A frase é de Paulo Sérgio e foi ontem proferida na entrevista que concedeu à Sport TV a que assisti com alguma relutância. Paulo Sérgio representa o passado que, mesmo que muito recente, espero que não se volte a repetir em Alvalade. Esse foi o tempo em que
qualquer um podia ser treinador do Sporting.
É óbvio que o treinador não foi o único culpado do descalabro da época passada que veio na continuidade do que havia sucedido na anterior. Mas Paulo Sérgio acabou por confirmar porque razão o seu perfil, mais do que o curriculum que o precedia, o desaconselhava como treinador de um clube como o Sporting. Ao longo do tempo em que foi treinador, e em especial na pré-época, foi um pau mandado nas mãos de Bettencourt e Costinha, deixando-os delapidar o valor que remanescia duma equipa que havia ganho alguns troféus e tinha estado perto de ser campeã. Como várias vezes aqui questionei o Sporting não se reforçou verdadeiramente, foi apenas preenchendo os lugares vagos.
Com tudo isso juntou-se-lhe a incapacidade do treinador em criar mecanismos colectivos suficientes para poder pelo menos responder aos serviços mínimos. A forma como mudou consecutivamente os "onze" revelam impreparação e ausência de estratégia certamente originadas na instabilidade emocional que ontem ficou bem documentada. Com o 11 do Barcelona dificilmente seríamos campeões se o treinador fosse Paulo Sérgio.
Depois da entrevista em que ficou bem patente que para ele o problema resolvia-se sempre com mais jogadores pergunto-me se Paulo Sérgio já terá conseguido perceber como é que o Braga, com um plantel inferior ao nosso, quase era campeão o ano passado e fez a época que fez este ano, eliminando Sevilha, Liverpool, Dínamo de Kiev e SLB, tendo a meio do ano feito o downgrade do seu plantel. O Domingos que lhe explique.
Chama-se falta de humildade.
ResponderEliminarUm treinador com o perfil do Domingos ou do AVB fizesse tamanha asneira (não acredito) reconheceria que fez parte do problema e nunca da solução.
CLaro que PS teve problemas e muitos originados pela incompetência directiva do SPorting. Isso ninguem duvida.
Claro que PS nem hipotese tinha de ser campeao pois perdeu jogadores influentes.
Mas também é claro que os jogadores vivem de rotinas, e falando no exemplo do Barcelona: ELES JOGAM SEMPRE DA MESMA MANEIRA. Paulo Sergio confundia instabilidade táctica com versatilidade e isso é inaceitável pois se tinha um fraco plantel mais uma razão para seres estável nos processos como Paulo Bento foi antes de ti.
E o não ter reforços tem piada porque Paulo Bento também os não tinha e o que fazia? Jogava com o que tinha e chamava miudos para "tapar buraco". Mas o PS não podia fazer isso, não! O PS chegou e mandou embora "meio plantel" porque o Paulo Bento era estupido e usava Pereirinha e Adrian que não serviam. E depois quem é que andou a época inteira a chorar porque lhe faltava um médio e um extremo!!!!!?????
Paulo Bento fez coisas mal feitas mas caçava com o que tinha. Paulo Sergio achou que podia caçar com algo melhor do que o que tinha e por isso mandou embora o que tinha antes de assegurar novos "cães".
Ficou com os "velhos cães" mas o curioso é que alguns dos "velhos cães" vieram a relevar-se competentes com José Couceiro simplesmente porque jogavam sempre na mesma posição.
Sporting comprou um bom treinador. Paulo Sérgio é passado, Domingos o presente. Domingos foi um jogador fantástico caracterizado por tudo dar pelo simbolo que representa, Domingos é um treinador com um percurso digno de registo em todo o lado por onde passou. Domingos é o nosso presente e podemos não ser campeões mas não será por falta de treinador.
O que Paulo Sergio quis dizer com aquela frase foi que ele é extremamente incompetente, portanto nem com o 11 do Barcelona conseguiria fazer do SCP campeão. É interessante ver a falta de inteligência de alguém que se deixa abaixo a si mesmo.
ResponderEliminarEste deve andar aflito porque ninguém o convida e resolveu aparecer...
ResponderEliminarMais um a sacudir a água do capote
José Maria,
ResponderEliminarComo é hábito por aqui, dou-lhe as boas-vindas. Espero que seja o primeiro de muitos comentários.
Agradecido Leão de Alvalade, já é um dos blogs que vejo com regularidade e agora passarei a comentar esperando que exista alguma discussão.
ResponderEliminarNão encontro aqui um blog "do contra" e isso deixa-me satisfeito, é um prazer ler o que têm para escrever.
Abraço
José Maria,
ResponderEliminarDiz que não encontra aqui um blogue do contra mas devo dizer-lhe que já aqui me foi feita essa acusação. O que lhe posso dizer é que aqui dança-se consoante a música, procurando-se sempre ser objectivo e coerente.
Abraço!
Pessoalmente não suporto blogs que não conseguem elogiar quando é preciso, não gosto de blogs que vivem do ataque ao seu clube.
ResponderEliminarQue dançar consoante a musica seja sempre um dançar favorável ao clube e não um ataque cerrado ao mesmo.
Admito que quando vi o titulo deste post fiquei algo desiludido pois receei que passassem para o elogio do PS associado a uma desvalorização do Domingos. Isso não encontrei.
Atendendo a que desportivamente não tenho muitos motivos de felicidade fico feliz por constatar que a contratação de Domingos tem tido um efeito positivo nos adeptos. É, de facto, a melhor escolha.
Que o blog continue a "dançar" .
Eu acho que ele deveria ter dito algo do género "com o onze do barcelona e comigo à frente da equipa, nem assim o Sporting seria campeão". Por lapso, ele não acrescentou isso, certamente.
ResponderEliminarO costume... com o Forcado ao seu melhor estilo... Coragem bruta e mt pouca técnica ou arte: entra na 'arena' a querer tourear e sai de rojo, depois de ser colhido forte e feio. PS é uma tragicomedia taurino-futebolística. Olé!
ResponderEliminarÓ Pal'Serge,
ResponderEliminaré feio morder a mão que nos deu de comer...
Com o PSérgio nunca cheguei a saber verdadeiramente que táctica o SCP jogava.
ResponderEliminarAcho que é revelador...