terça-feira, 21 de setembro de 2010

Transições

"Ouvi o dr. José Maria Ricciardi dizer que gostaria de ser presidente do Sporting, e faço-lhe um apelo: espere pelas condições ideais, mas avance para a presidência do Sporting, candidate-se. Forme um núcleo de gente competente e vencedora." Paulo Pereira Cristóvão, ontem, à RR.


As palavras são de Paulo Pereira Cristóvão e certamente que surpreenderam muita gente. Qual o sentido em que devem ser interpretadas não sei. Desconheço se foram ditas com ironia ou se correspondem a um apelo sincero. No meu entender, fazem todo o sentido. Neste momento da sua história o Sporting não se pode dar ao luxo de dispensar nenhum Sportinguista, seja qual for a sua origem ou história, e que manifeste a vontade de se apresentar a eleições. Pelo menos sem ouvir o que tem a propor. E faz cada vez mais sentido, nas actuais circunstâncias, pensar e preparar um futuro próximo para o governo dos destinos do Sporting. A gestão de Bettencourt parece ser capaz de mais depressa passar de verde a apodrecida, sem primeiro dar sinais de qualquer amadurecimento. Mais cedo do que tarde a questão da liderança voltará a estar na ordem do dia, se é que, no actual mandado, ela não esteve sempre na ordem do dia.

Não conheço José Maria Ricciardi e creio que o mesmo acontecerá com a maior parte dos Sportinguistas. Não tenho qualquer preconceito pelo facto estar intimamente ligado às direcções anteriores ou por ser um nome incontornável na estrutura do BES, um dos nossos principais credores. Do que sei, de fonte bem informada, é que tem sido um dos principais fornecedores de oxigénio para a máquina a que estão ligadas as finanças do clube. Sei que há quem veja nele o Dominique Strauss-Kahn que impõe medidas draconianas ou apenas um mero controlador do seu próprio dinheiro.

Não entendo que, para o bem do Sporting, uma solução revolucionária, que passe por esperas ou sequestros, tantas vezes apontadas pelos mesmos que antes das derrotas só conhecem o verbo apoiar, seja a solução para a destituição de uma direcção sufragada com 90% dos votos. Seria estilhaçar o que já revela sinais de fissuras bem evidentes. Para lá da institucional, não me parece haver outra via. Cabe a quem legitimou a actual direcção pronunciar-se sobre a execução do mandato conferido. Julgo que não foi para “isto “ que lhes concederam os votos. A legitimidade termina quando na margem dos erros consecutivos. Ora, tendo sido precisamente José Maria Ricciardi a  convencer e propor Bettencourt a avançar, está na hora de o próprio se pronunciar. Talvez J.M.Ricciardi tenha percebido na prática o ditado popular "quem quer vai, quem não quer manda" e decida pela tripla razão cuidar do dinheiro que é do seu banco, do clube de que é sócio e da SAD  de que é accionista.

Veremos as cenas dos próximos capítulos, se os houver. Espero e desejo que, desta feita, os Sportinguistas não se deixem impressionar ou antagonizar pelas consoantes dos apelidos ou pelo facto de Ricciardi ser o 24º na lista dos portugueses mais influentes, mas apenas e só pela qualidade das suas ideias e projectos. Tendo sempre em mente que, para o Sporting voltar a triunfar, o acento tónico tem que ser recolocado na gestão desportiva.

56 comentários:

  1. Eu confesso que tenho medo deste nome. Nada me move contra o Dr. Ricciardi mas se me perguntarem "é um nome que te empolga?" eu respondo que não.
    Creio que o caso de JEB prova que a competência tem estar na equipa e que o presidente tem de ser algo mais que um bom técnico. Tem de conciliar a sua capacidade de comando e a sua credibilidade junto dos credores ( aqui Ricciardi seria imbatível ) com uma proximidade com a massa associativa. Tem de falar ao coração dos adeptos e é neste ponto que penso que este nome me pode desiludir, mas vamos esperar para ver.

    SL

    ( http://pelomeusportingcp.blogspot.com/2010/09/um-presidente-unico-para-um-clube-unico.html )

    ResponderEliminar
  2. LdA:

    Curiosamente hj fiz o seguinte comentário num post mais aqui em baixo:

    "Só acredito numa plena união da nação leonina com uma liderança forte, personalizada, tolerante com os seus apaniguados, implacável com os seus adversários, transparente. E que acabe com o paradigma que nos (des)governa à década e meia. Enquanto isso não acontecer, por muito que nos custe a todos e principalmente ao SCP, não existirá união."

    Se o Ricciardi ou, já agora, outro qualquer der garantias de cumprir com isto terá o meu apoio. Realço a passagem da transparência... Que garanta a transparência na gestão financeira do clube (e SAD). Já a gestão desportiva, como é bom de notar, terá que ser mais resguardada numa primeira fase e posteriormente explicada após concretizadas as apostas e aplicada a estratégia. E realço a questão da transparência porque quer-me parecer que a 'linha sucessória' não seria quebrada com este candidato a candidato... Mas, tb eu não julgo com base no preconceito e não conhecendo, de todo, este JMR, estou disposta a ouvir e analisar as respectivas propostas. Como, aliás fiz com JEB e PPC. Se optei por PPC em Junho de 2009 foi pq este me pareceu mt mais capaz e preparado que o especialista em trivial persuit: sp muito cagão, arrogante, vago, sem ideia rigorosamente nenhuma como se veio a comprovar (a não ser o ‘PB forever’ e a ‘estabilidade na continuidade’ que lhe garantiram mts votos).

    De qlq forma isto apenas me parece uma ‘apalpadela’ às várias sensibilidades existentes na ‘família’ sportinguista…

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Foi ironia LdA, tendo em conta a importância de Ricciardi na estrutura deste Sporting. Seria mais do mesmo, provavelmente com mais uma troca de lugares associada. Sinceramente, nem quero pensar muito nisso para não estragar já o almoço.

    Abraço de Leão.

    ResponderEliminar
  4. Verdão:
    Imaginei que sim, ou pelo menos considerei essa hipótese. Seja como for fica a minha opinião.

    ResponderEliminar
  5. Virgílio,

    "Transparência" e "Bancos" são termos que não jogam um com o outro, impossível. Não conheço José Maria Ricciardi mas recordo que é o mesmo sujeito que deu impulso à candidatura de José Eduardo Bettencourt, quando afirmou que em termos monetários JEB poderia avançar porque não ficaria a perder nada. A perder para aquele que era o seu vencimento no Santander.

    Mudar por mudar não resolve nada.
    Falar em mudança e fomentar no espírito dos sportinguistas José Maria Ricciardi como "salvador" não é diferente (é a mesmíssima coisa) do tipo de onda que deu os 90% ao Bettencourt.
    Não sabemos o que pensa sobre o Sporting e sabemos apenas que veste a mesma capa que cobre JEB e muitos outros que o antecederam, as vestes de marca "gestores de topo". Os mesmos que afundaram o Clube para onde ele neste momento está.
    Causa-me desconforto ler alguém dizer "não me importava de ser presidente do Sporting" e causa-me desconforto que se esteja já a afirmar um grande sportinguismo e que esse seja atribuído à pessoa que o disse, embora tal não tenha sido aqui feito, neste post.

    Grande sportinguista, homem da banca e gestor de topo.
    Caros: este é o perfil do Bettencourt. Deixemo-nos estar como estamos porque este ao menos tem um cabelo fofinho e diverte os nossos rivais.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade,

    continuo sem perceber como se pode fazer qualquer demonização aos Bancos, sejam eles o que mais tem financiado o Sporting (o BES), seja o BCP. Percebe-se sempre que, (i) refinanciem, mesmo que ganhando juros, ou que (ii) cortem os privilégios de financiamento, face à calamitosa gestão das finanças do clube e que, inclusivamente, (iii) face ao dinheiro que lá têm enterrado (o termo é mesmo esse), procurem exercer todo o tipo de influências relativamente à sua gestão. Quem gere o BES deve prestar contas aos seus accionistas de uma forma que quem gere o Sporting não presta aos seus associados.

    Desconheço também o sentido da afirmação do PPC relativamente a uma putativa candidatura de JMR. Acredito que quem quer ter sucesso não repete fórmulas de insucesso e, nessa medida, não o veria a caucionar a repetição do que o lesaria na sua tripla qualidade de associado do Sporting, accionista da Sporting SAD e accionista do BES.

    Tivesse o lucro sido o objectivo principal da actividade do Sporting nos últimos anos e não estaria o clube e a sua sociedade para o futebol no estado em que estão. Numa citação adequada ao "domínio do império do mal" exercido pela banca: "who's the more foolish: The fool, or the fool who follows him?".

    ResponderEliminar
  7. LdA,

    Gostei do sentido de humor negro...

    Recusa de Auditoria + Hobby de luxo + continuação da falência técnica + perpetuação da pseudo-competência de gestores iluminados + privatização do clube = COOPTAÇÃO!

    Thanks, but no thanks!

    ResponderEliminar
  8. Espero que JEB faça mais uns três mandatos.

    ResponderEliminar
  9. Vamos meter lá o Pinto Balsemão, mal por mal sempre temos uma estação televisiva a dar-nos cobertura. E se o Pinto Balsemão não resultar esquecemos os gestores e enveredamos pela política:
    O Durão Barroso é sportinguista acho, e não falta muito para o mandato na CE terminar. Ou nem precisamos de sonhar tão alto: arranjamos um qualquer ótario como o Rui Gomes da Silva ou o imbecil caixa-de-óculos que o antecedeu - mas que seja sportinguista - e entregamos-lhe o Clube.
    É divertido e é uma experiência gira ser presidente do Sporting, e toda a gente sabe que isto de gente séria que trata de sérios assuntos de forma tão séria em Portugal gosta desse tipo de "férias".

    O Sporting não serve para que gente ligada ao Desporto o comande - não cometamos o mesmo tipo de erros do tipo que se cometem em Munique por exemplo, onde os destinos do todo-poderoso Bayern são traçados por gestores-de-não-topo como Rummenigge, ou Franz Beckanbauer.

    Olhem este, eu ia para este. Vamos descobrir se "gosta muito do Sporting", tem toda a pinta de ser útil:

    http://noticias.pt.msn.com/Politica/article.aspx?cp-documentid=154681101

    ResponderEliminar
  10. MM:

    Começando pelo fim:

    "Grande sportinguista, homem da banca e gestor de topo.
    Caros: este é o perfil do Bettencourt. Deixemo-nos estar como estamos porque este ao menos tem um cabelo fofinho e diverte os nossos rivais"

    LOL!

    Como disse, não conheço a peça. Sinceramente, nem sequer me recordo de manifestações públicas sobre o SCP de Ricciardi... Se a candidatura tiver pernas para andar, cá estarei atento e pronto a julgar tudo o q a envolver. Para além das ideias / ideais, os restantes nomes da lista seriam, certamente, uma dessas análises a fazer...

    Como reparaste no meu primeiro comentário, manifesto mts reservas e dúvidas qt à transparência... Por alguma razão seria.

    De qlq forma, continuo a pensar que isto é apenas uma espécie de sondagem às sensibilidades do povo leonino e não dará em nada... Até por essa eventual proximidade JEB - JMR. Digo eventual pq eu não consigo confirmá-la, claro está, mas realmente parece existir.

    Uma vez que a continuidade pura e dura não interessa e já se sabe o que nos traria e a "revolução" parece estar fora das cogitações de gde parte dos nossos consócios, que temem nomes 'desconhecidos', alguém terá que liderar uma espécie de 'terceira via'... Será isto possível?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. "Espero que JEB faça mais uns três mandatos"

    LMGM: gde manifestação de fé, carago!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. MM:

    LOL (Novamente)

    Pedro Mota Soares? E pq não o Ti Anibal? O Zé Trocaste não, que já disse que é lampião... o Toni Costa tb é burmelho. O Pedrocas 'vou-andar-por-aí', já lá esteve e não deixou saudades... Eh Pá, tá dificil... o Ferro é do SCP mas apareceu no caso 'casa pia'... O Coelhone da Morta Engil!!!! É isso: até já estou a vê-lo a dizer: "quem se meter com o Sporting, LEVA!!!" hehehe...

    Eh pá... Estás-me a divertir, mas 'bora lá a falar sério sff :)

    ResponderEliminar
  13. LMGM:
    Eu só espero que ele comece o primeiro.

    Quem espera desespera.

    ResponderEliminar
  14. "Eu só espero que ele comece o primeiro"

    :D

    Ano e meio a aquecer... Acho q o motor não tá frio, tá mesmo gripado...

    ResponderEliminar
  15. LdA e Virgilio, durante dois minutos não pensem no JEB, pensem no que teria de acontecer, no que significava para o Sporting conseguir que um presidente ou direcção se mantenha em funções durante 4 mandatos.

    Não é a próxima que tem de dar certo, é já esta, é esse o meu desejo e, para mim, aquilo que o Sporting precisa. Urgentemente.

    ResponderEliminar
  16. Virgílio é complicado falar sério. Tenho-me como uma pessoa esclarecida e com um razoável entendimento das coisas mas confesso que vou tendo muita dificuldade em entender muita coisa.
    Vejo as pessoas erradas terem as normais e erradas reacções que sempre têm e ser muito aplaudidas por isso mas, vejo também muitas pessoas certas afirmar coisas muito estranhas.
    Confunde-me isto. Tenho dificuldade em encaixar este tipo de complicações - que não deviam ser propósito para nada - sobre tabuleiros cujas peças, casas e suas relações são mais do que vistas e conhecidas.

    Discutir o quê, o Ricciardi?
    Não sou cliente ou accionista do BES.

    Um abraço forte.

    ResponderEliminar
  17. Nós precisamos é de um Papa! Anti-benfiquista e anti-tripeiro na mesma proporção. Um gajo que saiba lidar com a populaça pois é disso que se trata quando falamos de futebol. Esta merda que nos agarra e vicia é completamente irracional, logo não precisa de gente racional que perceba de números mas que não nos chegue à alma! Eu quero é um gajo que seja adorado pelos milhares de pescadores, almeidas e afins que adoram o nosso Sporting. Um gajo mordaz, com sentido de humor, que saiba pôr os nossos orgulhosos e os outros em sentido. Há um clube que o tem, outro que pensa que tem e outro que se recusa a tê-lo. Deixemo-nos de tretas e do politicamente correcto. Devolva-se o Sporting ao pobão berde caralho! Enquanto ele ainda existe!

    P.S.: Desculpem o desabafo irracional, mas estou farto destes nomes impronunciáveis... Quero um Silva a presidente!

    ResponderEliminar
  18. LMGM:
    Não estou preso a nomes, como se pode ver até pelo post, antes sim a acções.

    Assim um presidente que erra consecutivamente num mandato não quero que faça 4 por razões óbvias.

    Infelizmente o Sporting está perto de esgotar a sua margem de erro.

    Se, em última análise, for melhor para o clube, que o seu mandato seja interrompido, porque não?

    ResponderEliminar
  19. Porque o melhor para o clube é não ter de mais fracassos... e quem vier, seja lá quem for, não terá melhores condições para ter sucesso do que aquele que lá está, quando muito terá as mesmas.

    De resto passado 6 meses de mandato, o melhor vai continuar a ser o João Rocha, ou outro qualquer, mas nunca o que lá está.

    ResponderEliminar
  20. Ilegalidade no 2º golo:
    http://oantilampiao.blogspot.com/2010/09/vale-tudo-para-recuperacao-da.html

    ResponderEliminar
  21. Berde e Branco:
    a gestão actual dificilmente poderá ser mais populista do que já é. E decisões irracionais provocarão resultados do mesmo teor.

    ResponderEliminar
  22. MM:

    Concordo plenamaente com a tua visão.

    Eu sei que é dificil perceber intenções qd se lê algo que outro escreve e que por alguma razão não conseguiu ser completamente claro, mas qd escrevi para falares a sério estava, eu próprio, na galhofa! ;)

    E depois de escrita a frase supra, suspeito que ainda não desliguei o complicador ortográfico...

    hehehe...

    Retribuo o forte abraço. Mais um.

    ResponderEliminar
  23. LMGM:

    Eu percebi a tua intenção. Era bom sinal que um presidente do SCP conseguisse alcançar essa meta. Pura e simplesmente não acredito que JEB (face a todo o historial apresentado) seja o nosso homem. Só mesmo com uma infinita dose de fé!(daí a minha afirmação)

    Como acreditar nas capacidades de alguém que leva ano e meio de miséria atrás de miséria sem parar? Não dá, amigo...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. "Quero um Silva a presidente!"

    Meias-finais (ao intervalo):

    Anibal 1 Ricciardi 0

    Mota Soares 0 MoRta Engil 0

    :)

    ResponderEliminar
  25. "De resto passado 6 meses de mandato, o melhor vai continuar a ser o João Rocha, ou outro qualquer, mas nunca o que lá está."

    gora mais a sério:

    Estás a ser injusto, LMGM.

    Não tenho prazer nenhum em criticar seja quem for ao fim de seis meses. Muito menos o presidente do nosso clube. Julgo que nenhum sportinguista terá. Mas faz lá uma análise séria aos primeiros seis meses de JEB, caraças... Já agora aos meses TODOS do actual mandato...

    ResponderEliminar
  26. LdA,

    No próprio comentário fiz referência à minha insanidade. Foi um acto de desespero. :)

    Mas em relação ao populismo da actual direcção deixa-me que te diga que não é populista quem quer, pois o verdadeiro populista acaba por também ser popular.

    Obviamente o JEB quer ser um gajo popular, e como tal arma-se em populista, mas não passa, aos olhos do comum mortal, de um betinho pretensioso com a mania que é engraçado mas que na prática não faz nada de jeito. Ou seja, é um populista falhado.

    Resumindo, a ser populista, que se seja genuíno, como era o Cintra e não uma imitação barata (neste caso cara, cada vez mais cara para o nosso Sporting) como é o caso.

    Atenção que não estou a defender Cintras nem nada do género, mas já que estamos numa de falar do futuro acho importante discutir esse sempre difícil equilíbrio entre racionalidade e emoção, pois se o primeiro é importante, num desporto de paixões como o futebol, o segundo não é menos importante. E humanos com a combinação ideal dessas duas características são cada vez mais raros...

    SL

    ResponderEliminar
  27. Realmente para quem está habituado a estar 18 anos sem ganhar nada, esperar mais 2 anos pelo final deste manda-to não deve custar nada... há com cada crente.

    ResponderEliminar
  28. Amigos,

    Custa-me ver comentários irónicos sobre assuntos relacionados com o nosso clube numa altura destas.
    Sabiam que começamos há pouco este campeonato?
    Já viram em que posição nos encontramos e sem vislumbrar uma luzinha ao fundo do túnel?
    Á pois!!!! Esta equipa é jovem e tal... pode até ser mas... não acham que já era tempo de termos uma equipa madura? Não acham que já deveríamos ter um Treinador a sério? Não acham que Presidentes monárquicos de muito boa linhagem e cursos superiores não são obrigados a perceber de futebol?
    Pois então que venha de lá alguém que não corresponda a nada relacionado com "elites" mas perceba da poda e nos dê momentos de verdadeiro "frisson" ao assistir a um jogo jogado pelo nosso querido Sporting.
    Que saudades!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  29. Tite:

    Por vezes a ironia é uma arma bem mais poderosa e inteligente...

    Mas concordo ctg. Acho que já estamos tds um pc fartos de conversas. Sejam elas de conteúdo irónico ou não.

    Seria preciso mais acção, até pq … “a malta chega aqui e vê-se confrontada com uma série e determinadas situações em q ñ acontece nada... Ainda por cima há gajos que andam pra'aí, a fazer trinta por uma linha e passa td incólume, páh... que é coisa que a malta não percebe! E depois 'eles' falam, falam, falam, falam, falam, falam mas ng os vê a fazer nada, e a malta fica chateada... pois com certeza que fica chateada... tá a perceber? Heh!

    ;)

    ResponderEliminar
  30. então....................................e o Luis Duque?

    ResponderEliminar
  31. Se pedir uma auditoria voto nele, senão que se fod**
    Estou fartos de nomes de famílias bem, de tachos e de incompetências.

    Quero alguém que seja competente, que defenda o nosso grande Sporting, que se insurja contra os lobbies das tv's, das arbitragens, do norte.

    O Sporting precisa de alguém com tomates e que ame a melhor camisola do mundo.

    ResponderEliminar
  32. Cachecol, o Luis Duque não pode ser, ele é da continuidade, concorda por exemplo com algo que foi feito nesta reestruturação financeira (e eu também), a fusão da sociedade que gere as receitas de marketing e publicidade com a SAD, facto que levou a continuidade da época a abdicar dele.

    Complicado não é? É o Sporting!

    ResponderEliminar
  33. Não LMGM, não é complicado. Vou procurar algo que fica extremamente bem num momento em que Ricciardi aparece a dizer que não se importava de ser presidente do Sporting.
    É muito fácil de compreender e não tem nada de complicado.
    Espero encontrá-la, até já.

    ResponderEliminar
  34. Quatro anos de pancada nos responsáveis do Sporting, incluindo Soares Franco e Paulo Bento, deixaram-me com medo de morder a própria língua. De maneira que foi de coração aberto que rumei na semana passada a Alvalade, para assistir ao Sporting-Twente.
    Sim: eu sabia que o miserabilismo das épocas anteriores se mantivera durante a elaboração do plantel para a nova temporada. Sim: eu já percebera que isso de José Eduardo Bettencourt ter começado a apelar à emoção representava apenas uma mudança de discurso, não de políticas. Sim: eu não tinha qualquer ilusão quanto à possibilidade de um grupo de jogadores que há dois ou três anos se vinha mostrando desprovido de génio e de força ter, entretanto, engolido a poção mágica de Astérix. Mas esperava, pelo menos, alguma ambição. Alguma vontade, algum empenho – algum, vá lá, do sonho cultivado pelos sócios que se deixaram encantar com a nova linguagem oficial. E não o encontrei.
    Não o encontrei nem vou encontrá-lo. Eu li os jornais do defeso e vi os jogos da pré-época. Mais do que isso: eu tenho muitos defesos e muitas pré-épocas acumulados na memória. E sei duas coisas. A primeira é que o Sporting não tem jogadores. A segunda, e muito mais importante, é que o Sporting não tem desejo. Tanto colectiva como individualmente, virou uma coisa penosa: um monte de gente a quem disseram que era preciso meter um golo, mas que não chega sequer a perceber porque é que isso de meter um golo é tão importante.
    Quem olha a partir daqui, início de Agosto, são mais nove meses iguaizinhos aos últimos anos: frustração atrás de frustração, um ou outro brilharete para disfarçar, mais frustração atrás de frustração.
    Obama pode anunciar o fim da crise quantas vezes quiser: a crise do Sporting, aquela que é sua e de mais ninguém, continuará. Porque não é económica, é estética. O Sporting que esta dinastia inventou apaixonou-se pela imagem do aristocrata falido. Acha-a charmosa, até elegante, seguramente superior. E cultiva-a. Se pudesse, inventava mesmo um campeonato só para si: um campeonato em que seria sempre campeão e último classificado ao mesmo tempo – um campeonato, aliás, em que não haveria campeão nem último classificado, apenas um grupo de garbosos rapazes que dão sempre o seu melhor, mas que, de qualquer maneira, um dia destes vão ter de acabar com a brincadeira, pois há muitos negócios para gerir.
    Sim: José Roquette e Dias da Cunha e Filipe Soares Franco e José Eduardo Bettencourt e a maioria dos senadores que os acompanharam ao longo destes quinze anos não fizeram outra coisa senão transformar o Sporting naquilo que ele havia conseguido evitar ser durante décadas: um clube de queques. Um country club orgulhoso do seu ténis e do seu golfe e do seu bridge, mas persistentemente derrotado ao ténis, ao bridge e ao golfe por esses clubes arrivistas que nunca perceberam o que significam o ténis, o bridge e o golfe e se põem, tontos, a cultivar o mérito, essa estúpida mundanidade.
    No meio, está Paulo Bento. Na verdade, isto não é um sistema novo: funciona há milhares de anos em muitos lugares do mundo. E, embora ele quase nunca tenha trazido mais do que a fome e o ranger de dentes, sabe deus como à metade de cima desse sistema nunca faltou pão na mesa.

    Joel Neto

    Ps: Ler Paulo Sérgio Bento onde se lê Paulo Bento.

    ResponderEliminar
  35. Virgilio, para fazer uma análise séria dos primeiros três meses do mandato de Bettencourt, tenho de olhar para um facto importante, toda a estrutura de futebol que foi eleita e que viu os seus contratos renovados demitiu-se quatro meses após a tomada de posse.

    Achas este facto relevante ou irrelevante em tudo o que aconteceu na época passada?

    Achas que Bettencourt aceitava ir a eleições com outra estrutura do futebol?

    Ou achas que ele foi enganado por Ribeiro Teles que se comprometeu com a pasta do futebol se ele fosse candidato e posteriormente se demite por causa de um treinador?

    Achas que Bettencourt ficar e lidar com os problemas criados por outros é competência ou incompetência?

    Achas que neste intervalo de tempo Bettencourt devia ter deixado o futebol entregue a José Lima e Salema Garção e ir tratar da reestruturação financeira? Seria isto um acto competente ou incompetente?

    Análise séria? Ainda vou ver Ribeiro Teles presidente do Sporting e Bettencourt escorraçado. A única continuidade que há entre Bettencourt e Soares Franco é que ambos comunicam mal, agora este reestruturou o futebol, reestruturou financeiramente o clube, deu passos decisivos na construção do pavilhão, aumentou o apoio às modalidades em ano e meio e o outro não consegiu nada disto em 4 anos de mandato.

    ResponderEliminar
  36. Texto na íntegra pode ser por exemplo lido aqui:

    http://leaodaestrela.blogspot.com/2009/08/o-aristocrata-falido.html

    Nada de novo, teve bastante eco na altura em que foi escrito.

    ResponderEliminar
  37. Perdoa-me o abuso LMGM:

    "A única continuidade que há entre Bettencourt e Soares Franco é que ambos comunicam mal (Bettencourt comunica bem pior), agora este reestruturou o futebol (vendeu o que era bom - inclusive a rivais - e mandou o Costinha e o Jorge Mendes ir comprar 1 lateral decente, 1 lateral bom e meia dúzia de amigos, num pacote que custou qualquer coisa como 24 milhões de euros), reestruturou financeiramente o clube (agravou-lhe o vermelho das contas), deu passos decisivos na construção do pavilhão (Mário Patrício), aumentou o apoio às modalidades (Mário Patrício) em ano e meio e o outro não conseguiu nada disto em 4 anos de mandato (pois não, e por isso é que é no fundo é tudo a mesma merda, embora o Soares Franco fosse pouco dado a prestar-se ao papel de bobo da corte e o Sporting dele se expusesse bem menos ao ridículo)."

    ResponderEliminar
  38. Conclusão, Mário Patricio a Presidente! Pode ser ou também pertence a um "ismo" ou "dade" qualquer? Para mim é uma escolha optima, vai aturar os insultos muito melhor que o "Ricardi", é um gestor de base (e não de topo), vem das modalidades e dizem que é Sportinguista.

    ResponderEliminar
  39. LMGM sei que dizes isso meio a brincar, talvez, mas há um par de meses tive oportunidade de opinar que há muito (competente e desinteressado) sportinguismo bem lá dentro do Sporting. Fora da secção de Futebol mas dentro do Sporting.
    E é por isso que há 2 "Sporting", um que naturalmente vence, e outro.

    ResponderEliminar
  40. MM, só é pena 10 desses 24 milhões não terem nada que ver com o Costinha, que por acaso desses 10 até já recuperou 1. Talvez se o Mário Patricio contar com ele na próxima direcção ele recupere os restantes 9.

    ResponderEliminar
  41. MM, acredita que não estou a brincar, era um candidato de luxo. Já agora com o Eng. Gilberto Borges como vice. Se há coisa que acho que falta nos orgãos sociais é quem entenda de desporto, isso e empresários para chatear a paciência aos gestores e explicar que não há impossiveis.

    ResponderEliminar
  42. Não tem sobre esses -6,5 de Evaldo mas já tem sobre os -15 de João Moutinho e Miguel Veloso.
    Alguma normalidade LMGM, mais não fosse tivessem apenas alguma normalidade. Há tanta gente, tanto nome. Não há Clube em Portugal que reúna tanto potencial no seu corpo de adeptos, e é por isso que mais confusão me faz a vida que o Sporting leva.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  43. -6,5 de Pongolle, não Evaldo.
    Novo abraço.

    ResponderEliminar
  44. LMGM:

    A essas questões todas respondo-te da seguinte maneira. Bettencourt não chegou ao SCP em Junho de 2009. Já lá andava há pelo menos nove anos... A fazer o quê?

    Coitadinho... Que ingénuo... Foi apanhado de surpresa... Foi enganado pelo FSF, pelo MRT, pelo Ricciardi, por tds os compinchas dele... Ele que afirmou precisamente o contrário ("enganei-os a todos"), afinal, foi enganado por tudo e todos. Quem escolheu a equipa dele, foste tu? Fui eu? Se passado pouco tempo o largaram a culpa é única e exclusiva dele: que errou nos homens que escolheu para formar a sua equipa. Ou que deixou que lhe impingissem, não sei...

    Uma coisa é certa: Prometeu este mundo e o outro. “Punch lines” foram mts, mas durante a campanha, de concreto, apresentou uma mão cheia de nada e a outra de coisa nenhuma. Repito: as ideias chave daquela cabecinha de vento eram o 'paulo bento forever' e o vago conceito da 'evolução na continuidade'. O funcionário saiu e aquela porra ruiu toda que nem um frágil castelo de cartas... Quem segurava aquilo td era o PB. Agora, pergunto eu: e isto admite-se? No que concerne ao futebol profissional falhou. Falhou estrepitosamente. E continuou a falhar. Sistematicamente. Veja-se ainda a semana passada. E veremos o que fará relativamente à defesa infame que o Vitinho Pereira da arbitragem fez hj ao enfique ( o respeitinho é tão bonito…). E com o castigo ao Maniche, veremos a 'defesa' que aí vem... Veremos. Vou estar atento, mas sem gde expectativas, confesso.

    "Reestruturou o futebol"????? Talvez, duvido é que tenha sido para melhor... Os resultados da época passada e do que levamos desta estão à vista...


    E na reestruturação financeira, vamos ver... Nem me manifesto porque à data de hoje mantenho mts dúvidas e certezas nenhumas...


    O q me parece é que alguém o empurrou para assumir este cargo. Ou então não... E em Santarém o gajo que disse que não estava disponível para se candidatar era um sósia dele. Foi nítida a aflição e o jogo do empurra entre a malta da 'continuidade'. Se calhar agora percebo, pq foi este que assumiu... Era o mais fácil de tolinho de todos. Assegurou a vitória nas eleições, evitou o bófia que vinha aí com estórias de auditorias e depois largaram-no da mão...

    Posto isto, deixa-me responder concretamente: sim, é fraco, é um incompetente e não é só a comunicar, bom, para ser justo nesse campo especifico chega a ser anedótico... É esta a minha opinião. Qt a FSF, felizmente já saiu (tarde) e como em alguma coisa teria q concordar ctg tb digo q em 4 anos não fez nada de jeito e deixou uma herança bem merdosa. De positivo apenas isto: o gigantone só prejudicava o SCP uma hora por dia e a sua 'actividade' era, supostamente, gratuita...

    Duvido que Ribeiro Teles volte ao SCP... O gajo fugiu dali como o diabo da cruz...

    Por fim, o pavilhão vamos ver qd verá a luz do dia... As modalidades, manteve a aposta no andebol e no futsal que já vinha de trás e convém não esquecer os méritos do Mário Patrício.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  45. Pongolle + João Pereira - 10 milhões

    ResponderEliminar
  46. MM, esquece o Mário Patricio, ainda está lá há mais tempo que o Bettencourt e seus compinchas, next!

    ResponderEliminar
  47. "Ou achas que ele foi enganado por Ribeiro Teles que se comprometeu com a pasta do futebol se ele fosse candidato e posteriormente se demite por causa de um treinador."

    Caro LMGM,

    Apenas para fazer um reparo porque fala sem conhecimento de causa. Foi o Presidente quem no início do seu mandato quis assumir a pasta do futebol. As razões são simples, MRT candidatou-se por solidariedade e amizade a JEB mas o conhecimento da pouca disponibilidade e vontade de MRT continuar na SAD, terá levado JEB a assumir desde logo a pasta do futebol.

    Assim caro LMGM, alegar que foi enganado por MRT é falso pois desde sempre esteve a par das intenções dele (não era o único). Alegar que se tenha demitido por Paulo Bento também é falso pois sucedesse o que sucedesse MRT iria sair.

    Se existe algum responsável por esta situação foi o próprio JEB que tendo conhecimento da saturação de alguns dos elementos da estrutura da qual MRT era peça chave, em vez de abdicar deles e procurar formar uma nova equipa, preferiu convencê-los a continuarem. Com isso transmitiu uma (falsa) sensação de estabilidade corporizada num Bento forever que lhe possibilitaria uma confortável vitória nas urnas. Compreende agora porque JEB jamais demitiria Paulo Bento? Tinha para com ele um sentimento de dívida que também se aplicava a MRT.

    No meio disto quem perdeu?

    Os associados que acreditaram numa equipa que aparentava união e principalmente o clube que mal preparado e pior conduzido, disputa apenas três jogos de preparação.

    O resto da época... it's history.

    PS-Achei importante rectificar, a nossa simpatia por alguém não pode nem deve estar acima do bem estar do Sporting Clube de Portugal.

    Abraço de Leão.

    ResponderEliminar
  48. Só digo isto:

    Muda-se as moscas mas a merda é a mesma.

    ResponderEliminar
  49. Queridos amigos,

    Atentem nesta frase do Verdão

    PS-Achei importante rectificar, a nossa simpatia por alguém não pode nem deve estar acima do bem estar do Sporting Clube de Portugal.

    Está tudo dito e o meu amor pelo clube leva-me a chamar a atenção a amiguismos e compadrios que só têm prejudicado o nosso Sporting.
    Pensem bem nisso.

    Hoje já nem consigo rugir

    ResponderEliminar
  50. "...esquece o Mário Patricio, ainda está lá há mais tempo que o Bettencourt e seus compinchas"

    Tb acho. Vale mais conservar um excelente dirigente para as modalidades! Nisso temos a certeza que ele bom.

    LMGM,

    Já agora podias dirigir-te a mim directamente. Como amigo que te estima, agradecia.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  51. Então a oposição que há anos diaboliza os bancos, chama corja a tudo o que tenha a ver com o Bettencourt e o Ricciardi e agora pede a este último para avançar?? LOL Estão a ironizar, ou perderam a vergonha de vez? Prometeram-lhes tachos para "pacificar" o Sporting, foi? O problema não é só o Bettencourt. A merda não está só lá dentro. Está também cá fora nesta coisa do Ser Sporting (meu Deus, que idiota fui em ter votado naquilo) e nos rapazolas que andam a promover o Rogério Alves. Só vejo pesos plumas dentro e fora do clube. A avançar que avance alguém com peso e capital! Senão mais vale lá ficar, o Bettencourt, que ao menos gosta mais do clube que esses abutres que estão sempre a desqualificar o Sporting e a intrigar para fazer golpes palacianos.

    ResponderEliminar
  52. Virgilio, dirigi-me ao MM porque foi com ele que estava a imaginar "candidatos a candidatos" e era esse o tema da minha frase.

    Nesta conversa sempre que quis defender uma ideia contrária à tua dirigi-me a ti. Aliás fiz-te perguntas muito concretas, e não entendi grande parte das respostas.

    JEB, talvez, tenha feito uma reestruturação financeira? A minha pergunta não era se gostavas ou não do plano aprovado, era se foi finalmente concluido ou não.

    Verdão, a formação da lista de Bettencourt tem erros de palmatória, sendo o principal, para mim, a inclusão de Dias Ferreira. Perante a possibilidade de não existir qualquer lista a minha percepção é que ambos avançaram solidários um com o outro (e contra a sua vontade imediata). Se Ribeiro Teles aceita o "titulo" de vice para o futebol já a pensar em sair, não só enganou JEB mas todos os sócios do Sporting, cuja maioria será (imagino eu) muito menos informada sobre os meandros Sportinguistas do que o Verdão.

    Não tenho qualquer simpatia especial por JEB, tenho pelo Sporting Clube de Portugal. Tenho bastante simpatia por debates e alternativas, nenhuma por movimentos de oposição.

    ResponderEliminar
  53. LMGM:

    Não vale a pena. Dirigiste-te ao MM com expressões e termos que eu utilizei… Td bem, eu não levo a mal, palavra que não levo a mal.


    “JEB, talvez, tenha feito uma reestruturação financeira? A minha pergunta não era se gostavas ou não do plano aprovado, era se foi finalmente concluído ou não.”

    Qt à reestruturação. Lê a minha resposta novamente... Eu não digo que ele não concluiu a reestruturação. Digo que não sei que resultados (se positivos para o SCP ou não) esta sua reestruturação irá produzir. Aqui: “E na reestruturação financeira, vamos ver...” E, em consequência, nem sequer emiti opinião, desta forma: “Nem me manifesto porque à data de hoje mantenho mts dúvidas e certezas nenhumas...”

    Mas como ainda tenho uma réstia de memória, recordo-me do prazo que JEB prometeu relativamente à conclusão deste ‘dossier’ e verifico a data em que realmente o terminou…


    Qt às tuas perguntas concretas. Olha tb não percebi mt bem a razão de me colocares algumas delas, pq como saberás, nem eu, nem tu, nem ng, a não ser o próprio JEB, poderá responder com propriedade. De modo que fui respondendo com aquilo que me foi possível responder.

    Deixo no entanto uma resposta geral mas o mais sucinta e inequivoca que me é possível: ao fim de praticamente ano e meio de mandato JEB demonstrou ser completamente incapaz.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  54. PPC apela ao Ricciardi para se chegar à frente e tornar-se presidente do Sporting.

    Engraçado, para aqueles que pedem a ruptura com a era dos betinhos roquetianos, ligados aquele monstro que é a banca, apoia o Ricciardi, que como todos nós sabemos tem um cargo como Inspector na PJ da Marinha Grande e é padeiro em part-time.

    Aquele que ia buscar um treinador que neste momento esta a treinar um grande clube europeu. Depois há aqueles que vão trabalhar para o Sporting de borla, outros vão receber metade do ordenado e há ainda os mais inteligente que iam ganhar mais duas ou tres vezes do que ganhava como inspector da PJ.

    É esta a oposição que temos???

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)