovadas por larga maioria..."

    "...tal como foi aprovado um voto de louvor à administração e à fiscalização da Sociedade..."

    ??????????????????????????????????

    Qualquer comentário a ISTO é um insulto intolerável à nossa inteligência, ética e moral...

    Qualquer qualificação imprópria é branda para designar esta gente...

    ResponderEliminar
  3. "E que a assembleia não vá ao cerne da questão, tentado pelo menos perceber porque é instável um clube que acabou de eleger uma direcção com quase 90% dos votos."
    ...boa piada Lda...

    "a quem se perfilar para suceder a um candidato cujo programa eleitoral para o Sporting se reduzia a uma folha a4 vazia, onde escreveu a correr Paulo Bento Forever. Essa única promessa eleitoral demorou apenas 3 meses a ser incumprida"
    ...segunda boa piada

    "Voltando à noticia do DN. Continuo a pensar que se trata de algum equívoco. JEB confessa-se injustiçado: "Sou perseguido apesar de andar a fazer um favor ao Sporting.""
    Se o JEB disse isto, foi de muito mau gosto...no Sporting não queremos ninguém a trabalhar por favor (alem de que ainda é pago para isso) nem a fazer fretes.

    Em relação ao comunicado da AAS, achei excelente, e ja partilhei com o Hugo Malcato os meus parabens pela iniciativa. Assim consegue-se lançar ideias sem o bota abaixo que lemos todos os dias em vários sites/blogs.
    Espero que seja aceite e espero ouvir falar sobre o estado da nação Sportinguista.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade,

    o post está excelente. E como está excelente, obriga-nos a pensar na razão pela qual, mais do que uma novela mexicana, o Sporting se transformou num conto kafkiano.

    Não consigo perceber se se perdeu o contacto com a realidade ou se chegou ao contacto com a impunidade. Sei que se está a perder o contacto com os sportinguistas e - agora não tenho dúvidas - uma sondagem à saída do estádio, dos que restam, sobre o contentamento com as políticas prosseguidas pelos dirigentes seria demolidora.

    Com o país numa crise profunda, é apenas natural que as pessoas se preocupem com as coisas mais importantes na sua vida: com a manutenção do seu posto de trabalho, em trabalhar para mostrar e fazer a diferença, em fazer as contas à vida para o próximo ano, para os próximos 5 anos e que deixem este Sporting a navegar sozinho no mar do surrealismo.

    Só não percebo como poderá haver pessoas que queiram subscrever os VMOCs. Juro que me ultrapassa. Como dizia há cerca de um ano, é como confiar uma fortuna a um viciado no jogo.

    Até quando?

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    Mais um artigo de opinião de enorme qualidade e clarividência, à imagem do 1º tomo.

    No entanto, caro LdA, de acordo com o meu comentário prévio(SPORTING SAD NA TWILIGHT ZONE) há sinais que são flagrantes da parte do poder que há 15 anos usurpa o nome do nosso clube.

    Trata-se no fundo duma Oligarquia económico-financeira altamente incompetente ao nível deste negócio, que inspirada por Roquette, apoderou-se progressivamente do Sporting CP e transformou-o num produto desportivo de péssima qualidade mas que por via dos seus activos, da sua dimensão e implantação no País é, por outro lado, um produto financeiro/bancário muito apelativo para os que o controlam.

    Agora no consulado JEB, chegámos a um ponto em que já é possível vislumbrar com clareza que o Projecto é ferozmente NÃO-DESPORTIVO! Era mesmo fundamental desviar do caminho a "variável" mais indesejável do Projecto(os sócios e adeptos)e ir assegurando estatutária e institucionalmente, mas SEMPRE com o aval dos sócios - os piores sócios do mundo - a amputação do clube em favor da SAD - o instrumento societário que está a condenar o SCP a um lento processo de extinção...

    Creio que nesta fase da vida do Sporting, num estado de falência técnica ( e talvez efectiva, com um passivo bem superior a 400 M €) os objectivos do Projecto estarão quase a ser atingidos. Se calhar é por isso que há prémio de desempenho para os administradores da SAD e JEB vê o seu salário aumentar do ano passado para este. É que não tem nada a ver com o futebol...

    E é "com a faca e o queijo na mão", com 90% de votos e toda a legitimidade democrática para agir em nome da....SPORTING SAD, que este Conselho Directivo, o PARADIGMA DA INCOMPETÊNCIA NA GESTÃO, e que só se demitirá se for substituído por um CLONE seu, avançará com o plano financeiro para liquidar de vez o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Tudo diante dos plácidos olhos dos sócios e adeptos do outrora GRANDE SPORTING!

    COMO É QUE FOI POSSÍVEL?????

    A menos que.... apareça algum Sportinguista ( necessariamente independente, louco e/ou milionário) e que num próximo acto eleitoral haja um milagre!

    Caso contrário... adeus SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  6. Nota: AAS: sempre na defesa dos verdadeiros e superiores interesses do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

    Um abraço Pedro, Manaia e Luís Pires.

    p.s. duvido que esse grande Sportinguista que é Dias Ferreira ( coerente, recto, digno, um verdadeiro homem de palavra) aceite a adenda...

    ResponderEliminar
  7. - Questionado sobre a transferência do Pongolle por nada mais nada menos do que 6,5 milhões de euros, disse Bettencourt:

    «Foi um barrete. O Pongolle foi um barrete, acontece...
    Tinhamos as melhores informações sobre o jogador... do senhorio dele, que era o Cristiano Ronaldo, do Beto e do Carlos Martins que o conheciam do Recreativo de Huelva.»

    - Em referência ao desaparecimento do Sporting nas instâncias onde se decide o futebol, disse o presidente:

    «Não temos influência nenhuma, zero. Não temos nenhuma visibilidade nem qualquer poder. Nem lá estamos.
    O poder no futebol está dividido entre o porto e o benfica. Nós nem lá estamos.
    Mas também não andamos a roubar e a matar...»

    - Mais uma bela declaração de Bettencourt:

    «Sou perseguido apesar de andar a fazer um favor ao Sporting.»

    - E como cereja no topo do bolo:

    «Posso ser nabo e incompetente a nível desportivo mas sou tão ou mais sportinguista que o senhor.»


    Eu só pergunto: ATÉ QUANDO?

    ResponderEliminar
  8. Falando em coisas mais alegres...
    Ganhámos o 3º jogo na UEFA Futsal Cup por 2-1 e consequentemente o grupo com 3 jogos, 3 vitórias!

    ResponderEliminar
  9. Até porque daqui a pouco temos jogo da Liga Europa e há que ir mudando o estado de espírito ...

    ResponderEliminar
  10. 15 meses de fracasso desportivo, pontuado pelos piores records negativos da nossa história centenária...

    15 meses de péssima gestão do plantel sénior de futebol...

    15 meses de caos financeiro agora tornados públicos pelos prejuízos assustadores do último ano...

    15 meses de gafes, perseguições aos sócios e de vassalagem a todos os pintinhos, mendes, orelhas e companhia do futebol português...

    Moral da história? O primeiro presidente remunerado na história centenária do Sporting Clube de Portugal resolveu aumentar-se a si próprio (da canalha que o acompanha nem sabemos pormenores) e passa a sacar mais de 20.000€ mensais ao clube...

    Se os sportinguistas são verdadeiros leões e não gatinhos amestrados, há que fazer de cada jogo em Alvalade uma pateada aos dirigentes do croquette!

    Expulsão dos bêbados que estão em postos-chave!
    Fogo sobre os oportunistas!
    Morte à escumalha tecnocrática!
    Viva o Sporting Clube de Portugal!!!

    ResponderEliminar
  11. Sem tempo para mais, deixem-me apenas dizer que foi maravilhoso olhar para a bancada e ver aquela malta a divertir-se...


    Goleada para lavar a alma. Não há fome (de golos) que não dê em fartura!

    Uma excelente 5.ª feira europeia!

    ResponderEliminar
  12. Carissimo LDA:

    Louvo-lhe a coragem e a persistência. Este texto, juntamente com a primeira parte deveria ser lida com atenção por todos os Sportinguistas a quem a sorte do clube ainda diz alguma coisa.

    Notável é o mínimo que posso dizer para classificar esta sua "Saudade do Futuro" I e II.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)