quarta-feira, 25 de maio de 2011

O negócio Oriol Romeu (Barcelona) visto de perto

Romeu está já referenciado por grandes clubes europeus
Texto de Tiago Romeu, Sportinguista a viver na Catalunha, em colaboração com o "ANortedeAlvalade":

A confirmar-se o negócio do empréstimo de Oriol Romeu do FC Barcelona ao Sporting – e são várias a fontes em Portugal e na Catalunha a darem o negócio como mais que plausível – a minha primeira reacção não deixa de ser de desconcerto.

Salvaguardando as devidas distâncias,  uma das características que o projecto futebolístico do FC Barcelona e o do Sporting partilham é a de serem predominantemente clubes formadores mais do que compradores. Continuando a comparação, o resultado prático, em termos de política de empréstimos, é que o Sporting tende a emprestar jogadores em formação, normalmente no último escalão, enquanto o FC Barcelona contorna essa necessidade com a sua equipa B, um projecto que forma não só futebolistas como treinadores e que, beneficiando do ritmo competitivo da Segunda Liga espanhola, permite assegurar que jovens no último escalão da formação e nos primeiros anos de sénior compitam com regularidade num contexto competitivo semelhante ao de uma equipa da parte superior da tabela de uma liga média europeia, no mínimo.

Assim, se partimos do princípio que o Oriol Romeu não terá a titularidade assegurada, ainda que possa vir a ser titular ou a ganhá-la, é uma decisão estranha por parte do FC Barcelona, se prefere arriscar ter um jogador que preza e que tem futuro no clube (com quem renovou há menos de um ano face ao assédio de clubes como o Arsenal e que tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros) longe de casa num ambiente competitivo onde a regularidade que não teve na segunda parte da época não está assegurada. Acresce a isto o facto de um jogador, no FCB B, ter possibilidade de contar como recurso da primeira equipa e ser opção progressivamente (como de resto seria provável que tivesse passado se não se tivesse lesionado).

Do lado do Sporting, o que interessa, também parece uma opção desconcertante. Por vários motivos, o primeiro dos quais a natureza do negócio: se o FCB parece arriscar afastar de casa um jogador sem ter a certeza de que jogue e evolua, o Sporting incorre num duplo risco. Por um lado, se o jogador triunfar e conseguir de facto ter regularidade e uma boa prestação no ano de empréstimo, as possibilidades de que se possa manter no clube são escassas, para não dizer nulas (há uma pequena diferença entre ser o Rochemback em anos de Rexach e Van Gaal e ser o próximo Busquets e herdeiro simbólico do 4 de Milla e Guardiola em anos de… Guardiola). Por outro lado, se o jogador não triunfar, ainda que seja um negócio de baixo risco, o Sporting já terá enviado sinais negativos à formação (que um jogador de 20 anos internacional espanhol poderá ter mais oportunidades que um jogador de 20 anos internacional português e formado no clube) e afastado do plantel principal jogadores já formados e em quem investiu, confiou e moldou, como por exemplo Adrien Silva.

Deixando de lado os riscos, Oriol Romeu pode ser resumido como um médio centro defensivo, de recuperação de bolas e de contenção, que jogaria ou de pivot defensivo num 4-3-3 ou com outro médio centro num esquema de 4-2-3-1. É um jogador a meio caminho entre o antigo 4 do Barça (o que vestiu Milla primeiro e Guardiola depois e que funcionava, no esquema de Cruyff, como o enlace com os médios interiores e à frente do central) e o 6 do Barça de Rijkaard, o Sérgio Busquets ou o Yaya Touré. Ainda que mais próximo desta posição do que da primeira.

O Sporting tem aparentemente poucos jogadores que se possam dedicar unicamente a essas funções, neste momento:   Zapater, talvez Carriço ou Nuno André Coelho, e alguns jogadores que talvez pudessem desempenhar esse papel com bons resultados, como Pedro Mendes, André Santos ou Adrien Silva, se finalmente ficar no plantel. Nomeio apenas alguns exemplos, claro. Neste contexto, Oriol Romeu poderia trazer à equipa qualidades e características que neste momento não sobram mas ficariam por avaliar duas possibilidades:  se o mercado não poderia fornecer soluções com igual impacto presente mas com projecção de médio - longo prazo no clube; ou se o clube não encontraria entre os juniores de último ano e os seniores de primeiro e segundo ano uma solução que, mesmo com um potencial eventualmente menor, não merecesse, pelo retorno futuro, uma aposta já na presente temporada.

19 comentários:

  1. Admito que este post me admira um pouco na medida em que falamos de hipotéticos.

    Empréstimos? Só com clausula de compra acessivel

    Oriol será nesses moldes? Se vier provavelmente não pois o FCB quer segurar o jogador.

    Ptt concordo com o alegado negócio? Não.

    Contudo eu tenho o conhecimento que tenho e não faço posts a criticar o Sporting por uma coisa que o Sporting não fez.

    Se o vier a fazer tenho de tomar como uma opção do tecnico e por isso de a aceitar. Concordarei ou não consoante os moldes do negócio.

    Vamos aguardar com calma e respeitar quem sabe mais das necessidades e dos modos de colmatar que nós

    ResponderEliminar
  2. Já agora, noticias desmentem já este interesse em Oriol.

    ResponderEliminar
  3. Este jogador não interessa ao Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Quando coloquei o post já tinha conhecimento das noticias que desmentem o interesse no Romeu, embora algumas delas tenham origem em fontes que há poucos dias davam como certo Jardim a treinador do Sporting ou o GR Artur que assinou pelo SLB.

    Apesar disso parece-me que o artigo vale muito mais do que apenas a análise do valor e do negócio do Romeu.

    ResponderEliminar
  5. Caro Leão de Alvalade,

    Eu acho é que comentar potenciais reforços vale de muito pouco.

    Segundo os meios de informação o Sporting já vendeu o plantel todo e vai comprar todos os jogadores da colombia....

    ResponderEliminar
  6. José Maria,

    Não é apenas comentar potenciais reforços mas sim toda uma politica desportiva.

    ResponderEliminar
  7. Bom post deixando bem claro que todos os dias aparecem na CS "possiveis reforços" que se pensarmos um pouco e se formos minimamente inteligentes, "não colam".

    ResponderEliminar
  8. NOTA IMPORTANTE

    Os problemas em comentar continuam, por razões a que somos alheios. Para quem estiver interessado, pode enviar para o mail do blogue que eu mesmo os colocarei com a devida identificação do autor.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Como podes definir uma politica desportiva quando ainda só foi contratado o Carillo?

    Resposta: não podes.

    ResponderEliminar
  12. Pois eu acho o artigo do Tiago Romeu, ao qual agradeço desde já tão prestimosa colaboração, muito pertinente. Não vejo neste alerta qlq critica à actual direcção do SCP e quem não percebe que este artigo tem mt mais alcance do que a simples análise ao Urinol do Barça, ou é vesgo ou mal intencionado.

    Resumindo, a mensagem principal deste texto, que nem sequer é subliminar, é a seguinte:

    Para quê apostar e desenvolver gajos formados noutros clubes e que vêm emprestados, qd o nosso SCP é comprovadamente, um dos melhores nessa área especifica?

    Mais uma vez, obrigado ao Tiago pela participação.

    ResponderEliminar
  13. Reposta a normalidade possivel no blogger vamos lá a ver se consigo fazer um comentário.

    Ponto prévio, independentemente da forma como venha qualquer atleta o critério que deve presidir à sua escolha deve ser unicamente, qualidade. Cumprido esse pressuposto, estou-me nas tintas se é alto, baixo, emprestado, contratado, etc.

    Agora vamos ao especifico, deve o Sporting recorrer ou não ao mercado de empréstimos? Sim, em última opção. Quero com isto dizer que apenas em casos onde não exista de todo possibilidade de contratar qualidade se deve recorrer a um empréstimo.

    Levanta-se nova questão, a ser necessário recorrer a empréstimo de atletas, devem ser "jovens lobos" ou "macacos velhos", por mim desde que se cumpra o pressuposto dá-me igual.

    Se já existisse Equipa B a jogar na 2ª Liga, seria muito mais simples avaliar os nossos jovens atletas e a sua capacidade para fazer o upgrade para a equipa principal.

    Neste eventual negócio com Romeu, retiro de positivo um estreitar de relações com o Barça. Lembro que o Barcelona é um dos nossos melhores clientes e essa relação pode (talvez até deva) crescer para um maior intercâmbio de culturas e saberes.

    Que imagem transmitirá Romeu do Sporting aos seus colegas quando regressar a Barcelona?

    Do mesmo modo que o Sporting inevitavelmente pela quantidade de atletas que forma vai desperdicar talentos, o mesmo irá acontecer na Catalunha. Das escolas do Barça haverá por certo atletas tapados na sua progressão por Puyol, Piqué, Iniesta, Xavi, Messi, etc, mas que reunem qualidade (e ambição) suficientes para arriscar desligar-se da casa mãe e arriscar num clube como o Sporting que tem uma cartilha de valores similar.

    Terminando, Romeu se for mais que um jogador de qualidade, um embaixador do Sporting, pode ser um excelente empréstimo (haja visão de mercado), se for só para estagnar ou valorizar para outros uma perda de tempo.

    P.S.- OS nossos atletas têm de se habituar a fazer pela vida e mostrar nos Leirias desta Liga que merecem um lugar em Alvalade.

    ResponderEliminar
  14. Completamente de acordo com o LMGM.

    ResponderEliminar
  15. Posto pelo Tiago:

    fectivamente a ideia nao era criticar qualquer movimento do Sporting no mercado, dado que de momento nao passa de especulaçao e hoje uma possibilidade mais remota que ontem à hora da escrita do texto. A ideia era lançar elementos de reflexao sobre possíveis negócios com estes contornos.

    Acrescento que posteriormente à escrita do comentário que vos enviei (e ao qual agradeço a gentileza da publicaçao) emergiram dois factos relevantes também de fontes fidedignas (e que hoje a imprensa confirma): por um lado, a política do FCB, que passa nao por emprestar mas sim por vender com opçao de recompra, e por outro, a ideia de que Oriol Romeu é um dos 3 nomes mencionados pela direcçao de futebol do Sporting como alvos de perfil jovem com potencial de topo mundial (o primeiro, já apresentado, é como sabemos Carrillo).

    Se sao estas as condiçoes do FCB para libertar Oriol Romeu, e tem mais sentido desde o ponto de vista catalao vendê-lo com opçao de recompra do que emprestá-lo, o mais certo é o Sporting nao ter capacidade financeira para fazer ua oferta aliciante ao jogador, daí a possibilidade do negócio parecer remota.

    Agora a ideia de estreitar laços com o FCB pode ter outra consequência mais além da transacçao de jogadores , e era um pouco por aí que queria ir ao comparar as perspectivas de ambos os clubes diante do mercado e da formaçao. O Barça é um paradigma de fluideza entre os vários escaloes de futebol, ao ponto do modelo de jogo ter-se instituído primeiro no futebol formativo antes de chegar à equipa principal. Por exemplo, o Barcelona já jogava em todos os escaloes formativos no 3-4-3 e na primazia da posse de bola enquanto Venables treinava os séniores com o seu futebol directo à inglesa. A existência da equipa B do FCB ajuda mas sobretudo o que ajuda é um jogador entrar no clube com 6 anos e ser treinado da mesma forma para as mesmas funçoes e no mesmo modelo de jogo até chegar aos seniores.

    E aqui voltamos ao Oriol Romeu: a avaliaçao que o Sporting faz dele e a prioridade da sua contrataçao varia segundo o treinador que o Sporting tem. O próprio facto de se descrever uma contrataçao valorizando aspectos externos ao modelo de jogo do clube (a idade do jogador ou o potencial em bruto) evidencia isso mesmo. A avaliaçao que o FCB faz é a do seguimento de um processo que acaba na primeira equipa mas que começou muito antes e o treinador em concreto e os seus critérios particulares, tem muito menos peso do que possa parecer.

    Daí talvez ter-me passado pela cabeça outra ideia ao longo do dia enquanto pensava nisto: mais do que ir ao FC Barcelona tentar captar jovens jogadores, nao deveria o Sporting tentar captar know-how no FCB? As resistências a uma transferência de conhecimento desse tipo seriam enormes: o Sporting é um clube formador por excelência e tem uma Academia de reconhecido prestígio. Se calhar, a ideia é deixar de ver a formaçao como uma fonte de prestígio e passar a ser, sobretudo, uma fonte de resultados desportivos. Além de que clubes com grande tradiçao formadora nao hesitaram em incorporar técnicos com este objectivo, como é o caso do Liverpool FC com Pep Segura e Rodolf Borrell ou entidades como o Al Wasl do Dubai que contratou Albert Benaiges para implantar de raíz todo um modelo de futebol (formaçao e profissional).

    Nao digo, evidentemente, que é isto que o Sporting tem que fazer, já que felizmente, foram dados passos muito importantes neste sentido. Mas seria interessante que fosse, mais que conhecido por formar jogadores (e os exemplos de grandes talentos formados no clube sao jogadores de talento e força em bruto, por moldar, parece-me a mim), fosse conhecido por formar equipas. Só falo disto neste momento por termos o clube no momento em que está: de reestruturaçao tanto gestora como técnica, tanto do futebol formativo como profissional. E oxalá nao se torne tudo isto, Domingos e direcçao e nova estrutura da Academia, numa enorme oportunidade perdida.

    ResponderEliminar
  16. Tiago, parabéns pelos seus comentários.

    Há uma enorme diferença entre o Barça e o Sporting, a capacidade do primeiro em manter os seus atletas com qualidade durante vários anos (inclusive toda a sua carreira) versus a necessidade do segundo de vender os seus jovens talentos quer por questões financeiras próprias, quer por incapacidade de rivalizar em termos de ordenado com os mercados maiores.

    Essa cooperação bem estruturada pode significar uma "win-win situation", o gigante monetário não perde totalmente o vinculo ao seu talento e o parceiro pobre não é explorado como barriga de aluguer, podendo completar os lugares vagos do seu plantel com jovens igualmente bem formados com uma rentabilidade futura já garantida.

    Muito gostaria eu de ver os clubes com raiz formadora, Sporting, Barcelona, Ajax, Arsenal, etc, a dinamizarem um "mercado paralelo" marcado mais pela qualidade dos artistas do que pelos euros que custou a transação dos seus direitos desportivos.

    O sucesso dos modelos formadores tem sido pontual, Ajax e pouco mais, será interessante ver as reacções agora com o sucesso do Dortmund e do Barcelona a terem frutos do seu "baixo" investimento nos mercados tradicionais por exemplo de Real Madrid, ManU ou Chelsea.

    Claro que é quase ofensivo dizer que o Barcelona não investe mas é aqui que está a oportunidade, o investimento que o Barça faz nos saláros dos seus jogadores não permite aos seus jovens crescer. É aproveitar!

    ResponderEliminar
  17. Tiago,

    Agradeço-te agora em "público" a colaboração connosco que é tão boa no texto como no comentário.

    O facto de a hipótese de contratação do jogador parecer já remota não obsta à reflexão que o texto acaba por suscitar e que está muito para lá de irmos ou não comprar este ou aquele jogador.

    Concordo com o que dizes: a ideia de ir buscar um jogador com este perfil apenas por empréstimo não seria vantajoso para nós pelas razões que invocas e não creio que fosse também interessante para o Barcelona. O seu "segredo" está, entre muitas outras coisas, na forma como permite aos seus jogadores crescerem e para isso tem a sua equipa B. Emprestar o jogador por um ano, sem qualquer garantia de poder vir a jogar não seria propriamente atractivo para jogador e clubes.

    De facto a versão que entretanto nos disponibilizas nos comentários parece ter mais fazer mais sentido não fora o facto de dificilmente o Sporting ter argumentos financeiros para o levar a efeito.

    A questão da importação do know-how parece-me interessante. Uma das grandes virtudes das organizações é a sua capacidade de regeneração e de auto-critica. As que pensam que fazem tudo bem tendem a serem rapidamente ultrapassada. Embora, como leigo na matéria, me pareça que na área da formação se continua a trabalhar bem, o mesmo é dizer "fazer jogadores" e o que tem falhado é o "estágio de post- graduação" veria sempre com bons olhos a abertura a novas ideias de onde se trabalha melhor.

    ResponderEliminar
  18. Comprar o jogador está obviamente fora do alcance do Sporting se o FCB fizer valer os valores da cláusula ou mesmo metade desta.

    Emprestimo com opção de compra, repito: dependerá sempre da opção de compra. Uma opção de compra a rondar os dez milhões tornaria este empréstimo um bom negócio. Acima disso parece-me tão mau como um emprestimo sem opção de compra.

    Emprestimo sem opção de compra deve ser uma ultima medida face a uma eventual dificuldade em reforçar determinado posto. De resto é de evitar.

    Atendendo ao que diz o Tiago sim: é extremamente dificil o negocio vir a ser uma realidade.

    De resto acho que qualquer relação com o Barcelona dificilmente nos favoreceria.

    ResponderEliminar
  19. Mais do que a situação deste jogador do Barça em particular, concordo plenamente com a opinião 'geral' sobre a política de contratações, ou neste caso, de promoções ao plantel vs empréstimos de jogadores de grandes clubes, em que optar por empréstimos de jogadores inatingíveis se forem de facto bons, só vai dizimar a já actualmente periclitante situação da nossa cantera.

    Eu gostava que o Doingos visse jogar o Agostinho Cá pelo menos 15min, e o levasse directo para o plantel principal.

    Vi o VCS-SCP de juvenis da época passada, e fiquei embasbacado com o rapaz!!!

    Este ano vi-o 40min no SCB-SCP de juniores, e mesmo com menos 2 anos que todos os outros, e a jogar pelas alas do ataque (?!?) fiquei maravilhado.

    Ainda é pequenote, e talvez tivesse que jogar a 8 por questoes de poderio físico, mas está ali o melhor talento desde Ronaldo...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)