terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Notas televisivas

Olhei de soslaio para os dois programas televisivos da noite, "O Dia seguinte" e o "Prolongamento" extraindo deles as seguintes notas:
  1. A inegável grandeza do Sporting. A sondagem telefónica hoje realizada bateu todos os recordes do ano, conforme foi anunciado pelo pivot. Mais do que o resultado da sondagem é esse número, mesmo que abstracto, que me parece importante reter. Onde anda tanta gente a quem o Sporting ainda interessa, e porque se ausentaram,  deveria ser o que os responsáveis deveriam querer saber.
  2. Notória e notável "conversão" de Eduardo Barroso. Mesmo que tendo origem em motivações pessoais, e sem a profundidade necessária na argumentação, assinale-se.
  3. Por fim o resultado da sondagem, que, entre um questionário pouco claro, "determinou" a saída de Bettencourt e a realização de eleições antecipadas. Um cenário que, a acontecer, implicaria a demissão voluntária do actual presidente, uma vez que, pelo menos por agora, não se vislumbram qualquer movimento gerador de uma AG destina a depor os orgãos sociais.
Este último ponto sugere-me um comentário.

Se tal acontecer isso seria o sinal evidente que, no espaço de apenas 5 anos, os Sportinguistas se engaram na escolha do seu presidente.  Um presidente não sai porque se enganou na escolha do treinador, sai porque não se sente competente para resolver tudo o resto. Depois de Dias da Cunha, seria o 2º presidente a abandonar a cadeira juntamente com o técnico que escolheram. Embora o caso de Dias da Cunha seja diferente da situação vivida no presente, se atendermos a que José Peseiro tinha acabado de levar o Sporting a uma final europeia e tinha sido vice-campeão e, lembre-se e pasme-se, foi o último treinador a conseguir fazer andar o Sporting no 1º lugar, no já longínquo ano de 2005. O Sporting deve ser o único clube que, quando não acerta na contratação do treinador, o presidente se auto-chicoteia.

28 comentários:

  1. UNICA SAÍDA:
    UNIÃO dos Sportinguistas, PELO SPORTING!

    Só existe uma forma de livrarmos o NOSSO SPORTING das mão destes gestores de meia tijela,destes velhos do restelo, e destes novos detentores de tachos na organização da SAD, que minam todos os sectores do NOSSO clube do coração.

    Essa solução é a UNIÃO de TODOS os SPORTINGUISTAS numa luta como se de um derby contra os lampiões se tratasse, porque parece que só esse facto motiva verdadeiramente a maioria dos nossos consócios e adeptos.
    Para tal é necessário convocar todos os blogs leoninos (porque parece ser uníssona a discórdia com a actual situação), falo do "A Norte de Alvalade", "Sangue Leonino", "Centuria Leonina", "Leão da Estrela" entre outros, bem como das 4 Claques, da A.A.S. e de todos os movimentos que fazem (ainda) mover o Sporting.

    A Mobilização e Organização são FULCRAIS para invertermos a situação actual do NOSSO SPORTING, porque, se assim não for, daqui a 10 ou 15 anos não teremos clube para apoiar.

    BASTA!!! O SPORTING SOMOS NÓS!!!!
    Querem acabar de vez com a NOSSA Paixão, mas NÓS não vamos deixar, porque NUNCA desistimos de TI!!
    PREPAREM AS MALAS!!!

    SPORTING SEMPRE!!!

    André Marques Sócio:54176

    ResponderEliminar
  2. LdA

    podes explicar mais especificamente em que consiste essas sondagens?

    & já agora o que Dias Ferreira disse a respeito dos resultados.

    Eduardo Barroso, caiu imenso na minha consideraçao depois do que fez a PPC em pleno programa. Mas como ninguém é perfeito...

    abraço

    ResponderEliminar
  3. LdA

    O da TVI não vejo. Enquanto o Seara traz todo o trabalho feito pelos seus assessores, e o Poncio com o seu savoir faire vão fazendo passar a sua mensagem, o representante leonino só consegue dizer disparates.

    Na SIC o Senhor Presidente da MAG torceu-se todo para explicar o inexplicável, meteu os pés pelas mãos, e com muito esforço conseguiu dizer que JEB não faz o que quer, mas apenas o que lhe deixam fazer, porque não há dinheiro e quem manda são os bancos. Gostei especialmente quando disse que para ele opiniões veiculadas pelas redes sociais não contam.

    Quanto ao inquérito considero as perguntas mal elaboradas, mas se juntarmos os votos para a saída de JEB, com os para a saída de Costinha e P Sérgio quase atingimos os 80 %. Haverá alguém que saiba ler estes números? Virá amanhã o mais imbecil paineleiro leonino interpretar estes números?

    Uma vitória muito importante: a grande participação no inquérito, demonstra que mesmo que “ligados à máquina” ainda estamos vivos.

    ResponderEliminar
  4. 8 e LdA

    Vi de esguelha o Dia Seguinte. Não tenho por norma assistir aos "paineleiros" mas aconteceu dar a tal vista de olhos. Dias Ferreira para alem de ser boçal e entediante tem o condão de me dar asco. Os argumentos que apresentou para a defesa do "seu" presidente roçam se não são mesmo um atestado de estupidez a quem o ouve.... O argumento que vivemos assim porque não há dinheiro foi bem desbaratado por Guilherme Aguiar com a contra-argumentação de Pongolle e os 6.5M gastos. Enfim....mais uma vez é preciso um adepto de outro clube para ser clarividente e apontar as lacunas.

    Caro 8

    Obrigado pelas suas palavras no meu post no Sangue. Sei que por vezes sou muito trauliteiro. Esta luta por um SCP melhor e a tremenda paixão que trago por ele desde criança retiram-me a calma necessaria para ser mais vezes clarividente. O post que comentou deu-me algum trabalho e foi sobretudo feito com amor a "causa leonina" por isso as suas palavras são um estimulo para ser melhor e deixar-me de "traulitices" o meu obrigado!

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos com comentadores que a unica coisa que querem é ver uns jogos de borla no Alvalade XXI e á custa deste aparecer na TV paraganhar algum prestigio não vamos a lado nenhum, o barbudo enquanto não arranjou uma mama no SCP não descansou e o gordo do doutor só sabe é chorar.
    Se a situação do SCP é má a estes senhores se deve, se está na mão dos bancos a estes senhores se deve, se temos um treinador que ninguem sabe esplicar como treina o SCP a eles se deve.

    Não vejo esses programas desportivos porque para me envergonhar já me chega o SCP.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade,

    Vou começar por onde discordo de ti.

    "Se tal acontecer isso seria o sinal evidente que, no espaço de apenas 5 anos, os Sportinguistas se engaram na escolha do seu presidente."

    Com Soares Franco não houve escolha possivel. Entre JEB e PPC continuaria a votar em JEB. O problema aqui é que me pedem para escolher entre um mau e um muito mau e isso não é escolha.

    Agora a parte com que concordo a 90%.

    "Um presidente não sai porque se enganou na escolha do treinador, sai porque não se sente competente para resolver tudo o resto."

    Só não concordo a 100% porque os presidentes também estão dependentes dos resultados do futebol. Não me parece que nenhum presidente aguente muito tempo sem ter algum tipo de resultados. Dou-te o exemplo do nosso rival SLB. Se o orelhas não tem ganho o campeonato vergonhoso de 2004/2005 nem o do ano passado, achas que ainda lá estava? Não me parece.

    De resto estou de acordo com o que escreves. Embora eu não defenda eleições antecipadas e sim a substituição do treinador e do Costinha (e votei nessa opção com um telefonema).

    ResponderEliminar
  7. Achei foi tiste o Vendido Ferreira defender o JEB porque não há dunheiro. Não há mas ele já estourou 30 milhões em MERDA !!! Querem ver que com os mesmos meios n dá para fazer melhor ???

    ResponderEliminar
  8. Leão de Stª Engrácia,

    Não estou a ver esses 30M de que falas?

    6,5M em Pongolle - certo

    Mas onde está o resto? Ainda faltam 23,5.

    ResponderEliminar
  9. Há muito que não vejo este tipo de programa pela profunda falta de interesse que os mesmos têm. Vi ontem o episódio de Dias Ferreira com o Paulo Garcia...queria apenas dizer que Dias Ferreira, para mim, foi sempre isto que assistimos agora. Ele bem disse que há muitos Sportinguistas que não gostam dele, eu sou um deles.

    Quanto ao Eduardo Barroso, não dou nenhuma importância à sua viragem. É que apenas o fez quando foi pessoalmente afectado, o que diz muito.

    ResponderEliminar
  10. LdA:

    Não gasto um minuto a assistir a tais ‘pógramas’. Para me irritar já bastam os jogos do SCP, por isso desisti de assistir aos deploráveis desempenhos dos ‘nossos’ paineleiros…

    Fica só uma correcção ao post: a equipa do Peseiro não foi vice-campeã, ficamos em 3.º depois de perder na ultima jornada em casa com o Nacional do eng.º rui por 2 a 4. Num jogo com muitos casos… uma expulsão do capitão Pedro Barbosa, na sua despedida, três golos ilegais da equipa adversária e cujo resultado final permitiu aos nossos queridos amiguinhos do norte ultrapassar-nos em cima da meta e assim aceder aos milhões da Champions League… Era, na altura, presidente o Sr. Dr. António Dias da Cunha, o homem que apontou os rostos do sistema e que deve agora sofrer de amnésia, tendo em vista a sua posição publica, já que apoia incondicionalmente JEB, pelo que deve concordar com a colagem ao 'sistema' e as recepções principescas que o actual pateta alegre do presidente do SCP promove cada vez que um desses rostos se desloca a Alvalade. Haja coerência!

    ‘Farinha do mesmo saco II’: O Sr. Dr. Eduardinho também por lá andava… a confraternizar com o jet set, durante o congresso… Agora, que foi ‘saneado’ do grupelho, age com despeito. Já o Sr. Dr. Dias Ferreira tb dizia umas verdades, mas como antes das ultimas eleições começava a apoquentar o grupelho, foi-lhe permitida a sua entrada e, voilá, ficou igualmente coerente e amnésico…

    ResponderEliminar
  11. Mike Portugal:

    "Entre JEB e PPC continuaria a votar em JEB. O problema aqui é que me pedem para escolher entre um mau e um muito mau e isso não é escolha."

    Pois, apesar de não me surpreender, não consigo compreender. Como vi uma vez escrito, se o Sporting, por incrivel que parecesse descesse de divisão não faltaria quem viesse lembrar que se estivesse lá o PPC ainda seria pior. Assim não é fácil...

    Por outro lado não consigo compreender que não concordes comigo quando digo que os Sportinguistas se enganaram a escolher se admites que ""Um presidente não sai porque se enganou na escolha do treinador, sai porque não se sente competente para resolver tudo o resto."

    ResponderEliminar
  12. Virgilio:

    Podes não acreditar mas já não é a primeira vez que cometo a imprecisão relativamente à classificação desse ano. A minha memória é particularmente selectiva em relação a esse episódio, que fez com que, no fim da análise das perdas e ganhos, que hoje o FCPorto possa dizer que só uma vez ficou arredado da Liga dos Campeões - este ano - numa longa série. Pois...

    ResponderEliminar
  13. Leão de Alvalade,

    Pois é verdade. Não gostei da "pinta" do PPC e especialmente das cenas "Eriksson" que depois afinal ninguem tinha falado com ele, etc....Incoerencias que minaram a sua imagem.

    Quanto ao outro ponto eu separo as águas. Concordo que um presidente não deva sair por causa do treinador, mas que eventualmente terá que sair se os seus resultados no futebol forem maus.

    O que eu defendo mesmo não é a saída de JEB agora (reconhecendo que ele não é dos melhores presidentes que já tivemos) e sim a saída do treinador e do Costinha.

    ResponderEliminar
  14. "O que eu defendo mesmo não é a saída de JEB agora (reconhecendo que ele não é dos melhores presidentes que já tivemos) e sim a saída do treinador e do Costinha."

    Boa! Pode ser que ao quinto DD e ao quarto treinador o gajo acerte... Só faltam dois cliques. 1.º) Despedir PS; 2.º) Despedir Costinha. Depois, as bolas deixam de acertar nos postes / barra e o Prof. Neca revelar-se-á um iluminado treinador de futebol (nem que seja por causa da sua careca brilhante). Para DD pode vir o Vitor Baía... Ah espera, não pode ser, é que o ex-guarda-redes zangou-se com o 'amigalhaço' do norte...


    Já agora, ó Mike Portugal, se me conseguires explicar em que é que o PPC é pior que o JEB, agradecia. Por ser ex-bófia da Judite e nunca ter trabalhado em bancos? Mesmo dps desta desgraça toda, continuar a preferir um péssimo presidente, mais que confirmado (ao ponto de começar a ser contestado até por mesmbros do seu próprio grupelho) a uma incóngita (que não se sabe se seria melhor e em que grau, já que pior seria extremamente difícil) é coisa de bradar os céus...

    ResponderEliminar
  15. Mike,

    Também não consigo compreender como se prefere um desastre autêntico a QUALQUER incógnita. Aventureiros são estes que nos "lideram" actualmente. Para eles o mundo do futebol foi exactamente isso, uma aventura pois "savoir-faire" não tinham. Ainda por cima lucrativa.

    Virgílio,

    O clique que nos falta é apenas um: Esvaziar Reciclagem.

    ResponderEliminar
  16. Virgilio,

    Já dei um exemplo sobre o que fez com que a imagem do PPC ficasse "nebulada". E houve mais.

    Das duas uma, ou temos um presidente tipo Pinto da Costa que percebe de futebol e sabe-se mexer ou temos um presidente que não precisa de perceber de futebol mas que tem um director desportivo que percebe. Costinha já provou que percebe muito pouco.

    ResponderEliminar
  17. Mike: ok, Já percebi. Não gostas da 'imagem'. Factos não apresentas nenhum. Não vou dizer que estou surpreso, sabes pq? Pq não existem FACTOS para serem apresentados.

    Outra coisa, fica descansado pq o 'papão' do PPC teve a sua oportunidade. Mt dificilmente deverá ter outra, após a votação residual que obteve. Se aparecer algum rosto fora do 'grupelho', não será PPC que ficou indelevelmente marcado por tão estrondosa derrota e uma face tão antipática aos sócios do SCP... Pode ser que a 'imagem' dessa nova face seja mais agradável. Qt aos programas e equipas que acompanham o gajo que dá a 'imagem' é fazer como fez o JEB que, está visto, dá muito melhor resultado... Juntar uns amigos à pressa e apresentar uma folha A4 cheia de frases feitas e lugares comuns. Se tiver um amigo banqueiro melhor, assim tem assegurada a vitória por larga maioria de votos. A Sara Kostov é sócia do SCP, será que tem amigos banqueiros? É que metade dos requisitos já possui.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Mike,

    E a imagem de JEB, que nem um programa tinha, como estava? Nítida? Em HD?

    ResponderEliminar
  19. Mike:
    "Pois é verdade. Não gostei da "pinta" do PPC e especialmente das cenas "Eriksson" que depois afinal ninguem tinha falado com ele, etc....Incoerencias que minaram a sua imagem."

    Não sei se isto é montagem ou se o PPC estava a pedir um autografo:

    http://leaodaestrela.blogspot.com/2009/06/eriksson-com-cristovao-as-imagens.html

    ResponderEliminar
  20. Malta, não vou voltar a falar do assunto eleições. Já me cansa essa conversa gasta. Não vou remexer em posts antigos com propaganda. FACTO foi que o sr. PPC mentiu. Quanto às pessoas que faziam parte da lista dele, não as conheço, e o JEB parecia-me um candidato melhor.

    Apresentem-me um candidato com "pés e cabeça", seja ele da "continuidade" ou não e eu serei o primeiro a votar nele.

    ResponderEliminar
  21. Saudações leoninas,
    nunca tive tão pessimista em relação ao futuro do SCP como estou agora. Para isso contribuem 2 factores:
    1º)Não existe sportinguista que esteja completamente satisfeito com a actual situação, e a maioria aponta erros graves na actual gestão. Mas, apesar de todas as evidências a actual direcção continua a comportar-se como se o rumo traçado fosse o melhor, o que me leva a concluir que para eles os objectivos são outros e eu duvido muito que sejam aqueles que melhor servem o SCP.

    2º)Apesar da actual situação é comum ver e ouvir, por todos os lados, chamarem, aqueles que se apresentam para mudar o rumo, de aventureiros ou outras coisas. Acontece e aconteceu com o PPC e irá acontecer com outros. Por isso há 15 anos temos estes 'senhores' a gerirem o destino do SCP e com esta mentalidade isto continuará.
    É caso para dizer que no SCP aplica-se bem aquele velho ditado: 'Cada povo tem o governo que merece'

    ResponderEliminar
  22. Mike Portugal:

    De facto não só é cansativo como inútil, especialmente quando alguém tropeça num elefante e diz que não vê nenhum elefante e ainda diz que quem vê que o elefante mente :)

    ResponderEliminar
  23. Leão de Alvalade,

    Deixa-me ficar com a minha opinião, ok?
    Posso? lol

    ResponderEliminar
  24. Mike,

    claro que pode ficar com a opinião que quiser, mesmo que minta a si próprio. É uma questão de ética e de valores q deixaram de ser relevantes.

    ResponderEliminar
  25. Mike,

    O que mais me enervou nas eleições foi a diferença de exigência entre as candidaturas. A uns bastou uma cara laroca e nenhum programa, a outros foram exigidos mundos e fundos! Até fotos que mesmo tendo sido apresentadas, foram desvalorizadas.

    Por muita asneira que esta linha tenha feito, faz e fará, a exigência para com eles é mínima.

    ResponderEliminar
  26. jvl,

    Vou falar disto apenas esta vez. Acho que PPC e a sua candidatura falhou redondamente quando começou a abordar contratações, nomeadamente Juninho e Nedved. Agora todos criticam os "reformados" do nosso plantel, mas estes 2 são o quê? Jovens?

    Outra coisa que pesou bastante no suicidio, foram os ataques brutais à candidatura de JEB, quer pela internet, quer ao vivo. A pressão feita foi tão grande que acabou por se virar contra o PPC.

    Eu sei que é normal dizer-se mal das outras candidaturas e que é isso que, por exemplo, os politicos fazem constantemente, atirando as culpas para cima do "governo anterior". Mas isto não é, nem nunca será uma forma positiva de fazer camnpanha, seja em politca, seja em futebol.
    Na altura ainda não comentava na blogoesfera, mas lia o que por aí se escrevia (este blog não conhecia, por acaso).

    PPC perdeu porque ele ou alguem decidiu travar uma batalha agressiva e com isso, cometeu suicidio. Não culpes o JEB por isso.

    Eu até acho que se tivesse aparecido ainda outra candidatura (e queria mesmo que tivesse aparecido), com linhas de orientação bem definidas, com outro treinador que não o PB, mas que fosse alguem jovem e com ambição e sem discursos de ataque, teria ganho ao JEB na boa.

    ResponderEliminar
  27. Mike,

    Eu duvido que alguém conseguisse ganhar ao JEB porque os sócios cometeriam o mesmo erro. É a tal tendência para se escolher o Diabo que já se conhece.

    As únicas culpas que atribuo a JEB são a de ser um incompetente como Presidente do SCP e de dividir a Nação Sportinguista mal tomou posse.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)