A porta giratória em Alvalade começará em breve a funcionar, registando entradas e saídas. Hoje debruço-me sobre 3 nomes que estão na actualidade.
Couceiro – Como adepto estou-lhe grato por ter assumido, contra vontade e contra os seus interesses pessoais, a missão impossível de treinar uma equipa em frangalhos, quer do ponto de vista técnico-táctico quer anímico. Com um contrato de director-geral de 3 anos na mão podia ter-se mantido no conforto do seu gabinete. Não seria porém apenas pelo espírito de missão demonstrado que encaro hoje como acertada a decisão de o manter no clube e na posição de director geral. A sua actuação no caso Izmailov prova a sua utilidade e aptidão para as funções. Vejo o lugar de director geral do futebol como ligação entre departamento de formação e o futebol sénior, superintendendo e gerindo com uma visão mais abrangente do que a pressão do sucesso imediato coloca no patamar superior, estando acima da perspectiva imediatista do treinador, salvaguardando o futuro. E também fazendo a ponte entre os dirigentes eleitos que entram e saem. O Sporting precisa de continuidade no que diz respeito a boas decisões, não pode estar exposto a mudanças contínuas, ao sabor de quem ocupa episodicamente as cadeiras. Couceiro parece-me com perfil e capacidade para a função.
Vukcevic – Já quase tudo foi dito sobre o jogador. Diz-se hoje que a sua continuidade está dependente de Domingos. Não sei o que o treinador pensa sobre o montenegrino. Conhecendo o trajecto de ambos não creio que seja um jogador para durar muito nas opções do futuro treinador, caso mantenha a postura que o tem caracterizado. Domingos não lhe perdoaria o egoísmo, a ausência de compromisso com o colectivo, nem a falta de inteligência a decidir. Quem vê o Braga jogar percebe que um dos seus maiores trunfos é precisamente a forma como os jogadores se preocupam em executar com rigor as funções que o treinador lhes pede e que isso em nada colide com a sua valorização individual. Vuk não parece ser capaz de perceber essa vantagem. Duvido que fique.
Pongole – É dado como pretendido por Jesualdo. Seria um favor que o ex-treinador portista faria a Jorge Mendes e a nós. Mas só o consideraria por uma verba a rondar os 5 milhões. Apesar de parecer ter entrado numa espiral descendente desde o momento em que assinou pelo clube, creio que não terá desaprendido. Falta saber se tem ambição para retomar a sua carreira no lugar onde a deixou ou se quer apenas acabá-la engordando a conta bancária. Se a ambição estiver intacta ainda podia ser um jogador útil, quem sabe fazer no Sporting o que o Mateus fazia com Domingos em Braga e que foi tão importante, em particular na Liga dos Campeões.
Nota –
O caso da Controlinveste, que abalou nas últimas horas o nosso vizinho SLB, é a evidência daquilo que há muito aqui afirmamos: a gestão da relação entre clubes e adeptos não é um negócio, pelo que não pode ser oferecido em outsorcing. Quem já teve necessidade de falar com o clube e teve no meio a empresa de Oliveira - o atendimento aos sócios e a gestão do site é deles – sabe bem que é possível fazer muito melhor. Não sei se o sucedido entre a Controlinveste e o SLB foi só incompetência – é a minha inclinação – ou simples manobra de desesperada retaliação daquela por perder um dos clientes mais importantes para o seu negócio. Mas é pelo menos a prova que a relação adeptos encarada sobre a perspectiva do negócio é um erro que, mais tarde ou mais cedo, acaba por reverter contra o clube.
Acho que nenhum dos 3 vai ficar!
ResponderEliminarNão me parece possível alguém dar 5 milhões pelo Pongolle. Isto digo eu que, sinceramente, não acompanhei nem de perto nem de longe a época dele. Mas para não ter tido notícias é porque não foi grande coisa.
ResponderEliminarAssim, parece-me que o Sporting o que deve tentar fazer é integrar o Pongolle no plantel e tentar retirar algum rendimento desportivo do jogador. Difícil será certamente, mas acho que se devia tentar.
Vukcevic já vai tarde. Se o Jesualdo nos aliviasse do Pongolle, subiria e muito na minha consideração.
ResponderEliminarCaro Leão de Alvalade,
ResponderEliminarO que se passou com a Controlinveste e o Benfica?
O Record tem neste momento uma notícia na sua edição on-line que avança a possibilidade do José Couceiro reforçar a SAD do Benfica, na próxima temporada.
MM:
ResponderEliminarjá coloquei o link, que não ficou por esquecimento. É esta a noticia:
"O Benfica anunciou nesta terça-feira que vai processar judicialmente a Sportinveste Multimédia e que não renovará o contrato com esta empresa que gere o site do clube.
Tudo porque “muitos sócios do Sport Lisboa e Benfica foram surpreendidos nesta terça-feira à tarde, dia 10 de Maio, ao receberem no seu mail uma newsletter do FC Porto”, revelou o clube da Luz, em comunicado."
Quanto ao Couceiro confesso que não sei interpretar a noticia, se especulação, pressão ou mera atoarda.
JVL,
ResponderEliminarmesmo considerando o valor do vencimento do Pongolle dar o jogador de mão beijada também não me parece um bom negócio. Dentro das premissas do post julgo que seria um caso a rever.
LdA,
ResponderEliminarClaro. O valor de 5 milhões que falas no post é a base do meu comentário.
Se no pacote de venda de Vuk e Pongolle recebermos 10 milhões já me dava por satisfeito. Que grande desperdicio de talento são estes dois jogadores, infelizmente ambos sofrem de lesões crónicas ao nivel do cérebro.
ResponderEliminarSobre Couceiro lembro só que tem contrato com o Sporting e que me parece um funcionário válido nomeadamente nas funções que defines. As recentes entrevistas do Presidente revelam que há espaço para ele na estrutura (resta saber se Couceiro gosta desse espaço). Ficaria para mim a faltar o homem da equipa/balneario, o escudo do grupo que o defende e ataca dentro de paredes.
Caso Couceiro queira sair pode ir trabalhar para onde quiser, mas esta noticia cheira a agitação das águas antes de um jogo decisivo.
LMGM,
ResponderEliminar"Ficaria para mim a faltar o homem da equipa/balneario, o escudo do grupo que o defende e ataca dentro de paredes."
Com tanta gente falada na campanha, a dificuldade vai ser escolher. Tens o Beto, Nélson, Oceano e Manuel Fernandes assim de repente.
Por falar no Oceano, terá ele espaço na equipa técnica de Domingos, caso este venha? Parece-me que encontrámos o tal escudo que falas.
De acordo jvl. O organigrama futuro ficou de ser anunciado após 15 de Maio... está quase a acabar esta época de pesadelo.
ResponderEliminarBoas Tardes,
ResponderEliminarÉ o seguinte amigo, queria saber se era possível pores o meu blog na tua lista...
www.tiamosporting.pt.vu
(Ti Amo Sporting)
Grande Abraço Leonino!